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Caminhão atropela corveta: governo corta parte da capitalização da Emgepron

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Concepção em 3D da corveta classe Tamandaré

Governo cortou R$ 500 milhões de 2,5 bi reservados à capitalização da Emgepron, verba destinada ao programa de construção das corvetas classe Tamandaré. Corte se soma a outros, em diversos ministérios, para compensar crédito 9,58 bilhões de reais aberto para atender a reivindicações dos caminhoneiros e garantir a lei e a ordem

A conta para atender à principal reivindicação dos caminhoneiros que paralisaram o país nos últimos dez dias, a redução do preço do diesel, ficou em 9,5 bilhões de reais até o final deste ano, valor de crédito extraordinário ao Ministério de Minas e Energia para subvencionar o preço desse combustível. Uma conta que será paga por cortes em verbas originariamente destinadas a diversos ministérios, incluindo o da Defesa, e em especial o programa das corvetas classe “Tamandaré” (CCT), do Comando da Marinha. No caso, corte de 500 milhões nos 2,5 bilhões reservados no orçamento para capitalização da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais), fórmula criada para atender a parte dos custos de obtenção dos navios.

Na Medida Provisória (MP) nº 838 publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira, 30 de maio de 2018 (clique no link para acessar a página original) a União concedeu subvenção econômica à comercialização de óleo diesel em território nacional até o final deste ano, subvenção cujo valor total foi limitado em R$ 9.500.000.000,00 (nove bilhões e quinhentos milhões de reais). Para tanto, foi aberto crédito extraordinário ao Ministério de Minas e Energia (MME) nesse mesmo valor, por meio da MP nº 839, publicada na mesma edição do Diário Oficial (clique no link para acessar).

Lei e Ordem – A este crédito para o MME soma-se outro para o Ministério da Defesa (MD) de 80 milhões de reais, especificamente para emprego em Operações de Garantia da Lei e da Ordem – parte das quais, como se vê pelo acompanhamento das notícias dos últimos dias, são devido aos efeitos da própria paralisação dos caminhoneiros.

Perfil da corveta classe Tamandaré

Os cortes – Na sequência da MP que gerou esses créditos extraordinários, os quais somam 9 bilhões e 580 milhões de reais, vê-se no DOU páginas e mais páginas de cortes em despesas de diversos ministérios, desde programas menores aos mais caros, e até valores que eram reservas de contingência. Isso inclui programas dos próprios ministérios de Minas e Energia e Defesa. Neste último, chama a atenção o corte de 500 milhões de reais na “Participação da União no Capital da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON – Recomposição do Núcleo Naval – Construção das Corvetas da Classe Tamandaré”.

Os cortes em programas dos diversos ministérios (classificados como cancelamentos) ocupam as páginas 4 a 39 da edição extra do DOU, e a parte relativa ao cancelamento de 500 milhões no programa das corvetas, dentro do orçamento deste ano, está nas páginas 32-33 (clique no link para acessar).

Concepção em 3D da Corveta classe Tamandaré
Concepção em 3D da Corveta classe Tamandaré

Capitalização da Emgepron – A participação da União no capital da empresa, que gerencia projetos navais, foi a fórmula encontrada no ano passado para viabilizar parte do programa da classe “Tamandaré”. Segundo informou em outubro de 2017 o então ministro da Defesa, Raul Jungmann, isso se deve à Emgepron não ser afetada por contingenciamentos devido ao teto de gastos públicos, uma vez que a ela não depende financeiramente do Tesouro.

Assim se conseguiu aprovar, em dezembro de 2017, o Projeto de Lei Orçamentária para 2018 (PLOA 2018) que incluiu, entre outros programas das Forças Armadas, os recursos para capitalização da Emgepron para viabilizar o início da construção das corvetas neste ano. Nas páginas 944, 987 e 1065 do PLOA 2018, constou a emenda de R$1 bilhão para capitalizar a Emgepron com esse objetivo (o PLOA 2018 pode ser acessado clicando aqui).

De 1 bilhão para 2,5 bi, e agora 2 bi – Em 29 de março deste ano, foi publicado no DOU uma modificação das fontes de recursos para a capitalização da Emgepron, destinada ao Programa da Corvetas classe Tamandaré (CCT). A mudança adicionou R$ 1,5 bilhão ao montante original de 1 bi aprovado no PLOA 2018, totalizando 2,5 bilhões de reais na participação da União no capital da Emgepron.

Agora, com a conta da subvenção ao diesel gerando cortes em diversas áreas, podemos interpretar que esse cancelamento de 500 milhões reduz para 2 bilhões de reais essa capitalização, dentro do orçamento deste ano.

A classe Tamandaré – A Corveta Classe “Tamandaré” (CCT) foi projetada pelo Centro de Projetos de Navios da Marinha do Brasil (CPN) com detalhamento contratado à Vard. A CCT é uma evolução das classes “Inhaúma” e “Barroso”, e em relação a esta última, aproveitou a maior parte das linhas comprovadas do casco, diferenciando-se porém pela ampliação da boca (largura) em cerca de um metro e meio.

Como se pode ver nas ilustrações comparativas acima, o convés de proa teve seu desenho modificado, o que é visível especialmente na sua junção com a superestrutura do passadiço, encontrando esta um deck (convés) acima.

Comparadao desenho da Barroso, o projeto da Tamandaré tem o convés de proa com alinhamento mais horizontal, o que aumentou o volume interno na área entre o canhão principal e a superestrutura, ganhando assim parte do espaço necessário à instalação de lançadores verticais de mísseis.

Na outra extremidade do navio, o convoo foi estendido até o espelho de popa para aumentar seu comprimento, o que, combinado à ampliação da boca do navio e consequentemente da largura do convoo, visa a operação de helicópteros de maior porte que o Super Lynx, como o Sea Hawk. A área do hangar também foi ampliada. O projeto incorporou um corredor central interno, ao longo de praticamente toda a extensão do navio, para rápida movimentação de tripulantes a seus postos de combate e facilitar também o abandono da embarcação.

A CCT foi concebida para ser uma plataforma poderosa para missões diversas e para emprego contra ameaças aéreas, de superfície e submarinas. O navio pode ser configurado com vários sistemas e armas, como canhões de médio e grosso calibres, metralhadoras e sistemas de controle tático e conta, como já mencionado acima, com hangar e convoo para helicóptero orgânico. Também incorpora o conceito “stealth” (furtivo), com suavização das linhas externas e uso de reentrâncias, cobertas por portas, para acomodação de itens como botes, lanchas e lançadores de torpedos.

