Nos próximos dias, as tripulações dos navios participarão de uma série de eventos protocolares, poderão descansar e visitar os pontos turísticos locais.

MOSCOU, 12 de junho. /TASS/. O grupo naval da Frota do Norte da Rússia, que inclui a fragata Admiral Gorshkov, completou seu exercício sobre o uso de armas de precisão e chegou ao porto de Havana, anunciou o Ministério da Defesa russo.

“No Dia da Rússia, o grupo naval da Frota do Norte, que inclui a Fragata Admiral Gorshkov, o submarino nuclear Kazan, o navio-tanque médio Akademik Pashin e o rebocador de resgate Nikolay Chiker, chegou em visita não oficial ao porto de Havana, na República de Cuba. Algumas horas antes de entrar no porto da capital da República de Cuba, o grupo naval concluiu seu exercício sobre o uso de armas de mísseis de precisão”, disse o Ministério.

Nos próximos dias, as tripulações dos navios participarão de uma série de eventos protocolares, poderão descansar e visitar os pontos turísticos locais.

VÍDEO: Chegada do grupo naval da Rússia a Cuba

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TJLopes

O submarino nuclear foi para Cuba lançar mísseis e Cuba lançou?

Leandro Costa

LOL!

Camargoer.

A ordem para esta força tarefa ir para lá foi de algum influencer enfurecido: “Vai prá Cuba!!!”

Como lá e mais quente que em Vladvostok, tive fila de marinheiros voluntários.

Nilo

Em recente fala Putin disse que Moscou poderia usar “medidas assimétricas” para responder em outras partes do mundo.
Vai ter muita compra de charuto e rum rsrs

Camargoer.

Olá NIlo. Eu também estou com medidas assimétrica na cintura… perdi 10 kg com a dengue mas seira aconselhavel perder mais 5 kg

Alexandre

Primeiro se recuperar 100% em sua saúde . Depois, procure um profissional para Ajudada-lo !

Nilo

Saúde é o que interessa rsrsr o resto….

Esteves

Muita saúde pra você, Nilo. Muita mesmo.

Esteves

Professor,

Essa perda de peso na dengue é…incrível.

Camargoer.

Não consegui comer por três semanas.. vomitava tudo… Sem apetite.. forçava comer e vomitava… Foi horrivel

Esteves

Horrível. Penso nos que acreditam em extraterrestres. Pra que viriam? Pra pegar dengue?

Camargoer.

Pelo que dizem, eles gostam de fazer colonoscopia… possuem certa fixação por colonoscopia.

Esteves

Essa conversinha que faz mal, faz mal, faz mal…larguei o charuto faz uns 15 anos.

O rum não sei pra que presta.

Nilo

Rum bebido com moderação é bom para o sistema cardio vascular, um drinks a base de rum é bom.

Antonio Palhares

Eu tomei uma bebida gelada à base de chá mate e Rum . Confesso que o trem é bão.

Camargoer.

7 piratas sobre o caixão, oh oh oh,
e uma garrafa de rum

Chris

No momento não é uma boa ideia não…

Cuba passa por uma das maiores crises de sua história… A população enfrentando até escassez de alimentos…

Comenteiro

Bah. Quero ver Cuba lançar.

Emmanuel

O melhor comentário até agora.

Alexandre

Não será necessário!

Piassarollo

kkkkkkkkkkkkk

SG Rodrigo Ramos

Lança Cuba, Cuba Lança…
Quero ver Cuba Lançar…

Burgos

Impressão minha ou a Fragata atracou à Mediterrâneo?!
A F42 atracou assim lá em Sevastapol na Ucrânia.
Os editores do blog até fizeram uma matéria sobre o assunto da passagem da F42 lá em Sevastapol

Last edited 1 mês atrás by Burgos
Esteves

Sabe Burgos…a posição de ladinho é mais romântica principalmente nesse frio. Mas nada substitui a atração ops, atracação pela popa…chamada também pelos marinheiros de Mediterrâneo…eu não sei escrever porque chamam Mediterrâneo…talvez devido ao encontro do Norte com o Sul.

