USS George Washington (CVN-73) - Foto: Poder Naval

O porta-aviões USS George Washington (CVN-73) da Marinha dos Estados Unidos visitará a Argentina no próximo mês de maio. O navio também visitará outros países.

A viagem foi vista em Buenos Aires como um gesto de reaproximação da administração do presidente dos EUA, Joe Biden, para resistir aos avanços chineses na região.

O jornal Clarín noticiou que a chegada do porta-aviões é um marco na postura da Argentina e um contrapeso à crescente influência da China na América do Sul.

Sob a liderança de Javier Milei, a Argentina tornar-se-ia o peão de Washington para bloquear os planos de integração continental apoiados principalmente pelo Brasil.

Também foi noticiado que Milei e representantes do governo argentino seguirão de helicóptero para visitar o navio.

A chegada prevista do porta-aviões USS George Washington representa mais do que apenas uma visita militar, mas simboliza um realinhamento da diplomacia argentina que poderá ter um impacto a longo prazo na geopolítica latino-americana.

Recentemente, depois de ser aceita nos BRICS, por indicação do Brasil, a Argentina voltou atrás e desistiu de aderir ao bloco.

VEJA TAMBÉM:

Porta-aviões USS George Washington (CVN-73) em passagem pelo Brasil

 

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ECosta

Chegando lá vai dizer: Paga o FMI rapaz!!!

Bispo

USA flexionado os músculos frente aos BRICS.

Argentina face ao perrengue econômico vira um poodle americano no continente sul americano…agora se finge de morto,..rs

Segue o jogo.

Emmanuel

Nesse seu pensamento, pode-se dizer o mesmo do Brasil em relação aos chineses.

carvalho2008

Não…China está comprando nossos produtos….e muito bem…..o caso Brasileiro é muito mais complicado para os americanos….pois os lances são muito mais altos e caros em nosso caso….nossa produção é tão grande, que não existe a menor hipoteses dos americanos absorverem no lugar dos chineses….o caso brasileiros é tão complicado e caro, que sequer os americanos parecem ter um plano para isto….parecem não ter plano e nem grana….

Bispo

BRICS é anti EUA(unipolar x mutipolar) … hoje os EUA são o xerife-feitor usam o dólar e PAs para impor sua vontade …no mundo dos BRICS não há única moeda e força militar goela abaixo.

Camargoer.

Caro. O BRICS é apenas um grupo político, assim como o G7 e o G20. A diferença é que nenhum dos países do BRICS é convidado para as reuniões do G7, mesmo que eles individualmente e juntos tenham mais força econômica que a maioria dos países do G7. Por outro lado, tanto os países do G7 quanto os BRICS fazem parte do G20, junto coim outro países que não estão nem no G7 nem no BRiCS. O Brasil faz parte do Mercosul, que é um tratado de comércio. Não qualquer aliança política ou militar. A grande diferença entre o Brics… Read more »

Bispo

Muito importante ser convidado para o G7 se o objetivo é justamente alterar as regras que só beneficiam os 7.

Camargoer.

Pois é… quem vai sair do G7 para o Brasil ou a Índia entrar no lugar? Poderia ter feito um G11. riso.

O mais interessante é lembrar que foi o G20 que resolveru a crise de 2008… depois, os países do G7 passaram a ignorar o G20… dai nasceu o Brics

Henrique

“O Brasil faz parte do Mercosul, que é um tratado de comércio. Não qualquer aliança política ou militar. “

mas nesse caso o Mercosul é anos luz a frent do BRICS.. só pela fato de 4 países terem mais de 1 acordo e concordar com algo mutuamente ja coloca o brics pra fora

Brics é praticamente é amontado de pais que se reune a cada dois anos pra fazer praticamente nada relevante a não ser marcar o próximo encontro e ser fantasia pra quem é antiamericano e consome todos os produtos deles kkkk

H.saito

A China compra essencialmente alimentos, deixando o brasileiro quase sem o que comer.

Camargoer.

verdade.. os supermercados no Brasil está desabastecidos.. há fila do pão e carnê de racionamento

H.saito

Olha os preços, e olha a quantidade de mistura láctea a base de Maizena.
E o que o Brasil consome possui grande quantidade de ingredientes importado. Muito alimentos importado dos EUA.

