ScanEagle

ScanEagle

No dia 15 dezembro, em Washington-DC-EUA, foi ativado o Grupo de Fiscalização e Recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (GFRARP), na sede da Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW).

O grupo irá executar as tarefas referentes à fiscalização e ao recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado “ScanEagle”, equipamentos de lançamento, recolhimento e serviços de Suporte Logístico e de Treinamentos associados, contribuindo para o processo de garantia de qualidade na obtenção do meio junto ao Foreign Military Sales do Departamento de Defesa do Governo Norte-Americano.

O GFRARP é subordinado ao Diretor de Aeronáutica da Marinha e será apoiado administrativamente pela CNBW, onde será baseado, e trabalhará em conjunto com o PMA-263 Small Tactical Unmanned Aircraft Systems. As primeiras aeronaves deverão chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021, acompanhando a formação dos pilotos e pessoal de manutenção.

Para a Marinha, a obtenção do Sistema Scaneagle é mais um importante passo na renovação dos meios aeronavais e os resultados alcançados permitirão que a Aviação Naval dê um importante passo para o incremento da eficiência operativa do novo trinômio Navio-Aeronave-Aeronave Remotamente Pilotada, entrando definitivamente na 5ª fase da História da Aviação Naval.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

132 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Quantos foram adquiridos?

Esteves

Parece que 1.

Ricardo Rosa Firmino

Nossa e cria um grupo pra receber 1 unidade?? Dinheiro jogado no ralo…

Esteves

O mundo começou com 1.

Ricardo Rosa Firmino

Sim com um.. .mas criaram um grupo pra receber esse 1?? Brincadeiras a parte..com a grana que irão gastar com esse grupo, talvez desse pra comprar mais 1…
Po se fosse receber 12.. 24 caças novos ok..1 Scan Eagle??

Allan Lemos

Brasil sendo Brasil kkkk, o que mais se tem nas forças armadas é grupo de estudo, grupo de licitação, grupo de elaboração do contrato, cerimônia de celebração de contrato, cerimônia de integração dos componentes da primeira unidade, cerimônia de entrega da primeira unidade, cerimônia de certificação e assim por diante kkkk

Theo Gatos

E o Brasil ficou com 1 até o fim do mundo…

Eduardo Nascimento

Aprendam ao menos ler um texto antes de fazer críticas infundadas. Lá está escrito; as primeiras unidades serão entreguem em 2021. Querem desenhado? Esse grupo de recebimento quando de volta ao Brasil, passam a transmitir para outros militares, os conhecimentos adquiridos.

Sergio

KKKKKKKKKKKKKKKKK
Camaradas o bom disto tudo é que eu morro de rir com a troca gratuita de ofensas entre vocês…..
Vamos ser gentis uns com os outros gente !!!!!!!!!!!!!
rsrsrs

edimur

Tem que ter pelo menos um porque se não como vão mamar? BRASIL O rabo abana o cachorro kkkkk O gigante bangalô jaja alguém vem falar que oque ganha guerra é treinamento .

Carlos

Será que vai Rolar um Coquetel , sabe uns engordurada Beiços ⁉️
??????

julio

6 unidades.

Groselha Vitaminada Milani

Se for mesmo 6 unidades, blz! Mas o duro é saber quais unidades usarão???? A Marinha poderia por os pés, os dois na água e parar de sonhar em voar. A cada dia que passa quando falam da Marinha do Brasil fico com a imagem de um PATO. Isso mesmo, um PATO! Vejamos, Pato nada mal, Pato mergulha mal, Pato corre e anda mal, Pato voa mal. Pato faz um pouco de tudo e tudo mal feito! Vejo esse aeromodelo e não entendo os Tupis parados, uma sucata de Porta Aviões gerando despesas para flutuar e fazer festinha do Vinho,… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Nunca itendi a marinha só ter o mesmo que as outras marinhas da america do sul, o minimo de submarinos convêncionais, no máximo 5.

