A declaração atribuída ao Ministro Jobim (“Eles poderão atuar em áreas não jurisdicionais brasileiras. Aqui não entra!”) e publicada pela agência de notícias Reuters gerou bastante polêmica. No entanto, o governo dos EUA age exatamente no sentido contrário. Desde os tempos de Theodore Roosevelt, os EUA “falam baixo, mas carregam um porrete grande (big stick)”

Leia a seguir trechos do “post” publicado pelo Blog Naval em 3 de julho do ano passado, sobre o envio de uma Forças-Terefa para a costa do Brasil durante a Revolução de 1964. Ela mostra a ativa participação do então embaixador norte-americano no Brasil, Lincoln Gordon, numa intensa campanha encoberta de intervenção dos EUA.

Por isso, Gordon sugeriu o envio de uma força-tarefa naval para manobras no Atlântico Sul, “trazendo a frota para uma distância de poucos dias de Santos”. E completou: “Um porta-aviões seria mais importante para efeito psicológico“. O embaixador reforçou a solicitação garantindo: “Essa mensagem não é uma reação alarmista ou de pânico em relação a qualquer episódio. Ela reflete conclusões conjuntas dos mais altos funcionários dessa embaixada com base numa cadeia de ações e informações de inteligência”.

O seu pedido foi aceito exatamente no dia em que o golpe militar foi desfechado. A Casa Branca ainda não sabia sobre a deflagração do golpe quando o Pentágono e a CIA enviaram a Gordon, através do Departamento de Estado, um telegrama contando que estavam despachando para as vizinhanças de Santos um porta-aviões, dois destróieres com mísseis guiados, outros quatro destróieres, duas escoltas de destróieres, navios-tanque, e cerca de 110 toneladas de munição e bombas de gás para controle de massas, e gasolina. “O transporte aéreo (para Campinas) será feito entre 14 e 36 horas”, dizia o despacho, “e envolverá dez avios de carga, seis aviões-tanque e seis caças.

Para ver o “post” completo, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Só poço pensar que o Jobim é o irmão bastardo do super-homem, quando afirma “que aqui eles não entram”….
Sds.

José Carlos de Albuquerque

Sinto muito Jobim, aqui eles não entram?:” whishful thinking “; entram sim, e com aplausos dos covardes entreguistas!!!! Só não entraria se tivessemos FAs de verdade, dispostas e equipadas para defender os interesses do povo brasileiro – certamente teriam se armado se quisessem, sempre tiveram o poder e dinheiro não faltou!!! É muito mais fácil e cômodo torturar e matar brasileiros – esse povo pobre, nojento, asqueroso, burro, que nem fala inglês ainda, apesar de tantas camisetas com dizeres em inqlês, lindas bandeiras americanas estampadas nas suas camisetas e até chorarem ao ouvir o hino nacional americano, mas ainda fala… Read more »

RodrigoBR

É Baschera, li no defesanet que a “festa da cavalaria” foi um vexame. Dois carros de combate atolaram ou quebraram e tiveram que ser rebocados nas barbas do Jobim, que assistia, e demais autoridades.

edilson

Senhores o Jobin está certo, se 4ª frota ousar entrar nas águas jurisdicionais brasileiras o nosso submarino(1 operacional) vai dissuadí-los. aliás diga-se de passagem, se for preciso vai até disparar os MK-48 que adiquirimos justamente deles…
so não vê quem não quer!!!

GustavoB

Não vejo nenhuma novidade, é notícia requentada para fomentar a exaltação entre os foristas. Tenho a acrescentar é que enquanto esse plano de intervenção estava em andamento (que foi bem mais amplo que essas linhas colocada por um blog na internet), também estava o plano para matar o ex-presidente João Goulart, a quem não foi concedida nem a final dignidade de morrer em sua própria pátria. Vale também ressaltar quanto nacionalista foi a “Revolução de 64”, que submeteu sim o país ao jugo norte-americano. Esperneiem à vontade, mas a verdade é essa. PS: RodrigoBR, onde você leu que a Festa… Read more »

Bosco

Temos hospitais sem médicos, caindo aos pedaços, sem material e equipamento. Temos escolas sem professores, sem livros e sem material de qualquer espécie. Polícia idem. Forças armadas então nem se fala. Temos sindicatos que só fazem greve por salário e horas trabalhadas. Por que sindicato no Brasil não faz greve geral para reivindicar saúde, segurança e educação, em prol da sociedade como um todo? Que instrumentos reais de “pressão” a sociedade possui para exigir seus direitos. Escrever para os “nossos representantes no congresso?”. Estamos sem pai nem mãe e temos que reclamar para o bispo.

