Galante Tailhooker

O diploma acima foi recebido hoje pelo editor do Poder Naval, Alexandre Galante, após pousar e decolar do USS Carl Vinson, a bordo de uma aeronave COD (Carrier Airborne Delivery) C-2 Greyhound.

A experiência coroou os vários anos de existência do site e de todo o trabalho feito pelos editores nesses anos de divulgação do Poder Naval e da mentalidade marítima.

C-2 ida

Apesar do tempo ruim, a experiência foi inesquecível. O pouso enganchado a bordo foi relativamente tranquilo, mas a decolagem assistida por catapulta realmente superou as expectativas em relação ao esforço que ela provoca sobre o corpo humano.

No caso do C-2, nos quais nós passageiros ficamos de frente para a traseira da aeronave, a rápida aceleração de 0 a 200km/h em 3 segundos fez com que ficássemos literalmente presos aos cintos de segurança, numa aceleração realmente violenta. O coração dispara, sente-se o sangue indo para as pernas, um desconforto quase insuportável, ainda bem que por apenas 3 segundos.

Duas aeronaves C-2 foram usadas para levar um grupo de convidados a bordo do USS Carl Vinson, entre eles o apresentador de TV Luciano Huck, que aparece na foto abaixo conversando com aviadores navais americanos. A visita ao porta-aviões deve ir ao ar no programa do apresentador em breve.

Luciano Huck no Vinson

A programação incluiria a exibição de decolagens e pousos de jatos F/A-18E/F Super Hornet, mas o mau tempo não permitiu. Como os pilotos americanos são muito novos e os aeródromos alternativos estavam fechados devido ao tempo ruim, o comando achou melhor não arriscar.

Abaixo algumas fotos mostrando o tempo como estava quando chegamos a bordo e quando voltamos à Base Aérea do Galeão. Muita chuva e vento forte o tempo todo. Mas valeu!

Vinson mau tempo 1

C-2

Um pouso de C-2 Greyhound

NOTA DO EDITOR: Agradecemos à Heidi R. Arola, adida de Imprensa e Cultura e ao Guilherme Monsanto, Assistente de Informação do Consulado Geral dos EUA, pelo privilégio. E agradecemos especialmente à US Navy pelo profissionalismo com que nos levaram e nos trouxeram em segurança, mesmo com o mau tempo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments