A Armada do Chile realizou a cerimônia de abertura da UNITAS LXV (65) a bordo do ARC Sargento Aldea, no porto de Valparaíso, Chile, em 4 de setembro de 2024.

O Chile está sediando a UNITAS deste ano, que conta com 17 navios/embarcações de guerra, dois submarinos, 20 aeronaves (asa fixa/helicóptero) e mais de 4.300 pessoas de 24 nações parceiras. As forças conduzirão operações na costa de Valparaíso, Chile, e em terra firme nas proximidades de Puerto Aldea, Chile, até 12 de setembro.

A UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo do mundo, com foco no aprimoramento da interoperabilidade em operações marítimas e anfíbias, visando fortalecer parcerias regionais existentes e criar novos relacionamentos que promovam paz, estabilidade e prosperidade.

O Comando Sul das Forças Navais dos EUA/Frota 4ª dos EUA é o componente marítimo do Comando Sul dos EUA participante do exercício.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A.Victor

Pelas fotos, o mar pareceu bem agitado durante os dias de exercícios! Fora a imensidão do pacífico. Guerras navais longe de costas terrestres, que já eram raras, acredito que serão menos ainda no futuro.

Gilmar Leal

Bom dia. Achei as fotos horriveis, sem qualidade e em sua maioria contra a luz…

comenteiro

Muito bonitas mesmo. Vale como fundo de tela!

Burgos

Pergunta:
Quais os meios da MB participando?!

Dalton

Fragata LIberal e helicóptero Super Lynx Burgos, aliás, atendi já seu pedido na outraa matéria sobre o Almirante Karam.

Burgos

Valeu Dalton;
Obrigado 👍

Dalton

Fim de linha para o USS Germantown (LSD 42) que será retirado de serviço no próximo ano com 39 anos.
.
Aparentemente chegou-se a um acordo entre o Congresso, US Navy e USMC sobre a necessidade de manter 31 navios anfíbios “clássicos” e sábado passado foi comissionado
o último LPD Flight I o USS Richard M. McCool Jr, navio maior e mais capaz que o “Germantown” assim como serão os Flight II em construção que eventualmente substituirão os demais antigos “LSDs”.

Ozawa

A aeronave na foto é um F/A-18A+ do VMFA-112 (Marines), codinome “Cowboys”, que planejam conversão para os F-35B até o fim dessa década …

Dalton

Trata-se de um esquadrão da reserva que vem demonstrando a capacidade que os reservistas, após um breve período de readaptação, alcançam os mesmos níveis do
pessoal de esquadrões da ativa.
.
Esse esquadrão também tem operado com aeronaves “Hercules” do USMC no sentido de criar doutrina onde ao invés de retornar a base seria reabastecido e remuniciado a partir de uma pista de voo completada rapidamente.

Franz A. Neeracher

Pelos planos atuais; a conversão do VMFA-112 (USMC Reserve) para 10F-35B está prevista para 2030-2031.

E o esquadrão mudará de Ft.Worth/TX para Beaufort/SC.

Roberto Machado

Há uma errata no texto.
A Unitas é a 45ª (LXV em Romanos) ? , saiu publicado “Unitas 65” (LXV em romanos)
.

Last edited 1 mês atrás by Roberto Machado
Franz A. Neeracher

O texto está correto.

É mesmo a UNITAS LXV (65).

É o exercício multinacional mais antigo do mundo.

45 em romanos seria XLV

Burgos

Bom dia Franz a UNITAS 45 foi quando ?!
Se foi em 2000 eu participei dela quando servindo na F44

Last edited 1 mês atrás by Burgos
Franz A. Neeracher

Oi Burgos A UNITAS 41 foi em 2000. Participantes: Armada Argentina: Contratorpedeiro ARA Almirante Brown (D-10), ARA A Argentina (D-11) e ARA Heroína (D-12), Corbetas ARA Spiro (P-43) e ARA Parker (P-44), Navio Logístico ARA Patagonia (B-1) e Navio multipropósito ARA Ponta Alta (Q-63), mais diversas aeronaves e elementos de Infantária da Marinha. Marinha do Brasil: Fragatas Independência (F44) e Rademaker (F49), Petróleiro Almirante Gastão Motta (G23) e Submarino Tapajó (S33). Armada dos Estados Unidos: Cruzeiro USS Ticonderoga (CG-47), Contratorpedeiro USS Hayler (DD-997), Fragata USS Klakring (FFG-42), Navio de desembarque USS Tortuga (LSD-46) e Submarino USS Montpelier (SSN-765). Marinha Nacional… Read more »

Dalton

Oi Franz o Burgos perguntou pela “45” que foi em 2004 e curioso é que na “wiki” o “Almirante Gastão Motta” está como “Petróleiro”, se o “MO” estivesse ainda comentando por aqui não deixaria passar 🙂

Franz A. Neeracher

Sim, havia entendido….mas como ele participou em 2000, então foi a “41”.

Pelo que entendi, ele participou em 2000 e não em 2004.

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Dalton

Perfeito Franz, até porque depois disso ela ficou inativa durante o “ModFrag” só retornando ao serviço em 2005.

Burgos

Foi essa aí mesmo 👍
Obrigado Franz