Video – ACTUV: Futuro navio não-tripulado caçador de submarinos

2

 

Submarinistas gostam de dizer que há dois tipos de navios – os submarinos e os alvos. No futuro, o Pentágono pretende criar um novo tipo de embarcação de superfície capaz de transformar os submarinos em alvos. O video mostra concepções e simulações de um futuro navio não-tripulado desenvolvido pela Science Applications International Corporation (SAIC) como parte de um contrato no valor de 58 milhõees de dólares com a Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa). O projeto batizado de Anti-Submarine Warfare Continuous Trail Unmanned Vehicle (ACTUV) se destinará à caça de submarinos em mar aberto. Diferente dos drones atuais de pouca autonomia, o ACTUV só requer intervenção humana para ser manobrado na saída do porto, e então pode permanecer no mar por um período de 60 a 90 dias.

FONTE: Wired.com via Naval Open Source Intelligence

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio Cezar

Esse projeto tem muitos links de comunicação e troca de dados. A probabilidade de ser efetivo no acompanhamento de submarinos convencionais é diretamente ligada a eficiência das comunicações envolvidas no sistema.
Como vai se comportar o ACTUV? Onde ele será mais efetivo? Operar em Águas rasas (Águas Marrons) é a tendência dos submarinos convencionais modernos. Existem sistemas de detecção e acompanhamento mais baratos, testados e consagrados.
Ideias são válidas o custo benefício deste sistema é que eu questiono.