Cruzador ‘Varyag’ e fragata ‘Marshal Shaposhnikov’ da Marinha Russa visitarão portos de países amigos na América Latina
Segundo a fonte, os navios serão acompanhados por um navio-tanque durante a travessia transatlântica
MOSCOU, 2 de abril. /TASS/. Um destacamento de navios da Frota do Pacífico da Marinha Russa, consistindo no cruzador “Varyag” e na fragata “Marshal Shaposhnikov”, fará uma travessia transatlântica e visitará os portos de países amigos na América Latina. Uma fonte próxima à Marinha Russa relatou isso à TASS.
“Um destacamento de navios da Frota do Pacífico, após a escala em Tartus e ser parte da Força Operacional Permanente da Marinha Russa no Mar Mediterrâneo, irá se dirigir ao Atlântico a fim de visitar os portos de países latino-americanos amigos da Rússia”, ele especificou.
O interlocutor da agência observou que os navios serão acompanhados por um navio-tanque durante a travessia transatlântica. A TASS não tem confirmação oficial desta informação.
De acordo com o Ministério da Defesa Russo, o cruzador de mísseis Varyag cruzou o Canal de Suez no dia anterior e entrou no Mar Mediterrâneo. Em 28 de março, a fragata “Marshal Shaposhnikov” entrou pela primeira vez na história russa no porto de Massawa, na Eritreia.
Quando li, na minha cabeça veio com trilha sonora… aquela relacionada aos russos… A pergunta clássica e óbvia é: Brasil?
Cuba e Venezuela com certeza. Deve passar por aqui, bom teste pros Riachuelo.
Porque não?.
Nem o ex não encrencava com o Putin.
Pelo contrário, até se reuniu com Putin para comprar fertilizantes.
A foto do “Marshal Shaposhnikov” é anterior a grande modernização pela qual passou
entre 2015 e 2021 quando foi reclassificado como “fragata multi propósito” antes sendo um navio especializado em guerra antisubmarina.
.
Outro da mesma classe e também pertencente a Frota do Pacífico está passando por modernização similar mas ainda não se sabe se os remanescentes 5 da classe também passarão, todos os 7 tendo sido incorporados na então marinha soviética ao longo da década de 1980.
Mudaram a foto, agora sim representa a fragata como é hoje !
Nas mídias russas foi anunciado em 2019 e também em 2021 que todos os navios passarão pela modernização. Claro que isso pode ter mudado, mas a ideia era ou ainda é modernizar os 7. Navios que eram classificados como Destroyers com cerca de 7.500 toneladas e agora os modernizados serão reclassificados como Fragatas. O Shaponshnikov recebeu 8 lançadores para mísseis KH-35 e 16 lançadores Universais para mísseis Onyx, Kalibr e Zircon, além de 64 mísseris Kinzhal para defesa antiaérea. Algumas fontes russas indicam que o Almirante Vinogradov que agora está sendo modernizado, poderá ter uma modernização ainda maior, substituindo os… Read more »
Oi Luís, na verdade os “Udaloys” eram classificados como “Destroyers” pelo ocidente porque na marinha russa eram classificados como grandes navios antisubmarinos
“BDK” e na falta de novos grandes combatentes de superfície a solução foi estender a vida deles e transforma-los em navios multi propósitos especialmente com a remoção dos mísseis A/S SS-N14.
Caro Dalton, além dos 7 Udaloy do projeto 1155 tem também 1 do projeto 1155.1 o Almirante Chabanenko. Este navio é maior, cerca de 8.320 toneladas em vez das 7.500 dos outros. Pelo que apurei, ele também está sendo modernizado, então já são 3 e a previsão de entrega é também em 2025 junto com o Vinogradov. Pelo fato de ser maior, estão instalando 16 KH-35 em vez de 8, além dos 16 lançadores universais para Onyx, Kalibr e Zircon. Parece que também vão substitui o sistema Kashtan pelo Pantsir-M e o canhão de 130 mm por um novo de… Read more »
O “Chabanenko” está indisponível desde pelo menos fim de 2013, costumava manter
“um olho nele”, inicialmente a entrega seria em 2018, mas ano após ano a entrega tem sido postergada, vi algumas fotos dele poucos anos atrás e ainda havia muito a ser feito, talvez finalmente retorne em 2025.
.
Ao contrário dos “Udaloy I” ele foi desde o início pensado como um navio multi propósito, mais corretamente equivalendo-se à classificação de “Destroyer” da OTAN.
Exato Dalton. Em alguns sites russos que li, indicam que ele passaria por um “PMG” e a previsão era essa de retorno em 2018, mas depois, já com os trabalhos em andamento no Shaposhnikov, decidiram fazer o mesmo nele, porém por ser maior, a modernização ficou diferente e ele terá um poder de fogo um pouco superior aos outros Udaloy. Ele é o único 1155.1 Então em vez de 2 Udaloy, já temos notícias de 3 que estão sendo modernizados. Se não me engano, após a entrega, o Chabanenko será a maior fragata do mundo, com deslocamento superior à 8.300… Read more »
Um já modernizado e 2 o “Vinogradov” e o “Chabanenko” que poderão ser entregues em 2025 não ocorrendo mais atrasos.
.
Quanto a ser a maior fragata aí já há um pouco de trapaça 🙂 já que outras marinhas não estarão reclassificando seus navios e caso ele “perca um pouco de peso” o título poderá ser disputado com as “T-26s” que poderão até ultrapassar as 8.000 toneladas quando totalmente carregadas.
kkkk verdade, tem umas Fragatas chegando que serão enormes. Lembrei agora das F126 alemãs que também devem entrar em serviço em 2028 junto com as Type-26 e serão ainda maiores, cerca de 10.500 toneladas.
Provavelmente irá pra Venezuela.
Da última vez em que navios russos estiveram no Brasil, foi aquele “navio de pesquisa” que deu um olé na FAB e na MB por semanas, e só foi encontrado as portas da Guanabara Bay.
Eh navio russo, aviao americano.. tamo ferrado. Rsrs
Ah é, teve tambem aquele “farejador nuclear” vindo xeretar por aqui a tempos atrás…
Em nenhum momento esse avião adentrou o espaço aéreo brasileiro, até onde se sabe.
EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Acredita em Papai Noel?
E logo depois, veio a tona a questão do vazamento em Angra 1…
Vieram se certificar em a “m” em Angra I não foi tão grande…
Duas vezes, salvo melhor juízo…
se esta se referindo ao alemão, a MB foi la sim.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Não esqueça do “Farejador nuclear ” Americano que ainda humilhou a FAB kkkkkk
No Brasil é sem problema, é país amigo.
Não acho que o governo esteja interessado em como isso poderia impactar na opinião pública. Provavelmente não virão.
Porquê se a Rússia era apoiada pelo governo anterior como o é no governo atual.
Os caras receberam navio do Irã. Russo é fichinha…
Os caras que deram piti com os navios do Irã, são da mesma turma dos caras que tietaram o príncipe criminoso da Arábia Saudita, e que fizeram um tour por Dubai, tudo claro, repleto de muita democracia…rsrsrs.
Acho que o cálculo é que isso pode ser usado pra inflamar a opinião pública assim como a visita dos iranianos o foi. O governo tá com em torno de 33-38% de avaliaçoes ótimo/bom, não é uma zona que pode se arriscar muito.
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Os caras receberam navio e um país patrocinador do terrorismo, o da Rússia não seria surpresa.
Quem deu a autorização para a visita do navio iraniano foi o governo anterior…procure se informar.
Os navios iranianos estiveram no Brasil entre fim de fevereiro e início de março de 2023, portanto no início do atual governo !
Como se EUA, França e Inglaterra nunca tivessem patrocinado terrorismo ou ditaduras. É cada uma que aparece aqui.
Sem sombra de dúvidas.
Legal. Tomara que venha pro Rio ou Santos. Doido pra ver um Slava ao vivo, cansei de afundar esses navios nos joguinhos de computador
Tomara que não venham pra cá. Queima o filme ser amigo desses caras.
Qual a diferença de ser amigo desses “caras” ou dos outros “caras” filhão?!
No fim são tudo farinha do mesmo saco ! Apesar que em nosso país oque não faltam são inocentes que acreditam naquela falácia de “Mocinho” e “vilão”, “eixo do mal” ou “eixo do bem”, a linha que os separam é tênue.
Não creio que o Groosp tenha se referido a auferir qualquer tipo de vantagem e sim em relação à ética e honra.
Ética e honra ?
Americanos que invadiram o iraque com falsa alegação de armas de destruição e voces falando de ética e hora !!!!
Americanos e russos sao tudo farinha do mesmo saco,so muda o contador de historia .
