Em viagem pelo Ártico, navio cargueiro reduz à metade tempo de entrega da China à UE

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Um navio porta-contêineres com carga da China completou, pela primeira vez, uma rota ártica até o Reino Unido, cortando pela metade o tempo de trânsito de sua carga rumo à Europa.

O navio chamado Istanbul Bridge, pertencente à linha marítima Sea Legend, zarpou do porto de Zhoushan e chegou ao porto de Felixstowe, no Reino Unido. A viagem, originalmente prevista para cerca de 18 dias, sofreu um atraso de dois dias por conta de uma tempestade próxima à Noruega, mas ainda assim foi concluída muito mais rapidamente do que as rotas tradicionais — que levam entre 40 e 50 dias via Canal de Suez ou ao redor do Cabo da Boa Esperança.

A bordo, estavam veículos elétricos e painéis solares destinados à Europa. Além de Felixstowe, o navio deve fazer escalas previstas em países como Alemanha, Polônia e Holanda.

A rota usada foi a Northern Sea Route (Rota do Norte), inteiramente por águas árticas dentro da zona econômica exclusiva da Rússia. Essa rota tem se tornado navegável graças ao fenômeno do derretimento do gelo provocado pelas mudanças climáticas.

Essa iniciativa faz parte da estratégia da China de diversificar suas rotas de exportação para a Europa, em meio à queda das vendas para os EUA e ao aumento de 14% das exportações chinesas para a Europa observadas em setembro.

Apesar dos ganhos de tempo, o transporte ártico ainda carrega riscos — como condições meteorológicas extremas e imprevisibilidade no gelo marinho.■

 


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Carlos Campos

Ruim para Singapura, que perderá nas vendas de combustível e movimentação de carga. além de ser ruim para a Coreia do Sul que terá um mar mais agitado e poderá trazer um ataque da China bem mais forte em caso de guerra, ótima para China, que economizará milhões em combustível, além de ser bom pra Rússia que venderá serviços para esses navios, além de que poderá controlar o fluxo de navios, os Europeus e Americanos terão que pedir permissão nos meses mais frios.