Segundo o Centro de Projetos de Navios, “as Corvetas da Classe ‘Tamandaré’ (CCT) incorporam melhorias contínuas nos projetos já desenvolvidos pela MB, por meio de inovações tecnológicas e buscando corrigir deficiências encontradas nas classes anteriores mantendo os aspectos positivos. A nova classe de corvetas possibilitará o incremento do número de navios escolta em atividade na MB, permitindo a manutenção da atuação nos cenários atuais, adequando-se as novas tecnologias e as necessidades de capacitação para a moderna guerra naval.”

Concorrência e cronograma – Para construir um lote de 4 navios da classe “Tamandaré”, a Marinha divulgou em dezembro do ano passado um Pedido de Propostas (RFP) a estaleiros internacionais, com a obrigação de que formassem consórcios com estaleiros brasileiros para a construção de pelo menos parte da classe no Brasil. Para mais detalhes sobre o RFP, clique aqui.

Os estaleiros deveriam responder ao pedido com suas propostas para construção das corvetas, seguindo o projeto elaborado pelo Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha do Brasil, ou seja, de propriedade intelectual da Marinha. Caso desejassem, além da oferta de construção do navio projetado pelo CPN poderiam adicionar proposta para construção de navio de propriedade intelectual do  proponente (napip), sendo que nesse caso suas características deverão superar às do projeto da Marinha.

O dia 18 de maio marcou o prazo final para entrega de propostas dos estaleiros concorrentes. A divulgação de uma Short-List está marcada para o dia 27 de julho e a definição do vencedor está prevista para 28 de setembro de 2018.

Características principais da Tamandaré (projeto CPN):

  • Comprimento total: 103,4m
  • Comprimento de linha d’água: 94,2m
  • Boca máxima: 12,9m
  • Boca moldada (linha d’água): 12,06m
  • Calado (carregado): 4,25m
  • Pontal: 9,3m
  • Deslocamento máximo: 2.790t
  • Deslocamento leve: 2.267t
  • Velocidade máxima: 25 nós
  • Tripulação: acomodações para até 136 pessoas
  • Propulsão: CODAD (4 MCP)
  • Capacidades operativas: ASup/GAA-GE/GAS/AAw/MIO

Arranjo interno e compartimentação da corveta classe Tamandaré

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Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Onde estão os ___________ que diziam “eu apóio os caminhoneiros”?

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

jota ká
jota ká
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Pois é.
Cadê os intervencionistas que aproveitaram as reivindicações dos caminhoneiros para tentar espalhar o caos no país para, na sua ótica, permitir a intervenção dos militares na república?

bruno
bruno
Reply to  jota ká
2 anos atrás

Eu não me iludo mais com o futuro da defesa no Brasil.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Quando li o título achei que algum caminho com problemas havia invadido acidentalmente algum e colidido contra uma Corvetta.

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Continuo apoiando os caminhoneiros, Marquinhos ________ _______________________e com o povo todo apoiando a paralisação, teríamos força para pedir que o governo cortasse da própria carne para baixar os impostos dos combustíveis. Mas como o povo não se juntou, tiveram que engolir a primeira oferta do governo, que sempre será dar subsídios e jogar a conta para o outro lado, invés de diminuir o inchaço da máquina estatal. Enquanto o povo não se juntar e parar TUDO, exigindo corte de impostos e da máquina estatal, sempre vai ser assim, uma categoria para e consegue subsidios enquanto o resto paga a conta.… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Quer apoiar os caminhoneiros ?, perfeito. Então você e os outros _________________ metam a mão no bolso e paguem a conta.


COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM OFENDER OS DEMAIS COMENTARISTAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Pedro
Pedro
Reply to  Mk48
2 anos atrás

Voce nao leu o que eu escrevi. Como eu disse, se só uma categoria parar entao é claro que o governo vai oferecer subsidios para eles, atender suas demandas e penalizar os outros. O governo sempre faz assim. Essa sempre sera a solucao oferecida pelo governo. Dessa forma ele nao perde seu poder de arrecadacao, que no fim é o poder que os politicos tem para inchar o Estado e permanecer no poder, distribuindo privilegios, cargos, cala-bocas e etc. O que defendi é que toda sociedade se junte para que o governo nao tenha para onde fugir senao cortar da… Read more »

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Reply to  Mk48
2 anos atrás

Prefere continuar pagando altos impostos e um dos combustíveis mais caros do mundo? Não meu amigo, _______________________

COMENTÁRIO EDITADO. DISCUTA O ASSUNTO SEM PARTIR PARA A PROVOCAÇÃO PESSOAL. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

mk
mk
2 anos atrás

Já era esperado, o Bardini já tinha cantado essa pedra, só faltava oficilaizar. São opções que o Governo , e consequentemente o Brasil faz. O Brasil vive de crise em crise, anda por espasmos, e o interesse nacional vai a sabor dos governantes míopes e do congresso composto por integrantes desqualificados, que fazem dos seus mandatos um balcão de negócios. O congresso deveria ter um papel moderador nas decisões do Executivo, zelando pelos interesses nacionais, e mais especificamente neste caso com a indústria de defesa nacional. Mas como fazer isso com a péssima qualidade dos congressistas ? São eleitos ex-palhaços,… Read more »

marcus
marcus
Reply to  mk
2 anos atrás

Governantes bandidos ou bandidos governantes?
Míopes eles não são mesmo, estão todos de olho no dinheiro dos nossos impostos.

Pedro
Pedro
Reply to  mk
2 anos atrás

Eu nao entendo. Vc vem com o chavao do Nao tem almoço gratis. Sim. Mas sua análise no fim é rasa, falta ir mais longe, ela para no chavão. Diz que o governo nao gera receita… Mas ele tem receita! E de onde vem? E porque ele tem receita? Porque tem gastos! Se cortar os gastos precisará de menos receita, logo menos impostos. E porque o combustivel é caro? Por causa dos impostos. Mas o governo nao abre mao dos impostos porque precisa pagar seus déficits. A única soluçao de longo prazo e duradoura, que nao implica em novos ciclos… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Prezado,

Não me preocupei com a profundidade de nada, nem fiz nenhuma análise.

Fiz apenas um desabafo porque não aguento mais o rumo que estão dando ao Brasil.

Abs.

Gustavo
Gustavo
2 anos atrás

voltou a ser classificado como corveta?

Daglian
Daglian
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Nunca deixou de ser, Gustavo. O nome do projeto é “Corveta Classe Tamandaré (CCT)”.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Daglian
2 anos atrás

O nome é esse, começou assim e por um período, a MB tinha tirado a classificação de Corveta, apesar do nome não ter se alterado.

