O submarino nuclear de ataque USS Vermont (SSN 792) da Marinha dos EUA atracou hoje na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A visita do submarino da US Navy coincide com o lançamento ao mar pela Marinha do Brasil do segundo submarino da classe “Riachuelo”, o Humaitá – S41 e a integração do casco do submarino Tonelero – S42.

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Como países aliados esse tipo de visita é costumeira, não foi a primeira vez que submarinos nucleares dos EUA nos visitaram e nem será a última!

Cristiano de Aquino Campos

Que eu saiba, essas visitas corriqueiras são feitas em portos civis, nunca em um porto militar, muito menos num tão estratégico.

Fogger

Negativo, por varias e varias vezes já vi navios de guerra de outros paises na base naval da ilha de mocangue no RJ (passo pela porte-rio-niteroi) todos os dias.

Last edited 3 anos atrás by Fogger
Nilo

A presença do USS Vermont causa tanta comoção que nenhum comentário citou a ausência de um SUB Francês, Macron não mandou no lançamento do Riachuelo agora também no do Humaitá?.

Nilo

Dumont. Mais e uma Fragata, ou um patrulha, rsrssrrsrs

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Saulo

Pior que deveriam por se tratar de empresas francesas envolvidas,mas menos um pra pegar a assinatura de áudio do submarino.

Nilo

Dizem a boca pequena que o USS Vermont, entrou em Itaguai, com os sonares a toda força, que detectou a unha encrava de um Almirante Brasilleiro.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Cinturão de Orion

Vc tá falando que “vc sabe” que são feitas em portos civis ou que “vc pensa” que sejam assim?

Pois está redondamente enganado. Belonaves militares estrangeiras não ficam dando sopa em portos de livre circulação.

Kemen

Belonaves militares estrangeiras visitam varios paises inclusive em portos civis, algumas vezes até permitem a visita desses civis a algumas de suas instalações, não todas. Visitas de civis em submarinos realmente nunca fiquei sabendo, acho eu, talvez até porque a entrada em qualquer recinto além de dificil poderia expor detalhes não aconselhaveis de serem expostos. Um caso curioso é que uma cidade no norte da África que forma parte da Espanha chamada Ceuta e é autônoma politicamente, recebe constantemente e a tempos belonaves Russas no seu pequeno porto civil, quando adentram no Mediterraneo. Devido a OTAN o fato não é… Read more »

Allan Lemos

Se eles quiserem roubar as nossas informações(o que já fazem), eles nem mesmo iriam nos avisar que um de seus submarinos está em nossas águas e/ou usariam suas centenas de satélites espiões.

oswaldo

Me lembrei de um navio Russo, espiao, que esteve recentemente em aguas proximas a costa brasileira, com certeza os russos nao estavam tomando um sol por aqui…

Flanker

A teoria da conspiração foi rápida.. …no segundo post já apareceu……meu Deus….

Pedro

Não sei se você mora aqui no RJ, mas todas as vezes que tivemos um na Baia de Guanabara o mesmo ficou fundeado próximo a Ponte Presidente Costa e Silva. Eles não atracaram, em nenhuma vez que eu lembre, em portos civis.

Agora na BNRJ já tivemos e como existe aquela base na Ilha da Madeira que foi projetada para receber o futuro – espero que saia mesmo – SBN Álvaro Alberto, nada mais cómodo, ainda mais sendo uma cerimônia de lançamento de um convencional.

Cristiano de Aquino Campos

Beleza, vamos usar o principio da reciprocidade e enviar um dos nossos convencionais que seja, para a base de submarinos americana mais próxima fazer uma visita. Só quero ver se deixam chegar perto.

Bruce wayne

comment image

MMerlin

Ou nosso Tikuna entrou de modo tão sorrateiro que ninguém viu (com exceção do fotógrafo) ou isto põem um ponto final na história.

rommelqe

O que chama a atenção no TIKUNA, o qual possui dois motores diesel, é a sua reserva de flutuabilidade, bem superior à dos irmãos menores, que possuem quatro motores a diesel.de menor potência. Quando foi desenvolvido o projeto do TIKUNA houve um alongamento do casco e uma redução no peso dos equipamentos embarcados (sem contar combustivel, suprimentos, etc.)

Fabio Araujo

Já fizemos isso no passado!

Fogger

Fizemos isso ano passado

Bruno romio

Poderia me dizer quando e onde? só curiosidade mesmo.

Mazzeo

O S34 TIKUNA “morou” na base de Mayport por quase um ano por conta do programa DESI – Diesel Eletric Submarine Initiative – só isso.

Cinturão de Orion

Taí a resposta. Era só um “vc pensando – e não a prática das boas relações entre as Armadas”, e beeem baseado na SUA hipótese imaginativa de reciprocidade.

Carlos Campos

porr@ eles estão prestando homenagem a MB e a seu novo sub, e tu tá firula aí por nada, se a MB fosse convidada, ela ficaria em uma base naval nos EUA, assim como pilotos brasileiros ficam em Navios estrangeiros em treinamento, além de que as aeronaves da FAB ficam em bases americanas durante RedFlag.

ERNANI BORGES

RECON?

Flanker

Sério isso? Vc pensa mesmo que é isso?

Camargoer

Ólá Fábio. Pois é. A primeira vez que vi um submarino nuclear foi quando tinha 9 anos, estava dentro da baia de Guanabara. O ferry que nos lavava para visitar Paquetá passou ao lado dele na ida e na volta…

Costa

Ferry para Paqueta? Um lugar sό de charretes e bicicletas.

M65

Acredito que o Camargoer não é do Estado do Rio e digitou o nome que primeiro veio à mente. O que importa é a memória de quem passou pela Baia de Guanabara na: ponte Rio Niterói, sobrevoou com destino no Santos Dumont ou usou a embarcação denominada pelos locais há décadas como Barca e teve a feliz coincidência de ver uma belonave nacional ou estrangeira bem de perto: Porta aviões, submarinos, porta helicópteros, Fragatas… Além de centenas de embarcações civis de todos os tipos e tamanhos.

rommelqe

Voce nunca foi a Paqueta?

