ddh-181-1

No dia 18 de março, a Força Marítima de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) incorporou seu “destróier porta-helicópteros” de 195m de comprimento, (DDH) Hyuga (clicar nas imagens). O navio é, na verdade, um navio-aeródromo, mas foi designado como destroier por questões políticas, já que a constituição do Japão proíbe o país de possuir porta-aviões. Mas, com todo o contorcionismo semântico, muitos consideram o Hyuga o primeiro navio-aeródromo japonês a entrar em serviço após a Segunda Guerra Mundial.
ddh-181-3Os japoneses planejam construir dois navios desta classe, que deverão substituir dois DDHs da classe “Haruna”, que lideram duas flotilhas da JMSDF. O Hyuga, além de suas aeronaves, é equipado com um amplo sistema de comando, controle e comunicações, que permitem ao navio funcionar como navio-capitânia em forças-tarefa. Além disso, ele possui modernos radares phased array (PARS), sistema de combate integrado, sistema vertical de lançamento Mk.41 de 16 células (VLS) para mísseis Evolved Sea Sparrow e foguetes anti-submarino ASROC, e dois sistemas CIWS Phalanx para auto-defesa.
ddh-181-4O Hyuga é semelhante à classe “Invincible” britânica, mas sem “ski-jump”. O deslocamento carregado do navio gira em torno de 18.000t.  Ele possui dois elevadores para aeronaves e pelo porte dele, deve ser capaz de operar até 18 helicópteros e futuramente, aviões STOVL F-35 Strike Fighter.
O Hyuga não possui provisões para assalto anfíbio, mas claramente poderá ser utilizado para a função, com algumas adaptações.
O navio é propulsado por duas turbinas LM2500 na configuração COGAG, com dois eixos. O próximo da classe já começou a ser construído em 2008, com lançamento previsto para este ano e comissionamento em 2011.

ddh-181-2

NOTA do BLOG: Clique aqui para conhecer outra concepção de navio-aeródromo do Japão, para o futuro.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Excel

Caro Ostra, Muito engraçado, mas vai com calma pois o Marine já deu os murros na mesa, e agora vai querer esmurrar outra coisa. rsrsrs. Amigo Julio, Não tiro a razão de você. Precisamos sempre nos lembrar daqueles que lutam por nós e usar os seus exemplos para nos inspirar. Espero que o sacrifício dos soldados nipônicos (independente de serem certos ou errados) consiga inspirar a nova geração de japoneses a buscar a paz e a harmonia com os seus vizinhos. Precisamos ter essa esperança senão a morte de toda essa gente terá sido estupidamente em vão. Precisamos continuar acreditando… Read more »

Marcelo Ostra

putz apertei sem querer o enviar …

contnuando

Dalton, espera um pouquinho e vc verá alguns 1/1250 …..

Excel, me permite a brincadeiira parte II: Risos, ficou pior, pois Mariner É AVIAOZINHUM 🙂

e AVIAZINHUM PATO, qua qua qua ou em patense quem quem quem … (som dubrado)

MO

Marcelo Ostra

Não esquenta não Excel, o MarinER -e gente boa

Um detalhe, procurar na netT uma loja virtual chamada morning sunshine models, tem um monte de 1/1250, incluindo IJN´s and JDS´s, e cabem em qualquer lugar, tenho um omnte deles e são bem bacanas (Tem um na lloja do Murasae e outra do FUJIME (DDG and AOR)

Excel

“Ao meu ver o nome poderia ter sido Kaga”

Caro Mitchel, o próximo seria então “Mija”??? Desculpe, mas não pude resistir.

Julio

Excel, Li o seu post e principalmente o comentário a respeito da conversa que teve com um japones. Acho que talvez o que ele queria expressar é a reverencia aos antepassados ou principalmente a aqueles que morreram por um ideal, certo ou errado, muito homens foram para guerra não para defender o militarismo do Japão da II Guerra, mas, o país, o território e seus entes. Precisamos ver que tem a Coréia e a China ao lado. Os chineses acreditam que o país irá dominar o mundo, apesar de sempre posarem de bonzinhos e sorridentes, historicamente, muito antes da II… Read more »

Excel

Caro Dalton,
Adoro modelismo mas não tenho paciência para ficar na mesa constuindo-os. Já tentei alguns aviões como o F-15 e o F-16 mas acho mais produtivo ficar admirando e elogiando os já feitos.
Não conheço muito dos navios japonese da segunda guerra além do muito falado Yamato, mas parece que eram bons mesmos. Adoraria ver as fotos dos seus modelos se possível.

Amigo Ostra,
Não quero ver um Mariner zangado na minha frente, devem ser bravos mesmos. Essa minha confusão de soldado com Mariner já demonstra a minha ignorância na área. Espero que o Mariner entenda isso rsrsrsrs.

Dalton

Excel meu caro,

assim como o Ostra, nao tenho habilidade para fazer tais maquetes, meus modelos comprei prontos, só que sao de uma escala menor 1:1250 e portanto nao causam tanto impacto nem ficam tao bem em fotos quanto os de escalas maiores como o Ostra coleciona.

A vantagem é que se póde colocar varios um do lado do outro e assim se tem uma visao das grandes diferenças existentes entre uma classe e outra de navios, como comprimento, boca ,armamento etc

Particularmente falando, o Yamato é meu preferido.

abraços !!!!

Marine

Excel,

Nao se preocupe ja dei uns murros na mesa aqui e agora estou mais tranquilo!! Hehehehe; Da proxima vez que for me chamar de soldado pelo menos use “soldiers of the sea”….hahahaha

No mais, eu aprecio sua preocupacao com as relacoes dos paises da aerea especialmente que e um assunto pessoal a voce e sua heranca familiar!

