Poder Naval pousa e decola do CVN 70

Galante Tailhooker

O diploma acima foi recebido hoje pelo editor do Poder Naval, Alexandre Galante, após pousar e decolar do USS Carl Vinson, a bordo de uma aeronave COD (Carrier Airborne Delivery) C-2 Greyhound.

A experiência coroou os vários anos de existência do site e de todo o trabalho feito pelos editores nesses anos de divulgação do Poder Naval e da mentalidade marítima.

C-2 ida

Apesar do tempo ruim, a experiência foi inesquecível. O pouso enganchado a bordo foi relativamente tranquilo, mas a decolagem assistida por catapulta realmente superou as expectativas em relação ao esforço que ela provoca sobre o corpo humano.

No caso do C-2, nos quais nós passageiros ficamos de frente para a traseira da aeronave, a rápida aceleração de 0 a 200km/h em 3 segundos fez com que ficássemos literalmente presos aos cintos de segurança, numa aceleração realmente violenta. O coração dispara, sente-se o sangue indo para as pernas, um desconforto quase insuportável, ainda bem que por apenas 3 segundos.

Duas aeronaves C-2 foram usadas para levar um grupo de convidados a bordo do USS Carl Vinson, entre eles o apresentador de TV Luciano Huck, que aparece na foto abaixo conversando com aviadores navais americanos. A visita ao porta-aviões deve ir ao ar no programa do apresentador em breve.

Luciano Huck no Vinson

A programação incluiria a exibição de decolagens e pousos de jatos F/A-18E/F Super Hornet, mas o mau tempo não permitiu. Como os pilotos americanos são muito novos e os aeródromos alternativos estavam fechados devido ao tempo ruim, o comando achou melhor não arriscar.

Abaixo algumas fotos mostrando o tempo como estava quando chegamos a bordo e quando voltamos à Base Aérea do Galeão. Muita chuva e vento forte o tempo todo. Mas valeu!

Vinson mau tempo 1

C-2

Um pouso de C-2 Greyhound

NOTA DO EDITOR: Agradecemos à Heidi R. Arola, adida de Imprensa e Cultura e ao Guilherme Monsanto, Assistente de Informação do Consulado Geral dos EUA, pelo privilégio. E agradecemos especialmente à US Navy pelo profissionalismo com que nos levaram e nos trouxeram em segurança, mesmo com o mau tempo.

China pretende estreitar laços militares com Irã, diz mídia chinesa

PEQUIM (Reuters) – A China quer ter laços militares mais estreitos com o Irã, disse o ministro da Defesa chinês […]

Submarino alemão é encontrado afundado na costa dos EUA

  Pesquisadores informaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um submarino alemão e de um cargueiro nicaraguense que afundaram na […]

Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China

Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China. O […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Em fórum na Fiesp, Estado-Maior da Armada destaca a importância da indústria em projetos da Marinha

Por Dulce Moraes e Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp Representantes do órgão apresentam projetos em desenvolvimento e formas de financiamento. […]

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa […]