navio_montenegro3101

Nas barrancas do Juruá várias pessoas vieram presenciar a chegada do Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro. Essa é a nona vez que o navio ancora em Cruzeiro do Sul. Assim como no ano passado, a equipe de saúde do navio é formada por quatro médicos, um clínico geral, um cirurgião plástico, um médico nuclear e um ortopedista e mais quatro dentistas e uma farmacêutica. O atendimento destinado principalmente aos ribeirinhos é fruto de uma parceria do governo do estado com a Marinha do Brasil.

Em 2008 pela primeira vez o município de Tarauacá, localidades do Môa e São Salvador participaram do atendimento do navio hospitalar. Segundo o comandante do navio, Rafael Vidal (foto), se as águas ajudarem, o mesmo será feito neste ano. “Levar atendimento de qualidade para o vale do Juruá faz parte do objetivo de nossa equipe”, disse Vidal.

A tripulação do navio é de 42 pessoas mais militares assistentes. A embarcação permanece na região até o dia 15 de abril e, em seguida, retorna para a cidade de Manaus. No ano passado mais de 92 mil procedimentos foram realizados na região. A expectativa é de que a permanência da equipe no vale do Juruá apresente resultados semelhantes ou melhores do que no ano passado.

FONTE/FOTO: Agência de Notícias do Acre

Fiscalização da região do Baixo Acre e Purus

Oficiais da Marinha do Brasil estão realizando desde o ultimo dia 23 uma operação de fiscalização nas embarcações de carga e passeio na região do Baixo Acre e Purus. A operação acontece três vezes ao ano em toda a região amazônica e tem como objetivo fiscalizar e regularizar o tráfego aquaviário dos rios da Amazônia.

Segundo o oficial responsável pela operação, capitão-tenente da Marinha Sérgio Luiz, as ações consistem num trabalho de educação, fiscalização e regularização de documentação e sistema de segurança das embarcações na região pertencente à jurisdição da Agência Fluvial de Boca do Acre.

“A maioria dos barqueiros tem o conhecimento de navegação empírico, mas é necessário que eles tenham um aprendizado básico das técnicas e normas oficiais além das normas de seguranças, que são importantes e obrigatórias. Muitas pessoas estão vindo procurar a equipe para solicitar a permissão para conduzir embarcações de esporte e passeio”, relata.

As ações que compõem a operação são: regularização de documentos de embarcações, título de embarcações, mudança de proprietários, cadastramento na categoria ‘Arais Amador’ e mudança de característica como nome e cor. “Todas as embarcações devem ter número de inscrição e nome registrados junto à Marinha”, explica o capitão Sérgio, responsável pela operação.

De acordo com Sergio Luiz, estão sendo realizadas inspeções nos barcos ao longo do rio Iaco, Acre e Abunã. As taxas cobradas pela variam de acordo com o tamanho da embarcação, que no Estado são cobrados os valores de taxas entre R$ 30 e R$ 2.700.

“Durante abordagem se forem identificadas qualquer irregularidade o proprietário do barco receberá uma notificação, após isso se não forem cumpridas as adequações determinadas, pode-se abrir um auto de infração resultando até na apreensão do barco”, conclui.

Além disso, estão sendo distribuídas cartilhas educativas a todos os barqueiros para que eles conheçam as normas de segurança e de navegação estabelecidas pela marinha do Brasil. Os interessados em tirar a permissão para conduzir veículos aquáticos de passeio como Jet skis e lanchas, devem comparecer até hoje, no final do dia, ao porto do bairro cidade nova, e apresentar atestado de sanidade física e mental, documentos básicos de identificação e realizar uma prova.

FONTE: Página 20

Fiscalização na calha do Madeira

Com a instalação do setor graneleiro no Amazonas na década de noventa, o Rio Madeira, afluente do Rio Amazonas, passou a ser importante corredor da soja na Amazônia. Diariamente, barcaças, comboios, embarcações de pequeno, médio e grande porte navegam por ele, no entanto, apesar dos rios serem verdadeiras estradas naturais na região, para navegar por eles todo cuidado é pouco. O rio madeira, por exemplo, requer atenção redobrada e constante, tanto no período da seca, quanto na cheia.

