Yantar

Yantar

A Marinha do Brasil (MB) informa que o Navio de Pesquisa Oceanográfico russo “Yantar” desatracou hoje (21), 18h, do porto do Rio de Janeiro, com destino declarado à Lisboa, Portugal.

A autorização de estadia no Brasil foi solicitada pela Adidância Militar da Rússia, e seguiu os protocolos vigentes para a movimentação de navios de guerra e de Estado estrangeiros nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Por suas características, o referido navio é acompanhado pela Marinha do Brasil, durante todo o trânsito nas AJB.

Tal procedimento é adotado pela MB para todos os navios de interesse navegando por nossos mares e rios.

O acompanhamento de navios e plataformas em trânsito e operação em nossos mares e rios é atribuição da Marinha do Brasil. As ações desenvolvidas para o cumprimento de tal atribuição estão relacionadas à segurança marítima e são desenvolvidas ininterrupta e diuturnamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, com o emprego de lanchas, navios e aeronaves (da própria Marinha e da Força Aérea Brasileira), além de recursos de monitoramento e vigilância eletrônica.

A Marinha do Brasil esclarece, ainda, que, visando ao aperfeiçoamento do monitoramento das AJB, dedica-se ao projeto de ampliação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Amazônia Azul – SIsGAAz.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

256 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi

Esse navio estava sendo monitorado, sumiu por 7 dias e foi encontrado a menos de 100km da costa do RJ.
Deu trabalho!

Ypojucan

Não me surpreende em nada ter “sumido” por alguns dias. Quem já teve problemas numa simples viagem de pesca sabe que não existe Marinha do Brasil, se você precisar de auxílio próximo a Ilhabela ou Angra dos Reis se vire pois ninguém vai te ajudar…imagine monitorar e encontrar sofisticados navios de inteligência ou de guerra de Marinhas com M maiúsculo…
*Só para constar: em janeiro de 2005 se não fossem outros barcos para nos ajudar depois de problemas de motor próximo a Ilha Grande, tínhamos virado náufragos.

Salim

Ypojucan, só quem navega por nosso litoral sabe da precariedade da MB no auxilio navegação, já tive problemas e nem por radio eles responderam, a solidariedade de outros barcos foi o que ajudou. Imagina barco de inteligencia russo fuçando nossas aguas, conforme reportagem no Estado SP só foi encontrado na entrada da baia RJ a 40 milhas da costa.

MMerlin

Pois é. Neste ponto, uma Guarda Costeira independente faria toda a diferença, sem sofrer influência de dos sonhadores com NAes e FREMMs quando nos falta o básico.

Peter nine nine

Merlin… A minha análise pessoal diz me que criar uma guarda costeira poderia ser contraprocedente por razões de duplicação, tanto de orçamento como, eventualmente, de certas e determinadas capacidades. Nesse sentido, acho no entanto viável a criação de uma guarda costeira desde que num perfil de gestão idêntico por exemplo à da frota auxiliar britânica, da royal navy. Seria a Marinha do Brasil na mesma, mas operando sobre um perfil de esquadra naval ou flotilha:umas dezenas de navios oceânicos de médio (patrulhoes) e pequeno porte (barcos) dedicados às funções inerentes da necessidade de fiscalização e apoio no mar, assim como… Read more »

Wilson

Nos já temos uma guarda costeira que não funciona. O que nos falta é uma Marinha.

Antonio

Uma guarda costeira não militar se não acabaremos na mesma situação de hoje….

Emerson Gabriel

Peter, eu discordo, não haveria duplicação, pois a guarda costeira usaria navios pequenos e sub-armados deixando os navios maiores e com armas de guerra modernas para a marinha. Precisamos de um a marinha de guerra, treinada e equipada para defesa. Marinha não é polícia. O modelo americano que também é usado em outros países, inclusive menores que o nosso é interessante, claro que no Brasil seria em uma escala menor

Aluado

O problema de manter uma guarda costeira submetida a MB é que ela ia ser jogada para segundo plano pelas loucuras de NAe e SUBuc do almirantado.
Sendo uma forca a parte, realmente ia duplicar algumas funcoes, mas ia garantir que pelo menos a costa e rios teriam um mínimo de controle, o que hoje a MB nao garante.

Oberom

E uma cabidagem de emprego pros oficiais da MB da velha guarda.

Zorann

Guarda costeira não resolve. Vc só vai dividir em bolo $$$$. Vai piorar o problema ao invés de melhorar.

Esteves

Não vejo ninguém culpando o Exército do Brasil porque foi viajar até Uberaba e o carro quebrou.

Alfredo Araujo

hahahaha !
Boa

Anthony

Putz!… Q M de exemplo!!!

Se o carro quebrar na estrada, c vai ter outros carros passando e vc fica fazendo sinal at um parar, isso se o Cel estiver sem sinal!

No mar nao! C vai ficar a deriva sendo levado p +alto mar! Nao tem “estrada no mar” p onde outros barcos estao passando tb

Seu ze ruela! No cego!

Oberom

Alem do que, as estradas sao privatizadas ou de responsabilidade do estado.
Por força de tratados internacionais a responsa é da MB sim!

Salim

Esteves existe policia rodoviária federal, estadual e em estrada decente auxilio ao motorista. Como exercito náo controla fronteiras e náo mantem hierarquia nas polícias militares ( vide Ceara) deveria ter uma guarda nacional forte também. Neste espaço discutimos poder naval que inclui segurança em nossas praias, portos e nossa fronteira, que inclue SAR e monitoramento de embarcações suspeitas.

2Hard4U

Comentário sem noção…

Valcir Gomes de Oliveira.

Se fosse da US Baby,seria bem pior!!!

Valcir Gomes de Oliveira.

Digo: US NAVY,seria pior!!!

Adler Medrado

Caramba, que absurdo. Não fazemos nem o feijão com arroz direito e tem gente que sonha com NAe…

Esteves

Porta-aviões são necessários para qualquer país de dimensões continentais como o Brasil.

Um dos problemas com os porta-aviões é que são caros para operar.

Jodreski

Não discordo da sua afirmação mas entenda que no contexto que a MB está inserida ela não faz o menor sentido!

Leandro Costa

Discordo que sejam absolutamente necessários. Depende muito do contexto geopolítico no qual estão inseridos.

Cristiano de Aquino Campos

Errado amigo. Os porta-aviões são necessários para países com territórios ultramarinos ou interesses que necessitem projetar poder sobre terra longe do seu território. O Brasil não se enquadra em nenhum dos dois casos.

Antonio

Correto porta aviões são para países invasores de terras alheias…

Samuel

HTMS Chakri Naruebet, Tailândia, Vemos a impressionante quantidade de países que a Tailândia já invadiu se formos levar em consideração o seu brilhante comentário.

Augusto Mota

Porta-aviões são para projeção de poder, países que tem possessões ultramarinas ou interesses geopolíticos, em NENHUM caso o Brasil se enquadra, não fazemos o dever de casa de defender minimamente nossa imensa costa, imagina ter PAs, é um delírio, uma quimera, fantasia de almirantes de banheira, qualquer coisa nesse sentido é contra-senso.

Emerson Gabriel

Esteves, o Canadá é maior que o Brasil e não tem NAe, a Austrália tem tamanho semelhante e não tem mais um NAe. A prioridade da marinha são as Tamandarés e os Submarinos, além do submarino nuclear que na minha visão é muito mais importante e por incrível que pareça, o custo operacional de um sub nuclear ou até 2 sai mais barato que um Nae que além de ter um alto custo tem a questão dos aviões.

Carlos

Bem colocado precisamos é de Fragatas, Submarinos, Navios de patrulha oceânico…
Criar uma segunda esquadra naval no Norte/Nordeste junto com uma base de fuzileiros navais, helicópteros de ataque, um sistema de monitoramento de navios e não um portão avião para sem ultilidade.

