Submersível russo Pantera Plus

Submersível Pantera Plus

Os militares russos enviaram seu navio de pesquisas Yantar, equipado com submersíveis, para ajudar a procurar o submarino argentino desaparecido, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

O ‘Yantar’ foi enviado para a área de busca, onde o submarino ARA San Juan desapareceu com 44 membros da tripulação a bordo, informou o Ministério nesta quinta-feira. Na quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu ajuda para encontrar o submarino, que deixou de se comunicar desde 15 de novembro.

Os submersíveis no ‘Yantar’ são capazes de mergulhar até 6.000 metros e estão equipados com manipuladores e outros dispositivos para operações subaquáticas complexas. O próprio navio possui detectores avançados, o que pode ajudar a determinar a localização precisa do submarino. As capacidades de vigilância do “Yantar” fizeram o navio receber o rótulo do “navio espião” na mídia ocidental.

O ‘Yantar’ faz parte da Frota do Norte da Rússia desde que foi comissionado em 2015. É uma navio militar de propósito especial de 5.320 toneladas oficialmente denominado “navio de pesquisa oceanográfica” e equipado com submersível da classe Konsul. Sua presença na costa dos EUA no mesmo ano provocou preocupações em Washington sobre sua capacidade suspeita de sabotar cabos subaquáticos.

Os militares russos também enviaram por aeronave Antonov An-124 especialistas em operação de resgate marítimo para ajudar na busca. Entre outras coisas, a equipe levará um submersível chamado Panther Plus.

Aviões e navios de uma dúzia de nações participam da missão. As equipes de busca estão cobrindo uma área de cerca de 185 mil milhas quadradas (480 mil quilômetros quadrados), que é aproximadamente o tamanho da Espanha.

Navio de Pesquisa Oceanográfica Yantar
Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bianobr

Agora o SJ aparece.

Eduardo Siqueira

Boa tarde, alguém sabe onde se encontra esse navio russo? Se estiver vindo de Severomorsk, irá demorar um tempinho para chegar.

César A. Ferreira

Vem da costa do continente africano.

Soldat

Tenho que concorda….agora irão encontrar com certeza o Urso é o Urso..

HMS TIRELESS

Chegou tarde! Ademais os recurso postos à disposição pelos EUA são mais abrangentes e modernos.

Fernando "Nunão" De Martini

Segundo palestra que vi recentemente (e alguns dos leitores do PN também), o Atlântico Sul virou a bola da vez em pesquisas de oceanografia de vários países do mundo. Não me admira o navio de pesquisa oceanográfica russo estar por perto.

JagderBand44

Bom raciocínio Nunão. Não é de ficar surpreso se aparecer algum navio chinês também.
Sd.

Renan

Vai demorar um bocado mas só o fato de estar disposto a ajudar já vale muito.

kfir

testes de curto circuito em um banco de baterias
Acho que o problema pode não ter sido as baterias somente…por segurança o capitão poderia navegar na superfície, visto que o relato indica que o problema havia sido superado, e não foi pedido socorro…

Dodo

Agora ele aparece kkkkk

Ozawa

Sinceramente, exceto por um milagre oriundo da soberania discricionária de Deus, não espero, contudo, o resgate de vidas a essa altura e pelas causas prováveis do naufrágio. Todos esses navios especiais de busca a grandes profundidades, agora o Yantar, são muito importantes, sim, para resgatar se possível a maior parte da verdade ainda no fundo do mar…

Eu espero também que os familiares, passado o clamor e a dor, entendam que seus entes queridos são militares e, ao que parece, morreram, sob juramento de fazê-lo a qualquer custo, mas fazendo o que gostam onde muitos querem mas poucos podem.

luiz antonio

O Urso é tão Urso que perdeu um subnuc no quintal de casa. Menos, muito menos.

luiz antonio

A ajuda sempre é bem vinda seja de onde vier. Daqui ha pouco retornam as “grandes teorias”

Ivan

Por onde anda o ‘navio de pesquisas’ Yantar?

Fernando miranda

Muitíssimo trágico o acidente, e toda ajuda e válida podendo ser de qualquer pais, mas às potências aproveitarão do trágico, para utlizarem de suas altíssimas tecnologias para realizarem também suas espionagens nestas riquissimas e pacíficas águas do nosso continente.

Arariboia

Incrível como certas pessoas tiram conclusão num piscar de olhos… Até nisso pessoal é torcida sem baseamento, num momento desses…

Sobre o Yantar no canal russo Телеканал ЗВЕЗДА
https://www.youtube.com/watch?v=UcaqFVrsANs

Mais sobre o Yantar.
https://www.youtube.com/watch?v=2XrT-eggXBk

Soldat

É incrível como esses pro-Amis só vem o que interessam a eles rsrs….
” Urso é tão Urso que perdeu um subnuc no quintal de casa”.
——————————————————————————————————
Só pra lembrar:

26/12/2000 – 08h10
Submarino da Marinha afunda no cais.
O submarino Tonelero S-21, carregado com quatro torpedos desativados, afundou por volta das 23h de anteontem no cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, na ilha das Cobras, próximo à Praça Mauá (centro do Rio).
———————————————————-
Segue o link da matéria completa.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u12940.shtml.

Da para levar a sérios esse seguidores dos Amis rsrs…..

Ivan

Arariboia,
.
Mas o Yantar está por onde?
No través do Rio Grande do Sul? ou ainda acima do Rio Grande do Norte?
Vindo da África ou do Oceano Índico?
.
Grato,
Ivan.

Plamber

@luiz antonio

O EUA vive cometendo barbeiragens em alto mar (inclusive com submarinos), e só por isso ignoraríamos a ajuda deles? Não! Portanto o fato de a Rússia ter perdido aquele submarino não quer dizer nada, muito menos que não possam ajudar aqui com a experiência que possuem.

ScudB

Amigo Ivan!
Ultima localização – saindo da Africa do Sul no dia 18/11:
http://www.marinetraffic.com/pt/ais/details/ships/shipid:1215053/mmsi:273546520/vessel:YANTAR
Um grande abraco!

luiz antonio

Soldat 24 de novembro de 2017 at 17:56 …….Esqueçeu de completar que o Tolero foi resgatado. Comparações inadequadas geram conclusões inadequadas. O Tonelero afundou e não perdido. O KURSK virou piada internacional e só não podemos rir pois muitas vidas se perderam. Por acaso voce entende que todos os marinheiros e pilotos envolvidos nas buscas até aqui estão brincando, seja de que países forem? Se o Yantar chegar a tempo que seja bem-vindo, como o nosso K-11 que é o melhor que temos e melhor do que muitos que nem possuem meios assim em suas marinhas. Não vou entrar nessa… Read more »

Ivan

ScudB,
.
Obrigado pelo link.
.
O Yantar está, aparentemente, no rumo Cidade do Cabo para Mar del Plata, mas ainda há algumas milhares de milhas náuticas da costa da Argentina. Vai demorar, mesmo navegando a 13 nós.
.
Estou sem tempo de pesquisar sua derrota, mas ele deveria estar vindo do Oceano Índico.
.
Mas posso ter entendido errado a posição no ‘marinetraffic’.
.
Abç.,
Ivan Ivanovich.

Mat, Jacqueline

Um navio pesqueiro clandestino ou um ‘pirata’ poderiam ter atirado contra o ARA?

luiz antonio

Plamber 24 de novembro de 2017 at 18:11
Plamber: eu postei o comentário porque a forma como alguns colocam suas opiniões transformam todos os que estão nas buscas em incompetentes que serão “salvos” por alguem, sejam russos, norte-americanos, ingleses ou marcianos. A Russia perdeu o KURSK por Politica e Incompetência de Dirigentes e não da sua Marinha. Os Norte-Americanos perderam o Tresher e o Scorpion também talbez pelos mesmo motivos e dái? O que irrita são essas posturas que ridicularizam aqueles que estão fazendo seus trabalhos em condições difíceis em uma tragédia como essa.
Abraços

carcara_br

Fernando “Nunão” De Martini 24 de novembro de 2017 at 16:35

Que tipo de pesquisa? Qual o interesse ?

Fernando "Nunão" De Martini

“carcara_br em 24 de novembro se 2017 at 18:38 Que tipo de pesquisa? Qual o interesse ?” Principalmente de mudanças bastante significativas na temperatura e na salinidade da água que chega num fluxo, cada vez maior, vindo do Índico na direção da costa do Nordeste do Brasil, além dos vórtices gerados em várias regiões do Atlântico Sul, influenciando os conhecidos fenômenos El Niño e La Niña, entre outros. Basta um navio realizar uma pesquisa numa área que logo em seguida outros fazem no mesmo local pra confrontar os dados, conforme divulgaram os pesquisadores. Pretendemos publicar matéria sobre isso, quando for… Read more »

Aproveitando, um aviso aos recém-chegados
Esse cara que aparece aqui de vez em quando e fica a falar “pró-âmis” pra cá e pra lá não tem mais o que fazer na vida pelo jeito, pois há anos fica com essa ladainha.
Ignorem e sigam a vida, que é muito curta pra desperdiçar se preocupando com babaquices de terceiros. Peguem um violão, façam uma música, peguem uma pá, plantem uma árvore, mas ignorem essa ladainha boba.

