Foram divulgadas imagens da nova corveta stealth chinesa, referida como “Plataforma Experimental Abrangente/Integrada”.

As primeiras imagens do novo navio furtivo ainda em construção circularam pela primeira vez nas redes sociais em 22 de novembro de 2023.

A embarcação tem um mastro furtivo integrado. A superestrutura e a torreta do canhão de proa se assemelham às corvetas suecas da classe Visby.

Especula-se nos fóruns de defesa se a corveta stealth é a primeira de uma nova classe ou se servirá apenas para testar novos sistemas, incluindo os destinados a navios de guerra não tripulados.

NOTA DA REDAÇÃO: Atualizamos o post com uma nova imagem do navio divulgada hoje.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Carlos

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

KarlBonfim

—— EDITADO —— não sou muito entendido em engenharia naval, mas a primeira vista esse navio chinês não é nenhum xing ling, me parece “superior” aos Littoral combat ship da US Navy, eu acho.

Dalton

Navios de gerações e funções diferentes. O “LCS” foi planejado duas décadas atrás para lidar com situações que não se tornaram realidade e estão sendo adaptados de uns tempos para cá para lidar com ameaças do presente e futuro, por exemplo, os da versão “Independence” serão otimizados para varredura de minas então não é algo que a corveta chinesa deverá ter como função principal. . Fala-se agora que um número menor dos “LCSs” da versão “Freedom” será retirado precocemente, os últimos estão saindo de fábrica sem os “defeitos de propulsão” e alguns dos anteriores poderão ser consertados e eles deverão… Read more »

Carlos Campos

Visby gigante

Marcelo L

Pra variar mais uma Cópia agora dos projetos Japoneses da classe Mogami . kkkkk

André Macedo

Verdade, assim como todos os aviões são cópias do 14Bis

MMerlin

Menos…
A classe Mogami é bem diferente, mais bonita e, aparentemente, maior.

KarlBonfim

Nesse mundo, nada vem do nada, nada se perde, tudo se transforma e tudo se copia!

Elias E. Vargas

Estimativas indicam que a nova corveta furtiva da Marinha Chinesa tenha um comprimento de 97 metros e boca de 14 m, com deslocamento em torno de 2.500 toneladas enquanto a JS Mogami, FFM-1 tem Deslocamento: 3.900T, Carregada: 5.500T, Comprimento: 132,5m, Largura: 16,3m e Calado: 9,00m, classificada como Contratorpedeiro.

JOAQUIM ROCHA

Posso estar errado, mas passou de corveta faz tempo. Olha o tamanho do navio

Fernando "Nunão" De Martini

Foram feitas estimativas de comprimento (97m) e boca (14m), baseadas em fotos da época do lançamento (comparando com outros elementos no cais) e isso estaria de acordo com o porte de corveta (algo entre 2000t e 3000t).

JOAQUIM ROCHA

Logicamente não duvido de suas informações, mas pela foto ele parece ser maior. Obrigado por compartilhar.

Fernando "Nunão" De Martini

Como é um desenho elegante, realmente parece maior.

Ainda assim, mesmo nessa imagem do topo é possível estimar ao menos o comprimento, usando como referência o lançador de mísseis sobre o provável hangar.

O míssil HQ-10 tem comprimento divulgado de 2m, então o lançador que aparece na foto deve ter pouca coisa mais do que isso.

Fica a dica pra quem quiser estimar o comprimento do navio.

JOAQUIM ROCHA

“Fica a dica pra quem quiser estimar o comprimento do navio.”

Boa obrigado.

Heinz

Copia, mas só não faz igual tá?
China:

Carlos

Tipo a Hellmanns’s?

Augusto

Anotado, da proxima vez os Chineses vão fazer um navio que voa, mas ainda assim irão encontrar uma desculpa para criticar

Heinz

não é uma critica, e sim um brincadeira. Cara sem humor…

Claudio

Não é em vão, que já é a maior marinha do mundo! Parabéns aos chineses pelos avanços em todas as áreas.

Cisso Pazei

A Tchaina será a nova potência mundial militarmente e financeiramente já que os EUA está com uma dívida brutalite de 33.4 trilhões, há alguém aqui fissurado nos EUA que possa falar ao contrário?

Yuri

A China está crescendo cada vez menos. Vai ultrapassar os EUA sim, confia.

