VÍDEO: Falha no lançamento de míssil Kalibr da fragata russa Marshal Shaposhnikov

57

A fragata Marshal Shaposhnikov, do projeto atualizado 1155M da Marinha Russa, laçou uma versão de teste do míssil de cruzeiro Kalibr, mas quase imediatamente após o lançamento o míssil entrou em voo descontrolado e caiu perto do próprio navio.

Por sorte, não houve avarias no navio e ninguém da tripulação saiu ferido.

O Marshal Shaposhnikov passou por reparos e uma atualização, quando foi convertido de grande navio de guerra antissubmarino do Projeto 1155 para uma fragata multimissão capaz de lutar contra alvos terrestres, navais e submarinos.

A fragata recebeu os mais recentes sistemas de mísseis de ataque Kalibr-NK e Uran, entre outros sistemas.

O navio de guerra atualmente carrega dois lançadores versáteis para 16 mísseis Kalibr-NK, mísseis de cruzeiro Oniks e, eventualmente, para mísseis hipersônicos Tsirkon.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gil U

Eita, será que os russos começaram a roubar tecnologia chinesa para uso em seus misseis kkkkkk

Antoniokings
Jagdverband#44

Bem vindo ao mundo real Kamarada Kings.
Mundo onde os equipamentos/tecnologias falham seja nos EUA, Rússia ou China.
Ooops, parece que na amada mãe china as coisas não falham né?
Pelo menos nunca vimos.

Antoniokings

Prezado Jagdverband

Na China pode falhar, mas eles consertam.
E depois colocam milhares em serviço.
Essa é a questão que inferniza os EUA.

Jagdverband#44

Com certeza Antônio, você tem razão em seu comentário.
Só que, pela propaganda, parece que nunca falhou nada/tudo funciona e vai funcionar muito bem na china.
Veja o exemplo desse post. Um míssil russo, já utilizado em combate, falhou. Bom, os cara publicaram isso.

Na china nada disso acontece. Não há informação de nada.
Então aquela velha ladainha equipamento ocidental vs equipamento chinês vai continuar eternamente pendente pro lado ocidental. Pois não não há informação do lado de lá, apenas propaganda, e pior, propaganda do que dá sempre certo.

Jodreski

Propaganda é propaganda né amigo… a propaganda da Apple não menciona as falhas de projeto que eventualmente acontecem.

Flanker

Que malabarismo para não reconhecer uma falha……patético, como sempre…..

Bruno

O pior é que os equipamentos chineses falham mais ainda.

Pedro

Kkkkkkkkkkkk, canalhas, só para endoidar o Kings.

Antoniokings

Vou preparar minhas defesas.
Calma aí.
kkkkkk

Luiz Trindade

É… Deu ruim para Marinha Russa.

Spitfire

Ta ai para os que tem complexo de viralata… como em materia de defesa é complexo… mesmo para potências erros acontecem…tecnologia no limite… nessa hora é para aplaudir nosso mansup que não deu piruetas no ar

Spitfire

Olá amigo…. discordar faz parte e enriquece o debate!!! Sim o kalibr é uma arma ja consagrada… inclusive com varias versões inclusive lançamento de subs… mas mesno assim falhou… e isso mostra quao complexa é esse tipo de tecnologia… estamos falando de russia, potencia e com grande avanço tecnologico…agora o Brasil nao tem apoio para investimentos em defesa e principalmente ciencia e tecnologia… então o que temos é fruto de muito esforço e acho que isso deve ser reconhecido… tiro o chapeu para a avibras e seus equiptos (astros e foguetes, misseis), nosso mtc300 em desenvolvimento, dominio nuclear, misseis do… Read more »

Palpiteiro

O problema de soltar rojão é o risco de estourar na mão. Esse pessoal deve ficar meio apavorado a hora que vê o Buscapé rodando e podendo virar pro seu lado.

Adriano RA

Adorei o Buscapé! 🙂

Guizmo

Diz a lenda que o Mansup depois daquele erro tá voando até hoje, já deu 2 voltas em torno do Globo kkkkk

JagdVerband#44

Faiô

DOUGLAS TARGINO

Normal, isso acontece com alguém armamento. Ainda mais se falando de um sistema que já foi testado e aprovado, então esqueçam os mimimi!

SmokingSnake ?
carcara_br

Só um idiota completo pra achar que não acontece situação semelhantes com todo armamento no mundo, em especial os tomahawk americano. Bobagem.

sergio

Eitaaaa, e bom saber que a um pouco de verde no azul dos seus olhos !!!!!!!

pangloss

Russos jamais erram. Houve apenas uma manobra diversionista, conforme os manuais de contra-inteligência, só para confundir a OTAN.

Barak MX para o Brasil

O interessante foi o propulsor funcionando fora da carcaça do missil e ainda de baixo d’água.

Spitfire

kkkk…. muito interessante mesmo amigo!!! Realmente, mais do que nunca, as coisas estão totalmente invertidas….fogo dentro da água… kkkk

Edlustig

Eita!!!!
E se isso voltasse.

Defensor da liberdade

Deu um duplo mortal carpado. Faz de novo! ?????

sergio

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mercenário

Kalibr versão anti-submarino, diria o Antônio Kings com o pano na mão.

Flanker

Já houve algum vídeo mostrando um lançamento de Tsirkon? Interessante também é que o xings e outros não aparecem numa hora dessas……assim como apareceram quando o míssil lançado pelos EUA falhou dia desses.

Brummbär

“Já houve algum vídeo mostrando um lançamento de Tsirkon?”
https://youtu.be/dK7Fyrpg1kE

carcara_br

Puts, era exatamente o que eu ia comentar, o míssil manteve a propulsão ligada por um bom tempo mesmo embaixo d’água, alguém vai se certificar que o míssil explodiu? será que tentam resgatar a carcaça?

Antoniokings

Se esse falhar, os russos têm outros.

Teste do míssil Vulkan do Cruzador Moskva

https://youtu.be/rH7290szS_0

Marcelo

A foto central da materia mostra o marshal Shaposhinikov antes da modernizacao. A modernizacao removeu um canhao, instalando no lugar lancadores “verticais” de misseis Kalibr/Oniks/Tsirkon. “Verticais” entre aspas porque estao um pouco inclinados devido ao espaco disponivel. O outro canhao foi trocado por um mais recente. As grandes caixas laterais que lancavam misseis anti submarino foram trocadas por lancadores menores do Kh-35 Kayak (o Harpoon russo). De destroier anti-submarino agora esta sendo classificado como fragata multi tarefa. Esse e’ o primeiro Udaloy que recebeu a modernizacao.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo
Dalton

Exato Marcelo e muito oportuna a modernização e reclassificação da classe “Udaloy” já que no momento os russos não estão construindo grandes combatentes de superfície, assim, faz todo sentido modernizar e estender a vida desses grandes navios.

Marcelo

exato! e também oportuna devido ao grande atraso na produção da classe Almirante Gorshkov devido à questão das turbinas ucranianas.

A C

Ver o bicho queimando embaixo d’agua e ainda se movendo em direcao ao navio nao deve ser uma sensacao muito confortavel.

Márcio

Teste com selo de qualidade chinês.

Guacamole

Parece ter sido problema ou de software ou de sensores do que da parte mecanica, para dar aquele monte de piruetas sem se corrigir. Me lembro de um foguete espacial russo que explodiu com sua carga logo após o lançamento porque começou a pender para o lado. Depois descobriu-se que uma das partes do míssil poderia ser instalada de duas maneiras (de cabeça para cima ou para baixo) e o técnico, sem se dar conta e sem uma instrução clara de como instalar, colocou de modo invertido. Aquela parte era parte do sistema de guiamento do míssil. Assim que decolou,… Read more »

Jacinto

Uns anos atrás, em um artigo sobre a guerra das Malvinas aqui no site, alguém afirmou que os argentinos chegaram a disparar torpedos de seus submarinos contra os britânicos, mas os cabos que guiavam os torpedos foram montados de forma incorreta e que por isso todos os lançamento falharam.

Guacamole

Eu acho que lembro dessa noticia. Mas não lembro se foi bem culpa dos argentinos. Acho que era os magnetos que tinham invertido a polaridade ( acontece depois de um tempo, tem que mandar recertificar pra evitar esse tipo de problema) mas eles nunca fizeram talvez por falta de dinheiro. De qualquer modo, no negócio é aprender com os erros. Eu não me importo muito quando esse tipo de problema acontece porque é esperado. Se me lembro bem, o nosso primeiro Matador falhou em ligar se turbomotor assim que o booster acabou de queimar. No segundo, o problema já tinha… Read more »

JT8D

Russos e americanos já mataram astronautas em acidentes, explodiram foguetes e até ônibus espaciais. Nunca desistiram. Foram em frente e honraram a memória das vítimas. Mas nós não temos a cultura de persistir . Queremos resultados fáceis, sem suor e sem investimentos. E aqueles que erram tentando fazer seu melhor são ridicularizados. Merecemos estar como estamos

Guacamole

Exatamente isso, sem tirar nem pôr.
As pessoas no Brasil tem que entender que errar faz parte do desenvolvimento tanto de materiais como a nível pessoal também.

Tenho fé nessa geração que tá crescendo porque os mais velhos, já não tenho mais…

Fabio Araujo

Falhas acontecem, me lembro de um vídeo de um torpedo MK-46 que falha e não sai do tudo e de outro vídeo uma explosão de um míssil ao ser lançado que danificou bastante o navio. Quanto mais lançamentos mais a chance estatística de ocorrer algum tipo de falha!

Celso

Russo? Alguém esqueceu de ligar uma das 553 chavinhas…..

Fernando "Nunão" De Martini

Isso vai dar merdavsky tenentevsky!!!

Danieljr

Ninguém escreveu, então eu escrevo: Até a Rússia mostra seu míssil não funcionando e a MB não mostra se o MANSUP errou o alvo e caiu na água, se desapareceu ou qualquer coisa.

Adriano Madureira

O Kalibr é eficiente,já o MANSUP até pode ter sido, mas nasceu natimorto…

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Rodrigo de Jesus Garcia Terra

Se o objetivo dos testes é identificar erros, o teste foi um sucesso!

Overandout

Achei que equipamento russo nunca falhava, segundo alguns aqui

Tutu

Para quem não entendeu o míssil está fazendo a manobra conhecida como “Cobra”, muito comum para os caças da família sukhoi, kkk

Emmanuel

Nada de novo na marinha russa.

Daniel

Que falha que nada! bem se vê que não entendem nada de armas, essa é a versão antissubmarino do Kalibr altamente manobrável e impossível de interceptar.

Fernando Veiria

Não era Caramuru, deu xabú.

João Augusto

O furico dos tripulantes não passava nem wi-fi na hora.

Jodreski

Oh no… oh no….oh no… Oh no…
Bom.. melhor falhar no teste (para que possam corrigir as falhas) do que falhar na hora H.

Walter

Aconteceu no momento certo, ou seja, a fragata passou por modernização e estava sendo submetida a testes e essa é a hora de detecta-los e corrigi-los .

João da Lua

Antes num teste do que numa batalha.