quarta-feira, agosto 10, 2022

Saab Naval

Video – ACTUV: Futuro navio não-tripulado caçador de submarinos

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

 

Submarinistas gostam de dizer que há dois tipos de navios – os submarinos e os alvos. No futuro, o Pentágono pretende criar um novo tipo de embarcação de superfície capaz de transformar os submarinos em alvos. O video mostra concepções e simulações de um futuro navio não-tripulado desenvolvido pela Science Applications International Corporation (SAIC) como parte de um contrato no valor de 58 milhõees de dólares com a Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa). O projeto batizado de Anti-Submarine Warfare Continuous Trail Unmanned Vehicle (ACTUV) se destinará à caça de submarinos em mar aberto. Diferente dos drones atuais de pouca autonomia, o ACTUV só requer intervenção humana para ser manobrado na saída do porto, e então pode permanecer no mar por um período de 60 a 90 dias.

FONTE: Wired.com via Naval Open Source Intelligence

- Advertisement -

2 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júlio Cezar

Esse projeto tem muitos links de comunicação e troca de dados. A probabilidade de ser efetivo no acompanhamento de submarinos convencionais é diretamente ligada a eficiência das comunicações envolvidas no sistema.
Como vai se comportar o ACTUV? Onde ele será mais efetivo? Operar em Águas rasas (Águas Marrons) é a tendência dos submarinos convencionais modernos. Existem sistemas de detecção e acompanhamento mais baratos, testados e consagrados.
Ideias são válidas o custo benefício deste sistema é que eu questiono.

Publicidade
Parceiro

Últimas Notícias

Semana da Índia no Rio: Governo indiano recebe público e imprensa a bordo da fragata INS Tarkash

Eventos comemoram os 75 anos da Independência indiana e 200 anos da Independência do Brasil A Embaixada e o Consulado...
Parceiro

- Advertisement -