NPa ‘Goiana’ e RbAM ‘Triunfo’ abrirão para visitação em Fortaleza

0

NPa Goiana - foto via NGB

Navios estarão atracados no Porto de Mucuripe para visitação nos dias 23 de 24 de março

A Comunicação Social do 3º Distrito Naval informou em nota à imprensa que, nos dias 23 e 24 de março, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e o Navio-Patrulha “Goiana” estarão atracados no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, e aberto à visitação pública no período de 14:00h às 16:30h.

Os navios se preparam para uma missão de representação e ação de presença com nações amigas na região do Caribe, ocasião na qual a Marinha tem a oportunidade de estreitar as relações com esses países e divulgar o Brasil no exterior. Ambos os navios pertencem ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), subordinado ao Comando do 3° Distrito Naval.

O RbAM TRIUNFO foi construído no Brasil pela ESTANAVE, Estaleiro da Amazônia S/A, e foi o primeiro de uma classe de três Rebocadores de Alto-Mar encomendados pela Marinha do Brasil, para suprirem a necessidade da Força em Navios para o serviço de Salvamento. Sua principal missão é Realizar Operações de Socorro e Salvamento Marítimo, Patrulha Naval e outras que lhe forem atribuídas, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval. Possui as seguintes características: 55,40 metros de comprimento, 11,60 metros de largura e uma tripulação composta por 50 militares, sendo seis oficiais e 44 Praças. Singra os mares realizando diversas tarefas como: reboque de alvos, transferência de combustível em alto-mar, Inspeção Naval, além da capacidade de tomar parte em exercícios táticos diversos. É carinhosamente conhecido pelos seus tripulantes como o “Popeye”.

RbAM Triunfo - foto via NGB

O Navio-Patrulha “Goiana” possui as seguintes características: Deslocamento: 197 ton (padrão), 217 ton (carregado). Dimensões: 46.5 m de comprimento, 7.5 m de boca e 2.3 m de calado. Combustível: 23 tons. Eletricidade: 3 geradores no total de 300 Kw. Velocidade: máxima de 26.5 nós e máxima mantida de 22 nós. Raio de ação: 2.200 milhas náuticas a 12 nós (10 dias). Armamento: 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm; 2 metralhadoras Oerlikon Mk-10 de 20mm em dois reparos singelos. Sensores: 1 radar de navegação Furuno NAVNET VX2, banda I. Equipado com GMDSS – Global Maritime Distress Safety System e equipamento de visão noturna. Equipamentos: 1 lancha de casco semi-rigido Nautiflex (RHIB), com capacidade para 10 homens e 1 bote inflável Flexboat para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidraulico com capacidade para 620kg. Tripulação: 29 homens, sendo 4 oficiais e 25 praças.

O NPa “Goiana” desempenha importantes tarefas na extensa área marítima sob jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3°DN), nos estados do Ceará, Rio Grande de Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Destacando-se: Inspeção Naval, Controle de Área Marítima e Ação de Presença, visando fiscalizar os recursos marinhos, as plataformas de petróleo e as atividades de pesquisa no mar territorial, na zona contígua e na zona econômica exclusiva. Soma-se às tarefas acima a possibilidade de emprego de apoio logístico móvel, apoio a ações de mergulho e ajuda humanitária em situações de calamidade pública.

DIVULGAÇÃO: Comunicação Social do 3º Distrito Naval, via Capitania dos Portos do Ceará

FOTOS via NGB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments