No período de 28SET a 19OUT de 2020, sob coordenação do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves AF-1/1A (GFRAerAF-1/1A), foi realizado ensaio de tiro para análise de vibração em solo e em voo com disparos de metralhadoras de 20mm pelos aviões modernizados N-1021 (AF-1C biposto) e N-1008 (AF-1B monoposto), GunFire Vibration, conforme previsto no contrato de modernização das Aeronaves AF-1/1A com a EMBRAER.
Uma vez que os dados da vibração produzida pelos disparos foram considerados no projeto das modificações estruturais da modernização, o sucesso obtido nestes ensaios em solo e em voo representa um marco importante para que seja autorizado o uso das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C em voos operativos rotineiros do Esquadrão empregando os aviões modernizados.

A campanha ocorreu em duas fases:

  • a primeira de 28SET a 02OUT, teve o apoio de especialistas qualificados do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), Centro de Análise de Sistemas Operativos (CASOP), EMBRAER, Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GaerNavMan), EsqdVF-1 e GFRAerAF-1/1A, na preparação, ainda no hangar em São Pedro da Aldeia, onde foi realizado o alinhamento e a harmonização do armamento com o sistema modernizado de pontaria; e
  • a segunda fase de 04OUT a 19OUT, quando houve o desdobramento de um Destacamento Aeronaval (DAN) para a Base Aérea de Santa Cruz (ALA12), onde houve a avaliação da interferência e compatibilidade eletromagnética (EMI/EMC), o gerenciamento de risco operacional (GRO) e o emprego real das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C.

O tiro aéreo contou com a participação de piloto do Esquadrão VF-1, com o objetivo de familiarizar as tripulações da MB com os novos procedimentos de pontaria, bem como a devida verificação do sistema, a fim de possibilitar a aprovação do marco contratual.

FONTE: Diretoria de Aeronáutica da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

AGora VAi!

Na próxima missão vão testar os telegráfos e a super nova tecnologia chamada FAX!

Logo logo instalam rádios nos A-4 e ai podemos brincar de guerra do Vietnam!

Funcionario da Comlurb

Não vai dar nem pra isso. Não há bombas suficientes.

Doug385

Não há bombas, não há misseis, não há nada. Só voam. Um belo desperdício de dinheiro.

Fernando "Nunão" De Martini

A Marinha tem acordo com a FAB para empregar armamentos do inventário desta, e vice-versa.

Claudio Moreno

Boa tarde Rui e demais senhores camaradas do Naval e da Trilogia!

Se ao menos forem equipados com armamento do tipo Dispare e Esqueça de longo alcance, pode isso garantir uma sobre vida maior em TO de baixa intensidade desde que não haja CAP’s de longo alcance.
Agora se for entregar pacotes de bombas burras, então será complicado… Até traficantes hoje tem. 50, que dirá um exército regular minimamente aparelhado.

CM

Jef2019

Exatamente amigo…modernizacao que não implementou nenhuma melhoria nos armamentos necessitando ainda usar bombas burras foi piada pronta com recursos publicos…afiii

Cristiano de Aquino Campos

Esses caças foram preparados para usar bombas guiadas a laser e por satelites, bem como misseis ar-ar de curto e médio alcance como os F-5M. E só a marinha ter grana para comprar essas armas. No ruim do ruim, eles podem ser usados em guerra assimétrica como os A-29.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Sou a favor de testarem o sistema de ejecão. Todos os A4 em um exercício coordenado ???

Joao Moita Jr

“Sou a favor de testarem o sistema de ejecão.“ Não precisa.
O próximo retrofit será o de Kamikazes.

Satyricon

Que alento!
Aposto que teve almirante empolgado com isso…

Sagaz

Se tá ruim para nós, imagina para os argentinos!

Eduardo

Que vergonha, ensaio de tiro de metralhadora. Desperdício de dinheiro público (nosso)! Análise de vibração de solo….ahhh vá!

Meia dúzia de tiros, de metralhadora, por ano. Mal voam na verdade. Fiasco!

Joao Moita Jr

Sacanagem é ver essa matéria ao lado da marinha venezuelana equipada com mísseis anti navio de última geração.

Ricardo Rosa Firmino

E também dá reportagem de Taiwan comprando 400 Harpoon..aí não dá..é uma vergonha sem tamanho nossas forças armadas..

João Vitor

Nossa… realmente…muito emocionante…deuses da guerra esses almirantes brasileiros….

sj1

E a Índia testando mísseis hipersonicos e anti-satélite…

Wilson França

E gente no forças terrestres sonhando com armamento nuclear.

