A fim de contribuir para elevar o aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, bem como incrementar o grau de prontidão de unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), a Marinha realizará as Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície”, entre os dias 20 e 28 de maio, na área marítima compreendida entre os estados de São Paulo e Espírito Santo.

As duas Operações ocorrerão simultaneamente e de forma integrada, impulsionando o entrosamento e a interação entre as tripulações dos meios da Esquadra e de Fuzileiros Navais.

No dia 18 de maio, o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves, designado para Comandar o Grupo-Tarefa formado para a missão, apresentou o planejamento das Operações ao Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, e demais militares que participarão da comissão.

Na ocasião, foram apresentados os exercícios, adestramentos e treinamentos a serem realizados nas Operações, que contarão, também, com o apoio de meios do Comando do 1º Distrito Naval e do Comando do 2º Distrito Naval. Da mesma forma, aeronaves da Força Aérea Brasileira participarão da comissão, com o intuito de incrementar a interoperabilidade entre as Forças.

No âmbito da Operação “ADEREX-Anfíbia”, os adestramentos terão como foco o embarque, o carregamento e o movimento navio-terra das unidades de Fuzileiros Navais, por meio de operações anfíbias e de esclarecimento. No que tange a Operação “ADEREX-Superfície”, os exercícios irão incrementar o preparo das tripulações dos navios, por meio de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica, cibernética e exercícios de transferências de carga entre os navios com o emprego de aeronaves.

Todo o planejamento para a “ADEREX-Anfíbia/Superfície”, iniciado em 29 de abril, considerou os protocolos sanitários para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, entre os quais se inclui a testagem da tripulação, a desinfecção dos navios e a obrigatoriedade do uso de máscara facial e álcool em gel a bordo.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington R. Soares

Será que haverá o disparo de míssil antinavio pelos nossos AF1 ?

Leandro Costa

Será que nossos AF-1 tem míssil antinavio?

M.@.K

Havia a previsão de integração dos AF1 com os Harpoon, e eles existem nos nossos P3. O problema é saber se há AF1 em número suficiente. O que ouvi dizer é que apenas 4 estão em condições de voo, infelizmente.

Leandro Costa

Não acho que tenha ocorrido a integração. Seria bom se tivesse ocorrido, mas nunca mais soubemos nada à respeito disso.

M.@.K

Pois é, seria uma boa mesmo, daria um relativo poder dissuasório a ser considerado, mas tb não fiquei sabendo de mais nada.

Flanker

Entregues, e operacionais, tem os monopostos N-1001 e 1008 e, em reparos, o 1013. Tb tem operacional o biposto 1022. O 1021 fez seu primeiro voo pós-modernização em setembro de 2020, mas muitos outros testes seriam feitos antes de sua entrega, bem como a pintura final seria aplicada. Não sei se já foi entregue à MB. Tem tb o monoposto 1004, em modernização na Embraer. Então, atualmente são dois monopostos e um, ou dois, bipostos.

Cristiano de Aquino Campos

Más para fazer video e foto para dizer que tem e pode, só precisa de um caça e um míssil.

carvalho2008

comment image
Certeza da conclusão não se tem, mas havia a previsão de integração

Glasquis 7

e eles existem nos nossos P3.”

É treinamento da MB não da FAB

glasquis 7

Isso é lenda.

Wellington R. Soares

Não possuem e também não há integração deles nos nossos AF1. Coloquei esse comentário de sarcasmo mesmo rsrr..

Leandro Costa

Eu comentei o meu com ironia também hehehehe.

Wellington R. Soares

E tem muitos que negativam nossos comentários kkkkk…
Amar o Brasil é uma coisa, mas não ver que nossa MB é uma porcaria em termos de equipamentos é outra coisa kkkk…

Ricardo Cuore

Melhor a MB comprar uns biplanos AN-2…alvo por alvo, é melhor fornecer esses biplanos que os A-4.

737-800RJ

Como alguns da Trilogia sabem, trabalho naquela companhia laranja no aeroporto Santos Dumont. Como ele fica literalmente ao lado da Escola Naval, todos os dias embarcam muitos oficiais da MB por lá. Ano passado, um tempo depois de se cogitar o interesse da Marinha nos Hornets C da Us Navy, eu estava fazendo o embarque de um voo pra Brasília, se não me engano. Um senhor veio para embarcar e me apresentou, como muitos fazem, uma identidade militar. O cargo era de almirante. Dei bom dia e perguntei do nada “é verdade que nossa marinha vai operar F-18?”. Ele olhou… Read more »

Jose

Prá que F-18 downgrade? Para patrulhar a costa em parceria com os”amigos” a US Navy ou Coast Guard para defender os interesses “americanos” (estadunidenses) contra os malvados comunistas globalistas chineses? Já postei várias vezes aqui que não tem sentido ter forças armadas enquantos nossos militares não sairem dos anos 1960, e pararem de considerar nosso povo como o inimigo e de terem essa visão infantil e debilóide de que os EUA são nossos”amiguinhos” e “defensores da liberdade e tudo que é de bom”.