Para prevenir possíveis acidentes no trafego aquático, a Marinha do Brasil iniciou uma fiscalização na calha do Madeira. A fiscalização é feita em lanchas com cinco patrulheiros, sendo um piloto, dois fiscais e dois atiradores de elite para garantir a integridade da equipe. O Navio Patrulha Fluvial (NAPAFLU) Amapá serve de base para operação.

O Capitão de corveta Marcelo Felipe Alexandre – Comandante do navio, disse que a operação abrange todas as embarcações em cursos e aquelas atracadas, a fiscalização prioriza principalmente a salvaguarda da vida humana. A abordagem inicial começa pela comunicação via rádio, em seguida os patrulheiros circulam a embarcação para observar as condições, depois entram para averiguar toda documentação dos tripulantes, dos produtos transportados e do barco.

O encarregado do comboio Edson dos Santos Ramos – CFL – Capitão Fluvial, disse que o trabalho de prevenção contribui para uma viagem mais segura. Os barcos recreios, comuns no transporte de passageiros, também são alvo da fiscalização, principalmente porque conduzem vidas humanas, a embarcação que não estiver com equipamentos como: coletes salva-vidas, e extintores, é notificada. O patrulhamento no rio madeira teve a duração de aproximadamente vinte dias, foi abrangente aos municípios de Porto Velho em Rondônia, Humaitá, Manicoré, Borba, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara no Amazonas. Foram fiscalizadas mais de oitenta embarcações, algumas notificadas e outras retidas, o relatório final será apresentado ao comando maior da marinha na região.

FONTE:O Curumim

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba

Em quais outros países as FAs executam funções dos órgãos de saúde, polícia federal, polícia civil, guarda costeira, aduana, receitas federal e estadual e muito mais?

Jorge

Devagarzinho a “herança maldita” deixada pelos socialistas do PSDB vai acontecendo:

Nossas FF.AA. se transformando em meras “Guardas Nacionais” e/ou serviço comunitário e assistencial.

E antes que bradem sobre o tal END, é bom lembrar que ainda não passa de projeto. E o Serra ou Aécio, qualquer um deles sendo eleito presidente em 2010, o tal END vira “The End” no dia da posse. Quanto à Dilma, só vai enrolar um pouco mais, feito o Lula em 2003. Mas é “farinha do mesmo saco”.

Marcelo Ostra

Joaõ, tem um, que é joinha para curtir ferias

Coreia do Norte

ai inclua os bombeiros,transportes ferroviarios, CET, Companhia Energetica e afins

MO

callia

Senhores. Guerras assimétricas devem ser combatidas com medidas assimétricas.A tentativa de tomada da amazônia não vira com milhares de B2 arrasando nossas defesasas anti- aereas(se um dia tivermos uma) , ela virá de outra forma ou seja , através de ongs.O ronaldinho marcar um gol ou o carnaval do rio de janeiro não definem o que é ser brasileiro , as pessoas que habitam nossas fronteiras não tem o menor senso de nacionalidade até porque em nossas fronteiras o que impera é a ausência do Estado.As muitas ongs levam equipes médicas completas(e a bandeira americana) para estas comunidades para que… Read more »

Tikuna

Jorge,

Isso não é herança maldita, isso faz parte da estratégia das FA`s para combate na Amazônia. Por que você acha que na Amazônia existe esse apoio e no Nordeste não? Se o pau cantar por lá, o apoio da população local será fundamental. Essa presença faz com que a população confie nos militares.
Agora, que o Estado poderia se fazer mais presente, isso é certo.

Sds,

Tikuna

callia,

Você perfeito!!!