Adriano Madureira

Não tem dinheiro para manter ou adquirir armamentos convencionais em quantidade decente, vai lá ter dinheiro para manter armamentos nucleares?!

João Vitor

Esse pessoal que tá comentando birutices lá no Forças Terrestres nem entendeu a matéria… tão achando que o Brasil não ratificando o acordo estará liberado pra fazer “nukes”….meu Deus imagina o eco que faz na cabeça desse povo…

Jef2019

Aiii…pega leve ai amigo…que essa foi uma direta no figado…kkkl

sj1

uashuahuhas

Agoravai

Vôos operativos para que? Onde? Patrulhar os céus da Regiao dos Lagos?? Lembrando que o último A-4 americano saiu de serviço há 45 anos atrás. Já passou da hora de acabar com esse sunken cost e acabar com essa piada. Bota o dinheiro nas asas rotativas ou em qualquer outro lugar, não estou nem pedindo para não gastar não…

angelo bigalli

É constrangedor….AF-1, minha nossa.

sj1

Agora estamos prontos pra guerra !

E a Índia testando mísseis hipersonicos e anti-satélite

Eduardo

Prontíssimos, meia dúzia de tiros de metralhadora!

Jef2019

Apenas uma observação…Depois da modernização a que as aeronaves foram submetidos para mesmo assim continuarem a usar bombas burras ai sinceramente não entendo mais nada.. ainda necessitam sobrevoar o alvo para combate-los…nem mesmo os exocet integrados…isso no cenario atual é simpleamente suicidio…gastaram grana com modernizacao mais o peincipal em termo de armamento nao houve evolução…portanto ou equipam o esquadrao com vetores capazes de lançarem armamentos inteligentes (F18, gripen NG naval, gripen C, etc) ou entao continuem usando helis + penguim/exocet que seriam mais preocupantes para uma forca inimiga…desativa o esquadrao AF e investe na aquisicao de meios de proteção aereo… Read more »

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Um exercício desses nos anos 70 seria fantástico, mas hoje em 2020 um caça naval que não é capaz de lançar um míssil antinavio ?
Ah mais é para manter a doutrina…Estao igual o CFN com os ultrapassados sk105, mas é para manter doutrina….

Last edited 3 anos atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Para manter doutrina, tinha que enviar os pilotos da Marinha pro esquadrão PACAU da FAB. Iam ter doutrina, voar em aeronave melhor e estar aptos à guerra moderna.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Desperdício de dinheiro, já gastaram milhões e milhões nesses “caças”, mas terminar os patrulhas de 500 toneladas não conseguem por falta de grana.
As 3 forças tem problemas, mas a MB é decepcionante.

MMerlin

Esse é o X da questão.
Espero que o próximo projeto a ser dada a devida atenção seja a classe Macaé ou outro projeto mais modernos de mesma tonelagem.
E, para esta classe, nossa necessidade é muito maior que apenas 4 ou 6.
Se o próximo comandante da MB pensar novamente em outro NAe, em detrimento de classes inferiores, aí colega, estaremos novamente mostrando que não aprendemos nada com os erros.

Flanker

Por que para o Pacau??

Jef2019

Concordo plenamente amigo…mas apesar de serem antigos foram modernizados…mas simplesmente o principal nao fizeram que e a integração de um missel exocet por exemplo…e que ja faz parte do acervo da mb…mas em caso de necessidade real combaterao com palavras duras e bombas burras!!!

sergio ribamar ferreira

Situação vergonhosa e alarmante. O gasto com modernização dessas aeronaves apenas deu prejuízo e morte, (Alguém lembra do piloto?) Deveria ser investigado. Dinheiro jogado fora ou…?

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Lixo de aeronaves, hoje não fazem nenhum diferença em combate. Gastam milhões todos os anos para manter essas porcarias e não conseguem terminar patrulhas de 500 toneladas. PHM Atlântico a dois anos já sem nenhum sistema CIWS de ponta.

sergio ribamar ferreira

O tempo que compram “bagulhões” dos anos 60 e 70 do século 20 poderiam gastar com projeto em conjunto com outros países. Os críticos do Tejas naval deveriam se expressar pois aeronave está pronta(mesmo com os defeitos existentes, só exemplificando). Porém o grande almirantado brasileiro prefere viver no século 20 comprando material bem usado e surrado.

sj1

Não querem investir em nenhum meio autóctone pra ficar modernizando essas sucatas

Salomon

Isso porque não estão veiculando notícias dos Traders! Aí vamos arrasar.