Fernando

Bem, não sei se você sabe mas a Terra é redonda. Por isso quando você está a bordo de um navio você não consegue ver muito longe. A limitação da Terra redonda também incide sobre os radares. Então uma Marinha que possua aeronaves consegue enxergar muito mais longe do que apenas do navio. Uma aeronave não tripulada que faça esse serviço seria excelente e com certeza demanda menos espaço e manutenção que as tripuladas. Será bem útil à Marinha possuir esse tipo de aeronave. É claro que entendo a sua crítica, que a Marinha não tem navios e concordo com… Read more »

Mateus Lobo

Cara me dá uma preguiça de comentar no Blog as vezes por conta disso, a pessoa não sabe o básico de emprego táctico em um cenário de operação e vem ditar o que a Marinha deve adquirir e como agir, é pra dar risada só.

Osvaldo serigy

Parabéns a MB, o que não pode é parar no tempo! Tem que se qualificar nas novas tecnologias sempre! Vejam Armênia contra o Azerbaijão a diferente que fez o uso de Drones. O domínio em novas tecnologias ou pelo menos ter os meios e poder usá-los é essencial.

Pampapoker

O que adianta um drone sem armas…filmar e chamar um A4 para lançar bombas burras.

Osvaldo serigy

Caro pampapoker, creio que será uma evolução gradativa até que as nossas forças armadas possam ter e operar o drones armados. Infelizmente estamos atrasados, pior seria se estivéssemos parados no tempo e sem nenhuma expectativa.Abraço.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Isso é conversa fiada, o Tupan 300 é capaz de levar mísseis

Salim

Qual expectativa para MB?!! Quatro frangueta para final década e todo resto sucateado e 4 subs da Internet que só irão repor os tupis. Daqui 10 anos e o que teremos, mais 3 opvs banguelas e a gloriosa Barroso usada até talo.

Cristiano de Aquino Campos

OPV banguela? Você tambem quer navio patrulha armado com misseis anti-navios para enfrentar piratas em lanchas de fibra ou pesqueiros. Vamos ser honestos, compara os nossos OPV com os demais do mundo.
Todos ou a maioria com canhão de 30mm ou até de calibre menor.

Salim

Cristiano as corvetas que Israel e Rússia estão incorporando são muito bem armadas. Citei opvs banguela pois são os barcos que estão levando nossa bandeira até final década e os mais modernos da MB. E o que teremos até final década até incorporar as 4 f ranguetas, que por sinal são banguelas comparando com as corvetas de Israel e Rússia.

Carlos

então seria melhor se não tivesse nenhum drone?

os caras nunca usaram drone na vida mas o Pampapoker quer que alguém nunca operou drone começa já operando suprassumo dos drones… jenio… mb ta perdendo esccelente crânio como você

Pampapoker

Pelo menos sei escrever gênio certo kkkk.. Vamos criando doutrina, que nem o A 4.A MARINHA E UMA PIADA, com o Minas tinha porta avião, mas não tinha avião ( sei do decreto que proibia usar avião).hoje tem avião e não tem porta avião. Na minha opinião, a pior das três armas em gerenciamento.

Carlos

que bom que jenio sabe escrever… será que jenio sabe ironia?

Na minha opinião…

ninguém pediu tua opinião cara… já começa por ai…
sem falar que tua opinião não tem fundamento nenhum e não passa de achismo

Pampapoker

Então meu piá, aqui não e o teu lugar, isto e um lugar de discussão. Achismo, então vc não conhece a própria história das forças armadas, vai estudar o decreto, quem criou e quem tirou fora. Depois me procura. Um abraço. Ah me esqueci, bem vindo ao um país democrático, onde minha OPINIÃO,não precisa ser igual a sua.

Last edited 3 anos atrás by Pampapoker
Carlos

parabéns jenio… quando você parar de dar opinião de achismo ai vc me chama pra discutir no teu país democrático achista baseada em um conflito do outro lado do mundo

Cara vê um país aleatório usar drone de combate pq deu deu a sorte do alvo não ter dormido no ponto e não ter defesa e já parte do achismo que Marinha precisa ter drone de ataque pq ele viu no YT outro usando… amigo dica pra você de você: “aqui não e o teu lugar, isto e um lugar de discussão” e não achismo

Pampapoker

Lê o que o colega M65 colocou lá embaixo. O achismo sobre os decretos. Um abraço.

