Na Sala de Tratados da Torre Tagle na Chancelaria do Peru em Lima, o Vice-Presidente do Brasil, Hamilton Mourão e o Ministro da Defesa do Peru, Walter Martos, assinaram uma “Declaração de Intenções” para fortalecer a cooperação em assuntos navais entre as Marinhas de Guerra dos dois países.

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Defensor da liberdade

Trocar 2 submarinos por um navio escola, só o Brasil mesmo…

Fabio Araujo

Mas levando em conta o porte do navio foi uma boa troca, a opção de usá-lo como navio escola foi nossa!

Defensor da liberdade

O Brasil precisa de patrulhas, já que as nossas estão no osso do osso. Daqui 15 anos vamos ficar só com 4 corvetas, 4 submarinos e uns OPVs de 500 tons? Fala sério!

João Moro

Defensor da liberdade, O Brasil já tem um projeto de Navios Patrulha. É só encomendar mais. Agora elaborar um projeto de navio multifunção como o Makassar e construí-lo vai demorar muito e custará muito.

Pablo

tu sabe dos detalhes dessa negociação já???

João Moro

É só intenção. Eles ainda estão negociando o valor dos submarinos.

Pablo

To me referindo a critica sem saber dos detalhes da negociação.

Oiseau de Proie

Vendem esse PHM Atlântico e esse NDM Bahia ai que não serve pra nada, e comprem novas fragatas e construam novos submarinos!…

Foxtrot

Para falar a verdade nem sei para que serve esse “navio escola”, e acho que só o Brasil tem essa palhaçada.
Na verdade os almirantes querem é um novo iate de luxo, pois o navio veleiro Cisne Branco já não gera tanto status para os coquetéis de luxo do almirantado.
Ridículo!

Fernando "Nunão" De Martini

“Para falar a verdade nem sei para que serve esse “navio escola”, e acho que só o Brasil tem essa palhaçada.”

Achou errado… Pesquise aqui mesmo no Blog. Vai encontrar, por exemplo, matérias sobre visitas de navios-escola do Japão e da França.

“Na verdade os almirantes querem é um novo iate de luxo, pois o navio veleiro Cisne Branco já não gera tanto status para os coquetéis de luxo do almirantado.”

Olha, o almirantado pode ter muitos defeitos, mas não me lembro de vê-los fazerem festas no Cisne Branco.

Hermes

Infelizmente tem aumentado no site o número de analfabetos querendo discutir Camões, os editores devem sofrer muito lendo coisas como essa do navio-escola. Tinha de haver um botão cala a boca Magda em vez do curtir ou não.

Foxtrot

“Achou errado… Pesquise aqui mesmo no Blog. Vai encontrar, por exemplo, matérias sobre visitas de navios-escola do Japão e da França.” Então só porque eles possuem a MB também precisa ter? Uma marinha que não possui patrulhas, Fragatas, varredores, Submarinos etc suficiente vai investir seus parcos recursos em um navio que seria melhor aproveitado como C4IRS, porta drones, Navio hospital etc, para utilizar como navio escola ? “Olha, o almirantado pode ter muitos defeitos, mas não me lembro de vê-los fazerem festas no Cisne Branco.” Pode não lembrar caro Fernando, mas não é porquê não sabe que não possa acontecer… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Foxtrot,

A Marinha tem navios escola desde o Império, e por necessidade própria, não por imitação.

Estou te dando a oportunidade de ir atrás das informações, buscar conhecimento, pra não falar besteira nem levantar hipóteses sem nenhum pé nos fatos. Aproveite ao invés de ficar de birra porque foi contestado num comentário.

Foxtrot

Fernando não vou perder meu tempo em discutir com corporativistas doutrinados como você.
Se acha assim direito seu, assim como direito meu escrever aqui o que penso, afinal de contas esse é o princípio básico da liberdade de expressão.
Como não tenho que bater continência para ninguém, não me sinto na obrigação de bajular ninguém de farda.
Apenas acho que para uma marinha tão carente de meios, usar essa magnífica aquisição para navio escola é um desperdício.
Asneiras é essa ideologia cega e burra sua.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Fernando não vou perder meu tempo em discutir com corporativistas doutrinados como você.”

Nunca te ofendi, deixe de ser mal-educado e vai estudar.

Ah, Foxtrot, só agora vi a pérola do final do seu comentário.

Minha ideologia é buscar conhecimento. Cego e burro é quem só ouve as vozes dentro da própria cabeça.