Costa

De ferry não. Já fui nas barcas da extinta Conerj.

Mayuan

Existem veículos automotores em Paquetá…

M65

Sim veículos de serviços: ambulância, coleta de lixo,…Para saber mais sobre a travessia bicentenária Rio-Niterói que já foi a maior em número de passageiros no mundo, vejam na Wikipédia e no site da atual concessionária CCR BARCAS.

Vovozao

10/12/2020 – quinta-feira, btarde, Fabio Araujo, analise: quanto conhecimento os militares que puderem entrar no submarino nuclear dos USA, poderam adquirir só em olhar, ou poder manusear determinados equipamentos e sistemas, um momento unico; poucas nações podem ver/acessar um submarino nuclear. Para nos foi um presente.

marcus

Manusear determinados equipamentos.Você acha que isso vai acontecer?????
Vieram aqui para espionar as tecnologias dos novos submarinos.

Luiz

Menos, Marcus, menos…

Bernardo

Kkkk…por quê “menos”??
Porque os Yankees são tão bonzinhos??!!
Ahhh…entendi!!
São Cowboys de chapéus brancos!!
Os bandidos usam sempre chapéus pretos!!
Vieram sim trazendo “espelhos e missangas” para os nativos e de quebra deram uma “olhadinha” nas tecnologia francesa comprada pelos tupinambás!!!???

J. Ricardo

Tecnologias dos nossos submarinos??? Os deles estão a anos luz na nossa frente kkkk eles nem querem saber como funciona a montagem de submarino francês…

Gesimar

Meu amigo de infância, mestre de solda do AMRJ , bateu muita boca com ” especialistas ” franceses apontando discrepâncias.

Rinaldo Nery

Amigo do marinheiro do apito…

Kemen

É uma probabilidade, mas sera que eles já não conhecem os Scòrpene?

Acho que conhecem eles a tempos, entretanto, na minha opinião entre nações amigas as visitas sempres são bem vindas.__ Já no que se refere a exercicios conjuntos onde participam submarinos, a figura de ruido de cada submarino pode ser gravada no sistema dos sonares, o que não seria muito aconselhavel.

Paulo

Hahaha.

E o que is ianques iriam encontrar de tecnologia nova por aqui?

Flanker

Sim!!!! Um pais que tem submarinos nucleares há mais de 60 anos….vai espionar a base de um país que há 40 anos tenta construir um…..mas, nem o projeto básico ainda está pronto…..

Bernardo

Ação conhecida como “Projeção de força”!! Não há coincidência, tão pouco visita surpresa! Certamente veio a “convite” oficial do atual governo para a cerimônia de lançamento de um de nossos novos subs! Mas não se iludam!! Esta “conversa” de intercâmbio entre forças amigas é balela! Nossas tripulações caso tenham sido permitidas a visitar o convidado, certamente foi bem restrito o acesso!! Já o visitante, certamente mapeou e escaneou todo o complexo a nível de saber a quantas vão nossas reais condições de combate naval!! E nada disso é paranóia ou maldade!! Apenas um trabalho de INTELIGÊNCIA MILITAR!! Russos, Chineses, Franceses,… Read more »

Zorann

Vamos dar utilidade para o elefante branco. Já que não teremos o nuclear, nem mesmo os 9 submarinos convencionais (por falta de manutenção dos IKL – falta de compromisso com a nossa defesa), que a base seja usada por uma Marinha de verdade.

Zorann

Uma dúvida: algum de nossos IKL já atracou nesta base? Ou o primeiro submarino operacional a fazê-lo é este submarino americano?

Zorann

Obrigado

Cinturão de Orion

Já. Triste sua lerdeza.

Caravaggio

Desde q não sejam russos ou chineses, vc esqueceu de completar.

Antoniokings

Os russos e chineses estão nos portos de Venezuela e Cuba.
Deve ser mais interessante para eles.

Cristiano de Aquino Campos

A Russia e a China já enviaram e enviam navios de guerra fazer visita por aqui tambem amigo. E como de praxe, aportam em portos civis. O último inclusive, foi ate um navio espião/de pesquisa Russo. Há se nào me engamo, teve uma fragata Chinesa tambem.

Antoniokings

Vc não entendeu o que eu disse.
Russos e chineses não estão visitando Cuba e Venezuela.

Flanker

Continua batendo nessa tecla?

Kemen

Em portos da África já estiveram também, a Marinha chinesa não esconde seus desejos de expansão pelos mares do mundo, o que é natural.

Antoniokings

Que seja.
Os africanos têm muito interesse em ter navios chineses por lá.
Nó não ganhamos nada com esse sub americano aqui.
E ainda por cima nuclear.
Espero que o Congresso crie uma lei determinando que a presença de equipamentos nucleares seja permitida após análise feita por ele.

Jagdverband#44

Tu é uma piada humana.

Flanker

Por quem? Pelo congresso? Qual o poder, e a capacidade técnica, que o congresso tem em determinar se um navio pode ou não entrar nas nossas águas e/ou atracar em nossos portos? Quando os submarinos nucleares da França, Inglaterra e EUA estiveram no Brasil e atracaram na Base Naval do RJ, em 2014, vc não falou absolutamente nada. Deixa de papagaiada.

Caravaggio

Pelo visto ninguém entendeu minha ironia. E os caras da extrema-direita presente levaram bem a sério. rs

Antoniokings

No primeiro momento, também me confundiu, porque tem gente que realmente acredita nisso.
Mas, vc tem razão.
SDS

Kemen

É o perigo de qualquer fanboy de extremo radical, um simples comentario genérico vira ofensa pessoal. KKKKKKK

Cristiano de Aquino Campos

Deixa eu ver se entendi essa noticia!
O Brasil, permitiu que um submarino nuclear estrangeiro, entrasse na nossa base e estaleiro de submarinos, quando os nossos submarinos estão por ali. Mesmo que não fossemos aliados, coisa que sempre fomos, e fossemos espionados a torto e a direito pelos mesmo, que aliás, o novo presidente e muito critico ao nosso governo, eles podem coletar todo o tipo de informaçào sobre a nossa principal defesa.

