Mais um submarino ‘cocaleiro’ apreendido na Colômbia

5

Embarcação tinha autonomia de navegação para chegar ao México. Capacidade era de oito toneladas, segundo os militares

Submarino artesanal é visto em área rural de Timbiqui, no departamento colombiano de Cauca, nesta segunda-feira (14). Construído por traficantes, ele tem capacidade para transportar até oito toneladas de cocaína.

O Exército afirmou que o barco, com autonomia de navegação para chegar até o México e capacidade de submergir nove metros, foi descoberto no domingo na costa sudeste do litoral pacífico do país.

O general Jaime Herazo afirmou que foi o primeiro submersível do gênero apreendido no país, pois os anteriores eram apenas semisubmersíveis. Ninguém foi preso.

FONTE: G1 / FOTOS: AFP

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Enquanto uns na costa atlântica da América do Sul, desaprenderam como construir submesíveis, outros na costa do Pacífico vão de vento em popa.

Observador

Para o Brasil é ótimo que os traficantes assimilem e evoluam esta tecnologia.

Quanto mais droga passar submersa pelo Oceano Pacífico, menos teremos passando pelo Brasil.

Mas tem uma pergunta singela no ar: onde eles estão indo buscar a tecnologia?

Fazer um submarino, mesmo que simples, capaz de permanecer submerso uns poucos metros, não é para qualquer um. Saber construir tanques de lastro é a diferença entre um submarino e um navio afundando.

É coisa para engenheiro naval. E com experiência em submarinos.

Fico me perguntando se este(s) engenheiro(s) não são militares venezuelanos, fazendo um “bico por fora”.

Joker

Os Subs sendo um dos meios mais discretos, qual a quantidade dos mesmos que lograram a atingir a costa dos EEUU e/ou Mexicana sem que fossem descobertos?Como “abordar” desses meios segundo o direito internacional?Que paradigmas são lançados as FFAA e forças policiais dos paises do Caribe e América do Norte?

mmartins2

Reparem como o design tem evoluido. Esse aí já tem o casco em forma de gota, ao estilo do pioneiro Albacore. Do jeito que os traficantes tem dinheiro, eles vão acabar conseguindo fazer um nuclear antes da gente!!

daltonl

Caro mmartins…

ele é o oposto do “Albacore” em todos os sentidos na verdade, mas mesmo assim um grande avanço com relação aos semisubmersiveis que os traficantes tem utilizado.

abs