Foxtrot

” blá blá para não falar besteiras” Se isso não é ofensa então não sei mais o que é. Deixa de ser mal educado e vai estudar , outra ofensa. Meu caro Fernando temos opiniões diferentes e sempre assim o será. Se acha que os almirantes e MB estão certos da forma que estão agindo ( em todas as áreas), o problema é seu. Eu assim como muitos já não achamos, e o problema é nosso. Temos dois LHD,s que não possuem helicópteros suficientes, temos uma ZEE (que foi aumentada) e não temos patrulha suficiente. Temos uma força de minagem,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Deixa de ser mal educado e vai estudar , outra ofensa.” Bom, Mal-educado você foi. Me chamou de corporativista doutrinado, e eu nunca te ofendi, então você é mal-educado. Estudar é uma das formas de deixar de ser mal-educado. Quem acha que é ofensa receber a sugestão de ir estudar, na verdade mostra que é burro. “ Se acha que os almirantes e MB estão certos da forma que estão agindo ( em todas as áreas), o problema é seu.” Aí você está inventando de novo, pois eu não escrevi nada disso. E aí o problema é seu. Problema… Read more »

Foxtrot

Qual comentário?
Sou contestados em todos os meus comentários aqui.
Afinal de contas o gado que pasta fora do rebanho nunca é bem visto.
Deve ser de algum fã boy indignado com minhas verdades !

Esteves

Fox… Calma. Além das discussões que tornam-se debates, as postagens são boas. Além. Críticas existem para esse julgamento que poder ser feito contra o espelho ou no blog. Não conheço outro espaço como esse. Quando comecei…meses atrás…eu escrevia tanta bobagem que quando penso me envergonho não da ignorância, mas de não ter estudado ou de não ter tido um mínimo de curiosidade mais aprofundada. O gado que pasta fora do rebanho não sobrevive. Isolado, vira comida. Contestado pode significar que o pessoal da valor ao que você escreve e coloca contrapontos…presta mais atenção a quem te faz críticas. Cuidado com… Read more »

Jundiaí

Realmente a unica arma de dissuasão que temos vamos abrir mão.

JOAO

Realmente não entendo o planejamento estratégico da MB. Cinco submarinos não são suficientes para alguma capacidade dissuasória. Nem com a entrada dos novos submarinos estaremos suficientemente guarnecidos. E tem gente comemorando. Alguém tem nossas do tamanho do nosso mar territorial? Poderíamos trocar 300 dentistas pelo Pisco.

Daniel Ricardo Alves

Não foi feita nenhuma troca. Eles estão negociando ainda. E será venda e não troca.

Flávio Marinha

Não escreve besteira. Sabe de nada vc

Esteves

Se sim ou se não deu boa discussão.

Fui lá ver se tinha alguma coisa como o que tem aqui ou como o que saiu aqui.

Encontrei o editorial de 2016.

Quem mantém editorial de 2016…

zézão

Total apoio a esta iniciativa, a República do Peru é o País amigo mais importante na América-Latina.

Oiseau de Proie

Trocar justamente os sumarinos mais novos?…Se o Brasil está precisando de um navio escola, que construa um…Estaleiro e tecnologia é o que não falta no Brasil…

Roberto Medeiros

Os mais novos????
Um pouco equivocada essa afirmação.
Nem os mais novos e nem os mais navegáveis

J L

O mais antigo é o Tupi, que não está sendo negociado, logo os que estão sendo negociados são mais novos, porém sem manutenção de meia vida.

Roberto Bozzo

Ninguém sabe exatamente quais os subs negociados, tudo é apenas especulação por enquanto.

J L

Se construir navios de superfície hoje em dia não tá dando para o orçamento da marinha, temos como força estratégica justamente os submarinos. Lembre-se que sempre haverá um ou dois em manutenção, ou seja que tem 4 tem dois e olhe lá, mas que tem 9 tem pelo menos 5 em atividade. Construir sempre será mais caro do que fazer a manutenção de meia vida. Nos daria tempo de ir recompondo dentro das possibilidades nossa força de superfície e continuarmos a produção dos SBR pelo menos um a mais para manter a cadeia produtiva.

Daniel Ricardo Alves

Se a marinha nunca tem dinheiro pra nada, pode começar diminuindo o efetivo. Para que uma marinha de 70 mil militares se nunca tem navios? É sempre a mesma história . . . Navios velhos, obsoletos e a marinha nunca tem planejamento de nada. Faz 40 anos que o navio escola está funcionando e só agora perceberam que ele precisa ser substituído. Com as Niterói é a mesma coisa. Agora são os navios de transporte. Depois ficam nessa correria para arrumar um substituto em “compras de oportunidade” que só trazem mais problemas. É incompetência demais em uma marinha só.

Camargoer

Pariu um rato.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato (rimou com rato).