Está chegando o festival da Tainha. Oba.

Burgos

😜👍

Nilo

Bom dia, Esteves, em Sta. Catarina já começou a pesca da tainha e o pescadores estão surpresos, estão pescando tainha de 5 e tem até de 7 kilos, a temporada vai ser boa, minha especialidade tainha assada.

Esteves

Nem me fala isso. A mulher não come peixe e quem faz tainha na brasa não serve carne. Antônio Carlos faz um espaguete ao sugo que ela, a mulher, diz que não come mais. Antônio Carlos conta história da região e dos peixes da região…eu como bom apreciador de história bem contada presto atenção. Chico tem pizzaria. Chico também conta histórias. Olha só. A mulher não quer voltar na pizzaria do Chico. Logo…ouvir boas histórias comendo tainha ou pizza de aliche tá difícil. O jeito é ler histórias no PN, ver imagem de navio medonho e ir. Sempre indo. Chico… Read more »

Esteves

Nilooooooo,

Você viu a briga no parlamento italiano? Fragmentação…eu serei você amanhã?

Nilo

Sinais de que o velho sistema que comandou mundo sistema do socialismo democrático europeu e o liberalismo americano estão ruindo, o poder está mudando de mãos, estão forçando a porta.
Essas brigas, Isso “era” coisa de terceiro mundo, país pobre como Bolívia, viu aqui no nosso parlamento, só gente de *prima”.

Esteves

Não recordo de um parlamento tão asqueroso.

Dragonfly

Esses marinheiros aí deram sorte…
Vão pegar uma praia, fumar uns charutos, tomar um rum e quem sabe se engraçar com algumas cubanas, enquanto tem colega tomando míssil na cabeça lá no mar negro.

Alexandre

Sorte será se assim for!!!!

Heinz

eles tem sorte de não serem infantes, a estimativa de vida do infante russo é bem baixa, principalmente se tu for pra uma unidade storm Z.

Esteves

Acabou. Agora é a Storm-V.

Fernando

Imagina então a dos Ucranianos!!

FERNANDO

Cada uma.
Tem gente aqui que eu acho que é norte-americano.
Os caras torcem mais do que final de Super Bowl.
Para mim, é algo normal.
Os americanos não vieram cá no Brasil?

Heinz

normal, segue o baile.

Caravaggio

O nome correto é viralatice cultural. Começa na infância, vendo filmes de guerra de Hollywood no cinema e segue pela vida toda.

Bruno

A formação do povo brasileiro responde a questão do que você define como “viralatice cultural” e outros termos como “entreguismo”, “submissão” e etc. Sugiro um exercício, feche seus olhos e imagine o Brasil do Século XVI: Consegue ver os grupos internos brigando entre si pra ver quem lucra mais, seja com o escravismo ou exploração dos recursos naturais, corrupção e etc, tendo esses grupos internos sempre a busca pela benção do poder hegemônico vigente (coroa portuguesa) para poderem agir com “legitima” margem de influência interna e assim, com força para moldarem os assuntos internos de acordo com vossos interesses, desde… Read more »

NBS

Perfeito. A formação da identidade nacional foi forjada por grupos de aventureiros e investidores, todos buscando explorar as riquezas desta terra sem nenhuma preocupação com a coletividade, com o país que nascia ou com o sentimento de brasilidade. Assim, as elites locais mantêm um sentimento dissociado dos objetivos do Brasil. Todos estão em busca de resolver seus problemas privados, e o Estado, tão criticado, é para usufruto dessa burguesia, sem apreço pela coletividade. Até o marco da guerra dos Guararapes, em Pernambuco, considerado o primeiro lampejo da nacionalidade brasileira, trata-se de uma revolta do que hoje chamamos de agro. O… Read more »

Dalton

É um pouquinho diferente. Quando navios “americanos” visitam o Brasil eles estão na verdade afastando-se da Rússia, enquanto navios russos visitando Cuba estarão á cerca de 150 quilômetros dos EUA.
.
Mais importante que a questão da “distância” há todo um contexto sobre as difíceis relações entre Cuba e EUA durante décadas, nada similar às relações entre Brasil e Rússia que tem permanecido estáveis ao longo de anos independente por exemplo da invasão da Criméia pela Rússia em 2014.

