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A Marinha Real da Malásia recebeu o seu primeiro submarino Scorpène no porto francês de Toulon, confirmando projeção de entrega já noticiada aqui no Blog Naval. Nesta terça-feira, 27 de janeiro, a DCNS declarou que o submarino KD Tunku Abdul Rahman já havia completado suas provas de mar em dezembro, incluindo o disparo bem-sucedido de torpedos e mísseis (Obs: KD é a sigla para Kapal Diraja, que significa “Navio de Sua Majestade”.)

A entrega do segundo Scorpène, o KD Tun Razak, lançado em outubro do ano passado pelo estaleiro Navantia (Espanha), é esperada para o final deste ano. Para uma análise do Blog Naval sobre contratos e prazos de entrega dessa classe de submarinos pelo mundo, clique aqui.

Segundo o noticiário internacional, a entrega reacendeu discussões no parlamento da Malásia sobre uma comissão que teria sido paga a um deputado, que na ocasião do contrato era Ministro da Defesa. O deputado, que em março poderá se tornar Primeiro Ministro, nega as acusações.

Fontes: The Times of India e agências internacionais

Foto: DCNS

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Norberto Pontes

Putz, até a Malásia(país sem recursos como o Brasil),
já adquiriu um……
zzzzzzzz

Radical_Nato

Esse é meu medo!
Os franceses sabem como agradar um político.

SDS.

Julio

Radical_nato, pior que aqui os franceses estarão agradando a um ParTido. Lamentável que em nosso país e lá acontecem essas coisas. Sds.

ARCANJO

Venda técnica os franceses estão fóra…
Em venda politíca só dão eles … em lobby e conversa são campeões…
E eu que cheguei a acreditar que a venda no Brasil seria técnica …
Aqui o pacote de interesses é ainda maior que em alguns outros lugares …
Tristeza …

Paul

Pois é, Politica = $$$, na grande maioria, se não em todos os casos..aqui no Br em todos.

Abr.

gaspar

pessoal, quem vcs acham que pagou a cirugia plastica da Dilma ???

Paul

Dúvida, nesse aí já resolveram o prob do leme ficar muito fora dágua?

Abr.

Zero Uno

Pessoal, na boa. Posições políticas e afins más, o lance é o seguinte: O Brasil optou pelo submarino Francês Scorpene devido à tecnologia de casco para a fabricação de um submarino com propulsão nuclear que a França vai ceder ao Brasil. A Alemanha não pode, devido aos acordos assinados no fim da 2a guerra mundial, ter submarinos a propulsão nuclear. Eles não podem nem mesmo ter estudos à respeito. Sómente por isso. Sabemos todos das qualidades dos Submarinos convencionais Alemães más infelizmente eles não podem (porque não possuem), nos ceder tecnologia para a construção de submarinos com propulsão nuclear. Espero… Read more »

Mauricio R.

Então pq não desenvolvemos a nossa própria tecnologia de casco p/ sub nuclear???
Melhor que depender de 3º paises…

Douglas

Quero ver a tal contratada transferencia…

os indianos não viram nada até agora de subs e motores aeronauticos e têm um orçamento muito maior que o nosso.

Walderson

Fala sério,

Norberto, vc saiu do BBB 9 agora e não está sabendo da novidade: o Brasil assinou um contrato com a França para a compra de 4 Scorpénes e para ajuda no desenvolvimento do casco do sub nuclear brasileiro. Tá vendo, ficou dormindo zzzzzzzz…. e não viu.
Brincadeirinha, amigo.
Galera, podia ser pior: podíamos não ter assinado nada. Podíamos não termos modernizado o F-5, os bandeirantes (contrato assinado quentinho) e tb não termos comprado os 4 submarinos.
Sei que podia ser melhor, mas não é assim que a banda toca, então, viva o Brasil.

Um abraço a todos.

Hornet

Walderson, essa do BBB foi ótima….kkkkk Mas eu não vejo o que estamos fazendo com olhos de Poliana, não. Acho que o que estamos fazendo está correto e é adquado ao Brasil. Para os intentos do Brasil, ter a tecnologia de submarinos nucleares está correto, ter parceria estratégico-militar com um país como a França está correto, modernizar a frota de submarinos convencionais está correto, modernizar a frota de F-5 e AMX está correto, adquirir um novo caça que possibilite um salto tecnológico está correto, priorizar a industria nacional está correto, enfim, para o que pretende o Brasil, o caminho traçado… Read more »

João-Curitiba

Caro Paul.
Sou leigo total no assunto. Acho que até tenho claustrofobia. Mas quanto a tua dúvida sobre o leme, dê uma boa olhada: tá quase da altura da vela. Eh eh eh. Ou será que era maior ainda?

Abraços

João-Curitiba

Nunão

Pergunta de leigo: a nossa versão do Scorpène pode ser feita com o lema em X? Quais as vantagens e desvantagens entre X e + ?

Abraços

ARCANJO

Comprar o mundialmente rejeitado SCORPENE para ter acesso à tecnologia nuclear é piada. Submarino nuclear no Brasil, se dinheiro houve, só dentro de uns 30 a 50 anos. O reator de ARAMAR, quando ficar prontinho e testado daqui a uns 15/20 anos, será uma máquina ESTACIONÁRIA para funcionar chumbada num piso de concreto. Não poderá sair do nível, ou seja, não poderá adernar NADA. Portanto não pode ser colocada em uma embarcação (que aderna) sob pena de causar um acidente nuclear. Pois bem, depois dessa MAQUINA ESTACIONÁRIA pronta, sua evolução para um reator naval, capaz de suportar adernagens e caturragens,… Read more »

Wolfpack

Apesar de achar que foi acertada a parceira BrasilxFrança não posso negar que eles são bons na lábia. Trazer a Carla Bruni é jogo baixo. Além do mais com seu encanto conseguiu de quebra convencer ao tolo do Tarso Genro a dar morada a um terrorista. Claro, sempre com uma cutucada a seu país de nascimento. Os caras vão na Red Flag levam o cupa-cabras e ficam só ouvindo os Raptors… Isso ai é o extremo de engenharia reversa. Vão me dizer que os caras não sabem nada?

Mauricio R.

“Pergunta de leigo: a nossa versão do Scorpène pode ser feita com o lema em X? Quais as vantagens e desvantagens entre X e + ?”

Geralmente o leme em “X” não excede em altura a quilha, mas o controle é complicado tipo FCS de avião “fly-by-wire”, qq curva mal feita e o navio tomba.

Robson Br

ARCANJO
Para que tanta raiva!
As melhores marinhas do mundo não compram submarinos dos outros.Fazem no máximo parcerias. Nós não tinhamos opção. Tivemos que queimar etapas. A opção pelo frances foi a melhor e a gente não vai ter um sub igual aos outros. Você não acha que não aprendemos nada nesse tempo.

Nunão

João Curitiba, Em um artigo anterior do Blog apareceu a mesma dúvida sobre o leme em X, com diversos comentários explicando e discutindo as diversas vantagens / desvantagens, que você pode conferir no link abaixo:

http://www.naval.com.br/blog/?p=2860

Saudações

marujo

Quem critica o Scopene, não deve ter ouvido a entrevista do Alm irante Othon aqui no blog. Entre outras coisas contra os IKL (não me lembro se este é o caso do modelo 214) é que o barco não aquenta o tranco (não resiste a um ataque). Eu, que não tenho prefer|ência alguma por nenhum dos dois modelos, passei a desconfiar que a compra do Scorpene não é um negócio tão ruim assim.