Pedido adicional de mísseis Exocet MM40 Block 3C para a Marinha Francesa
Em 19 de abril de 2024, a Direção Geral de Armamento (DGA) notificou a MBDA sobre um pedido de aquisição de mísseis EXOCET mar-mar 40 Block 3C (MM40 B3C) destinados a equipar as fragatas de primeira linha da Marinha Nacional, conforme a Lei de Programação Militar (LPM) 2024-2030.
A versão B3C do míssil visa manter a capacidade operacional do MM40 no mais alto nível, oferecendo melhorias em alcance, precisão e resistência às contramedidas. Com um alcance superior a 200 km, a nova versão B3C adiciona à versão B3 um rádio-altímetro digital e um novo autodiretor, destinados a aprimorar as capacidades do míssil frente ao desafio da generalização de contramedidas eletrônicas de nova geração e navios furtivos.
O Exocet MM40 Block 3C já começou a equipar as fragatas de primeira linha da Marinha Nacional: fragatas multimissão (FREMM), fragatas de defesa aérea (FDA) e, no futuro, fragatas de defesa e intervenção (FDI). O Exocet é uma família de mísseis antinavio de velocidade “alto subsônica” que pode ser operada a partir de diversas plataformas (navais, aéreas ou terrestres). A evolução do míssil é conduzida por padrões sucessivos chamados Block 1, 2, 3 e 3C.
Isso segue a realização de um teste de avaliação técnico-operacional coordenado pela DGA em colaboração com a Marinha Nacional a partir da fragata multimissão com capacidade de defesa aérea reforçada (FREMM DA) Alsace, em 20 de setembro de 2023. Esse teste, que visava verificar o comportamento do míssil, permitiu demonstrar o desempenho do autodiretor de última geração do B3C em um cenário final representativo de guerra eletrônica complexa.
Esses mísseis se somarão às munições MM40 B3C já encomendadas, cuja entrega começou em janeiro de 2024. Uma modernização, garantida pela MBDA, dos mísseis MM40 B3 em uso para a versão B3C também está em andamento. A produção dos MM40 envolve uma ampla rede de subcontratados distribuídos por todo o território francês. Esses mísseis são montados na unidade da MBDA em Selles-Saint-Denis (Loir-et-Cher).
FONTE: DGA – Direção Geral de Armamento
Senhores, uma dúvida. Vi alguns posts sobre a possibilidade de um alcance maior pro Mansup ER; minha dúvida é a seguinte, se esse alcance estendido fica além do horizonte de detecção dos sonares das nossas escoltas, como ocorre a detecção do inimigo e disparo de um míssil desse tipo? No caso dos franceses por exemplo com o Exocet, como ocorre esse processo?
https://www.naval.com.br/blog/2019/12/02/como-a-curvatura-da-terra-afeta-o-alcance-do-radar-naval/
Essa matéria daqui mesmo do PN, é bem interessante sobre detecção e alcance de radares navais.
A detecção é feita pelas unidades aéreas embarcadas . O helicóptero é um dos componentes mais importantes para uma unidade combatente. É ele o encarregado de ampliar e melhorar a “visão” ou consciência situacional da unidade. Será ele que irá individuar a unidade inimiga, escolhendo se engajar a ameaçar ou repassar as informações para que a unidade naval efetue o ataque . Mais aeronaves ( sejam UAV ou helicópteros) a unidade dispõe mais chances ela terá de individuar a ameaça. * Pequena nota(pessoal) que explica a minha preferência pelas FREMM italianas. As coitadas que alguns aqui desprezam, contam com um… Read more »
Gostas da FreEMM só por hangar duplo? As saudosas OHP, os detestados LCSs, os confiáveis Burkes, os vetustos Ticonderogas, os sofisticados Zumwalt; todos carregam ao menos duas aeronaves (os LCSs e os Zumwalt embarcam até mais)…
Não apenas, é um dos vários pontos a favor da configuração italiana. As francesas por exemplo não têm. Dss LCS, apenas as independence . Os Arleigh Burke, só a partir dos Flight IIA , são Destroyers que deslocam aproximadamente 10.000. Zumwalt ? O maior Destroyer da atualidade, com quase 15.000 toneladas OHP, apenas as versões alongadas . Me refiro a fragatas atuais, com um deslocamento similar que comportem helicópteros da mesma categoria ou superiores. No caso das Bergamini são 2 NH90 OU 1 AW101. Por exemplo, você pode observar a frota russa e não irá encontrar unidades com essas características… Read more »