João-Curitiba

Prezado callia Seu argumento é perfeitíssimno. E poderia se somar ao do Tikuna, de que o Estado deveria se fazer mais presente. Acredito que ninguém aqui esteja criticando as FAs, mas sim a forma como ela está sendo usada. Usar um navio hospital para treinar a equipe médica, tudo bem. Mas ações típicas de polícia, essas deveriam ser feitas pela polícia. Alguém saberia dizer em que pé está aquele estudo do IBGE para nova divisão territorial da Amazônia, com a criação de novos estados? Acho até que em vez de estados, deveriam ser criados é territórios federais. Esta iniciativa, sim,… Read more »

callia

João Curitiba Sim estou de acordo com o que diz respeito à ação de polícia , e realmente há muitas missões são feitas em conjunto tanto com a PF como com o IBAMA e a FUNAI.Agora eu defendo que as FAs deveriam ter maior liberdade de ação , é extremamente necessário aumentar a presença do Estado nessas regiões e também concordo com a questão federal embora isso seja inviável politicamente devido ao poder dos coronéis da região. Eu particularmente estudo bastante as politicas de desenvolvimento sustentável como no Caso da RESEX de Santarém , uma reserva exploratória , há inumeras… Read more »

callia

Ao moderador

Desculpe , não sabia que não podia postar linck , eu sempre vejo uns aqui ,

abraço!

Nunão

Callia,

Você pode colocar links nos comentários sim, mas normalmente o anti-span do Blog, por precaução, segura o link até um moderador do Blog liberar.

callia

Nunão

Beleza!Entendi

Abraço!

Hornet

João-Curitiba, eu penso de forma semelhante ao Callia. Só faria dois adendos, complementares: – primeiro: as FAs são o Estado, portanto, elas não estão cumprindo tarefas que deveriam ser realizadas pelo Estado. As FAs são o Estado, e em muitos lugares do Brasil elas são a vanguarda do Estado. E sempre realizaram trabalhos semelhantes a esse. As FAs, apesar de alguns acharem e insistirem aqui que elas deveriam ser contra o Brasil, trabalham a favor do Brasil. Já vi aqui, coisas assim: “pega esses índios e mata”, “pega esses camponeses e degola”, “isso é herança maldita dos malditos” (hehe) etc…pensamentos… Read more »

João-Curitiba

Hornet

Quem gostava de matar índio era o general Custer, da 7a. cavalaria. E isso o tornou um herói.
Aqui pelo menos os bandeirantes não matavam, apenas escravisavam. Afora que por aqui tinha os jesuítas que ficavam protegendo estes “selvagens”.
Gostei da observação “as FAs são o Estado”. Não precisa dizer mais nada.
Mas eu queria mesmo era tua oponião sobre o projeto de redivisão da Amazônia. Uma vez comentei com um amazonense e ele disse que era radicalmente contra porque daí o Amazonas não seria mais o maior estado da Federação. Argumento passional, mas mostra um sentimento.

Abraços

Hornet

João-Curitiba,

Bem lembrado…o Rim-tin-tin!!!…hehehe

Sobre a redivisão da Amazônia, sincera e honestamente, não estou sabendo de nada. Mas acho pouco provável…o Amazonas é uma cidade-estado, literalmente falando. Tudo lá gira em torno de Manaus. O estado é grande territorialmente falando, mas em termos de população e de economia o Amazonas é quase que exclusivamente do tamanho de Manaus, por isso que não vejo muito sentido nessa proposta…mas enfim…who knows?

abraços

Hornet

João-Curitiba, em tempo: o que eu quis dizer sobre o “matar índios” e coisas assim, foi no sentido do respeito (ou desrespeito) à cidadania e ao estada de direito que todos o brasileiros hoje tem. Quem mora no alto Xingu é tão brasileiro quanto quem mora na avenida Paulista em SP. Foi nesse sentido. E as nossas FAs, hoje, estão empenhadas e engajadas com a garantia da cidadania e do estado de direito no Brasil. Agora, se formos lembrar os genocídios já feitos aqui nas Américas em relação aos povos indígenas…vixi! isso não teria mais fim…o General Custer é fichinha… Read more »