Antoniokings

Para vc ver a que ponto chegou o ‘vira-latismo’ brasileiro.
Está difícil.

Sagaz

Vc ainda é brasileiro? Vai em fórum russo ou chines movimentar os seu pom pom

Kemen

Pom Pom no boné é coisa de marinheiro frances. E não quero ofender, é tradição.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Cristiano de Aquino Campos

Não digo viralatisse, más falta de noção ou cuidado com a segurança nacional. Esse submarino vai sair dali sabendo a assinatura de sonar dos nossos submarino, a topografia da entreada da base, só falta um almirante entregar as plantas das centrifugas de enriquecimento de urânio. Num momento em que tem um movimento pedindo a bomba atômica brasileira e o presidente americano, fala em sanções ao Brasil por motivos vários.

Dario Renato

Cristiano, as cartas náuticas no meu barco tem toda a informação da “topografia secreta” da região. Fora os miraculosos segredos da construção civil, acho que tem pouca coisa que a US Navy queira desvendar no Complexo Naval de Itaguaí.

Cristiano de Aquino Campos

A sua carta náutica tem as plantas exatas da entrada da base? Veja bem, que carta nautica de civil e ligeiramente diferente da militar, e que nem GPS, tem certas imprecisões porquê um civil nä precisa saber de certos detalhes.

Dario Renato

Você não tem idéia do que está dizendo.

Aladaf

Ele nao tem mesmo a menor ideia. Essa reacao a visita de um submarino de um pais amigo a uma base “secreta” eh demais. Submarinos nossos jah atracaram em bases americanas. Diversos navios e submarinos de varios paises jah fundearam na Baia de Guanabara a meia milha nautica (se tanto) da sede da esquadra e do arsenal. Varias vezes. A cartas nauticas, como voce disse, representam muito bem o fundo do mar perto da base de Itaguai como de resto de toda a costa brasileira. Ainda bem.

Dumont

Bom dia… Só para complementar, submarinos com propulsão nuclear e convencional de bandeira estrangeira já atracaram em base brasileira antes, nem sempre fundeiam. Trata-se de operação (quase) de rotina.

Cinturão de Orion

Eu falei; é absoluta ESTUPIDEZ.

Fernando

Já imaginou os Americanos descobrem a rota secreta “verde e amarela 1” que permite que os submarinos brasileiros atravessem o Atlântico Sul em tempo recorde?

Fogger

Sim sim, provavelmente vocês entendem mais de segurança nacional que um Almirante de esquadra que estudou a vida toda pra isso.

Eduardo

É um simples Scorpene o que temos, não tem segredo nenhum e para ninguém.

Luiz

Parece até que o Brasil é uma potência mundial desenvolvendo inúmeras tecnologias de ponta e /sensíveis e com segredos estratégicos de dar inveja às outras nações e que incomoda tanto, pondo em risco o equilíbrio militar mundial, que os EUA mandarem um submarino aqui nos espionar antes que seja tarde demais. Eta nóis sô! É cada uma!

Carlos Gonzaga

Tem comentaristas aqui que acham que os estrangeiros vão nos “roubar” a tecnologia de “camuflagem” que fornecemos aos romulanos. Ridiculos!

Veiga 104

Qualquer pescador de sepetiba sabe a topografia da entrada da base.

sj1

vai tirar os dados acústicos com o submarino nosso parado e desligado ??!! E ainda em água super rasa ??

Bosco

Cristiano,
Essas ultracentrífugas eram o must há 30 anos. Estamos no ano 2020. Hoje há coisa muito mais moderna nesse quesito e não é aqui não.
Mas eu também temo que os EUA consigam acesso à nossa ultra secreta tecnologia de enriquecimento do Urânio e de posse dela possa produzir armas nucleares, submarinos nucleares, porta-aviões nucleares, usinas nucleoelétricas, etc. Que Deus nos livre disso.

Marcos R.

Como vão captar assinaturas acústicas de submarinos atracados, o proprio humaita só será colocado na água… Na verdade estão dando a oportunidade da MB captar a assinatura acústica do Vermont.

Last edited 3 anos atrás by Marcos R.
Cinturão de Orion

Mais um estúpido e infantil.

Veiga 104

O debate é sobre se a visita de uma marinha amiga põe em risco ” segredos ” estratégicos da base Cinturão. Agressão e ofensas pessoais diz mais sobre quem ofende do que quem é ofendido. Quanto mais em site do nível da trilogia supostamente acompanhado por pessoas equilibradas.

Cinturão de Orion

Caro Veiga. Em uma coisa você tem razão: minhas palavras poderiam ser menos contundentes. É fato. Contudo, 1. se vc acompanhou as colocações iniciais e sua evolução (?), constatará que todo o escopo “visita” e “segredos” principiaram por achismos descabidos, se não insensatos (a isto “sim” vc deveria cobrar importância), que muito além de não terem valor contributivo aqui, arrastaram a maioria das réplicas inteligentes para a rejeição ao absurdo. “O que tem “do nível que você defende” nisso?”, e; 2. se as palavras “estúpido” e “infantil” lhe soam tão agressivas e ofensivas assim, sugiro estender sua reprimenda aos comentários… Read more »

Antoniokings

Tomou um negativo só para deixar de vacilar.
kkkkkk

Cinturão de Orion

Uuii!
Ki meeeda!

Flanker

https://www.naval.com.br/blog/2014/08/01/comemoracoes-aos-100-anos-da-forca-de-submarinos/

Em 2014 tb era vira-latismo? Vcs nao entendem nada de relacionamentos entre marinhas…..o simbolismo e o significado de visitas nessas oportunidades, inaugurações, lançamentos, aniversarios, datas magnas, etc……vcs so sabem despejar seu proselitismo raso…..

