O navio graneleiro MV Rubymar, atacado pelos rebeldes houthis em 18 de fevereiro, afundou no Mar Vermelho, representando uma potencial catástrofe ambiental segundo o governo do Iêmen e especialistas.

A preocupação central é com a carga do navio, mais de 20.000 toneladas de fertilizante, que ameaça a ecologia marinha da região. O primeiro-ministro iemenita, Ahmed Awad Bin Mubarak, destacou o evento como uma tragédia sem precedentes, exacerbada pelas contínuas hostilidades dos houthis, que visam perturbar o comércio global como pressão sobre Israel em relação à Faixa de Gaza.

O Rubymar já estava comprometido desde que foi atingido por mísseis, levando a um vazamento de combustível que formou uma mancha de 30 km. Este incidente marca o primeiro afundamento de um navio devido aos ataques iniciados pelos houthis em novembro, afetando uma rota crucial para o tráfego marítimo mundial.

Especialistas alertam para os efeitos devastadores do derramamento de fertilizantes nos delicados ecossistemas marinhos do Mar Vermelho, incluindo recifes de coral, por causar proliferação de algas, depleção de oxigênio, e zonas mortas, ameaçando a biodiversidade marinha da região.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalho2008

teste de bloqueio…meu usuario bloqueia qualquer palavra

Burgos

Triste isso😔
Lamentável !!!
Conflito deixando sequelas pelo mundo !!!🤦‍♂️

Willber Rodrigues

Ok, mas…esses houthis afundaram esse navio como? Com drones “aéreos” ou drones navais, do tipo que a Ucrânia uaou pra afundar navios russos recentemente?
Se foi drones “aéreos”, como eles conseguiram usá-los pra afundar esse navio?

Henrique

Falaram que eles (Terroristas dos Houthi) lançaram dois misses (seila que tipo de míssil, se era antinavio ou cano de esgoto com açúcar e areia de gato) que acertam casa de maquinas do navio, que passou a adernar com a entrada de água.

Kommander

Usando.

Rafa

Provável que tenham tentado embarcar no navio.
Não conseguiram e lançaram alguns RPGs contra o navio em retaliação.

Fonte: minha cabeça.

Jagder

Que Deus, com sua bondade infinita, console a família dos operários que construíram este navio.

Vinicius Soares

O navio ficou pronto em 1997. O estaleiro produziu dezenas de outros até hj. Pq um funcionário ficaria triste?? A maioria nem lembra dele.

Jagder#44

Triste.

Rudney

Consolar a família dos operários que construíram o navio? Mas, porque? O que eles tem a ver com a destruição do navio? Nunca foram donos… Trabalharam, receberam e entregaram a encomenda. E pronto… não são proprietários ou responsáveis por ele… não entendo esse tipo de pensamento(sic)..

Jagder#44

Fui irônico my friend.

Moriah

Este poderia ser um carregamento de fertilizantes russos para o Brasil… Mas, é aquilo, sempre estamos longe dos conflitos globais.

Guacamole

Navios vindo da Rússia para o Brasil não precisam passar por ali.

Carlos Guedes

Geografia😅😅😅😅

Maurício.

Navio valente, ficou resistindo bravamente durante dias.

NEMOrevoltado

A coisa está pegando preço!

Gustavo

O ataque hutis estão mostrando eficiente no bloqueia naval mesmo sem navios, mostra que Brasil tem que investir pesado em missil balístico antinavio de curto, médio e longo alcance, com apoio de drones suicidas, de vigilância e de ataque, apoiado com serviço de inteligência através de satélites, estamos vendo uma nova forma de defesa e ofensiva naval.

No One

Sorte nossa e azar da MB , o nosso país não depende de choke points tão claustrofóbicos. Somos um país por natureza imenso, feito para a grandeza, o nosso país é um continente e o nosso mar é um oceano. A natureza do nosso país exige uma marinha de águas azuis, é a delicia e a cruz, o sonho e o fardo que a nossa marinha não consegue carregar. Extremamente complicado estrangular um país com essas características , uma benção, uma proteção quase natural . Por outro lado a nossa capenga marinha não consegue monitorar e garantir a presença nessa… Read more »

No One

https://www.thetruesize.com/#?borders=1~!MTI4Nzg3MzY.MzUwOTczOQ*MTcwOTI3ODE(MTA3NjQ2NTY~!CONTIGUOUS_US*MTk2ODIxMzM.MjI2MTI2NjA(MTc1)MA~!IN*NjIyMDUzMQ.NDkzOTQ3)Mg~!CN*ODQ5NTA3Ng.Mjc0MTg2Mw(MjI1)MQ~!PY*Mzg0ODgxNQ.MjM5Mjc0MDA)Mw~!BR*MA.MTgwMDAwMDA)NA

È mais ou menos dessa diferença de dimensões que estamos falando. Quando comparado com a nossa realidade o Mar Vermelho é minúsculo, pouco maior do Paraguai.

