Home Indústria de Defesa Lançamento do Submarino Riachuelo – S40

Lançamento do Submarino Riachuelo – S40

36027
241

Hoje, 14 de dezembro, às 10h da manhã em Itaguaí-RJ, teve início a Cerimônia de Lançamento do Submarino Riachuelo, o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um nuclear que estão sendo construídos pela Marinha do Brasil. A cerimônia conta com a presença do Presidente da República.

O nome do primeiro submarino, “Riachuelo”, é alusivo à Batalha Naval do Riachuelo, considerada decisiva na Guerra do Paraguai, com atuação destacada da Marinha do Brasil.

Acompanhe a Cerimônia em tempo real no vídeo no final deste post.

Prosub

O Brasil tem o mar como uma forte referência em todo o seu desenvolvimento. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem as atividades pesqueiras, o comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazônia Azul. Saiba mais sobre a Amazônia Azul.

A Amazônia Azul cobre uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Mas o país pleiteia na Organização das Nações Unidas (ONU) a ampliação dessas fronteiras para os limites da Plataforma Continental, o que deve elevar a área marítima para cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados – o equivalente à metade do território terrestre brasileiro.

Para proteger esse patrimônio natural e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval e no desenvolvimento da indústria da defesa. Parte essencial desse investimento é o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). A Estratégia Nacional de Defesa, lançada em 2008, estabeleceu que o Brasil tivesse “força naval de envergadura”, incluindo submarinos com propulsão nuclear. Neste mesmo ano, foi firmado um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França. O programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

Os quatro submarinos convencionais brasileiros já começaram a ser construídos e estarão prontos até o final de 2022. O primeiro deles será o Riachuelo (S40). Depois virão o Humaitá (S41) em 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

S-BR e SN-BR
S-BR e SN-BR

Transferência de tecnologia

O acordo entre o Brasil e a França para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) tem três premissas básicas: transferência de tecnologia, nacionalização de equipamentos e sistemas e capacitação de pessoal. A transferência tecnológica se dá nas áreas de projeto e construção de submarinos e infraestrutura industrial.

A transferência de tecnologia para construção dos submarinos convencionais-S-BR está ocorrendo desde 2010, na cidade de Cherbourg, na França, onde já foram qualificados mais de 250 engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN), de diversos níveis e especialidades. O processo de transferência de tecnologia continua em andamento no Brasil, com as atividades de consultoria técnica durante a realização do projeto de detalhamento da parte modificada do submarino convencional.

ASSISTA AO VÍDEO DA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO

Subscribe
Notify of
guest
241 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Br
Br
1 ano atrás

“O primeiro deles será o Riachuelo (S40). Depois virão o Humaitá (S41) em 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto””
Se fosse de interesse da marinha, ela não poderia adiantar a produção do SSN? O projeto já não está completo? Pra mim o nuclear seria a prioridade, tanto que até se ventilou a exportação de dois convencionais por falta de pressa.

BMIKE
BMIKE
Reply to  Br
1 ano atrás

Penso o mesmo, se conclui os S40 e S 41 que estão mais adiantados e parte para construção do Nuclear, termina esse nuclear até 2025 e parte para os S 42 e S43. Falta foco no nuclear!

ecosta
ecosta
Reply to  BMIKE
1 ano atrás

De acordo.

James Hatfield
James Hatfield
Reply to  BMIKE
1 ano atrás

Será que a Marinha vai dar conta da manutenção sem os servidores civis?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Br
1 ano atrás

Não. Apenas o projeto básico do submarino está completo, acho que desde 2015. O projeto detalhado ainda não foi completo e aprovado.

Ademais, a parte mais importante, que é o reator nuclear, que impulsionará o submarino, está terminando de ser construído o seu protótipo no ARAMAR-SP, em Iperó. Tecnologia nova, não dominada ainda no Brasil. Somente após diversos testes neste protótipo, homologações e certificações diversas, em terra, se pode produzir um novo reator, no mesmo local, para equipar o SN-BR.

Acredite, independentemente dos contigenciamentos e outras intempéries, isso leva alguns anos. As intempéries ajudam muito a atrasar.