Enquanto os MREs dos dois países não divulgarem o conteúdo da declaração de intenções, como é de praxe, realmente nossas informações continuarão na categoria ratatoille, bem longe de um banquete de detalhes. E, dependendo do conteúdo da declaração, o Remy não terá nem um pedacinho de queijo pra juntar com o grão de uva e ajudar o irmão a ver fogos de artifício.
comment image

Camargoer

Pariu um peru. glugluglugluglu

Fernando "Nunão" De Martini

“Vem meu amor
Vem meu chuchu
Vem bem pertinho
Fazer Gluglu
Tupi para mim
Pisco pra tu
Vem meu amor
Gluglu do Peru
ié ié”

JT8D

Parabéns Nunão, você fez um esforço descomunal mas conseguiu chegar no nível dos comentários da galera

Fernando "Nunão" De Martini

Rááááá!
Gluglu

Camargoer

ahhh.. Pegadinha do Malandro…

Hermes

Acho que não. Humor denota inteligência e falta disso em muitos comentários por aí.

Oiseau de Proie

QuáQuáQuá… 😀

C. César

Tsc tsc tsc tsc.

Tomcat4.0

E atrás de qual destas 3 portas estará o conteúdo deste contrato???
Escolha uma das portas dos desesperados !!!Haaaaaaaaa ye ye !!!

Pablo

Pelo que sei, nenhum detalhe da negociação foi noticiado e já tem gente criticando sem nem saber como vai ser

JOAO

Ué, eles irão fornecer fragatas ou corvetas novas??? Então logo não será algo muito proveitoso.

Pablo

então me da os detalhes da negociação, valores, se o navio vai ser construído, se alguma parte terá que desembolsar algum valor, enfim, me de os detalhes. Até agora não foi divulgado nada!!

JT8D

É que criticar é grátis e a pessoa ainda se passa por inteligente

J L

Bom a o que foi anunciado pelo Sr. Roberto Lopes, seria a negociação dos submarinos, e também já foi feita declarações da marinha informando da “possibilidade” de negociação dos 2 submarinos que não fizeram ainda o PMG. Acho que isso é um forte indicativo não ?

Pablo

apenas foi noticiado que terá uma troca, não foi divulgado valores, se alguma parte terá que ser reembolsado, se o navio vai ser construído ainda ou o que está no arsenal peruano será negociado, enfim. Não tem detalhes!!

João Moro

Esse é o maior absurdo…

Renato

Tanto suspense para depois esconder de fato as reais intenções dessa “cooperação”.entre os dois países.

JT8D

As reais intenções de uma cooperação são meio óbvias, não é mesmo? A menos que sejamos surpreendidos por uma cooperação com o inédito objetivo dos países se prejudicarem mutuamente

Munhoz

Não adianta, por mais que eu queira entender não da ! Ninguém me tira da cabeça o que deveria ser feito. Eu acho que não precisamos é de navios como este que vai ser trocado e um PHD como o Atlântico por exemplo! No meu ponto de vista eu ficava com todos os subs e modernizava e ao invés de comprar fragatas leves como as Tamandaré eu compraria umas 4 ou 6 fragatas mais pesadas com mísseis antiaéreos de médio ou longo alcance. Formaria uma força de ataque aéronaval com os Gripen, AMX modernizados é um projeto pra uns 14… Read more »

Oiseau de Proie

Até os traficantes do Narcoestado da Colômbia tem submarinos feitos por eles e o braziu só tem uma meia dúzia de submarinos…

Defensor da liberdade

Outro dia vi um vídeo desses submarinos do narcotráfico operando no mar, coisa de louco, navegam com facilidade no Atlântico, deu um trabalho duro para a guarda costeira dos EUA capturar. E tem inocente que acha que o Estado vai vencer a guerra contra às drogas…

Daqui uns dias o narcotráfico começa a usar drones para fazer as entregas, e aí vai ser fim de jogo para o Estado.

Flávio Henrique

Já fizeram isso…até entrega de armas por drone para presidio ou como “bombardeiro”….

Defensor da liberdade

Pois é, se for para vender os IKL, que cancelem as Tamandarés, juntem com a grana dos IKL e comprem 6 FREMMs, o que passar parcela no cartão de Bozo, com a reforma da previdência vai sobrar um troco a mais. Ou então compra 10 Type 54 com os Chinas, e chama Israel para fazer o recheio, já que Bozo é muy amigo dos estrelas de Davi, quem sabe eles não dão um desconto.

Pegar navio escola quando estamos precisando de patrulhas é que não dá.