Antonio M

São épocas e situações diferentes. Em 1964 os EUA estavam preocupados com a influência da URSS, já que Cuba havia implantado o regime coumnista. Hoje em dia o problema é relativamente menor e baseado em evidências e probabilidades, principamente com Hugo Chaves tornar a Venezuela uma porta de entrada de terroristas islâmicos principalmente. Minha tristeza particular não é com a atitude dos EUA que faz seu papel no que tange a preservar seus interesses e não vejo motivo nem possibilidades de uma intervenção militar deles por aqui. São os políticos do Brasil e o governo que tanto querem agradar “gregos… Read more »

edilson

Tá ai senhor Antonio. concordo consigo. mas tem um outro agravante, quem tem condições e deveria protestar não o faz. eu chamo a estes especilamente falando das FA de porta medalhas, sejam generais do éxército, brigadeiros ou almirantes. Na minha opinião há exceçoes, como o brig. Saito( considerado um intojo pela veja) e o general Heleno que botou a boca no trombone, no entanto, a maioria é subserviente e acomodada. como que a FAB adiquire o Mirrage 2000 tendo em andamento um programa de padronização dos caças no qual o F-5 Br possui características melhores que os mirrages? Quem aprovou… Read more »

ricardo

Muito coerente e pontual o comentario de Antonio M, concordo plenamente com seu ponto de vista, principalmente quando se refere a classe politica brasileira, na maioria, um bando de oportunistas irresponsáveis! E quanto aos norte-americanos, quando eles querem, eles entram. As portas estão abertas!
Sds.

Antonio M

Ok Sr. Edilson. Mas o problema com os militares foi a ditadura onde o regime de exceção e as torturas ainda lhes causam no mínimo constrangimentos. E também se não tivesse permitido nesse período a falência do ensino público, obrigando cidades e estados a manterem os níveis como fizeram em seus colégios militares e instituições como o ITA, a história poderia ser diferente. Hoje abriu-se espaço para militares com afinidades para a política mais preocupados com as cerimônias do que com outra coisa. Caso não tenha lido essa matéria recomendo-a a todos: “O Horizonte é Verde Oliva” http://www.defesanet.com.br/zz/toa_vo.htm e destaco… Read more »

Antonio M

Obrigado também pela deferência Sr. Ricardo.

Tito

Meus amigos a verdade é uma só as FAAs não tem vergonha na cara e os politicos são os mesmos só muda o partido.

marujo

Amigos, vou pegar uma carona nessa discussão para um assuntos importante: a Venezuela confirmou a compra de 24 jatos de treinamento K-8 (da Índia e Paquistão); 10 aeronaves de transporte estratégico IL-76; dois IL-78, de reabastecimento aéreo; 10 helicópteros MIL 28 NE, de ataque. As informações são do Sistemas de Armas (brasileiro) e Fav Clube (venezuelano). Só não sei se os submarinos Kilo 636 foram adquiridos na última viagem do presidente Chaves à Rússia. O mesmo Fav Clube confirma que os quatro patrulheiros de alto mar comprados novos à Espanha são, na verdade, frgatas leves e seu indidicativo visual é… Read more »

Brazilian Eagle

Sindicalistas, fazem o serviço sujo para o Estado e instituições privadas, em troca de tantos dinheiros, bando de safados, parasitas, conspiradores oportunistas que exploram à boa fé dos trabalhadores, daqueles que realmente produzem nestes País,!!! Mas o que é pior, têm licença para isso: embora não sejam todas, mas são tantos os relatos de igrejas que abrigam, pedófilos, aproveitadores de mulheres, exploradores da boa fé do povo brasileiro – os quais, cansados de sofrer, buscam a Deus, na esperança de um milagre para os aliviar de tantos sofrimentos – e encontram alí os inúmeros safados e oportunistas, apenas esperando a… Read more »

