Submarino nuclear de ataque USS Helena chega à Baía de Guantánamo após atracação de navios russos em Cuba

42

USS Helena SSN-725

O submarino nuclear de ataque USS Helena (SSN-725) está na Baía de Guantánamo, Cuba, como parte de uma visita de rotina ao porto, enquanto transita pela área geográfica de responsabilidade do Comando Sul dos EUA.

O submarino conduz missão de segurança marítima global e defesa nacional. A localização e o trânsito da embarcação foram previamente planejados.

A visita do Helena coincide com a chegada dos navios de guerra da Marinha Russa a Havana.

FONTE: U.S. Southern Command (SOUTHCOM)

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

Queria ver uma dobradinha dos dois monstros nucleares de EUA e Rússia, estão bem próximos, claro, amigavelmente kkkkkk

Gabriel

Querer eu também quero, o problema é que basta uma curva mais pro lado e BUM, deu ruim kkkkkk
Mas que seria interessante ver 2 SubNucs rivais “apostando um racha” ahhh seria

Last edited 1 mês atrás by Gabriel
Chris

Pra dar mais uma “dobrada” nessas *missões de rotina totalmente pacíficas”…

Hoje um navio de guerra canadense também chegou a Guantanamo.

Burgos

Coincidência ou não dessas visitas por ambas Marinhas naquela região, tomara que fiquem só nessas visitas protocolares mesmo. 👀

Camargoer.

Talvez exista um comunicado interestelar indicando que será feito um contato imediato de terceiro grau.. sei lá.

Burgos

Bom dia Camargoer ;
O Mundo a cada dia que passa, tá ficando complicado 😰.
Não tá fácil pra ninguém não !!!🤷‍♂️

Last edited 1 mês atrás by Burgos
Camargoer.

Riso.. se o mundo está complicado, imagina se a gente começar a se relacionar com outros mundos..

eita nós

Esteves

De volta aos anos 1960. Só falta o Brasil “pegar um gancho”.

Burgos

Bom dia Istivis;
Na atual conjuntura, é mais fácil o Brasil
“Tomar um gancho” do que pegar.😏

Vovozao

14.06.24 – sexta-feira, bdia, Os USA estão começando a ver que deixaram de ser o xerife, Irã envia fragata, china enviar e até os russos em meiouma guerra cruel começam a navegar no quintal americano.

deadeye

Literalmente, apenas os ativos que os EUA tem florida contestam a “fragata do irã” que na verdade é uma corveta, e é fragata só de nome, e os ativos Russos e Chiness na area

Bispo de Guerra

Quinta série style … o meu é maior que o seu ..rs

É assim caminha a humanidade… bom filme por sinal 🙃

Dalton

Pegando um gancho no seu comentário o “Helena” é um dos 2 menos capazes SSNs da US Navy – o outro o “Newport News” – classe Los Angeles Flight II e como todo SSN sua principal função é caçar outros submarinos. . Já o “Kazan” é classificado como um “”SSGN” é maior, mais bem armado, otimizado para atacar alvos em terra com um equivalente americano próximo sendo os 4 SSBNs que foram convertidos em “SSGNs” duas décadas atrás que normalmente embarcam mais de 100 “Tomahawks” lançados por silos verticais e até 24 torpedos lançados por 4 tubos que estão agora… Read more »

Bispo de Guerra

Então teoricamente o russo “espanca” o americano..rs.

Dalton

Do jeito que o “Helena” está, depois de quase 7 anos indisponível, não certificado para missão e possivelmente sem armamento ou sub armado sim.
.
Resta saber o que será feito dele.

THAUNO

Dalton você é expert em termos de frotas, como sempre parabéns, mais desta vez discordo que só terá o Helena na área, sabes que o DOD não deixa barato, e quando um russo como o KAZAN mostra bandeira em Cuba o DOD, fez a vai fazer o mesmo. Mesmo sendo o Helena, que é o dos menos preparados SSNs, lembre-se de Kennedy na crise.

JHF

Nada mais longe da Bahia de Habana (costa norte-oeste) que a Bahia de Guantanamo (costa sul-leste). Mostrar bandeira é uma coisa, a real brincadeira é quem está a espreita no estreito da Flórida para acompanhar a movimentação do grupo russo depois de sair da Bahia da Habana.

Dalton

Quase 1,5 milhão de cubanos e descendentes vivem nos EUA e a eles o governo americano permite enviar ajuda – além de outras brechas nas sanções – e o governo cubano se apropria de parte dessa ajuda então não é interessante para Cuba piorar ainda mais a relação que poderia também influenciar boa parte de cubanos e americanos que hoje são contrários ao embargo. . Em Cuba além da Pequena base naval dos EUA à área acima, Bahamas é palco para treinamento de submarinos da US Navy e o USS Helena recém saiu de um longo período de manutenção, necessitando… Read more »

Camargoer.

Ola Dalton. A gente precisa lembrar que a história entre Cuba e EUA foi sempre complicada. Podemos começar pelo apoio dos EUA ao ditador Fugencio Batista, que no fim foi deposto pela revoulação cubana. Fidel buscou se aproximar dos EUA, mas esta aproximação foi prejudicada pela tentativa de invasão da Baia dos Porcos… isso levou Cuba aos braços da URSS… uma barbeiragem da CIA (entre tantas). Dai, vem a crise dos mísseis e as tantas tentativas da CIA de assassinar Fidel.. Durante o período Obama, os dois países iniciaram uma aproximação, que seria ótimo para todos (menos para os radicais… Read more »

Dalton

Alguns políticos cubano americanos influentes e boa parte de cubanos vivendo nos EUA e conforme já conversei com cubanos vivendo no Brasil são ou foram contrários
ao término do embargo pedindo mesmo sanções mais duras.
.
Biden apesar de democrata como Obama não seguiu a política deste então a situação è bem complicada mesmo, “Baía dos Porcos” é apenas parte da equação mas também acho que futuramente se chegará a um consenso, mas, talvez não no que me reste de vida.

Bernardo Santos

Nunca vi um cubano vivendo em outro país falar que Cuba é boa, mais no Brasil tem gente que fala que Cuba é um exemplo de sucesso e que tudo é a mil maravilhas.

Camargoer.

RIso.. a chance de encontrar um brasileiro que reside no exterior que vá elogiar o Brasil também é pequena…

aliás, se escolher um comentarias aleatoriamente aqui da trilogia que irá falar bem do Brasil também é pequena

Dalton

Uma professora com quem conversei confiou-me que em público dizia coisas “boas” para não perder o emprego e ter que retornar, no mais
o êxodo cubano continua, mas, não se vê brasileiros por mais que falem mal do país saindo, ao menos não em grandes quantidades 🙂

Last edited 1 mês atrás by daltonl
Guilherme Lins

Com a diferença que não há brasileiros tentando sair desesperadamente do país.

Leandro Costa

Em relação à número de imigrantes ilegais nos EUA, Brasil só perde para Mexicanos e Cubanos.

Phil

Por enquanto!

Gabriel

Cuba é um país como qualquer outro, e qualquer coisa além disso não passa de bravatas politiqueiras de qualquer espectro político, não caia nessa bobagem.

Camargoer.

Olá Dalton, Eu imagino que estes políticos de origem cubana estão presos em uma armadilha eleitoral.. eles foram eleitos em torno desta base anti-castrista (ainda que Castro já esteja morto….). Abandonar esta plataforma eleitoral pode resultar na perda da cadeira parlamentar… É curioso como um político profissional precisa enfrentar um dilema eleitoral. 1) sendo eleito em torno de uma bandeira politica, há o risco de perder futuras eleições caso a bandeira seja abandonada. 2) por outro lado, o eleitorado é dinâmico e o ingresso de novos eleitores mais novos pode alterar a percepção eleitoral, tornando bandeira políticas que deram certo… Read more »

Dalton

Não muda o fato de boa parte dos cubanos, mesmo os que vivem no exterior, desejarem uma mudança de governo, que não é mais “castrista” apenas no nome porque nada mudou e pouco faz também para alguma reconciliação com os EUA ou seja os dois lados estão errados ou pensam que estão certos !

Alexandre

EDITADO:

PESSOAL, POR FAVOR, FOCAR NO TEMA DA MATÉRIA!

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Catulino Aguiar Cunha

Certo! Então que isso seja resolvido de uma vez por todas! Uma coisa é fato!: O presidente Putin não leva o menor jeito de arregalar; e a decisão já está tomada: ou tem um reequilíbrio de forças no mundo, ou o imbróglio de palavras, vai virar realidade!

Dalton

A Rússia que fique com Cuba e Venezuela, os EUA estão no momento participando de exercícios com parceiros asiáticos, europeus e sul americanos e está para começar o maior exercício naval do planeta, o “RIMPAC 2024” que provavelmente será tema aqui no “PN” !

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre, e vai ter direito a SinkEx com um Tarawa. Não faltou quem lembrasse da semelhança entre um Tarawa e um type 075…

Dalton

Bem lembrado Alex, mas, não “um” Tarawa e sim o próprio, retirado de serviço em 2009.
.
Dos 5 restará apenas o “Peleliu” retirado de serviço em 2015 e por alguns anos bem mantido, no caso de se necessitar reativar, mas, depois disso
passou a receber apenas o suficiente para não afundar sozinho e deverá servir como alvo em futuro “RIMPAC”.

Marcelo Baptista

Cara, me sinto nos anos 70/80, os dois se cutucando toda hora.
Um vem ou outro vai também.
Tem frota perto, manda alguns caças fazerem umas rasantes.
Resumindo, não mudamos nada de lá para cá.

Caravaggio

Guantânamo é uma excrecência americana no Caribe.

Alexandre Santos

O grande desperdício de dinheiro a olhos vistos. A geopolítica consome bilhões de dólares. Temos agora conflitos na Ucrânia, Israel e alguns conflitos menores na África e Ásia. Deslocamento de tropas para demonstrar apoio, só consome desnecessariamente mais dinheiro. O povo cubano, assim como Ucranianos e outros povos sofrem escandalosamente e aí cabe perguntar: De que serve a ONU? Se a raça humana colocasse o dinheiro das guerras a serviço do bem comum, hoje viveríamos todos em um paraíso. A sede de riquezas faz o ser humano maldito. Não poderia deixar de citar os trilhões de dólares que já gastaram… Read more »

Leandro Costa

Eu só não vou para Marte porque as pedras de lá são exóticas. Algumas são macias, outras voam, outras ficam grandes e tem até algumas que falam! Suspeito inclusive que algumas postem aqui.

OBS.: Visita de navios de guerra Russos em Cuba é comum e acontece de tempos em tempos.

Alex Barreto Cypriano

A paz está ao alcance: enviem a embaixadora (da cosméticos Estee Lauder) Ana de Armas que ela resolve tudo. Moça bonita. Tá faltando beleza nesse mundo.

Clésio Luiz

Um submarino chamado USS Helena. Será que existe algum USS Menelaus?

Dalton

Boa Clésio ! Como alguém que visitou Helena, capital de Montana, o que soube na época é que essa “Helena” nada tinha a ver com a mitologia grega 🙂

Tutor

Grandes coisas!!!!
Em 2072, quando nosso submarino nuclear estiver pronto, iremos enviar ele à Cuba também, em solidariedade e apoio ao regime democrático e benevolente que lá governa.