Machado

Espero que vire rotina essas manobras e exercícios no Caribe.

Nilo

Os navios russos tem presença para exercícios no Caribe, desta vez os navios de guerra russos vão permanecer em Havana até esta segunda-feira, 17 de junho.

Piassarollo

Os Russos vão fazer exercícios praticamente sozinhos. Cuba possui uns míseros navios remanescentes da era soviética e alguns adaptados.

Afonso Bebiano

A Rússia também tem uns míseros navios remanescentes da era soviética e alguns adaptados. A Frota do Mar Negro, inclusive, tem sido rapidamente adaptada para o ambiente submarino.

Fernando

Bom negócio, na troca por 20% do territorio ucraniano… ops, agora territorio russo!

Afonso Bebiano

Bom negócio? Está saindo muito mais caro do que o inicialmente imaginado pelo autocrata russo.

Fernando Rodrigues Martins

Não entendi. Vocês mesmos não disseram que eram uns navios velhos?? Dois ou três navios velhos pelos 20% economicamente mais relevantes da Ucrânia, me parece um bom negócio!!

Afonso Bebiano

Então a Rússia só perdeu navios, nessa insanidade promovida pelo Putin?

Fernando Rodrigues Martins

Não, mas foi só a essa perda que vc se referiu. E como foram as perdas da Ucrânia?

Afonso Bebiano

Então a Rússia só perde aquilo a que me refiro, em um post? Todo o restante pode ser ignorado?

E a Ucrânia não invadiu ninguém, ela foi invadida. Ela não teve escolha sobre o que poderia deixar de perder: se não oferecesse algum combate, entregaria seu território.

Antonio Palhares

Um senador americano disse que somente em terras raras e outros minerais nobres. Avaliados segundo ele entre dez e doze trilhões de dólares. E que isso tem que ser dos Estados Unidos. Então o jogo segue.
Os Estados Unidos lutarão esta guerra até o último ucraniano, E a Russia como tem mais gente e recursos para colocar no moedor vai aguentar o tranco.

Esteves

Terras raras…diziam o mesmo de Peruibe.

Esteves

“Nos próximos dias, as tripulações dos navios participarão de uma série de eventos protocolares, poderão descansar e visitar os pontos turísticos locais.”

Visita.

Last edited 1 mês atrás by Esteves
Caravaggio

Tem um filme antigo, dos anos 60, época da Guerra Fria, mix de filme de guerra com comédia, que vi alguns anos atrás no Telecine Cult, chamado:

“Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando!”

Chegaram.

Ricardo Santos

Acho que o submarino e a fragata são meras distrações para a mídia, além de, possivelmente, estarem escoltando algo maior e mais valioso que possa vir no navio-tanque de apoio logístico que os acompanha para Cuba! A Rússia disse que ia fornecer armas aos adversários dos aliados da Ucrânia pelo mundo! Seria isso, nessa situação atual? É só lembrar o que a Rússia mandou pra Venezuela, que desestabilizou o poderio militar na região! E a Rússia não é a URSS!

Franz A. Neeracher

Visita de navios russo a Cuba não é novidade; de tempos em tempos os russos enviam alguns navios para a região.

Esteves

Nos anos 1960 deve ter acontecido. Em 2024…será?

Leonardo

Já esconderam os navios lá em Cuba, bem longe do alcance das armas ocidentais usadas pela Ucrânia. Estratégia boa do Putinho…..

Orivaldo

Engraçado, está em operação especial faz mais de 2 anos, e ficam desfilando os barquinhos, como se tudo estivesse bom.

Fábio CDC

Não esqueçamos que eles tem uma Marinha imensa comparada, por exemplo, a nossa. E a Guerra na Ucrãnia é quase eminentemente terrestre e aérea. Além disso, eles tem certamente vazos de sobra para isso.
.
E barquinhos temos nós, punhado de velharias flutuantes inúteis na maioria dos cenários reais. Esses vetores são de último tipo: SSN de ataque novo, fragata nova com mísseis hipersônicos e antiaérea nova e muito capaz…

Orivaldo

A Marinha imensa está afundando no mar negro, para um país sem marinha

Zorann

Muda o disco cara! Estamos falando de Cuba.

