Força não responde se parará de utilizar equipamentos antigos da Crypto AG; compras foram suspensas porque empresa faliu

Por André Duchiade

A Marinha do Brasil firmou nesta semana um contrato com a empresa nacional de criptografia Kryptus, e não mais obterá equipamentos de comunicação secreta da empresa suíça Crypto AG, que pertenceu à CIA. Ainda assim, a Força não respondeu se irá parar de usar equipamentos existentes da Crypto AG, inclusive os rádios comprados para seus submarinos ainda em produção, limitando-se a dizer que a tecnologia nacional a ser empregada em combinação com equipamentos antigos é suficiente para garantir uma comunicação segura.

No mínimo até 2019, o braço das Forças Armadas continuou a obter serviços e dispositivos da empresa suíça, àquela altura há muito em descrédito internacional, conforme noticiou O GLOBO em novembro, a partir de pesquisa conduzida por estudiosos brasileiros. Os pesquisadores mostraram que, ao longo de décadas, a comunicação secreta brasileira foi monitorada pelos Estados Unidos e seus parceiros alemães. Segundo os especialistas, a continuação do uso de tecnologia da Crypto AG, mesmo se combinada a outras tecnologias, pode expor a comunicação secreta brasileira militar à interceptação internacional.

Segundo informou a Marinha, a interrupção do contrato com a Crypto AG aconteceu porque a empresa suíça “manifestou oficialmente sua intenção de descontinuar seus equipamentos criptográficos”. Após ser denunciada pelo Washington Post em fevereiro de 2020, a empresa perdeu grande parte de seus clientes, já então escassos após anos de suspeitas, decidindo encerrar as atividades durante a pandemia.

A resposta da Marinha dá a entender que equipamentos existentes adquiridos da Crypto AG continuarão ativos, ao dizer que o produto da Kryptus adquirido “poderá ser utilizado simultaneamente com quaisquer outras soluções / equipamentos de comunicações cifradas”, sem explicitamente citar a Crypto AG.

Ainda assim, a Marinha afirma que os serviços oferecidos pela empresa nacional, cuja sede é em Campinas, são “dotados com os requisitos de proteção física requeridos, e, assim, constituem-se em dispositivos adequados para o carregamento dos algoritmos criptográficos desenvolvidos”.

A resposta da Marinha minimizou a possibilidade de haver “backdoors” — métodos obscuros para burlar a segurança e ter acesso a informações supostamente secretas — nos equipamentos já existentes que continuarão em uso.

“Doutrinariamente, a Marinha do Brasil emprega proteção criptográfica por camadas, com a participação de soluções distintas para a preservação da segurança das informações, minimizando o risco da existência de eventuais backdoors em tecnologias específicas”, disse a Marinha. “A previsão de emprego do sistema criptográfico ora em desenvolvimento é independente dos sistemas existentes, propiciando uma camada própria e específica de proteção criptográfica”.

Segundo Vitelio Brustolin, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador de Harvard que liderou o estudo sobre a Crypto AG, não é possível se certificar que, uma vez empregada tecnologia externa, a segurança esteja garantida. Brustolin cita um painel de discussão realizado em novembro após a denúncia do GLOBO, no qual o fundador da Kryptus, Roberto Gallo, disse ser “impossível se fazer a verificação efetiva”:

— A contramedida oferecida pelos fabricantes e pelos países em muitos casos é: “vou abrir a tecnologia para que seja verificada”. Entretanto, isso é uma falácia, uma grande falácia. Do ponto de vista técnico, existem resultados formais, resultados matemáticos, que provam que é impossível de ser feito — disse Gallo no painel. — Ou os sistemas de hardware e software com algoritmos criptográficos, são projetados e fabricados sob controle nacional, ou temos muito pouco.

Brustolin considera a declaração uma “confissão de insegurança”, que pode pôr em risco “as vidas das pessoas e a eficácia dos submarinos brasileiros”.

— É difícil de entender por que, em um programa orçado em R$ 37,1 bilhões, insistam em usar equipamentos que foram fabricados especificamente para espionar, pela CIA, com tecnologia da NSA — afirmou. — O sistema de comunicação é um dos mais baratos dos submarinos e poderia ser produzido com tecnologia nacional.

Procurada, a Kryptus não quis comentar a declaração de Gallo, nem a segurança de seu equipamento em conjunto com outros dispositivos, limitando-se a dizer que a empresa “não está autorizada a se posicionar sobre o uso que os clientes fazem de suas soluções”.

FONTE: O Globo

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Ai sim! Avante Brasil.

Vinicius Momesso

O que nos difere da Ucrânia em termos de sucateamento de suas forças militares?

Foxtrot

Wath ???

Elias

Olha sinceramente , fonte “o globo” a sputinik inversa brasileira, texto não reflete a realidade, quem quiser que compre a reportagem. Manipulação tendenciosa. Devíamos estar vacinados com fontes deste tipo . Uol, folhadesaopaulo, cartacapital e por aí vai…. triste

Elias

É bom saber oque anda escrevendo a mainstream , e filtrar com sapiência. Quer saber o mais próximo da realidade vá direto a fonte ou ver entrevistas com pessoas da area

João Fernando

Qual fonte e qual especialista da área?

Elias

? meu Deus!!!

Rinaldo Nery

Exato.

Alison

A despeito de sua grande experiência profissional, seu parcialismo depõe contra vc e todos sabemos disso aqui…

Faver

Carol Elias
Você gostar de veículo de imprensa A ou B e não gostar de C não quer dizer que eles estejam mentindo. Por certo a Record ou SBT são mais “certos” que os outros… Vamos parar com esta polarização tipo canto de sereia de políticos “salvadores”, pois não o são!
Sem politizar, estas notícias foram veiculadas a veículos fora do Brasil como Der Spiegel e BBC. É grave sim e não tomar medidas pode ser um ato de jogar fora o investimento nos submarinos.
Fonte: Der Spiegel – https://www.spiegel.de/politik/ausland/operation-rubikon-bnd-und-cia-sollen-jahrzehntelang-mehr-als-100-laender-abgehoert-haben-a-28b37eb3-4287-484d-9ddf-d7efc4bb5902;
https://www.bbc.com/portuguese/geral-51543100

Elias

Olha !! Li rapidamente o artigo da bbc, os fatos estão sendo apurados. Há uma suspeita e investigação está ocorrendo. Nada ainda de concreto. Mas preste atenção do início ou no meio da reportagem sobre a Suíça e os judeus da segunda guerra mundial, depois comentou sobre os bancos suíços e as contas dos nazistas, e finalmente entrou na questão na questão que estamos debatendo. É tudo muito direcionado, os suíços não são flor que se cheire , vendem armas para o mundo ( não são um povo pacífico como a gente pensa) . Você não percebeu toda a sequência… Read more »

Elias

https://br.sputniknews.com/defesa/2020112316490153-uso-de-aparelhos-da-crypto-ag-marinha-brasil-nao-implica-em-falha-de-seguranca-afirma-especialista/
Veja o que fala um especialista na área
O professor vitelio brustolin está mais interessado o quão os americanos sabiam através da crypto ag , sobre a “ operação condor”. Aliás uma família muito ligada a política

Elias

Estava lendo no Google sobre o professor brustolin , e sua batalha sobre implantação 5g no Brasil , O da China é uma boa opção contra a dos americanos com o argumento da crypto ag,. Tudo muito direcionado

Alison

UM especialista frente a muitos … Quem ganha? kkkkkkkkk

Elias

“Muitos especialistas “ na reportagem não define a origem, órgãos a quem pertence , reportagem de uma só posição , é manipulação tendenciosa
Postei acima um especialista contrário, por que a edição da globo não procurou a opinião contrária para confrontação ?
Então vou levantar uma questão será que não tem haver com a posição chinesa telefonia 5g? Procure vc também…

Foxtrot

Aí ai lá vamos nós.
Lá vem o tadinho !

Foxtrot

Onde se lê tadinho, leia se Gadinho.

Luiz

“…a tecnologia nacional a ser empregada em combinação com equipamentos antigos é suficiente para garantir uma comunicação segura.”