ANDERSON

Você acha que querem sair do Rio, a Marianha do Brasil deveria ter no mínimo 03 esquadras, uma no sul, Rio e Nordeste, todas com no mínimo 05 Submarinos e navios de guerra.

Carlos Eduardo Oliveira

Já foi cogitada uma criação de uma segunda e terceira esquadra (pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim), mas alguém o fez mudar de ideia (alguém da própria MB garanto).

Oberom

Precisamos eh de NaPaFlus tambem.pra não deixar os rios da região Norte á mercê de garimpeiros, traficantes e barcos clandestinos!.
Enquanto isso os estrelados dormem em.banheira esplndida…..

Marcelo

Não concordo que porta aviões são necessários para países de dimensões continentais! Porta aviões é um ativo militar de projeção de poder! De nada adianta ter um porta aviões se não temos aonde projetar poder! Os Estados Unidos tem porque tem áreas ao redor do mundo (Oriente Médio, Pacífico) que precisam de uma capacidade de resposta pesada e rápida, que só um PA pode suprir. O Brasil teve o Minas Gerais e o São Paulo e ambos ficaram a maior parte do tempo de comissionamento parados no cais. O que o Brasil precisa é de navios patrulhas leves e pesados,… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Formação básica de uma marinha:
Porta-aviões e cruzadores atacam
Navios anfibios desembarcam
Destroyers, fragatas e corvetas escoltam
Submarinos convencionais defendem
Navios patrulha, patrulam combatendo a prática de crimes civis no mar.

Cavalli

O problema não é ter um Nae e sim operará-lo e nem me refiro aos custos, pois dinheiro existe, basta estancar o ralo da Marinha com empresas que não somam nada à ela, como a ENGEPROM por exemplo. Como gastos com ToTs que NUNCA, eu disse NUNCA dão prosseguimento ao projeto adquirido, mas usam todo o $$$, uma boa investigação nos diria onde foram parar estes investimentos em ToTs Fantasmas. E na questão operacional de um Nae, se tivessemos um bem capacitado, posicionaríamos o mesmo próximo ao último sinal captado e encheíamos o espaço aéreo em busca deste navio. Mas… Read more »

Esteves

Uma coisa é uma coisa, A distância entre Angra e Ilhabela (em torno de 140 km) está recheada de naufrágios, acidentes, afogamentos e tragédias. O mar é bravo. Ondas de 5 metros são frequentes. Cinco minutos de ventos fortes não são raros. De repente…entrara massa de ar e água no Canal de Ilhabela e ninguém vê ninguém. Quem desconhece a localização dos parcel e das pedras, quem navega sem atualização, corre risco. Risco de morte. Regra básica de quem vai ao mar é informar até aonde vai, com quem, como, quando e quais recursos estão disponíveis. Avisar a Marina, marcar… Read more »

Oberom

A DHN e o CHM estao falidos.
As estacoes radio da MB estao em petiçao de miséria.
Ha meses as cartas de radio facsimile nao sao transmitidas.
Enquanto isso os taifeiros servem café e bolo pros estrelados…

ALCEBIADES BENTO DA SILVA

AS COISAS NÃO SÃO BEM ASSIM: “A Marinha brasileira passou uma semana monitorando um navio russo suspeito de espionagem na Europa e nos Estados Unidos. A embarcação foi detectada no dia 10 de fevereiro na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira. Na ocasião, a Marinha realizou um primeiro contato com o navio, chamado Yantar. Depois, porém, a embarcação sumiu do monitoramento. A hipótese é de que o equipamento que permite a localização do navio, denominado AIS, tenha sido desligado. Por conta do sumiço, a Marinha desencadeou uma operação de patrulha, que localizou a embarcação a 80 quilômetros das praias do Rio… Read more »

Marcos

DAvi, como vc sabe que ele sumiu 7 dias e foi encontrado a 100km da costa ?

Cristiano de Aquino Campos

O pessoal esta achando que ele veio mexer no cabo submarino, más ele não faz só isso. Mesmo que fosse um simples navio de pesquisa, ele pode fazer um levantamento topográfico do leito marinho e das correntezas, salinidade da água, temperatura, enfim tudo o que um submarino ou torpedo intercontinental ou submarino automato precisa para navegar com segurança.

Itamar Martins Gonçalves

Teve um navio com este nome e muito parecido com o da foto que prestou serviço de sismologia na bacia petrolífera de Campos, contratado talvez pela Petrobras, muito estranho.

Bispo

Esse mesmo navio que “digitalizou em 3D” o mar na região da Patagônia “e adjacentes” enquanto “procurava” o ARA San Juan.
Agora veio finalizar “a carta náutica” América do Sul.

Italo

Aquela escaneada básica no oceano amigo

Delfim

Pois é, navio cheio de antenas. ELINT em tempos de paz.

Maus

“amigo”? Eles fazem isso com os chineses?

Junior

Faz com os chineses, com os europeus e até com os americanos, esses tempos passados ele andou pelo Caribe perto da costa americana com o AIS desligado, deu um verdadeiro baile da guarda costeira americana. Não adianta, sem o SIsGAAz vai ficar muito complicado monitorar as nossas costas, aquele óleo derramado nas praias do Nordeste deixou isso bem claro

Peter nine nine

Navios espiões russos também visitam Portugal regularmente, quase sempre escoltados pela MP.
Interessante que, das mais recentes que me recordo pelo menos, a escolta portuguesa era constituída por meios não muito importantes, como corvetas (cujas funções, portanto também o seu armamento, se restringem muito basicamente à patrulha oceânica, só uma está actualmente em estado operacional) e barcos patrulha. Suspeito que seja propositado, afinal, não se quer ter muito próximo desse navio russo, meios importantes como os subs U214 ou as fragatas Meko e M.

Leandro Costa

Foi tão interessante que a Guarda Costeira Americana divulgou um aviso aos navegantes sobre perigo de navegação que esse navio estava causando, já que estava em rotas comerciais.

Brunow

Ele deixa todo mundo cego, mas ele mesmo consegue enxergar muito, por isso acho que embarcações civis não venha correr risco de uma trombada com ele, a menos que a vodka seja liberada…

Adriano Madureira

Ou caso seja um Arleigh Burke????‼️

Que não conseguem detectar cargueiros gigantes…

Samuel

Cada um com sua função amigo.

Munhoz

A essas horas já pegou o que interessava no cabo do cabo do cabo que transmite a internet de Brasilia, no fio do micro fio do Planalto, aguardemos o proximo episodio desta novela ?

FighterBR

Todo mundo sabe que o navio russo “passou a perna” nos sistemas de busca da MB e a mesma passou pano pra isso.

Emerson Gabriel

Não acho que a MB passou pano, ela apenas foi diplomática.

Doug385

Vai acompanhar agora que fizeram o que vieram fazer?

Rodrigo

Este tipo de atividade é bem comum, estou certo de que submarinos americanos, russos, britânicos, etc.. vem e vão por nossas costas ( e América do sul) até mesmo como exercícios para a tripulação e coleta de dados (atualização de cartas náuticas submarinas), sabemos bem de um “possível” conflito com a Venezuela onde os russos não se envolverão militarmente. Então este tipo de movimento é natural, porem nossa capacidade de detecção e prontidão é que não é.

Paulo Neves

Este navio estava atracado em Montevidéu no dia 10 e só saiu de lá no dia 11.
Então, como esperar encontrá-lo em águas brasileiras no dia 10???
Falta de manchete para o Carnaval?