Fernando

Enquanto isso, 20% da Ucrania agora é Russa. E o numero cresce diariamente.

Dalton

A marinha russa na verdade carece de um número razoável de grandes meios mais adequados para atravessar oceanos. . A Frota do Norte que é a maior conta com o único NAe (indisponível), 2 grandes cruzadores no momento indisponíveis e segundo fontes o que está sendo modernizado substituirá o outro não valendo a pena revitaliza-lo, 1 cruzador que até ano passado estava em manutenção, 4 “Udaloys” um indisponível desde 2012 e outro sendo convertido em fragata multi missão, 1 “Sovremenny” pouco “confiável” e todas as 3 fragatas classe Almirante Gorshkov. . Enfim não havia muito mais para enviar, incluindo submarinos… Read more »

Carvalho

Fui a Cuba alguns aos atrás….
Peguei um ônibus e fui até baia dos Porcos…Hoje Porto Giron.
Fui recebido por um geólogo….que pilotava um taxi bicicleta.
A praia era um imenso resort abandonado….frequentado por russos na década de 80.

RODES

e acabou dinheiro em banco russo kkkkk

tem banco fechado, filas enormes

ai ai, esses russinhos

Marcos

Off: Declaração Houthi: “Alvejamos o navio (TUTOR) no Mar Vermelho com um barco não tripulado, vários drones e mísseis balísticos. O navio visado foi seriamente danificado e corre o risco de afundar. O Reino Unido confirmou o ataque Houthi e um grande dano no navio.” A tripulação relata que o navio foi atingido por um projétil pelo menos duas vezes Na primeira vez foi disparado de um pequeno barco militar e na segunda vez pareceu um projétil muito grande – como um míssil Parece que os Houthis pararam o navio e dispararam um míssil mais pesado quando o navio ficou… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Marcos
Claudio

Acabou o domínio global Americano!

Bispo de Guerra

E se …China e Rússia anunciassem um acordo com Cuba e Venezuela para ter uma base militar conjunta estilo SHAPE (Supreme Headquarters Allied Powers Europe) …na Ilha de Margarita (Venezuela)😈

Teria como finalidade “contribuir para preservar a paz, a segurança e a integridade territorial das nações membros em sua área de responsabilidade” – extrai do site https://shape.nato.int/about..rs

Camargoer.

Caro. Só não entendo a razão de Cuba ou Venezuela assinarem um acordo deste tipo com a Russia e com a China… por que estes países compartilhariam uma base?

Fernando

Olá Camargo!! Bem, Cuba precisa de grana, e grana a China tem de sobra!

Esteves

62 anos de restrições comerciais. Embargos. Mesmo que tal situação fosse revertida ou suspensa, Cuba tem medicina de excelência e…o que mais?

Orivaldo

Charutos e boas pessoas que querem fugir da ilha

Camargoer.

Então, se a China é quem tem dinheiro, para que serviria a Russia?

Esteves

Talvez uma base de dados. Essa turma é boa de conversinha.

Camargoer.

Uma base de dados ou talvez uma base de roleta (russa)

Bispo de Guerra

Receber comida , insumos, dois esfaimados , assinam rapidinho e o pagamento nem precisar ser em $$$ … falta tudo por lá.

NBS

Quando se lê as matérias das mídias ocidentais, vê-se o desconforto em noticiar a presença de meios de guerra, especialmente nucleares, em exercícios programados com um país nas suas fronteiras. Não se vê o quão desconfortável é ter uma aliança militar com todos os seus vizinhos com um objetivo: subjugar e cooptar para uma ‘parceria’ secundária e periférica do capitalismo. A Rússia demonstra que não se submeterá a esse papel, e o Ocidente tem sérias dificuldades em compreender que esse mundo multipolar chegou. A diplomacia será cada vez mais exigida.