Cruzador ‘Varyag’ e fragata ‘Marshal Shaposhnikov’ da Marinha Russa visitarão portos de países amigos na América Latina

95

Segundo a fonte, os navios serão acompanhados por um navio-tanque durante a travessia transatlântica

MOSCOU, 2 de abril. /TASS/. Um destacamento de navios da Frota do Pacífico da Marinha Russa, consistindo no cruzador “Varyag” e na fragata “Marshal Shaposhnikov”, fará uma travessia transatlântica e visitará os portos de países amigos na América Latina. Uma fonte próxima à Marinha Russa relatou isso à TASS.

“Um destacamento de navios da Frota do Pacífico, após a escala em Tartus e ser parte da Força Operacional Permanente da Marinha Russa no Mar Mediterrâneo, irá se dirigir ao Atlântico a fim de visitar os portos de países latino-americanos amigos da Rússia”, ele especificou.

Marshal Shaposhnikov modernizada

O interlocutor da agência observou que os navios serão acompanhados por um navio-tanque durante a travessia transatlântica. A TASS não tem confirmação oficial desta informação.

De acordo com o Ministério da Defesa Russo, o cruzador de mísseis Varyag cruzou o Canal de Suez no dia anterior e entrou no Mar Mediterrâneo. Em 28 de março, a fragata “Marshal Shaposhnikov” entrou pela primeira vez na história russa no porto de Massawa, na Eritreia.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Quando li, na minha cabeça veio com trilha sonora… aquela relacionada aos russos… A pergunta clássica e óbvia é: Brasil?

Vitor Botafogo

Cuba e Venezuela com certeza. Deve passar por aqui, bom teste pros Riachuelo.

Caio

Porque não?.
Nem o ex não encrencava com o Putin.

Last edited 24 dias atrás by Caio
Roberto Rondino

Pelo contrário, até se reuniu com Putin para comprar fertilizantes.

Dalton

A foto do “Marshal Shaposhnikov” é anterior a grande modernização pela qual passou
entre 2015 e 2021 quando foi reclassificado como “fragata multi propósito” antes sendo um navio especializado em guerra antisubmarina.
.
Outro da mesma classe e também pertencente a Frota do Pacífico está passando por modernização similar mas ainda não se sabe se os remanescentes 5 da classe também passarão, todos os 7 tendo sido incorporados na então marinha soviética ao longo da década de 1980.

Dalton

Mudaram a foto, agora sim representa a fragata como é hoje !

Luís Henrique

Nas mídias russas foi anunciado em 2019 e também em 2021 que todos os navios passarão pela modernização. Claro que isso pode ter mudado, mas a ideia era ou ainda é modernizar os 7. Navios que eram classificados como Destroyers com cerca de 7.500 toneladas e agora os modernizados serão reclassificados como Fragatas. O Shaponshnikov recebeu 8 lançadores para mísseis KH-35 e 16 lançadores Universais para mísseis Onyx, Kalibr e Zircon, além de 64 mísseris Kinzhal para defesa antiaérea. Algumas fontes russas indicam que o Almirante Vinogradov que agora está sendo modernizado, poderá ter uma modernização ainda maior, substituindo os… Read more »

Dalton

Oi Luís, na verdade os “Udaloys” eram classificados como “Destroyers” pelo ocidente porque na marinha russa eram classificados como grandes navios antisubmarinos
“BDK” e na falta de novos grandes combatentes de superfície a solução foi estender a vida deles e transforma-los em navios multi propósitos especialmente com a remoção dos mísseis A/S SS-N14.

Luís Henrique

Caro Dalton, além dos 7 Udaloy do projeto 1155 tem também 1 do projeto 1155.1 o Almirante Chabanenko. Este navio é maior, cerca de 8.320 toneladas em vez das 7.500 dos outros. Pelo que apurei, ele também está sendo modernizado, então já são 3 e a previsão de entrega é também em 2025 junto com o Vinogradov. Pelo fato de ser maior, estão instalando 16 KH-35 em vez de 8, além dos 16 lançadores universais para Onyx, Kalibr e Zircon. Parece que também vão substitui o sistema Kashtan pelo Pantsir-M e o canhão de 130 mm por um novo de… Read more »

Dalton

O “Chabanenko” está indisponível desde pelo menos fim de 2013, costumava manter
“um olho nele”, inicialmente a entrega seria em 2018, mas ano após ano a entrega tem sido postergada, vi algumas fotos dele poucos anos atrás e ainda havia muito a ser feito, talvez finalmente retorne em 2025.
.
Ao contrário dos “Udaloy I” ele foi desde o início pensado como um navio multi propósito, mais corretamente equivalendo-se à classificação de “Destroyer” da OTAN.

