TAMPA, Flórida – Em 11 de janeiro de 2024, durante uma verificação de bandeira, as forças navais do U.S. CENTCOM realizaram uma apreensão noturna de um dhow transportando ilegalmente ajuda letal avançada do Irã para reabastecer as forças Houthi no Iêmen, como parte da campanha contínua dos Houthis de ataques contra o transporte comercial internacional.

SEALs da Marinha dos EUA operando a partir do USS Lewis B Puller (ESB 3), apoiados por helicópteros e veículos aéreos não tripulados (UAVs), executaram um embarque complexo do dhow próximo à costa da Somália em águas internacionais do Mar Arábico, apreendendo componentes iranianos de mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro. Os itens apreendidos incluem propulsão, orientação e ogivas para mísseis balísticos de médio alcance (MRBMs) e mísseis de cruzeiro antinavio (ASCMs) dos Houthis, bem como componentes associados à defesa aérea. A análise inicial indica que essas mesmas armas foram usadas pelos Houthis para ameaçar e atacar marinheiros inocentes em navios mercantes internacionais transitando no Mar Vermelho.

Esta é a primeira apreensão de armas convencionais avançadas letais (ACW), fornecidas pelo Irã aos Houthis, desde o início dos ataques dos Houthis contra navios mercantes em novembro de 2023. A interdição também constitui a primeira apreensão de componentes iranianos avançados de mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro pela Marinha dos EUA desde novembro de 2019. O fornecimento direto ou indireto, venda ou transferência de armas para os Houthis no Iêmen viola a Resolução de Segurança da ONU 2216 e o direito internacional.

Dois SEALs da Marinha dos EUA anteriormente relatados como perdidos no mar estavam diretamente envolvidos nesta operação. “Estamos conduzindo uma busca exaustiva por nossos colegas desaparecidos”, disse o General Michael Erik Kurilla, Comandante do USCENTCOM.

O dhow foi considerado inseguro e afundado pelas forças navais dos EUA. A disposição dos 14 membros da tripulação do dhow está sendo determinada de acordo com o direito internacional.

“Está claro que o Irã continua o envio de ajuda letal avançada aos Houthis. Este é mais um exemplo de como o Irã ativamente semeia instabilidade em toda a região em violação direta da Resolução de Segurança da ONU 2216 e do direito internacional”, disse o General Michael Erik Kurilla, “Continuaremos a trabalhar com parceiros regionais e internacionais para expor e interceptar esses esforços, e, finalmente, para restabelecer a liberdade de navegação.”

FONTE: USCENTCOM

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Forças navais do CENTCOM dos EUA afundaram o “dhow” – tradicional veleiro árabe – sem bandeira que transportava ilegalmente “ajuda letal” do Irã para reabastecer os rebeldes houthis do Iêmen.

Ciclope

Duas observações:
1- Pelo visto então,as armas iranianas são sofisticadas e letais ao contrário do quê se dizia antes.
2-um barco pequeno de pesca transportando isso. Duvido que seja o único. Essa Vitória e tipo quando polícia comemora a apreensão de 5kg de cocaína e diz que foi um baque no tráfico, quando se sabe qurbpega4am 5 kg de 50kg distribuídos por mulas.

SmokingSnake 🐍

É muito fácil cortar os suprimentos dos houthis, agora estão lidando com forças mais inteligentes ao contrário da Arábia Saudita, logo ficam sem nada e o governo do Iêmen recupera controle total do país.

Paulo Sollo

Dadas as pequenas dimensões desta embarcação soa mais estranha ainda a informação divulgada de que um dos Seals escorregou e caiu na água e desapareceu de imediato junto com outro que pulou para ajudá-lo. Os caras são super treinados para sobreviver no mar nas piores circunstâncias, inclusive para flutuar com seu equipamento, provavelmente apenas um fuzil e granadas e afundaram como pedras?

Alecs

Olha a coisa ficando boa. Agora o Tio Sam fornece esses equipamentos apreendidos para o Tio Jacó. O Tio Jacó manda o Mossad se infiltrar com o armamento dentro do Irã e lança o armamento num alvo militar paquistanês. Pronto, metade dos problemas resolvidos!