Submarino de resgate LR5 da James Fisher Defence, em treinamento durante o exercício Black Carillon 2011-1, na Austrália

Submarino de resgate LR5 da James Fisher Defence, em treinamento durante o exercício Black Carillon 2011-1, na Austrália

Hoje, quarta-feira – 21 de Abril de 2021, às 20h de Brasília, teremos um Conexão Defesa Especial sobre Resgate e salvamento de submarinos no Youtube e Facebook, um bate-papo com o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Armando Repinaldo, diretor da empresa Logsub.

Ao longo do programa, os editores Galante, Nunão e Poggio vão conversar com o Comandante Repinaldo sobre o acidente com o submarino KRI Nanggala e as modernas tecnologias de salvamento de submarinos.

Contamos com a presença de vocês!

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Veiga 104

Show

Veiga 104

Estou ansioso para saber os procedimentos padrão e como cada marinha atua de acordo com suas realidades tecnológicas e materiais . Até mais tarde. Um forte abraço

Veiga 104

Gostaria de deixar uma pergunta. Porque os submarinos não tem um compartimento de sobrevivência para esses casos ? Igual em mineração por exemplo.

Leandro Costa

No caso de uma implosão no casco devido à grandes profundidades, a pressão é tão grande que não existiria um local que efetivamente ficasse à salvo disso. Não sei se há alguma forma de reforçar ainda mais partes internas do submarino, mas não vejo muito sentido, sinceramente. Mas novamente, minha opinião é de leigo e alguém pode dar informações mais factíveis.

Vamos torcer para o avanço tecnológico eventualmente nos brindar com submarinos cada vez mais seguros para suas tripulações.

Dalton

Os submarinos da marinha indiana de projeto alemão “209” ligeiramente maiores que o “Tikuna” possuem uma cápsula de salvamento no casco adiante da vela que pode acomodar toda a tripulação.
.
De momento não lembro se há outros submarinos convencionais assim equipados, mas, é bastante polêmico a utilidade dessas cápsulas já que há muitas situações em que nem mesmo se teria tempo para lança-las ou reunir toda a tripulação.

carvalho2008

Eu estou surpreso que um projeto tão pequeno como o 209 tenham conseguido colocar este sino de fuga….

Fernando "Nunão" De Martini

Complementando o comentário do Dalton, nesta matéria tem detalhes da cápsula dos submarinos indianos e de outros:

https://www.naval.com.br/blog/2017/11/28/capsulas-de-escape-de-emergencia-para-submarinos/

nonato

Não é possível limitar a profundidade de descida de submarinos para evitar implosão?
Algum mecanismo?

Fernando "Nunão" De Martini

Nonato,
Na maioria das situações em que algo assim ocorra, a razão seria um desequilíbrio devido a embarque de água incontrolável, não sendo passível esse desequilíbrio de ser compensado pelos meios de propulsão e superfícies de controle. Seria o mesmo que tentar impedir de afundar um navio com rombo no casco e já cheio de água, não havendo dispositivo que dê conta de lidar com centenas ou milhares de toneladas de peso extra embarcado.

Esteves

Esses editores são bem espertinhos. Aproveitam o acidente com o Riachuelo+o acidente com o IKL dos indonésios e bora editar postagens sobre salvatagem e salvamento de submarinos.

Vai render. Parabéns.

Luiz

Hã?

Fernando "Nunão" De Martini

Ué, qual o problema em se debater o assunto se ele está em voga? Pelo contrário, é indispensável que se faça isso.

Rosi

Muito boa live.
Uma duvida:
A MB comprou o navio para resgate mas falta completar com equipamentos para a nova classe?
O capitao falou em uma licitacao em andamento de equipamentos para resgate.