Roberto Medeiros

Sem querer ser chato, mas já sendo…
1) Procure se informar. O Navio em questão vai substituir o Garcia D’Avila que foi para mostra de armamento;
2) A função de Navio escola será apenas UMA das funções dele;
3) Os dois Submarinos em questão tem uns 30 anos de uso e precisam de um PMG (sabe o q é isso, né?). Atualmente só servem para ocupar lugar no atracadouro;
4) Me responde aí: Sem navio escola, onde que vc pretende treinar o Oficialato da Marinha? e
5) Quer comentar, procure se informar antes. Vc tá fazendo feio.

Roberto Medeiros

Corrigindo
1)….. mostra de desarmamento…;
Droga de corretor.

Munhoz

Sem querer ser chato mas já sendo vc tem razão, temos que ter um navio escola para dar festas de formatura e treinar os 80 mil homens de nossa marinha! É aquela velha história, dinheiro pra folha de pagamento sempre sobra!! Eu penso em caso de guerra, uma marinha tem que servir para uma guerra, na possibilidade de um possível enfrentamento hoje, precisamos é dos submarinos!! Vai se informar vc, um navio menor e mais barato já dava pro gasto, hoje em dia tem simulador e esse tipo de serviço é terceirizado, na força aérea israelense (onde eles sabem o… Read more »

Oiseau de Proie

Estou completamente de acordo com vc, meu caro Munhoz…

J L

Prezado comentarista do poder naval, se você tem uma informação correta da situação, não é necessário que intimide por meios de palavras ostensivas aqueles que não dispõe de informações atualizadas ou precisas. Por isso é um site de debate onde que tem informação, partilha ou até corrige aqueles que não dispõe e que estão interessados em aprender e se atualizar, é o que penso.

Munhoz

Peço desculpas, é o calor da revolta diante da situação, ainda mais agora com a França fuçando no nosso cangote pela Amazônia!

J L

Uma vez ao ano o navio escola faz o deslocamento ao redor de parte do globo. Não pode estar em condições piores do que as FCN, que se deslocam para o Líbano, sem contar o serviço natural de “patrulha” da costa, e participação em operações conjuntas com outra marinhas. Como foi dito, não está no momento em que estamos com carência de tudo, queremos trocar meios estratégicos por navios que não terão essa finalidade de patrulha.

Munhoz

Nossa até agora 11 negativo e um positivo apenas, parece que o pessoal aqui não gosta de sonhar ?? querem ver o país apenas como reserva dos EUA, submissão totalll ?.

Apenas o suficiente para o treinamento!

Oiseau de Proie

o positivo é meu… 😉

Oiseau de Proie

Mas pense pelo o lado positivo Munhoz…pelo menos o Flamengo deu de goleada no Grêmio ontem no Maracanã… 😀

Osvaldo serigy

Para que tanto segredo!? Não entendi. Mas que seja feito um excelente negócio para ambos países.

α Tau

Se o Brasil está precisando de um navio escola, que construa um…Estaleiro e tecnologia é o que não falta no Brasil…

Os peruanos compraram os planos de construção da classe de navios de desembarque-doca Makassar…Melhor comprar o projeto dos coreanos ou dos peruanos e construir aqui, gerando emprego e renda…

Imperial

Navio escola é uma das atividades que o navio pode exercer. Ele é multiproposito. E é somente por um determinado período do ano.

JOAO

Segundo o Mourão, trata se de um casco! Rsrsrs Estamos perdidos.

Oiseau de Proie

Os peruanos compraram os planos de construção da classe de navios de desembarque-doca Makassar…Melhor comprar o projeto dos coreanos ou dos peruanos e construir aqui, gerando emprego e renda…

Pelo tamanho da costa brasileira e da cobiça internacional…Deveríamos ter no mínimo uns 10 submarinos em perfeito funcionamento, 2 porta aviões e várias fragatas…Mas não temos Marinha mas sim uma escola de marinheiros…

Space Jockey

Temos 20.000 fuzileiros, estamos preparados para negar o mar sim !

gari

pior sugestão, ai todos os vizinhos compram o mesmo projeto e ngm vende pra ngm. o ideal é fazer o que os outros não fazem, comprar dos vizinhos e vender o que eles não produzem.

JT8D

Até que enfim um comentário lúcido!

Space Jockey

“De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo”

Foxtrot

Conselho a MB, troque os Tupis por OPV,s 1.800 toneladas de fabricação peruana (se não me engano o Perú comprou da Coreia do Sul projeto de OPV-1.800).
Ou então troque os Tupis por cooperação na fabricação dos OPV,s 1.800 BR.
É disso que estamos precisando.
Vide exemplo do óleo nas praias do nordeste e que ninguém sabe de onde veio nem de quem é.
Falta de patrulhamento!