Bosco

Realmente o viralatismo brasileiro atingiu altos índices. Tem neguinho fazendo fila pra levar vachina na bunda.

Wilson França

Pois é, com tanta cloroquina armazenada….

Antoniokings

Ao primeiro sinal de febre na família, vc vai correndo.
E todo serelepe.

Bosco

Com uma taxa de mortalidade menor que 0,1% e uma taxa de letalidade em torno de 2% , eu prefiro arriscar do que tomar a vachina. Não raro vacinas de modo geral têm taxas de efeitos adversos de “certa” gravidade maiores que a taxa de letalidade do Covid.
Uma vacina feita as pressas então… E chinesa? Valha-me Deus!!!

Dario Renato

Inacreditável! Como é que podem trazer um SSN avançado como um Virgínia Block IV para ser espionado pelos militares brasileiros? Esses caras pensam que somos aliados?

Cristiano de Aquino Campos

Acho que estou exagerando mesmo. Afinal o nosso maior critico, a França e quem esta construindo os submarinos para nós. Afinal, quando eles chiarem sobre a Amazônia Brasileira ou uma hipotética bomba nuclear Brasileira, nos vamos arregar mesmo. Não não sei nem porquê estamos gastando uma fortuna num submarino nuclear que todo mundo que pode muito provavelmente nós atacar já vai conhecer ele de cor e salteado.

Cristiano de Aquino Campos

E mesmo amigos, peço desculpa pelo incômodo das minhas observações, esta tudo entregue mesmo. Eles grampearam de bom grado da nossa parte, nossa comunicação estratégica, sabem tudo sobre os nossos submarinos e base, os torpedos e misseis são deles, fora o sonar. Fazer o quê?

Fogger

Parabéns, a ABIN deveria contratar você. Você sabe mais de segurança nacional que os Generais, Almirantes e Brigadeiros brasileiros. Eles nucna estudaram pra isso.

Fernando

Normalmente eu concordaria com isso mas depois que eu vi general “especialista em logística” se mostrar totalmente incompetente em elaborar um plano de logística para uma vacina ser distribuída pelo território nacional, sequer pensou em seringas em agulhas, penso eu que, esse general na logística do Exército em caso de guerra os soldados chegariam ao Front e se descobririam sem munição ou rancho. Então, depois de ver muitos desses generais botando a cara fora da caserna e o desastre que está sendo, eu questiono sim a capacidade e competência deles, bem como a meritocracia dentro das Forças Armadas. É claro… Read more »

Cinturão de Orion

Diarréia mental.

Kemen

“nos vamos arregar mesmo”

Caro colega, falta vc ler no Aurélio o que significa e leia até o fim, nem preciso comentar o que eu acho do seu comentário infame…

Assumir-se derrotado; dar-se por vencido; desistir: o brasileiro não se arrega facilmente; insistiu até ao final e não arregou.

Veiga 104

Kkkkk. Boa.

Carlos Campos

Agora já era, vamos roubar o reator nuclear, vamos fazer a analise eletromagnética dele, vamos medir e ver o formato de suas hélices, vamos ver qual é a assinatura acústica desse sub, os EUA são muito burr@s.

pgusmao

Os americanos lançaram o primeiro submarino nuclear em 1954, acho que os “segredos” de nossa super base não estão em risco, os americanos não irão se apoderar de nossa super tecnologia, fique tranquilo!!! É cada comentário que aparece por aqui.

Cristiano de Aquino Campos

Se for por essa lógica, chama os Russos e Chineses tambem, afinal eles tambem operam submarinos nucleares a mais tempo que nos nê.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano de Aquino Campos
Hermes

Com toda a certeza, se quiserem, eles chineses e russos virão, pois é costume visitar portos de nações amigas e não estamos em guerra com ninguém.
E nós poderemos enviar nossos meios para visitar os portos deles também.

Fabio Araujo

Isso já aconteceu no passado e vai acontecer no futuro, da mesma forma que os nossos submarinos já ficaram baseados em bases navais americanas e também bases navais da OTAN na Europa!

Cinturão de Orion

Raciocínio (nem assim dá pra classificar) absolutamente ESTÚPIDO. Pra não dizer INFANTIL (esse dá pra classificar).

SmokingSnake ?

Também dá para coletar o ruído que o USS Vermont emite

Carlos Campos

Deixa eu ver se entendi? vc não conhece essas visitas de amizade, pq é mal informado e não entende como isso funciona! acho que acertei.

Cristiano de Aquino Campos

Nunca ví um navio de guerra estrangeiro em nenhuma base naval do Brasil e do mundo. Eles ficam sempre nós portos civis. Sempre que um navio americano vinha no rio, ele ficava no porto do rio e em são paulo, em santos. Os nossos, quando vão lá, idem.
Será que eles deixariam algum submarino nosso, mesmo um convencional, aportar em uma de suas bases de submarinos?

CVN 76

Está muito mal informado meu amigo!!
Vários submarinos estrangeiros já atracaram na Base Naval do Rio de Janeiro…
Subnarinos do Brasil já visitaram a base naval de Mayport nos EUA….
Dezenas de navios e submarinos de vários países visitan bases navais de outros países ao longo do ano…
Algo normal e corriqueiro.

Caerthal

Isso pode ser um sinal de que a possibilidade de operações conjuntas em situação de conflito armado tem aumentado muito…

Antoniokings

Só se for contra índios em suas canoas na Ilha de Marajó.
Acorda cara-pálida!

Bruce wayne

comment image

Hermes

Já colocaram até foto de sub brasileiro em base americana lá em cima nos comentários, olha lá e volta aqui para dizer que agora viu.

Cinturão de Orion

Não salva nem 1 neurônio. Ops! Só tem 1 mesmo.

Flanker

Você sabe onde é isso???

