Concpção do KJ-600. A similaridade com o E-2 Hawkeye não é mera coincidência

Nas imagens deste post, os principais projetos militares americanos e seus equivalentes chineses.

Alguns equipamentos são especulativos, alguns já existem e outros estão em desenvolvimento.

A “great power competition” entre EUA e China é uma maratona, na qual a China investe pesado em pesquisa e desenvolvimento para alcançar paridade militar com os EUA a médio prazo (2030) e a hegemonia militar a longo prazo (2050).

Os EUA gastaram US$ 649 bilhões em suas forças armadas até 2018, de acordo com um relatório publicado em 2019 pelo Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo. Isso é significativamente mais do que a China, a segunda na lista de maiores gastos militares.

Juntos, diz o relatório, os EUA e a China são responsáveis por metade dos gastos militares do mundo. No geral, os gastos militares globais estão no seu nível mais alto desde 1988, quando números confiáveis se tornaram disponíveis.

Em 2013, o presidente Xi Jinping cunhou a frase “o sonho chinês” para capturar as ambições domésticas, regionais e globais do país.

O próximo século pode muito bem ser definido em parte pela tensão entre o sonho americano e o sonho chinês.

A China gastou US$ 250 bilhões em suas forças armadas em 2018, um aumento de 83% no período de 2009 a 2018.

Mas pode-se argumentar, que levando-se em conta a paridade do poder de compra (PPC) da moeda, a China gasta até mais que os EUA em suas forças armadas. De fato, o chefe do Estado Maior do Exército dos EUA, Mark Milley, usou esse argumento diante do subcomitê de dotações de defesa do Senado americano em maio de 2018.

COLABOROU: Arthur Nadú Rangel

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Eita, a China daqui uns dias, copia até a Estátua da Liberdade.

Junior

Não sei se lá tem estatua da liberdade, mas uma copia da torre Eifel já tem

Wellington

A Havan já copia kkkkkk

Renan

Já é um início logo copiaremos o resto

PACRF

A palavra liberdade não existe na China.

Sincero

Só a estátua mesmo.

Ozawa

“Principais projetos militares americanos e chineses equivalentes” é um eufemismo para lá de diplomático do comando Ctrl C e Ctrl V no teclado mandarim …

Gueorgui Júkov

Esse seu nick é em homenagem ao Almirante Jisaburo Ozawa ?,mas voltando ao assunto,eu tive a oportunidade de ir a China em 1998,e andando pelas feiras de lá vi alguns celulares e pareciam coisas arcaicas e em alguns casos feios e de um acabamento horrível,mas vi alguns bons mas arcaicos em comparação com um da Apple,voltei lá 7 anos depois e vi celulares bons mas ainda atrás dos da Apple isso em 2005,e ano passado voltei a china,pois sou fascinado pelo país e a cultura e das outras vezes foi a trabalho,e como uso muito o celular para trabalho e… Read more »

Ozawa

No tocante ao nick, sim. No tocante à China, sem embargo da sua análise e conclusão recentes, a engenharia reversa, vulgo cópia, mediante espionagem comercial ou militar, não é autoria ou exclusividade dos chineses, pois é prática corrente das nações centrais de todas as épocas, inclusive os Estados Unidos. Mas o nível de correspondência chinesa aos produtos militares americanos chega ao nível do caricato … Mesmo ao capitalismo americano eles conseguiram conformar, com muito mais eficiência em relação à experiências anteriores, um vigoroso capitalismo de estado … Como disseram acima, só falta a Estátua da Liberdade, nem que sirva de… Read more »

Leonardo

Brasil potencial grande de fazer frente prefere ser colônia elite burra

Rene Reis

Dei Boas gargalhadas , China fazendo de todo pra irritar a galera aqui da trilogia.

Guizmo

A China nao sei, mas os editores….

Rene Dos Reis

aha ha ha ha ha

Émerson Gabriel

Se o valor de 250 bilhões de gastos estiver correto, é a mesma porcentagem PIB do Brasil ou semelhante. Pib Brasil 1,8 trilhões de dólares, gasto militar 27 bilhões em dólares de hoje, o que da cerca de 1,5 %. Pib China:14,5 trilhões de dólares, o que dá 1,8 % do PIB

Émerson Gabriel

Nunca li nada a respeito desse J-26B

Cristiano

Primeira vez tbm que vi esse caça J-26B, nunca tinha visto ele
Tem alguma reportagem sobre esse modelo?????

Italo

– Fez o trabalho?
– Fiz?
– Posso copiar?
– Pode, mas não faz igual
– Vou fazer igual to nem aí!

TeoB

Da lista o que mais me deixou curioso foi esse J-26b

Junior

Eu achei o Z-22 e principalmente o type 96, tendo em vista que a China, no que se refere a submarinos, esta bem mais atrasada tecnologicamente em relação a EUA e Rússia

André Luiz.'.

Tenho impressão que o tal J-26B é apenas uma especulação; a imagem apresentada parece ser CG (computer graphics). Não encontrei nada a respeito nos engines de busca usuais, nenhuma imagem real de ao menos um mock-up…
Já o J-31 existe, porém também diferente da imagem mostrada (repare nos motores):

https://www.businessinsider.com/9-photos-of-j-31-chinas-copycat-version-of-the-f-35-stealth-fighter-2018-10

Victor Filipe

Tudo muito bonito e talz, mas quero ver na hora que os custos de manutenção baterem na carcunda… ai o bixo pega…

E acreditar que a china ira conseguir desenvolver isso tudo mesmo que seja copiando sem nenhum percalço ou atraso é de um otimismo sem tamanho

Evgeniy (RF).

A maioria das imagens apresentadas em nome da China são arte de fãs de fóruns chineses. E provavelmente não tem nada a ver com a realidade.

Ricardo Bigliazzi

A China é imbativel em mock-ups…

Evgeniy (RF).

Ricardo Bigliazzi
A China é imbativel em mock-ups…
—–

A China já passou da fase de “apenas layouts”. Quero dizer que parte das imagens é apenas fanart dos fóruns. Produtos reais podem parecer diferentes.

Renan

A marinha brasileira supera em maquete

Adriano Madureira

Os chineses roubaram o projeto do V-22 Osprey, isso é ilustração apesar que já vi outra imagem sendo oficial, roubaram muitos projetos, muitos…

PAC-3, C-17 globemaster, Thaad,JSF, litoral combat ship,entre outros…
Mas essa do classe Zumwalt é nova para mim.

Evgeniy (RF).

Mas essa do classe Zumwalt é nova para mim.

—-

Este é Zumwalt, apenas uma das primeiras imagens. Aparentemente, a imagem percorre os fóruns chineses. Na minha opinião, é muito cedo para pensar no destróier chinês atômico. Não faz apenas sentido para eles.

MMerlin

Quem mexe com infraestrutura e segurança de servidores sabe bem as “práticas” da China. Basicamente, eles fazem diversas tentativas de conexão para todas as combinações de IP’s possíveis fora da China. É feita uma tentativa de conexão em todas as possíveis 65535 portas. Baseado em uma lista padrão de aplicativos que ocupam cada porta, o modo de conexão é identificado e é feita uma tentativa de acesso. Normalmente tentativa de acesso simula uma conexão válida, utilizando login e senha. Os logins e senha baseiam-se em dicionários, ou seja, arquivos que contém uma lista imensa de combinações. Normalmente, cada tipo de… Read more »

Carlos Eduardo

Eles não estão preocupados em se esconder. O importante para eles é que funcione e permita que eles atinjam seus objetivos.

Para eles se é uma cópia fiel ou não, não interessa. O importante é ser funcional. Sem contar, que copiar baratea e muito os custos, podendo transferir dinheiro para pesquisas realmente mais importantes, como materiais e tecnologias embarcadas.

Ricardo Bigliazzi

“é uma maratona, na qual a China investe pesado em pesquisa e desenvolvimento para alcançar paridade militar com os EUA”

Acho que o texto poderia ser melhor redigido citando que a China investe pesado na industria de espionagem e cópia dos projetos Americanos. Fica mais verídico.

Chega a ser vergonhosa a mais do que semelhança entre todos os itens apresentados.

Lewandowski

Equivalentes? Equivalentes! Mas pera lá, oooo… tenha o mínimo de discernimento para alterar o título… Idolatria está pegando por aqui…

Guizmo

Na real a China sempre fez isso, desde os anos 60, só que multiplicou essa atitude. Nada contra, de verdade, mas só não gosto de comparações isonômicas.

Todos os equipamentos EUA das fotos estão operacionais, alguns há décadas, com muito P&D investido. Da contraparte chinesa, não se pode dizer o mesmo

Wellington

Esse Harbin Z 22 que coisa linda??

Fabio Mayer

Se desenho bonitinho for projeto militar, eu tenho até mais projetos sozinho, que EUA e China juntos.

PauloR

Maioria dessas imagens não passa de desenhos feito por internautas.
Pode apagar a matéria!

Adriano Madureira

Não há o porque de se apagar a matéria, pesquise e veja que muitos desse existem ou estão em vias de existir, como a asa voadora deles e o stealth, assim como a versão chinesa do E2 e do LHD.