Acredite quem quiser!

Carlos Crispim

E complemento: antigos e com tecnologia estrangeira, o Brasil não desenvolve nada 100% nacional.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Crispim
Vinicius Momesso

Pior é acreditar em país cujo exército proíbe o uso de fuzis de assalto e munição acima de 56mm por forças políciais? Se os polícias tivessem tais armas, não seria necessário chamar o Exército que usas por padrão.

Leandro Costa

Onde viu isso? Onde moro, policiais civis e militares usam regularmente armamento com calibre superior à 5,56mm

Vinicius Momesso

Se o exército não liberar, não pode usar.

Jadson Cabral

A PM aqui de SE usa para-fal e a versão 7,62 do IA2, ué. A cia de operações na caatinga usa até .50 kkkkkkkk não sei de onde você tirou isso

Vinicius Momesso

compraram por que queziram ou por que o exército liberou a compra?

Last edited 3 anos atrás by Vinicius Momesso
Rinaldo Nery

O EB negou pra alguma PM? Qual e quando?

Chuck Norris Do Paraguai

Tem armas que são de uso exclusivo das forças armadas, como sub metralhadoras, metralhadoras .30/40 e acima, fuzis automáticos, etc. Para que PMs possuam tais armas, é necessário uma autorização do EB.

Teve uma vez que a PM-SP teve de pedir ao EB uma autorização para o emprego de .50 para impedir uma suposta tentativa de resgate em uma penitenciaria de segurança máxima do estado.

Jadson Cabral

O brinquedinho da CIOPAC

Rafaelsrs

Meu pequeno padawan, você mora no Brasil? As PMs do Brasil não podem usar fuzis? Esse comentário é sério? Dá uma chegada aqui no RJ que vai ver todas as viaturas da PMERJ com praticamente um fuzil pra cada policial.

Chuck Norris Do Paraguai

Eles capacidade capacidade de rajada ou são semi automáticos?

Cristiano de Aquino Campos

O problema de uso de armas pesadas pela policia e áreas urbanas e a falta de treinamento alem de tal arma ser inadequada. O policial erra o vagabundo mas acerta o civil inocente atras de duas paredes de tijolos sem embolso

Guacamole

Tenho total confiança nas decisões tomadas pelos nossos lideres.
Se eles dizem que continuar usando um produto sabidamente feito para espiar outros países não vai espionar o nosso, não tenho o porque discordar.

[Fim do post sarcástico]

Matheus L.

Ainda bem que disse que estava sendo sarcástico, porque para os padrões atuais, infelizmente, alguém poderia estar comentando a mesma coisa e sendo sincero.

JORGE

“(…) não iria admitir nunca que errou …” – Errou???

Tem outro nome!!!

Carlos Crispim

Ok. sarcasmo entendido. Mas vamos lá, éramos (ou ainda somos) espionados pelos EUA, qual o problema nisso, somos inimigos do EUA, por acaso? Eles vão nos invadir? Se for, nós temos algo a contrapor?????? se a resposta for Não para todas as perguntas, não vejo nada demais em ser espionado por eles. para acabar de vez com a dependência estrangeira o Brasil teria que investir bilhões em pesquisa durante décadas, o q não vai acontecer num horizonte próximo. As univesidades tem de ser 100% desratizadas, o q tb não vai acontecer. O fim do aparelhamento vermelho do Estado e dos… Read more »

Willber Rodrigues

“não vejo nada demais em ser espionado por eles”

Espera aí. Tú não vê problema NENHUM em ser espionado pelos EUA, é isso mesmo?

Leandro Costa

Bom que você postou isso, Willber, eu estava começando à duvidar do que tinha lido heheheheh

Willber Rodrigues

Segundo a “lógica” desse cidadão aí, então tudo bem a China ou Rússia nos espionarem tambem? Afinal, não somos inimigos deles, e eles não nos invadiriam, certo?

É nessas horas que eu invejo quem é analfabeto…

Ted

Os EUA ainda compartilhavam as informações com o Canadá e a Austrália. No caso do ministério das Minas e energia. Concorrentes da Vale e do Brasil. ”Guerra comercial. Mui amigo este EUA.

Plinio Carvalho

A paixão de alguns brasileiros por outros países beira o irracional, é muito viralatismo.
Um brasileiro dizer que tudo bem nosso país ser espionado por outro é o fim da picada.

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Anderson

Só na sua mente que não é inimigo, você acha que essa caus econômico e político desde 2012 tem origem na onde, Petrobras era uma das maiores do mundo, Embraer se não fosse a pandameia e caso Max já era, Industria Naval destruída. Bobo é o brasileiro achar que os problemas nosso não são plantados, como dizia meu pai casa dividida não prospera.

Allan Lemos

O seu raciocínio basicamente é: “Não vejo problema o meu vizinho ter colocado uma câmera escondida no meu banheiro para espionar a minha mulher enquanto ela toma banho, contanto que ele não dê em cima dela, está tudo certo.”

Se você não vê o problema nisso, então não tem salvação.

Cristiano de Aquino Campos

Se o vizinho for amigo dele, e der uma cervejinha e capaz dele não achar ruim mesmo. Não deve nem achar ruim se o vizinho aconselhar ele a comprar uma calcinha vermelha para apimentar mais a relação.kkk

Felipe F.

O nome disso é imbecilidade Carlos Crispim! Acaso foram os vermelhos que entregaram o Brasil ao capital estrangeiro? Infelizmente, nós do Partido Comunista, fomos derrotados militarmente. Mas continuo convicto e disposto a morrer pela revolução comunista no Brasil. Compare o BrUSAil com a China se for capaz? Um é uma potência militar e tecnológica, o outro uma cleptocracia atrasada! Um tem armas nucleares capazes de impor sua soberania, outro meia dúzia de fragatas decrépitas! Os vermelhos, e não são os do PT e sim os do PC, com C bem grande de Comunista são a esperança do Brasil. Quanto a… Read more »

Guacamole

 “Salvem os 99 anos do Partido Comunista do Brasil! Liberdade ainda que tardia!”
Mano, essas frases palavras não vão bem juntas.

Cristiano de Aquino Campos

Nenhum problema. Se você não se importa em pagar mais imposto porquê o governo pagou mais caro por duas usinas nucleares alemãs numa concorrência furada pois oa dois lados sabiam o que o governo pensava em fazer? E que nem a questão do 5G. Não compre barato da China, compre caro de mim pois a China pode espionar o dona maria falando com seu jose padeiro. Eu não faço isso. Como se a China, Russia e EUA precisassem disso para espionar a nossa população. Quem tem que ter comunicação protegida e o governo e as forças armadas e tem que… Read more »

Ted

Àquele fato ocorrido com o celular da Ângela Merkel + O da Dilma. A espionagem corre solta

Junior

Vendo Enigma muito conservada. Não aceito oferta!

João Fernando

Bobo é quem pensa que a enigma teve o código quebrado. Ela tem discos e um sistema elétrico para embalar a mensagem. Ali teve foi espionagem, e para não dar na cara, saíram com essa de “computadores” para quebrar o código alemão

André Macedo

Pra que criptografia? É só os States mandarem um email pro Itamaraty atual que vão fornecer todas as informações que precisam

Up The Irons

O Itamaraty antigo mandava informações pra Cuba, Venezuela, China… Esqueci de alguma ditadura socialista que era íntima da “cumpanherada”?

André Macedo

E…? No que isso realmente muda a situação? Apontar alguém que fez “pior” não vai mudar nada kkkkkk achei que esse argumento tosco já tinha sido enterrado.
No mais, não foi nenhum desses países que você citou que foram pegos nos espionando.

Last edited 3 anos atrás by André Macedo
Lucas

Exato. A moda agora é apontar o erro dos outros pra tentar esconder os seus.
Não é assim que se discute as coisas e se resolve problemas.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Não precisava, os agentes cubanos já andavam regularmente no Planalto visitando a estocadora de vento. Tem um agente deles até hoje metendo bedelho na politica nacional, o Sr. Zé Dirceu.