Salim

Triste pessoal querer coibir comentário em um blog de discussão. Quanta soberba.

Thor

Porta avião?

Cristiano de Aquino Campos

O que já será uma baita conquista do ponto de vista econômico. Antes, ou se usava um helicoptero cuja hora vôo e muito mais caro e de estrutura própria, ou não teria nada.

Agressor's

Com certeza será mais uma baita conquista do ponto de vista econômico, mas pros estrangeiros!

Salim

Se ver algo vai ter que chamar a FAB, que por sinal não tem míssil ar superfície. Se ficar bicho pega, se correr bicho come. Fico muito triste com a situação atual de nossas forças defesa.

Rinaldo Nery

Não tem um tal de Harpoon, lançado pelos P-3?

Pablo

que tipo de armas? atirar no que?

Fabio Araujo

Drones de observação são úteis, concordo que deveríamos ter alguns armados, mas para complementar o serviço!

Cristiano de Aquino Campos

E um drone, leve de curto alcance. E certo de ser usados nos patrulhas tanto de mar como os fluviais. Pense o quê um drone desse pode fazer indo na frente de um patrulha fluvial nos rios da amazônia, ou um filmando um crime no meio do mar e conseguindo provas. Sim pois no caso de contrabandistas, quando virem um patrulha ao longe já jogam tudo no mar.

Agressor's

Os iranianos desenvolvem e produzem uma coisa destas por uma fração dos custos. Eu só queria entender como que um país como o Irã, que sofre com todos os tipos de embargos e sanções tem tantas condições de desenvolverem e produzirem algo assim, enquanto que aqui se alega que não temos ou que não precisamos ter. Existe algo de muito errado em nosso país!

Zorann

“Eu só queria entender como que um país como o Irã, que sofre com todos os tipos de embargos e sanções tem tantas condições de desenvolverem e produzirem algo assim”… Respondendo a sua pergunta: O Irã forma anualmente mais de 250.000 engenheiros. Estão em 4°/5° posição (dependendo da fonte) entre os países que mais formam engenheiros e profissionais de exatas no mundo. Aqui não formamos nem 50.000 anualmente, e ainda assim, não temos empregos para todos eles. As duas profissões que mais formam no Brasil são: advogados e pedagogos. E temos uma justiça que não funciona e uma educação que… Read more »

Joao Moita Jr

E…
Pedreiro.

Agressor's

Esqueceu dos motoristas de aplicativo . A moda e o carro chefe da geração de empregos do atual governo. Tá cheio de engenheiros bem engajados no empreendedorismo propagado da nossa classe dirigente.

Alex

Pedreiro esta em falta.

Agressor's

Como com a nossa área da construção cívil implodida !

M65

Completando…. Bons pedreiros estão em falta. Porque maus profissionais ou graduados de nível superior pouco qualificados têm muitos no país

sj1

Uhum, to atrás e não acho.

Nilo

Que EUA são adv. eng…pedagogo…….

Agressor's

Vc pode estar correto em parte, não sei. Só que eu ainda não consigo entender como que um país com uma economia, infraestrutura, know how e parque indústrial inferiores a nossa ainda assim conseguem tanto quanto nós. Eu ainda continuo achando que existe algo de muito errado neste país, e eu não acretido que tudo isto se explique apenas com isso que vc mostrou!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Picachu

Não sou fã do Irã, mas é um país que na área bélica tem foco, em detrimento a outras áreas (alimentação, infra estrutura…)

Luiz

Com certeza, não. Alguns talvez, mas a maioria só olha para o próprio umbigo, para os seus interesses, caso contrário não teriam ficado omissos com relação a que tudo aconteceu nessas ultimas décadas.

SmokingSnake ?

Exatamente, é a velha corrupção e corporativismo mesmo. O importante para os que estão no poder sempre foi encher os bolsos e criar regalias para si próprios, o resto que se exploda. A mídia faz parte disso também, todos manipulando e mantendo o povo imbecilizado para permanecerem por cima.