Adriano Madureira

Vocês esqueceram de acrescentar o cargueiro pesado Y-20 chinês…

comment image

Brunow

Apesar dos americanos acusarem os Chineses no projeto do Y-20, ele tem mais DNA Russo/Ucraniano, pois os Chineses tiveram algum acesso no projeto do An-70…

Evgeniy (RF).

Em um caso particular, ainda o IL-76.

Señor batata

Interessante notar q tanto US como China estão peidando farofa para manter suas contas pagas. Nos EUA se espera que em 2020 a dívida pública chegue a 110% em relação ao PIB, já na China se espera q em 2020 a dívida chegue a 149% em relação ao PIB. Gostaria de ver o resultado final dessa maratona quando eventualmente os juros voltarem a ser valor real. No final não tem jeito a conta chega pra todos (seja americano ou chinês)
Tchau e abs.

Brunow

Señor batata.

Em números atuais a dívida dos EUA é 106,10% do PIB, seu crescimento 2% e o orçamento negativo em -3,80%.
A China 50,50% do PIB ( dificilmente este número irá atingir 100% nos próximos 5 anos), crescimento 6% , orçamento negativo em -4,20%.

https://tradingeconomics.com/

Señor batata

Brunow vlw pela observação. Vale notar q eu realmente cometi um erro, mea culpa. Agora esse número próximo de 50% está muito baixo. Uma análise mais justa (isso vale para os EUA tb) seria observar divididas q ficam fora do radar como as dívidas das províncias tb. Aposto q colocando tudo na balança teríamos um quadro mais amplo. Tchau e abs.

Émerson Gabriel

Na verdade isso se chama ” dívida pública “, envolve as dívidas: externa e interna, em todos os aspectos (Cidades, Estados, Província, divida federal) isso vale para os EUA, China, Brasil; a dívida pública dos EUA está correta, passa dos 100%, mas da da China é maior que 50%. No caso do Brasil a dívida pública beira os 75%, maior que China, mas bem menor que os EUA.

GKM

E minha impressão ou existe diversas semelhanças entre os projetos de ambos os países…kkkkk

Jundiaí

Cara os EUA estão precisando de contratar Anlistas de Segurança da informação o mais rapido possivel.

m. wolf

sempre desconfiei que os hackers chineses roubaram tudo o que podiam dos computadores do pentágono. agora tenho certeza

Diego

Hackers? Deve ter uma baita corrupção nas agências americanas para os chineses terem tanta coisa.

matheus de olvieira

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (copia)! Grande Lavoisier.

João Bosco

Cópias descaradas de equipamentos americanos. Qual será a próxima cópia?

Pedro Bó

O Brasil está em posição privilegiada diante da China, pois afinal aqui não tem nada para ela copiar!!!!

É rir para não chorar!

Emerson

Não sei pq a China copiando os EUA, me lembra os dias de prova na escola ?

Cristiano de Aquino Campos

Tem um erro ai, o similar Chines para o F-22 e o J-20 e não o J-31.

R_cordeiro

Vi, em sua maioria, desenhos computacionais X aeronaves operacionais. Por enquanto, ressalto, por enquanto a comparação ainda não é possível. Realidade X photoshop. Aguardemos os próximos capítulos.

Corcel

Vulgar display of power.

Pedro Bó

Eu entendi a referência (apesar de não ouvir Pantera há anos)…

Space Jockey

Esse amor…

Corcel

Canva.photosjop,coreldraw, é trabalharam bem.

Thiago Aiani

Aquele trem de pouso do E-2 chinês parece bem fraquinho!
Mudando de pato pra ganço, os EUA gastam bem mais que isso na área de defesa. Chega a superar o trilhão de dólares. https://www.thenation.com/article/tom-dispatch-america-defense-budget-bigger-than-you-think/

J-20

Tem uns aí que sequer existem como projeto, como o tal de J-26. Quem fez isso tem uma imaginação bem fértil

Juan Marques

Projetos militares são mais seguros guardados a moda antiga, computadores são vulneráveis…

Kemen

É sinal que os projetos norte americanos agradam aos chineses, eles sim são os maiores fãs dos norte americanos, deixem de ter inveja fanboys. kkkkkkkk

Jacob Laredo

A China há alguns anos atrás, não fabricava nada com tecnologia , era piada geral com seus produtos falsificados. Deu milho para as galinhas se instalarem no seu país para produzir de todo o tipo de projetos, militar , computadores, celulares etcc. Inclusive o Brasil ( ver Embraer)!na vontade de ter mão de obra baratissima, sem imposto e com instalações de primeira. Agora a China ressurgiu com os produtos iguais ( celulares aviões, tankes e tudo mais) com excelência em fabricação, agora o ocidente quer fazer barulho. Foi alertado há muito tempo essa intenção maligna desses chineses.