Elias

Boa!!! Celso Amorim e o projeto nuclear iraniano, e o para Brasil assinando tratados nucleares restritos … nos livramos deles

Jadson Cabral

Eu não quero defender os governos anteriores não, mas que informações nós mandávamos pra esses países??? Na boa mesmo, essa idolatria pelo bolsonaro tá consumindo seus neurôniios

Elias

Você deve estar de brincadeira, né??
“Mas que informações nós mandávamos pra esses países???”
Você não ouviu falar da unasul, fórum de São Paulo, , na qual participavam até narcotraficantes. Sabiam toda estratégia e projetos brasileiros e davam risadas do que postavam para nós tolinhos brasileiros . Se alerta meu jovem…

Elias

Aliás nestes tempos, estratégias brasileiras saiam destas organizações internacionais entre outras fora do nossa continente

Jadson Cabral

Não. Eu nunca vi nenhuma matéria ou artigo sério sobre isso. Só vejo louco conspiracionista falando issso em comentários do facebook e em grupos de whatsapp.

silvom

Muuuuuuuito boa a sua resposta, parabéns

Elias

Na tua opinião deve mandar para Rússia ou China

André Macedo

Já passou pela sua breve sapiência não enviar pra ninguém? E que o fato do governo anterior supostamente ter feito isso não dá carta branca pro governo atual fazer? Troca esse disco cara, já faz quase 10 anos kkkkk

Elias

Exatamente não enviar para ninguém

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Tempo não torna mau caratismo menos prejudicial

Fernando C. Vidoto

O Brasil não pode ser submisso aos EUA.

Se eles querem uma maior “integração” conosco, que criem formalmente uma aliança militar: BR-US

Aí, poderia haver uma troca de inteligência, informações e reforçaria laços diplomáticos.

Do jeito que está eles perdem pontos diplomáticos conosco.

Espionagem é grave pessoal!

Vovozao

27/3/21 – sábado, bdia, segue a saga kryptus, ….. pior cego não é o que não vê, e, sim o que não quer ver, a realidade esta aí, a empresa descontínuou os seus equipamentos, ja que todo mundo sabia da espionagem…. e, nos continuamos insistindo, ou seja somos os que não querem ver….. a realidade.

JORGE

“Somos” quem, ‘cara pálida’?

Vovozao

Somos os “”compradores”” “”militares””

Vovozao

Só os incapazes não entendem…. militares, mesmo sabendo que eram grampeados continuaram adquirindo equipamentos…. inclusive classe Riachuelo ainda não operacionais, mais com equipamentos ja adquiridos. Sem noção aparentemente deve ser voce, pois não é necessario ficar explicando para um bom entendedor, caso tivesse lido todaa publicação entenderia.

Agnelo

Prezado
Se criptografia fosse tão simples assim, ninguém usaria WhatsApp ou e-mail funcional….
Além disso, a própria mensagem pode ter significados não explícitos nela, mas já brifados anteriormente.
Sds

Vovozao

Voce ofende as pessoas com sua arrogância, como bom militar, deveria antes de mais nada respeitar as pessoas, não posto besteiras não, quase todos os que usavam essa criptografia cancelaram, um dos que continuaram insistindo foi a MB, ja que fizeram uma compra em 19… sendo assim continuo postando “”pior cego é o que nao quer ver””, ou seja ou quem autorizou ou quem comprou. Aproveitando vc sabe o que é um MK48???
Aprenda antes de questionar, para nao ficar pagando mico.

Willber Rodrigues

Deixe-me ver se entendí:
O único motivo da MB ter parado de comprar equipamentos da Crypto AG foi porque a mesma faliu. Caso contrário, a MB continuaria comprando dela, mesmo com todo mundo sabendo que essa empresa era da CIA, e que grampeava os equipamentos. E os equipamentos que a MB já comprou, ela vai continuar usando, ignorando o fato de serem grampeados.

É isso mesmo?

JORGE

Exatamente!
E o patriotismo, onde fica?