J L

Não esqueça que temos licença de fabricação dos classe amazonas,fazendo talvez as alterações necessárias para nosso uso.

Foxtrot

Exato caro JL.
Bem que o Mourão e comandante da MB poderiam ir buscar nessa cooperação é produção ou de mais Amazonas ou OPV-1.800 BR ou na pior das hipóteses a troca dos Tupis por OPV-1800 Peruanos.

Roberto Bozzo

“Vide exemplo do óleo nas praias do nordeste e que ninguém sabe de onde veio nem de quem é.”

Já se tem a certeza que o óleo é venezuelano, o que se especula é se houve o derramamento durante uma troca em alto mar tentando burlar as leis ou se foi terrorismo ecológico mesmo.

Esteves

Já pode responder?

Foxtrot

Aí ai me poupe dessa propaganda político partidária caro Roberto.
Em recente entrevista o próprio comandante da MB afirmou que não se sabe de onde vem esse óleo,e que o mesmo há diversos trassadores químicos que não tem como identificar de onde é.
Me ajuda aí que estou passando mau.

Esteves

Fox…

Quem entende de petróleo declarou que existe DNA de petróleo. E que é venezuelano.

Não significa nada. Só que é de lá.

Tem um filme antigo com o Clint Eastwood. O título aqui ficou assim: O Bom, o Mau e o Feio.

Agora tem que procurar quem é quem.

Roberto Bozzo

Te serve o comandante da MB falando ????

Roberto Bozzo

Já havia colocado o comentário com um video, mas parece que foi bloqueado…

Segue o comando da MB falando, copia e cola o link:

http://www.youtube.com/watch?v=uqkC1kfFT2Q

Roberto Bozzo

terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/oleo-que-vazou-foi-extraido-na-venezuela-diz-petrobras,180609787495f0246b7a4b3241e073edq80kgsux.html

Esteves

Tinha um programa na TV dos homens de preto atacando baleeiros japoneses.

Mesma tática.

Foxtrot

Tudo bem gente, reconheço que errei e me provaram isso mas estamos deixando passar o mais importante, se essa ação é proposital ou acidental? Qual o interesse há por trás dessa ação e quem a cometeu? E o mais importante, porquê não há patrulhamento eficaz que no mínimo coiba essas ações em nossas ZEE,s. Para mim essa ação se assemelha e muito a tática usada na WWII, onde “afirmaram que Submarinos alemães torpedearam um transatlântico norte americano” o que levou a América a guerra. Temos que ter cuidado pois sabemos dos alongamentos do atual governo com Washington e qual o… Read more »

Esteves

Proposital.

Quem? Homens de preto.

Agora tem que limpar.

Roberto Bozzo

Está é a grande questão…o que ocorreu pra esse óleo chegar aqui ? Foi acidente ou terrorismo ?
Não dá pra patrulhar todo o litoral brasileiro, além de ser muito grande a MB não tem meios suficientes.
Infelizmente parece que os responsáveis ficarão impunes….

Top Gun Sea

“Brasil e Peru assinam ‘Declaração de Intenções’ para cooperação em assuntos navais” bom! Não sei se esse o título da fonte ou se o editor ficou mais comedido depois de tanta polêmica com a suposta negociata mas, dessa forma ficou mais coerente, abrindo o leque para várias suposições. Sou a favor da venda dos IKLs mas, que seja um negócio oneroso para a MB ou seja, que gere várias possibilidades reais e de extrema necessidade com a venda dos subs. Os buracos na esquadra são muito grandes principalmente na frota de caçaminas ou navios patrulhas, ou na modernizações dos demais… Read more »

Oiseau de Proie

Isso não é prioridade pro braziu…temos milhões de desempregados, não param de crescer os casos de corrupção, violência por toda parte, gente passando fome…precisamos construir mais submarinos e reativar os estaleiros pois temos uma indústria naval capaz de construir qualquer navio só assim daremos empregos para milhares de trabalhadores…

O braziu deveria investir em estaleiros militares…Em Pernambuco o Estaleiro Atlântico Sul fechou porque a produção Naval foi abandona…Mão de obra barata temos, pois a quantidade de gente sem emprego é enorme…Valeria mais a pena em nós nos especializar em produzir nossos próprios navios…

Esteves

Olha,

Esse cenário aí tá parecido com a Rússia do Stálin. Uma montanha de desempregados.

“Mão de obra barata”.

Da uma picareta pra cada um e manda cavar. O de cima enterra o de baixo. Até o desemprego acabar.

Oiseau de Proie

Não esta muito diferente de lugares como Detroit…a China esta tomando tudo dos eua, até os empregos de seu povo….. 😉

Fernando "Nunão" De Martini

É um título compatível com a notícia da fonte original, que só traz essas informações.