Zampol
Zampol
2 anos atrás

Lembrando que no preço subsidiado do diesel “para os transportes” pegam carona os proprietários de SUVs e Picapes de luxo, assim, fica um pouquinho mais fácil pros ricões. E você, assalariado, paga a conta.

jota ká
jota ká
Reply to  Zampol
2 anos atrás

Veja pelo lado positivo.
A Marinha também vai economizar alguns tostões na aquisição de diesel. 🙂

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Zampol
2 anos atrás

Já não apoiava essa greve, depois do prejuízo de 15 mil que tomei essa semana é que não apoio mesmo! E agora vamos pagar mais caro pela gasolina para cobrir a redução do diesel dos corporativistas. Enquanto não venderem todas as estatais, extinguirem a previdência, cortarem salários de funcionários públicos que estão muito acima da média do mercado, e quebrarem os monopólios do governo em setores como energia, saneamento e transportes, para reduzir essa carga tributária asfixiante, viveremos sempre neste país afundado na pobreza e no atraso.

Paulo Furokawa
Paulo Furokawa
2 anos atrás

Me parece uma medida totalmente correta para a atual conjuntura nacional. Não temos hipótese alguma de guerra, esses barcos na minha opinião são um gasto totalmente desnecessário e inútil, chega a dar vergonha alheia ver alguém apoiando esse tipo de gasto. O ideal mesmo seria cancelar tudo, e repensar daqui a uns 15 ou 20 anos adiante, se estes gastos são necessários. O mais importante neste momento é manter o bem estar e atender as justas reivindicações dos nossos irmãos caminhoneiros. Ótima e acertada medida do governo, mas repito, o ideal mesmo é encerrar totalmente este programa e resolver problemas… Read more »

Fabricio
Fabricio
Reply to  Paulo Furokawa
2 anos atrás

Só pode ser ironia, né?! 🤔

mauricio matos
2 anos atrás

Porque não corta nas despesas que o governo tem com os parlamentares ajuda moradia e outras regalias com os salários que eles ganham da para suporta isso tudo.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  mauricio matos
2 anos atrás

Pois é, preferem jogar culpa toda em uma classe sofrida que vende almoço pra comprar janta, impressionante ainda que muitos acreditaram que a greve foi locaute ( LOCKOUT), mas foi algo criado pelo governo e Globo pra jogar opinião pública contra os que lutaram pelos seus direitos.

Mas realmente ninguém fala nada das mordomias dos 3 poderes, um único juiz custar quase 50 mil mês pro estado, ou ex presidente 1 milhão por ano, ou até mesmo 2 bilhões anuais com deputados e senadores……realmente culpado é trouxa que produz e trabalha

JT8D
JT8D
2 anos atrás

A greve dos caminhoneiros tinha como objetivo obter benefícios para os caminhoneiros. Pode parecer óbvio, mas no Brasil é preciso desenhar para as pessoas entenderem.
Uns desocupados na internet tentaram pegar carona no caos reinante e juntamente com radicais e malucos em geral procuraram transformar o movimento dos caminhoneiros numa espécie de “revolução francesa” tropical. Obviamente não deu certo.
Eu sinceramente fico impressionado com a falta de noção dessa gente que vota sistematicamente em corruptos e depois tem a cara de pau de fazer discursos inflamados contra os corruptos que eles próprios elegeram

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  JT8D
2 anos atrás

Muita gente desinformada ou mal intencionada via o movimento dos caminhoneiros como uma manifestação popular boa para o Brasil, agora começa a chegar a cionta da extorsão.

Pedro
Pedro
Reply to  Walfrido Strobel
2 anos atrás

Nao, nao viram. Ela começou pedindo por pautas da categoria, normal, mas rapidamente evoluiu para um movimento popular há muito não visto no Brasil contra a classe politica que legisla em causa própria e nos mantém reféns. E dessa vez nao foi liderada por sindicatos. __________________ preferem ficar criticando da cadeirinha. A análise de que vamos pagar a conta é verdadeira se, e somente se, uma greve ficar restrita à categoria. __________________Que não fizeram nada, se informaram somente pela grande mídia e preferem somente criticar. Nunca fazem nada, vamos continuar trabalhando para pagar pelo poder dos políticos que sentam nas… Read more »

Mercenário
Mercenário
Reply to  JT8D
2 anos atrás

JT8D, Na verdade, o custo do transporte influencia, ainda que indiretamente, a todos. O diesel, especificamente, não é utilizado apenas pelos caminhões para fins de transporte das mercadorias, mas também amplamente utilizado na produção primária (máquinas agrícolas), que é o verdadeiro motor da economia. Logicamente os caminhoneiros procuraram obter melhores condições para a sua classe, mas indiretamente outras classes também se beneficiam. A Marinha deveria gerir melhor as despesas com pessoal, para que os entusiastas e militares não precisassem criticar o movimento legítimo dos caminhoneiros que vai implicar na diminuição de impostos para o diesel. Se o governo vai gerir… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Mercenário
2 anos atrás

Caro Mercenário, o que beneficiaria de fato a população é se o governo passasse a investir em parceria com a iniciativa privada na construção de mais ferrovias. Mas é claro que os caminhoneiros não iriam incluir isso em sua pauta de reivindicações

Jr
Jr
Reply to  JT8D
2 anos atrás

Nem os caminhoneiros e nem muito menos as montadoras de caminhão que empregam muitas gente e tem muita influencia no congresso, lembre-se que tem toda uma indústria de auto peças na cadeia dos caminhões que também emprega muita gente, por isso que a malha ferroviária não vai para frente no Brasil, as hidrovias também são boicotadas, enfim, no final tudo gira em torno do lobby, quem tem mais força ganha, e nisso as montadoras de caminhão largam muito na frente. Quanto ao assunto a MB ainda saiu no lucro, até 1 mês atrás ela tinha 1 bilhão para a Engeprom,… Read more »

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Eu já falava desde as primeiras postagens dessa greve… Os caminhoneiros vão ganhar um agrado e o povão revoltadinho, vai ficar com a conta.
.
Protestar contra tudo quanto é problema, nunca deu e nunca dará certo. Manifestação sem foco, vira só uma baderna…

JT8D
JT8D
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Sim Bardini, o que essa gente precisa fazer é votar certo nas eleições que se aproximam. Votaram por mais de uma década em bandidos e depois ficaram revoltados quando perceberam que foram roubados

colombelli
colombelli
Reply to  Bardini
2 anos atrás

No O forte quase fui linchado quando me pus contra a forma do protesto e ressaltei o óbvio: quem pagaria o preço e a inutilidade de tudo ( exceto para a categoria de forma limitada , e para os empresários do ramo). Fui chamado de inimigo “do povo”.