Paulo costa
Paulo costa
Reply to  Br
1 ano atrás

Em uma entrevista um almirante explicou o que e essencial fazer toda a parte terrestre e testes no modelo em terra pra so depois começar a Construir o submarino.
Alem disso, so construindo os 04 submarinos dão o knowhow necessário para construir o submarino nuclear

Augusto
Augusto
Reply to  Br
1 ano atrás

Não foi “por falta de pressa”, foi pela oportunidade de exportar um produto de altíssimo valor agregado e gerar divisas muito importantes para a Marinha e o país.

XO
XO
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Prezados, o SN-BR depende do LABGENE… não existe atalho… abraço a todos…

Valter Sales
Valter Sales
Reply to  XO
1 ano atrás

Além disso, nao menos importante, estão as instalações de abastecimento /reabastecimento , a área nuclear propriamente dita de Itaguaí que terá que ser escavada com fundações que alcançarão mais 100m de profundidade aptas a resistir a terremotos apocalípticos. Será uma instalação que ficará de legado para toda a eternidade.

Bueno
Bueno
1 ano atrás
Guizmo
Guizmo
1 ano atrás

Parabéns MB, muito emocionante!! Sucesso!!!!!!

andrepoa2002
andrepoa2002
1 ano atrás

Que beleza o hino nacional com imagens da marinha.. Emocionante.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

que top,

Artur Castro
Artur Castro
1 ano atrás

Muito emocionante!

Que o lançamento deste submarino, ainda mais com a presença do presidente eleito (que é o mais importante) sirva para que este mantenha e crie programas de construção naval, especialmente de submarinos.

Quem sabe até de novas encomendas dos S-BR com AIP, quem sabe.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Artur Castro
1 ano atrás

Caro Artur, recentemente o colega Enéas disponibilizou um trabalho dele sobre a diretrizes de operação de um submarino nuclear de ataque. A explicação dele sobre como o AIP é inadequado para a MB, que deverá priorizar os submarinos nucleares daqui para frente é bem didática. Procure por “A obtenção das caracterísiticas operacionais do submarino nuclear brasileiro:um mergulho muito além da Amazônia Azul”, de Enéas Tadeu Fernandes Ervilha. Boa leitura.

Vicente Jr.
Vicente Jr.
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Ótima monografia!
Muito boa a indicação, Camargoer.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Vicente Jr.
1 ano atrás

Olá Vicente. Foi o próprio Enéas que a sugeriu em um post anterior sobre o SBR. Tirei meu domingo para ler sem qualquer arrependimento. Tem um pessoal de altíssimo nível que frequenta o blog. Valeria a pena montar uma biblioteca digital.

kornet
kornet
1 ano atrás

Muito bom, esse é o caminho.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
1 ano atrás

Na condição de patriota fico feliz, porém não satisfeito pois isso é muito pouco comparado com a grandeza do Brasil. Não irei soltar fogos!

Heverton Ribeiro
Heverton Ribeiro
1 ano atrás

Que Deus abençoe o S40 e sua tripulação. Que seja uma plataforma que cumpra sua missão com êxito. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.

Alessandro H.
Alessandro H.
1 ano atrás

Parabéns a MB e a Nação brasileira nesse importante dia, por ocasião do batismo e lançamento do S40 Riachuelo! Orgulho do Brasil que dá certo! Viva o Brasil!

Paulo costa
Paulo costa
1 ano atrás

O “Plano de Articulação e de Equipamento da Marinha do Brasil” (PEAMB) preve 15 submarinos convencionais e 06 submarinos nucleares ate 2040 então se tudo der certo veremos cerimonias como essa talvez ate anualmente.

Parabéns Marinhado Brasil.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Parabéns ao Brasil, parabéns a Marinha do Brasil, parabéns a todos militares e civis envolvidos diretamente e indiretamente no programa.
Apesar de as vezes o brasileiro ter um complexo de “vira lata” ou ser cego por ideologias que nada tem a ver com nossa cultura ou maneira de pensar, ninguém pode negar:
Não existe nada parecido na América Latina perto do que o Brasil faz através de seus principais programas/projetos como o do submarino convencional/nuclear; corvetas/fragatas leves; Gripen; KC-390; Guarani, Astros 2020.
Que o novo Governo tenha a sabedoria e a lucides para dar continuidade aos principais programas e projetos.