Leandro Costa

Já vi até Ticonderoga no Mocanguê… Los Angeles então, direto. Os Porta-Aviões só nunca atracaram lá porque não passariam por baixo da ponte Rio-Niterói. E durante décadas eu peguei a ponte/barca todo santo dia…

DOUGLAS TARGINO

Existe algum problema em uma embarcação como essa atracar em nossa única base de submarinos como alguns estão aqui reclamando ou realmente o único problema são essas pessoas só saberem reclamar?

Aguiar Silva

Os EUA não precisam vir na nossa base nos espionar. O submarino não é 100% nacional, todos os pontos sensíveis do submarino é estrangeiro, e esses países estrangeiros são aliados dos EUA, logo, qualquer dúvidas sobre os subs brasileiros os EUA pode ter. Agora, em relação ao submarino nuclear brasileiro, ai a parada é totalmente diferente!

Last edited 3 anos atrás by Aguiar Silva
Cristiano de Aquino Campos

Realmente, vamos ficar pianinho com eles pois se nào acontece com a gente o mesmo que com a Argentina. Quando um falar, acaba com as queimadas pois e ruim se não eu tomo, nos sim senhor, desiste dessa ideia de bomba atômica que tu tá com a gente, nós, sim senhor, para quê ter caças de 5°geração? Fica com esse de 4°geração que esta ate demais para o quê você precisa.

Leandro Costa

Tomara que o Brasil não tenha bomba atômica mesmo, até porque o controle de armamento nuclear seria eminentemente político e não militar… então… quem não confia nos políticos brasileiros, não deveria jamais desejar que o Brasil tenha armamento nuclear.

Juarez

Perfeita observação.

Tomcat4,2

É apenas mimimi mesmo meu caro, nada de novo no front e , aliás, mais uma demonstração da parceiragem militar entre Brasil e EUA q continua de vento em popa .

Cristiano de Aquino Campos

Ok, más ate quando?
Vai depender dos interesses de lá e de cá.
Ou vamos sempre acertar o paço conforme a música, mesmo não gostando da letra?

Antoniokings

Nos próximos Governos de EUA e Brasil essa baboseira acaba.

Kemen

O relacionamento entre os comandos militares de lá e aqui sempre foi amistoso, lembra da Unitas?

Rinaldo Nery

Paço? Ou passo? Cristiano, cala a boca.

Flanker

Hehe….talvez ele se refira ao Paço Municipal do RJ….

marcus

Parceria Karaku. Os EUA entram com a Cara e o Brasil com KU.

Cinturão de Orion

Graças a Deus!

Doug385

Eles so sabem reclamar mesmo.

Carlos Campos

só sabem reclamar

Juarez

Bom dia Douglas. Não existe nenhum problema como já foi escrito aqui por diversos foristas isentos do vies ideológico da burrice, explico: Os de “sempre” que estão defecando pelos dedos, fazem isto com um unico objetivo que e desgastar o máximo o GF, criar factoides e seguir a cartilha que lhes foi implantada no único meio neurônio que possuem,que martela “go home para usamericanumarvadu,” conforme a ordem pre dada por seus mulahs esquerdoides. Agora se isto ocorresse no governo do “nunca antisvistu” e um submarino nuclear russo ou chinês adentrasse pela base de Itaguaí estes mesmo ‘seres” teriam orgaosmos pleonasticos… Read more »

Jef2020

Amigos…ao mesmo tempo que estão para prestigiar o evento do Humaitá claro que aproveitam para espionar e principalmente gravar a assinatura acustica de nossos sub…espero que o Riachuelo não esteja dando bobeira pois adorariam gravar em seu bco de dados essa assinatura acústica…mas é claro que ao mesmo tempo eles tb se expoem e tb poderão ser espionados nesse mesmo sentido…pois o mundo tb sabe agora onde o Vermont está…mas tudo isso faz parte do jogo….em exercicuos conjuntos e o que mais acontece…e segue o jogo.

Aguiar Silva

Você acha mesmo que 4 submarinos é capaz de frear uma frota de 10 porta aviões? Até parece que os EUA vão perder seu tempo nos espionando.

Cristiano de Aquino Campos

A mesma lógica se aplica a Russos e Chineses, certo?
Então libera o 5G Chinês que tá tranquilo. E desculpa esfarrapada essa estória que eles podem nos espionar e por isso temos que pagar mais caro para mudar o fornecedor de 20 anos das nossas operadoras de telefônia.

Cristiano de Aquino Campos

Então para quê estamos gastando tando dinheiro num programa de submarino nuclear que só vai dar conta do que os atuais convêncionais ja dão?
Só vai ficar dando volta na regiào sudeste e só entrar em ação se algum maluco da regiào enviar seus gloriosos, 3 oi 4 navios de guerra da decada de 70 pior que os nosso, para cá.

Jef2020

Ola amigo….onde escrevi que iríamos frear os EUA??? Cada classe de Submarino e tb navios possuem uma assinatura acustica própria….submarinos não enxergam debaixo d’água…suas ações dependem da identificação dos alvos atraves do ruido característico daquele modelo…por isso essa busca por identificar e classificar os meios maritimos é fundamental e como disse faz parte do jogo…em um eventual combate é fundamental identificar e classificar um eventual alvo ate para saber se trata-se de aliado ou inimigo…outra coisa em um eventual conflito futuro vc sabe com quem o Brasil iria se aliar??? Depende de uma serie de fatores… qual o motivo do… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Jef2020
Hermes

Que assinatura acústica? Nossos novos subs já estão navegando a pleno por aí e não estamos sabendo? Se bobear nem a Marinha sabe ainda a assinatura acústica final deles por estarem em fase de testes e tem de mexer e ajustar muita coisa. Menos, menos…

Jef2020

Ola amigo….acho que vc nao entendeu….a assinatura acústica é identificada pelo som emitido pela hélice na água….não consta em manuais….é identificado quando o submarino está navegando e ai sim catalogada e diferenciada dos demais sons já catalogados….só se descobre com o meio naval navegando

Jef2020

Adicionalmente amigo….vc não sabe que o Riachuelo ja esta navegando e realizando testes em mar? Semana passada realizou o teste de imersão dinâmica …

Hermes

Você leu sobre a fase de testes? Que muita coisa ainda vai ser mexida e mudada? Não, né…

Kemen

Figuras de ruido se gravam em manobras conjuntas, não em visitas amistosas.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
sj1

Eu acho que com o sub parado e desligado não existe como.

sj1

Como vão obter os dados acústicos se o Humaitá vai estar no raso e desligado ?!?

jef2020

Olá amigo…..claro o Humaitá não vai navegar tão cedo….vai demorar meses ainda….me refiro ao Riachuelo que está em testes….é a mesma coisa….é da mesma classe…

Flanker

E o Riachuelo vai estar navegando durante uma solenidade? E mesmo que estivesse, o submarino dusamericanu vai estar atracado na base brasileira…..