Marcos

Caro, 8 a cada 10 engenheiros formados aqui não trabalham na área, a maioria dos meus colegas que se formaram em engenharia elétrica nem sequer passaram perto de trabalhar com isso e nem querem..

sj1

É uma pena que a história de sucesso do binômio FAB/Embraer não ocorra também na MB, a indústria nacional perde muito. Um sistema desses, que não é estratégico, deveria ser desenvolvido aqui, mesmo que fosse inferior, pq com o tempo se acaba evoluindo no equipamento e gera divisas e tecnologia.

Renato

Sj1,
Muito interessante seu comentário.
Caminhamos a passos largos para deixar de ser país, para voltarmos a ser colônia.
A ignorância e despreparo faz parte da cultura nacional.
Se temos um Presidente que se preocupa muito mais com multas de trânsito do que assuntos.de um chefe de estado, o que podemos esperar para o futuro?
Brasil HOJE é um país sem identidade.

sj1

Cara, a MB faz isso há anos, só compra fora. O presidente que aí está não faz muita diferença, até porque nosso sistema de governo é um parlamentarismo em termos práticos. Então a gente caminha a passos largos pra ser colonia desde os anos 80.

Salim

Concordo com sua posição, porém estendo esta submissão a qualquer país. Veja China, Rússia, irá . Qualquer desvio nosso somos ameaçados de embargo compras e baixamos cabeça. Mercado interno fraco para deleite do mundo.

Agressor's

Tudo a ver com a política do nosso atual governo. Valorização da indústria estrangeira!

sj1

A boa e velha MB como sempre comprando de fora e impulsionando a nossa indústria local… pro buraco !

Claudio Moreno

Sempre. Aqui estamos… Para comprar dos gringos. E ainda haverá quem diga que a aquisição se deu pois a MB trabalha em um ambiente muito peculiar, havendo a necessidade de buscar o melhor e o mais moderno para a atividade a fim. Blá, Blá, blá…

CM

Bosco

Como você deve ser “servidor” público e não produz um prego, essa política entreguista não vai te afetar , né?

Marujo

Quantos sistemas foram comprados?Em que navios servirão?

Marcos10

A MB ainda tem navios?
Estou surpreso.

Agressor's

Eu não sei quantos foram adquiridos, mas sei com toda certeza que devem ter sidos bem caros.

Fernando Antonio de Faria Soares

Noutro dia li na edição 138 da revista Segurança e Defesa, que a Colômbia opera mais de 50 desse drone!
Estamos atrasados, mas sempre tem um inicio.

Funcionario da Comlurb

Em que pese os chatonildos de plantao aqui no Blog, sempre reclamando, É uma Excelente notícia. É esse tipo de iniciativa que dá gosto de ver na MB. O orçamento curto não foi impeditivo para absorver a tecnologia.

Last edited 3 anos atrás by Funcionario da Comlurb
Zorann

Corrigindo sua informação: o orçamento não é curto, muito pelo contrário.

Joao Moita Jr

Lagostas, camarão, vinhos raros e filhas enxutas de 40 anos custam caro. Ninguém é de ferro, né?

Last edited 3 anos atrás by Joao Moita Jr
sj1

40 ?! tem solteirona de 80, 100 ! um canal dias atrás teve acesso aos dados do MD.

Esteves

Ué…tem mulher que não casa, não tem filhos, não constitui família, não tem união, vive isolada, tipo casada com Jesus.

Questão de fé.

Agressor's

Mais uma excelente notícia para quem lucra e tira muito dinheiro daqui. Mas o nosso país esta no rumo certo ao progresso e agora vai pra frente. Acreditem & votem nisso!

Cadillac

Esses chatonildos se proliferaram demais e estão dando dislike em qualquer comentário que não seja esculachando a marinha. Pra esse povo revoltado aí, parem de dar uma de machão aí num blog de internet e vão xingar os políticos ou os militares pessoalmente, por email ou telefone, porque aqui, vocês não vão conseguir nada mesmo. Ah é, a intenção não é melhorar, é só falar mal mesmo pra pagar de nerdão do militarismo. Podem negativar a vontade, porque a cada crítica idiota, mais as críticas realmente interessantes passarão a ser ignoradas.

Funcionario da Comlurb

X2!!!

