Prestes a dar baixa, HMS Liverpool se despede de Liverpool

2

O destróier de defesa aérea HMS Liverpool, que acumula 30 anos de serviço, deverá ser descomissionado pela Marinha Real Britânica (Royal Navy) ainda neste mês. Assim, pela última vez o navio visitou a cidade que homenageia com seu nome. Foram cinco dias de visita, com cerimônias, parada com marcha de um terço da tripulação (de 240 pessoas) pelas ruas da cidade, salvas de canhão e celebrações do navio, que é baseado em Portsmouth.

Nos últimos 12 meses, a tripulação do navio esteve nas manchetes dos jornais devido ao seu emprego no conflito da Líbia. O Liverpool disparou seu canhão principal de 4,5 polegadas mais de 200 vezes no conflito, sendo também o primeiro navio da Marinha Real Britânica a estar sob fogo inimigo nos últimos 30 anos.

Mas ainda há uma última missão antes do descomissionamento: o Liverpool deverá se juntar ao Illustrious e ao Bulwark e a outros navios aliados no exercício Cold Response da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), nos fiordes da Noruega.

FONTE / FOTOS: Royal Navy (Marinha Real Britânica)

NOTA DO EDITOR: o que não vem faltado nos últimos anos é notícia relacionada ao descomissionamento de navios de guerra britânicos, com especial destaque para os Tipo 42 (que de qualquer forma atingiram o limite de sua vida útil e vêm sendo substituídos por um número menor de destróieres Tipo 45, bem mais capazes). Abaixo, uma  lista com parte das notícias já publicadas no Poder Naval sobre os Tipo 42 quando na ativa ou à época de suas baixas e sucateamento.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aericzz

Que diferença de mentalidade… um país q é 1/10 do nosso mas com uma marinha muito superior…
ao contrário de nós q vamos dar baixa em um navio q está há quase 3 anos sem ir ao mar (tb com mais de 60 manos de uso!) por pura falta de condições e q chegou a dar o vexame de voltar ao porto rebocado com equipes de tv à bordo… eles darão baixa bum navio navegando perfeitamente! Garanto, por experiência, o liverpool se encontra melhor q o melhor escolta DA ESQUADRA!!!!!!!!!!!!!!! inclusive akele q está quebrado no líbano, ops falei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Blind Man's Bluff

Um a menos.