Corveta-Cheonan-Coreia-do-Sul-retirada-do-fundo-proa-imagem-via-shippingnews

Barra de Cinco Pixels

Medida é tomada em represália a acusações sobre episódio de afundamento de navio sul-coreano

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clipping-navalPEQUIM – A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira, 25, que está rompendo todos os laços com a Coreia do Sul. As informações foram dadas pela agência de notícias estatal KCNA, que cita um porta-voz do Comitê de Reunificação de Pyongyang.

“O Comitê pela Reunificação Pacífica da Coreia declara que a partir de agora serão feitos esforços para congelar as relações intercoreanas, abdicar o acordo de não agressão entre o norte e o sul e interromper completamente a cooperação”, diz o comunicado da KCNA, completando que todas as relações com Seul, assim como as comunicações, seriam cortadas.

Pyongyang também decidiu expulsar os expulsar os sul-coreanos que trabalham no parque industrial de Kaesong, mantido em conjunto pelo sul e pelo norte. Não ficou claro, porém, qual o verdadeiro impacto que a medida teria nas fábricas que operam no local. A maioria das empresas são sul-coreanas, que aproveitam para usar mão-de-obra barata da Coreia do Norte.

O comunicado detalhou algumas medidas tomadas por Pyongyang, como o rompimento dos diálogos com o gabinete do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung Bak, a proibição total do tráfego aéreo e marítimo de veículos do sul pelas áreas do norte e a suspensão dos trabalhos conjuntos na Cruz Vermelha de Panmunjom. Além disso, a Coreia do Norte disse que iniciará um “contra-ataque à guerra psicológica empreendida por Seul”.

O anúncio é uma resposta às acusações de Seul de que militares norte-coreanos teriam afundado um navio da Marinha sul-coreana no fim de março, episódio que deixou 46 marinheiros mortos. O anúncio também foi publicado pela agência estatal da China, a Xinhua.

Segundo a perícia internacional realizada na Coreia do Sul, o naufrágio do navio Cheonan foi causado por um torpedo disparado pelos norte-coreanos. Pyongyang, porém, nega qualquer envolvimento.

O episódio do navio elevou a tensão entre as duas Coreias, tecnicamente em guerra desde 1950, quando começou a Guerra da Coreia. O conflito, que terminou em 1953, nunca foi formalmente encerrado, e os dois lados permanecem apenas em trégua, embora haja atritos frequentemente.

Outra questão que gera impasse é o programa nuclear norte-coreano, considerado uma ameaça pelo sul. Pyongyang se recusa a retornar à mesa de negociações para abandonar os projetos atômicos e diz que só o fará se a Guerra da Coreia for encerrada formalmente.

FONTE: Agência Estado, via Estadão

FOTO: Reuters, via Shippingnewsclippings

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo

Lembro que quando era criança, quando dois meninos ficavam se xingando e trocando empurrões, mas sem irem às vias de fato, os demais davam um ultimato: ou brigavam ou que fossem embora.
Acho que está na hora de fazer o mesmo com a Coréia do Norte. E teremos uma surpresa. Veremos que o Norte é um blefe, pois na hora do pega pra capar, os soldados não vão querer defender o ditador. A maioria tem parentes no Sul.
Eu pago pra ver.

Almeida

Concordo com o Paulo, paciência tem limites. Problema aí é que o EUA estão desdobrados no Iraque e no Afeganistão e de olho no Irã. Se apoiarem a Coréia do Sul contra o Norte, o Irã ficará solto para aprontar o que quiser.

Acho que o Obama vai mandar seus NAes pras redondezas pra fazer pressão e só. A Coréia do Sul só ataca se 1. for atacada de novo (difícil, como disse o Paulo os norte coreanos não tem esta vontade) 2. Japão e China apoiarem.

Obama tá numa sinuca de bico armada pelo Bush, coitado.

Rafael

Tá oque muda para a Coréia do Sul de fato?
Tirando as industrias e a mão de obra o Norte não tem mais nada a oferecer.

Pedro

Os caras parecem que esquecem que o Norte tem armas atômicas. Joga uma delas em Seul, que fica perto da fronteira, pronto acabou a guerra. Alem disso, não duvidem da capacidade do Norte se defender de um ataque. Acho mais facil o sul querer fazer alguma kagada de atacar algum porto ou querer afundar algum navio em represária e isso virar uma guerra de atrito onde somente o sul tem a perder. AInda acho que o Norte nada tem a ver com esse naufrágio, onde esta sendo usado pela politica agressiva sul-coreana e norte-americana. Estranho que quando o Sul afundou… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Pedro disse:
25 de maio de 2010 às 18:17

Os caras parecem que esquecem que o Norte tem armas atômicas. Joga uma delas em Seul, que fica perto da fronteira, pronto acabou a guerra.

Joga como? O artefato norte coreano não cabe em nenhum dos lançadores que possuem. E mais, a Coreia do Sul está sob o proteção nuclear americana, qq ataque seria considerado um ataque nuclear ao proprio Estados Unidos.

ditongo

Arrancau a bunda da corveta 772.

Vic

comentario extraido de um site em ingles: I see so much misinformation and silly ideas on reddit regarding North Korea, it is kind of painful to read. As a former US intelligence officer, stationed in the south who has read dozens of books on the North, and follows the news on this very closely, I feel I have some semi-intelligent thoughts to add. First, to disappoint the conspiracy theorists, the North is quite guilty of sinking the Cheonan. After the incident, the South brought in experts from multiple countries, including Sweden, the US, and Japan to conduct the investigation. Bits… Read more »

MatheusTS

olha se ouver uma guerra ai pode declarar quase mundial porque???
porque o EUA apoiam os sul coreanos
e a China os norte coreanos….
mais mesmo assim EUA e China procuram uma solução diplomatica.
Mais do geito que vai a do Norte ou ela fali e muda o nome ou fica assim porem sem bombas nucleares e mais (amigavel) acho o mais facio..
ai entaum vem a ultima ipotese eles entram na guerra e morrem ou desistem……..
Pequeno ou não o artefato nuclear não podemos diser nada porque é tudo muito confidencial.