100nick-Elã

O outro Peru (em inglês, Turkey significa tanto o nome do País quanto o do animal) assinou com a Rússia e o Irã. 🙂

Marujo

Pura jogada política de um VP querendo projeção e prestígio. Ninguém precisa perder o sono. Inócuo.

Fernando "Nunão" De Martini

Sério que você acha que buscar cooperação em assuntos navais com o Peru foi somente uma ideia do vice-presidente pra ganhar prestígio?

J L

Teria também a possibilidade de fazermos acordo semelhante com a Indonésia, pois ela já produziu navios de diversas classes inclusive esse modelo, e sempre foi comprador de material brasileiro, coisa que creio que o Peru ñ o é.

Marujo

A viagem dele foi.

Defensor da liberdade

Sinceramente eu prefiro o Mourão do que o Bozo. Os filhos de Bozo queimando o filme dele no PSL, e ele calado. Inclusive o Flávio tem votado contra as principais pautas do governo. Isso tem tudo para terminar em tragédia, e eu espero que termine mesmo, para no final das consultas eu dizer “Eu avisei”… Agora podem vir os deslikes…

Defensor da liberdade

Final das contas*

Esse debate já está indo pra um caminho que não tem nada a ver com o tema. O blog tem regras, deem uma olhada.

Defensor da liberdade

É um post falando sobre um acordo político, só não iremos falar das receitas do Peru de natal que se aproxima…

Não force a barra. É um acordo de política externa, de defesa. Não tem nada a ver diretamente com a discussão sobre a política interna dos três porquinhos filhos do Lobo, quer dizer, Bozo Mau e quem é o preferido de quem.

Oiseau de Proie

Mas esse não era o governo que iria fortalecer as forças armadas Nunão..!?…

Fernando "Nunão" De Martini

Ué, você pergunta isso pra mim? Pergunte pro governo.

Oiseau de Proie

Vou mandar uma cartinha pro capitão….

Oiseau de Proie

O braziu deveria fazer a seguinte troca: trocamos 100 políticos corruptos, os nomes podem ser feito por sorteio, em troca do tal navio escola…acho uma troca justa…

Fernando "Nunão" De Martini

Putz, trocar político corrupto justo com o Peru, que também está com sobra desse item?

Eles podiam talvez contribuir com a transferência de tecnologia que convence ex-presidente corrupto a se matar, seria um grande avanço para o Brasil.

Oiseau de Proie

A realidade é que este atual “governo” encaminha o braziu hoje em direção para uma completa peruanização do país…No Peru 73% da mão de obra optou pela informalidade, já que a formalidade serve apenas para pagar impostos sem ter direito a nada… O estado arrecada pouco e investe ainda menos em infraestrutura, saúde, educação e moradia…O pouco arrecadado alimenta uma corrupção profunda e generalizada, que no final alivia um pouco a relação sempre muito tensa entre legislativo e judiciário peruanos… O estado está sequestrado, enquanto o cidadão comum se vira nos 30 para sobreviver…O braziu está na mesmíssima rota…braziu fortíssimo… Read more »

Esteves

Esse atual governo tem 9 meses. Ainda espera a homologação ou a certificação do acordo com o Congresso sobre a previdência da CLT para economizar 1 trilhão nos próximos 10 ou 12 anos. Faltarão a previdência dos estatutários e do regime misto. Comparando com 20 anos de mentiras, de sonegação, de renúncia fiscal, de corrupção, de pedalada, de mandioca, de mão suja de petróleo, de juros…ainda nem começou. Não que a classe política tenha mudado 1 vírgula sequer. É sempre a mesma oligarquia que se bate e que bate. Regime presidencialista. Uma zona total. Se teve jeito pra consertar o… Read more »

Roberto Bozzo

kkkkkkkkkk “Se teve jeito pra consertar o Palmeiras…time sem mundial…tem jeito de arrumar o Brasil.”
O problema é que haja fax…….

Roberto Bozzo

Um individuo que não sabe sequer escrever no nome do próprio país corretamente…

Bardini

Quantas Fragatas Tamandarés o Peru está comprando???

Felipe Morais

Pois é. Quantas Tamandarés ou quantos K390 ou quantos Super tucanos ou quantos guaranis ou quantos astros ou quantos qualquer coisas.

Se não tiver algo a mais nesse acordo, chega a ser um ato de lesa pátria.

J L

Até que fim um comentário correto. Sabias palavras

Vicente Jr.

Pessoal, quanto custa um submarino da classe tupi?

E um submarino da classe riachuelo??