Camargoer

Caro Pedro. Eu sei que estava em Mintvideo., Mas a incerteza quântica diz que ele poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ou vivo e morto só mesmo tempo como o gato de Schrodinger.. A MB está certa… Basta ver Rick e Morty para entender com faz sentido (bluurrrghhbh)

Vovozao

22/02/2020 – sábado, bdia, fiz uma postagem as 08:08 hrs, porem, nao apareceu….. algumas pessoas estao sempre postando que podemos aguardar as FCT’s, e, toda hora vemos que nossa Amazonia Azul, esta completamente desguarnecida, em sã consciência qual nação europeia deixaria passar este navio sem ser escoltado; no Brasil, o navio some do radar durante 7 dias, e, acham completamente normal, a 80 km da costa do R de Janeiro, caso fosse armado poderia disparar um míssil e so depois saberiamos. Tivemos a disposicao para suprir deficiencias da MB, 2 fragatas classe Adelaide, muito bem armadas e que acabaram na… Read more »

Santiago

Estranho que o navio desligou o sistema AIS que permite a sua localização sumindo por 6 dias dos radares da MB, qdo encontraram já estava próximo aos cabos submarinos à 80Km da costa fluminense. No 1° contato não responderam ao chamado deixando a Mb no vácuo. Esse mesmo navio quando passou pelo Canal da Mancha foi escoltado pela Força Aerea Britânica . Causou também quando passou pelo Caribe desligando seus sistemas chamando a atenção dos EUA. O que levanta suspeitas é o navio ser encontrado perto dos cabos submarinos que liga o Brasil à outros países.. Segundo um militar consultado… Read more »

Oberom

Santiago, procure por “taping” eh a versao para fios e cabos do eavesdropping.
Nossos cabos ja estão passivamente grampeados ha tempos.

Dalton

Vovô…Nem a US Navy conseguiria descobrir esse navio, para isso os EUA tem o “NORAD” e seus satélites entre outras coisas e são poucos os países que contam com recursos semelhantes. . Duas “FREMM” ou duas “Adelaides” ou todas as 4 não teriam feito a menor diferença nesse caso do navio russo, que apareceu do nada, diferente de navios russos cuja rota é mais ou menos conhecida e que transitam em águas fechadas onde países em questão trocam informações. . O Brasil tem mostrado “incompetência” para o mundo de outras formas, como é o caso da falta de saneamento básico… Read more »

Vovozao

22/02/2020 – sabado, btarde, Dalton, posso ate ter me expressado errado…..ou seja….quando ele saiu do Uruguai, e, se tivessemos meios, ele seria seguido por 1 ou 2 patrulhas/corvetas/fragatas/submarinos seja la o que tivéssemos disponivel na área, neste caso ate um pesqueiro, e nao ficariamos sem saber o destino dele em aguas brasileiras…….mas apos 7 dias e à 80 km da costa do Rio de Janeiro, um helicóptero e um avião conseguem avista-ló; ou seja para um leigo como eu…….os aviões/ helicópteros nao estao indo mar adentro……sei que voce nao vai concordar…..porem esta é a impressão que as FFAA’s estao passando…..sei… Read more »

Dalton

Vovô…no caso do “Yantar” já sabia-se de antemão mais ou menos onde ele estaria, para onde iria, etc, que é diferente de um navio aparecer do nada o que exigiria então satélites que foi o caso da comparação com o “NORAD” que fiz. . Até o navio ter “desaparecido” e aparentemente foi proposital por parte dos russos, não havia motivo para despachar uma embarcação para segui-lo, até porque trata-se de um navio auxiliar e não combatente. . De qualquer forma o “Yantar” foi relocalizado e seguiu viagem e não há muito mais que se possa fazer, além dos eventuais protestos… Read more »

Enes

Dalton, acrescentando ao que você já disse, esse navio em teoria não fez nada de ilegal. É muita falácia para pouca coisa.

Leandro Costa

As pessoas não parecem entender a vastidão do mar e como é difícil fazer buscas nele, mesmo que seja por um navio sem qualquer característica Stealth.

Fato é que, se a Marinha utilizar esse acontecimento à seu favor, pode muito bem conseguir tentar utilizar essa mesma ignorância para convencer os poderes em exercício à liberarem alguma verba à mais para mais navios patrulha.

Mario SAE

O que o Dalton escreveu está inteiramente correto, poucos países teriam condições de monitorar o navio russo.

Esteves

Pra disparar mísseis não precisam vir até aqui. Podem disparar mísseis lá da Rússia mesmo.

Esse navio russo opera mini submarinos que espionam cabos telefônicos e de internet. Deve existir navios idênticos nas Marinhas dos EUA, Inglaterra, Suécia, França.

Se ele não fosse furtivo e quase invisível aos radares e às vigilâncias não seria navio espião. Seria somente mais um navio.

Em Iperó…20 casos de Dengue por dia. Não se divulga o número de mortos. Isso sim é incompetência.

Adler Medrado

Passamos vergonha

Mano Jô

A MB já é craque dm nos fazer passar vergonha.

Nem consegue ser guarda costeira e quer ser marinha de guerra.

Fabio Araujo

Recentemente dois espiões russos foram pegos na Irlanda mergulhando próximos aos cabos submarinos que fazem a interligação entre a Europa e os EUA, como a Irlanda praticamente não tem serviço de contraespionagem esse deve ter sido o motivo deles terem ido para lá. Eles devem estar mapeando por onde os cabos passam e onde podem no futuro em caso de necessidade ter acesso aos mesmos, só um levantamento, mas não deixa de acender uma luz amarela, o Brasil tem ligações de fibra direta com os EUA, Caribe, Europa e África somos um importante nó na Internet mundial e devemos nos… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Amigo, esses .ergulhadores não estava vebdo cabo submarino nenhum. Quando a Russia quer mexer nesses cabos eles usam o reverido navio ou submarinos que mexem no cabo a kilometros de distância e profundidade. Não usam mergulhadores.

Fabio Araujo

Foram presos pelas autoridades irlandesas com essa justificativa! Algum motivo as autoridades locais tiveram para fazer isso!

Brunow

Mergulhadores Presos ?
Não conseguir encontrar esta notícia..
Os russos hoje operam quantidades razoável de Subs de alta profundidade, e estes meios são os corretos para es

Fabio Araujo

Não estou conseguindo enviar o link! Mas se você pesquisar na internet vai achar a notícia!

rui mendes

Mas como sabes tu, a quantidade dos serviços de espionagem e contra-espionagem dos vários países?? Será por adivinha??!!! Cada coisa…

SmokingSnake ?

Podem até estar plantando explosivos nos cabos, mas esse esforço de tentar cortar a conexão de internet entre os países será inútil já que logo logo terão milhares de satélites em órbita fornecendo internet para o mundo todo. Quero ver destruírem mais de 10 mil satélites em órbita e os cabos submarinos, é impossível cortar completamente a internet.

Bispo

Explosões nucleares em pontos estratégicos no espaço creio que cortaria a internet de “10 mil satélites”.

SmokingSnake ?

Não tem como fazer isso sem destruir os próprios satélites, esse era o plano do programa guerra nas estrelas do Reagan.

FighterBR

Smoking, os cabos submarinos são fundamentais para o funcionamento dos satélites de internet de baixa altitude.

SmokingSnake ?

você não sabe do que fala, explica por que para mandar informações de um país para o outro através de satélites dependeria de cabos submarinos? Não vai saber né

Uma das vantagens do starlink vai ser justamente a latência menor para mandar dados por longas distâncias, os satélites enviam as informações entre eles e não dependem de cabo submarino.

Oberom

Snake,
Va se informar…
A latencia em circuitos satelitais, mesmo em baixa orbita ej gigante.
E nenhum, repito, NENHUM transponder satelital possui a capacidade de trafego de um cabo submarino.