Brazilian Eagle

JÁ COMEÇOU,… OS NORTE-AMERICANOS NÃO RECONHECEM A CONVENÇÃO SOBRE AS ÁGUAS TERRITORIAIS DE 200 MILHAS, PARA ÊLES, ISSO NÃO EXISTE E POR ISSO ENTRAM SEM AUTORIZAÇÃO DE NINGUÉM E AINDA SAEM COM O PETRÓLEO!!! POR ISSO QUE A 4A. FROTA FOI ATIVADA, PARA FISCALIZAR A ÁREA CONTRA A PIRATARIA BRASILEIRA E CAUSAR PÂNICO EM ALGUNS!!! PORTANTO, NÃO RECONHECEM A SOBERANIA BRASILEIRA SOBRE AS 200 MILHAS DO MAR TERRITORIAL. TUDO INDICA QUE OS NORTE-AMERICANOS E SEUS ALIADOS JÁ ESTÃO TOMANDO POSSE DO PETRÓLEO E NÓS VAMOS VER NAVIOS!!! (Fonte: Estadão de hoje)
SDS.

igor

A fonte ja diz tudo. =P

marcelo

…CONDUCTS THE FULL ESPECTRUM OF MARITME SECURITY OPERATIONS…THAT PROMOVE COALITION BUILDING AND DETER AGGRESSION…agora o pior para os CUMPANHERO: TO PROMOVE PEACE,STABILITY AND PROSPERITY…

AJS

Posto aqui por não ter encontrado o tópico nos mais recentes do blog.
“A Marinha do Brasil, expediu nota com explicações acerca do novo navio de apoio ao PROANTAR, está no site alide.com.br.

Brazilian Eagle

That’s really funny, so to speak, “to promote peace and estability”, they’re famous for their terrorist actions, history speaks for itself. They don’t respect the laws within their own country, how can one expect them to compply with international laws??? We can do that all by ourselves, we are the ones, naturally chosen to promote peace and estability within the South American continent, yet at our own pace and way. Who’s promoting agression against Equator, needless to say that there’s an American military base in Colombia, all they want is political instability in South America, so that they can justify… Read more »

Brazilian Eagle

Just a correction, please read “poor English”!

Raphael

Brazilian Eagle, what a load of crap! Your enemy is not the United States, but your own corrupt government. While you worry about grandiose schemes and conspiracy theories about the sole Super Power invading the Amazon (why would they want the Amazon?), your own government is so incompetent that crime is raging unopposed and Brazilian school children are left to the fleas. While you worry about the U.S., your politicians have a good short and long term plan. Too bad that plan is not to improve the living standard of your people, but to improve their own, already filled pockets.… Read more »

PAULO

Depois da informação de que os EUA não reconhecem o mar territorial e da discussão ontem na câmara acerca de eventual exploração de petróleo por estrangeiros na camada pré-sal, (até pelos eua) fica claro que muito mais importante que o desenvolvimento de um sub nuclear seria a conclusão do programa de veiculos lançadores de satélite VLS (na verdade misseis de longo alcance disfarçados, como se sabe) e a obtenção da tecnologia de ogivas e ogivas multiplas (a qual acredito que o Brazil já domine EM PARTE desde o inicio da década de 80, mas “sem falar ou dar bandeira” pra… Read more »

Antonio M

Não creio que um sub nuclear e um ICBM faça tanta diferença assim mas, que traria certo respeito, traria sim. Apesar de reativarem a unidade, ainda não creio que os EUA patrocinem confrontos militares por aqui, ainda mais com o que estão gastando no oriente médio. O Brasil perde uma grande chance se não marcar uma posição. Enquanto quisermos vender para americanos e europeus mas ao mesmo tempo fazer de conta que as farc e Hugo Chaves são folclore, estamos sujeitos a tropeçar feio mesmo. Hugo Chaves com seus gastos em renovação de equipamentos e a parceria com as farcs… Read more »

GustavoB

Por isso é que devemos ter primeiro os patrulhas e os submarinos, ao mesmo tempo em que se mantém e investe na renovação e em novos meios para o GT que temos. Depois, com mais os P-3 em operação e o grupamento aéreo do SP modernizado, podemos pensar em ampliar realmente a frota. Um passo de cada vez… o que não pode é andar para trás. Pelo menos é o que pensa o leigo.