Fernando "Nunão" De Martini

A discussão não tem nada a ver com a matéria, mas sugiro a leitura para reflexão sobre opiniões que não condizem muito com a realidade:

https://www1.folha.uol.com.br/amp/mercado/2023/12/commodities-fortalecem-industria-e-brasil-vira-supermercado-do-mundo.shtml

Henrique

defenda um tabelamento de ração e mínimo que pode exportar.. via dar super certo kkkk

Yuri

Aham, tá bom. Vou fingir que no final o plano não é criar um governo globalizado, da mesma forma que os EUA, só que centrado na China…

Last edited 2 meses atrás by Yuri
Henrique

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ E JÁ DEVERIA TER APRENDIDO AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Olá. Já mostrei que praticamente a China e o Brasil tem o mesmo peso na balança comercial da Argentina. Se os EUA estão preocupados com a China, deveriam ficar igualmente preocupados com o Brasil, que aliás compra mais produtos industrializados da Argentina que qualquer outro país.

Tem gente vendo chinês atrás da porta e embaixo da cama….

H.saito

O problema são as más intenções do partido comunista chinês.

Camargoer.

Quais? Explica esta ideia porque eu desconheço esse conceito de poítica externa… más intenções. Lembrei da minha avó dizendo que o rapaz fez mal á moça. Na verdade, pode ter feito um bem danado.

Allan Lemos

Melhor coisa que a Argentina fez foi recusar a embarcar nessa canoa furada dos BRICS, os EUA dessa vez não dormiram no ponto, antes tarde do que nunca.

Bispo

Canoa furada ..rs .. as potências não querem ser vítimas de sanções por suas economias serem lastreadas pelo dólar e pior pagar a dívida americana justamente por isso.

Canoa furada é aceitar um país que tem uma dívida publica em quase o dobro de seu PIB e crescendo exponencialmente.

Fica fácil ter um orçamento militar de quase U$1Tri por ano se o mundo paga a conta.

Camargoer.

Olá Bispo. Eu comentei há bastante tempo que o uso do dólar como ferramenta de sanção pelos EUA iria prejudicar a confiança mundial no dólar como moeda de comércio. Bingo. Talvez os Brics criem um sistema de compensação alternativo ao dólar, criando um novo padrão de valor para o comércio exterior, mais ou menos como Keynnes sugeriu (e perdeu) em Breton Woods. O sistema de Breton Woods não existe mais, a começar pelo fim do padrão ouro e agora pela neutralidade do dólar prejudicada. Nem precisava o Brics para que os países com maior comércio exterior, fora da zona do… Read more »

Bispo

O fim padrão ouro foi uma jogada econômica dos EUA visando obviamente beneficiar os EUA e só… mais que na hora de acabar com o “padrão dólar”.

Camargoer.

Mais ou menos isso. O padrão-ouro era apenas uma ilusão para a adoção do dólar como moeda de referência para o comércio exterior. Poderiam ter usado prata, nióbio ou conchinhas. Keynnes criticou o padrão-ouro porque ele já entendia que a moeda é apenas um titulo de dívida, sem a necessidade de lastro. O ouro é um bem finito cujo valor é negociado livremente na bolsa. Como o valor do dólar tinha um câmbio fixo em relação ao ouro, o próprio valor do dólar flutuava. O problema se agravou quando o valor do comércio exterior mundial passou a ser muito maior… Read more »

H.saito

Trocar o dólar pela ditadura do Yuan não é sensato.
Basicamente está trocando 6 por meia dúzia.

Camargoer.

Saito. O dólar é apenas um título da dívida pública dos EUA que não paga juros. Ele ainda é adotado como referências no comércio exterior por pura inércia e pela disponibilidade de sistemas de compensação eficientes. Na prática, é possível usar qualquer moeda ou uma moeda virtual cujo valor é baseado em qualquer referência (inclusive no dolar). O que geralmente esquecem é que o comprador paga em sua moeda própria moeda, que é convertida em dolar pelo banco que financia o contrato, e depois é novamente covertida na moeda local para fazer o pagamento ao exportador. Nem o importador paga… Read more »

Henrique

“Talvez os Brics criem um sistema de compensação alternativo ao dólar, criando um novo padrão de valor para o comércio exterior, mais ou menos como Keynnes sugeriu (e perdeu) em Breton Woods.” no dia que os paises do Brics foram democracias de verdade e tiverem mais liberdade econômica que os EUA talvez isso acontecera Se nem o EURO (que é a mas bem colocada) não conseguiu bater o dólar imagine a moeda de um grupo onde o principal é uma ditadura, o vice é uma ditadura falida, dois tão quebrados e um ta falido pessoal acha que é só assinar… Read more »

Henrique

“as potências não querem ser vítimas de sanções por suas economias serem lastreadas pelo dólar e pior pagar a dívida americana justamente por isso.” aham.. ai vc entra na canoa do pais que faz um raqueamento de lealdade da população ao ao PCC kkkkk “Canoa furada é aceitar um país que tem uma dívida publica em quase o dobro de seu PIB e crescendo exponencialmente. Fica fácil ter um orçamento militar de quase U$1Tri por ano se o mundo paga a conta.” cara defende BRICS e se importa com divida dos países. se decide ai acara… ou você defende estado… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Camargoer.

