Prezados linces

As 1120C de ontem o Lince 06 foi lançado da Fragata Liberal (F43) com a tarefa de localizar uma embarcação de pequeno porte (cor branca, 18 pés) com a informação de que tinham suspendido de Trípoli (Líbano) com destino ao Chipre com cerca de 22 tripulantes entre os quais mulheres e crianças (refugiados da guerra na Síria). O último contato telefônico foi realizado 48 hs antes da comunicação do desaparecimento.

As únicas unidades que estavam envolvidas na localização dessa embarcação eram os meios da FTM-UNIFIL mas ainda sem sucesso na sua localização.

Ao iniciar a busca pelo norte da área, visto que a deriva era de N-NW, em 15 minutos de voo localizamos a embarcação com 33 tripulantes entre mulheres e crianças. Estavam sem combustível e posteriormente verificado que já estavam no mar por um período de 5 dias sendo que 4 sem comida nem água .

Antes de iniciar a operação sugerimos levar água e mergulhadores na cabine , pois se a embarcação tivesse emborcado, teríamos a chance de resgatar alguém com vida da água.

Essa água foi o combate inicial aquela situação … conseguimos atirar as garrafas nas proximidades da embarcação onde os homens pudessem mergulhar e levar para bordo.

Sugerimos deixar os mergulhadores com três sinalizadores na embarcação, para acalma-los até que pudéssemos voltar com mais água, visto que o navio-mãe ainda encontrava-se a cerca de 16MN da embarcação.

Regressamos com 36 litros de água e descemos pelo guincho para os mergulhadores para que distribuíssem para os tripulantes.

Aguardamos nas proximidades até que o navio chegasse.

Uma das mais gratificantes missões de toda a minha carreira bem como de todo o DAE da
F43. E algo que somente esse Esquadrão poderia nos proporcionar…mais uma missão cumprida, no legado de todos o Srs que “vestiram” esse cockpit, e aqueles que trabalharam e trabalham para prontificar e manter o nosso Lince em condições plenas de combate.

Muito feliz por estar aqui. Obrigado a todos pelos ensinamentos e experiências que hoje são o alicerce do nosso HA-1.

Invenire Hostem et Delere

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Theodoros Panagoulias

Bravo Zulu!!!!

Vovozao

A única coisa que podemos dizer “”Nós como brasileiros nos sentimos orgulhosos de vocês poderem em nome de todo o nosso país poder prestar assistência a este grupo de refugiados”” parabéns isto engrandece nosso país tão cheio de problemas.

Tomcat4.0

Assino embaixo!!!

wilde branco

Parabéns!

Rommelqe

Emocionante! PARABÉNS !

Leandro Costa

Trabalho de excelência numa das tarefas mais recompensadoras de todas. Parabéns à todos os envolvidos!

Bruno H. Paes

Com o perdão do trocadilho, os olhos chegam a ficar marejados! Parabéns a todos os envolvidos!

Juscelino S. Noronha.

Bravos Guerreiros em missão humanitária, parabéns e congratulações a todos vocês que participaram desta missão. Bravos Guerreiros vocês são o orgulho da Nação Brasileira!!!

Ulisses

Que orgulho!

Adriano RA

Excelente!!

Marco

Passei um período muito curto na MB, entre 84 e 87, mas ainda me orgulho muito desta época e me sinto ainda marujo. Lendo esta notícia faz com que fique mais orgulhoso ainda. Parabéns a todos vcs pelo brilhante trabalho.

Luiz Antonio

Saudações a todos a tripulação da 43 e do Lince São valoroso guerreiros da nossa Marinha e do nosso Brasil.

Burgos

Complicado !!!
Eu participei da UNIFIL III !!!
Já perto do Estreito de Gilbraltar (já vindo embora para o Brasil) era uma constante no VHF os pedidos de socorro naquela região !!!
Agora a Síria que é perto lá do Líbano não deve tá sendo fácil também não !!!
Daqui a pouco de Missão de Paz passa pra Humanitária !!!
Mas deixemos o nosso “Bravo Zulu” aos nossos Guerreiros do ar !!!

Germano Alberto Holtz

Esse é o Brasil que eu quero! Parabéns MB!

Osvaldo Marcilio Junior

Parabéns a todos os envolvidos nesse resgate, “Oficiais e Praças”, parabéns à nossa Querida Marinha do Brasil que juntamente com o Exército e a FAB nos dão tanto orgulho…”ADSUMUS”!!!

Roberto

Orgulho de todos mas em especial orgulho do Enzo contando os dias pelo regresso.

Ramon Nobre

Muito orgulho dos bravos marinheiros do Brasil

RICARDO LEÃO

PARABÉNS MARINHA DO BRASIL!!
O nosso respeito e admiração!!!

Bravo ZULU

Emerson

Parabéns bravos linces e a toda tripulação da fragata liberal. Me orgulho muito de pertencer a marinha e em especial ao HA-1, Boa missão a todos e que deus esteja sempre com vcs