Saab vai modernizar sistema de controle de submarinos australianos classe ‘Collins’

6

Saída tripla de submarinos australianos - foto MD Australia

Em nota divulgada na sexta-feira, 28 de novembro, a empresa sueca de defesa e segurança Saab informou informou que foi assinado contrato com a ASC Pty Ltd (Australian Submarine Corporation) para atualizar e modernizar o sistema integrado de gerenciamento e monitoramento de controle de navio (Integrated Ship Control Management and Monitoring System – ISCMMS) dos submarinos classe “Collins” da Marinha Real Australiana.

Segundo a empresa, o contrato tem valor total de 180 milhões de coroas suecas (aproximadamente 27,5 milhões de dólares ou 64 milhões de reais). O sistema ISCMMS é responsável pelo controle de manobras do submarino e pelo gerenciamento de sistemas integrados da plataforma. Desenvolvido originariamente pela Saab, o sistema provou ser bastante confiável para a classe “Collins” de submarinos australianos, diz a nota da empresa.

Saída tripla de submarinos australianos - foto 4 MD Australia

Ainda segundo a nota, o programa de modernização envolve a atualização de componentes eletrônicos e sistemas, aliviando problemas futuros de obsolescência e permitindo que o softwares do ISCMMS continue a operar de forma eficiente. O contrato compreende o período entre 2013 e 2016, e envolverá a área de operações de Soluções de Defesa e Segurança em Adelaide, na Austrália.

FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Quais eram os problemas dos submarinos australianos?

Oganza
Oganza

Marcos, eles tiveram problemas de toda ordem que se possa imaginar, na verdade até onde eu sei, daria um post em 3 partes, praticamente “O Caso Collins”. – existiram acusações de jogo sujo ou propina para a escolha de fornecedores Australianos, mas nunca ficou provado nada, ao menos ninguém foi preso, e lá elas vão. rs – Teve também a questão de não se “congelar” o design, adcionando mais capacidades ao longo do programa que levou mais de 10 anos para 6 subs. – junta-se a isso, o credenciamento de fornecedores, no mínimo, não qualificados para tal, o que acarretou… Read more »

Ivan

Marcos,

Se vc tiver curiosidade, há um resumo em português de portugal em um sítio dos patrícios, o areamilitar, sobre a classe Collins. Segue o link:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?NN=127

Abç.,
Ivan.

Ivan

Entretanto se seu apetite for maior, há um relatório com 170 páginas em inglês bem mais completo, publicado em 2012 pela divisão de comunicação do MD australiano:

http://www.defence.gov.au/dmo/publications/Coles_Report_Final_22Nov12.pdf

Boa sorte, 🙂
Ivan, o Terrível.

Marcos

Grato!