Bosco, entendo todos problemas que existem com a Russia e outros paises que eles estao alinhados. Mas quando os interesses economicos ou sociais de um pais conflitam com outro, nao importa quem seja (Ocidente, Oriente, branco, negro), a honra e etica ficam em segundo plano na hora da verdade. Vimos isto em varios conflitos, vemos isto no Oriente Medio, vimos isto na Pandemia.
Tipo ética e honra israelense?
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ FUGIU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA E VIROU TROCA DE PROVOCAÇÕES MÚTUAS QUE NÃO AGREGAM NADA AO DEBATE.
FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.
Incrível. Quando uma pessoa critica certo comportamento, como da Rússia por exemplo (e sim, é apenas um exemplo), automaticamente outras pessoas consideram que a pessoa apoia o mesmo comportamento de um país oposto (como os EUA, também exemplo).
Nem tudo precisa girar em volta da polaridade rapaziada.
Obs.: Groosp, o comentário não foi para você. Apenas aproveitei o seu.
Sim, essa reação binária é um pé no saco.
Joguinho muito popular na Ucrânia, afundar navio russo…
Outro tambem popular por lá é perder 20% do territorio.
E o Putin que está jogando Age of Empires no mundo real, 20% da Ucrânia e aumentando…..
Tinha q vir o Kuznetsov, estamos precisando de um fumacê
Pra largar fumaça pra tudo que é lado, basta os SK-105 dos fuzileiros darem umas voltinhas.
Huahuahuahauahuahuahuahua
Já que não dá para ir pro Mar Negro (Canal de Bósforo está fechado para Trânsito de Navios de Guerra), então vamos fazer um Cruzeiro pela América do Sul e Central pra dar uma tumultuada com os EUA 😏
Falando em tumultuar Burgos nesse momento o USS Paul Ignatius (DDG 117) encontra-se no Báltico treinando com um navio da marinha finlandesa a mesma Finlândia que relutou durante décadas em unir-se a OTAN, mas com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 fez o pedido logo depois com intenso apoio da população.
Vão espalhar o tetano pelo mundo kkkk
Pessoal fala que queima o filme, que pega tétano, e tals, mas se vem pra Santos e abre visitação a turma acorda 4:30 da manhã pra ir pra fila…
Se abrir no Porto do Rio eu estarei lá. Quando você terá outra oportunidade de conhecer um navio russo?
Só não vou conseguir os primeiros lugares da fila porque provavelmente os editores do site que são do Rio chegarão primeiro. Sem qualquer viés ideológico, só por gostarem de navios de guerra mesmo.
Vocês deliram que um navio russo seria aberto para visitação, num país como o Brasil, em plena guerra em seu país de origem.
Olha só, se for possivel gostaria de ver um de perto. Quem sabe passam pelo litoral paulista.
Eu adoraria visitar um bichão desses, acho lindo, apesar de ser meio ultrapassado.
A guerra na Ucrânia acabou com dois veículos que eu adorava ver fotos e vídeos, o Antonov Ucraniano e o navio Moskva russo.
O Varyag que fará a visita é “irmão” do Moskva.
Também gostaria de ver os dois navios de perto. Os Cruzadores Slava podem não ser mais a última palavra em tecnologia, mas são muito imponentes.
Sei. Anúncio de visita de 2 dos mais poderosos navios da marinha russa logo após Maduro anunciar a anexação de Essequibo por lei.
Também pensei nisso.
Visitando o site oficial da presidência venezuelana chega a ser cômica a defesa que eles fazem a favor da Rússia e sobre a questão do Essequibo.
Parece petição de advogado criminalista, textos cheios de frases de efeito e que apelam para a emoção de quem lê.
Vale a pena visitar para rir um pouco!
Acho que seria o caso de rir se fosse um dos nossos escoltas. Eu nao acho nada engraçado mexer com um navio desses, muito superior a qualquer coisa que tenhamos na nossa esquadra;
Me refiro a visitar o site da Presidência da Venezuela.
gene como nos livramos desse monte de publicidade que abre na tela? Que inferno!
É bom que venha tanto o navio, quanto o presidente, na reunião do G20.
a Mãe Rússia jamais abandona os seus.
Armenia?