Neo

Agora imagine. Uma coalizao internacional não consegue impedir os houthis de atuar nesse pequeno território.

Fico pensando o que seria necessário de navios, submarinos, aeronaves e pessoal para isolar o Brasil nessa imensidão da nossa costa de frente para o oceano atlântico.

Concordo com o que dizem, que é uma missão praticamente impossível invadir E ocupar um pais continental como o Brasil.

No One

As marinhas desse países atuam livremente no mar vermelho, sem ter sofrido sequer uma baixa depois de centenas de ataques. Provavelmente um dos contextos mais complexos. Aqui elas iriam passear tranquilamente. Seria desafiador impor bloqueio naval pois a área é vasta demais. Porém poderiam golpear o território e as principais infraestruturas sem sofrer consequências.

Nós temos o que perder, o prejuízo seria imenso, a nossa população sentiria o golpe, infraestruturas de bilhões construídas com décadas de suor e sacrifício . Já os houthis têm o que para perder ? Custa mais o mísseis de cruzeiro do que os eventuais alvos…

Willber Rodrigues

Não é preciso fazer bloqueio naval em toda a costa BR. Isso é impossível. É só bloquear os pontos certos.
Meia dúzia de minas na entrada da Guanabara Bay e de Todos os Santos, e 3 ou 4 mísseis de cruzeiro em Itaguaí, e você já quebra as 2 pernas e 1 braço da MB.

Carlos Guedes

De salientar que os Houtis, não são as tropas regulamentares do Jémen…O governo Jemenita, está em luta contra esses guerrilheiros desde anos. Eles, são uma força militar apoiada por Irão…e Rússia!

No One

Para alcançar o objetivo político não necessariamente ocorre efetuar uma invasão, meu nobre. se a sociedade, os militares e a política nacional não aguentarem a s consequências nefastas da primeira fase do conflito, entregaram tudo de mão beijada. Será como um assalto: entregue tudo e ninguém irá se machucar. Eu aposto que aqui irão optar pela primeira opção. Você dúvida?

Henrique

“nossa Marinha Mercante é inexistente fora cabotagem”

já agradeceram a legislação brasileira por isso? kkkkk

Willber Rodrigues

Temos que:
Fazer logo a versão do MANSUP com o dobro de alcance.
Terminar aquele AV-TM 300, aquela obra de igreja do EB.
Fazer uma versão aprimorada daquele ATGM do EB, outra obra de igreja do EB.

Esses 3 itens já dariam um grande “up” nas FA’s BR.

No One

Pessoalmente, propendo mais para primeira solução. Nós meu delírios imagino como prioridade UCAVs *furtivos* de longo, longuíssimo alcance para *furar a defesa inimiga ou drones suicidas / loitering munitions de baixíssimo custo e igualmente de longo alcance para * saturar a defesa inimiga. Uma dessas soluções ou ambas, uma mais sofisticada e outra simplesmente bruta e “burra” que depende simplesmente da quantidade avassaladora .

Porém antes disso, para aumentar as chances de sucesso é necessário concluir, ampliar e melhorar o SisGAAz. VANTs movidos a energia solar com uma autonomia de meses para o patrulhamento comment image

comment image

E aerostatos AEW :
comment image?auto=webp&crop=16%3A9&auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1080

carvalho2008

Congratulo suas idéias mestre One!!! é por ai!!!!

De todo os projetos, o mais simples, barato e já disponivel mas que ficou no forno aguardando pedido, é o FOG MPM, o projeto já estva pronto, apenas aguardando pedido.

Um foguete de 180 mm, guiado a fibra otica. Alcance de 20km e uma versão que se aventava 60km.

comment image
versão 20 km custo estimado a epoca de US$ 30 mil a unidade para um lote de 1000 .

carvalho2008

Versão com 60 km.

