A Marinha dos EUA faz hoje aniversário de 245 anos.

A U.S. Navy (USN) é o ramo do serviço de guerra naval das Forças Armadas dos Estados Unidos e um dos oito serviços uniformizados do país.

É a maior e mais capaz marinha do mundo e foi estimada que em termos de tonelagem apenas de sua frota de batalha ativa, é maior do que as 13 marinhas seguintes combinadas, que inclui 11 aliados dos EUA ou nações parceiras.

Possui a maior tonelagem de frota de batalha combinada e a maior frota de porta-aviões do mundo, com onze em serviço, dois novos porta-aviões em construção e cinco outros planejados.

Com 336.978 militares na ativa e 101.583 na Reserva, a Marinha dos EUA é a terceira maior do serviço militar dos EUA em termos de pessoal.

A USN tinha 290 navios de combate desdobráveis e mais de 3.700 aeronaves operacionais em junho de 2019.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

A maior força de projeção mundial da história humana. Nada é capaz de fazer frente à USN, seja em qual oceano for, perto ou longe dos EUA.
A sua “antecessora”, Royal Navy, jamais teve tamanha superioridade assim frente aos concorrentes.

MestreD'Avis

Fernando, vou discordar de você nesse ponto. Em 1805, após Trafalgar, a Royal Navy dominou os oceanos a seu bel prazer. Mesmo com algumas pequenos percalços contra esta mesma US Navy na guerra de 1812, nunca a linha de batalha da Royal Navy foi posta em causa nos 100 anos seguintes. A sua doutrina era mesmo ser tão poderosa como as duas marinhas seguitnes combinadas Só o advento do “Dreadnought” a fez perder a enorme vantagem em numero e qualidade de navios. O Japão e EUA tinham navios semelhantes nos planos, mas tem a sua ironia ter sido a própria… Read more »

Fernando Turatti

A questão é que, se por um lado era possível para a RN se impor contra duas marinhas em simultâneo, a USN é capaz hoje de fazê-lo com um incontável número das que vem seguindo o top 10… E não apenas em combates próximo. A bem da verdade, a USN como “força aérea” também estaria atrás de pouquíssimas forças aéreas legítimas.

MestreD'Avis

Os tempos mudam Fernando. A Marinha Portuguesa com meia duzia de Naus fez miséria no Médio Oreinte e na India durante o Séc XVI destruindo todas as forças que tinha pela frente. Todos têm o seu tempo O auge da superioridade numérica e de material da US Navy já passou, foi algures nos anos 90/00. Hoje em dia, apesar de continuar a ser de longe a força de combate mais poderosa do mundo, acha que conseguia superiorizar-se com as marinhas Chinesa e Russa em simultaneo por ex? Veja, que apesar de tudo, eu acho que o maior trunfo da US… Read more »

Helio Eduardo

Mestre, permita-me discordar. Sim, a experiência conta e muito, da cadeia logística ao moral da tropa, passando pelos efetivos de controle de danos, etc. Mas a superioridade da US Navy não pode ser medida só com a comparação de número de navios ou tonelagem. Ainda que com um sensível menor vigor, ela se expande, se renova e se reinventa. A Marinha da Rússia é, hoje, um fragmento do que foi a Frota Vermelha e a Marinha da China carece de portos, rotas e espaços amigos. Num hipotético confronto em que os oponentes seriam a US Navy de um lado e… Read more »

MestreD'Avis

Helio, eu só falei nesse hipotético conflito para exemplificar ao Fernando que a US Navy não possui uma superioridade sobre as 6 ou 7 marinhas seguintes que seja tão grande assim. Na verdade, quando pensei numa junção entre as marinhas Russa e Chinesa estava a pensar por um motivo simples: Submarinos. Algo que a China tem em quantidade mas que a qualidade e experiencia deixaria a desejar. Por outro lado, é algo que a Russia tem. Veja, eu não duvido que nesse jogo de US Navy vs China e Russia em mar aberto a US Navy venceria. Não vale a… Read more »

Matheus S

Vou discordar de você. No final da 2ª Guerra Mundial, 70% da tonelagem naval mundial era da USN. A Marinha dos Estados Unidos tinha o dobro do tamanho de todas as outras marinhas, amiga e inimiga, combinadas. Essa é uma vantagem que a RN nunca teve em nenhum momento de sua história. Apenas em navios de guerra, a USN detinha algo em torno de 1.200 navios, o que significa que no pós-guerra, a USN tinha o dobro do tamanho total de toda a RN, se incluirmos todos os navios da USN como os milhares de navios anfíbios(em média 2.500 navios),… Read more »

MestreD'Avis

Matheus, eu coloquei o dominio da Royal Navy como absoluto até perto do inicio da 1ª GM e sendo a maior marinha do mundo até 1941. Você me responde com o rolo compressor que era a US Navy em 1945… Pode me dizer onde o tamanho da US Navy em 1945 invalida o que eu disse em 1845 ou 1905? Eu nunca disse que a RN era maior que todas as marinhas amigas e inimigas combinadas, disse que era mais poderosa que as 2 marinhas seguintes combinadas O Naval Defence Act de 1889 passado no parlamento Britânico foi aprovado para… Read more »

Matheus S.

Não era apenas em tonelagem, mas numericamente também. A maior força naval da história humana foi sem dúvida e por uma margem muito larga, a USN pós-Segunda Guerra Mundial. Quando dizemos que é “maior força naval da história humana” é uma comparação atemporal, não importa qual período, a USN foi sem dúvida a maior força naval que já existiu.