Hermes

Não adianta Flanker, a mente deles está embotada a informação não entra de modo algum.

Foxtrot

Kkkk virá lotado de agentes da CIA, NSA.
Virão visitar a “Disney” Sul americana naval, criada pelo almirantado nacional.
Parabéns MB!

Carlos Campos

CIA em sub? NSA em SUB? tá viajando, eles tem satélites espiões, inclusive uma ilha no atlântico sul junto com o UK onde ouvem qualquer coisa que passa pelo atlântico sul. tem vários trojan diferentes que devem está até no teu celular, no computador biroliro, e quando vem para o Brasil ficam na Embaixada em Brasília ou seus vários consulados espalhados pelo Brasil

Last edited 3 anos atrás by Carlos Campos
Foxtrot

Amigo você não entende nada. A CIA , NSA possui vários agentes técnicos que inclusive participam de operações com as FAAs americanas para aquisição de informações, e dentre essas informações está a aquisição de tecnologias ou impedir que o inimigo adquira tecnologia Americana. Os chamados Agentes de ligação, que coordenam as operações de membros e unidades do JSOC. sendo assim, eles podem estar em qualquer veículo americano, seja submarino, porta aviões etc. Não é atoa que o Irã impedia as fiscalizações da OEA em suas instalações nucleares. Só o Brasil que é atrasado e não sabe utilizar seu serviço de… Read more »

Carlos Campos

FOX eu entendo tudo que vc disse, mas repito, não tem essa de um agente da CIA estar aí nesse SUB, no máximo o capitão vi dizer para o pentagono a localização exata de onde se guarda máquinário, onde fica a adm, para que em caso de atque seja danificados, pq não adianta em nada atingir galpão cheio de vento em um ataque, a CIA vai ter acesso a sssas informações…… se tu me dissesse que um agente da CIA estivesse em avião, navio, mas sub não acredito pelo espaço apertado….. quanto aos agentes aqui no Brasil a ABIN devia… Read more »

Flanker

Meu Deus…..kkkkkkkkkkkk

Bruce wayne

para calar a boca dos conspiracionistas
comment image

Last edited 3 anos atrás by Bruce wayne
Bruce wayne

comment image

Bardini

comment image
.
Alguém sabe dizer o que é que está desenhado ali no símbolo do Riachuelo?
Até hoje eu não decifrei o que é esse treco preto aí…

Flick

Bardini,

Me parece ser uma Raia

Cinturão de Orion

Arraia “Jamanta”, ou “Manta”.

Antonio Sales

comment image

Antonio Sales

comment image?w=768

Esteves

Uma homenagem ao Esteves que possui o Arraes Amador.

AA

Kemen

è uma arraia “jamanta”, essas que pulam fora da agua de vez em quando, na baia da cidade do Rio de Janeiro, antiga baia da Guanabara.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Leandro Costa

Não sei se pulam fora da água. Nunca vi. Sei que uma dessas protagonizou um causo pra lá de escabroso para um grupo de escoteiros do mar aqui em Niterói lá pelo início da década de 1970.

Foxtrot

Sério?
Porquê não usou sua especialidade em analista de fotos?

rommelqe

Como ja comentado entendo que retrata uma arraia tipo manta. Acrescento à sua curiosidade uma outra:por que da adoção deste simbolo? Tem algum significado especial? Para a imagem de um Riachuelo seria mais característica uma orca (agressiva e ágil) do que uma arraia (sem dúvida com hidrodinâmica avançada porém de geometria totalmente diferente, estável mas lenta …); tá certo que em Itaguai ha arraias em profusão, enquanto que as orcas raramente aparecem por aqui…são em pequeno número nas costas brasileiras (parecem submarinos….)

Funcionario da Comlurb

É uma arraia, igual a do Tonelero, classe Oberon.

Bardini

Pra quem quiser ter noção do tamanho do bicho:comment image

Tomcat4,2

Classe Virginia, enorme a criança!!!

Mazzeo

Senhores, acho que muitos de vocês não acompanham a força OU estão simplesmente de má vontade.
O S34 Tikuna passou um ano na base de Mayport nos EUA dentro do programa DESI, operou com vários SSN e embarcações americanas e de demais aliados.
Tem matéria no NAVAL sobre isso.
Essa paranoia está transformando a parte de comentários do site em uma fonte de teorias bizarras. Os que não estão simplesmente de má fé pois odeiam tudo o que é americano pelo menos procurem informações, usem o link de busca do site, usem o google !!!

https://www.naval.com.br/ngb/T/T035/T035.htm
comment image

Hermes

Mazzeo, é má vontade esse monte de chilique, já até te negativaram. Não vão olhar a foto e nem ler o que você escreveu e vão continuar dizendo que isso nunca houve.

Welington S.

FINALMENTE alguém com neurônios intactos aqui. Meu Deus do céu, li cada asneira que olha…

Bueno

TOP!! o zero Bala SSN 792 Vermont junto ao zero bala S41 Humaitá e em breve o S42 Toneleiro.

Sabem se tem outro navio USN? so ele no marinetraffic.

Fabio Araujo

Já chegou!