Rodrigo

Olha… A gente não consegue pegar um mosquito!

Tito

Só sei de uma coisa as FAAs estão na Lama e ninguem do alto comando militar está fazendo nada por quê?

AJS

É preciso saber diferenciar as coisa, a ONU reconhece 200 milhas de mar como zona econômica exclusiva.
As 12 milhas, são mar territorial, nesta, o trânsito é ou não permitido pelo país soberano, já a ZEE, permite ao país explorar os recursos com exclusividade e eventualmente autorizar outros a fazê-lo, mas, não poderá ele impedir o livre trânsito de embarcações, sejam civis ou militares.
Por outro lado, o Brasil é signatário de compromisso que o impede de produzir ou possui mísseis com alcance superior a 300 km.

AJS

… as coisas…

Wagner_ASW

A economia do Tio San vai mal. E para melhorar esse quadro, acho que ele esta em busca de novas guerras (ou disputas por uma causa tôla), para alavancar a industria bélica e geras novos empregos. O Iraque foi o começo, mas não deu muito certo! Quem sabe o Brasil seja o proximo passo para os EUA alavancarem sua economia, gerar empregos e ganhar alguma coisa em troca ainda (quem sabe eles levam a Amazonia nessa)… “O Brasil realmente dorme em berço explendido”!

Raphael

Muito boa sua analise Wagner_ASW, pena que eh totalmente errada. A economia da America desacelerou, mais nao esta nada mal. Ao contrario. Outra coisa eh que os E.U. nao tem nenhuma vontade de atacar o Brasil. Ao contrario do que voce pensa, ir a guerra hoje em dia nao ajuda a economia. Para que o E.U. iriam querem a Amazonia?? Madeira? Os brazucas estao fazendo um bom trabalho em desmatar a floresta e vender a madeira aos E.U. a preco de bananas! Minha sugestao: Pare que querer achar culpados para a palhacada que eh o Brasil, sendo Portugal, Inglaterra, E.U.A..… Read more »

Marco

E se o Brasil tivesse 1500 caças e 20 submarinos?

marcos

eu tenho videos e fotos de navios pesqueiros saindo de maine USA pra pescar em aguas brasileiras e nunca encontraram com uma embarcacao costeira brasileira nem sequer para checar informacaoes sobre as embarcacoes q sao em torno de 180 navios pesqueiros americanos e que nunca foram perturbados pela marinha brasileira. esses pesqueiros nem sequer sabem se o Brasil possue tal mainha(costeira). so souberam q possue submarinos porque estavam aportando sem permissao numa ilha brasileira onde tem “seguranca” (patrulha brasileira ) para empedir a entrada ou “filmagem de qualquer curioso” sobre a ilha!!!a seguranca do Brasil no ar-mar-e terra e so… Read more »

marcos

desculpem !!e marinha e naum mainha!!!como disse os navios pesqueiros americanos tiram milhoes e milhoes de dollares das aguas brasileiras e o Brasil ainda naum sabe disso!!!uma verdadeira lastima!!esses milhoes e se naum for bilhoes de dollares retirados das aguas brasileiras poderiam estar sendo usados hoje para o aparelhamento e estruturamento e manutencao de nossas forcas armadas!!
sds!

Daniel Camilo

Eu lí esta matéria no yahoo: Reservas brasileiras de petróleo podem ser questionadas por alguns países Qua, 14 Mai, 05h49 Rio de Janeiro, 14 mai (EFE).- O presidente da Agência Nacional de Petróleo do Brasil, Haroldo Lima, advertiu hoje que as reservas que a companhia petrolífera Petrobras descobriu no oceano Atlântico podem ser questionadas por países que não reconhecem o limite de 200 milhas para as águas territoriais. PUBLICIDADE Lima, em um comparecimento à Câmara dos Deputados, disse que é necessário levar em conta o risco de alguns países não reconhecerem o direito do Brasil nas reservas descobertas nos últimos… Read more »

Antonio M

“…Aviones chinos de entrenamiento tienen capacidad de combate.
Gobierno nacional negociaría compra de 24 aeronaves para la Fuerza Armada
MARÍA DANIELA ESPINOZA
EL UNIVERSAL

El Karakorum 8 (K-8) que comprará el Gobierno nacional a China, es un avión multipropósito que no sólo sirve para entrenar, también sirve para combatir. Si bien la formación de pilotos es su función principal, puede emplearse para combates aéreos o en apoyo a las unidades de superficie, ya que cuenta con los dispositivos necesarios para adaptarle misiles aire-aire y aire-tierra….”

http://www.defesanet.com.br/0805_rfbr/00002.htm

E enquanto isso Chaves vai se armando. Para enfrentar os EUA? Que nada !!!

