• O veículo subaquático não tripulado foi supostamente encontrado pouco antes do Natal perto da Ilha Selayar, na Indonésia
  • Especialistas em segurança afirmam que o drone de vigilância sem alimentação de alta tecnologia é conhecido como planador e depende de propulsão de flutuabilidade variável
  • O drone capturado coleta dados oceanográficos, incluindo temperatura, turbidez, salinidade, clorofila e níveis de oxigênio

Pescadores indonésios descobriram um suspeito drone submarino chinês em águas consideradas estrategicamente importantes para a Austrália.

Imagens publicadas na mídia local mostram oficiais militares indonésios posando com o veículo subaquático não tripulado (UUV), que foi encontrado pouco antes do Natal perto da Ilha Selayar, em Sulawesi do Sul.

O UUV foi recuperado da água por um pescador local em 20 de dezembro, mas só foi comunicado às autoridades seis dias depois.

Especialistas em segurança afirmam que o drone de vigilância sem alimentação de alta tecnologia é conhecido como planador (glider) e depende de propulsão com flutuabilidade variável.

Malcolm Davis, do Australian Strategic Policy Institute, disse que a descoberta foi notável porque o UUV foi apreendido em uma rota marítima crucial que ligava o Mar da China Meridional à cidade de Darwin, localizada no extremo norte da Austrália.

“Isso envia um sinal de que a Marinha Chinesa está se preparando para implantar submarinos mais perto de nossas fronteiras marítimas ao norte de Darwin e precisamos estar prontos para a perspectiva de atividade submarina muito mais perto da costa norte da Austrália do que temos experimentado no passado”, Disse o Dr. Davis.

“Eles precisariam entender a natureza oceanográfica e batimétrica daquela região, então é por isso que implantam esses planadores.”

De acordo com a mídia indonésia, o drone capturado tem 225 cm de comprimento, 50 cm de envergadura e uma antena móvel de 93 cm.

Foi inicialmente entregue à polícia, mas agora foi apreendido pelos militares e transferido para a 6ª Base Naval Principal em Makassar, onde está atualmente sendo inspecionado.

O analista de segurança Muhammad Fauzan, baseado na Indonésia, disse que o equipamento era “muito semelhante ao UUV ‘Sea Wing’ da China, o que, se for verdade, levanta muitas questões, especialmente como ele foi ser encontrado no interior de nosso território”.

“Nos últimos anos, a China realizou muitas travessuras ou até atividades subversivas na região”, disse Fauzan à ABC.

Em março do ano passado, um UUV Sea Wing semelhante foi encontrado por um pescador indonésio perto das ilhas Riau, enquanto outro drone submarino foi descoberto no início deste ano perto da Base Naval de Surabaya.

Em 2016, a China protestou depois de apreender um planador semelhante da Marinha dos EUA em águas internacionais no Mar da China Meridional, mas o drone só foi devolvido depois que o incidente escalou.

No início deste ano, a ABC revelou que um navio de pesquisa chinês de alta tecnologia foi detectado mapeando águas estrategicamente importantes ao largo da costa ocidental da Austrália, onde submarinos costumam visitar regularmente.

O Departamento de Defesa australiano não quis comentar, dizendo à ABC “como a alegada descoberta de um UUV parece ter ocorrido em águas indonésias, este é um assunto da competência do governo indonésio”.

FONTE: ABC News / Covert Shores

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Se eu fosse o governo da Austrália ia desmontar tudo, dar acesso as empresas e as faculdade à esse obejto, tentaria fazer um igual.

Antonio Renato Cançado

Melhor

Antoniokings

Não creio que consigam.
A Austrália não tem muita tradição na área tecno-científica.
Seria muito difícil para eles.
Melhor que continuem comprando algo dos EUA como sempre fizeram.

Flanker

Sujeito, vc acha que um negócio desses é tecnologia alienígena? Ora, deixa de papagaiada….

Carlos Campos

Tu tá por fora das capacidades da Austrália.

Pedro Bó

Comentário anedótico sem evidências críveis. Você é o Marcelo Crivella da trilogia, vem aqui passar vergonha e constranger as pessoas.

MMerlin

Meu Deus… Uma declaração destas nem merece argumentos. Vai lá ver os projetos e pesquisas relacionadas as áreas tecnológicas. A maioria são públicas, razoavelmente fácil de encontrar.
Países como Canadá, Nova Zelândia e Austrália está atraindo grandes técnicas e pesquisadores, uma vez que é possível aliar altos salários com uma ótima qualidade de vida.