Agressor's

Mas é claro, aonde é que já se viu o povo chatonildo deste país reclarmar com que fazem com o dinheiro dos nossos impostos né. Este povo daqui tem que aprender a se manter no seu devido lugar, pra ver se toma vergonha na cara!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Salim

Se vc está satisfeito com o que entregam para defesa de nossa Pátria em face as ameaças internas e o gasto de uso 25 bi ano ( entre os dez maiores gastos do mundo em defesa ). Além do entreguismo de nossas riquezas e empobrecimento de nosso povo. Tudo bem. Veja nossos nos ida, renda percapita e aumento pobreza com necessidade de aumentar auxílio governo aos relegados quarto plano.

Renan

Qual orçamento é curto?

Foxtrot

Tsc tac.
Tinha a versão nacional deste Scaneagle da Flight tecnologias, que inclusive em parceria formada com a Boeing (se não me engano), fabricante do sistema de navegação e controle do drone, seria transferido a tecnologia para Flight.
Não tem jeito mesmo, gostam de muambas de Miame e da Europa viu!
Deve ser as vantagen$$$$ da importação e T.O.T!

Claudio Moreno

Isso é a MB. Me digam os defensores da minha outrora Gloriosa Marinha de Guerra do Brasil, digam-me quais as aquisições recentes da MB ou do CFN que buscaram o material lá fora e que nossa indústria de defesa não a produza ou poderia produzir! Esse negócio de demanda é babela, se não houver encomendas, jamais haverá demanda. Eu concordo sim, que para necessidades prementes e latentes como as escoltas, minagem, sim, temos um gap enorme e nossa indústria Naval foi sucateada, assim que estas encomendas urgentes devem vir defora, mas comprar fuzis, UAV, caminhões… meus Deus… Tá de brincadeira.… Read more »

Foxtrot

Disse tudo caro Cláudio.
Cansei de escrever a mesma coisa aqui, mas a grande maioria adora esse “show de fogos” feita para iludir mentes impressionáveis.
Isso serve para toda as nossas FAAs.
Precisa ver o “cavalo de batalha” que transformaram quando escrevo sobre a falta de integração com as aquisições do CFN.
Mas enquanto não tirarem dos oficiais de alta parente o poder de aquisição de equipamentos e sistemas teremos sempre isso.
E nossa industria, ainda não entendo porquê persistem nesse ramo “amargo” para os nacionais?

Defensor da liberdade

Como recuperam o bicho? Redes? Não seria melhor o Camcopter na marinha.

Cristiano de Aquino Campos

Tambem, acho isso, más….

Xerem

Defensor da liberdade nenhum dos dois e sim o Tupa nacional que leva ate Missil em uma baia.

Defensor da liberdade

Camcopter tbm leva.

Flanker

Pelo que sei, o Camcopter tem uma capacidade de carga útil de apenas 34 kg.

Paulo HPS
Defensor da liberdade

Imagino que esse impacto todo ao longo do tempo deva danificar a estrutura do equipamento.

SmokingSnake ?

Não, helicóptero é muito mais limitado

Zorann

Precisamos saber é quantos foram comprados, para saber se isto vai realmente aumentar de forma significativa a consciencia situacional dos navios da Marinha.

Se foram comprados só 1 ou 2, naquelas de “criar/manter doutrina”, não vai mudar muita coisa.

O ScanEagle está em serviço na US Navy desde 2005. Demoramos 15 anos para receber nossos primeiros.

Mas sem dúvida esta compra é muito importante.

Xerem

Zoram compraram um e 7 lançadores kkkkkkkkkk a MB e um cabidao de emprego mesmo pqp

Salomon

Como ele volta pro navio? Perguntar não ofende.

carvalho2008

ele tem pequenos ganchos na ponta das asas que se fixam contra um cabo vertical erguido por um braço mecanico. Enrosca como mosca na teia.
comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Agressor's

E qual é a complicação pra se desenvolver e produzir algo de função igual?

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Carvalho2008

Nenhuma.

O que falta é a iniciativa e sem divida, uma alavancagem de encomendas

Esteves
carvalho2008

eu gostaria de uns MIGs como estes…

Dinho

Boa!!
Ainda quero vero Atlântico recheado com drones de última geração e um centro de controle tipo Shanghai Fortress.