Como diz o Juarez costumeiramente, nada como um dia depois do outro.

Pedro
Pedro
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Bardini, vc só tem razão na medida em que a greve, como você queria e torcia contra, não teve apoio popular maciço que não o apoio psicológico e muitas hashtags. Tivesse o resto da sociedade se recusado a continuar, e não corrido para o posto para pagar caro na primeira oportunidade, a coisa poderia ter outro desfecho. Todo mundo sabe que greve restrita a uma categoria sempre vai acabar em agrado para esses e a conta repassada para os outros. O apoio que tentávamos angariar era para que ela se generalizasse de verdade, aí sim o povo teria força para… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Se vocês continuarem votando como sempre fizeram não vai mudar nada. E se todas aquelas pessoas bem intencionadas como você tivessem conseguido que o governo renunciasse, quem assumiria? Rodrigo Maia? Ou vocês iriam colocar uma espécie de “rei” no poder? Quem? Porque os militares já haviam deixado bem claro que não iam intervir. Então conta pra gente o que se passa na sua cabeça, já que você é contra eleições

Pedro
Pedro
Reply to  JT8D
2 anos atrás

Eu não tenho certeza se os militares não iriam intervir mesmo, tivesse o clamor popular sido mais fote e a greve continuado por mais uma semana e o governo se mostrado incapaz de conter a revolta. Eles falam que não mas dependendo da situação é possível. Nunca disse que sou contra eleiçoes, isso é uma falácia. Acontece que as eleições que temos são fraudulentas. Não é possível garantir a lisura do processo uma vez que a contagem de votos é secreta, feita por 23 pessoas e não há chance de recontagem. Aliás, o próprio presidente do TSE já afirmou que… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Pois é Pedro, os militares acabaram intervindo, mas foi para acabar com a greve.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Greve é uma luta, na qual o setor de transportes tinha objetivos específicos e os cumpriu. O resto são as os riscos, custos e perdas aceitáveis.

O setor de transporte rodoviário, empresários e caminhoneiros, estava lutando por si mesmo e ganhou. Os militares fizeram o trabalho deles, com um impacto pequeno por sinal. A conta era esperada e quem está surpreso é ingênuo.

Porque afinal, cortar privilégio é que não iam.

Ricardo
Ricardo
2 anos atrás

O problema não são os caminhões e sim os políticos.
Esta lambança é supra partidária envolve da esquerda a direita.

E por estas e outra que acredito que não vão passar de 36 os Gripens.

Zorann
Zorann
2 anos atrás

Nós pagamos por nossos erros. É tão difícil licitar novos trechos de ferrovias? Porque tudo demora tanto? Um país inteiro nas mãos de caminhoneiros? . Basta licitar. Não precisa nem de verbas públicas. Ou então libera isto de uma vez e que a iniciativa privada construa ferrovias onde ela achar necessário. Oque tem de mudar, é que as empresas tem de ser donas das ferovias, ter o poder de amplia-las de acordo com as demandas do mercado. Este papo de concessão não funciona, a não ser que o período de concessão seja maior. 30 anos é muito pouco, já que… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Caro Zorann, concordo que as ferrovias são necessárias para complementar o modal de transportes, assim como a navegação de cabotagem, também praticamente extinta desde o advento da indústria automobilística e consequente opção pelo transporte rodoviário. Ocorre que o trem e o navio não entregam a mercadoria “na porta”, ainda assim necessitamos de caminhões para distribuição das cargas. O ideal seria que caminhões transportassem até 20 ton de carga nas rodovias.

Zorann
Zorann
Reply to  Adriano Luchiari
2 anos atrás

O modal tem de ser diversificado. No Brasil o transporte ferroviario representa 10%. Nos EUA, Russia, China, mais de 35%. Enquanto em outros países a malha ferroviária aumenta, aqui ela diminui.
.
Ainda há a questão das bitolas diferentes, que dificulta a integração entre as malhas.
.
Logico que precisamos de caminhões. Mas o transtorno seria menor se a malha ferroviaria fosse maior. É bem diferente vc ir buscar de caminhão um container num porto seco perto de vc, do que atravessar o pais inteiro de caminhão para busca-lo em Santos.

Zorann
Zorann
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Olá Nunão! . Você está correto. Fui puxar o valor de cabeça (preguiça…) e acabei me equivocando. Obrigado. . Mas se pegar os valores totais, incluindo passageiros/carga, a diferença com outros países continentais, fica maior ainda. . Resumindo: é muito pouca ferrovia. Como o JT8D 31 de Maio de 2018 at 22:15 disse, mais da metade da malha é subutilizada. Muitos trechos estão simplesmente abandonados. Tem um trecho inteiro aqui na minha região (que liga várias cidades – centro oeste de Minas) abandonado. Trechos inteiros tiveram os trilhos roubados. Outros tem problemas com dormentes/trilhos velhos que limitam a velocidade dos… Read more »

Épsilon
Épsilon
Reply to  Zorann
2 anos atrás

Locomotivas também usam Diesel é mesmo assim precisam de caminhões pra despachar os produtos depois de chegar ao porto seco não existe isso de só Ferrovia resolve tudo se complementam não existe truque magico.

Zorann
Zorann
Reply to  Épsilon
2 anos atrás

“não existe isso de só Ferrovia resolve tudo” Eu nao disse isto…

JT8D
JT8D
Reply to  Épsilon
2 anos atrás

Deveriam set modais complementares. Só que a extensão da malha ferroviária ativa atual é a mesma da época do império. A extensão da malha ferroviária dos EUA, um país do mesmo tamanho do nosso, é dez vezes maior. Então essa complementação não está ocorrendo. As ferrovias praticamente só transportam minério. Somos totalmente dependentes do transporte rodoviário

JT8D
JT8D
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Nunão, concordo, plenamente. Apenas queria lembrar que desses 28000 km da malha atual nem a metade está ativa, ou seja, estamos sim com a mesma extensão de malha da época do império. Também com relação á porcentagem do PIB, não se deixe enganar pelas estatísticas. Quando você tem um número muito pequeno, qualquer acréscimo será porcentualmente grande (por exemplo, se você tem 0,1 e passa para 0,2 você teve um aumento de 100%). O setor está sim estagnado, como descreveu muito bem o Zorann, e as empresas que fabricam material ferroviário no Brasil estão em estado terminal por falta de… Read more »

Marcio
Marcio
2 anos atrás

___________________
__________________
Tenho vergonha desse país. Cadê os 152 bilhões que as transportadoras devem ao governo de impostos? Esse país não é sério!


COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

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Welington
2 anos atrás

Acredito que foi colocado 1,5 bilhões a mais justamente pra prever esse tipo de coisa, acho, não sei se estou certo mais 500 milhões a menos não vai prejudicar o programa.

willhorv
willhorv
2 anos atrás

Por isso que falo que falta um saco roxo nas FAAs…
Se institui um % do PIB, e ponto final.
As coisas acontecem e o governo se vê obrigado a trabalhar pra fazer o que deveria fazer.
Aí se aproveita para reestruturar as pensões e o efetivo!
Daí sim poderíamos ter as FAAs aparelhadas, modernas e efetivas!!

Classe Borey
Classe Borey
2 anos atrás

Não sei como ainda não cancelaram o desenvolvimento do submarino nuclear da marinha… curioso.

mcolombelli
mcolombelli
2 anos atrás

Cantei a pedra aqui mesmo uns dias atras. Procurem e acharão, e ontem, mesmo reafirmei isso. Está ai.
Pior é ver gente que chega ao ponto de incoerência de apoiar a manifestação ( 87% segundo “pesquisa” divulgada pelo “data folha”) mas ser contra aumento de impostos ou corte de gastos, consequências inarredáveis de uma benesse a um categoria com valores do erário.

Quem apoia tem que estar pronto a assumir o preço por questão de coerência.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Bobo é quem acreditar nessa falsa bravata do GF. Esses energúmenos estão sempre tentando nos levar contra quem representa o povo nesse país. No passado foram outros, a bola da vez agora são os caminhoneiros, depois os petroleiros e por ai vai. Engraçado que o ninho de serpentes denominado senado nacional e toda aquela podridão política de Brasília nunca cortam na carne para economizar. Custos que saem para mais de 150 milhões de reais para cada “representante do povo”, ou seja, temos mais de 350 deputados só no senado, multiplicado por 150 milhões, façam as contas! Mas como sempre os… Read more »

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

De fato, é preciso votar certo. Daí você vê que o líder nas pesquisas para governador do RJ é ____________. Isso aqui não tem solução a curto e médio prazo e, se tiver a longo, já não estaremos vivos.


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Leonardo
Leonardo
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Peço desculpas, não sabia que não poderia ter citado o nome. Abraços aos editores.

Angelo Chaves
Angelo Chaves
2 anos atrás

O Brasil é assim, algumas categorias gritam, recebem privilégios, e o resto da população paga. Enquanto houver no Brasil uma máquina pública tão grande nunca haverá desenvolvimento.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Só uma pergunta
Alguém aqui duvidava que a conta seria paga pelas FFAA?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Politico brasileiro não presta. Esta semana na calada da noite, os vereadores aqui de São Paulo aprovaram um pacote de aumentos de mordomias de mais 44 milhões mês. Tem dinheiro sim. O que não tem é seriedade e gerenciamento atrelado à corrupção e descaso com a defesa do país. Não acredito nesta democracia. Falta uma posição mais dura e enfática dos comandantes militares Brasileiros.

Jodreski
Jodreski
2 anos atrás

Volto mais uma vez a bater na mesma tecla: enquanto os militares não efetuarem mudanças e reformas que façam com eles não percam de 70 à 80% do que recebem do gov. fed. em folha de pagamento e encargos sociais, vamos continuar navegando de canoa furada, voando sem asas, e marchando à pé! Essas reformas não foram feitas até hoje mas são de suma importância para que os bilhões que gastamos com o Dep. de Defesa se concretizem realmente em DEFESA! A conta é simples! É muita folha de pagamento para pouquíssimo adestramento de nossas forças, para poucos esquadrões da… Read more »

Parabellum
Parabellum
2 anos atrás

Claro que dá para cortar aonde o governo quiser: Cargos em Comissão, subvenções à ONGs, repasses ao legislativo e judiciário e etc. E enquanto a gente se distrai com tudo isto os desembargadores do Paraná já conseguiram o auxílio fruta e o TCE-PR pleiteia o auxílio saúde, ou seja, enquanto todos nós pagamos pela saúde, eles querem receber. Quanto à conta da greve, ela irá certamente para a população, porque do contrário haverá uma infração por parte do governo e mais ações na justiça americana contra a Petrobrás. Quando FHC lançou ações da petrolífera em wall street, ficou definido que… Read more »

Mateus
Mateus
2 anos atrás

A paralisação dos caminhoneiros afetou os pobres e beneficiou os ricos

10 bilhões em cortes e benefícios para os empresários do setores agrícola, logística, aéreo, transporte, construção e industrial.

É a mesma coisa do passe livre para os estudantes. Quem vai pagar o passe livre dos estudantes é o pobre que usa o ônibus para trabalhar. O brasileiro precisa entender que não existe almoço grátis ou redução de preços, não existe.

Caio
Caio
2 anos atrás

____________ criticam as manifestações dos caminhoneiros talvez por inveja de nao terem mostrado a mesma força, preferem seguir as demandas de determinadas companhias da imprensa, para assim pensarem que estão antenados houveram excesssos sim! Que se apure e prendam os responsáveis. Quanto ao corte no programa nada de novo, ja que por qualquer motivo saúde, educação e segurança tem verbas cortadas. O dinheiro das elites do fincionalismo público _ tanto cívil quanto militar_ e das quadrilhas de bandidos na política não se mexe. _______________________ _______________________ COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Juarez
Juarez
2 anos atrás

Vamos pós pingos nos “i” s: Sou da de área,de logística, parei, não fiz bagunça, e compreendo perfeitamente o que a classe sofre, pois os fornecedores não aceitam que se repasse o custo do diesel para o frete, e ainda vou para alguns arautos da verdade é da pseudo moralidade que os caminhoneiros não tem culpa que corvetas da MB foi atingida por um “Exocet caneta”: No Brasil, a carga tributária média que incide sobre o diesel e de aproximadamente.adamente 40 a 45% dependendo do ICMS cobrado em cada estado. Para efeito de comparacao, nos Estados Unidos, e em média… Read more »

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Juarez
2 anos atrás

Os estados também são vítimas já que tem pouca autonomia e quase 70% da arrecadação fica concentrada nas mãos da união, pior que o governo federal ainda tem o poder de escolher a dedo qual estado vai receber mais dinheiro da união e não precisa nem dizer que costumam beneficiar os estados governados pelo próprio partido e aliados, o petê cansou de fazer isso. A única saída para os estados é colocar altas taxas nas mercadorias e serviços, famoso ICMS, que faz bastante mal a economia e para quem ganha menos.

