FREMM Languedoc flutuando fora da oficina de construção - foto DCNS

O navio foi posto a flutuar em 12 de julho, nas instalações de Lorient da DCNS, onde se trabalha simultaneamente em cinco fragatas multimissão FREMM

Em 12 de julho foi posta a flutuar (o equivalente ao lançamento) a quarta fragata multimissão FREMM destinada à Marinha Francesa, a Languedoc.  O evento ocorreu nas instalações da DCNS em Lorient, na França, com o alagamento da doca onde foi construído o casco a partir da manhã do dia 12.

Com a saída e manobra do navio, manobra para a qual foram utilizados rebocadores, a Languedoc foi atracada ao cais de acabamento, onde a construção continuará pelos próximos meses, com a integração de diversos sistemas, mastros de sensores e outros equipamentos.

A construção do navio foi iniciada em setembro de 2011, e a DCNS, no momento, realiza trabalhos simultâneos em cinco fragatas do tipo: a Normandie, terceira fabricada em Lorient e a segunda para a Marinha Francesa, iniciou suas provas de mar em outubro de 2013 e será entregue ao operador no final deste ano; a Provence foi lançada (posta a flutuar) em setembro de 2013 e iniciará suas provas no terceiro trimestre de 2014; a Languedoc acaba de flutuar e duas outras estão, no momento, em construção.

FREMM Languedoc embandeirada para flutuar - foto DCNS

Além desses navios, a Aquitaine, primeira FREMM construída para a Marinha Francesa, foi aceita oficialmente para operação em novembro de 2012 e a Mohammed VI foi entregue à Marinha Real do Marrocos em 30 de janeiro de 2014.

FREMM é a sigla para fragata europeia multimissão, capaz de executar missões antiaéreas, antissuperfície e antissubmarino, um programa que na França deverá compreender 12 navios, 11 para a Marinha Francesa e um para o Marrocos.

Dados técnicos da FREMM

  • Comprimento total: 142 m
  • Boca: 20 m
  • Deslocamento aproximado: 6.000 toneladas
  • Velocidade máxima: 27 nós
  • Tripulação: 108 (incluindo grupo aéreo embarcado)
  • Capacidade de acomodação: 145 homens e mulheres
  • Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós

FONTE / FOTOS: DCNS (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo.pereira1

Este bichao segue o principio de construçao do Zunwwat (nao sei se escreve assim)?? É retasso , sem reentrancias ou saliencias , ainda nao instalaram o canhao?

Sds. Eduardo o mais leigo naval q aereo ainda!!rs

Luiz Monteiro

Prezados,

Desculpem o assunto fora do tópico:

Comando do Material de Fuzileiros Navais adquire Sistema de Radar SABER M60

https://www.marinha.mil.br/noticias/comando-do-material-de-fuzileiros-navais-adquire-sistema-de-radar-saber-m60