Allan Lemos

Sério que alguns aqui acham que os EUA precisariam usar o lançamento ao mar do Humaitá como desculpa para vir aqui e roubar informações? Se eles quisessem fazer isso(já fazem), eles nem mesmo teriam nos avisado da presença de suas embarcações em nossas águas, teriam enviado submarinos em segredo e/ou simplesmente usariam seus satélites espiões que conseguem achar até mesmo uma agulha no palheiro, literalmente.

Se o Brasil levar mesmo a sério o desenvolvimento de uma doutrina de operação de submarinos nucleares, é bom usarmos oportunidades como estas para aprendermos o que pudermos, não é nenhuma vergonha fazer isso.

Pablo Maroka

Estou chorando copiosamente!

Eu num guento!

É muita emoção.

Pablo Maroka

Bem que poderiam deixar um aqui para a gente operar.

Tio Velho Comuna

Essas visitas são corriqueiríssimas entre as nações amigas do Brasil! Aos camaradas que fazem ilação de que os companheiros Yankees iriam se aproveitar disso para ‘roubar’ algum conhecimento secreto podemos dizer com certeza: A NSA, CIA, etc sabem muito bem tudo o que querem sobre o Brasil a muito tempo, como aquele escândalo do wikileaks, perdão se digitei incorretamente, mostrou alguns anos atrás! O Brasil é um livro aberto!

Pedro

Nunca teremos um deste porte, até que se pare com a farra do dinheiro público em relação aos soldos dos militares e a sua exclusão da reforma da previdência.

Tiago Cruz

Se tivéssemos uma rede de deteção submarina já gravariamos sinais acústicos desta bela máquina de diplomacia , visita já serve de treino para nosso futuro submarino nuclear .

Pablo Maroka

Seria uma afronta a us Navy!

Espero que vc nunca volte a ter esse tipo de pensamento.

Estou envergonhado

Daniel Fortes

Gravar os sinais acústicos de um submarino desses chegando na costa BR não é difícil. Acontece que muitos desses submarinos existem meios de alterar o som verdadeiro (através da rotação, do ruído do reator, etc…). Então, numa guerra pra valer o som dele pode ser mais silencioso e diferente

rommelqe

Sim exatamente…além disso os principais interessados em saber dos segredos de um Vermont da vida nem são brasileiros. Há gente mais diretamente vinculada .

Hermes

Um dos melhores comentários.

Carlos Campos

Acho que se os almirantes não forem burros, já devem ter feito isso, mas acredito que os gringos não são burros, então devem ter mascarado a assinatura acústica do sub deles. dar mole assim é ridículo.

ADRIANO MADUREIRA

Nossos almirantes não seriam tão audaciosos para pensar em algo assim,fora que eles são muito educados e jamais iriam fazer tão desfeita contra os irmãos de farda.

rommelqe

Não temos? Já ouviu falar de um hidrofone portatil de alta resolução? “Ah bom, não temos … Só teríamos disponivel se tivessemos campos de exploração de petróleo, navios oceanograficos e outras coisas assim…”

ADRIANO MADUREIRA

Quanta amizade ! Bela demonstração de fraternidade de nossos irmãos e aliados americanos…

Muita gentileza deles !

Espero que enquanto o submarino classe los angeles Block IV deles estiverem aqui,nosso Riachuelo não seja deixado de bobeira para eles captarem emissões sonoras ou eletrônicas ,monitorando as imersões dinâmicas para nossos irmãos obterem dados para sua biblioteca acústica.

comment image

Tulio

Kkkkk, ás vezes esses comentários são bons pra dar umas risadas.

Jorge

Gente isso é normal entre nações amigas. Um navio militar brasileiro acabou de atracar num porto militar americano. Os US podem atacar quem quiserem,onde e quando quiserem…não precisariam dessa arapongagem. Se facilitar eles sabem bem mais sobre essa base e os nossos submarinos,que todos nós…

ADRIANO MADUREIRA

“Quem faz a fama deita na cama”,já diz aquele velho ditado,sim eles podem atacar quem quiser,mas todos nós sabemos bem a fama de arapongagem americana,santos não são e nunca o serão…

Funcionario da Comlurb

Eu acho que essas visita é reflexo do alto nível que se encontram atualmente as nossas relações com os EUA. Mandaram seu sub mais moderno. Isso é prestígio. Deveríamos valorizar isso , e não ficar montando teorias conspiratórias sem fundamento. Afinal quem tem o equipamento de ponta que teoricamente deveria ser espionado são eles..

Ten Murphy

Pessoal falando de espionagem americana… o Brasil acaba de fechar o alugel de 6 submarinos da classe Virgínia por 10 anos. Está saindo em todos os sites.

Ten Murphy

É verdade este bilete. Rs

OMINI

Praquê Brasil.. Praquê?!

Luiz Floriano Alves

A presença deste SubNuc nos mostra o tamanho do problema de entrar na era atomica, nos submarinos. Porém, com a aliança recente da Hitachi, GE e Bill Gates, para o sesenvolvimento de reator de sal fundido de quarta geração, tudo vai ficar mais ao nosso alcance. Um reator compacto de baixa pressão e combustível e residuos não radioativos ou poluentes é tudo que sonha o projetista naval.

Yuri Dogkove

O tamanho do problema é proporcional ao medo e covardia de “alguns”…

Dalton

A vinda do “Vermont” é um caso bastante raro, pois ao contrário de outros submarinos da US Navy que aqui já estiveram, ele é novo demais e ainda não passou pelos ajustes pós comissionamento que o levarão novamente ao estaleiro por alguns meses no próximo ano e normalmente uma série de testes pós comissionamento é feito ao longo da costa leste dos EUA. . Poucos anos atrás outro “Virginia” o USS North Dakota antes de passar pelos ajustes chegou a ser enviado ao Mediterrâneo porque havia necessidade de usa-lo como plataforma para testes de veículos não tripulados e ele tinha… Read more »

guilardo

Amigos, toda essa conversa é estéril. Os EEUU nos tem como potência de quinta categoria no contexto mundial. E só para não alongar, eles não precisam vir aqui para nos espionarem pois cachorro morto não morde ninguém. Aliás, qual é o país que não possui armas nucleares que é respeitado ? No Brics, por exemplo, o Brasil é o único que nunca teve ou terá. Até a África do Sul já possuiu. Ninguém dá crédito a país que não tenha armas atômicas. Essa é a realidade.