Semper Fidelis!

Marcos T.

Qual a missão desse tipo de Navio? se alguem sabe fala ae
Achei que servia de apoio a FT com NEs, meio estranha essa configuração.

Marcelo Ostra

Er… Excel, praticamente todo JDS tem o nome de um IJN

Não o Hyuga, mas os Kongos e Murasames e por ai vai …

Dalton, inclua seu irmão Ise

MO

Marcelo Ostra

Er … Excel II

Exercito ? o Marine vai tirar a cueca pelo pescoço qdo ler ….

hhehehehehehehe
MO

Dalton

Ostra,

O Ise eu tenho na configuraçao original…12 canhoes de 14 polegadas em 6 torres duplas.

abraços

Excel

Olá Marine, Você estando no exército dos EUA deve saber muito bem da animosidade entre a Coreia e o Japão. É coisa de cão e gato, água e fogo, Palmeiras e Corinthians e por ai vai. rsrsrsrs. Esse navio japonês é belíssimo mas o nome dele me incomoda pois trata-se do nome de um antigo navio de guerra japonês da segunda guerra. Será que não tinha outros nomes, sei lá …., não poderia ter sido Tóquo, Osaka, Godzila, yakisoba, amizade entre os povos, estrela bonita, Camilla, Gertrudes? Tem tantos nomes ….. Já discuti com um japonês pela internet e ele… Read more »

Dalton

Excel,

já que vc tocou em um de meus assuntos preferidos, marinhas da segunda guerra mundial, realmente, o Hyuga foi um dos encouraçados japoneses, alias, um dos mais inuteis e foi convertido em couraçado-porta-avioes bizarro mas continuou inutil da mesma forma.

Tenho um modelo do Hyuga convertido.

abraços

AJS

Não há como fazermos comparação com o Brasil, as realidades e condições são diferentes, o Japão em 2009, teve um gasto militar anual de 42 bilhões de dólares.

Marine

Dalton,

Eu ja passei 6 meses Okinawa no Camp Schwab e assino em baixo no que diz.

Sds a todos!

Excel

Caro Dalton Muito obrigado pelos seus comentários. Sou de fato coreano e concordo a com tua colocação sobre a necessidade do Japão para os EUA, afinal toda ajuda é necessária. Só ouso discordar de tua colocação sobre o Japão ter dado sinais de ser um Japão diferente do Japão do passado. As animosidades entre o Japão e os seus vizinhos, a Coréia e a China, são ainda uma realidade e o Japão infelizmente ainda continua mandando sinais de que não mudou muito do passado. Um amigo meu dizia que cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, e talvez seja… Read more »

Marine

Excel, Boa sua observacao mas penso eu que em qualquer pais haverao extremistas que desejem uma volta a um “passado glorioso” mas nem sempre eles representam a grande maioria da sociedade de tais paises gracas a Deus. Nao duvido que haja politicos com certas nocoes nostalgicas no Japao da mesma maneira que ha na Russia e ate no Brasil mas como disse acho que a grande maioria do povo japones tem outra mentalidade hoje em dia. Acho que o povo japones e consequentemente o Japao ja demonstrou que nao tem essas pretensoes mais embora alguns politicos e outros no pais… Read more »

joao terba

A marinha devia dar atenção a esse tipo de navio,18.000T porta-helicóptero,esse tipo da navio não precisa de escolta,tambem poderia ser usado como acenteceu em SC na enchente,é de extrema útilidade.

Dalton

Excel, Há um tempo atras, li aqui que vc escreveu ser coreano, e portanto, com toda razao tem maiores motivos de preocupaçao sobre um possivel fortalecimento militar japones. Na epoca de faculdade fiz uma monografia sobre a recuperaçao japonesa pós-guerra, e uma das coisas abordadas foi o fato da imposiçao americana de proibir o Japao de ter forças armadas. Há uma grande controversia, pois os proprios japoneses renunciaram as armas e os americanos concordaram, e desde a epoca da guerra da Coreia os EUA tem insistido que o japao deveria ter seus proprios meios de defesa, principalmente nesta epoca quando… Read more »

Excel

A meu ver, o foco da questão deveria cair sobre os norte-americanos também, afinal são eles que mandam por lá. Por que autorizaram isso? Afinal foram eles que impuseram a constituição “pacífica” dos niponicos e agora fazem vista grossa ao rearmamento deles com jogos de semântica para “enganar” a lei que eles mesmo impuseram. Obviamente a razão principal para isso seria o temor do crescimento da China e do reaparelhamento da Rússia, mas eles mesmo sabem que a docilidade niponica é apenas circunstancial, pois quando não houver mais interesse dos japoneses de manter tal situação podem começar a criar problemas.… Read more »

J Mitchel

Ao meu ver o nome poderia ter sido Kaga
At
Joaca

marceleza

daqui a quantos dias eles vao invadir seus vizinhos de novo? eu tenho medo desses samurai ainda bem que moro longe.

Celio Andrade

Enquanto o Brasil….

parthenon

Poxa, muito bonito, e concerteza muito funcional este conceito. Sempre defendi este conceito para o Brasil, nem que fosse só levando helis na parte aerea, o melhor conceito de todos para mim, e faltou ser melhor aperfeiçoado foram dos Russos com a Classe Kiev (Cruzador – Porta Aviões), literalmente ele sozinho poderia fazer chover, sem depender tanto de Escoltas, o Japão esta apostando em Destroyers – Porta Helis) acho muito valido, creio que ter um Porta Aviões como temos, sem Escoltas de Nivel, de nada vale, por isso defendo a qualquer custo â aquisição de todo lote III das T-22… Read more »

[…] Japão incorpora seu ‘destroier porta-helicópteros’ […]