colombelli
colombelli
Reply to  Juarez
2 anos atrás

Prezado Juarez, o fundo das reivindicações não se questiona a validade. O problema foi a forma e a deturpação. De sexta em diante tinha virado uma tentativa de criar caos para derrubar o governo ou forçar intervenção, coisa simplesmente absurda. E tu próprio és o exemplo de como é possivel fazer as coisas sem avacalhação. Se tu parou, estava no teu direito. Mas quando se tranca rodovias indiscriminadamente se perde a razão. Também sabemos da escorchante carga tributária que assola o combustível e muitos outros setores e é bem evidente onde deveriam começar os cortes, figurando como primeiro da lista… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Juarez
2 anos atrás

Na verdade já está mais que provado que os combustíveis no Brasil não são caros em relação ao resto do mundo, está na média mundial, nos EUA os os combustíveis fósseis são baratos por serem subsidiados por presso indústria do petróleo, que literalmente manda no país. Se o cliente não aceita o preço do frete, a greve deve ser feita contra o cliente, não cabe ao governo pagar a conta do fracasso das negociações entre as partes. Aliás, fala-se em inchaço do estado para defender o subsidio ao diesel mas estavam lá obrigando o governo a TABELAR O PREÇO DO… Read more »

filipe
filipe
2 anos atrás

Alguns projectos de DESEFA devem deixar de fazer parte dos programas de Governo e devem começar a fazer parte dos programas de Estado, o governo pode mudar , mas o estado é o mesmo, eu vou citar alguns : 1º PROSUB, 2º KC-390, 3º Gripen NG , 4º Guarani, 5º Corvetas Tamandarés , 6º ASTROS 2020, 7º Satelites SGCD, 8º Fuzil IMB2 , 9º Avião ERJ-145 , 10º EC-725 Super Cougar , 11º PROSUPER , 12º EMB-195-E2, 13 º PRONAE, 14º PROANFB, 15º UAV Hermes. Para não citar o MANSUP, o ALAC , o TPN . Todos esses devem ser… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  filipe
2 anos atrás

Olá Filipe. Existem muitos outros órgãos do governo federal que precisam ser protegidos por que também estão relacionados a temas sérios mas que receberam cortes. Por exemplo, a Vigilância Sanitária (da qual depende toda a exportação de carnes). Ou o INPI que cuida do registro de patentes. Até a Fundação Oswaldo Cruz que (além de pesquisa) também produz e distribui vacinas para o SUS.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Só um adendo….
A vigilância sanitária feita pelo MAPA para exportação e importação de carnes está no limite do caos.
O Brasil precisa muito valorizar isso.

fabio jeffer
fabio jeffer
2 anos atrás

Filme repetido. A defesa é sempre a primeira pasta a levar as tesouradas do governo federal quando este é incapaz de governar e manter esse país minimamente viável

Camargoer
Camargoer
Reply to  fabio jeffer
2 anos atrás

Olá Fabio. Eu listei alguns outros órgãos que também tiveram cortes. Alguns cortes não parecem ser grandes quando comparados aos R$ 500 milhões da Engeprom, mas representam uma substancial parcela dos recursos de custeio dessas instituições. Cortar R$ 3 milhões da vigilância sanitária parece pouco, mas considerando sua importância pode ser um desastre.

Camargoer
Camargoer
2 anos atrás

Olá Colegas. Estava olhando a planilha e encontrei algumas coisas: Embrapa (- R$ 21 milhões), CNPq (-R$ 43 milhões), FNDE (fundo nacional para o desenvolvimento da educação, -R$ 55 milhões), Inmetro (-R$ 5 milhões), DPRF (-R$ 4,5 milhões), DPF (-R$ 7,8 mihões), Fundação Nacional da Saúde (-R$ 7,3 milhões), Vigilancia Sanitária (-R$ 3 milhões), Fundo Nacional de Saude (- R$ 159 milhões), Engeprom (-R$ 500 milhões), FIES (-R$ 150 milhões). Mas tem muitos outros órgãos do governo federal.

carvalho2008
2 anos atrás

Reclamar que tudo está mal é exatamente isto.

Não tem mira nem foco, então deixa a liberdade do governo definir o que corte e como corta….

Sem mira, a coisa é certa…governo irá cortar tudo menos a propria maquina administrativa e política….a verba de campanha deles está lá….

João adaime
João adaime
2 anos atrás

“A solução do governo para um problema é, geralmente, tão ruim quanto o problema”.
Milton Friedman

Marcius
Marcius
2 anos atrás

Quando eles (governo), abrir os olhos não teremos mais marinha! Nas vacas gordas não fizeram o dever de casa, a frota já era da década de 70, se for enumerar a quantidade de maus gastos e corrupção, copa, olimpíadas, saio do tópico. Muita coisa até que sem problemas, mas com responsabilidade. A quantidade de desvios, corrupção, roubos que vimos nos últimos anos pela lava jato, pagariam a substituição de parte, ou todos navios de superfície de escolta da frota. O Brasil é um país rico, mais gasta mal o dinheiro, é rico mais é um país travado. Enquanto isso esse… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcius
2 anos atrás

Olá Marcius. Talvez seremos nós que não veremos mais país algum (não é plágio, é referência mesmo ao Ignácio de Loyola Brandão).

tulio762
tulio762
2 anos atrás

Alguém ai já se deu ao prazeroso trabalho de ler “guerra irregular moderna” de Friedrich August von Der Heydte? Especialmente o capítulo XI – Subversão?

JT8D
JT8D
Reply to  tulio762
2 anos atrás

Não, porque?

fabio jeffer
fabio jeffer
2 anos atrás

Camargoer
Concordo sim com vc
Mas históricamente quando se tenta tirar dinheiro de algum lugar, antes que se pense, se fale, se decida, se reuna, a defesa é sempre, sempre a primeira a perder

Camargoer
Camargoer
Reply to  fabio jeffer
2 anos atrás

Olá Fábio. O orçamento do MinDef é o terceiro maior do governo federal (o MEC tem o segundo que é um pouco maior. O MinTrabalho é o quarto e o MinSaude o quinto). Portanto, o MEC e o MinDef são aqueles que sempre que sofram os maiores cortes. A questão é que o governo federal deve reservar (no minimo) 13% para a educação e 18% para a saúde.

JT8D
JT8D
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Quais alternativas tinha o executivo? Fazer cortes em despesas do judiciário e do legislativo estava ao alcance do governo? Ou seriam necessárias leis votadas no congresso?