O outro cruzador do mesmo tipo “Marechal Ustinov” pertencente a Frota do Norte encontra-se em manutenção após passar 6 longos meses no Mediterrâneo fora viagem de ida e volta em 2022. . Não tendo muitas opções em matéria de grandes navios para viagens oceânicas foi necessário deslocar os 2 mais importantes combatentes da Frota do Pacífico para mostrar a bandeira em uma região pouco visitada por navios russos , Cuba e Venezuela serão possivelmente visitadas. . Esse “desfalque” na Frota do Pacífico não representa risco algum, mas, seria melhor se houvesse um número maior de grandes unidades para evitar maior… Read more »
Espero que o Inácio não aceite e muito menos convide esse navio para nossos portos.
Vamos lá pedir cooperação, óleo, grãos, combustível para Angra e…eles não podem retribuir a visita?
“cooperação”
kkkkkk
Vc leu o memorando assinado com a agência russa?
li a piada kkkkk
confia, vai ter CoOPeRaCao sim kkkk
Alguém tem noção o que seja aqueles 2 R2D2 tamanho família atrás dos canhões principais do cruzador?
Ciws russo…
https://www.forte.jor.br/2022/10/03/delegacao-brasileira-assina-memorando-com-estatal-russa-rosatom/
Amigos.
Muito amigos.
https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271448/brasil-importa-21-toneladas-de-uranio-da-russia-para-angra-1
Tem uranio a dar com pau na Bahia e os caras tem que importa da Russiakkkkk
detalhe que a matriz energética no nuclear no Brasil é praticante uma piada
Por que é uma piada?
Henrique,
Minas de urânio também passam por períodos de paradas, trocas de equipamentos, de local, entre outras coisas.
Em Caetité, na Bahia, há alguns anos uma das minas exauriu a quantidade disponível para lavra e foi feita a mudança para outra mina, no mesmo sítio.
Houve atrasos e problemas, entretanto, relatados até pela imprensa – você pode buscar notícias a respeito desde meados da década passada. Nesse meio-tempo foi preciso importar urânio, até a nova mina, que está produzindo, atingir a produção na quantidade suficiente.
e não pode fazer outra? eu falei Bahia, mas tem todo o território pra fazer a extração… mas muito interessante vc ter trazido essa informação “há alguns anos uma das minas exauriu a quantidade disponível para lavra e foi feita a mudança para outra mina (…) Houve atrasos e problemas, entretanto, relatados até pela imprensa (…). Nesse meio-tempo foi preciso importar urânio, até a nova mina, que está produzindo,” A geração de energia ja é uma piada pela quantidade gerada, ai os caras ainda conseguem ficar sem combustível… e aqui nem é um Espanha que tem 20% da matriz nuclear,… Read more »
Henrique, As usinas não ficaram sem recargas de elementos combustíveis, os insumos (que podem ser, por exemplo, o hexafluoreto de urânio antes do enriquecimento, mas também pode ser o gás já enriquecido) foram comprados fora, assim como parte dele sempre é comprada fora, conforme as etapas do processo. E são várias as etapas, que vão da mineração à entrega dos elementos combustíveis completos, as quais têm maior ou menor capacidade industrial da INB (por exemplo, a conversão do yellow cake em hexafluoreto de urânio ainda não é feita no Brasil em escala industrial, outras etapas são) A produção de combustível… Read more »
Na guerra fria declaramos guerra submarina no Atlantico Sul contra eles. Esquecemos de avisar. Ufa! Após aqueles anos, no Governo Collor, ficamos amigos importando os Lada. Somos dependentes de varios itens que consumimos como leite, óleos, combustível nuclear, grãos, vodka, ovos e ovas…a Russia é parceiro. Camarada, por assim dizer.
E esse Putin é bom de voto.
Sobrou navio ainda? kkkkkk
A Russia tá atolada até o pescoço na Ucrânia e mandando naviozinhos passear mundo afora. Desperdicio de dinheiro, homens e munição…..
as outras frotas não tem acesos ao mar lá então a vida meio que segue kkkkk
mas é melhor que esse navio esteja queimando recursos e passeado doque que os navios la da frota do mar negro (que o Moskva os tenha em breve)
Eu espero que venham. Somos soberanos ou não? Morrerei de inveja, dos colegas que poderão “spotá-lo”. Inveja do bem, que fique claro…
Eis novos alvos para a MB testar o MANSUP…
Onde ficamos nesta? somos neutros ou amigos por sermos brics. E preocupnte.
Cara a oportunidade de subir a bordo” mesmo que por visitação ” de um navio de guerra Russo, e uma oportunidade unica. espero que venhão a Recife.
Não deveriam estar em Sevastopol, participando da “operação militar especial”? 🙂