Jagdverband#44

A Austrália não tem muita tradição na área tecno-científica.”
Meu Deus…

ADRIANO MADUREIRA

Menos Antônio Kings ! MENOS… Menosprezar a inteligência dos australianos e suas capacidades tecnológicas é no mínimo piada…

glasquis 7

Lembrando que quando a China iniciou a engenharia reversa, não era um primor tecnológico ou com certeza, não estava mais avançado tecnologicamente falando, do que o está a Austrália atualmente.

Bruno

Alexandre bloqueia esse cara. Só vem aqui fazer propaganda política.

Marcus Pedrinha Pádua

O “governo da Austrália” não teria como fazer isso. Quem está de posse do artefato é a Indonésia, conforme dito no artigo. E a Indonésia ainda é um Estado soberano, então é ela que decide o que fazer do drone…

Antoniokings

E se bobear, a Indonésia devolve à China embrulhado para presente.

Agressor's

Todas as nações soberanas e independentes do mundo fazem isso sem cerimônia. O próprio eua fez engenharia reversa em diversos engenhos soviéticos na época da guerra fria e ainda faz a rodo. É o que mais faz entre todos hoje. Mas infelizmente existem muitas pessoas que são fáceis de influenciarem e acreditam em qualquer coisa que apresentem para elas, no Irão por exemplo os robôs deles espalharam pela internet e redes sociais que tomar metanol cura o coronavírus e mais de 700 pessoas morreram por conta disto.

Antonio Renato Cançado

Bandidos!

Pablo Maroka

Estou enojado!

Mgtow

Ui, quanto mimimi vitimista

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Antoniokings

Acho melhor a Austrália colocar as barbas de molho.
Aliás, ultimamente tem estado muito ‘ousada’.
Depois, arruma encrenca com a China e os EUA a deixa na mão.

2Hard4U

Os EUA/Reino Unido/França e Japão jamais deixarão a Austrália na mão, se for numa treta contra os seus ídolos chineses.

Pablo Maroka

nos filmes que eu assisto sempre o mal larga seus aliados primeiro

sj1

Burro é aquele que confia totalmente em um acordo, que outros o irão proteger…

Last edited 3 anos atrás by sj1
Carlos Campos

A Austrália tá construindo uma marinha para guerra, quando todos os projetos estiverem prontos, ninguém nem mesmo os aliados deles poderiam subestimar, além do mais que se tudo sair, vai ter capacidade de se defender sozinha. só não contra um ataque nuclear.

Marcus Pedrinha Pádua

Defender-se sozinha contra quem? Contra, por hipótese, o Brasil ou a Coréia do Norte? Certamente! Contra a Espanha ou a Coréia do Sul? Mais difícil, mas possível. Mas contra qualquer coisa tipo a França, os EUA ou a China, a Austrália não teria a menor condição de defesa, caso tenha que combater sozinha. Tudo depende não só do tamanho da frota, mas da estrutura industrial do país em questão.

Antoniokings

Contra a Coreia do Norte a Austrália não teria a mínima chance .
Kim pode pulverizar os australianos sem sair de casa.

Flanker

Com suas bravatas, sempre mistura guerra convencional contra nuclear. Se for por esse lado, a Coreia do Norte pode destruir, e ser destruída, por vários países. No campo da guerra convencional, em um hipotético confronto naval entre CN e Austrália, seria um passeio dos australianos.

Carlos Campos

Numa guerra convencional isso seria só um treinamento, até a ONU teria que intervir pq ia ser um genocídio,

Carlos Campos

Xings aprender a ler, vou colacar aqui pra vc ler de novo o trecho final do meu comentário: “só não contra um ataque nuclear”

Carlos Campos

Eles terão porta aviões, já operar caças de quinta geração, tem o melhor caça de ataque eletrônico do mundo, em breve terá drones furtivos, tem os melhores aviões de patrulha marítima, uma Marinha forte, a França estaria milhares de quilômetros longe de casa, nem o Vietnã conseguiram vencer imagina uma guerra com a Austrália de agora e do futuro, a França só venceria uma guerra com a Austrália se ela colocasse tudo sua economia nisso, depois saia falida…… EUA venceria mas sairia com muitas perdas, mesma coisa a China, a questão é que disse que não daria SUBESTIMAR a Austrália,… Read more »

ALEX ROCHA

Na verdade Marcus se tirarmos as armas nucleares da questão, sim a Austrália têm condições sim de se defender. Pelo simples fato da sua localização o que demandaria de qualquer exercito uma alta capacidade de logística, o que não é fácil de fazer em caso de invasão.