ADRIANO MADUREIRA

Plantar explosivos seria um ato imbecil meu caro,eles querem colher dados,não seria muito inteligente,tal coisa talvez fosse feita em tempo de guerra. “mas esse esforço de tentar cortar a conexão de internet entre os países será inútil já que logo logo terão milhares de satélites em órbita fornecendo internet para o mundo todo”. Snake,o grosso da comunicação é feito por cabos submarinos que as repassam a grande velocidade… O cabo submarino Marea, de propriedade da Microsoft e do Facebook,por exemplo, bateu um novo recorde de velocidade ao atingir 26,2 terabits por segundo. Pelas especificações do cabo, composto de oito pares… Read more »

Santiago

Vale salientar que o navio russo Yantar possui um submarino robô que consegue coletar dados até 6000m de profundidade. Esse navio por onde ele navega preocupa Governos de todo o Mundo. ?

Oberom

O que eles buscam sao informacoes comerciais….
Softpower do modo mais tacanho.
Nao estao nem ai para nossa MB
Ja, as informacoes comerciais do.agro negocio, valem muito se usadas com inteligencia…

Allan Lemos

O comandante da Marinha deveria ser demitido imediatamente,ou no mínimo ser convocado para dar explicações no Congresso.Mas nada disso vai acontecer já que no Brasil,com excessão de alguns poucos entusiastas,absolutamente ninguém da a mínima para a defesa e a soberania nacional.

Rodrigo

Concordo Allan, ele deve ser chamado e prestar esclarecimentos sim, porem, a primeira resposta dele deve ser ” Como vou vigiar nossa costa com meia-duzia de embarcações e sem recursos?”. Me revolto com os enormes recursos destinados a soldos, auxílios e subsídios a militares (oficiais) em tempos de paz enquanto a força está sendo sucateada.

Mano Jô

Vamos ser sinceros, a MB merece estar na situação que se encontra. Os roliços precisam de um choque de realidade para ver se mudam essa farra com gastos do NOSSO dinheiro.

sidney

Qual culpa o comandante tem se a marinha não tem os equipamentos eficientes para tal? Quem deveria ser responsabilizado por isso é o próprio governo de não fazer os investimentos necessários, só o dinheiro da corrupção dos governos anteriores já ajudaria um pouco.

Oberom

Os almirantes de banheira, mais preocupados com os penduricalhos no soldo do oficialato do que com meios operativos.
Que venha o taifeiro com o chá e o bolo.
Os recursos (parcos) da MB sao gastos com soldo e pensoes!
Mal e mal conseguem viabilizar o rancho.

eslima70

O Comandante diria: Precisamos de verba para Marinha. O Congresso diria, sinto muito, a maior prioridade somos nós!

Felipe Morais

O comandante diria, “sinto muito, mas sem um NAE e vários cruzadores, não temos como patrulhar nossa costa”. E complementaria, ” não precisamos apenas comprar, e sim da transferência de tecnologia para fabricarmos aqui”. A velha megalomania que conhecemos. Enquanto isso, não patrulhamos nada. Sequer conseguimos finalizar a construção de tua patrulhinhas de 500 toneladas, cada. Enquanto isso, os russos vêm aqui, passam uma semana navegando e a MB sequer percebe.

Felipe Morais

Duas*

Alessandro

Allan Lemos, o comandante da MB só seria chamado para dar esclarecimentos no congresso, se falasse mal ou algumas VERDADES sobre os políticos brasileiros, no outro dia seria convocado e iriam exigir desculpas dele em público, sobre o tema defesa nem seria tocado no assunto.

Binho

Quem se lembra daquele alemão (acho que era essa nacionalidade) que pousou no meio do Kremilin ainda eram URSS

Caiu quase meio mundo do alto escalação das FA

Cássio Silva

A Marinha já está em ritmo de Carnaval.

Esdras Gomes

Esta aí uma boa sugestão de fantasia…navio espião Russo, rs.

Mano Jô

Está implicando que ela um dia saiu?

Antoniokings

Fazendo ‘gato’ nos cabos de transmissão do Brasil?
Esses russos não sabem de nada.
Era melhor contratarem alguns brasileiros para instalar ‘gatonet’ na linha.
E ainda levariam um controle remoto grátis.
Inocentes.

Space Jockey

vc demorou a aparecer… que houve ?

Oberom

Espero que neste carnaval nao afundem mais.um submarino atracado na base….

Fabio

Depois de coletar os dados é só entregar tudo prontinho para os comandantes da marinha venezuelana.

Maus

E eles vão fazer o que com isso?

Cristiano de Aquino Campos

Nada pois não tem como nos atacar pelo mar.

Welington S.

Fabio, a Venezuela não é louca para querer se aventurar em uma guerra com este Titã que é o Brasil. Eles podem fazer uma baguncinha? Claro que podem, porém, não sabemos as condições reais das forças armadas venezuelanas. Já no quesito Brasil, nós sabemos e sabemos também que, mexer conosco, não presta. O estrago que o Brasil pode fazer na Venezuela, caso eles venha se aventurar, é enorme. Não preciso citar aqui um passado ao qual um povo tem raiva do povo brasileiro até os dias de hoje.

Oberom

Wellington,
Nao.sei o que vc tomou.
..mas quero tambem.
Va ver.por quantos dias a MB consegue sustentar uma projecao de forças….
Ou o EB. Ou a FAB.
E alem do mais, seria.uma.guerrilha. coisa que eles estao bem acostumados.
Nos temos poucos.meios operativos em selva.
Vai levar combatente do sudeste para Amazonia?
Sei nao….

PRAEFECTUS

Isso me faz lembrar do “turista maluco russo” que o EB “achou passeando de madrugada” dentro do CIGS em Manaus anos atrás e que foi deportado logo em seguida como sendo “doido”(sic)…

Em relação ao Yantar, estamos vendo ao vivo e a cores “passeando” pelo Atlântico sul um dos “ativos” capaz também de “auxiliar” a Unidade Militar 74455, a divisão de hackers da Diretoria Principal de Inteligência da Rússia (GRU).

1 2 3 4…acerta o passo mocorongo…

Não me olha com cara de bobo, acerta o…

Grato

Jose Luiz

Para quem interessar existe um protótipo nacional, (veja bem um equipamento brasileiro )de um radar OTH ( sobre horizonte) operando no Rio Grande do Sul ao lado de um farol da Marinha. Ou seja a tecnologia está disponível e a Marinha a conhve bem e portanto se a nossa costa não esta monitorada é um problema político. Isso é fato, ppis um maior número destes equipamemtos vai cobrit tofo o Atlântico. E por último o que fazem os P 3 da FAB.

MMerlin

Esta radar esta desenvolvido a
mais de dois anos e foi aplicado primeiramente no RS. Se não me engano e em alguns casos, consegue ultrapassar a barreira de detecção de 400Km.
Já que grande parte do arsenal da MB está no Rio, indispensável a instalação do mesmo equipamento na região.
Mas o que não ficou claro nos artigos foi se o procedimento adotado com o sumiço do navio Russo foi o correto. Acredito que embarcação para o caso de um interceptação a MB tem.

zézão

A FAB tá se lixando para a MB e o EB. No que estão certos. Errado quando querem monipolizar meios aéreos.

Oberom

JOSE Luiz
O OTHR de rio grande eh meteorologico.
E de primeira geracao.

Ele jamais teria condicoes de detectar navios dessa espécie.

Os atuais radares OTHR operam com potencias de Megawatts e usam arrays de radares para:
Estimar assinatura 3D
” Enxergar” muito, mas muito alem de poucas milhas nauticas alem da barra.

Veja o OTHR de Porto Rico….da para ver no google earth o tamanho do bicho.