Sérgio Melo
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Pensamos juntos. Há também os micro satélites. Não importa tanto para o país se outros são mais avançados, isso sempre foi assim. O que importa é que realmente estamos buscando diminuir essa distância. Gosto e recomendo o programa Brasil visto de cima. Mostra bem o quanto estamos progredindo em relação a alguns anos atrás. E o quanto ainda temos por fazer, um potencial gigantesco! E o papel das Forças Armadas, que é fundamental aqui, tanto quanto é em outros países, e isso é apenas um fato. Só nos livrarmos dessa ideia retrograda de que nossas forças são do mal, já… Read more »

Bueno
Bueno
1 ano atrás

Que alegria!!!
Obrigado Naval
Obrigado Marinha!
Parabéns!!

Alessandro H.
Alessandro H.
1 ano atrás

11h39min de 14 de dezembro de 2018, momento histórico do PROSUB, da MB e do Brasil!!!

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

heheheh
Não gostei da cor, preto não fica legal. Cinza cairia muito bem.
E não tem lanternas traseiras e nem dianteiras. Faltou retrovisor.
Manda por!

Guizmo
Guizmo
1 ano atrás

Quando a madrinha Marcela Temer batizou o S-40, ela bateu a garrafa contra uma placa, não diretamente contra o casco do Submarino. É sempre assim? Achei que fosse direto o contato

Sérgio Melo
Reply to  Guizmo
1 ano atrás

Penso que é a espuma e não o vidro quebrado. Mas não sei dizer, fiquei curioso também.

Valim
Reply to  Sérgio Melo
1 ano atrás

Será que é pra evitar de acontecer de a garrafa não se quebrar???? …. existe uma tradição, não muito divulgada, de que se a garrafa não se quebrar, ser um grande sinal de azar……. e marinheiro nenhum gosta desse tipo de sinal……

Guizmo
Guizmo
Reply to  Valim
1 ano atrás

É, eu pensei nisso……talvez também para garantir a segurança da 1a Dama, fazer algo mais controlado.

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Valim
1 ano atrás

K-19 The Widowmaker tem uma cena remetendo a isso.

Mauricio R.
Reply to  Guizmo
1 ano atrás

Ainda bem que ao menos, a garrafa quebrou.

Marco Antônio teixeira de Carvalho
1 ano atrás

BELA NAVE ,PARABÉNS BRASIL ,PARABÉNS MARINHA, QUE VENHAM MUITO MAIS.

André Simões
André Simões
1 ano atrás

A primeira dama roubou a minha atenção. Nunca tinha visto um avião batizando um submarino. Que beleza!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  André Simões
1 ano atrás

Ambas roubaram a atenção.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Com o desfile de tanto tribufú nas últimas décadas. Vimos desta vez, duas máquinas poderosas e bem acabadas servindo de deleite uma à outra.
Parabens a madrinha e ao submarino

Camargoer
Camargoer
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Caro Wilber. Pelo visto, temos uma família de cleptomaníacos no alto escalão. Daqui a pouco, nos roubam o livre pensamento.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Camargoer, não sei se eles roubariam de uma vez só. Acho mais fácil que imporiam alguma espécie de tributo.

André
Reply to  Camargoer
1 ano atrás

Caro camargoer, depois de 16 anos no poder, essa família já roubou o livre pensamento de muitos….

Camargoer
Camargoer
Reply to  André
1 ano atrás

Caro André. Ao contrário do passado, que dói na memória, a dor quando nos roubam o futuro é na esperança.

André
Reply to  André
1 ano atrás

Mas você consegue prever o futuro? Sabe quando isso vai ocorrer?

Camargoer
Camargoer
Reply to  André
1 ano atrás

Caro Andre. A resposta honesta para sua pergunta retórica é que não consigo prever o futuro. Apenas os astrólogos acham isso. Já a minha esperança no futuro tem apenas duas possibilidades mutuamente excludentes, uma otimista e outra pessimista.

James Marshall
James Marshall
1 ano atrás

Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul

Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da pátria minha em que tanto penso

James Marshall
James Marshall
Reply to  James Marshall
1 ano atrás

Avante Marinha!!!
Avante Capitão!!!

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Com verbas e estrutura o Brasil consegue construir/fabricar QUALQUER coisa. O PROSUB é um exemplo. Somos um país incrível, um povo muito inteligente e trabalhador. O que nos falta é investimento e um zelo por parte dos nossos governantes.

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Parabéns a MB, e a todos os envolvidos no projeto, parece que foi ontem o lançamento do Tikuna, o tempo passa rápido mesmo.
http://www.ebc.com.br/sites/_portalebc2014/files/atoms_image/submarino.jpg

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 ano atrás

Com todos os problemas que o país enfrenta, acima das inúmeras dificuldades de toda ordem, ainda assim, é um avanço significativo, um triunfo da força brasileira de vontade em progredir nos campos militar e tecnológico.