Willber Rodrigues

Ah, sabe como é, né….segundo os militares BR’s, americanos são bonzinhos, americanos são “bróder”, americano são o último bastião de democracia do mundo, americano só quer o nosso bem…eles nunca fariam uma sacanagem dessa com a gente…isso aí é invenção da mídia malvadona…

Jadson Cabral

O patriotismo fica no contracheque todo final de mês

Last edited 3 anos atrás by Jadson Cabral
Fagundes

Se o Brasil fosse um país sério, essa negligência toda seria caso de se abrir uma CPI no congresso.Nessa espionagem Alemães e os EUA estão defendendo os interesses do país deles, enquanto aqui parece estar eternamente deitado em berço esplêndido

Esteves

Programa orçado em 37 bilhões em 2008. Hoje, se pagaram 30 falta pagar outros 30 bilhões com o euro passando de 7?

O sistema de criptografia…”um dos mais baratos do submarino”.

Quanto?

Barak MX para o Brasil

Ou seja, a MB tá c****** e andando para a criptografia comprada estrangeira e vai continuar usando em conjunto com a nacional. Eles só iriam se preocupar se faltasse whisky e lagosta para comer.

Luiz

Na verdade a MB não tá c****** e andando para a criptografia comprada estrangeira, ela tá c****** e andando para qualquer criptografia.

Fabio Araujo

A males que vem para o bem, agora desenvolvemos uma tecnologia nacional de criptografia e com isso diminuímos o risco e aumentamos a segurança!

Filipe Prestes

Será?

Zorann

Esta é nossa máquina enigma?

Mudando os códigos, podem marcar os coquetéis com a certeza que ninguém vai de penetra, nem mesmo alguém da CIA….

A piada era inevitável

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Lucas

Há poucos dias eu tava me perguntando até quando as forças armadas iam seguir usando esse equipamento.
Aí vejo essa notícia hoje que eles vão parar de usar mas porque a empresa FALIU.
Puxa vida! Parece piada.
Eles fazem isso por ignorância ou vassalagem?

Jadson Cabral

Pior é que não pararam, já que até 2019 compraram equipamentos novos, inclusive para os SBRs. Só vão parar de usar quando não conseguirem mais dar manutenção

Jadson Cabral

Só existem duas opções aqui. Ou nossos militares são muito espertos como queremos que sejam e estão praticando contrainformação e usando outros sistemas de criptografia enquanto engana todo mundo, ou eles são fantoches da CIA e da NSA, porque, no caso de ainda continuarmos insistentemente usando tais sistemas depois de tudo isso só teria uma explicação.

Willber Rodrigues

Em qual das duas opções você apostaria?

Felipe Augusto

Eu vejo outra explicação, eles sabem que o Brasil não possui tecnologia suficiente na área e vão precisar de ajuda de fora de qualquer forma (aposto que a empresa brasileira também usa tecnologia importada assim como a vacina brasileira apresentada ontem), assim alguém vai ter como nos espionar de qualquer maneira e eles concluíram que não valia a pena investir apenas pra trocar o endereço do espião.

Junior

Se os EUA decidirem espionar nossas comunicações eles vão fazer independentemente do equipamento em uso aqui, os recursos que os mesmos dispõem estão muito acima do que qualquer tecnologia disponível no mercado. Quando compramos equipamentos militares, estamos tentando nos colocar no mesmo nível ou pouco acima dos nossos vizinhos.

Luiz

Com certeza.

Carlos Crispim

Exato. E não é só isso, aqui não tem pesquisa, se tiver ela vem de fora, de estudantes que estudaram em inglês, que voltaram de cursos de aperfeiçoamento nos EUA, não adianta tapar o Sol com a paneira, dependenmos deles desde a WWII, eles nos vestiram, nos deram ração e armas para lutar na Itália, não tínhamos NADA! Nem cuecas!! Hoje a situação é a mesma, basta ver om Butantan anunciando a vacina 100% nacional, mas depois descobriram que a tecnologia veio dos EUA, então não adianta nada, ou investimos 20% do PIB em pesquisa, ou não vamos sair do… Read more »