Osvaldo serigy

Em resumo o Yantar da Rússia cumpriu a missão de espionagem com sucesso! Pediu para atracar no Rio de Janeiro apenas para disfarçar. A MB tomou um baile e o pior em tempos de paz. Situação complicada!

ODST

Na verdade seria BEM pior se tivesse sido em tempos de conflitos, já que nesse caso os países estão muito mais atentos, as patrulhas são mais intensas e geralmente os meios disponíveis são mais fartos.

Gilson

Cara, um navio que não é de grande porte mas também não é pequeno ficar sete dias a 100 km de distância da costa brasileira, e não ser visto pela Marinha do Brasil, alguma coisa está errado e precisa ser concertado com urgência, cadê os nossos submarinos onde estão? sendo preparados para ser vendidos para marinha peruana, cadê os navios de patrulha? não temos quase nada, cadê as fragatas? estão sendo desativadas. Se a marinha do Brasil, já sabia que este navio entraria em águas brasileira, amigo qualquer país com uma Marinha preparada, esse navio já estava sendo monitorado a… Read more »

Leandro Costa

Você não tem lancha, Gilson. Tá cantando de galo e nunca foi ao mar, né? Se bobear nem sabe a diferença entre bombordo e boreste, sotavento ou barlavento. Ao invés de ficar falando besteira sobre a competência daquilo que não conhece tchongas, por que não enche o saco dos governantes para nos arranjarem um número decente de NaPa’s e de quebra aeronaves de vigilância marítima para aumentar a disponibilidade de meios?

Astenovaldo

Quem tem que saber sobre o Mar é a Marinha, não o Gilson. Se a MB é incompetente e não consegue patrulhar a costa do próprio país, não é por causa de “problemas políticos”, mas sim porque gasta extremamente mal com seus quadros absolutamente inchados, desnecessários e inúteis. Também gasta muito com caviar e com ilusões de NAes e F-18. A culpa é da Marinha, e não do Gilson, o qual, creio eu, seja um civil brasileiro normal, e é ele quem sustenta essa Marinha aí. Portanto, cuidado com questionamentos como o seu, os quais parecem desdenhar do pagador de… Read more »

Leandro Costa

Com todo respeito, Astenovaldo, estamos todos aqui debatendo um assunto com o qual gostamos, ou que nos preocupamos, ou que simplesmente nos entretém ou todas as opções anteriores. Não se espera que alguém saiba de tudo, até porque isso é simplesmente impossível. Mas podemos passar por algumas premissas básicas. Primeiro é que se não sabemos exatamente do que estamos falando, ou nos declaramos ignorantes sobre o assunto, ou incertos, ou algo assim, mas para uma crítica contundente acho que é necessário um mínimo de conhecimento, mesmo que seja por uma bravata retórica. Pelo menos tudo em seu contexto correto dariam… Read more »

Tallguiese

Muito fraquinha essa nota aí. Que não explica do porque não ter sido monitorado o tempo todo e sumido por 6 ou 7 dias. Tinham que ter colado ao menos um sub IKL ou nem que seja uma patrulha classe Grajaú sem perde lo de vista. Não engoli essa!

Alexandre Cardoso

Piada, monitorado o tempo todo … Se tivesse sido monitorado ou a MB tivesse efetivamente como monitorar esse navio e qquer outro navio ( o caso do derramamento de petróleo na costa brasileira que o diga ), o tempo todo o Yantar poderia desligar o que quisesse, para a MB nenhuma diferença faria. Desligou o transponder, acabou a brincadeira … Achei que esse radar nacional ( além do horizonte já estivesse sendo instalado ao longo da costa) …

Leandro Costa

Patrulhar com submarino… eita..

João Adaime

Para este tipo de vigilância não adianta fragata, destroyer, porta aviões, cruzador, corveta ou qualquer outro meio naval com grande poder de fogo.
Aviões e barcos de patrulha com capacidade oceânica, em grande número, é que podem monitorar nosso mar territorial. Satélites e radares também ajudam, mas nada substitui a presença física.
Logo, Macaés, Amazonas e P3 ou similares é que funcionam. Este incidente poderia ser utilizado pelo ministro da Defesa para pressionar os congressistas. Sem alarde, com discrição para não chamar a atenção mas com firmeza.

Alexandre Cardoso

O Ministro da Defesa fará isso??? que tu mencionou? Dúvido.

MMerlin

Na verdade, se MB não quisesse, duvido que ficaríamos sabendo do incidente.
Talvez seja uma maneira (até discreta), de mostrar os riscos devido a falta de investimento.

Dalton

A costa brasileira é imensa, seriam necessárias centenas de aeronaves para que houvesse um rodízio nas patrulhas, 365 dias por ano, 24 horas por dia e não há recursos para tantos meios, um único P-8 está custando o absurdo
de 250 milhões de dólares, fora o combustível necessário.
.
Satélites permitem que a informação seja repassada à aeronaves e embarcações, caso contrário, seria pura sorte encontrar um navio que não queira ser localizado pelo menos é assim que imagino.

Carvalho2008

7 dirigíveis híbridos com o mesmíssimo radar dos Bandeirulhas dariam cobertura de raios de 370 km num regime de 24 horas por sete dias consecutivos e a 120 -200 km por hora….

Bastariam sete deles e todo o litoral estaria coberto sem ter de inventar a roda … mais barato e eficiente do que isto eu não sei…

Carvalho2008

Ja fiz as contas, um único dirigível pode cobrir uma área bem que seriam necessários 21 Napas

Um aviao com radar como o P3 sem duvida voa rápido e longe também, mas não mantém a presença 24 horas por sete dias consecutivos

Esteves

Mestre,

Aonde essa doutrina está aplicada? Qual país?

Samuca cobre

Tinha que ter no mínimo uns 20 P3 e uns 20 Lynx e uns 8 Subs… no mínimo!!! Olha o tamanho do nosso litoral….

Samuca cobre

E mais uns 30 SH Sea Hawks… sonhar é bom e não custa nada… kkk

Mahan

Custa nada…mas o pesadelo de óleo em nossas praias custou muito dinheiro e desgaste político.

Jodreski

Pressionar Congressistas para o que? Para ter mais orçamento? Desde quando MB gosta de navio? MB gosta mesmo é de pessoal na folha de pagamento! Não tem nem 100 embarcações e tem 80 mil integrantes, haja alvejante pra lavar tanta farda Branca!

EduardoSP

O Ministro da Defesa já gastou seu capital político junto ao Congresso Nacional no ano passado, quando o pressionou fortemente para a aprovação da “reforma” da previdência dos militares, que garantiu privilégios e aumentos salariais para as três forças.
Agora se ele aparecer por lá vão dizer “- já te atendemos no ano passado”.

Enes

EduardoSP, cade esses privilégios e aumentos que até agora eu não vi nenhum? quando se postam notícias mentirosas, deveriam depois corrigir o erro de tais notícias. Procure militares conhecidos seus e verifique se receberam esses aumentos. É muita mentira divulgada na imprensa, inclusive no Blog.

Dr. Mundico

Eu ainda dou graças a Deus isso ter sido divulgado pela imprensa.

Space Jockey

Drones

Paulo V S Maffi

Orçamento temos, porém gastam 80% com o ‘pessoal’ em terra!

Space Jockey

81

jagderband#44

“Nossas” águas são livres para qualquer um. Basta ver o que os chinas fazem ao largo do rio grande. Uma vergonha.

Rodrigo

Tenho uma dúvida,

O Brasil poderia construir e instalar plataformas como as de extração de petróleo equipada com radares e sensores ao longo da costa?

Assim teríamos controle do trafego marítimo (pesca, crimes ambiental, pesquisas cientificas e auxilio em caso de naufrágio ou incidentes).

Agnelo

Deve sair quase o mesmo valor de um navio, só q a plataforma não da flexibilidade.