Os países do Brics têm acesso a um banco de desenvolvimento até maior que o BID. Como só os países do Brics tem acesso a este banco, então os argentinos abriram mão de uma fonte de crédito para financiamento bem barato.

Caravaggio

“canoa furada dos BRICS”

Duvido que o colega consiga dar uma justificativa embasada, economica e técnica sobre o que afirmou.

Last edited 2 meses atrás by Caravaggio
Joao

Uma das formas de avaliar a riqueza, o crescimento de um país, é a construção civil, pois ela denota o investimento em infraestrutura, mas principalmente, q o povo tem $$ pra comprar sua casa, seu apartamento.
Isso agrega no PIB.
Na China, a construção civil existe pq o governo controle, e nem mesmo tem quem compre, ou seja, é um castelo fundado em areia.
O crescimento da China é artificial.
Esse é o problema da canoa.

Caravaggio

E?

Henrique

E que o crescimento da China é artificial…. caras fizeram tanta casa que ninguém quer comprar casa lá… alias, tem mais casa que habitantes na china e vamos ignorar que a china seja um ditadura, ignora cmapo de contração e perseguição. Só do Xi jinping direcionar a econômica desse jeito ja criou um bolha econômica lá. cara ja não tem mais certeza se vale a pena investir na china pq ele não sabe se vai ter o dinheiro de volta daqui a pouco ele baixa um lei dizendo que vc só pode entrar com capital e não pode tirar ele… Read more »

carvalho2008

Não acho….era previsivel o embate…acho que Milei errou e podia tirar mais dos americanos….no momento, ele tirou dos americanos os F16 e o emprestimo do FMI de quase 4 bi US$….acho que dava para puxar um pouco mais, mas até dá para entender no momento estes erros, primeiro ele tem de vencer as pedras dentro de casa….e deixou contagiar ideologias com a China….deu uma vacilada…..porque o Brics seria e é bom para Argentina….? porque de certa forma, é o mais proximo no momento de uma OPEP alimentar e energetica….mesmo que no final ele tomasse a mesma decisão, o que não… Read more »

Bispo

A China até então estava ajudando o Argentina a saldar suas dívidas … americanos ficaram com a Argentina até ser do interesse, descartaram rapidamente se o mesmo mudar.

Veja o que fizeram com a exportação de gás natural para Europa…

Não tem país bonzinho, tem interesses, para a Alemanha, Europa o gás russo era extremamente barato …o gás americano é muito mais caro(ótimo para os americanos, claro).

País(quem os governa) tem que pensar em seus habitantes , não em salvar o periquito careca albino da Mongólia, rs.. em detrimento do desemprego em massa.

Last edited 2 meses atrás by Bispo
carvalho2008

pois é….

Horacio

O Gás Russo era bom, até o Putin resolver expandir o território. Não tem bobo nem inocente.

Yuri

“A China estava ajudando a Argentina a pagar suas dívidas” hahahahaha
Estava ajudando muito, realmente.

Henrique

“Veja o que fizeram com a exportação de gás natural para Europa…”

vc fala da Rússia que começou um guerra e perdeu o melhor pagador eo melhor cliente de gas natural e empurrou ela pra outros fornecedores…

JPonte

Puxou mais em menos de 90 dias de governo amigo …… Tornou se uma liderança política e vai exercê-la de forma radical na Argentina , está minando toda a força sindical peronista , transforma se no polo opositor ao quinteto esquerdista latino americano ( Brasil – México – Colômbia – Chile e Venezuela , Bolívia não conta , está ele já demoliu ao fechar fronteiras e cortar fôlego da economia negra boliviana ) , arrastou o EUA democrata e republicano a vê lo como aliado inconteste na região , a Black Rock com seu caminhão de dinheiro já está na… Read more »

Carvalho2008

Pois é Mestre Jponte….o intrigante foi um cegueira americana ao Brasil quando teve oportunidade….

Camargoer.