Luís Henrique

Exato Dalton. Em alguns sites russos que li, indicam que ele passaria por um “PMG” e a previsão era essa de retorno em 2018, mas depois, já com os trabalhos em andamento no Shaposhnikov, decidiram fazer o mesmo nele, porém por ser maior, a modernização ficou diferente e ele terá um poder de fogo um pouco superior aos outros Udaloy. Ele é o único 1155.1 Então em vez de 2 Udaloy, já temos notícias de 3 que estão sendo modernizados. Se não me engano, após a entrega, o Chabanenko será a maior fragata do mundo, com deslocamento superior à 8.300… Read more »

Dalton

Um já modernizado e 2 o “Vinogradov” e o “Chabanenko” que poderão ser entregues em 2025 não ocorrendo mais atrasos.
.
Quanto a ser a maior fragata aí já há um pouco de trapaça 🙂 já que outras marinhas não estarão reclassificando seus navios e caso ele “perca um pouco de peso” o título poderá ser disputado com as “T-26s” que poderão até ultrapassar as 8.000 toneladas quando totalmente carregadas.

Luís Henrique

kkkk verdade, tem umas Fragatas chegando que serão enormes. Lembrei agora das F126 alemãs que também devem entrar em serviço em 2028 junto com as Type-26 e serão ainda maiores, cerca de 10.500 toneladas.

Willber Rodrigues

Provavelmente irá pra Venezuela.

Da última vez em que navios russos estiveram no Brasil, foi aquele “navio de pesquisa” que deu um olé na FAB e na MB por semanas, e só foi encontrado as portas da Guanabara Bay.

PauloOsk

Eh navio russo, aviao americano.. tamo ferrado. Rsrs

Willber Rodrigues

Ah é, teve tambem aquele “farejador nuclear” vindo xeretar por aqui a tempos atrás…

Allan Lemos

Em nenhum momento esse avião adentrou o espaço aéreo brasileiro, até onde se sabe.

Jenoir Sirtoli

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heli

Acredita em Papai Noel?

Bardini

E logo depois, veio a tona a questão do vazamento em Angra 1…

RPiletti

Vieram se certificar em a “m” em Angra I não foi tão grande…

BraZil

Duas vezes, salvo melhor juízo…

Marcelo Andrade

se esta se referindo ao alemão, a MB foi la sim.

FNascimento

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Makarov

Não esqueça do “Farejador nuclear ” Americano que ainda humilhou a FAB kkkkkk

Luis

No Brasil é sem problema, é país amigo.

Samuel Asafe

Não acho que o governo esteja interessado em como isso poderia impactar na opinião pública. Provavelmente não virão.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Porquê se a Rússia era apoiada pelo governo anterior como o é no governo atual.

Vitor Botafogo

Os caras receberam navio do Irã. Russo é fichinha…

Maurício.

Os caras que deram piti com os navios do Irã, são da mesma turma dos caras que tietaram o príncipe criminoso da Arábia Saudita, e que fizeram um tour por Dubai, tudo claro, repleto de muita democracia…rsrsrs.

Samuel Asafe

Acho que o cálculo é que isso pode ser usado pra inflamar a opinião pública assim como a visita dos iranianos o foi. O governo tá com em torno de 33-38% de avaliaçoes ótimo/bom, não é uma zona que pode se arriscar muito.

Luís Henrique

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Kornet

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Heinz

Os caras receberam navio e um país patrocinador do terrorismo, o da Rússia não seria surpresa.

Mig25

Quem deu a autorização para a visita do navio iraniano foi o governo anterior…procure se informar.

Dalton

Os navios iranianos estiveram no Brasil entre fim de fevereiro e início de março de 2023, portanto no início do atual governo !

Heli

Como se EUA, França e Inglaterra nunca tivessem patrocinado terrorismo ou ditaduras. É cada uma que aparece aqui.

Roberto Moura da Silva

Sem sombra de dúvidas.

Caio Ferreira

Legal. Tomara que venha pro Rio ou Santos. Doido pra ver um Slava ao vivo, cansei de afundar esses navios nos joguinhos de computador

Groosp

Tomara que não venham pra cá. Queima o filme ser amigo desses caras.

adriano Madureira

Qual a diferença de ser amigo desses “caras” ou dos outros “caras” filhão?!

No fim são tudo farinha do mesmo saco ! Apesar que em nosso país oque não faltam são inocentes que acreditam naquela falácia de “Mocinho” e “vilão”, “eixo do mal” ou “eixo do bem”, a linha que os separam é tênue.

Bosco

Não creio que o Groosp tenha se referido a auferir qualquer tipo de vantagem e sim em relação à ética e honra.

Last edited 24 dias atrás by joseboscojr
Marcelo

Ética e honra ?
Americanos que invadiram o iraque com falsa alegação de armas de destruição e voces falando de ética e hora !!!!
Americanos e russos sao tudo farinha do mesmo saco,so muda o contador de historia .