CXavier

Ideia interessante, mas tende a ser um alvo fácil de localizar.

Carvalho2008

E so vai enxergar o horizonte radar

Rodrigo

Carvallho2008, é justamente esta é a ideia, um posto avançado de observação, controle e apoio em tempos de paz em casos como esse, a partir do momento que o rastreador fosse desligado uma aeronave poderia ser acionada em terra de imediato. Em tempos de guerra poderia servir como plataforma de lançamento de misseis antinavio e defesa antiaérea.

Jodreski

Se nem meio de superfície a MB consegue detectar e acompanhar o que dirá de submarinos, se qualquer nação quisesse emergia um submarino a 200 metros de Copacabana e antes da MB descobrir qual era eles já teriam ido embora!

Leandro Costa

Um dos cenários estudados pela Marinha Americana seria a de um submarino convencional iraniano com armamento nuclear à bordo navegar até próximo de NY e detonar o artefato. Sabe por que eles estudaram isso? Por que não é impossível, e nem a USN tem como GARANTIR que isso não aconteça, apesar da rede SOSUS.

Então sim, encontrar coisas relativamente pequenas no oceano NÃO é fácil.

Kemen

Mais um fato para servir de alerta, se um navio desse tamanho passa despercebido em nossa zona economica, imagino navios menores de pesca ou mesmo submarinos. Precisamos urgentemente de muitos navios de patrulha e radares com larga “visão oceanica”, para não mencionar inumeras outras carencias. O que teria despertado o interesse desse navio em nossa zona economica, com tanta eletrônica a bordo.

Dr. Mundico

Pois é…mas a maioria dos figurões da Marinha está mais interessada em porta-avião prá chamar de seu.

Raduga

Eu acho que ultimamente os oficiais tem preferido distribuição de medalhinhas e outras cerimônias com um bom menu para degustação e servidas de um escocês legítimo ou qualquer outro bom whisky.

Ricardo

Se o Brasil investisse tipo uma plataforma armada?, com torpedos e mísseis anti navios e aéreos e outras armas é elas dotadas com radares e sonares e drones isso ajudariam um controle aéreo e marítimo melhor, pois , esses sonares poderiam ser ligados a uma certa distância da nossa zona exclusiva, elas poderiam ser uma primeira barreira de controle já que por exemplo o que aconteceu com esse barco ele desligou o aparelho dele ele ficou fantasma imagina se nos tivesse esse tipo de controle aproximado na hora que sumiu um drone armado de preferência ir verificar, tudo bem poder… Read more »

Dr. Mundico

Mapeamento topográfico, coleta de dados geomorfológicos e físico-químicos da água feitos na casa do freguês e livre de despesas.

BrunoFN

MB n consegue nem fiscalizar pesca .. trafico etc .. quem dirá monitorar um navio spy dessa categoria … fosse MB séria, no minimo …esse navio deveria ter acompanho de perto .. seja por algum sub .. ou mesmo algum meio naval .. ao menos o q fosse jogado ao mar seria detectado…. mas ..unica coisa q vamos ver e o comando passar pano .. e segue o baile … afinal , o carnaval esta ai OBS . se eu n me engano esse cabos . .e sua localização … teria vida útil de pelo menos 50 anos .. ou… Read more »

Farroupilha

Boa parte dos comentaristas cometendo sempre o mesmo erro: Apontar seus canhões de críticas contra as FFAA (seus efetivos, seus soldos, seus jantares etc), e neste post mais especificamente contra a Marinha do Brasil. Meus caros esses seus tiros é gastar munição a toa. Vcs devem apontar melhor seus canhões —–> contra nossos políticos. Eles são os geradores de nossas deficiências militares, entre tantas outras coisas. . . Puxa vida! . . Rodrigo Maia (nem um cursinho superior de jardinagem tirou, e decide sobre nossas leis, eka!) viajou de jato caríssimo nas nossas costas e da FAB apenas 238 vezes… Read more »

Carlos Eduardo Oliveira

Ia dizer o mesmo que vc disse.
Se as FFAA estão nessa penúria de hoje, isso aconteceu por causa dos políticos em Quadrilha….opps…Brasília.

Enes

E as fortunas desviadas para sustentar ditaduras amiguinhas de alguns.

MMerlin

Errado. Problema é maior e está em todos os níveis da hierarquia social. A Brasil tem uma séria deficiência na área de gestão financeira. Gastamos de modo indisciplinado e inconsequente, como se dinheiro brotasse em árvores. Alguns artigos apontam que o motivo seja as poucas dificuldades encontradas no que tange o sobrevivencialismo regional. Água e comida em abundância e a não existência de perigos naturais (terremotos, vulcões, tsunamis, etc). Prefiro acreditar que a falha está na falta de investimento na educação financeira. Adicionar uma disciplina que abrangesse está questão, a partir do ensino fundamental, diminuiria está noção falsa que o… Read more »

Eduardo

Discordo em partes. A celeuma em volta dos F-18 de algumas semanas atrás mostra que muitos na MB querem brincar de US Navy antes de se aposentarem. Planejamento estratégico nenhum por lá…
Tá aí…

Alessandro

discordo Farroupilha, se os políticos são FOLGADOS assim hoje, são por boa parte dos militares BR, o alto comando é igual nossos políticos em Brasília, só se preocupam com eles próprio, se passam sufoco em alguns projetos (ou por falta) é por culpa exclusiva deles, fizeram a escolha de serem P A U mandados de político C O R R U P T O, eles tem o PODER (armas), mas fizeram a escolha deles, então são PARTE DO PROBLEMA, preferiram a OMISSÃO, e quem paga é a nação inteira.

Dalton

Fazendo um apanhado de tudo que li a solução compreende: . 1) Substituir o alto comando da marinha por pessoas mais competentes, se é que existem; . 2) Manter o atual efetivo, inclusive dentistas, que segundo muitos é de 80.000 pessoas já que serão necessárias mais aeronaves, navios e embarcações; . 3) Desviar recursos das pastas de saúde e educação para adquirir os novos meios, peças de reposição, treinamento de pessoal, ampliação de bases, etc em um prazo não superior a cinco anos; . 4) Levar adiante a revitalização dos submarinos Timbira e Tapajó ao invés de negociá-los com a… Read more »

Roberto Bozzo

Mestre Dalton, o Sr esqueceu dessa envolver os ICBM e instala-los nas Macaés e Amazonas…..kkkkkkkkkkk

BrunoFN

Deixando a ironia de lado .queria ler sua opnião quanto ao seu item ”6” da sua lista .afinal fosse Royal Navy ou USNAVY o assunto e tema ai seria algo mt mais serio e n uma mera piada sua .. afinal são exemplos de ramos de forças armadas mestre e fazer esse tipo de ”lobby do medo” em cima do congresso ou mesmo parlamento em seus países .. relações publicas né aki so nesses ultimos 3 meses tivemos França ,Venezuela e agora Russia nos ”cutucando” ..es a oportunidade e praticar a ”politica do fim do mundo” e ”reclamar” sobre investimento… Read more »

Dalton

Olha Bruno, faz mais de 10 anos que comento aqui e todo dia é uma paranoia diferente, reativação da IV Frota ameaçando o pré sal, marinha chinesa se esparramando pelo Atlântico, franceses na Guiana e britânicos nas Falklands cercando o Brasil , o “poderoso” míssil venezuelano que segundo alguns aqui existem às centenas, “Guerra da Lagosta”, comparações injustas com nações que permitem militares estrangeiros em seus territórios e se escondem atrás de tratados e agora o navio espião russo ! . Dá vontade de parar de comentar, não porque discordam do que escrevo e/ou há pessoas grosseiras aqui, isso faz… Read more »