Kemen

No meu entendimento isso tem uma explicação bem simples.
-Tradição da US Navy e da USA Air Force: muita.
-Tradição da Marinha chinesa e da Força Aérea chinesa: nenhuma.
-Experiência da US Navy e da USA Air Force: muita.
-Experiência da Marinha chinesa e da Força Aérea chinesa: nenhuma.
Optaram por usar os mesmos meios necessarios ás doutrinas militares das Forças Armadas e da Guarda Nacional norte americana, no que se refere às doutrinas tentam seguir o mesmo caminho que é uma consequência.

Mattos

Nada como escanear tudo e fazer. Com a quantidade de chineses nos EUA, nao admira que devem estar escaneando tudo.

TJLopes

O título do post deveria ser:

Principais Projetos Militares Americanos e as Artes Conceituais Chinesas.

Vigné

Nada se clia, tudo se copia

Jonatan

O que muitos fãs da China, e pelo visto o governo chinês também não percebeu, é que não dá para vencer um inimigo com armamento que é cópia do mesmo. A cópia sempre sai inferior ao original! Por ser cópia, o inimigo sabe onde estão os pontos fortes e fracos, e por isso saberá como anular tal arma! Não há como superar os EUA com armamento e doutrina semelhante a deste, principalmente se este não aceitar ser superado, e já propor avanços que poderão ser proibitivos para o orçamento militar chinês, pois tem 1.4 bilhões de pessoas para alimentar! Os… Read more »

Maury

Pra todo original, existe um xing ling. Daqui a pouco vão mudar o nome do país para USA Oriental. Putz! Caras de pau, sô!!!

Peterson Borges Rodrigues

Imprecionante como são projetos parecidos.
Principalmente a cópia do F-35.

MMerlin

Ótimo comparativo mostrando o grau evolutivo de cada país.
Enquanto um país já está vetores que estão a um bom tempo em produção, outro país ainda está na etapa do projeto.
A evolução quantitativa de China realmente é impressionante, mas a nível tecnológico sabe que ainda tem um razoável tempo de caminhada até chegar aos EUA. Por este motivo, a caminhada virou corrida.

Marcos

O processo de captação de dados da china ( leia-se espionagem e roubo) é muito bom.

Carlos Campos

Meu deus a maior parte são sonhos que estão longe da realidade, e tudo cópia descarada.

Renan

O j26 b bem sabia deste projeto

Marcelo Andrade

cópia ou não, desenhos em 3D feitos por fã clubes, etc. Acho que o pessoal aqui subestima demais a China, a quantidade de navios lançados em 1 anos mais o que esta vindo por aí serve de alerta. Mesmo achando que haverá desacelaração por causa dos custos, os caras estão fazendo, aí não adianta chorar lá no final!

Carlos Eduardo

Agora eu fico pensando…. A China, que não esta nem ai se parece cópia ou não, viu que funciona e atende aos requisitos e necessidades, vai lá e faz uma cópia estética praticamente igual, e gasta horrores para desenvolver e colocar tecnologia local nesses. e ESTÃO CONSEGUINDO AVANÇAR CADA VEZ MAIS. Agora, nós, que por querermos ser os politicamente corretos, não copiamos esteticamente nada. Gastamos milhões querendo redesenhar a roda, não investimos nada em tecnologia embarcada, e ainda queremos ficar criticando os Chineses…. Ai eu pergunto, se eles são tão ruins assim, porque eles estão muito melhores que nós? São… Read more »

Diego

Se essas copias forem só por fora(o que acredito que seja só isso mesmo) no design dos veículos, ok, se for por dentro também, os EUA tem um povinho bem corrupto, muitos dos projetos nas indstrias não ficam online para serem hackeados.

Corcel

Ficou quase idêntico ao hawkeye mas será que o radar é tão bom quanto???

Luiz Trindade

Claro exemplo de benchmarking no âmbito de militar. Mas só foi possível graças um plano de espionagem muito bem feito, um ataque cibernético com igual êxito e o mais grave, o descaso das autoridades norte-americanas para tal. O foco era o oriente médio com os terroristas e agora tá ae. Para os norte-americanos agora sobra a Força Aeroespacial que até agora pelo que sabemos a China não meteu as mãos… Ainda…

jonas

Nada se cria, tudo se copia…

tassios

J-20 cade vc?