Caro. A visita de um navio militar não pode ser tomado como “recado”. O Brasil já recebeu inúmeras vistas, a Argentina também, o Chile… a MB também visita portos em outros países…

Dalton

Não que seja novidade, mas, para quem não souber o “GW” estará de mudança para o Oceano Pacífico, mais especificamente substituirá o “Ronald Reagan” no Japão para que este retorne a costa oeste para um longo período de manutenção. . Grandes demais para atravessar o Canal do Panamá os NAes normalmente contornam à América do Sul e algumas poucas vezes chegaram ao Pacífico contornando o sul da África, mas, não é o padrão. . O “GW” já foi baseado no Japão entre 2007 e 2015 e tanto na ida quanto na volta visitou o Brasil sendo modernizado e “reabastecido” entre… Read more »

Camargoer.

Eu sei que Nixon deu uma vacilada.. mas talvez ele mereça mais uma homenagem do que George Bush Pai. Aliás, eles batizaram um de Theodoe Roosevelt mas não Franklin Roosevelt, mas batizaram um NAe de Nimitz…

vai entender…

Eu espero que a MB batize uma das futuras FCT de Maria Quitéria.

Dalton

Camargo se alguém merecia ter o nome ligado a um NAe foi justamente “George Bush Pai” que foi um jovem piloto da US Navy pilotando “Avengers” no NAeL USS San Jacinto no fim da II Guerra enquanto Nixon apesar de ter servido na US Navy durante a guerra o fez mais na função administrativa e a “vacilada” dele foi grande. . Franklin Roosevelt foi nome de um dos 3 grandes NAes- para a época – da classe Midway comissionado em 1945 logo após a rendição oficial japonesa e retirado de serviço em 1977. O “Theodore” foi comissionado em 1986, mas… Read more »

Camargoer.

Pois é. Acho que teve um outro NAe que se chamava Kennedy.

Nixon é muito complexo para ser julgado pelo “vacilo”. Muito do nosso mundo, indo para a terceira década do Sec XXI é resultado dos acertos e erros de Nixon. Talvez, exatamente por ser um personagem trágico, talvez seja um dos mais interessantes presidentes dos EUA.

Acho que nenhum representa melhor as grandeza e a mesquinharia da sociedade e da história dos EUA,

Por outro lado, os EUA ainda não foram capazes de homenagear uma mulher.

Dalton

Não são tantos NAes assim Camargo então é natural que nenhuma mulher tenha sido homenageada até agora até porque trata-se de Naes que foram projetados e construídos décadas atrás o “Nimitz” foi comissionado em 1975 e essa nova política de abranger gêneros e raças é mais recente vide o futuro USS Doris Miller. . Então se terá que encontrar uma mulher que tenha se destacado em combate ou que tenha alguma ligação com a US Navy como os políticos Carl Vinson e John Stennis que foram bons amigos/simpatizantes que justifique o uso do nome para tal importante navio. . Por… Read more »

Camargoer.

Pois é… a classe de FCT da MB decidiu usar nomes próprios (de novo). Poderiam homenagear a Princesa Isabel, D. Leopoldina, que foi nossa primeira imperatriz, ou mesmo Maria Quitéria, que lutou na Guerra da Independência.

Jagder#44

Vão comer uma boa parrillada.

Bispo

Já fui estava quase “di gratis” agora com o Milei melou, rs

Last edited 2 meses atrás by Bispo
Allan Lemos

Parabéns à Argentina, está no caminho certo e isso já lhe rende frutos, como o F-16 a um preço camarada, enquanto nós seguimos na direção oposta, aliando-nos com o que de pior existe no mundo.

Bispo

visão míope do mundo ..a sua.

Fernando

Quer dizer que os USA sã o que de melhor existe no mundo, enquanto o BRICS é o que há de pior?? kkkkkkkk

Rodrigo

Brios tirando Brasil o resto é ditadura.

Camargoer.

A ìndia e a África do Sul também são democracias, ainda que tenham lá os seus problemas

Fernando

Kkkkkkk Africa do Sul é ditadura? India é ditadura? USA nao é ditadura? kkkkkkkkkkkkkk

Yuri

Os USA são o que a de melhor no mundo? Não. Os BRICS são o que a de pior? Com certeza, sim.

Fernando

kkkkkkkkk Pior para os USA, isso eu concordo.

Mars

E eu achava que sempre que um porta aviões americano fazia esse trajeto era natural uma parada no Brasil…
Uma pena, da última vez eu consegui tirar fotos dele na baía de Guanabara.

