Home Clipping Governo suspende leilão para arrendamento de Terminal Portuário no PA

Governo suspende leilão para arrendamento de Terminal Portuário no PA

2296
12

160607-Santarem

BRASÍLIA – O governo anunciou na noite de ontem, segunda-feira, a suspensão do leilão de arrendamento de área para um terminal de fertilizantes no Porto de Santarém (PA). A licitação estava marcada para a próxima sexta-feira.

Os certames de outros cinco terminais portuários para grãos no Pará — em Barcarena, Santarém e Outeiro — já haviam sido adiados na semana passada. Fortes dúvidas pairavam no mercado sobre a existência de interessados.

“A modelagem dos editais deverá ser ajustada com o objetivo de melhor atender à demanda atual”, informa uma nota divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Não foi divulgada nova data para o leilão.

A suspensão revela uma atitude de cautela do governo, que preferiu não assumir o risco de uma disputa sem propostas. O setor privado vem pedindo mudanças nas regras. O leilão deveria ter ocorrido originalmente em março, ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff, e foi adiado por causa das incertezas políticas.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Rosa Vet Fuz Naval
Jorge Rosa Vet Fuz Naval
4 anos atrás

Parabéns pois poderia ser no final mais um arrematado por Chineses…deveriam ser revistas outros Leilões pois tem muito coelho ainda nesta cartola…

jose luiz esposito
jose luiz esposito
4 anos atrás

Além disso ,quando a BR 163 estará completamente pronta até Santarém e quando se terá uma Ferrovia chegando até este Porto ? É uma Vergonha que ONGs , todas financiadas para agirem contra os nossos interesses continuem tendo Força !!

Romário Andrade
4 anos atrás

jose luiz esposito nunca chegará a Santarém. A concessão da rodovia Santarém-Cuiabá BR-163 chegará somente até o Porto de Miritituba. Aqui, em Santarém, diz-se que há uma disputa comercial entre as empresas graneleiras Amaggi e Cargill.

MO
MO
Reply to  Romário Andrade
4 anos atrás

Por favor poderia dar uma localização do porto de Mirituba

Seria um terminal, pertencente a um porto organizado ?

Romário Andrade
4 anos atrás

MO, o “porto” de Miritituba fica na pequena vila de Miritituba que faz parte do Município de Itaituba. Realmente não existe um porto organizado, somente estações de transbordo de carga.
A ideia é construir 26 desse ETC e criar um complexo com 5 pátios.

Em Santarém a Cargill construiu um terminal graneleiro no Porto Organizado da cidade.

https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/ra/grande/Pub/GP/p3/2014/07/22/Agronegocio/Imagens/Vivo/2014_07_arco-norte1.jpg

MO
MO
Reply to  Romário Andrade
4 anos atrás

Obrigado Romário, então o “porto” é um terminal independente

MO
MO
Reply to  MO
4 anos atrás

De um certo tempo para cá aumentaram muito as inte de carregamento de soja por portos e terminais no Norte mas nao sao muito divulgados aqui pra baixo

Terra Brasilis
Terra Brasilis
4 anos atrás

Queira Deus que não faça parte de um ” Porto Organizado”, pois igual a CODESP que não funciona e atrapalha o empresariado, estamos ” turgidos”…

MO
MO
Reply to  Terra Brasilis
4 anos atrás

So que NENHUM PORTO esta fora de um porto organizado …

Oganza
Oganza
4 anos atrás

Caro MO, o jogo de interesses é complicado. Toda a produção do Centro Oeste e Mapito (MA, PI, TO) escoria de forma mais barata e rápida pelo Norte via Rodovia Cuiabá-Santarém, e as Hidrovias Araguaia-Tocantins e do Tapajós… mas as ONG’s e interesses afins “não deixam”, por exemplo, dinamitar umas pedrinhas para viabilizar as hidrovias… Santos, Paranaguá e Candeias (BA) estão a mais de 15 anos sobrecarregadas pela burocracia e uma malha logística defasada. – Plantar no Norte é em média 5-15% mais caro por hectare (correção por calagem), mas a terra é 1000% mais barata e as distâncias, por… Read more »

MO
MO
Reply to  Oganza
4 anos atrás

Vdd Oganza, vez por outra vejo um graneleiro embarcando soja em cada local que jamais imaginei que iria um graneleiro para embarque de grãos

abs

Romário Andrade
4 anos atrás

Só por questão de atualização. Essa é uma imagem mais atual do porto de santarém .

Boa tarde a todos.

http://i50.tinypic.com/25f3czc.jpg