p47.jpg

Terminamos mais uma enquete do Poder Naval, com a pergunta: “O Brasil deveria criar uma Guarda Costeira, deixando a Marinha com as tarefas eminentemente de combate?”.
Até o fechamento deste post, foram 600 votos, sendo 75% deles a favor da criação de uma Guarda Costeira para o Brasil e 25% contra.
Na década de 1980, o então Ministro da Marinha Alte. Maximiano, propôs a criação da Guarda Costeira, pois tinha convicção de que o poder de polícia no setor marítimo, fluvial e lacustre vinha sendo exercido pela Marinha de forma precária.
A controvertida tentativa do Alte Maximiano não obteve êxito: seus sucessores e com eles a maioria esmagadora da Marinha, se opuseram ao projeto, que foi retirado do Congresso para “novos estudos” e, a partir daí, esquecido.
Sendo assim, a Marinha continua empregando seus minguados recursos, que poderiam ser usados na modernização de seus navios de guerra e aeronaves, na construção de mais navios-patrulha, que têm pouquíssimo valor militar.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

Defendo a criação de uma Guarda Costeira competente, como as dos Estados Unidos e Canadá, onde eles saem para cumprir uma missão de repressão ou salvamento e resolvem o problema. Pertenci a Marinha Mercante no passado e pude constatar que no exterior elas funcionam a contento. Também já testemunhei muitos casos de ineficiencia da Marinha do Brasil exercendo esta função. Na realidade, o jovem é pouco informado da realidade da Marinha e quando do seu ingresso, ele pensa em viajar pelo mundo e quando vê a realidade, desfaz-se o sonho. Com uma Guarda Costeira, o jovem quando de seu ingresso,… Read more »

Ozawa

“VOX BLOG…, VOX DEI…” ainda assim, reitero comentário incidental a respeito, postado anteriormente: “Ozawa em 04 Set, 2008 às 17:05 Quanto a enquete ao lado, tecnicamente, eu tenderia à uma G.C., e subordinada ao Ministério da Justiça e não à Defesa, uma espécie de Polícia Federal Naval. O problema é que certamente seria um órgão de vigoroso peso político, forte lobby junto aos congressistas, uma tendência das forças de segurança pública da União Federal, que demandaria (e receberia como seu congênere terrestre, na concepção sugerida, a PF), muitos recursos em material e pessoal, o que geraria um “melindre” com a… Read more »

Marcílio Dias

Se a Marinha gasta de 20 a 40 milhões de dólares para construir um navio-patrulha, deveria construir navios polivalentes, que também servissem para a guerra.
Preparar navios-patrulha com sistemas prontos para receber mísseis antinavio em caso de guerra seria o mínimo, além de dotá-los de UAVs e MAGE.

joao

Guarda costeira?? Considero um milagre que com o trocado e as migalhas que dao a MB,esta ainda exista. Ao passo que vao as coisas,ate a Guatemala vai deixar o Brasil pra traz. Guarda costeira e para pais serio na defesa,como por exemplo o Chile ou a Venezuela. No Brasil,como sempre,tudo nunca passa de sonhos e aspiracoes. Infelizmente hoje e no futuro o Brasil sera o pais do futuro. Olhem so o exemplo de 7 deSetembro. Tanto teatro,planos,discussoes,mas no final,como sempre,nada. Um pais deste ter guarda costeira? Ate a Jordania comprou F-16,mas claro,as sucatas de F-5 que substituiram acabaram aonde? Agora… Read more »

konner

Concordo com o Sr. Ozawa.

Walderson

Galera,
não vi ninguém comentar que criando-se uma Guarda Costeira à parte um pouco da verba da Marinha será retirada pois ela não exercerá mais a função. Então, dará na mesma. Se fôssemos ter mais verbas compatíveis com a nova função a ser criada, eu concordaria, mas como sei que não será assim, sou contra. Se viesse mais verbas, penso que deveria ser feito como o amigo Marcílio Dias acima disse.
Um abraço a todos.

edislon

Minha cruzada continua.

criar a guarda costeira subordinada a Marinha e efetivar de forma séria o papel de uma marinha de guerra.
Um erro não justifica o outro.
é preciso seriedade em termos operacionais e nos recursos necessários para estes.
nãos e pode justificar o erro de não se ter o orçamento para uma marinha para não criação de uma guarda costeira de verdade e uma marinha de verdade.
é preciso ter sim ambas forças sérias, aparelhadas e bem preparadas.
dinheiro o nosso país tem, o que está faltando são heróis e não medalhas…

Fábio Max

Uma guarda costeira.

Estrutura Civil? Mais cargos em comissão e politicagem, superfaturamento para comprar lanchas sem qualquer possibilidade de aplicação militar de verdade, sem contar casos de arapongagem.

Algo assim seria uma desculpa para abandonar a Marinha de uma vez por todas e ainda dar emprego para um bando de vadios, tratando de facilitar o contrabando ou, pior, o roubo de riquezas nacionais.

Eu prefiro a Marinha do Brasil, com sua estrutura militar que mal ou bem garante o mínimo de honestidade e bom senso na aplicação dos parcos recursos.

molleri

A MB foi contra, na época, porque a verba para a criação da GC seria retirada do mísero orçamento da Marinha, ou seja, não haveria recurso novo.

Vassily Zaitsev

Sou a favor de uma Guarda Costeira, pois policiamento, controle de contrabando e poluição não são serviços para uma Marinha séria. Se criada fosse, seria controlada pslo Ministério da Justiça e não pela Defesa. Deveria ter orçamento próprio desde o prelúdio (início) . A MB cabe as tarefas puramente militares, ofensivas ou defensivas. Mas nem para isso ela tem verba, pois os navios vivem parado no porto, so saindo para os desfiles comemorativos, quando o estado do maquinário permite.

João-Curitiba

Que tipo de equipamento a GC norte-americana possui?

Bosco

Me desculpem os adoradores dos FACs (navios de ataque rápidos) super armados, mas este NaPa (Gurupi) é meu sonho de consumo para a futura Guarda Costeira Brasileira. Uns 30 “parecidos” com ela são super bem vindas.
Aí é só termos uma dúzia de NaPaOc com um hangar para um helicóptero e estaremos bem servidos .
Um abraço à todos.

Nunão

Bosco, acho os Gururu muito bacanas, mas creio que os NaPa 500 não são nada mais do que uma revisão das necessidades de NaPa após a experiência de mais de década com essa classe.

O dobro da deslocamento faz diferença na resistência estrutural, no conforto da tripulação etc.

Bom, espero que faça…

Marcelo Ostra

Uma coisa importante: Antes de e pensar em GC, seria importante uma legislação clara sobre que é o que e quem faz o que no mar

Se reararem não ha nada na lei que ampare a MB neste sentido

MO

Bosco

Nunão,
também acho que 500 no lugar de 200 faz diferença e grande, por isso disse “parecidos”. Se forem maiores, melhor ainda. Me referi especificamente ao armamento que acho bem razoável para a função (embora um Trinity seria preferível).
Um abraço!

Bosco

E se espremer bem dá pra deixar previsto a condição de colocar um radar de busca combinada (ou um 3D), um radar de direção de tiro para o canhão (se for o 3D não precisa), uns lançadores de chaffs/flares, um MAGE, umas calhas para minas, uns 4 SSMs, uma alça multiespectral, um sonar “de casco” modular montado de lado com já vi em algum lugar, um sonar rebocável, uns tubos de torpedos,… ufa! Chega! Mais um pouco e o navio afunda.
Os Tomahawks e os Standard SM3 ficam para a próxima modernização…rsss.

Smedley D. Buttler

E comida que é muito importante.

Tripulação bem alimentada trabalha bem e feliz.

É duro ver em todo o navio da MB o pessoal comendo todo dia a mesma coisa de sobremesa: Melancia L

Fora que durante a semana se come “ada” quase todos os dias: feijoada, rabada, buchada….arghhh

ivo rodrigues

Vamos criar logo nossa Guarda Costeira, para que a mesma fiscalize as embarcações e deixe a Marinha fazer outro papel em nosso glorioso Brasil.

Boa sorte

Dragão do Mar

Bom acredito, que a criação da Guarda Costeira Brasileira ira melhorar muito a situação da costa Brasíleira, teriamos uma mior proteção de nossa costa, contra traficantes, contrabandistas, alem de poder termo uma situação de proteção de nossas embarcações em nossa costa, bem com salvamento e etc. Os membros da Guarda Costeira Brasíleira poderia ser treinada nos centros de formação das Marinhas Mercantes e Grupamento de Fuzileiros Navais. Acredito se houver uma mobilização poderia se criada a Guarda Costeira Brasileira, que tambem poderá proteger os santuarios ecologicos Brasileiros tanto na costa como no alto mar. Revira e mexe as prefeituras estão… Read more »

Fern

Alo!
Eu gostaria de saber se voces tem alguma foto da torre do farol que existe no Atol das Rocas.

