Futuro do Hellenic Shipyards é incerto depois de calote da Grécia

6

Hellenic_Shipyards_Aerial

Os estaleiros gregos Hellenic Shipyards estão numa situação difícil, sem dinheiro e sem trabalho, após o cancelamento do contrato entre o Governo Grego e a TKMS (ThyssenKrupp Marine Systems) alemã, proprietária das instalações gregas.

Embora a TKMS afirme que não pensa em fechar a subsidiária, diz no entanto que as dificuldades financeiras são enormes.

Em setembro deste ano foi anunciado que a TKMS cancelou os contratos para a construção de quatro submarinos classe “Papanikolis”  – Type 214 (Programa Archimedes) e  a modernização de três submarinos Type 209 para a Marinha Helênica (Programa Neptune II), depois de dois anos de discussões.

A TKMS diz que os pagamentos de € 524 milhões (US$ 780 milhões), sendo € 300 milhões para o Hellenic Shipyards, ainda não foram feitos pelo Governo Grego.

A HDW, subsidiária da TKMS, construiu o primeiro submarino da classe, o Papanikolis, que foi recusado pela Marinha Grega em 2006, sob a alegação de que o mesmo não cumpriu os requisitos operacionais. O Papanikolis foi posteriormente certificado pelo Ministério da Defesa Alemão, mas mesmo assim foi recusado novamente pelos gregos. Os outros três submarinos Type 214 foram construídos no Hellenic Shipyards, em Skaramangas e não apresentaram problemas.

Em 2002 os gregos fecharam um contrato para a modernização de meia-vida de 3 submarinos Type 209, para a inserção de um “plug” no casco com propulsão AIP.

No início de 2009, entretanto, o Ministério da Defesa da Grécia estava considerando abortar o Programa Neptune II e adquirir dois novos submarinos Type 209, com AIP já incluso.

Hellenic Shipyards

Hellenic Shipyards 3

FONTE: Jane’s Information Group

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Como já exaustivamente comentado aqui nesse blog: A Grécia está quebrada.

Ela não tem dinheiro nem para comprar um bote salva-vidas.

Seu défict chegará aos incríveis 12,5% do PIB, quando o limite máximo não pode passar de 3%.

Esse país quebrado passa por um dilema: Se comprar armamento, vai ter que tirar dinheiro dos programas sociais. Sua previdência já está sofrendo uma sobrecarga, devido aos inúmeros pedidos do seguro desemprego…

Assim sendo, esse negócio de compra de submarino, avião de caça…
é pura balela.

MO

que pena o pessoal ter desaparecido ….. que coisa, parece que os problemas de instabilidade do Papanikolis foram “Economicas” ….

cade a turma versao subimarinistica dos refalecos, os escorpeniecos …..

MO

Danilo

Entre Scorpene e Type 214 prefiro os alemães !

Acho que de U-BOAT eles entendem …

Até o brasil ja experimentou da tecnologia alemã de submarinos, afinal os em operação aqui foram fabricados com a parceria entre a Marinha do Brasil e a HDW, pena os franceses terem pegado o espaço dos alemães.

Sds
DANILO

Hornet

Pois é, e parece que os franceses estão “pegando o espaço dos alemães” (não se trata bem disso, mas enfim, só pra não perde a “deixa”..hehe) na Grécia também.

França e Grécia acabaram de assinar, hoje, um acordo bilateral:

http://www.defense.gouv.fr/ministre/actualite_et_dossiers/archives_a_la_une/nouvel_accord_de_defense_en_vue_entre_la_grece_et_la_france

abraços a todos

corsario01

MO, não se trata de problemas financeiros. Ocorreram sim problemas de estabilidade, calor intenso dentro do sub com AIP ligado e outros mais.
Os Sul Coreanos tb tiveram problemas semelhantes e até um com o eixo empenado. 0Km e ainda assim com eixo empenado.

Claro que tudo ja foi consertado, mas dai, dizer que os problemas não existiram, é querer fazer o mesmo que o pres. do Irã que diz não ter ocorrido o Holocausto. 🙂

Wagner

A Grécia estpa ferrada e não tem a menor possibilidade de manter forças armadas tão fortes durante tanto tempo.
Vão ter que cortar alguma coisa…