Naval Group e PT PAL assinam contrato com a Indonésia para 2 submarinos Scorpène Evolved Full LiB construídos localmente

10

Em 28 de março de 2024, a Indonésia escolheu a Naval Group e a PT PAL para fortalecer as capacidades da Marinha Indonésia com dois submarinos Scorpène® Evolved Full Bateria de Íon-Lítio (LiB) a serem construídos na Indonésia no estaleiro da PT PAL, através de uma transferência de tecnologia da Naval Group.

Um novo passo na parceria estratégica com a Indonésia

De acordo com o Acordo de Cooperação de Defesa assinado entre os governos da França e da Indonésia em agosto de 2021, as autoridades indonésias escolheram a Naval Group e a PT PAL para o seu programa de submarinos. As duas empresas uniram forças através de um Acordo de Parceria Estratégica (SPA) assinado em fevereiro de 2022.

O contrato inclui a entrega de dois submarinos Scorpène® Evolved Full LiB que serão construídos na Indonésia dentro do estaleiro da PT PAL, graças a uma transferência comprovada de conhecimento e tecnologia da Naval Group, e reutilizando 100% dos ativos da PT PAL.

“A Naval Group está muito honrada em fazer parte deste novo capítulo na aliança estratégica entre a Indonésia e a França. Com o Scorpène® Evolved Full LiB, a Indonésia escolheu um submarino de alto desempenho e comprovado em mar que fortalecerá a soberania marítima do país e apoiará a Marinha Indonésia na obtenção de superioridade regional no mar. Além dos submarinos, nossa parceria estratégica com a PT PAL também apoiará a indústria de defesa indonésia para preparar ativamente o futuro da guerra naval no país. Estamos satisfeitos em receber a Marinha Indonésia na família Scorpène®”, disse Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO da Naval Group.

Dr. Kaharuddin Djenod, Diretor Presidente da PT PAL, disse: “Este passo é um alto compromisso e confiança do governo indonésio na capacidade dos engenheiros locais em avançar a tecnologia de defesa, especialmente a tecnologia de submarinos. O compromisso do governo em realizar a independência da indústria de defesa também é apoiado pela provisão de Capital Governamental (PMN) para apoiar totalmente toda a produção local de submarinos na PT PAL. No futuro, espera-se que a Indonésia seja capaz de dominar a tecnologia de submarinos.”

Fortalecendo a indústria naval e de defesa da Indonésia

A Naval Group e a PT PAL têm a firme intenção de prosseguir a cooperação não apenas em relação a submarinos, mas também em construir a soberania indonésia em benefício da indústria de defesa indonésia.

Graças a uma extensa transferência de know-how e ao desenvolvimento de habilidades industriais específicas indonésias, a gestão, operação e manutenção da força serão conduzidas na Indonésia, por atores indonésios, garantindo tanto a autonomia do país quanto a criação de milhares de empregos de alta qualificação a longo prazo. Até o momento, a Naval Group e a PT PAL já assinaram vários acordos de cooperação com parceiros indonésios, para o programa de submarinos e além.

Scorpène® Evolved, um submarino de ataque de alto desempenho equipado com um sistema de energia de ponta

Scorpène® é um submarino moderno, de alto desempenho e furtivo. Robusto e resistente, é um submarino oceânico também projetado para operações em águas rasas. Multifuncional, cumpre todo o escopo de missões como guerra Anti-Superfície e antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência. Extremamente furtivo e rápido, possui um nível de automação operacional que permite um número limitado de tripulantes, o que reduz significativamente seus custos operacionais. Sua vantagem em combate é destacada pelo fato de possuir 6 tubos de lançamento de armas, 18 armas (torpedos, mísseis).
Scorpène® está equipado com a última geração do sistema de combate SUBTICS®, que atende aos crescentes desafios das missões modernas de submarinos em águas azuis e rasas em todo o domínio da guerra submarina.

Os submarinos Scorpène® indonésios serão equipados com um sistema de energia de ponta baseado em uma configuração completa de íon-lítio que abrange os mais altos padrões de segurança e permite uma maior faixa de energia útil, uma melhor taxa de indiscrição e um tempo de recarga reduzido. Graças a esta tecnologia, a alta velocidade está disponível independentemente do estado de carga, aumentando a mobilidade tática do submarino.

Além destes dois submarinos Scorpene® indonésios, outras 14 unidades projetadas e adaptadas pela Naval Group para o mercado de exportação estão em serviço operacional ou em construção ao redor do mundo: 2 para a Marinha do Chile, 2 para a Marinha da Malásia, 4 para a Marinha do Brasil e 6 para a Marinha da Índia. Esses sucessos demonstram tanto a capacidade da Naval Group de fornecer submarinos de primeira classe quanto de transferir tecnologia com sucesso.

A configuração final do submarino é adaptada para atender às necessidades específicas das marinhas e incorporar as últimas inovações.