Camargoer

Um U214 e o Scorpene novos têm mais ou menos a mesma faixa de preço, dependendo dos penduricalhos, armamento, o número de unidades… entre US$ 450 milhões e US$ 550 milhões. Um usado, como os Tupis, com mais de 20 anos de uso, deve custar algo em torno de US$ 70 milhões, mas tem que avaliar se as baterias estariam novas ou já com a vida útil, programação de manutenção… etc.

Esteves

Baterias.

Teve matéria sobre baterias de submarinos aqui. Não recordo a quantidade de baterias dos IKL mas trocar por novas custaria, penso, em torno de dezena de milhões de euros. Fornecedor alemão.

Recondicionar as baterias…alguns milhões de euros.

E abrir o casco.

Roberto Bozzo

Tem matéria aqui, a Coréia do Sul vai construir um derivado U214 por US$ 924 milhões…

https://www.naval.com.br/blog/2019/10/11/daewoo-shipbuilding-recebe-encomenda-de-mais-um-submarino-por-us-924-milhoes/

Camargoer

Olá Bozzo. Considerando essa notícia dos coreanos e os valores pagos pelos indianos, estimei que o custo de um submarino convencional é da ordem de US$ 330 mil por tonelada. O Scorpene e o U214 deslocam entre 1600 e 2000 ton, portanto entre US$ 450 e US$ 550 milhões cada unidade. O submarino coreado deslocará 3000 ton, por isso será mais caro.

Esteves

Depende.

Pode comprar se alemão ou francês quiser vender.
Pode montar aqui se alemão ou francês quiser vender os direitos para montar aqui.

Montar aqui é bom. Aprende. Pago caro pelo aprendizado. Precisa montar uma base ou um cluster com fornecedores capitalizados para enfrentar alguma nacionalização ainda que diminuta.

Comprar pronto é mais prático. Mas…vai confiar em enfiar tua tripulação no fundo do mar em submarino do colega?

Jundiaí

Quando eu pensei que teríamos uma quantidade de submarinos maior, se esse Navio custa apenas 45 mil dólares da para comprar sem ter que abrir mão de nossos submarinos, não vejo vantagem nenhuma nessa troca.

Fernando "Nunão" De Martini

Não custa isso, Jundiaí.

Jundiaí

Nunão é mais ou menos esse preço que temos visto, alguma coisa em torno de 37 a 45 mil dolares.
A Indonesia pagou 150mill por 4 unidade e as Filipinas 92mil por 2 unidades.

Fernando "Nunão" De Martini

Jundiaí, numa das matérias dos últimos dias sobre isso, a que tem a imagem destacada do navio e uns 300 e tantos comentários, esse assunto do preço da classe Makassar foi debatido à exaustão por dezenas de comentaristas, alguns bem informados.

Peço que acesse a matéria e dê uma boa lida na sequência de comentários, porque voltar a essa discussão é meio cansativo pra todo mundo que discutiu a respeito há apenas 2 dias.

Oiseau de Proie

Maus políticos fazem um estrago pior que de uma bomba atômica…Não é questão financeira, somos um pais riquíssimos, a questão é pura e simplesmente excesso de bandidos!…a Marinha esta sendo desmantelada para uma guarda costeira…

Space Jockey

Por ela mesma vc esqueceu de completar.

Esteves

O que me espanta, É não existir, se é que não existe, acordos de cooperação, permutação, venda, troca, negócios entre países vizinhos. Não precisa enfiar banco público no meio. Não precisa meter empreiteiras. Tem o acordo de cooperação com a Invap argentina para montar o reator multiproposito. Tem esses acordos do Mercosul que montam carros lá e vendem cá. Vai fazer acordo. Vai cooperar. Bota as coisas pra frente. Um dos problemas de gente nova…principalmente quando abre negócio novo é o apego. Não vende porque apega. Depois acumula. Coloca na prateleira. Se perguntam quanto custa responde que não está à… Read more »

JT8D

Bem observado Esteves, o pessoal tem mania de acumulação. Se deixassem compravam F-35, F-15 e SU-57 pra “fazer hi-lo” com o Gripen. Metade dessa gente não conseguiria administrar um boteco

Esteves

Meninos…

Esteves

Olha, Chega uma hora que a gestão se faz com a régua. Passa a régua. O que ficou pra baixo vai embora. O que sobrou, mesmo que a quantidade seja a não ideal, vai comer orçamento. Todos querem mudanças. Mudança se faz. Mudança não vende pronto. Se pra começar a ajustar, se pra começar a tirar da frente as coisas que não funcionam fazem essa choradeira toda inclusive acusando a MB de fazer negociata…vira injustiça. Essa história de Amazônia é do mundo e óleo que ninguém acha no nosso litoral tá esquisita. O Esteves não acredita em coincidências. Bora cooperar… Read more »