Que venham mais dezenas de cerimônias como estas, sejam para entregar embarcações à MB, sejam para exportar.

Rogério Lemos de Toledo
1 ano atrás

Parece besteira, mas a emoção no rosto na primeira dama ao batizar o Riachuelo, penso que ela não deve ter tido emoção maior em todo o período que esteve nessa condição. Parabéns Marinha e obrigado Marcela por transmitir tão naturalmente ao mundo o orgulho de batizar nosso primeiro submarino Scorpene…

Bueno
Bueno
1 ano atrás

Conforme informado em 48 min do vídeo de lançamento, Vai ter um terminal rodoviário na área norte do Complexo naval. Interessante , achava que toda a área seria estritamente militar

Luiz Galvão
Luiz Galvão
1 ano atrás

Só não entendi porque designaram um CC e não um CF para o comando do submarino.

O comando dos Tupis são exercidos por CF´s.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Luiz Galvão
1 ano atrás

Provavelmente deve ir a CF logo.

XO
XO
Reply to  Alexandre Fontoura
1 ano atrás

Correto, vai ser promovido a CF… abraço a todos…

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Espero que o Governo de Bolsonaro consiga uma compra adicional de mais duas unidades!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Ia comentar que é até meio irônico que um presidente que tanto contigenciou verbas das FA’s. Mas agora não é hora pra críticas, agora é hora pra comemorações. É maravilhoso ver esse sub pronto e saber que foi construído AQUI, e por BRASILEIROS.
Tô orgulhoso da nossa Marinha por ter insistido em levar o PROSUB adiante. Dá orgulho de ser brasileiro vendo isso.

Luiz Floriano Alves
1 ano atrás

Primeiro de quatro. Espero que os próximos recebam baterias mais modernas, aumentando significativamente sua letalidade. As baterias de Grafeno prometem ainda mais desempenho do que as de Lition – Ion. Se analisarmos que as baterias de chumbo, não evoluíram desde a WWI teremos a medida do avanço que pode ser conseguido.

Negrão
Negrão
1 ano atrás

Passando o período e o investimento da compra da tecnologia, pergunto: qual o custo e o possível preço para cada submarino convencional desse, tanto para o Brasil, quanto para a exportação?
A produção deles é só estatal ou tem parceria privada?

MARCOV
MARCOV
1 ano atrás

Parabéns à Marinha do Brasil!
Parabéns ao Brasil!
Aliás, parabéns a todos nós!
Que venham os outros três e o “Álvaro Alberto” e que continue a produção de mais quantos for necessário. Eu creio que o número eram vinte e um submarinos, quinze convencionais e seis nucleares. Espero que todos se conscientizem da necessidade de proteção de nossa Amazônia Azul e que o país siga no rumo certo.

MARCOV
MARCOV
Reply to  MARCOV
1 ano atrás

“Eu creio que o número era…”

Gaineth
Gaineth
1 ano atrás

Que madrinha é essa?
Linda D+++++……

Daglian
Daglian
Reply to  Gaineth
1 ano atrás

É a Marcela Temer, primeira-dama.

Doug385
1 ano atrás

Parabéns à Marinha pelo submarino e ao Temer pelo avião.

Elden
Elden
1 ano atrás

Para ampliar a nossa Marinha de Guerra teríamos que lançar um submarino por ano para que em 2030 pelo menos tivéssemos 12 submarinos (e eu ainda acho pouco para a costa que o Brasil tem)

GEN Escobar
GEN Escobar
1 ano atrás

Brasil acima de tudo e Deus acima de todos e SEMPRE no comando!!

filipe
filipe
1 ano atrás

Bolsonaro queremos 20 SNBRs … para cobrir toda a Amazonia Azul…

Dalton
Dalton
1 ano atrás

A forma da proa permitiu que ela fosse toda envolta naquela capa com as cores nacionais e o nome do submarino…prática comum na US Navy que foi pioneira nos submarinos com esse formato conhecido como “teardrop hull” ou formato de “lágrima” …na minha opinião deu um charme a mais, quando comparado com o lançamento dos submarinos anteriores Tupi/Tikuna.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Dalton
1 ano atrás

Só de inveja a US Navy vai mandar a Melania batizar alguma coisa lá também…

Boiler
Boiler
1 ano atrás

Data a ser guardada com muito labor pela nossa Marinha. Que bons mares venham ao nosso encontro… b

_RR_
_RR_
1 ano atrás

Mas que belíssimo vaso…!