Dalton

Como curiosidade, ao mesmo tempo que os britânicos encomendaram o “Dreadnought” os EUA encomendaram o similar “South Carolina”, mas, não tiveram a mesma pressa em conclui-lo e assim o nome do navio britânico passou a exemplificar esse novo tipo de navio. . O “Dreadnought” contava com 10 canhões de 12 polegadas, mas, dispostos de uma maneira um tanto ultrapassada, com duas das torretas duplas uma em cada bordo enquanto o navio americano possuía todos os 8 canhões de 12 polegadas na linha central. . O navio britânico foi projetado com a chaminé dianteira a frente do mastro dianteiro algo que… Read more »

Dalton

Como os EUA só entraram em guerra em dezembro de 1941, foram poupados de 2 anos difíceis em que os britânicos sofreram muitas baixas e 3 dias após o ataque a Pearl Harbor perderam outros 2 navios capitais, “Prince Of Wales” e “Repulse” e o que se tornaria o mais famoso encouraçado britãnico o “Warspite” estava passando por reparos na costa oeste dos EUA na época do ataque japonês. . Os britânicos mesmo antes de setembro de 1939 haviam ficado para trás em aviação naval embarcada superados por americanos e japoneses. . A Royal Navy em muitos casos optou por… Read more »

sub urbano

Sua afirmação é ambiciosa. Em termos de tamanho, talvez. Mas já vimos na história forças menores baterem forças maiores. Se a Guerra Fria tivesse esquentado os soviéticos inviabilizariam a projeção naval americana utilizando seus 250 submarinos nucleares armados com Torpedos Atômicos.

Matheus S

Afirmação ambiciosa é “se a Guerra Fria tivesse esquentado os soviéticos inviabilizariam a projeção naval americana utilizando seus 250 submarinos nucleares armados com Torpedos Atômicos.

MestreD'Avis

O que são Torpedos Atômicos?
Já agora, Sub Urbano, espero que não se importe se usarmos a frase “Em termos de tamanho, talvez. Mas já vimos na história forças menores baterem forças maiores.” quando vc comentar no tamanho da marinha chinesa.

MestreD'Avis

Portanto, o sub urbano acha que no auge da guerra fria existiam 250 submarinos na URSS carregando essas coisas aí? E só por curiosidade académica, o que acham os comentadores que aconteceria nos 10 minutos seguintes a uma coisa dessas rebentar no meio de uma força tarefa da US Navy ou ao largo de NY? Uma bandeira branca na casa branca?

sub urbano

Durante a ” Crise dos Mísseis” um comandante de submarino soviético classe Foxtrot, em sua patrulha no atlântico, acreditou que a guerra havia realmente começado. Ele decidiu utilizar seu torpedo nuclear T-5 para destruir a Força tarefa americana que estava perseguindo-o, eram 11 destroyers e 1 porta aviões de bolso da USNavy. O comissário político (cada navio soviético tinha um) se negou a aprovar o uso de armas nucleares por não ter certeza que a guerra havia começado. O uso de armas nucleares precisava da anuência tanto do comandante como do comissário. O protocolo americano também tinha suas burocracias.

Helio Eduardo

Não, seria a aniquilação da Frota Vermelha.

Last edited 3 anos atrás by Helio Eduardo
sub urbano

Torpedos com uma ogiva nuclear. Os soviéticos usaram ostensivamente o modelo T-5. Teve também o T-15 projetado para destruir cidades costeiras.

Dalton

Nem todos os “250” estariam certificados para missão e embora não se soubesse totalmente ainda, já no início da década de 1980 a marinha soviética começou a enfrentar problemas e a disponibilidade de submarinos e navios começou a diminuir.

Ricardo Bigliazzi

Uma bela e respeitosa força, que reúne muita experiencia em combate nesses últimos 20 anos.

Não cansarei de pedir: “Bem que o blog podia fazer uma matéria sobre a força de submarinos mais letal do Mundo”… muito se fala sobre os PA´s Americanos, mas o que eles tem em baixo d´água é tão ou mais letal quanto.

Alex Barreto Cypriano

Chineses aumentam sua capacidade de construir submarinos nucleares de ataque, assim como a USN prevê fazer. Submarino faz miséria lá de baixo…

Dalton

A força de submarinos da US Navy irá sofrer uma queda significativa nessa década. Como já publicado o número de SSNs que hoje é de 50 poderá cair para 42 o que provavelmente será minimizado estendendo a vida de alguns poucos Los Angeles uns poucos anos mais e para piorar a situação os 4 SSGNs serão retirados de serviço por volta de 2026. . Os EUA por conta de outras prioridades e também por uma falsa sensação de segurança durante alguns anos encomendaram apenas um submarino da classe Virgínia até que finalmente uns 10 anos atrás passou-se a encomendar 2,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

A relação evidente entre o mastro de antenas e o mastro de velas, entre os usos magistrais do espectro eletromagnético e da força do vento. Não é fanboyzice, não, é a janela aberta na consciência que capta poesia não verbal. Parabéns USN.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Deus abençoe a USN

M65

“…e um dos oito serviços uniformizados do país….” Exército (Army), Força Aérea (USAF), USMC (Fuzileiros) E os outros seriam quais ? ….Guarda Costeira ?

Dalton

Sim, Guarda Costeira. Os outros 3 incluem a recém criada Força Espacial,
o Corpo de Saúde Pública e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

M65

Grato ! Desconhecia as outras. Vou pesquisar sobre este serviço de Corpo de Saúde Pública.

SPQR

Sim, guarda costeira e força espacial, além de outras menores.

Last edited 3 anos atrás by SPQR
SPQR

Exército, marinha, aeronáutica, marines, guarda costeira, comissioned corps, NOAA e força espacial.