E mesmo que algum país conseguisse invadir, qual seria o custo?

Se em países menores o custo já foi muito alto, imagina num país com a dimensão da Austrália.

Esteves

Gallipoli.

Antoniokings

A única menção honrosa à atuação dos australianos em uma guerra foi uma escaramuça de baixa intensidade com os japoneses nas selvas da Nova Guiné durante a 2ª GM.
E só!

Leandro Costa

* FACEPALM *

Fabio Araujo

Isso é espionagem pura e simples, os chineses aprenderam com os americanos e com os drones submarinos americano encontrados na China, creio que Rússia, China, EUA e os países que dominem esse tipo de tecnologia façam uso das mesmas para pegar informações em outros territórios, tudo normal segue o jogo!

Defensor da liberdade

Segue o jogo da espionagem.

Antoniokings

Conforme a China vai crescendo e se fortalecendo, seus interesses estratégicos vão se espalhando pelo Mundo.
Já possui base na África, certamente terá novas no Irã (o acordo já está firmado) e não se surpreenda se fincarem os pés nas Américas, com bases na Venezuela ou Cuba.
Ela está se tornando a maior potência bo Mundo e assim terá interesses globais.

Esteves

Já tem um chinês morando aqui no prédio…

Defensor da liberdade

Aqui tem uns 3 no condomínio, são gente boa, mas meio caladões.

Adriano

Segue o jogo da vergonha alheia do Tonho da Lua

Antoniokings

Não entendi.
Não é aqui que as pessoas falam que os países tem que espionar para poderem se proteger?
A China só está exercendo seu direito.

Flanker

E em matéria de espionagem, a china é mestre….em roubar projetos e tecnologias tb……

Defensor da liberdade

Tá com inveja que o Brasil não tem competência para espionar ninguém? A ABIN só serve para fazer relatório para defesa do vagabundo do Flávio Wonka.

Antoniokings

Pra vc ver…..

Esteves

Flávio Wonka…não é que é igualzinho?

Defensor da liberdade

Basta um cabelo maior para ficar idêntico ao Wilder.

Esteves
ALEX ROCHA

Engraçado você falar da ABIN, mas por acaso vc sabe como ela opera? Não se engane nem tudo que reluz é ouro.

É fácil subestimar a inteligência alheia.

E outra coisa, não é porque vc não encontra evidência da atuação da ABIN que ela não é operacional. Pelo contrário isso demonstra que ela têm feito bem o seu trabalho.

Leandro Costa

Normal. Segue o baile. É sempre constrangedor quando se pega no ato, mas nada que um pedido de desculpas e uma desculpa esfarrapada do tipo ‘problemas no sistema de navegação’ não resolvam. Toda potência já passou por isso. Só que agora Austrália e Indonésia vão ficar bem mais alertas e com muita razão.

Kemen

Não vejo problema algum em fazer pesquisas sobre caracteristicas da agua do mar, seja pelos USA ou pela China. Esses UUV, quando perdidos, podem ser levados por correntes marinhas para longe de sua área original.

Flanker

Você Pode trabalhar na diplomacia da china, criando pedidos de desculpas e motivações para os “erros”….

ALEX ROCHA

Kemen, veja bem. Um dos princípios para se vencer uma guerra é o conhecimento do território inimigo. No caso da Austrália que é toda banhado por uma costa é crucial que o inimigo conheça tudo isso. Em ambiente de guerra preciso saber onde vou colocar meu submarinos, onde fica os portos do país, qual a profundidade da costa, em fim todos os dados possíveis. At.

Saulo

Não ficaria impressionado se já não estão fazendo o mesmo em águas territoriais brasileiras ou em breve farão e se a marinha australina que é mais bem equipada e tem recursos finacieros,já esta tendo dificuldade em detectar tais invasões imagine a do Brasil.

Last edited 3 anos atrás by Saulo
ALEX ROCHA

Concordo contigo Saulo. E digo mais, não duvido que estes mini submarinos não estejam sendo trazidos pelos milhares de navios pesqueiros na costa da Argentina.

Adriano RA

Off-topic: Egito recebeu ontem a FREMM Bergamini comprada da Itália. Que inveja.