Esteves

Mestre Dalton, A internet nos tornou rasos. E líquidos. Sempre nos movendo pelo que nos contam. Ou pelo que imaginamos existir do outro lado de lá. Mas a liquidez na internet também é responsabilidade de quem faz as publicações. Esses alarmismos juvenis sobre pesqueiros chineses, vizinhos poderosos e ameaças intangíveis buscam leitores, seguidores e likes. A própria doutrina da MB coloca submarinos “circulando” plataformas de petróleo. Se não estão em missão de patrulha o que fazem ali? A doutrina da MB lança desafios na Costa da África como se num dardo arremessado de um CLAnf fosse possível fincar uma cabeça… Read more »

BrunoFN

Assunto ”povo” x ”reequipamento” acho um pouco exagerado , n acho q ao defender uma coisa .. esteja atacando outra ou mesmo me fechando ao tema Tb n quis ” te atacar” , apenas apenas uma ”critica ” a sua ”critica ” Em suma , o jogo militar e geopolítica e assim …de ”paranoia em paranoia ” se faz um orçamento (seguindo o exemplo de potencias mundo a fora ) ..especialmente nesse mundo do ”politicamente corrento da hipocrisia” q da a direção da politica internacional .. e isso deveria preocupar a todos …dai minha critica especialmente ao ponto ”6”’ …… Read more »

Farroupilha

Dalton,
Atirando com um M61 Vulcan para tudo que é lado.
E também bombardeando, sem dó nem piedade, com toneladas de bombas cluster.
Não sobrou nenhum comentarista vivo.

Space Jockey

A solução é passar a borracha no país e começar tudo novamente. também tá na hora dos militares derem uma prensa no congresso.

Diego

Militares tb são safados sah. Olha la no Ceará, vestidos com touca de bandido, ameaçando comerciantes, aumentando a insegurança e homicídios. Tudo em benefício próprio. A lei é clara militar não faz greve. Ja tem regime de previdência diferente pra isso, estabilidade, carreiras diferentes, benefícios. Força armada não faz greve e se fizer entra outra força legítima do estado e tira a que faz motim, e desce o porrete nos vagabundos, não quer trabalhar, tem quem quer.

Paulo HP

Sei lá, acho que você está generalizando, … Policial PM é distinto de Militar das FA. Mesmo assim, muitos PMs CE não participaram do movimento…

rui mendes

´´Desviar recursos da saúde e educação´´ … por isto, não me surpreende nada, a falta de recursos.

Vinicius

Marinha,GRUMEC,pra que?Quando precisa,dá nisso. lol

Tomcat4.0

Nada como uma situação constrangedora dessa pra escancarar o lado ruim e necessitado de atenção e verbas (após uma melhor administração) de nossa , infelizmente, capenga marinha. Muitos fatores nós trouxeram a este triste momento.

Alessandro

na minha opinião o problema da MB e do restante das FA nunca foi orçamento, aliás é como tudo no Brasil, o problema é FALTA de uma GESTÃO séria e competente! os militares brasileiros são iguais os políticos em Brasília só lutam para manter suas aposentadorias e benefícios, o resto se der pra fazer bem, ótimo, se não der dane-$%, o importante é que já garantiram o deles no final da vida. Eles são parte do problema, tomam decisões confusas, não são transparentes em seus planejamentos, como por exemplo o caso do radar OTH-100, ninguém consegue adquirir a informação do… Read more »

Alexandre Malhado

Eu fico pasmo como as pessoas ignoram que nossas Forças Armadas passaram por um processo ostensivo de desmanche e agora reclamam justamente quando algo está sendo feito para melhorar a proteção do nosso país, e logo por causa de ideologia, que as Forças Armadas nem podem ter. A solução aos insatisfeitos e interessados é simples: Entrem em contato com a Força que lhes seja mais interessante e abram uma vaquinha online para levantar alguns bilhões e, assim, termos todos os navios, aviões, mísseis, naves espaciais ou o que seja. Criticar é fácil, mas ninguém quer lutar para que o Brasil… Read more »

Anônimo

Só para corrigir o que saiu na mídia: o navio foi localizado a cerca de 150 km do Rio de Janeiro.

marcius

Sinceramente como brasileiro quando vejo notícias como essa fico particularmente incomodado. Nossas autoridades ficam aventando a anos que temos uma amazônia azul, farta de recursos naturais, importantíssima rota marítima comercial do país, etc, mas parece que o discurso e o conhecimento disso tudo não se converte de maneira dinâmica e eficaz na prática. Confesso que estou animado que os submarinos novos estão chegando, finalmente, mas operando escoltas da década de 70, que em 2015 foi iniciado e em 2018 apresentado um projeto piloto do SisGaaz, que em pleno 2020, sabendo da nossa grandeza territorial e marítima a praticamente 200 anos… Read more »

Biro Biro

Deveriam ter mandado pra beira do cais muita cachaça, churrasco e uma bateria de escola de samba com muitas mulheres, assim os russos na volta teriam muita dificuldade de explicar direitinho o que aconteceu para as esposas. Resumindo, a Marinha Russa ia ter problemas na hora de encontrar marinheiros experientes dispostos à irem em missões na costa brasileira.

Space Jockey

Porquê não tem tem nenhum comentário do kings aqui ?

Esteves

Tá viajando.

MMerlin

Nos conte alguma notícia nova Esteves.

Carvalho2008

Quer um recurso que possa ter a persistência de um
Navio e a velocidade de um avião ou heli?

Que possa operar 24 horas por 7 dias ininterruptamente?

https://youtu.be/kv0aa_87Y30

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

Modelo rígido de formato em folha discoide, permite voar mesmo se o gás vazar, pois ele todo é uma grande asa

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

Poderia levar num hangar interno Um AH-6 Little Bird, ou MD 500

comment image

Carvalho2008
Carvalho2008

E um Hoverwing que poderia descer e realizar abordagens a navios

comment image?w=1200

Carvalho2008

comment image?w=1200

Carvalho2008

comment image?w=1200

Wagner figueiredo2

Mano do céu..tive as a ideia em 2000…precisamos se conhecer..tenho essa mesma ideia sua…um pouco diferente p projeto..mas bem legal..rsrsr

carvalho2008

Mesmo Mestre Wagner?

O que tinha em mente anteriormente?

carvalho2008
carvalho2008
André Luís

Pessoal, a prioridade da nossa Marinha está nesta ordem:
1º e mais importante: negação do uso do mar (via submarinos);
2º projeção de poder (fuzileiros e porta-helicópteros);
3º monitoramento e controle das águas (feita por via aérea – satélites – na maioria dos casos).
Não dá para a Marinha ser igualmente eficiente em todas estas ações. Por isso, a prioridade é a negação do uso do mar. O resto eles se esforçarão ao máximo. É o que temos para o momento.

Carvalho2008

Acho que na realidade, o item 3 deveria ser o item 1.

Do contrario, a MB não saberia nem para onde mandar seus meios

Esteves

Mestre,

Deveria existir somente esse. Vigilância e controle das águas.

O resto é menoscrencia.

Space Jockey

Projeção de poder aonde cucaracha ?!

André Luís

No continente Brasil.

Space Jockey

kkk

André Luís

Estude a história naval do Brasil.

Mahan

Caçada ao espião vermelho! O Capitão resolveu desertar em pleno carnaval brazileiro.

Antonio

Eles estão preocupados com as suas aposentadorias e pensões de filhas solteiras, deixa esse negócio de vigiar para os russos……

Cpan

Não adianta ficar divagando sobre isso ou aquilo, enquanto os dirigentes do país não se conscientizarem que não se pode brincar de forças armadas ficaremos sempre à mercê das grandes potências ” se queres a paz prepara-te para a guerra”.