Last edited 3 anos atrás by Dinho
Fabio Araujo

Poderiam adquirir uns Camcopter S-100 para transporte e uns drones armados!

Esteves

“In 2009, the NOAA oceanographic research ship NOAAS McArthur II (R 330) began operating a ScanEagle owned by the University of Alaska to monitor the distribution and population of seals in the Bering Sea.“

As focas estão seguras.

Esteves

Monitoramento de ilícitos e…focas.

M65

1ª fase da Aviação Naval (AN): 1916 a 1941 – Primeiros “raids” aéreos entre algumas cidades fluminenses, transporte da 1ª mala aérea civil e da 1ª mala aérea militar; 1° voo de Santos Dumont, como passageiro, em uma aeronave militar brasileira, participação de aviadores navais brasileiros em operações reais de patrulha, durante a 1ª GM e extinção da Aviação Naval em 1941. 2ª fase – 1952 a 1965 – Ressurge a AN com a criação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha. Recebimento de suas primeiras aeronaves, chegada do NAel “Minas Gerais”, a Marinha, por força de Decreto Presidencial, ficou restrita… Read more »

Pampapoker

Parabéns pelo post, e pela fonte.

Rinaldo Nery

A própria FORAERNAV esqueceu que aviadores navais brasileiros voaram na Fleet Air Arm, na Inglaterra, na 1a Grande Guerra. Matéria da RFA.

Esteves

Olha, essa gente que faz críticas + críticas e críticas…

A MB manda saudações de preocupações.

https://youtu.be/yvhpJSNjEtY

Flanker

Espero que vc esteja sendo irônico…..

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Chega nem perto do Tupan 300 da Siatt, que inclusive consegue leve mísseis e tem pouso e decolagem verticais, além de um design totalmente moderno.

Last edited 3 anos atrás by Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
MMerlin

Conseguirá. Pelo que sei, é um projeto em desenvolvimento.

Renan

Daqui 18 meses podemos ter as respostas

MMerlin

Esperemos que seja respostas positivas. A apresentação do produto levantou boas expectativas. Possui um modelo de investimento independente, inovador no país, mas que tem ressalvas.
De qualquer modo, se o projeto se concretizar, trará um modo de atuação inovador na indústria nacional do segmento.

SmokingSnake ?

kkkkkkkk o problema é que ele só existe dentro do computador

Dod

Vai ser embarcado em qual navio da MB?

Nilson

Todos que podem operar helicópteros

Nilson

Um de cada vez, claro

Esteves

Só há 1.

Jose Juscelino de Oliveira Neto

Seria melhor investir no  FT-200FH brasileiro.

Claudio Moreno

Neto, boa noite de Sábado amigo, Cara a MB ter aversão por material de defesa nacional. Depois ainda me aparece uns defendendo compras da MB por ela e o CFN são uma força de prontidão a elite das FFAA do Brasil. Ficará muito chato fazer uma lista comparativa aqui, dos materiais de defesa de procedencia estrangeira (mas que há similares com qualidade igual ou até superior na indústria nacional) e comparar estas compras com o material nacional atualmente em operação pela força (MB e CFN). Não vale informar na lista caviar, vinhos, charutos. Não se trata de ser chatonildo,e sim… Read more »

Toni Cavalcante

Vai ser imponente esse “bichão” sendo lançado do nosso “navio aeródromo”…

Satyricon

Esse sistema é interessantíssimo, pois além da autonomia absurda, pode ser lançado e recuperado praticamente de qualquer plataforma de superfície, até navios patrulha. Isso dá uma tremenda flexibilidade. Também pode carregar diferentes sistemas internos para vigilância, sigint, etc, de acordo com a missão (não sei se a MB fará essa opção). Pelo que consta, pode até operar a enormes distância, além da linha de visada, por rellay de dados via satélite. A MB comprou poucas unidades e apenas 1 ou 2 lançadores (não me lembro), o que é uma pena pois limitará enormemente seu uso. Aparentemente, é uma compra inicial,… Read more »

Renan

Tupan neles
Está aeronave é inferior ao Tupan

Acredito que em alguns anos poderemos ver alguns testes combo Tupan.