JAC

Bosco, entendo todos problemas que existem com a Russia e outros paises que eles estao alinhados. Mas quando os interesses economicos ou sociais de um pais conflitam com outro, nao importa quem seja (Ocidente, Oriente, branco, negro), a honra e etica ficam em segundo plano na hora da verdade. Vimos isto em varios conflitos, vemos isto no Oriente Medio, vimos isto na Pandemia.

Fernando

Tipo ética e honra israelense?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ FUGIU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA E VIROU TROCA DE PROVOCAÇÕES MÚTUAS QUE NÃO AGREGAM NADA AO DEBATE.

FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Roberto Moura da Silva

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

MMerlin

Incrível. Quando uma pessoa critica certo comportamento, como da Rússia por exemplo (e sim, é apenas um exemplo), automaticamente outras pessoas consideram que a pessoa apoia o mesmo comportamento de um país oposto (como os EUA, também exemplo).

Nem tudo precisa girar em volta da polaridade rapaziada.

Obs.: Groosp, o comentário não foi para você. Apenas aproveitei o seu.

Last edited 24 dias atrás by MMerlin
Fernando "Nunão" De Martini

Sim, essa reação binária é um pé no saco.

alexandre

Joguinho muito popular na Ucrânia, afundar navio russo…

Fernando

Outro tambem popular por lá é perder 20% do territorio.

Makarov

E o Putin que está jogando Age of Empires no mundo real, 20% da Ucrânia e aumentando…..

Omaha

Tinha q vir o Kuznetsov, estamos precisando de um fumacê

Maurício.

Pra largar fumaça pra tudo que é lado, basta os SK-105 dos fuzileiros darem umas voltinhas.

Fernando

Huahuahuahauahuahuahuahua

Burgos

Já que não dá para ir pro Mar Negro (Canal de Bósforo está fechado para Trânsito de Navios de Guerra), então vamos fazer um Cruzeiro pela América do Sul e Central pra dar uma tumultuada com os EUA 😏

Dalton

Falando em tumultuar Burgos nesse momento o USS Paul Ignatius (DDG 117) encontra-se no Báltico treinando com um navio da marinha finlandesa a mesma Finlândia que relutou durante décadas em unir-se a OTAN, mas com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 fez o pedido logo depois com intenso apoio da população.

Macgaren

Vão espalhar o tetano pelo mundo kkkk

Gabriel

Pessoal fala que queima o filme, que pega tétano, e tals, mas se vem pra Santos e abre visitação a turma acorda 4:30 da manhã pra ir pra fila…

Fernando Vieira

Se abrir no Porto do Rio eu estarei lá. Quando você terá outra oportunidade de conhecer um navio russo?

Só não vou conseguir os primeiros lugares da fila porque provavelmente os editores do site que são do Rio chegarão primeiro. Sem qualquer viés ideológico, só por gostarem de navios de guerra mesmo.

Last edited 24 dias atrás by Fernando Vieira
Cristiano GR

Vocês deliram que um navio russo seria aberto para visitação, num país como o Brasil, em plena guerra em seu país de origem.

Tiago

Olha só, se for possivel gostaria de ver um de perto. Quem sabe passam pelo litoral paulista.

DanielJr

Eu adoraria visitar um bichão desses, acho lindo, apesar de ser meio ultrapassado.

A guerra na Ucrânia acabou com dois veículos que eu adorava ver fotos e vídeos, o Antonov Ucraniano e o navio Moskva russo.

Luís Henrique

O Varyag que fará a visita é “irmão” do Moskva.
Também gostaria de ver os dois navios de perto. Os Cruzadores Slava podem não ser mais a última palavra em tecnologia, mas são muito imponentes.

Sequim

Sei. Anúncio de visita de 2 dos mais poderosos navios da marinha russa logo após Maduro anunciar a anexação de Essequibo por lei.

Rafael

Também pensei nisso.
Visitando o site oficial da presidência venezuelana chega a ser cômica a defesa que eles fazem a favor da Rússia e sobre a questão do Essequibo.
Parece petição de advogado criminalista, textos cheios de frases de efeito e que apelam para a emoção de quem lê.
Vale a pena visitar para rir um pouco!

Last edited 24 dias atrás by Rafael
Fernando

Acho que seria o caso de rir se fosse um dos nossos escoltas. Eu nao acho nada engraçado mexer com um navio desses, muito superior a qualquer coisa que tenhamos na nossa esquadra;

Rafael

Me refiro a visitar o site da Presidência da Venezuela.

Marcelo Andrade

gene como nos livramos desse monte de publicidade que abre na tela? Que inferno!

Allan Lemos

É bom que venha tanto o navio, quanto o presidente, na reunião do G20.

Abimael

a Mãe Rússia jamais abandona os seus.

Henrique

Armenia?