Dalton

Não concordo Guilardo o Brasil pode sim ser respeitado ou mais respeitado ainda sem ter armas nucleares, assim como Canadá, Japão, etc. principalmente se deixar de ser o “país do futuro” e passar a ser um país sério pois potencial é o que não nos falta. . No mais trata-se apenas de uma visita de cortesia diante de um momento importante para a marinha brasileira como ocorreu em 2014 quando o USS Dallas esteve aqui além de um SSN britânico e outro francês na comemoração do centenário da força de submarinos. . Gostem ou não, ambas as marinhas são próximas,… Read more »

Nilo

Dalton, congratulações. Mas Japão é um país ocupado. Canadá, ficou mais ainda patente o seu papel na geopolitica, quando do caso “Avro Canadá CF 100” e está bem documentado do porque Getúlio Vargas entrou na segunda guerra mundial por pressão interna e externa, Siderúrgia Volta Redonda…. foi compensação, mais não o motivo.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Dalton

O Japão não é “ocupado” já faz décadas Nilo e a presença militar lá foi e continua sendo benéfica para ambas as nações.
.
Não há “perfeição” no relacionamento entre as nações e quanto a decisão brasileira de ter entrado na guerra independente de “Volta Redonda” foi o certo diante de um regime muito mais “nefasto” do que o dos EUA que foi o regime nazista, bom, assim penso eu.

Nilo

Afirmo, junto: “nefasto” regime nazista e Não há “perfeição” no relacionamento. Me lembra o quanto pragmático e atual continua a política implatando por De Gaulle, na França, que persiste até hoje (me refiro exclusivamente a política de soberania de estado).

Nilo

No mais como você falou é uma visita, apenas uma visita, de cortezia, que se diga, de um presidente atual reconhecendo o esforço de outro presidente atual.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
guilardo

Respeito a sua opinião, mantendo entretanto a minha linha de entendimento. Um abraço.

Yuri Dogkove

Depois dessa visita, será que futuramente teremos a notícia de que o projeto do SubNuc foi encerrado? Aguardemos…

Yuri Dogkove

Como deve soar essa visita: Cortesia, apoio ou intimidação?

Yuri Dogkove

“Brasil, um país de todos!” Nunca essa frase fez tão sentido!

Almirante Makharov

Os E.U.A. acabaram de autorizar um upgrade dos torpedos que a Marinha do Brasil vai usar e cidadão fica incomodado com o submarino que veio prestigiar o lançamento do Humaitá. Queria que o sub americano viesse visitar a marinha do Brasil e prestigiar o lançamento do nosso novo submarinho atracando em Vitória? Em Santos? Façam me o favor, estrategistas de poltrona!

Yuri Dogkove

Upgrade ou esmola? Quantos submarinos, fragatas e corvetas o EUA ajudou o Brasil a construir? Seja sincero por favor!

Flanker

O Brasil pediu ajuda para essas construções que vc citou?

Bosco

Por que você acha que os EUA ou qualquer outro país precise “ajudar” o Brasil, a 8ª economia do mundo, a fazer qualquer coisa, principalmente, submarinos, fragatas e corvetas? Não entendi!

rommelqe

Gostaria de pontuar um conceito que não foi abordado claramente aqui nos comentários. Mais importante do que ter uma determinada arma é saber usa-la e em quais circunstâncias. Um sujeito isolado portando um fuzil FAL da vida pode perfeitamente fazer frente a um pelotão inimigo equipado com drones de ultima geração, miras laser, etc. A assinatura espectral de um submarino é apenas uma pequena parcela daquilo que se pretenda utilizar como meio de detecção do mesmo. Se nem embarcações de patrulha um país possui nada adianta gravar um som desconexo, certamente distorcido por vários meios eletrônicos e outros subterfúgios (por… Read more »

Nilo

Rommelqe, pode acrescentar? “… saber usá-la e em quais circunstâncias””””.
preferencialmente capacidade de produzir, domínio tecnológico, cultura de desenvolvimento e aperfeiçoamento.

rommelqe

Concordo Nilo! Voce deve saber que na segunda grande guerra o Brasil não tinha acesso a sonares e acabou desenvolvendo o seu próprio; no pós guerra, quando foram comparados alguns de distintas origens, o brasileiro foi considerado um dos melhores… Aqui no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnologicas, que alguns pensam que pertença a USP por estar no mesmo terreno mas na realidade, da mesma forma como o Instituto Oceanográfico, é um orgão estadual independente em relação à universidade) os bancos de prova para ensaios físicos em modelo reduzido de cascos de navios, possuiam em determinados períodos, TODA a instrumentação (pressostatos,… Read more »

Caravaggio

Pegando o gancho dos comentários consensuais de os americanos serem “marinha amiga”, pergunto aos especialistas (rs): temos alguma marinha inimiga? Algum problema desse tipo de visita ser aberta a todas?

rommelqe

Olá Michelangelo Merisi (vulgo Caravaggio – naquela época que pintava telas maravilhosas tenho certeza que não postava no Naval…), Entendo que em todas as competições (inclusive bélicas entre forças armadas) voce tem que conhecer o adversário/inimigo e não menospreza-lo sob pena de sofrer derrota! Assim, se alguem fica meramente na defensiva corre grandes riscos.(vide o atual futebol brasileiro que sucumbiu sob a mania de só se defender esuqecendo do que foram as seleções das décadas de 50 a 90). Veja nos esportes, tais como tênis e vôlei: se voce não forçar o saque já perdeu…na esgrima se voce não atacar… Read more »

Mgtow

Aí tem coisa. Qual terá sido a nova entrega para eles?
Visita a paises aliados? hahahaha
conta outra