J-15

O Shenyang J-15 (chinês simplificado:歼-15), também conhecido como “Tubarão Voador” (chinês simplificado:飞鲨, Fēishā) é um caça multifunção chinês para uso em porta-aviões desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation e pelo Instituto 601 da Marinha do Exército de Libertação Popular para o programa de porta-aviões chinês.

O J-15 é baseado no design do Sukhoi Su-33, o T-10K-3, com radares, motores e armamentos produzidos na China.

Uma versão não terminada do protótipo do Su-33, o T-10K-3, foi adquirido da Ucrânia em 2001 e estudado exastivamente, e com o J-15 sendo desenvolvido imediatamente depois.

Enquanto o J-15 tem a estrutura baseada no Su-33, o caça chinês possui tecnologias como a aviônica do programa Shenyang J-11B.

Nas imagens recentes do J-15, ele aparece armado com mísseis antinavio YJ-83K e mísseis ar-ar PL-8 de curto alcance e PL-12 de longo alcance, similar ao AIM-120 AMRAAM americano.

O J-15 pode levar outras armas também, como mostra o quadro abaixo.

Embora o J-15 não possa decolar simultaneamente com carga máxima de armas e o máximo de combustível, ele pode decolar com carga de combate considerável e ser reabastecido no ar por outro J-15.

J-15 reabastecendo outro J-15
J-15 reabastecendo outro J-15 à noite

VÍDEO: Decolagem e pouso noturno do J-15

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TeoB

olha, que dá uma inveja, dá…

Pedro

Professor, boa tarde. Uma dúvida de quem os acompanha eu acho desde de 1998 e programa FX. Sabe dizer se existem parâmetros entre as armas chineses usadas x russas x ocidentais agora na última guerra entre Armênia e Azerbaijão?

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Mgtow

Pois é Galante, lembro bem disso aí.
O fato é que as olimpiadas desse ano aí pelo nivel de organização do país e desempenho do mesmo nos jogos, sendo a primeira vez que eu vi um país bater os americanos em numeros de medalhas de ouro, ja deu pra sentir que os chineses estavam voando baixo em todos os setores. E o setor militar não podia ficar para trás.

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Eduardo dos Anjos

Vdd, fico imaginando o orgulho do povo chinês e a inspiração provocada nas novas gerações por lá com a evolução econômica e militar dessa nação… certamente é um ciclo virtuoso que vai durar muitas décadas…

Last edited 3 anos atrás by Eduardo dos Anjos
Alan Peter

Desculpem, faz muito tempo que não posto, apenas acompanho os comentários, mas esse não deu pra segurar. Camarada, o peão não tem direito de dar sua opinião por lá, o PCCh não permite. Portanto se for perguntado pra qualquer cidadão ele vai dizer que está orgulhoso e maravilhado, caso contrário será preso e possivelmente fuzilado…pipocas…só faltava essa….

Allan Lemos

O que uma coisa tem a ver com a outra? Eu odeio a esquerda com todas as minhas forças, mesmo assim se os governos do PT tivessem conquistado 10% do que os chineses conquistaram no campo militar, eu estaria extremamente orgulhoso e feliz.

Os chineses podem ficar orgulhosos de seu país porque são um povo de tradição milenar que está rapidamente ocupando um lugar de destaque no mundo moderno.

josé

pq esse ódio todo? ele é racicionado ou se basea no que foi propagandeado pela mídia comercial? filho, vc acha que a vaza-jato é ficção científica? o que a maravilhosa direita brasileira fez de bom antes e depois do ptê (e assim que vc falam, né?)?

Luciano do Prado

Mas tem que estar orgulhoso e maravilhado mesmo, um país que há poucas décadas era uma nação agrária e hoje constrói porta aviões, caças, internet de alta velocidade, manda foguetes para o espaço, constrói suas próprias estações espaciais, deve ser motivo de orgulho, mesmo para o chinês mais cético..

Rinaldo Nery

Estive na China em 2017. Tenho muitos amigos que voam, ou voaram lá (por anos). A China ainda é muito fechada, e o povo chinês pouco sabe o que acontece além das fronteiras, pois a mídia é muito censurada (e sob controle do Partido). O povo chinês é muito ufanista, não pelas realizações do País, mas, sim, pela lavagem cerebral que sofrem.

Alison

Pelo numero de negativações e, considerando que a maioria aqui são minions, devia ter continuado calado…

Rinaldo Nery

Sim, somos maioria aqui e no País todo.

Kemen

Tem uma certa abertura para opiniões sim, pelo que se sabe o próprio J-15 teve algumas criticas internas em relação a varios aspectos. Depois que milhares de estudantes chineses protestaram seguidamente e também frente a um desfile militar de tanques anos e anos atrás houve uma pequena abertura, se não a fizessem, o regime iria fracassar com o tempo, a juventude chinesa seriam os chineses do amanhã (hoje).

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Zé Mané

Não são páreo para os nossos A4.

Agressor's

Mas vcs já repararam como quando vão falar de caças como o Su-35 sempre os comparam com caças de quinta geração estadunidenses?!. As comparações são feitas só com caças de gerações superiores! Ninguem curiosamente nunca cogita fazer comparações com os caças de mesma geração dos eua como o F-15. Porque será? Será porque são inferiores? De fato são mestres, só que na arte da elaboração de peças de propaganda!

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Antoniokings

~’A inveja mata!’

Fabio

Se compara o Su-35 com F-22 e F-35 pq e o melhor que os russos tem no momento . Quando o Su-57 estiver operacional a comparação será dessa aeronave com as respectivas americanas . O F-15 que vc se refere e um rival do Su-27 variante mais antiga e vc sabe muito bem que o Su-35 e praticamente uma aeronave nova . Mais não se preocupe logo o novo F-15EX vai estar aí pra bater de frente com ele aí veremos como vai ficar .

Antoniokings

Não.
É porque é o suficiente para dar conta dos F-35 e F-22.
O F-15 é um projeto mais antigo que o Su-35.
Ademais, caso haja necessidade, os russos já possuem o Su-57.
Mas, creio que os russos não avaliem assim, haja vista o aumento de produção dessa família de caças pesados e poderosos.
.

Antoniokings

Em tempo.
Se não me engano, o próprio Min.da Defesa russo, deu entrevista dizendo que a prioridade era o Su-35.

Fabio

Deu prioridade pq como eu disse e o melhor que eles tem no momento . Quando o Su-57 estiver operacional a prioridade será toda dele . Senão pra que desenvolver um novo caça se vc já tem um que dá conta do recado como vc mesmo diz ?

Antoniokings

A doutrina russa é poder de fogo e velocidade.
Não é à toa que estão equipando os MIG-31 com Khizhal.
Quando o inimigo detectar algo, já era.
Tarde demais.
https://militarywatchmagazine.com/article/russia-sets-up-dagger-hypersonic-strike-squadron-with-foxhound-jets-to-challenge-nato-in-northern-regions

Fabio

Su-35 da conta de F-22 e F-35 ? Tá bom então …

Luiz Trindade

O fato da limitação de armas e combustível na decolagem é que mostra as limitações de “skyjump”.

Luiz Trindade

Obrigado Alexandre Galante.

Alison

Como é que alguem negativa um simples comentario tecnico desses…

Dario

Mesmo considerando a configuração mais pesada demonstrada, o payload total do J-15 é de 1.990kg ou 4.387lb mais o combustível não declarado.
A título de comparação, o F-18E tem capacidade interna de combustível de 14,700 lb (6,667 kg) mais 8.717kg de payload na configuração max de decolagem de 66.000lb.

Kemen
Zorann

Os chineses estão de parabéns. Rapidamente desenvolveram seus porta aviões e aviação embarcada. As imagens são muito bonitas

John Paul Jones

Tô achando que o PN e o Galante tão recebendo subsidios dos Chineses Ching Ling !!!! kkkkkk

Feliz Natal Galante !!!

Kemen

Chinês suborna? Acho que tem pena capital para esse delito lá, nem brinque.

JT8D

Não, eles são seres angelicais

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Pena capital para esse delito, só vale para os inimigos políticos ou para os que eventualmente irritem o Secretário Geral ou o Partido Comunista.

sub urbano

Lindão demais

jodreski

Ansioso para ver o terceiro porta aviões chinês, esse sim permitirá o J-15 decolar com armamento e combustível que merece!
Agora uma pergunta: só que acho que a China precisa desenvolver um outro caça embarcado, acho o J-15 enorme, talvez um caça um pouco mais leve poderia permitir o embarque de ainda mais aeronaves.