Principais características do Scorpène® Evolved:
Deslocamento na superfície: 1.600 – 2.000 toneladas
Comprimento total: 72 m
Velocidade submersa: >20 nós
Profundidade de mergulho: >300 m
Autonomia: >78 dias em uma missão de 80 dias
Autonomia submersa: >12 dias
Tripulação: 31
Carga total de armas: 18
Tubos de armas: 6
Sistema de gestão de combate; SUBTICS
Disponibilidade operacional no mar: >240 dias por ano

Sobre o Naval Group

Como ator internacional de defesa naval, o Naval Group é um parceiro dos países que buscam manter o controle da sua soberania marítima. O Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades dos seus clientes. Presente em todo o ciclo de vida das embarcações, projeta, produz, integra, apoia e moderniza submarinos e navios de superfície, bem como seus sistemas e equipamentos, até o desmantelamento. Também fornece serviços de estaleiro e base naval. Como empresa de alta tecnologia, baseia-se na sua excelente experiência, design e recursos de produção únicos e na capacidade de estabelecer parcerias estratégicas, em particular no âmbito de transferências de tecnologia. Sempre atento às questões de responsabilidade social corporativa (RSE), o Naval Group é signatário do Pacto Global das Nações Unidas. Com bases nos cinco continentes, o grupo gera receitas de 4.257 mil milhões de euros e conta com 18 094 colaboradores (dados de 31 de dezembro de 2023).

Sobre PT PAL

A PT PAL Indonesia é a maior empresa de construção naval da Indonésia. Tem vantagens comerciais nas capacidades de construção e design de navios de guerra e navios comerciais; Construção e Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) de Submarinos; Manutenção, reparo e revisão de navios de guerra, navios comerciais e produtos marítimos; Engenharia Geral de produtos de Energia e Eletrificação; e Desenvolvimento Tecnológico.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elintoor-_

Em um relance de leitura rápida, juro que pensei ser uma parceria Naval Group e o ParTido…

Gilson Elano

Já falei isso!
MB deveria encomendar mais dois submarinos e iniciar pesquisa com bateria de lítio. Se a coisa andasse bem, aplicaria essa inovação no segundo submarino encomendado.

Camargoer.

Olá GIlson. Lembro de uma conversa com um oficial da MB em um evento científico sobre o SBN. Ele me disse que as baterias do SBN serão de ion-litio.

Há muita gente que conhece baterias ion-lítio no Brasil. O que não tem é um capitalsita brasileiro interessado em produzir este dispositivo no Brasil

Gabriel BR

Em minha opinião deveríamos encomendar mais 2 riachuelos , daí padronizar toda a nossa força de submarinos.

Bernardo99

Penso o mesmo mais tem que acha que deve focar apenas no nuclear. Eu as vezes penso, se esse submarino nuclear não der certo o que a MB tem a dizer a sociedade sobre isso porque é um valor Alto de dinheiro investido. torço muito pra dar certo porque nos colocaria num posicionamento estratégico que poucos países tem.

Rubens Sommer Junior

Encomendar mais 4 submarinos e outros 4 após a conclusão desses com novas tecnologias, com isso garantindo o emprego de uma mão de obra especializada. Se não começar agora daqui a pouco tempo teremos um custo maior.

Dalton

Só se for para vender porque a Marinha não tem e nunca teve condições de manter tripular e armar 12 submarinos e a medida que os anos passarem além de manutenções de rotina serão necessários “PMGs” mais complexos e caros.
.
Na virada da década provavelmente se terá o “PMG” do “Riachuelo” e com cada um dos 4
submarinos da classe incorporados com cerca de um ano de diferença um do outro haverá também um “PMG” atrás do outro diferente dos 4 Tupis que foram incorporados entre 1989 e 1999.

bitten

Sr. Dalton, saudações. Qual a razão de o senhor afirmar q a MB não teria capacidade de manter 12 submarinos? Não seria tvz, questão de mudar o planejamento de longo termo da força? No início da “era Oberon”, se não me engano, a MB chegou a ter 7 unidades simultaneamente. O q o pessoal da época reclamava era justamente da cadeia de manutenção que, na época a Marinha tinha dificuldade em fazer, já q parte das unidades eram “Guppys” de várias fases (II e III, acho) e parte eram os “Humaitás” que começaram a chegar em 1973. Lembro do pessoal… Read more »

Dalton

Primeiro biten, existem razões históricas, nunca se teve “tantos”, por um único mês o inventário registrou 10 em fins de 1978, mas 2 dos “Guppys” nem estavam mais cerificados e depois o número só caiu ainda mais. . Em 2019 só havia um em atividade justamente o mais antigo “Tupi” que está próximo de ser retirado de serviço. Outros 2 o Tikuna e o Tamoio estavam passando por PMG, mas apenas concluiu-se o do primeiro e os outros 2, Tapajó e Timbira já estavam na reserva e até se tentou vende-los. . Ano passado o “PN” publicou que a operação… Read more »

Leandro Mendes

Só teria condições se cancelar o submarino nuclear. Em uma matéria publicada aqui no PN ano passado falava-se de mais R$ 25 bilhões para concluir. Com essa grana daria para comprar pelo menos 4 submarinos convencionais e ainda integrar o Brahmos NG da Índia (eles vão integrar na classe Kalvari).
Ou ainda, poderia comprar 2 submarinos e usar o resto do dinheiro para cobrir outras lacunas da MB (navios tanque, desembarque, contraminagem, patrulhas…)