Camargoer
Camargoer
Reply to  JT8D
2 anos atrás

Caro JT&D. Talvez uma alternativa seria demitir o presidente da Petrobras e congelaria os preços nas refinarias, o que indicaria uma efetiva disposição de repensar a politica de preços da empresa. Em seguida, indicaria um ministro como interlocutor para negociações, que obviamente levariam algum tempo, mas exigindo a imediata interrupção do protesto… pensei em muitas outras também.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

É como o Nunão colocou. O que é prioritário? Eu tenho uma escala de prioridades bem clara mas que é bem diferente desta colocada pela presidência (o que me coloca obviamente em oposição a eles).

JT8D
JT8D
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Camargoer, os preços são elevados por causa dos impostos. Vi uma reportagem relatando que bolivianos compram gasolina da Petrobras pagando menos de 2 reais o litro, só porque na exportação não incidem impostos. Então eu não acredito que seria simplesmente se livrar de uma “pessoa má” para resolver o problema do combustível caro. Seria preciso reduzir impostos. E aí seria necessário recuperar o dinheiro dos impostos perdidos fazendo cortes, e assim chegamos á situação atual. Mas se a estrutura inchada do legislativo, com seus milhares de assessores parlamentares, auxílio moradia, aposentadoria após dois mandatos etc. pudesse ser reduzida, aí teríamos… Read more »

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

cortar os privilégios dos 3 poderes, ou diminuir impostos ninguém tem coragem. Todos os governadores se esconderam, ae o governo federal que já não tem moral alguma, criou os subsídios para classe dos caminhoneiros, e agora a população vai pagar a conta.

subsídio é uma enganação!!

Bardini
Bardini
2 anos atrás

A Petrobras extraindo Petróleo é eficiente e dá lucro. . Onde não existe eficiência é no processo de refino e distribuição. Sempre foi e continuará sendo esse o problema, mas muitos não querem enxergar isso. Não existe concorrência no setor de refino e distribuição. É por isso que é ali que o Governo dita as regras do jogo e faz a politicagem desgraçada, que ferra com o país e com a própria empresa. . Agora começam a levantar cada vez mais a bandeira de privatizar toda a Petrobras. É cometer um erro pra resolver outro erro! Isso não vai resolver… Read more »

romp
romp
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Boa noite, esses dias atrás eu fiz um comentário parecido no que pese ao monopólio da Petrobras no Brasil concordo com que voce disse . Obviamente as pessoas não antederam, a falta de eficiência de uma empresa se da justamente pela fraca ou quase inexistência de concorrência. Pasadena foi só uma amostra disso. Uma empresa que tinha no seu conselho a Presidente do Brasil e se utilizava para palanque politico ” Auto-suficiência” o “o Petróleo é nosso” e todas as demais propagandas nacionalistas burras, e ainda, subsidiava o preço para controlar a inflação em ano de eleições. Não param para… Read more »

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

A conta do subsídio para o diesel até o fim do ano, no valor de 9,5 bilhões, é café pequeno para o custo total da greve. Isso sem falar que a partir do dia primeiro de janeiro de 2019 o problema reaparecerá. Mas fora os 9,5 bilhões, quanto custou 70 milhões de frangos mortos? E os milhões de litros de leite jogados fora? E os hortifruti que apodreceram? E os negócios que deixaram de ser realizados? Etc, etc, etc. Claro que este prejuízo será repassado aos futuros preços. Ou a população aceita e paga, ou se não puder pagar, muita… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  João Adaime
2 anos atrás

Então não será mudado. Porque os únicos com capacidade de mudar as coisas pela força lavaram as mãos. Enquanto isso vamos vivendo nesse “estado democrático de direito” de faz de conta, onde um juiz do supremo solta sistematicamente quem bem entende, como se o país fosse uma fazenda de sua propriedade

Juarez
Juarez
2 anos atrás

Colombelli, Tchê, sou milico de alma e raiz, não gosto de baderna, agora não vejo saída para as nossas mazelas tão somente na base do voto e do paz e amor. Meu amigo hoje, este país está dividido social e economicamente em três castas bem definidas: 1 Os cidadões de primeira classe, representados por todas as linhas de funcionários públicos, dos três poderes e das estatais, que vivem um mundo paralelo, aonde aumentos, prêmio “assiduidade”, auxílios pervertidos de toda a extirpe, 16 salários anuais são “dereitus adequeridos” independente se o país está a beira da ruína e do caos social.… Read more »

Luiz Monteiro
Luiz Monteiro
Reply to  Juarez
2 anos atrás

Prezado amigo Juarez, Tem uma peça francesa “Le diable rouge” que fala justamente sobre isso. Em certa parte da peça o responsável pela economia do Reino (especie de ministro da economia) fala para o rei que a crise econômica pode ser superada se eles aumentarem os impostos sobre os ricos. O rei responde que não. Que não podem taxar os ricos porque se isso ocorrer, eles tiram o dinheiro deles do Reino e levam para outra nação. Então, o ministro respinde ao rei: “-Vamos aumentar os impostos dos pobres!” O rei retruca: “-Claro que não! Eles têm pouco a oferecer… Read more »

J.Silva
J.Silva
2 anos atrás

Se fôssemos uma população instruída o apoio se daria de outra forma, exigindo uma reforma tributária que mudasse o foco da tributação do consumo para a renda, eu aceitaria pagar um IR maior, mais amarrado, com menos isenções, se meu consumo ( gasto com combustível, alimentação, vestuário, etc.) fosse tão alto por causa da alta carga tributária. Mas como não somos, ficamos apoiando movimentos que resultarão em isenções que acarretarão em aumento de carga tributária para a maioria. Esta aí o resultado, menos investimentos para garantir os programas de estado, como defesa, construção de malha ferroviária para ser menos dependente… Read more »

Marcelo Martins
Marcelo Martins
2 anos atrás

A Classe Tamandaré corre o risco de afundar antes mesmo de ir ao mar!!

Housemaq
Housemaq
2 anos atrás

Esse país só possui duas únicas soluções possíveis.
A seguir:
1 – passaporte na mão e o aeroporto mais próximo;
2 – Ogiva W-87 (já temos todos os cálculos).