Cisso Pazei

Os EUA já tiveram sua chance e reinaram inadequadamente disseminando primavera coloridas contra governos e patrocinando guerras Brutalites pelo mundo a fora, O certo é que venha cair e se tornar insignificante pelas vidas ceifadas desde a segunda guerra mundial para cá e a queda dos EUA é justa.

Bruno Ricardo

Os EUA comenteram muitos erros, mas imaginemos no lugar dos EUA um país comunista totalitário, onde seus cidadoes não têm direito a discordar? Prefiro uma nova ordem mundial multipolar.

Yuri

Você quis dizer derrubando ditaduras sangrentas, não é?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

RPiletti

A economia da China superou as expectavas do mercado e registrou um crescimento de 5,3% do PIB no primeiro trimestre de 2024,”

“O Fundo Monetário Internacional na semana passada elevou sua previsão de crescimento dos EUA para 2024 para 2,7% em relação aos 2,1% projetados em janeiro”

Yuri

Esse crescimento de mais de 3% ao ano da china é artificial, tanto é que desde a pandemia não está mais se sustentando direito. Daqui a pouco vai crescer o mesmo tanto que os EUA e no futuro, provavelmente o tanto que o Reino Unido cresce.

Last edited 29 dias atrás by Yuri
Binho

Tem uns 30 anos que venho escutando isso

Até anos 80 tinham PIB menor que do Brasil

Enquanto os chineses baixaram impostos e incentivaram empresas internacionais no país

Nosso país ficou no retrocesso por causa de um estado cada vez mais inchado e a classe política cada vez mais gulosa e corrupta….

Não deu outra

Visitei a China em 2018, e surreal o crescimento e evolução do país

Yuri

_______

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO VIROU MERA DISPUTA DE ATAQUES PESSOAIS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Eduardo Oliveira

Só li verdades.

Bruno Ricardo

A China está muito endividada, O crédito ao setor não financeiro chegou a US$ 51,87 trilhões, ou 295% do Produto Interno Bruto (PIB), marcando a maior relação dívida/PIB desde 1995, segundo dados divulgados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS). Em termos de comparação, a relação dívida/PIB do Brasil é de 178,7%, enquanto que a da Índia, é de 170,3%. A China também tem, de longe, a maior dívida total entre os países de renda média acompanhados pelo BIS. Fonte: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/12/06/dvida-da-china-atinge-nvel-recorde-de-295-pontos-percentuais-do-pib.ghtml O crescimento da China a tempos é artificial, estão construindo imóveis e mais imóveis, cidades inteiras para “impulsionar” a economia… Read more »

JeffCoradin

O pesadelo da hegemonia americana ” A Baleia”, lutou e ainda luta conta o “O Urso” (URRS) atual Rússia, mas alimentou um ovo de Dragão através de trocas comerciais e indústrias sem contra peso só pensando no lucro econômico, hoje o jovem dragão começa a reconhecer as areas de seu entorno, assim como um ser da mitologia caso realmente cria-se vida, os EUA parecem não saber o que fazer com “O Dragão”.

Leandro Costa

Levando em consideração que eu acho navios (e aviões) stealth absolutamente horríveis, esse não é tão horrendo.

Agora se é bom ou não, acho que a gente só vai descobrir com o tempo mesmo, como a maioria dos equipamentos militares ao redor do Mundo.

André Macedo

O único stealth feio que me vem à mente é o turco, que tem um nariz arrebitado, ou o Zumwalt que parece um ferro de passar… Acho o stealth em geral lindão pq tem que obrigatoriamente ter uma suavidade nas linhas.

Leandro Costa

Acho que é justamente isso que me faz os achar feios. Parecem todos iguais. Sei que é por necessidade técnica, mas ainda assim…

Esteves

Necessidade técnica não compartilhada 100% com os norte-americanos. Descontado o Zumwalt, eles tem preferido mastros tradicionais talvez pela praticidade operacional do AEGIS, talvez pela experiência de uma escola naval combatente, enquanto outros ainda buscam ameaças.

As AB parecem mais ameaçadoras…descontando a tonelagem, é claro.

Marcus Pedrinha Pádua

Quando a gente fala em experiência de guerra muitos ficam tentados a dizer que os EUA tem experiência em guerra naval e a China (por exemplo) não tem. Mas é interessante lembrar que as últimas batalhas navais nas quais os EUA lutaram foram na 2ª GM. Depois disso não entraram mais em combate, mesmo contra forças inferiores. O que os EUA têm é vasta experiência logística em deslocamento de meios navais, o que é muito importante. Mas mesmo essa experiência não inclui a defesa do aparato logístico em combate real. A China – que é de fato o único potencial… Read more »

Fernando Vieira

Se não me engano, após a segunda guerra mundial só quem entrou em combates navais foram os ingleses e os argentinos.