Parabéns a Marinha.

Vovozao
Vovozao
1 ano atrás

14/12 sexta-feira, boa tarde, sempre fui muito critico com relacao a MB nao possuir uma forca de escoltas que lhes dessem projeção; entretanto, hoje eu como brasileiro posso dizer nos temos projecao; esta imagem do lancamento do Riachuelo no da projecao mundial; todas as marinhas estao dizendo sobre esta facanha. Por todos os percalços estamos conseguindo lancar um submarino, que poderá, quem sabe ser o caminho pars vendas a outras nações.

ALEX ROCHA DA SILVA
1 ano atrás

Parabéns ao Brasil e a Marinha.

Que venham mais uns 15 desses.

Clodorencio Piloto
Clodorencio Piloto
1 ano atrás

Quanto à madrinha, desnecessário comentar a beleza.
Mas quanto à nave, vi que o hélice estava coberto. Ele ficará exposto como os demais ou haverá um duto como os subs nucleares atuais?

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Clodorencio Piloto
1 ano atrás

O hélice de um submarino e seu formato é sempre uma informação secreta.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Clodorencio Piloto
1 ano atrás

Caro Piloto.
Sobre o hélice do Riachuelo (e dos 4 “Convencionais”), até onde sei será(ão) “sem Jet Pump”. Se lhe interessar maiores informações quanto a este sistema, recomendo a seguinte matéria aqui do Naval disponível em .
Abç.

Cinturão de Orion
Cinturão de Orion
Reply to  Clodorencio Piloto
1 ano atrás

Amigos Administradores.
Peço a gentileza de liberarem, se possível, o endereço eletrônico da matéria aqui do Naval sobre o Barracuda (França dispara primeiro na batalha pelos submarinos australianos. 21 de dezembro de 2015).
Grato.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Vaiiii Brasil !!!

parabéns a MB, muito feliz aqui, e belas fotos

Rodrigo
1 ano atrás

PARABÉNS a Marinha Brasileira, bonita cerimônia e grande marco para todos os envolvidos é muito siginificativo a entrega deste primeiro Sub, como dizem a 1º vez a gente nunca esquece.

Há e de De mulher o Temer entende !! uau!! eu conheço a “Marcelinha” lá de Paulínia-SP, sempre foi linda, que de muita sorte ao S-40 Riachuelo.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
1 ano atrás

Belíssimo navio, linhas suaves, elegantes….

Que sirva à marinha por muitos anos. Parabéns a todos os envolvidos pela construção.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Acabei de ver o vídeo, meu Deus mas que mulher é essa Marcela !!

sem dúvidas é a primeira dama mais linda da história do Brasil, o Temer pode ser oq for, mas o cara sabe escolher mulher rsrs…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
1 ano atrás

Arrepiante, emocionante com as lágrimas caindo, mas o sorriso aberto, honra profunda. Salve a histórica e gloriosa Marinha do Brasil. SALVE!!!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Saldanha da Gama
1 ano atrás

E …. Continuo…. emocionado!!! Brasil que já teve uma das maiores armadas do mundo na época do império, trilhando agora com ajuda de Deus o caminho novamente da grandeza. st4

Paulo de Lima
1 ano atrás

Meus parabéns, Marinha do Brasil orgulho de ser brasileiro.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

CV Barroso , NPA Macae, NDM Bahia , saindo de Itaguaí
permanece em Itaguaí Felinto Perry

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-43.911/centery:-22.961/zoom:14

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Mais bonito que o navio é Marcela Temer, esconderam as hélices. É tão importante assim esconder as hélices?

Harriman Nelson
Harriman Nelson
1 ano atrás

https://oglobo.globo.com/brasil/no-rio-temer-bolsonaro-acompanham-juntos-lancamento-de-novo-submarino-da-marinha-23306160

> O Brasil constrói seus submarinos não para ameaçar quem quer que seja,
> mas porque um país com mais de 7 mil quilômetros de Costa não pode prescindir
> de instrumentos para defesa de sua soberania e riquezas marinha .

Justificativa perfeita. Parabens ! Que sejam construidos muitos mais.