Funcionario da Comlurb

Bem lembrado : Os Traders!!!! Aí sim o flash back anos 70 ficará completo !!!!!

Jef2019

Kkkk bem lembrado…mas dá uma disputa dura com o EB e seus Sherpa

Funcionario da Comlurb

” 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) “.

O nome é bem pomposo, mas equipado com essas sucatas voadoras, sem nenhum armamento que preste, convenhamos : Vai interceptar o que ????? Vai atacar o que ??????

Sugiro mudar para um nome mais condizente com a realidade : 1o Esquadrão de Alvos Aéreos (Esqd AA-1)

Ricardo Rosa Firmino

Bom Dia Funcionário…sempre tem uma utilidade..quem sabe interceptar mosquito da dengue?? Acho uma boa solução..

Funcionario da Comlurb

HAHA HAHAHAHA

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Pra manter doutrina, treinem os caras na FAB com Super Tucanos!

Ou vendam esses A-4 para a Argentina (ela precisa) e equipem o esquadrão com Super Tucanos!

sergio ribamar ferreira

Pode vender os A-4 para Argentina se esta tiver grana para comprar e nada de ST. Melhor investir em navios patrulhas e se a MB quer continuar com esquadrão de asas fixas busque ou desenvolva uma aeronave atual, do século XXI. Não pode é manter a farra da sucata e dos 10%.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Que seja! Mas não fiquem voando aeronaves “modernizadas” para a guerra da década de 80!

sergio ribamar ferreira

De acordo. Ainda prefiro dinheiro gasto com os navios patrulha. Se é para ter um caça para a MB seria o mais lógico desenvolver ou comprar novo, deste século , deste quinquênio.

sergio ribamar ferreira

Novo ou usado deste século, deste quinquênio…Melhor mesmo seria navios patrulha.

Eduardo

Década de 70, nos anos 80 já tinha excocet integrado.

Luiz Antonio

Ta certo que ninguem morre de amores pelos “hermanos” mas mandar esses A-4 para eles é sacanagem kkkkk.

J. Ricardo

O mansup quando estiver pronto poderá ser integrado no A4 ??

Max

A pergunta seria: Quando o mansup estiver pronto, o A4 ainda estará voando?

Juarez

Não.

Desc

A Marinha quer ter um caça por puro ego.
Não serve para nada…só para gastar.
Eu não acredito que uma modernização custando milhões não deixou eles aptos pelo menos para um Exocet

Luiz Floriano Alves

Se é para manter os pilotos adestrados, que se equipem com ST do modelo americano. Com Chaff e adicionem radar de asa. Existem modelos AESA compactos, para isso. Seria um vetor mais aceitável e a um custo condizente. Faz mais sentido do que modernizar essas peças de museu.

Ersn

O A4 sempre foi uma aeronave limitada,desde início do projeto deveria ser um avião de ataque embarcado que fosse leve o suficiente para operar nos porta aviões convertidos da classe Essex e simples o suficiente para ser operado em grandes quantidades e com baixo custo de manutenção,para a década de 1960 era ótimo mas na década de 1970 já era inadequado para a complexidade crescente de missões e ameaças que surgiam sendo relegado para segunda linha,acho que somente o Brasil e Argentina ainda operam o A4 em linha de frente.

Eduardo

Sim, mais operacional ter helis com mísseis anti navio integrados.

IBIZ

Pq continuar desperdiçando dinheiro com essas aeronaves? A MB espera afundar um navio inimigo a tiros de canhões em caso de guerra?

Eduardo

Em caso de guerra os pilotas dessa aeronaves nem decolarão, simplesmente por ser suicídio! Nenhum superior vai os mandar decolar para dar tiros de canhão e lançar bombas burras na água! Qualquer CIWS abate esse lixo de avião. Foi avião na década de 60, ou seja, 60 anos atrás!!

IBIZ

Essas aeronaves são só mais um ralo de recursos públicos que as forças armadas brasileiras gostam de ter como desculpa pra abocanhar o orçamento da União.

Pavan

Meu Deus, que fase !! Se é pra gastar ? que gastem com algo útil, compra logo uns 12 F18 e aí sim da pra ter doutrina de algo …

MARCOS DA SILVA QUEIROZ RIBEIRO

Estado da arte em aviação dos anos 50….kkkkk