Nicolas_RS

O Problema não é nem os políticos neste caso, a MB sempre teve fetiche em ter um porta-alguma coisa. Em vez de realmente ter capacidade de vigilância e ataque no mar. O A-12 São Paulo por exemplo, ficou anos e anos sugando rios de dinheiro, a MB ficava fantasiado seu fetiche o quanto poderia ter uma maravilhosa embarcação avançada, até que caiu a ficha e desistiram. E o que falar o A-4 Modernizado? Só neste casal foram rasgados por baixo quase 200 milhões de DÓLARES! Valores de 10/20 anos atras. Sem contar as vidas perdidas nesta sucata. Agora é o… Read more »

_RR_

Nicolas,

O ‘Atlântico’ executa a tarefa fundamental de controle de área marítima para além do alcance das aeronaves baseadas em terra.

Quando exigido, pode exercer monitoramento de regiões onde esteja atuando, mantendo sob vigia o trafego naval e coibindo ilícitos. Também pode, em caso de crise, fornecer apoio médico e logístico a grandes centros litorâneos.

Em operações de guerra, pode exercer as tarefas fundamentais de reabastecimento, transporte de reforços, desembarque anfíbio, além do já citado controle de área e apoio médico.

Em suma, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Entusiasta Militar

Radar OHT deveria virar um prioridade agora também …

rommelqe

E se o Yantar tivesse naufragado por um problema qualquer…não deveríamos investigar qualquer embarcação da qual tivessemos perdido o sinal via gps? Essa responsabilidade, investigar eventuais acidentes, não é nossa? OK, passadas mais do que algumas horas sem identificação, a rota nas horas anteriores já era conhecida e a localização do navio seria relativamente facil de monitorar, certo? Sabendo-se que tratava-se de embarcação militar não teria sido o caso de mobilizar bandeirulhas ou um P3 para minimamente ao menos saber do que se tratava? As costas do Rio, lei-se Itaguai, não tem importancia estratégica? Cartas oceânicas atualizadas, inclusive com rota… Read more »

Cleber

Q migue da MB ! Pra nao dizer , falta de incompetencia !

Nicolas_RS

A situação da FAB parece pior do que eu achava, demorar 6 dias para detectar um Navio desse porte?

É isso que da, ter comandantes com ego fraco que tem fetiche em Porta-Alguma coisa, mas detectar um navio desses…

Sorte que é uma “democracia”, se fosse na Alemanha Nazista, URSS, dentre outros, certeza que teria cabeças cortadas.

E pior, a MB e a FAB não foram para Argentina “ajudar” a encontrar o submarino acidentado? Próxima vez é melhor irem dormir.

Mgtow

Belissimo vaso. Bem nutrido o menino.

100nick-Elã

Uma vez um fanboy aqui disse que podemos vencer os russos numa guerra, já que temos PIB parecido. É, não há limite para a estupidez de vocês. Para quem acredita em terra plana, vota no Bolsonaro, crê na invencibilidade militar dos EUA, fica mentindo para si mesmo que o ataque do Irã aos EUA não matou ou feriu 109 militares americanos, acredita que os EUA combateram o ISIS e venceram – sim, foram os EUA que venceram o ISIS, não a Rússia – porque não então não acreditar que venceríamos uma guerra contra ele? Vamos guerrear contra a Rússia, para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Elaine, a Rússia depois de anos ainda não conseguiu vencer nem a guerrilha contrária ao Assad.

Pede autorização para a Torre de comando e volta para a Terra.

100nick-Elã

Rodrigo, vamos aos fatos: 1- Em 2014, os EUA iniciaram uma campanha aérea para combater o ISIS, mas mesmo assim este só cresceu, tanto na Síria como no Iraque. Das duas uma: ou os EUA foram incompetentes e seu poder aéreo é fraco, que não consegue vencer nem uma guerrilha que não tinha nem força aérea, ou os EUA fingiam que combatiam o ISIS. Qual das duas é a alternativa verdadeira? 2- Em setembro 2015, a Rússia inicou o ataque aéreo ao ISIS e outros grupos terroristas e hoje há somente um pequeno grupo de terroristas apoiados pela Turquia que… Read more »

Alfa BR

100nick-Elã, só tem o problema: a Rússia não tem como projetar poder de forma decisiva contra nós.

Deves

Aí você fala assim para as pessoas que não entende nada de defesa para quem investiu nas Forças Armadas para que se tem que vestir na saúde do educação e na nossa família, mas não esquece que que a defesa do país é importante para proibir tráfico de drogas, né?nossos marés desprotegidos e as pessoas não sabe o que que tá acontecendo. A Marinha do Brasil importante nosso país está sucateada abandonada. Tá para os governos anteriores governo atual não vai fazer nada

jorge domingos

Tem muita gente boa na marinha, que pensa e trabalha bem. Em compensação tem muitas “estrelas” que formam um bando de cabeção incompetente.

Fernando Pereira

As vezes fico na dúvida se os recursos do governo federal são poucos ou se são mal empenhados.
Pois se for “mal empenhado” não adianta nada pressionar o congresso ou Governo Federal por mais verbas para a Marinha se ela gasta mal os parcos recursos que tem pois vai continuar comprando aviões e caviar. Ou estou enganado ?

Alex Barreto Cypriano

Informaram a rota.
Estavam sendo monitorados pela emissão de sinal de posição.
O sinal sumiu.
Sofreram um acidente, precisam de ajuda, salvamento?
Fomos lá ver, quase uma semana depois.
Tudo sob controle.
Divirtam-se com fotinhas da Paolla Oliveira. Os russos certamente a têm monitorada.

Dimas Santana de Souza

Senhor Alex Barreto Cypriano. Boa Noite, Como vai o Senhor ? Analisei detidamente o seu texto. As suas frases são esclarecedoras, INFORMARAM A ROTA. R: A Marinha de alguma forma soube tratar – se do YANTAR ( Navio – espião / com eletrònica de EMISSÃO FANTASMA – DESAPARECIMENTO aos radares / Camuflado de Navio -Hidrooceanografico ) . Talvez o mais moderno já lançado por esta Marinha do Oriente. ESTAVAM SENDO MONITORADOS … EMISSÃO DE SINAL. R: A Marinha através do SISGASS notou tênues medidas de espionagem por parte da embarcação. Uma oportunidade ímpar e inesperada para a Marinha do Brasil… Read more »

willhorv

É o que falo….falta alguém de saco roxo da atualidade fazer em primeiro plano, acabar com a farra do boi instituído nas FAAs desde sempre, fazer as coisas fluírem com competência e eficiência!! O segundo plano é consequência do êxito do primeiro, pois sobraria dinheiro para equipar, manter e operar por exemplo, uma marinha moderna e dentro das nossas necessidades. Vários navios de patrulha, sejam costeiros e oceânicos, apoio a navegação, socorro e assistência, vigilância aérea e por drones, e até uma esquadra descente dividida nas duas frotas tão sonhadas. Me arrisco a dizer que teríamos a maior marinha do… Read more »

Welington S.

willhorv, Eu acredito muito que ainda teremos uma marinha de respeito máximo no hemisfério sul. Estamos passando por um processo muito doloroso na política ao qual, a velha guarda política, insiste ainda continuar sugando milhões/bilhões de dólares e que se dane a segurança e defesa do país; aja visto Rodrigo Maia, Alcolumbre, congestionando dinheiro, STF tirando do caixa alguns milhões para compor seus pratos de lagostas e vinhos caros, Dilma e sua equipe viajando ”de-lá-pra-cá de-lá-pra-lá”, agora, recentemente, Lula dizendo que vai viajar para fora do Brasil, obviamente com o dinheiro desse trouxa e tantos outros trouxas brasileiros, em suma.… Read more »