Dalton

Não desanime Mars o texto fala em visita a “outros países”, então deverá visitar o Brasil também, já que diferente do último que foi modernizado o USS Abraham Lincoln este chegou ao Pacífico pegando um atalho pelo Mediterrâneo já que foi desdobrado com todo o “CSG” atuando na VI, V e VII Frotas uma jornada de 9 meses.

carvalho2008

lado bom lado ruim da visita ao Brasil…o GPS e o Uber fica doidinho quando eles estão aqui….os satelites GPS colocam margens de desvio ….rzrzrzrz…

carvalho2008

Eu disse que a Argentina seria boba se apenas comprasse os F16 em detrimento dos JF17….pois a china retiraria o financiamento de sua divida…. Foi dito e certo…via FMI, os EUA fizeram uma forcinha e liberaram quase 4 bi para eles recentemente…ai as coisas se encaixam….ultimamente não tenho errado…. Nesta guerrilha pela AL, os jogadores tendem a ficar mais caros….noves fora,,,,pode anotar ai sem medo….China vai dar uma cortada em importações Argentinas….e o Brasil, vai ganhar de novo…..vão subir suas encomendas…. Não que eu torça para um ou outro, torço para que nosso passe fica bem caro, carissimo….como ja disse… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Sinceramente? Penso que a China fará algumas declarações duras, mexerá em alguns contratos temporariaente, mas vai continuar negociando com a Argentina: país em crise com os hermanos, oferece produtos mais baratos e condições mais favoráveis, e os chineses não são conhecidos por acender cigarro queimando nota de 100…

Fernando

Sem esquecer que a China tem uma base de “pesquisas” na Argentina…

Parabellum

A China nunca venceu uma guerra, mas é boa em disputas comerciais.

carvalho2008

sim, sim….será interessante ver os proximos passos….o proximo tabuleiro da geopolitica será aqui….

Caravaggio

Milei estará dando pulinhos no cais.

adriano Madureira

vai ficar todo molhado!

Abner

Dúvida vai se deslocar sozinho?

Sem o grupo de ataque ou pelo menos um submarino?

Gostaria de ver um de perto.

Dalton

Nenhum problema Abner os EUA não estão em guerra o que se verá é a mudança de um NAe que estava sendo modernizado em um estaleiro da costa leste para sua nova base no Japão, na verdade ele estará retornando àquele país depois de ter sido baseado lá entre 2007 e 2015. . Lá no Japão há uma ala aérea e navios de escolta para ele, então, no momento ele está com uma ala aérea “emprestada” e incompleta por um curto período de tempo já que o USS George H W Bush está em manutenção. . Pelo menos um “Arleigh… Read more »

Abner

Dalton pensei que sempre se desloca com o grupo de ataque.

1990 é muito tempo para mim sou de 1999 kk.

Sobre os NAe Britânicos serem convencionais, valeu pela resposta lá no post sobre eles.

Dalton

Fico feliz por contribuir !
.
abraços !

Marcelo

Os portos da Argentina não tem calado para um navio militar deste tamanho…
Acho que vai passar bem longe de Buenos Aires….Buenos Aires sem condições…
MAR del plata também…
A base naval mais baixo idem…

Last edited 2 meses atrás by Marcelo
Dalton

NAes não atracam, permanecem ao largo, então não será problema.
.
Ate hoje por alguma razão, NAes não visitaram à Argentina, talvez inicialmente pela ditadura militar, governos mais à esquerda, seja como for normalmente quando mudando de oceano/base visitam Brasil, Chile e Peru.

.

Henrique

“governos mais à ….,”

ta ai a resposta. se quiser ser mais especifico normalmente eles fazer um monte de erros encômios e depois culpa os EUA…

“puts a Casa Rosada fez uma lei institui tabelamento de preço /// as gôndolas agora estão vazias /// eua marvadão fazendo a argentina passar fome”

é esse tipo de coisa que vc vê

Dalton

De maneira nenhuma, aqui sou apartidário, me interesso por navios e marinhas mas pouco pela relação entre países até porque cada lado tem sua versão.
.
Minha curiosidade sobre porque nenhum NAe visitou à Argentina até hoje é sincera.

Henrique

a resposta foi a real, mas não da pra elabora pq vai ser “fugir do assunto”…kkkkkk

Tiago

“Sob a liderança de Javier Milei, a Argentina tornar-se-ia o peão de Washington para bloquear os planos de integração continental apoiados principalmente pelo Brasil.”

Melhor observação possivel.