Esteves

Eu não sei de onde essa gente tirou que VP de empresa ou VP de país sai por aí fazendo coisa. Chancelar ou assinar declaração entre países é um ato de governo. Ninguém esta assinando acordo pra vender Coca-Cola. Deveria estar entendido, acho, que o ato representa o pensamento, a orientação, o desejo, a ordem do Comando Naval e do Presidente. Quando você não sabe fazer, quando você quer entrar em um mercado novo, quando você quer outra coisa precisa escalar um monte pra chegar aonde tem que chegar. Muitas empresas avançam nas ofertas para inibir entrada de outras. Para… Read more »

carvalho2008

Pessoal, leiam as entrelinhas, leiam as estrelas, leiam os dados e correlacionem Daqui dois anos vamos resgatar este Mail e vamos ver se a concretização saiu ou não desta previsão e diagnóstico que já dei há tempos: A) o U27 está entre os mais longevos e que mais empurraram água na MB. Excelente NaEscola. Barato no diesel e resistente o que possibilitou isto B) já falei aqui que o custo de maquinário não aparentava ser maior que as Patrulheiras da Classe Amazonas. Motores e geradores de potência semelhante. Ele é umas 3 vezes maior que elas, mas não é gigante,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Renan

Alguém tem uma tabela que seja fácil visualizar a idade dos mais de 100 navios da Marinha
Por favor se tiver poste aí.
É impressionante o número de navios incorporado de 75 a 85

jose luiz esposito

Depois de 50 anos , notamos o FEBEAPA de volta nos comentários Abaixo !

α Tau

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”

Josué 24.15

Adriano Madureira

O NE Brasil atual é um classe Niterói, feito para o adestramento de nossos militares para que estejam familiarizados ao passarem a servir nas fragatas de guerra.

Mas é quanto ao classe Makassar, será navio escola para que⁉️

Por acaso iremos comprar outros Makassar, não faz sentido..

Na França um mistral é usado como navio escola, é algo lógico, pois eles tem outros classe mistral na ativa.

Esteves

Não é nada disso. “O NE Brasil (U-27) é um navio-escola da Marinha do Brasil. Sendo o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome. Construído a partir do projeto das embarcações da Classe Niterói, todas as suas instalações foram reprojetadas visando dar o mais amplo suporte à instrução. Desse modo, possui, entre outros itens, salas de aula, câmara de instrução de navegação, estações repetidoras de radar e equipamento de simulação tática. A sua construção iniciou-se em 1981, com o batimento de sua quilha em 18 de setembro de 1981 no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.… Read more »

Dalton

São apenas 3 “Mistral” então a disponibilidade não é muito boa por conta de ciclos de manutenções e treinamentos, mas, os alunos que se beneficiam de um “Mistral” serão encaminhados para os diversos navios da marinha francesa. . Um Navio Escola necessariamente não precisa ter um “DNA” de navio de guerra. No caso do NE Brasil, aproveitou-se que a linha de produção das duas fragatas construídas no Brasil ainda estava “quente”. . Os franceses utilizaram durante anos um cruzador porta-helicópteros como Navio Escola, porém ele nunca deixou de ser um combatente de superfície assim como um possível “Makassar” também utilizado… Read more »

Alexandre

Isso é uma grande vergonha para nossa marinha , o ideal seria continuar com os 2 submarinos e comprar o navio escola , e não ficar fazendo escambo , mas nossos oficiais preferem gastar o dinheiro com caviar e mordomias para si , do que investir na esquadra.

Esteves

Eu teria apagado o post. Exageraram. Graças aos céus que o blog tem dono. Recordando a apresentação do atual Comando Naval publicada no PN: . Foco nos meios operativos . Pressão na gestão financeira . Aprestamento da Força O que está acontecendo está acontecendo conforme o que foi apresentado. Quem acha que pode fazer melhor ou que a MB está realizando ato de “lesa pátria” como li aqui tem toda a liberdade de pular do prédio. Navio escola não é navio escola para aquele navio. É escola de navegação. De mar. Não é só pra aquele prédio…vale em e para… Read more »

rrochaa

Aproveita troca o sao paulo por outro Makassa

jose luiz esposito

No Brasil vamos que vamos com a volta do FEBEAPA !
Depois cortam-me , porém podem cortar , mas o FEBEAPA continua !

Gabriel Oliveira

Tem gente falando que esse acordo de trocar Makassar nós dois submarinos não rola,bom vamos aguardar,bom esse tratado de declaração de intenções não há nada demais nele por enquanto.