Fernando Turatti

O problema é que a Ucrânia não tem um protótipo do mig-29k dando sopa rsrs

jodreski

Deus viu como vc foi maldoso agora…. kkkkkkkk No meu ponto de vista China e Rússia estão perdendo tempo, já deviam ter uma cooperação militar, técnica e diplomática muito mais próxima, mas estão deixando os interesses individuais falarem mais alto. A Rússia precisa do dinheiro Chinês e a China precisa do Know-how Russo e também de um fortíssimo aliado, pois se enxergarmos pela perspectiva Chinesa eles não estão muito bem de vizinhos: o Japão está se armando cada vez mais, a Coreia do Sul também (entre outros) e até a Austrália está respondendo a “corrida armamentista” asiática. Todos se dizem… Read more »

sergio ribamar ferreira

A China deixou de ser agrário há trinta anos e nós regredimos nesse mesmo período. Poderíamos ter uma MB , FAB E EB pujantes mas a ganância sempre falando alto.

Mgtow

Voltamos a ser agrário. Agrario-exportador. Inclusive tão querendo criar leis para vender terras para estrangeiros..As vezes eu não consigo acreditar em que buraco profundo nós caimos.

Fabio Jeffer

Caça desenvolvido pela Shenyang. Tá bom então, eu acredito. Não passa de uma cópia embora com recheio chinês.
E gostaria de saber o que o protótipo T-10k-3 estava fazendo na Ucrânia sendo que a Sukhoi não possuía fábricas por lá.
Acho que se os chineses fossem um pouco mais insistentes teriam levado a Antônio inteira junto.

Fabio Jeffer

Quis dizer Antonov e não Antônio. Corretor fazendo das suas.

Kemen

O totonho estaria ali para demonstração.
Kkklk

Freitas

Sobre os motores do J-15, são tecnologia próprias ou construídos sobre licença de algum outro motor Russo?

Foxtrot

Seria uma ótima opção para a MB se não fosse nossa marxismo fobia (principalmente na atualidade), e nossa eterna falta de visão.
Poderíamos comprar algumas unidades e desenvolver uma variante nacional, afinal de contas cópia da cópia não é roubo ?.

Kemen

Mas desse tamanho? Poderiamos partir para um gripen naval ou uma copia dele? meio caminho andado.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Foxtrot

Gripen naval para apenas uma marinha operar 12 unidades na melhor das hipóteses?
Outra, nunca o Brasil teria coragem para fazer engenharia reversa em equipamentos de um “parceiro” ocidental, e repleto de tecnologias norte americana.

sergio ribamar ferreira

Infelizmente, sr. Foxtrot há mentes obtusas que ainda vivem sempre com suspeitas do material russo, chinês, sul coreano. “Babam” por material de segunda mão vindo do ocidente. Daí minha desconfiança na ganância desenfreada aqui. Temos Instituições de excelência nas Forças armadas mas quem está no comando geral parece não se importar.

Foxtrot

Ou não se importa Sr. Sérgio, ou sofre pressões “alienígenas” para não se importar ou ganha muito com isso.
Basta descobrir qual destas três opções eles se enquadram !

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A desconfiança sobre material bélico russo e chinês é uma daquelas burrices bem típicas do Brasil.

sergio ribamar ferreira

Sr Fabio Max Marschner Mayer disse tudo. Ignorância, ganância, corrupção. o atraso está aí. quando digo corrupção não envolvo a maioria dos nobres oficiais e praças das Forças Armadas e, sim um grupelho que de conluio com políticos inescrupulosos atrasam o país se locupletando e destruindo a Defesa da nação.

José Carlos David

Há alguns anos não tinham nada disso. Em uma década viraram uma potência de primeira linha. Isso é um fato indiscutível.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Quando Nixon abriu as portas da diplomacia e economia americanas para a China, em 1972, o Brasil crescia 14% ao ano e a China era um país miserável. Passados 48 anos, a China é superpotência e o Brasil não é capaz de produzir embarcações militares de 500 toneladas, resultados diretos da burocracia insana, da corrupção, do empreguismo público, do elitismo que faz com que funcionários do Estado sejam o topo da elite do país, do ódio contra empresas e empresários, da raiva que o brasileiro sente de quem estuda, da negligência com a educação e a cultura. A China tem… Read more »

Rinaldo Nery

Deve dar uma saudade de casa pousar numa pistinha dessas à noite…

Darkestlost

Feio igualzinho o Su-33