Dalton

O outro cruzador do mesmo tipo “Marechal Ustinov” pertencente a Frota do Norte encontra-se em manutenção após passar 6 longos meses no Mediterrâneo fora viagem de ida e volta em 2022. . Não tendo muitas opções em matéria de grandes navios para viagens oceânicas foi necessário deslocar os 2 mais importantes combatentes da Frota do Pacífico para mostrar a bandeira em uma região pouco visitada por navios russos , Cuba e Venezuela serão possivelmente visitadas. . Esse “desfalque” na Frota do Pacífico não representa risco algum, mas, seria melhor se houvesse um número maior de grandes unidades para evitar maior… Read more »

Tutor

Espero que o Inácio não aceite e muito menos convide esse navio para nossos portos.

Last edited 24 dias atrás by Tutor
Esteves

Vamos lá pedir cooperação, óleo, grãos, combustível para Angra e…eles não podem retribuir a visita?

Henrique

“cooperação”

kkkkkk

Esteves

Vc leu o memorando assinado com a agência russa?

Henrique

li a piada kkkkk
confia, vai ter CoOPeRaCao sim kkkk

Sergio Cintra

Alguém tem noção o que seja aqueles 2 R2D2 tamanho família atrás dos canhões principais do cruzador?

RPiletti

Ciws russo…

Henrique

Tem uranio a dar com pau na Bahia e os caras tem que importa da Russiakkkkk
detalhe que a matriz energética no nuclear no Brasil é praticante uma piada

Boitatá

Por que é uma piada?

Fernando "Nunão" De Martini

Henrique,

Minas de urânio também passam por períodos de paradas, trocas de equipamentos, de local, entre outras coisas.

Em Caetité, na Bahia, há alguns anos uma das minas exauriu a quantidade disponível para lavra e foi feita a mudança para outra mina, no mesmo sítio.

Houve atrasos e problemas, entretanto, relatados até pela imprensa – você pode buscar notícias a respeito desde meados da década passada. Nesse meio-tempo foi preciso importar urânio, até a nova mina, que está produzindo, atingir a produção na quantidade suficiente.

Henrique

e não pode fazer outra? eu falei Bahia, mas tem todo o território pra fazer a extração… mas muito interessante vc ter trazido essa informação “há alguns anos uma das minas exauriu a quantidade disponível para lavra e foi feita a mudança para outra mina (…) Houve atrasos e problemas, entretanto, relatados até pela imprensa (…). Nesse meio-tempo foi preciso importar urânio, até a nova mina, que está produzindo,” A geração de energia ja é uma piada pela quantidade gerada, ai os caras ainda conseguem ficar sem combustível… e aqui nem é um Espanha que tem 20% da matriz nuclear,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Henrique, As usinas não ficaram sem recargas de elementos combustíveis, os insumos (que podem ser, por exemplo, o hexafluoreto de urânio antes do enriquecimento, mas também pode ser o gás já enriquecido) foram comprados fora, assim como parte dele sempre é comprada fora, conforme as etapas do processo. E são várias as etapas, que vão da mineração à entrega dos elementos combustíveis completos, as quais têm maior ou menor capacidade industrial da INB (por exemplo, a conversão do yellow cake em hexafluoreto de urânio ainda não é feita no Brasil em escala industrial, outras etapas são) A produção de combustível… Read more »

Esteves

Na guerra fria declaramos guerra submarina no Atlantico Sul contra eles. Esquecemos de avisar. Ufa! Após aqueles anos, no Governo Collor, ficamos amigos importando os Lada. Somos dependentes de varios itens que consumimos como leite, óleos, combustível nuclear, grãos, vodka, ovos e ovas…a Russia é parceiro. Camarada, por assim dizer.

E esse Putin é bom de voto.

ODST

Sobrou navio ainda? kkkkkk

soldado imperial

A Russia tá atolada até o pescoço na Ucrânia e mandando naviozinhos passear mundo afora. Desperdicio de dinheiro, homens e munição…..

Henrique

as outras frotas não tem acesos ao mar lá então a vida meio que segue kkkkk

mas é melhor que esse navio esteja queimando recursos e passeado doque que os navios la da frota do mar negro (que o Moskva os tenha em breve)

BraZil

Eu espero que venham. Somos soberanos ou não? Morrerei de inveja, dos colegas que poderão “spotá-lo”. Inveja do bem, que fique claro…

Koprowski

Eis novos alvos para a MB testar o MANSUP…

Jair messias da fonseca

Onde ficamos nesta? somos neutros ou amigos por sermos brics. E preocupnte.

sergio 02

Cara a oportunidade de subir a bordo” mesmo que por visitação ” de um navio de guerra Russo, e uma oportunidade unica. espero que venhão a Recife.

jota ká

Não deveriam estar em Sevastopol, participando da “operação militar especial”? 🙂