Brazilian Eagle

Que absurdo!!! Sr. Raphael, as economias do mundo inteiro, exceto algumas, que se pode contar nos dedos de uma mão, estão em crise devido à incompetência do governo dos EUA em administrar as suas crises econômicas – que, à propósito, não tem políticos corruptos, só os famosos Lobbies, bonzinhos!!! Como pode um País, como os EUA, de Boing, que fabrica aviões de guerra e etc…, IBM que adora fabricar computadores de bordo para os caças da Boing e companhia, para os navios de guerra em geral, bombas inteligentes de modo geral e etc…Ericson Corp. para…e um sem número de empresas… Read more »

Bosco

Raphael, então o culpado do 11/9 no WTC são os americanos? E os americanos se consideram um legítimo alvo dos terroristas? Como os americanos (parece que você seja um) vivem em um país democrático e elegem seus representantes que implementam uma política que de algum modo atrai ações terroristas contra os EUA e contra seus cidadãos, podemos entender pelo seu comentário que vocês (americanos) não são vítimas inocentes e sim um alvo legítimo. Achar que os brasileiros (formada por uma maioria ordeira, honesta, trabalhadora e por vezes sofrida) são os culpados pela corja de infames que estão nos altos postos… Read more »

Brazilian Eagle

No texto acima, por favor, leia-se The Boeing Company e Ericsson Corporation.

Brazilian Eagle

Do you know what, just leave us alone!!! We can take care of ourselves, very well: if there’s a thing we don’t need are certain kinds of foreingn parasites who take blood out from dead dogs, like Americans, for instance, you should either go home or stay right there, if you are in the States, you’re not a guest!!! Your ideas, unfortunately, are that of the average Americans, totally ignorant, brain washed, don’t really know what goes on ouside of the US!!! By the way, what kind of world geography textbook school children have been thought in your country??? Amazon… Read more »

Bosco

Correção: (parece que você é um) e não (parece que você seja um)

Raphael

Puxa vida, meu Q.I. caiu depois de ler isto, estou pasmo. Nao vou nem responder a isto por que vejo que nao importa o que eu escrever mesmo tendo provas concretas de que eu estou certo. Os fatos seriam jogados de lado e a fertil imaginacao de certas pessoas, que acham que tudo na internet eh verdadeiro, sempre vira afrente.

Eh lastimavel.

Brazilian Eagle

Raphael, sinto muito que seu Q.I. que já não era tudo isso, abaixou mais ainda, como pode você afirmar que os EUA, não estão interessados em se apropriar da Amazônia, além de tantas outras grandes bobagens!!! Veja os fatos no New York times, jornal do seu próprio País, o que o candidato a presidente disse: “…contrary to what Brazilians think, the Amazon is not their(Brazilians)property, it belongs to all of us, “Al Gore, said in 1989,” then a senator”. (defesa@net em 18/05/2008) Isso é fato!!! Você não tem prova concreta/ou argumentos convincentes, coisa nenhuma: essa é a explicação da queda… Read more »

Raphael

Por favor, continue, por que esta sendo muito divertido vendo voce cavando sua propria cova. Me fale, o ataque nas torres foi o Bush que armou?

Brazilian Eagle

Se você está me perguntando, é porque voce mesmo não tem certeza que não foi, me permite inferir que você pensa que foi, logo…um abraço…não vou mais perder tempo com você…Você é muito fraquinho!!!

Raphael

And you, sir, are very gullible! Uma sugestao, tem muita coisa na internet que nao eh verdade, nao acredite em todas.

[…] Sir Jonathon Band, complementou: “esses navios são um instrumento de poder nacional, o ‘big stick’ que pode ser brandido pelo governo em áreas de interesse estratégico, para influenciar, coagir e […]