Faver

Será que não dá para ao menos uma vez tentar dificultar as coisas na espionagem? Porque entregar de mão beijada? Não podemos tentar ser um pouquinho independentes?
Segundo seu raciocínio, Júnior, porque não usar? se eles vão espionar do mesmo jeito… pode ser direcionado para outro lado… Porque ter submarinos? Eles vão destruir do mesmo jeito…

Léo Barreiro

Pessoal

Da sim para usar o velho com o novo! Supondo que: Se o rádio antigo criptografa a voz e envia, o hardware novo ao receber a voz codifica e a modula para o rádio antigo! Com isso você pode usar o velho rádio inseguro, mas fazendo dois processos criptograficos, ou seja, quando abrirem o pacote enviado pela Marinha, vão se deparar com um outro pacote seguro! A ideia é boa e não perde o investimento.

O hardware da kryptus, seria a enigma, o rádio “seguro” o código morse!

João Fernando

Exatamente, o que importa é a chave

Allan Lemos

Com uma empresa de criptografia nacional, como que ainda insistem em adquirir equipamentos estrangeiros? E lembrem-se que em 2009, o Snowden revelou que o Brasil era espionado pela NSA.

E mesmo assim, nada foi feito. Sabe se lá qual tipo de informações eles devem ter tido acesso ao longo de todos esses anos. O amadorismo do Brasil chega a ser assustador.

Agnelo

Prezado
O Snowden fez um grande serviço para a inteligência de sinais americana.
Revelou o q muitos já sabiam, e forçou líderes e instituições deixarem de usar vários números e e-mail para se comunicarem, em troca de um só número e um só e-mail “seguro”. Ou seja, os computadores da NSA q tinham de analisar o número celular particular, o da casa, o e-mail particular, o e-mail funcional e o cel funcional, agora se mantém focado só mente no funcional.
Menos trabalho….
Os particulares ficam em menos prioridade, mas sabendo q também são vigiados.
Sds

Carlos Crispim

E vc acredita em empresa nacional?????? De onde veio o conhecimento se aqui não tem nada de ponta? Prezado, aqui não tem pesquisa, as empresas só modificam ou adaptam o que vem de fora, todo mundo sabe disso.As máquinas pesadas que constroem outras máquinas vem de fora. O conhecimento vem dos livros em inglês. A única empresa nacional que produz conhecimento 100% nacional é a Embrapa, só por que aqui tem plantas que não existem em outro lugar do mundo e por que o negócio agro investe pesado em pesquisa, mas em tecnologia de armamentos, eletrônica e hardware não somos… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Carlos Crispim
João das Botas

Tecnologia nacional com insumos chineses…

marcius

Espero realmente que o Brasil rejeite de vez usar qualquer equipamento estrangeiro para comunicações secretas. Achar que podemos confiar nos Eua e seus amiguinhos eternos do clube do bolinha, é chover no molhado. Que a Kryptus desenvolva todo equipamento nacional. Fico chocado de ficarmos tantos anos usando essas máquinas estrangeiras. Fica fácil saber o que vamos fazer para depois minar nossos esforços. É uma boa vantagem ficar espionando todo mundo e sair na frente depois. rssrsrr Confesso que é até amador depois de décadas pensar que um país ou países tenham esse modus operandi. Me recuso a acreditar que forças… Read more »

Gelson

Inacreditável! Isso, é caso de cadeia! Tem-se que atribuir as devidas responsabilidades e punir conforme a lei. Não dá para admitir que a defesa de um país seja administrada dessa maneira totalmente irresponsável. Isso deve ser traição. Vai muito além da simples corrupção. Por mim eu fechava esta organização, assim como muitas outras desse país – que não servem para nada – e jogava a chave no meio da baía aquela…

Adriano Madureira

“Força não responde se parará de utilizar equipamentos antigos da Crypto AG; compras foram suspensas porque empresa faliu”. Faliu?! Menos mal…Espero que se tenha aprendido alguma lição com a revelação sobre esta empresa e que no futuro não sejamos tão dependentes de certas tecnologias de nossos parceiros internacionais. Acho que certos tipos de tecnologias sensíveis como na área de comunicação e criptografia de dados deveria ser algo que deveria ficar a cargo da defesa, uma tecnologia que deveria ser financiada e desenvolvida pelas forças armadas, talvez até mesmo a criação de uma empresa que fosse responsável por tal área. Mas… Read more »

Adriano Madureira

Piada do Dia:

[Carlos Crispim].
Mas vamos lá, éramos (ou ainda somos) espionados pelos EUA, qual o problema nisso, somos inimigos do EUA, por acaso? Eles vão nos invadir? Se for, nós temos algo a contrapor?????? se a resposta for Não para todas as perguntas, não vejo nada demais em ser espionado por eles”. 

Last edited 3 anos atrás by Adriano Madureira
Carlos Crispim

É mesmo? Então vamos lá, vc usa o GMAIL ou outro servidor com sede nos EUA? Se sim, vc é espionado todos os dias, meu caro, lembra da presidAnta que usava o GMAIL e o governo americano sabia de tudo que se passava aqui? E agora, sabendo disso, o que muda na sua vida? NADA. Vc é espionado todos os dias pelos americanos e nem sabe. Ou investimos pesado em pesquisa, para acabar com a dependência tecnológica, ou tudo vai contunuar como em Matrix, o resto é mimimi.

Willber Rodrigues

“Então vamos lá, vc usa o GMAIL ou outro servidor com sede nos EUA?”
Eu não sei quanto a vocês, mas eu não uso o GMAIL pra falar sobre o atual estado de prontidão dos Sabres da FAB, sobre a quantidade de torpedos que a MB tem em estoque no momento, e sobreno nível de prontidão dos Tupis….então, sua comparação é descabida, pra dizer o mínimo…

Rafaelsrs

Bicho, impressionante que tem gente aqui que acha normal e inofensivo ser espionado pelos EUA.
Temos os mais novos meios de dissuasão naval da América Latina para nos ajudar a proteger uma das maiores áreas de prospecção de petróleo do Mundo e acham normal que esses meios usem máquinas de criptografia feitas pela CIA, ou seja, os submarinos podem ser ultra-hiper-mega-silenciosos que mesmo assim a CIA vai saber suas posições gps com precisão até dos segundos.
Como diriam os gaúchos: BARBARIDADE TCHÊ!

Esteves

Temos o que?

Rafaelsrs

Você leu o texto? As máquinas de criptografia vão equipar a nova classe de submarinos do Brasil, inclusive o nuclear, esses são os mais novos meios de dissuasão da América Latina, você conhece alguma outra nação que tenha navios novos em folha em suas marinhas?

Fernando C. Vidoto

Haha boa! ?

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Mas que eu ouvi falar é que a Kryptus mesmo nacional usa tecnologia israelense, não da na mesma?

Elias

Paciência

Elias

Vocês acham que a marinha realmente não saberia disto? Não sei não mas está estória é difícil de engolir,

Elias

Sim , daí que vc vê como é fácil direcionar opiniões.
Abs

Foxtrot

Nu demorou anos mas enfim vejo um pouco de “vida inteligente” na MB.
Como sempre digo, não devemos temer os inimigos, porque eles já sabemos quem são.
Temos que temer os “amigos”, pois esses não conhecemos as intenções obscuras.
E como no Brasil amamos dormir com os “aliados”.
Parabéns MB, até que enfim, agora é esperar que o exemplo seja seguido pelas outras forças.

Foxtrot

Não é porque é antiga que não fez m. Esse tempo todo.
Sou ninguém como você meu caro, a diferença é que não me iludo com “shows pirotécnicos” de nossos militares.
Quando acertam elogio e muito, como no caso do MANSUP por exemplo, mas quando erram tenho todo direito (como todo contribuinte nacional) de me sentir insatisfeito e desapontado como no caso de uso de equipamentos de inteligência cheios de back Dors etc.

DomVitto

O Brasil pede e merece se lascar mesmo.
Essa Crypto AG, é a mesma empresa que vendeu/facilitou a descriptografia de suas máquinas para a Inglaterra na guerra das Malvinas.
Os argentinos pagaram pelas máquinas, e foram traídos pela Crypto AG. Como confiar numa empresa dessas? Alguém aqui acredita que isso não seria feito contra o Brasil também?