Eu faco cenarios para o Simulador de Voo da Microsoft e gostaria de colocar a torre, as ruinas da torre original e a casa do faroleiro. Infelizmente as duas fotos que achei na Net foram tiradas de muito longe e nao da pra ver nada direito.

Se alguma foto estiver disponivel, sera muito apreciada.

Obrigadissimo

Fern

Patrick

Bom meu nome é Patrick Dymon de Oliveira, tenho 17 anos, nasci no dia 19/05/1991
moro em Garuva – SC gostaria de entrar pra
guarda costeira nao consigo contato
nenhum alguem pode me ajudar??
entre em contato: patrick_daimon@hotmail.com

Marcelo Ostra

Patrick, amigo, vc gostaria de entrar para guarda costeira de que pais ?

O Brasil (se foi essa sua opção) naõ tem guarda costeira

MO

ridson ceará

meu sonho era poder salvar vidas e ajudar o mundo também

Leando Silva Zilli

Boa tarde, gostaria de ser GUARDA COSTEIRA, SOU SALVA-VIDAS A 2anos, trabalho 4 anos na profissão, e quero conpartilhar minhas atividades com voces obrigado.

joão gabriel

eu asso que seria bom ter uma gurda costeira no brasil

Lourenco

O unico país com GC é os USA!!!Duvida? Todas as outras são arremedos sem as possibilidades reais de atuação. Deve-se lembrar que a GC demanda mais meios aéreos do que de superfície, a exemplo dos USA. Assim não é mera transferencia de navios de pequeno porte e lanchas que irão criar a GC. O Reino Unido- exemplo naval- não dispõe de GC. Infelismente, a maioria que trata e opina sobre o assunto não tem dados para melhor avaliação. A exemplo, na queda do avião da Air France, nenhuma GC, à exceção dos USA estaria capacitada a operar a essa distancia… Read more »

Dalton

Lourenço,

só complementando o que vc escreveu, a Guarda Costeira americana muitas vezes envia seus cutters maiores, aproximadamante do tamanho de uma fragata, em missoes a lugares distantes, como Kosovo , Georgia , Golfo Persico, etc , operando independentes ou em companhia de navios de guerra da marinha americana.

Um destes cutters chegou a operar com misseis harpoon, mas que foram retirados devido a contençao de despesas, porém ficou provada a eficiencia do uso destes caso haja necessidade de embarca-los novamente.

sds

Marcelo Ostra

Dalton, em verdade a classe inteira, inclusive Sea Sparrow

Abs
Mod MO

Marcelo Ostra

Não Lourenço Outros paises tem GC, soh que por desconhecimento e sei la talves ate pouco conhecimento naval da grande maioria e tbm de orgão divulgadores, outros paises tem um GC forte inclusive com capacidade oceanica A França. ela mesmo tem um navio que seria o sonho de consumo (para mim) como navio de patrulha maritima, salvamento e reboque, assim como a a propria Inglaterra tambem tem uma unidade deste tipo (AHTS) Em um exercicio de raciocinio rapido, paises que possuem GC´s respeitaveis e de capacidade oceanica Espanha, França, Holanda, India, Paquistão, Japão, Coreia do Sul, Ucrania, Ruussia Abs Mod… Read more »

Dalton

Grande ostra…

vc nao estaria confundindo o sea sparrow com o phalanx 20mm que equipam todos os cutters da classe hamilton?

sei que vc sabe a diferença entre eles, mas na hora pode ter pensado em uma coisa e escrito outra.

No mais, nunca li algo sobre sea sparrow instalado, mesmo que para teste, como aconteceu com o harpoon, mas também nao li tudo sobre …

abraçao

Marcelo Ostra

Fala Dalton

Meu, vc ta perdendo discussoes legais (as vezes, rss) no chat, aparece lá !

Sim, tiveram sim, me da um tempinho pra procurar que te digo quem foi (foram), incruzivel os phalanx

Abs
Mod MO

Marcelo Ostra

Dalton

Me desculpando

Confirmando sua sempre correta info, nem os Hamilton, nem os Bears (os que tiveram o Harpoon/phalanx/otorapid em modernização FRAM) tiveram o Sparrow

Mas continuo encafifado com uma imagem de um sparrow branco em um navio …. se bem que vc sabe neh, pos transplante, imunosupressores, urinando sentado + cerebro de ostra da nisto …

Mod MO

Dalton

Grande Ostra,

mesmo assim, vc continua sendo um arquivo ambulante de informaçoes, imagina vc uns anos atras!!

Cheguei a pensar que vc estivesse confundindo com as velhas fragatas Knox, estas receberam o harpoon nos lançadores asroc e algumas foram equipadas com sea sparrow e outras com o phalanx 20mm
navios interessantes estes…

quanto ao chat, assim que der um tempinho, apareço lá sim…aliás nem deveria estar aqui agora, mas, é irresistivel nao dar uma olhada nas materias e nos comentarios.

grande abraço

Vitor Netto

Caro,

gostaria de saber como faço para entrar para a Guarda Costeira?

Obrigado pela atenção e aguardo uma resposta breve e positiva.

Atenciosamente,

Vitor Netto.

Dorival Jr

COmo Faço para me ingressar na Guarda COsteira e MEu SOnho e já tenho 18 anos e nao sei mais o que faço por favor me ajudem …..

Maycon D. Ricardo (Es/ do Norte) GO

A GUARDA COSTERA E” UM ESEMPRO DE PESSOAS LEGAIS E”DIGINA DE TRABANHO

Ana Paula M. Almeida

Com certeza, deveríamos ter uma guarda costeira!
Nosso país deveria se preocupar com todas as áreas, principalmente sabendo que nosso poder militar está quase falido.
A ex. de alguns bons anos a trás, do qual todos eram tratados com mais dignidade e respeito.
Muitos se preocupam em dividir verbas quando deveriam se precupar com a segurança nacional e o respeito que temos que ter por nossos militares, dando a eles locais, instrumentos de trabalho e salários dignos.
E deveria se acabar com a corrupção, para que possamos ter um país mais limpo! E digno para o nosso povo.

vitor

Ola meus amigos,venho aqui para colocar em discussão um assunto que esta me deixando indignado ,onde vejo um total descaso com a segurança das nossas costas ,onde vejo através de um canal de tv fechado ski um grupo de pessoas que se dizem casadores de tesouros roubando tesouros como moedas de prata e outros itens da nossa costa usando dragas acopladas nos sues barcos ,usando um barco com bandeira brasileira e usando documentos de pesquisa onde isso não acontece !Não sei se esse programa é antigo ou se acontece nos dias atuais, mais no capitulo de hoje um barco da… Read more »

Narciso nogueira Braz

O que tem não funcioná direito , pra que criar algo que tbm não vai funcionar , só vai servi para evasão de dinheiro , como quase td nesse Brasil .

E.pn

Drs da lei Costeiras as traineiras aqui em Saquarema estao pescando e acabando os peixes da orla Saquarema ate ontem ja haveriam 17 barcos na litoral Saquarema RIo de janeiro hoje tem ja começando chegar umas 3 ajudenos os pescadores locais honestos nececitam dos peixes para sobreviver att agradecido

Mauricio Nogueira

Atravessando a ponte no sentido Rio Niteroi presenciei uma pequena embarcação derramando oleo numa extensão de 1 Km. Tive vontade de fazer uma denuncia com detalhes de hora, localização etc, mas não consegui um site apropriado.
Vamos salvar o que resta de VIDA marinha na nossa Baia da Guanabara.

Yonatan

Criemos uma Guarda Costeira subordinada ao Ministério da Justiça com orçamento próprio, visando guarnecer as costas,as vias fluviais,(e por que não as fronteiras secas?),a ZEE, fiscalizar as atividades marinheiras, exercer atividades policiais ostensiva e judiciaria(ciclo completo), busca e salvamento, proteção do meio ambiente e tudo o mais que desafogue a Marinha à atuação militar(de águas abertas,por favor!) com devido amparo legal,aos moldes da USCG, que é a mais conhecida e creio eu, a melhor entre as GC´s. Dinheiro é sim um problema, mas já passou da hora de se Investir pesado nos lugares certos. Ideias senhores, deêm ideias! Tenhamos fé!!!!… Read more »

Alexandre

Sim, deveria.