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/1/64/397918/Egypt/Politics-/Egypt-receives-first-Italian-FREMM-Bergamini-friga.aspx

Funcionario da Comlurb

Prezado, muito correto de sua parte ao indicar que seu post está fora do assunto da reportagem, apesar de que você compartilhou um assunto técnico, coerente com o blog. Ótimo.

No entanto, de uns tempos para cá, mais de 90% das postagens feitas aqui na Trilogia não tem nada a ver com a matéria publicada.

Por exemplo : Neste momento existem 43 posts aqui. Quantos desses 43 posts são relativos ao assunto da reportagem ???

Last edited 3 anos atrás by Funcionario da Comlurb
Salim

Infelizmente pessoal viaja muito, neste caso e um dado de interesse geral, mais quando vira papo irracional politico e seguidor cego de paises, doutrinas ou outras porcarias fica triste.

Cristiano de Aquino Campos

E só um filhote, perigo e a mãe que pelo cabo, não fica muito longe da cria.

Pablo Maroka

Eu sempre avisei!

Antoniokings

Eu sempre avisei que a Austrália e os EUA iam acabar ficando isolados nessa região.
E se a Índia não abrir os olhos, vai seguir o mesmo caminho.
A grande notícia de final de ano é que a UE e a China acabaram de assinar um acordo de investimento mútuo.
Com isso, a China abre seu mercado para a Europa e vice e versa.
Vitória da U.E. e, em particular, da Alemanha e Merkel.
Eu tinha avisado isso aqui antes.
Ponto para mim (mais um).

Mensageiro

Quer uma estrelinha tb? ⭐ Coloca no seu diário.

Antoniokings

Não precisa.
Minha modéstia não permite.

Pedro Bó

Modéstia? Está mais para moléstia.

Antoniokings

Esse é p problema.
A moléstia permite.
Principalmente a mental.

glasquis 7

A Índia se tornará um inimigo natural da China, queira vc ou não.

Antoniokings

Eu também acho.
Mais cedo ou mais tarde os dois vão conseguir um acordo.

ALEX ROCHA

Cara, vc precisa urgente de psiquiatra. Do que esta falando? Não vejo nenhum país desse “isolado”. A questão é que a China não é invencível, pode ser a maior economia do mundo daqui uns anos, pode ser o pais mais populoso do mundo, mas em caso de uma 3ª guerra meu amigo muitos se tornar aliados contra esse dragão.

Como qualquer outro país têm seus pontos fracos e com certeza isso já esta nos planos de contingência de outras nações para explorá-los.

Outra coisa já aprendeu falar em mandarim? Vai precisar!!!

Esteves

2021 começa como 2020 terminou.

Ming, ops King O Impiedoso X habitantes do planeta Mongo. Flash, ops Bosco Gordon está chegando para restabelecer a hegemonia dos povos dos foguetes.

Antoniokings

kkkkkk
É uma tarefa árdua.
E olha o que o representante deles no Ministério da R.E. publicou como mensagem de Natal
“Existe hoje ao redor do mundo uma imensa, profunda e complexa trama de interesses que une a grande mídia; o narco-socialismo; a bandidagem em geral; o sistema intelectual politicamente correto; o climatismo; o racialismo; o covidismo; o terrorismo; o multilateralismo antinacional; a ideologia de gênero; o abortismo; o trans-humanismo; o anticristianismo e a cristofobia; o esquema de alguns megabilionários ou trilionários; o elitismo transnacional; e o marxismo de mercado megatecnológico ou neomaoísmo”..

Esteves

Faltou a cubanização…

Não que não tenha havido…mas fazia sentido nos anos 1950/1960…anos de Flash Wonka.

Last edited 3 anos atrás by Esteves
Defensor da liberdade

Narco-socialismo é foda, os traficantes devem querer muito um regime que perseguia eles e seus clientes.

Antoniokings

Ou a distribuição igualitária de drogas para todos.
kkkkkkk

Mariner

A guarda costeira do EUA mandou um navio para para patrulhar o sul do oceano Atlântico, incluindo a costa brasileira. Ficou bonito para MB .

sub urbano

Pronto agora o Japão vai entrar em guerra contra a China pra proteger a Australia… Nem o presidente mais burro do planeta (vcs sabem quem é) iria fritar seus cidadãos contra uma potencia nuclear para salvar a pele de meia duzia de cangurus.

ALEX ROCHA

Vc precisa ser estudado, para sabermos como consegue sobreviver com estes ideais.