Todas as marinhas do mundo tem bons argumentos pra justificar seus combatentes. As marinhas européias sempre contaram com a proteção da USNavy, essa, sim, até ontem, marinha global de verdade. Recentemente, depois que o mundo capotou mais uma vez (e não me refiro ao clichê sobre o advento de mísseis guiados como revolução em assuntos militares), surgiram navios com maior alcance e autonomia (portanto, em geral, maior deslocamento), e de cabeça lembro das F-125 alemães ou dos PPA italianos (parece que um país asiático vai comprar uns). Pode gostar da FreEMM, mas só por ter dois helis (e helis sofríveis…)… Read more »
Não entendo seu ponto nem argumento. Em nenhum momento discordo que a USN é e será por muito tempo a maior e maís poderosa força naval existente. Apenas entre as atuais fragatas, a FREMM , na minha opinião ocupa o pódio com razão, por inúmeras características que não cabem aqui destacar . Apenas nessa ocasião coloque em ressalto essa, pois o tema me parece propício. Para qualquer Marinha as FREMM as FREMM são unidades formidáveis, para a USN cuja espinha dorsal é feita de destroyers é um complemento. simples. Sobre os atrasos , a carência de mão de obra é… Read more »
E, No One, as Freedom carregam dois ou três helis, seja 1MH-60R+(1MQ-8C ou 2MQ-8B). Acho que, se forçar um pouco, até dois MH-60R/S. As FrEMM são unidades formidáveis pros europeus (talvez não pros franceses que usam FrEMM com um só heli, uma vergonha, né?…). Não serve pra mais ninguém, nem pra russo ou pra chinês, nessa época de murici. Quanto aa bagunça nas Constellation, mais do que falta de mão de obra, a zica, aposto, foi o lobby da FrEMM…😅 (Qualquer porcentagem de comunalidade com a FrEMM é um oximoro quando a lei americana exigia que partes e componentes de… Read more »
Alex , permite uma duvida de um leigo completo ?
Porque simplesmente não colocam as capacidades de uma Fremm num navio desse porte?
https://www.naval.com.br/blog/2023/08/03/fotos-o-novo-navio-de-assalto-anfibio-de-fabricacao-chinesa-da-tailandia-em-operacao/
Marcos, são navios díspares com missões diferentes, um é combatente de superfície com 6-7 mil toneladas e o outro é um navio anfíbio de 25 mil toneladas (muito ‘parecido’ com os LPDs classe San Antônio da USNavy), não há porque os misturar num híbrido.
Muito obrigado.
“, No One, as Freedom carregam dois ou três helis, seja 1MH-60R+(1MQ-8C ou 2MQ-8B). Acho que, se forçar um pouco, até dois MH-60R/S.” Fica entediante o debate quando é necessário repetir os mesmos pontos. ” com um deslocamento similar que comportem helicópteros da mesma categoria ou superiores. No caso das Bergamini são 2 NH90 OU 1 AW101. ” São aeronaves de categorias e desempenho completamente distintas. 1 MQ- 8C totalmente carregado não chega nem nos 3000 kg , os 2 8B juntos o mesmo. Não existe isso de “forçar um pouco mais”, não estás falando de tendas de lona para… Read more »
Cabem, sem forçar nada, dois MH-60 R/S numa Freedom, segundo a Lockheed Martin, aqui:
https://www.lockheedmartin.com/en-us/products/littoral-combat-ship-lcs.html
É entediante argumentar com quem leva tudo a sério. Parei por aqui. Abraço.
Corrigindo grafia: o nome do especialista é O’Rourke (Ronald, reportando sobre as FFGX no Congressional Research Service) e não O’Hourke.
“horizonte de detecção dos sonares das”
Do *RADAR!
Como detectam alvos abaixo do horizonte radar? Usam sensitivos com treino militar, oras 😆
Os sensores aerotransportados aumentam a consciência situacional, ao menos até suas aeronaves serem detectadas pelo alvo. Bom mesmo é vigilância satelital, um sistema de vigilância oceânico robusto e resiliente e inteligência de sinais…