O Secretário de Defesa do Reino Unido anunciou um investimento adicional de £ 23,8 milhões no centro de logística do Reino Unido no porto de Duqm, como parte de uma visita a Omã e Qatar para discutir desafios de segurança compartilhados e colaboração futura.

O investimento no porto de Omã triplicará o tamanho da base existente no Reino Unido e ajudará a facilitar os deslocamentos da Marinha Real para o Oceano Índico. Ele também tem uma instalação de doca seca que poderá apoiar os dois porta-aviões do Reino Unido, HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales.

O porto foi usado em 2018 para o Exercício Saif Sareea 3 e a expansão dará suporte ao treinamento do Exército Britânico em Omã.

Na etapa da visita ao Catar, o Secretário de Defesa ofereceu apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2022, com o Reino Unido pronto para fornecer conselhos e orientações necessários para realizar um evento seguro e bem-sucedido.

O secretário de Defesa, Ben Wallace, disse: “As amizades de longa data entre o Reino Unido e os países do Golfo são mais importantes do que nunca. Com interesses comuns de defesa e segurança, é vital trabalharmos juntos para a estabilidade regional e global. Nossos vínculos comerciais também são fortes – do algodão ao aeroespacial.

“Seja enfrentando o Daesh ou tornando nossas ruas no Reino Unido mais seguras graças às nossas redes de inteligência, são relacionamentos extremamente valiosos que tenho o prazer de poder renovar esta semana.”

O Reino Unido e muitos dos estados do Golfo trabalham juntos no combate ao terrorismo, compartilhando informações e recursos para combater o extremismo violento. Omã e Qatar são todos membros da Coalizão Global contra o Daesh ao lado do Reino Unido, onde trabalham juntos para combater a ideologia violenta e a rede de combatentes terroristas.

O Secretário de Defesa pôde ver isso em primeira mão quando visitou o Centro de Operações Aéreas Combinadas no Catar, onde ataques são coordenados como parte da Operação Shader, o nome da contribuição militar do Reino Unido para a Coalizão Global.

A importância da região do Golfo para a segurança global também foi demonstrada no ano passado, quando a Marinha Real ajudou a proteger a liberdade de navegação ao escoltar navios de carga através do Estreito de Ormuz, um canal de navegação vital para o comércio internacional.

Os detalhes de dois ataques de aeronaves não tripuladas Reaper da RAF contra o Daesh também foram divulgados pelo Ministério da Defesa, que foram coordenados pelo Grupo Aéreo Expedicionário No.83 da RAF em Al Udeid, Qatar.

FONTE: Ministério da Defesa do Reino Unido

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Porto estratégico, quando se for investir em um porto no exterior tem que ser assim, algo que traga retorno!

Gabriel BR

O que tem de brasileiro fazendo carreira e ficando rico no Oriente Médio não é brincadeira…os países Árabes já são o terceiro ou quarto maior comprador do Brasil.

Welington S.

Cite os brasileiros.

Gabriel BR

Procura lá na Câmara de Comércio Brasil-Mundo Árabe
Eles têm página no Facebook e tem novidade todo dia.

Pedro

Viva o Imperialismo Ocidental e o Neo Imperialismo Oriental! E lá vamos nós a uma nova corrida armamentista e estratégia, nosso começo de século está bem parecido com o anterior, não acham?

Antoniokings

Espera-se que a China tenha acesso a alguns portos iranianos, bem perto de Omã, devido ao recente acordo militar entre os dois.
Atualmente, os chineses utilizam para fins civis/econômicos um grande porto no Paquistão, chamado Gwadar.
São as peças se mexendo, mas acho muito pouco para o Reino Unido naquela região.

Paulo Siqueira

Uma base naval chinesa para fins civis e econômicos… Quanto altruísmo e cordialidade por parte do governo chinês!

Funcionario da Comlurb

X2

Dalton

NAes da US Navy tem utilizado essa instalação, uma boa alternativa a ter que entrar no Golfo Pérsico para dar uns dias de licença a tripulação principalmente
em ocasiões em que as tensões com o Irã tornam-se maiores.
.
O USS Nimitz esteve atracado lá poucos dias atrás.

Pablo Maroka

Só esperando a hora de entrar em ação contra o Irã.

Dalton

Só se for para já, pois ele está prestes a iniciar a longa viagem de retorno a costa oeste dos EUA e não há nenhum substituto a caminho
nem aparentemente necessidade de apressar as coisas.
.
Preparando-se para seguir para à área está o USS Makin Island com um destacamento de F-35Bs e dois outros anfíbios “menores”.

Pablo Maroka

Oma pode receber investimento, fosse cuba eu me preocuparia.

sergio ribamar ferreira

A Inglaterra não está em decadência como alguns pensam. Há , sim um remanejamento por parte daquela em virtude da saída da UE. Não se enganem os ingleses possuem uma visão bem pragmática. São mestres no oportunismo de relações internacionais. Abraço a todos

nonato

Por que Iraque, Arábia Saudita, Kwait, Qatar e Emirados Árabes Unidos não fazem um oleoduto para livrar o estreito de Ormuz?
Evitaria muitos problemas.
A Arábia Saudita tem saída pelo mar vermelho.
O Irã perderia influência de atrapalhar exportação de petróleo.