Last edited 2 anos atrás by Rosi
guilardo

Rossi, uma boa pergunta. Não sabemos como andam as negociações ou licitações para a compra de equipamentos para o novo navio. Nada foi repassado. Mas, por uma questão de óbvia cautela, diante dos acontecimentos com os submarinos argentino e indonésio, seria necessária a manutenção dos nossos submarinos nos portos, atracados, até o desenlace desses equipamentos. No caso do novíssimo e ainda não comissionado Riachuelo, que ia afundando no porto, a tripulação certamente se salvaria devido à pequena profundidade do local. Em mar aberto, sem um navio socorro apto para o ofício, seria quase impossível.

Fernando "Nunão" De Martini

Guilardo, o país tem acordo com outros para ajuda mútua em caso de sinistro de submarino, e o Guillobel já tem alguns equipamentos necessários à função.

Há diversos países que operam submarinos e nem navio de socorro tem.

Não faz sentido manter submarinos atracados somente por conta de não estar totalmente equipado o navio de socorro, assim como não faria no caso deste estar passando por manutenção.

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Guilardo Pedrosa.

A resposta esclarece. Abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

Rosi,
Pelo que sei o Guillobel já está com parte dos equipamentos necessários à função, seja os que já tinha como embarcação de apoio a mergulhadores, seja pelo aproveitamento dos que equipavam o antecessor, mas há necessidade de aproveitar a aquisição e as capacidades do navio para a instalação de novos equipamentos mais modernos.

Glasquis 7

Pelo que sei, imagino também que não há muita esperança além dessa profundidade

Glasquis 7

Dentro dos países que operam submarinos, poucos são os que contam com capacidade de resgate submarino. Na América Latina só o Chile e o Brasil contam com esta capacidade, sendo apenas o Brasil o único possuidor de um navio especializado, dedicado exclusivamente ao resgate submarino.

Glasquis 7

Existe esse projeto no Chile. Chama-se Crocodile, é um mini sub que comporta câmera hiperbárica e pode se manter na profundidade de operação por dias prestando auxílio com mergulhadores e equipamentos especiais.

É um projeto desenvolvido pela empresa chilena Vapor Industrial em 2012 e teve matéria aquí no Naval.

https://www.naval.com.br/blog/2012/04/20/chile-apresenta-projeto-do-primeiro-submarino-nacinal/

carvalho2008

Mestre Glasquis, eu acompanho este projeto aguardando por novidades, é uma pena que não tenha ido para a frente. Anotem o que digo: ” estes pequenos ssks da faixa de 250 a 900 ton irão se transformar em terríveis baterias de costa ” Misseis ficaram pequenos, bombas planadoras GLSDB, morteiros de 80 mm com granadas planadoras de 30 km, tudo isto existe agora….e cabe num pequeno SSK… Será como cruzar um Astros 2020 com um Classe Gadhir de 250 ton…não há como caça-los tão proximo do litoral….e se carregados com misseis de maior desempenho, poderiam cobrir uns 300 km de… Read more »

glasquis 7

é uma pena que não tenha ido para a frente.”

Então, essa é aversão Oficial mas, todo ano surge uma nova história sobre esse projeto. Há quem diga que foi construído mas, não existe nenhuma imagem sobre ele.

carvalho2008

Ai não né…!? construido , não, o que fizeram foi Mockups…comment image

carvalho2008
carvalho2008
glasquis 7

Não sou eu que diz. Apenas te conto a história que ouço correr por aí…

Sabe como que é ne? Quem conta, aumenta um conto.

Tudo lenda mas, sempre é entretido ouvi-las.

carvalho2008

Recentemente, foi divulgado um novo projeto russo, de um pequeno barco submersivel focado para Guarda Costeira….acho estranho, dificil um Submersivel de arriscar numa colisão que pode ser comum neste tipo de papel…
Mas lembra alguns desenhos que ja fiz….comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Glasquis 7

Este video é melhor:

Claudio Azevedo

Bravo Zulu! Excelente entrevista. Agradeço ao Comandante Repinaldo pelo documentário completo e didático. ⚓