Google Earth mostra SSBN chinês classe “Xia” fora da doca

19

china-subbase.jpg

O único submarino portador de mísseis balísticos da classe “Xia” da China não está mais na doca seca da base naval em Jianggezhuang, onde estava desde 2005, passando por um programa de manutenção geral. O Xia foi descoberto numa imagem de satélite comercial disponibilizada pelo Google recentemente, que mostra o submarino atracado ao cais.
O submarino foi projetado inicialmente para transportar 12 mísseis balísticos nucleares JL-1 de 1.770km de alcance. De volta ao serviço, o Xia servirá como backup da nova classe de SSBNs da classe “Jin”, ou será usado como plataforma de testes.
A imagem também mostra alguns submarinos nucleares de ataque (SSN) da classe “Han”. Se o Xia tornar-se plenamente operacional (ele nunca fez uma patrulha de deterrência), e a China construir mais submarinos da classe “Jin”, ela poderá ter um SSBN sempre no mar, como fazem a Inglaterra e a França.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Lima

Eu acho que esse submarino é uma réplica de lata

camberiu

Vale lembrar tambem o caso das ginastas chinesas, que foram apresentadas como tendo 16 anos mas agora descobriu-se que elas tem 13 (a idade minima para competir e’ 16).

Nimitz

A informação e a contra-informação são recursos importantes tanto em tempo de paz, quanto em guerra.
Assim como os suecos usam mock-ups de caças para atrair um ataque inimigo, e os argentinos usaram conteiners de MM38 Exocet falsos esculpidos em madeira, no seu cruzador Belgrano, qualquer país pode usar de engodos para iludir potenciais adversários.
Mas no caso específico do “Xia”, o submarino existe e já foi fotografado navegando muitas vezes. As dúvidas residem na sua capacidade operacional.

Douglas

Velocidade, nível de ruído, profundidade de lançamento e precisão balística. Os chineses devem estar quebrando a cabeça com ele, pela notícia é um barco experimental.

Douglas

Considerando que os chineses não dão muita bola pra segurança, espero que esse bagulhão não afunde por aqui e contamine nossas praias com material radioativo. É patetico ver o programa espacial deles. Em qualquer lugar do mundo foguetes explodiram na pesquisa espacial, inclusive aqui, mas só na china é que eles explodem caindo em cidades…..

Jonas Rafael

Com um bilhão e meio de pessoas vivendo lá você acha que ele se importam com desastres fatais?

Douglas

Jonas, é uma herança do maoismo. a vida humana lá não tem valor nenhum.

André

Lá o que não é gente para virar bucha de canhão.

André

corrigindo: entre o “não” e o “é” insiram a palavra “falta”.

Baschera

Na verdade, este sub tem dentro mil e quatrocentos e quinze bancos de madeira onde uns chinas sentam e vão pedalando como uma bicicleta e impulsionando as pás das hélices e….. hahahaha……
PS; Para isto “ganham” Us$ 29,99 por mês + insalubridade… rsrsrs..
Sds.

Baschera

Agora falando sério. Estes países emergentes do oriente parecem não estar brincando em termos de defesa. Abaixo, coloco as intenções de um comandante da Marinha Indiana, o almirante Mehta. Vejas as intenções da Marinha Indiana para os próximos anos. “Stating that India’s expanding maritime responsibilities and interests would necessitate enhancement in force levels too, Mehta said the Navy was looking at becoming a 160-plus ship force by 2022. “By 2022, we plan to have 160-plus ship navy, including three aircraft carriers, 60 major combatants, including submarines and close to 400 aircraft of different types. This will be a formidable three… Read more »

Jorge

Caro Mauro.

Corrigindo.

O comunismo como ideologia continua vivo através de milhares de apaixonados (MST, Stedile, Via Campesina, Zapatistas, Morales, Chaves, Fidel, Foro São Paulo, etc.) e simpatizantes ardorosos como FHC, Lula, etc.

Quem diz que o comunismo acabou quer mais é distrair os incautos conservadores para abrir caminho aos radicais marxistas. Não “cola”.

A propósito, não foi o tal de Luis Carlos Prestes que afirmou que em caso de conflito serviria à U.R.S.S. contra o Brasil?

Gunter

Jorge! Se não me falha a memória foi vc o autor daquele “post” panfletário de blogs de jornalistas de esgoto. Pelo tipo de leitura que vc se baseia, para formar senso crítico, não me admiro não conseguir ver um tico de coerência no q vc escreve… Com todo respeito. Você é capaz de confundir “A obra de arte do mestre Picasso, com a pica de aço do mestre-de-obras”.
Estes articulistas dos sites e blogs que vc lê, lhe fizeram uma lavagem cerebral.

Douglas

Comunismo acabou onde???????????????? Praça “Celestial” 1989 foi a menos de 20 anos. Mauro, o maoismo transformou a china em uma sanguinaria ditadura. A transformação do ser humano em um número, como Mao fez nas suas sucessivas revoluções economicas e culturais não tem paralelo na historia. Nao tente reduzir a veleidade dos lideres vermelhos a um detalhe histórico. Fidel conseguiu transformar o país da américa central de maior potencial em uma capitania hereditária da sua familia, como era a França de Luis XIV, e depois vocês se autodenominam “progressistas”. Gunter, na falta de argumento as esquerdas partem logo pra ofensa pessoal… Read more »

Douglas

Engraçado, vcs sempre tentam reduzir o absurdo do totalitarismo de esquerda a um tipo de “equívoco”. Então, por coerencia histórica, devemos adotar o mesmo tratamento a monstros como Hitler, Mussolini e outras ditaduras não alinhadas a Moscou.

Douglas

Mauro, caso perdido é vc. Confuso nos seus comentários, primeiro diz que o comunismo não existe mais. O que se convencionou chamar de comunismo, ainda existe em cuba, Koreia do Norte, na cabeça dos petistas brasileiros, no politburo chines. O desprezo pela insituição da democracia e da liberdade do indivíduo e o ódio contra a livre iniciativa e propriedade privada continuam na pauta política de muitos países. sonhos de totalitarismo, culto a personalidade e o uso do chavão “fiz em nome do povo” estão na ordem do dia. Outro problema que vc tem é inventar afirmações. eu nunca disse que… Read more »

Temístocles

Aí o HMS Conqueror disparou um torpedo de cerâmica e os argentinos só de sacanagem afundaram o “Belgrano” para confundir o ingleses, que ficaram pensando que o torpedo funcionava. Agora falando sério: o que o Brasil precisa é de uma base industrial e tecnológica capaz de equipar a Marinha, o Exército e a FAB.

[…] uma patrulha de deterrência. No final de 2007 o único exemplar da classe Xia (Projeto 092) completou um extenso programa de modernização e ao longo de 2008 não realizou patrulhas, somente testes de mar. Já o primeiro submarino da nova […]