Wellington Góes
Wellington Góes
2 anos atrás

Eu só faço rir dos que querem culpar os caminhoneiros por suas reivindicações, mas ficam bancando os entendidos das contas públicas. kkkkkkkkkkkkkkkk Ah tá, aos amigos paulistanos “revoltados com os caminhoneiros”, seus vereadores aprontaram outra conta para vocês pagarem. E esta não tem nada a ver com greve ou sem greve. Meus amigos, o problema nunca foi e nem nunca será os 0,46 centávos a menos no preço do diesel, o problema é de outra ordem e ninguém aqui metido a conhecedor do orçamento público chegou a mencionar, ou seja, gastos discricionários (farra das emendas parlamentares) que o governo Temer… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Wellington Góes
2 anos atrás

Pois é, como você mesmo disse a culpa é desses dois governos, já que um era o vice da outra. E ao que me consta os paulistanos não votaram neles. Então quem votou neles que se vire e aprenda a votar. Obs.: certamente a maioria dos que hoje se revoltam votaram nos candidatos que nos levaram a crise que tornou a atividade dos caminhoneiros inviável. Mas a maior virtude da democracia é que ela é um sistema didático. Se você vota errado, você sofre as consequências e vai votar melhor na próxima eleição. Num sistema democrático um povo sempre terá… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  JT8D
2 anos atrás

Tu não entendeste a crítica em relação aos paulistanos a que me referi. rsrsrs
Misturou as coisas.

No mais, concordo contigo, a democracia está ai e é para aprendermos com ela, não solapá-la por causa dos representantes que colocamos.

JT8D
JT8D
Reply to  Wellington Góes
2 anos atrás

Desculpe se interpretei errado seu comentário anterior. Concordo totalmente

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
2 anos atrás

É engraçado como tem gente que prefere culpar os caminhoneiros por lutarem por seus direitos do que culpar o governo federal que apesar de arrecadar muito, administra e desperdiça tudo o que arrecada. Em qualquer país civilizado, a população teria se unido aos caminhoneiros para abaixar os impostos.

O corte de verba do projeto Tamandaré é apenas mais capítulo de um governo que prefere tirar dinheiro de projetos essenciais do país do que cortar as muitas regalias e desperdícios do dinheiro público.

Mk48
Mk48
Reply to  Daniel Ricardo Alves
2 anos atrás

Daniel,

Eu não achei nada engraçado na greve.

Fazer greve é um direito de todas as categorias, agora bloquear estradas, restringir o ir e vir de terceiros e privar a população de abastecimento é caso para a polícia e para a Justiça.

O meu direito termina onde começa o seu. E vice-versa.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Tentando voltar ao tema básico da matéria: as Tamandarés. O que essa redução vai acarretar em termos práticos? Seria atraso no início/alongamento dos prazos de entrega do programa, redução no nº de navios, simplificação dos armamentos/sistemas, enfim qual o efeito prático, já que os R$ 2,5 bi também não dariam p/ todo o programa. Talvez, mais do que nunca a proposta vencedora terá que ter o menor preço e sobretudo as melhores condições de financiamento bancado por instituições internacionais. Gostaria que quem tiver conhecimento se pronunciasse sobre essas questões.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Me desculpe, mas fiquei um pouco confuso. Pelo que eu entendi ( se não é isso, mais uma vez me desculpe ), vc se refere somente ao destino da verba reservada em reais, então eu deduzo que p/ vc isso poderia comprometer a parte nacionalizada ( percentual e/ou andamento ), piora nas condições de financiamento c/ juros maiores e atraso ou até revisão de equipamentos importantes. Seria isso, amigo?

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Entendi, na verdade o que eu tinha questionado ( os efeitos práticos ) vc só colocou agora no seu 2º parágrafo. Obrigado pela atenção.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

E por quê não deixaram os preços de frete flutuarem em função do aumento do insumo diesel? O problema é o sistema de compromissos econômicos estabelecidos politicamente que não somente impede a iniciativa de empreender mas que também destrói o próprio fundamento da razoabilidade econômica, o cálculo contábil. A tal contabilidade criativa, aqui e lá e desde muito tempo atrás, administra a fraude que corrói o austero capitalismo. De resto, tudo na mais anômala normalidade.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Parece que tem muito caminhão no mercado e a economia capengando

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Tavares
2 anos atrás

Olá Rodrigo. Essa informação não procede. Eu encontrei dois relatórios de associações de fabricantes de peças onde estão as seguintes informações: a frota de caminhões hoje é de cerca de 2 milhões (3% da frota total), tem uma ideia média de 9 anos e 9 meses (que é um valor que vem sendo mantido há vários anos), que 1/3 da frota tem menos de 5 anos 3 outro 1/3 acima de 11 anos, que o número de veículos por habitante está caindo. Portanto, os novos caminhões que vem sendo adquiridos estão essencialmente renovando a frota. O que aconteceu com o… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Tavares
2 anos atrás

Olá Rodrigo. Para comparação, encontrei dados da frota dos EUA. Em 2016 eles tinham uma frota de 263 milhões de veículos, sendo 8,4 caminhões. Isso representa 3,2%. A relação nos EUA é de 1,2 habitante por veículo enquanto que no Brasil essa relação é de 4,8. Fiz uma conta dividindo o PIB pelo tamanho da frota. Considerando que a malha ferroviária dos EUA é maior que a brasileira, dá para inferir que não existe excesso de frota.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
2 anos atrás

AFF!!!! É muita falta de sorte mesmo, estava bom demais para ser verdade…

Hammer
Hammer
2 anos atrás

Kkk até parece! Agora a culpa por todas as falcatruas, roubalheiras e verbas desviadas será dos pobres caminhoneiros que só querem condições financeiras para continuarem a car a logística Brasileira. Será que vão propor estatizar também a caminhãoBras ou ou criarão o tensalão nacional. Quem tá operando a contra-informação dessa vez? O trabalho, embora pouco sutil, está bem feito.

JT8D
JT8D
Reply to  Hammer
2 anos atrás

Pelo menos o “bolsa caminhoneiro” eles estão tentando criar

Renê Reis
Renê Reis
2 anos atrás

Elguem citou ai sobre o icms dos estados , que estão sempre no aperto e muito inchados . pois bem acho que foi no ano passado os funcionarios do teatro municipal do Rio de Janeiro entraram em greve , quando vi o numero de funcionarios quase cai pra traz , 550 , isso mesmo 550 funcionarios , pode isso Arnaldo.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Além da alienação de muitos aqui do fórum defendendo essa manobra política para culpar uma manifestação de trabalhadores nacionais garantida na constituição nacional. Há três pontos que precisamos analisar! O primeiro é que tipo de democracia é essa que vivemos, onde um trabalhador não pode exercer seu legítimo direito a greve garantida na constituição nacional. Segundo é a extrema dependência nacional de combustível e estradas, em um conflito com uma força mais capaz, a mesma já sabe como paralisar o país. O terceiro e a total falta de opções de transportes no país para cargas, pois falta investimento em ferrovias,… Read more »