O primeiro protótipo está previsto para 2022, la por 2025 acredito que as forças armadas passem a olha para o Tupan.

Jhon

Não uma aeronave, é um sistema de drones com sistemas de controle e lançamento, se nao me engano serao 6 sistemas completos com treinamento incluido.

Carlos Gonzaga

Fico admirado e triste com o nível dos comentaristas aqui. Há muitos anos acompanho este site é a coisa piorou muito a nível de comentários. Vejo aqui de preguiça a má intensão. Comentando a notícia acima, em 14/12, o site defesa aero naval informou o interesse na aquisição de 5 sistemas scaneagle sendo cada sistema (pacote) composto por 2 aeronaves, sistema da lançamento, sistema de recuperação, unidade de controle, unidade de enlace de dados, kit de sensores diversos para cada tipo de missão, supervisão de instalação e treinamento. Um primeiro sistema será entregue para implantação, testes, treinamento das equipes monitoras… Read more »

Carlos Gonzaga

Retificando a informação acima, a marinha adquiriu inicialmente, um pacote com seis aeronaves e um conjunto de sistema de lançamento, recuperação, comunicações, controle e apoio que serão utilizados para treinamento.

Carvalho2008

O pessoal acha que aqui é O Face…mas quando o editor pede ideias, ficam mudos….somente sao genios com $ 20 bilhões de dolares no bolso para ir no shopping fazer compras…duzentos deste, 150 daqueles…7 Porta Aviões etc…mamãe eu quero…desculpe mas enchem o saco mesmo…

Rinaldo Nery

Carvalho, tem muita filha solteira que não casou no papel. Por isso só seis sistemas. Isso é que é encheção de saco! Nos três blogs!

CPAN

Boa tarde, não existe diplomacia sem respaldo militar, não adianta uma nação ser forte econômica e politicamente, se não for forte militarmente, e se não possuir armamento de defesa antiaérea de médio e longo alcance e mísseis intercontinentais, isso sem falar em armamento nuclear, jamais será um player global e muito menos entrará para o conselho permanente de segurança da ONU, como almeja um certo país sul Americano.

GERSON DA ROCHA AGUIAR

E para a França, 04 Camcopter S-100 adicionais para a Marinha Francesa, é outro nível …não adianta no Brasil discutir o que vier vem bem…somos terceiro mundo ainda.

Antônio

Enquanto isso, o EB permanece marcando passo. Ou melhor, retrocedendo a cada em termos de drones e artilharia antiaérea. O custo de um leopard seria suficiente para 10 sistemas de drones para emprego pela infantaria, com qualidade comprovada em combate. Que falta faz o Hermes 450 para o sistema de busca de alvos do C Art Ex. Até que enfim, a MB resolveu investir em um sistema de qualidade.

Sergio Machado

Havia essa necessidade de importação? 1 unidade? Com tantos projetos viáveis por aqui podendo ser incorporados a nossa indústria?
Estamos voltando a mentalidade do passado: compras de prateleira, mentalidade submissa e dependência de outros países. Que declínio.

Pedro

Ótimo. Este é o futuro informatizado e robotizado.

Nelson Luiz Carlini

Poderiam aeronaves semelhantes serem produzidas no Brasil?

Koprowski

Em se tratando de Marinha do Brasil, minhas apostas para 2021: Recebimentos / entregas: ·        3ª e último helicóptero UH-17 (N-7092), o qual estava previsto para fim de 2020, além de uma nome para o mesmo: ·        1º helicóptero AH-15B SUPER COUGAR (N-4101), o qual estava previsto para fim de 2020; ·        4º helicóptero AH-11B WILD LYNX (N-4003) e, provavelmente, mais 02 un.; ·        ARP SCAN EAGLE (2º semestre); ·        Aeronaves AF-1B N-1001 e N-1013, após restaurações pós-acidentes; ·        Aeronave AF-1B N-1004, após modernização; ·        Aeronave AF-1C N-1021, após modernização; ·        Aeronaves KC-2 TRADER, provavelmente 02 à 04 un.(Esquadrão VR-1); ·        FG F-41 (Setor operativo), após muitos anos; ·        NDCC… Read more »

Manu