Com fibra otica. ele é imune a engodos

comment image

carvalho2008

Um jipe poderia levar 8 unidades, um M-113 poderia levar entre 18 a 20 unidades….quantas unidades uma fragata levaria?
comment image

carvalho2008

comment image
20-60km de alcance, capacidade contra alvos terrestres, maritimos e aereos de baixa velocidade.

sabia que na historia dos FOGs, os EUA se recusaram a desenvolver o projeto justamente porque era um conceito facil de copiar e daí permitira adversarios desenvolverem seus similares tirando vantagem competitiva? pois é…ocorreu…mas depois o genero acabou se desenvolvendo de uma forma ou outra.

Carvalho2008

Mestre One, em especial, acho os aeroportos extremamente viáveis e necessarios. Uma visão 24 por 7 além do horizonte, sem ter de inventar qualquer tecnologia. O radar dos Bandeirulhas seasprey 5000 tem alcance de até 370 km para navios grandes. O radar que tínhamos, o SCP-01 também poderia estar num aeroplano deste, havendo a alimentação e a fibra ótica pelo cabo.

comment image

Carvalho2008

Ops…corretor errado…digo aerostatos…acho os aerostatos extremamente viáveis

No One

Agora entendi rsrsw

No One

uma pequena ressalva, Carvalho:

20/ 60 km ? Para o cenário atual me parece pouco, muito pouco. Não?

No One

Ainda mais considerando o nosso contexto geográfico.

Carvalho2008

Mestre No One, Existem dois aspectos nestes 20km a 60 km O primeiro, é que são os alcance es declarados da Avibras sobre os protótipos que testou e ficaram na geladeira por falta de compras…ou seja…hoje, já poderia ser mais… O segundo, é que trata-se de uma munição leve,pequena, 50 kg no total…a cabeça explosiva deve ter uns 8kg….similar a carga de um projétil de canhão. Ou seja, 200 deles equivalem a 10 ton. Apenas…é como um loitering drone telecomando por fio… O canhão das fragatas não excede este alcance…limita-se a faixa dos 20km com o problema da precisão. E… Read more »

Carvalho2008

Outro ponto, o FOG MPM não se destina a substituir os drones, pode ter uma área de range comum de operação, mas drone pode ter mais alcance, mas ser bem mais lento e fácil de abater….já o FOG, é muito mais rápido entre 270 m/s a 200 m/seg….e voa baixo entre 100m a 200 m….São diferentes e complementares…um tem cep, o outro é de uso geral, anti aereo, superfície e terrestre….

Carvalho2008
carvalho2008
Camillo

Exemplo do fim da liderança dos EUA no mundo. Há 20 anos atrás, o Yemen estaria sendo invadido por uma coligação liderada pelos EUA. Os EUA não têm poder para frear China e Rússia.

João

Kkk
Vc mesmo estaria postando do imperialismo americano, se ele fizesse isso.

No One

Off, mas nem tanto…

https://www.navalnews.com/naval-news/2024/03/italian-navy-destroyer-caio-duilio-shoots-down-drone-in-red-sea/

Destroyer Caio Duilio da MMI ( marinha militar italiana) abate um drone dos houthis. Segundo a nota do ministério da defesa o drone tinha como alvo a unidade naval italiana . Em um entrevista o ministro da defesa relatou que o abate ocorreu a 6 km de distância e o armamento empregado foi um dos três canhões Super Rápido 76/62 mm.

rommelqe

Parabéns NO One, first post!!! Agora impressionante a eficiencia do Caio Duilio/ 76/62 mm Super Rapido gun.

No One

Obrigado “Rommelque”, bom saber que você continua por aqui. Abs

André Luís

Tá dando super “çerto” a retaliação da inglaterra/EUA no Iêmen…rs!

As “duas maiores” (de acordo com a propaganda) marinhas do mundo não conseguem garantir a navegabilidade segura daquele estreito, que é dominado por um grupo de combatentes que não tem marinha! Repito: não tem marinha!! Que coisa!

Para não, guerreiros Houthis!

Slavakatervina…rs!

Heinz

Isso é terrorismo! E há quem defenda

Fernando

Ué…. Mas os ataques dos sionistas a areas da Cisjordania e Siria nao são terrorismo tambem, de acordo com a sua logica?

Heinz

Israel ataca alvos militares do Hezbollah e do Hamas, se bem que o Hamas adora vestir uma roupa civil. Já o caso da matéria são navios civis que os houthis atacam, sua lógica é bem infundada e sem nexo algum.