João-Curitiba

Hornet Deixe de ser maldoso. O Rim-Tim-Tim, o cabo Rusti e o tenete Rip Master eram do bem. Eles não matavam aqueles selvagens ateus e insensíveis. Existe um estudo do IBGE de redivisão e vários projetos apresentados no Congresso. Uma proposta oficial, por parte do governo federal, eram dois estados no extremo oeste do Amazonas, um acima do Solimões e outro abaixo. Também parece que outro entre o Amapá e Roraima/Amazonas, acima do rio Amazonas, desmembrado do Pará. No embalo desse estudo, suas excelências do Congresso Nacional aproveitaram e deram suas “contribuições”, como o Estado do Triângulo, no Triangulo Mineiro… Read more »

Hornet

João-Curitiba,

não estava sabendo mesmo disso…mas é como vc disse, caso isso um dia vá adiante, certamente é pra criar cargos e afins…Mas pra isso precisava mudar a constituição, será que não?…

Cabo Rusti e Tenente Rip Master vc foi fundo….hehehehe

Mas eles eram do bem, sim.

abraços

callia

Sobre a divisão do Para O que eu ouvoi quando andei por aquelas bandas era de um programa para desmembrar o Pará em Tres estados , O Tapajos(abrangendo a Rica área do Rio Tapajóes e afluentes) , cuja capital seria Santaré , O Estado de Marajó(total faroeste caboclo) e o outro acho que seria o resto. Muito bem falado o que o Hornet disse sobre Manaus porque realmente é um feudo…se você pegar as outras grandes cidades como Presidente Venceslau , Tefé , Coari e Tabatinga…esses lugares(em comparação com suas rendas) são absolutamente miseráveis…Manaus é uma ilha…e como eu disse… Read more »

Dalton

Estes filmes de Hollywood transformaram um dos meus idolos o
General Custer em um monstro!

Se ele fosse isso tudo, nao o teria como idolo nem visitado o local onde ele morreu.

Mas prometo que desta vez nao me exaltarei caso digam que ele comia criancinhas indigenas. :>)

abraços e paz no blog

João-Curitiba

Dalton Nos filmes ele é um herói. A revisão da História é que mostrou que ele era “políticamente incorreto”. Mas é preciso ver o contexto da época. Os índios eram considerados seres inferiores, assim como os negros. Os negros serviam para escravos e os índios para alvos. Se você reparar, tão logo o homem branco desembarcou na América, começou a matança. E como lembrou acima o Hornet, medalha de ouro nesta modalidade para os espanhóis. Os nativos apenas tentaram se defender, mas não foram páreo para a melhor tecnologia dos brancos. Os espanhóis matavam porque os índios atrapalhavam os saques… Read more »

Dalton

Joao… Vc nao deve ter assistido o filme Pequeno Grande Homem…eles avacalham com o Custer. O motivo é que o filme foi feito na epoca da Guerra do Vietnâ e os produtores pacifistas compararam as aldeias indigenas com as vilas vietnamitas sendo “massacradas”. Este nao foi o unico filme que o tratou como idiota, mas acho que é o mais conhecido. Vc provavelmente refere-se ao filme estrelado por Errol Flyn, o intrepido General Custer. Era uma outra epoca, pouco antes de Pearl Harbor, e os produtores o retrataram como heroi. Ambos os filmes estao completamente errados historicamente falando. Tenho um… Read more »

Castor

Dalton
Voc~e já leu “Enterrem meu coração na curva do rio”?
Acho q

Castor

deu encrenca hehehehe
Acho que dá uma boa idéia do que se passou

Dalton

Castor!!

Foi o primeiro livro que li…um best seller sem duvida. Alias o meu exemplar está caindo aos pedaços…rs

Parabens! Poucas pessoas conhecem ou se interessaram em le-lo.

abraços

[…] comunidades ribeirinhas. Segundo informa o capitão de corveta, Vidal, comandante do navio, as dificuldades na subida neste ano foram menores: “O rio permitiu que a gente pudesse alcançar as localidades mais distantes. Desde 2006, o […]