Andrey Lisboa

Boa noite. Salvo melhor juízo, Índia e Paquistão e Israel e Egito travaram combates navais, inclusive com combate de submarinos com navios, lançamento de mísseis antinavio entre outros. Nada no nível do conflito aeronaval entre a RN e a FAA/ARA, mas bastante intensos eu diria.

Pedro I

Como os carros atuais…

Heinz

tenho o mesmo pensamento que você leandro, os cruzadores soviéticos erão tão bonitos, navio de guerra mesmo, os tinconderogas também

Fernando Vieira

É por isso que eu gosto dos Arleigh Burke. Aquilo parece o Rocky Balboa, a sensação que dá é que eles podem apanhar até dizer chega mas ainda estarem flutuando para afundar seu inimigo.

ChinEs

A corveta proposta vai substituir as FFL Type 056A , vai ser uma Corveta para Guerra Anti-Submarina em aguas costeiras da China, não é para combate de Grande intensidade, tipo defesa Aérea.

Rui Mendes

Combate anti-superfície e anti-submarina, podem ser de alta-intensidade também, não è o anti-aéreo que determina, se é intensidade ou não, mas sim a função que irá ser usada.

ChinEs

Mas grande parte dos navios de Defesa Aerea têm sempre maior peso em relação aos Anti-Submarinos, por causa do peso do Rada Giratorio e de outros equipamentos de controlo Aereo.

Adriano Madureira

Essa é uma marinha de se dar orgulho, onde seu país consegue produzir navios em quantidade satisfatória e em variedade.

Pena não termos capacidade para isso, bobear nossas Tamandaré irão parar nas 8-12, isso estou sendo otimista, pois essa quantidade para um país com mais de 7.000km, 12 seria risível.

Alguns desdenham chamam de Xing ling, mas certamente tem inveja da capacidade chines

Quem quer ganhar jogo não monta time meia boca, e se eles querem ganhar Taiwan no mar do sul da china contra a marinha taiwanesa e Us navy, o jogo tem que ser sério

Atirador

Voc^é um sonhador, serão 4, com muita sorte mais 2 e olhe lá, as inhaúmas deveriam ser 16 e ficaram só nas 4 retiradas antecipadamente

leo

Eu apostaria em 6, o ideal realizável seriam 8, mais 4 de maior porte…

Adriano madureira

Já o número ideal jamais será criado…

Acho na minha opinião que um comando naval deveria ter 3-4 Tamandaré, assim como OPVs , mas aqui é Brasil tudo é em números risíveis, desde o número de navios reabastecedores, caça minas e resgate submarinos…

Eduardo

Eu aposto em 5 Tamandarés…

Olha os subs no que que deu…

Dr. Mundico

Obviamente não passou pela cabeça de ninguém que possa ser uma foto convenientemente editada ou trabalhada por IA…

Alexandre Galante

Hoje divulgaram uma imagem melhor do navio:

comment image

Rafael Coimbra

Ainda sou muito cético em relação as “super armas” chinesas… Nunca foram testadas em combate real… o conflito na Ucrânia já mostrou que no final das contas o que aguenta o tranco mesmo são as armas Americanas e Russas… as armas europeias não seguram o rojão… e as chinesas??? Blindados, navios, caças e mísseis…será que funcionam na pressão de um combate real??????

J.Neto

Estão certos,para quê recriar a roda?soluções parecidas para funções parecidas, copiar o que deu certo é sinal de inteligência, não copiamos o exocet?

Bigliazzi

Eles não param de colocar alvos a boiar…

adriano Madureira

E nós que pomos alvos em quantidades risíveis amigo?! Engraçado é ver brasileiro, habitante de um país onde sua defesa e seus números são ridículos em todas as áreas, desde ao número de MANPADS, navios patrulha até aeronaves de combate, desdenhar do avanço naval de uma potência… A China tem muitas Universidades e centros de engenharia naval meu caro, ao contrário dos centros de maconheiros que aqui existem. Lá eles tem 43 Instituições oferecendo cursos de Engenharia, que vão de engenharia ambiental a Engenharia Marítima, Arquitetura Naval e Engenharia Offshore. E opções não faltam: Área de estudo – Engenharia Controle de… Read more »

Binho

Surreal

Sem palavras que obra prima