Navios de guerra estão abertos para visitação neste final de semana, em Santos-SP

1

Navios em Santos-SP

José Claudio Pimentel
ClippingNEWS-PATrês navios de guerra e um submarino da Marinha do Brasil estão atracados, neste fim de semana, no Porto Santos. A esquadra participa da Operação Aderex 2014, que visa o treinamento das tripulações e o aprimoramento de técnicas de combate. As embarcações estão abertas até este domingo (31) para visitação pública.

Participam da visita a Santos as fragatas Niteroi (F40) e Rademaker< (F49), modernizadas na última década, o navio-tanque Marajó (G27), utilizado para o reabastecimento em alto-mar, e o submarino Tapajó (S33), o penúltimo a ser construído no Brasil. Juntos, possuem aproximadamente 800 tripulantes.

O treinamento começou no último dia 25 e envolveu, ainda, a fragata União (F45) e o navio-patrulha Guaporé (P-45), que já retornaram ao Rio de Janeiro. Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) também participaram das ações simuladas de ataque antissubmarino, esclarecimento e apoio logístico, entre outros.

Os navios estão atracados no cais da Marinha, localizado entre os Armazéns 27 e 29 do Porto de Santos. A visitação é gratuita.

O contra-almirante Renato Batista de Melo, comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2), é quem comanda o Grupo-Tarefa. Ele explica que, apesar de o País, tradicionalmente, não estar em Guerra, é preciso que mantenha todas as equipes totalmente preparadas para qualquer eventualidade, inclusive para atividades fora do país.

“Esses navios e suas tripulações participam das missões de paz. Indispensável que todos estejam prontos para qualquer que seja a tarefa”, destaca o comandante. Ele também explica que a composição desta esquadra para esse tipo de treinamento é estratégica, uma vez que as atividades envolvem a Aeronáutica.

No cais santista, apesar de a escala ser de manutenção e abastecimento, haverá ainda o treinamento das tripulações no que diz respeito à segurança das embarcações, risco de alagamento e incêndio, por exemplo. Entre as atividades, haverá a possibilidade de visitar as acomodações e áreas utilizadas pelos oficiais.

F49

Aberto ao público

Com exceção do navio-tanque Marajó, todos os demais permanecerão abertos ao público entre as 9 e 17 horas. Haverá a possibilidade de embarcar no submarino Tapajó apenas hoje, uma vez que amanhã ele passará por manutenção para poder seguir viagem ainda na segunda-feira.

Passadiço Niterói

COC Niterói

Lobby Niterói

F40 em Santos-SP

FONTE/FOTOS: A Tribuna

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Soares

Belas fotos.

TAPAJO, DNA Alemão ……