Arariboia

Verdade Luiz Antonio, certas pessoas não sabem respeitar o momento.
Alguns expressão com se eles fossem a sabedoria suprema e seus países de torcida…
Sobre o Yantar pelo vido que postei ele é o mais equipado que chegara na região.
O Vídeo ta em russo e tem 35min nas é bem claro sobre algumas das capacidades de resgate dele

Arariboia

O Vídeo esta em russo e tem 35 min mas, é bem claro sobre algumas das capacidades de resgate.
corrigido*

Nonato

Desde a semana passada venho criticando o fato poucos meios estarem sendo empregados. Inclusive alguém falou que vários meios estariam no porto ou aeroporto. Isto é, os argentinos não estariam utilizando tudo que tinham a disposição. Alguém até falou que vários aviões poderiam atrapalhar. Uai, se a área é grande, se havia urgência, se as condições não eram boas, o ideal seria uso Full dos meios. Não sei que metodologia estão empregando para continuar as buscas já que já fizeram 100% da área inicial pelo menos com o P3 e o P8. Agora estão concentrados nessa área menor? Mas fazendo… Read more »

Danilo José

ScudB 24 de novembro de 2017 at 18:12

Obrigado pelo link muitas informações sobre o Yantar !

Position Received: 2017-11-18 12:01 UTC
Vessel’s Time Zone: UTC +1
Área: SAFR – South Africa
Latitude / Longitude: -33.5841408° / 17.7026291°
Estado: Underway Using Engine
Velocidade/trajeto: 13.2kn / 299°
Origem do AIS: Satellite Desert Technical Solutions
Navios próximos
Última posição recebida

Read more at http://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:1215053/mmsi:273546520/imo:0/vessel:YANTAR#1px0xP7c8F71zteK.99

Vindo da costa da africa do sul de 2 a 3 dias se o clima estiver bom !

Nonato

O vídeo é bem claro sobre as capacidades do navio mas está em russo.
Desde quando isso é problema para os frequentadores da trilogia?

luiz antonio

Arariboia 24 de novembro de 2017 at 18:43
O Yantar é tão navio de pesquisas como a maquina de costura da minha avó tinha freezer. É um navio de inteligencia militar e com enorme capacidade SAR. Certamente os russos aprenderam a lição do KURSK.
Será um reforço fabuloso se chegar a tempo. O que importa agora é encerrar esse caso triste e prover as familias dos tripulantes um pouco de paz com o resgate.

luiz antonio

Nonato 24 de novembro de 2017 at 18:49 Nonato, não sou militar e nem especialista em SAR, mas entendo que estão disponibilizados varios meios, porém nem todos eles são os mais apropriados em determinado momento ou fase de buscas, além do que, devem ser consideradas as “reservas” e os riscos de varios meios serem utilizados ao mesmo tempo, ainda mais em condições metereológicas difícieis. Pode imaginar a confusão com varios sinais explodindo nos radares e sonares ao mesmo tempo? Creio que um dos critérios de buscas é não transformar um meio utilizado em mais um sinistro a ser buscado. Tenho… Read more »

Top Gun Sea

Para que aqueles que criticaram os Russos – estão chegando e muito bem equipados.

Danilo José

https://www.marinetraffic.com/pt/ais/details/ships/shipid:349711/mmsi:701829000/imo:8418514/vessel:ARA_PUERTO_ARGENTINO

ARA Puerto Argentino, em direção a area de buscas, saindo de comodoro rivadavia.

PRAEFECTUS

Prezados, gostaria de salientar que os russos após o sinistro com o submarino nuclear da Classe Oscar-II o K-141 Kursk, buscaram tirar profundas(sem querer fazer trocadilho infame) lições desta tragédia. Deste então têem procurado aprimorar sua doutrina e seus equipamentos de resgate submarinos. Inclusive os submersível da classe Konsul capazes de mergulhar até 6.000 metros e o equipamento de salvamento submarino modernizado SSP-M projetado para as forças submarinas da Marinha Russa, que inclusive foi demonstrado no curso do Fórum militar-técnico internacional Army em agosto deste ano, fazem parte deste grande esforço para dotar a Marinha russa com o que há… Read more »

Nonato

Luis Antônio, eu também não sou expert.
É apenas uma opinião.
Alguns dizem que as buscas são difíceis porque é uma área muito grande, equivalente
à da Espanha.
Se dizem que a área é tão grande e havia urgência imagino que quanto mais olhos melhor.
Por falar em muitos meios num espaço pequeno imagine a quantidade de aviões russos, sírios e da coalizão num espaço bem menor…

Joao Moita Jr

Toda ajuda é bem vinda. E que mais podemos esperar, Claro que alguém teve que deboxar da Rússia pela tragédia do Kursk.

Nonato

Não vi nada até o momento acerca da metodologia de busca no início e agora e quanto a quem está coordenando.
Se os outros países apenas seguem ordens ou se alguém é ouvido acerca de como fazer.
Ou se isso não seria necessário.

Fernando "Nunão" De Martini

“Nonato em 24/11/2017 às 19:52
Não vi nada até o momento acerca da metodologia de busca no início e agora e quanto a quem está coordenando.”

Não viu porque não quis ou porque se faz de bobo.
Quem coordena é a Armada Argentina, desde o início.

Nonato, a paciência contigo já se esgotou faz tempo, se liga.

Moita

“Soldat 24 de novembro de 2017 at 17:56 Da para levar a sérios esse seguidores dos Amis rsrs…..” Mais ou menos né. Os russos são muito competentes e vem pra acrescentar bastante, tem capacidades que no momento não temos nessa operação SJ, mas esse exagero acima também é desnecessário, tanto quanto desmerecer só por ser russo ou americano ou indiano, sem necessidade, mesmo cenário que ocorreu quando os americanos enviaram seu esquadrão de resgate de sub. Enfim, é típico de sites de defesa essas discussões meta, é assim em todo lugar, vira um clube do bolinha pra massagear ego de… Read more »

Geowally

A costa atlântica sul americana contém uma nova modalidade de exploração mineral que está demandando muitas pesquisas geológicas na última década nos oceanos do mundo inteiro. São depósitos polimetálicos nodulares formados no leito de regiões abissais. São ricos em níquel, estanho, cobre e cobalto. Não precisam de muito processamento para serem utilizados. O preço destes metais está subindo e tornando este tipo de exploração economicamente rentável. Recentemente a 3 anos atrás foi realizada a contratação de pessoal de pesquisa na CPRM para ajudar neste tipo de atuação. Outro fato interessante foi o pedido do Brasil para aumentar a extensão de… Read more »

Emmanuel

Pronto….agora virou FLAxFLU?
Torcida para ver quem acha primeiro?
Se russo ou americano?
Se o russo achar é porque é o melhor equipamento da galáxia. Se for americano, idem.
Se acharem algum coisa.
Não é um campeonato de esconde-esconde p@rr@.
Tem 44 pessoas lá embaixo que podem estar mortas e que talvez nunca sejam encontradas, como tantas outras tripulações que têm seus navios como seu caixão.
Na boa, vocês que gostam de urso poderiam fazer esse tipo de comentário, “agora irão encontrar com certeza o Urso é o Urso”, numa outra hora.
Beira o ridículo isso.
Abraço.

F-5

HMS TIRELESS: Acho que a preocupação deveria ser: “Legal! Chegou mais ajuda!” Mas esse discurso pró-amis, pró-russos não cabe aqui. Infelizmente temos o discurso de lamber as botas de um lado ou de outro. Passei anos afastado daqui por causa disso. Se serão os americanos, os brasileiros, os russos ou até mesmo os ingleses (por ironia do destino(, não importa!!! Temos 44 famílias querendo o retorno dos seus entes queridos. Temos 44 famílias querendo, ao menos, saber se seus entes queridos estão vivos. Temos 44 famílias querendo ao menos ter um lugar para jogar uma coroa de flores… Temos milhares… Read more »

Ivanmc

São louváveis os esforços dos países em conjunto. Porém, acho que os comportamentos belicuosos dos países estão mais na cabeça de quem fomenta a discórdia entre nações.
Bela matéria.

Ivanmc

Última forma: Bélicos.

luiz antonio

F-5 24 de novembro de 2017 at 20:39
Creio que seu afastamento esta justificado plenamente. Excelente sugestão, porque apesar do pouco tempo que frequento ou mesmo acesso aqui, já deu….

Abraços

Fernando "Nunão" De Martini

“luiz antonio em 24 de novembro de 2017 at 21:03
apesar do pouco tempo que frequento ou mesmo acesso aqui, já deu….”

Boa sorte em procurar lugar melhor. Vai precisar.

donitz123

Aqueles aqui que estiverem incomodados com a ajuda russa sempre podem enviar seus navios de pesquisa e submersíveis. Se tiverem um é claro.

F-5

Ah! Qual é?
Meu nick é de um ícone dos norte-americanos!
Cada um tem seu papel negativo e positivo no mundo.
Deixemos essa baboseira para nossas vidas pessoais!
Temos aqui o Galante, o Nunão e o Poggio (escrevi certo?) que fazem um tremendo de um esforço para presentear cada um de nós com o melhor de assuntos militares e a galera fica, tipo FLA X FLU?
Meu time é da vida, fuerza hermanos!!!

Bispo

KURSK …quem acredita na “versão oficial” ..também acredita no papai Noel, fada do dente, coelho da páscoa..rs

… aos 29 minutos temos a versão real dos fatos.
….aos 45 minutos imagens do ponto de penetração do torpedo Mark 48.

jagderband#44

Teoria da conspiração: esse navio russo tem capacidade SAR de submarinos? Então pode ser que sempre algum sub russo ou chinês esteja por perto.