Leandro Costa

Você é quem está dando qualidadesbaos países aqui. Acho que o almirante só queria obter os meios mesmo. Questão de pragmatismo, mas espero que não comparemos esses Hornets. Também por questões pragmáticas.

eggfilho
eggfilho

https://www.conjur.com.br/2020-jan-29/apesar-barulho-pensao-filhas-solteiras-direito-adquirido
meus camaradas canhotos, procure ver se o deputadp que vc votou tambem nao esta no mesmo beneficio

Elias

Rapaiiizzz!!! Vc foi bem doutrinado . De certo daquele “curso “ do EAD

Leandro Costa

Acho, e torço, para que não, 737.

Tomcat4,2

Seria bacana terminar este exercício com o lançamento do ManSup com cabeça de guerra acertando algum navio desativado da MB.

Spitfire

Concordo… já é tempo do Mansup dar as caras novamente… faz tempo que não se comenta mais nada a respeito desde o terceiro lançamento

Wellington R. Soares

Está com uma cara que esse projeto foi engavetado. Não sei não em ??

Faver

Que legal o G-40 servindo de escolta para o A-140 na foto. Com uma corvetinha junto a eles a foto ficaria bem melhor.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Pablo

Nao é escolta, um navio complementa o outro.

Faver

Eu sei Pablo. Eu quis brincar um pouco. E tome negativada do povo… Acho que se não se pensa como os leitores eles ficam bravos…

Wellington R. Soares

Na MB é cada um por si, não temos escoltas a altura para defender o Atlântico.

Elias

?

Eduardo

Os únicos meios navais que temos para não passar vergonha no exterior, visto que os Subs não estão prontos/operacionais ainda.

Nilson

Vamos acompanhar essas operações, será ótimo. Será que algum NDCC vai ajudar no desembarque? Será que o Atlântico vai usar suas lanchas de desembarque? E a plataforma retrátil, será sua estreia em mãos brasileiras? Tomara.

Spitfire

Seria muito esperar alguma surpresa com testes de armas de nosso S40?

Wellington R. Soares

NAM Atlântico: Oh Bahia, tu viu nossos escoltas ?

NDM Bahia: Nunca nem vi, isso é coisa pra rico meu praça.

????

Eduardo

Dois alvos caríssimos a navegar. Escolta? Exercício de tiro e lançamento de mísseis e torpedos? Ahhh, tem .50 no convéns.

Mas não atira muito porque a munição é cara e ineficiente no caso de um ataque a um navio desse porte, pois seria atacado de mísseis, torpedos e etc. se atirar demais falta dinheiro pra “filha solteira” e aposentadoria pelo ultimo salário, ao invés de pela média harmônica.

GFC_RJ

“Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!”

Cleber

Senhores ! Para uma Marinha q projeta ate 2040 um Porta Avioes . Nao teria q começar a construçao desde agora ?

Willber Rodrigues

Começar…com qual dinheiro?

Salim

Orçamento de usd 25 bilhões, marinha leva 35%. . Entre os dez maiores mundo. Dinheiro tem mais que Austrália, Chile, Espanha, Turquia, Israel. Dinheiro tem sim Posição País Gasto ($ bi.) % do PIB Total mundial 1.686 2,2 1 Estados Unidos Estados Unidos 611,2[5] 3,3 2 China China[a] 215,7 1,9 3 Rússia Rússia 69,2 5,3 4 Arábia Saudita Arábia Saudita[a][b] 63,7 10 5 Índia Índia 55,9 2,5 6 França França 55,7 2,3 7 Reino Unido Reino Unido 48,3 1,9 8 Japão Japão 46,1 1,0 9 Alemanha Alemanha 41,1 1,2 10 Coreia do Sul Coreia do Sul 36,8 2,7 11 Itália… Read more »

glasquis 7

Mas tem uns “DESLUMBRADOS” defensores de separatistas, que juram que não é assim. KKK

Luiz

Tratando-se do Brasil, já deveriam ter começado 20 anos atrás para que esta projeção fosse levada a sério.

Last edited 2 anos atrás by Luiz
Paulo

Os mesmos guerreiros de sempre.

ricardo taer

Observando essa foto dos dois navios, nem parecem pertencer a mesma Marinha, parecem ter pinturas, cinza naval, distintas, sem falar no tamanho dos indicativos!

Gferreira

Acho o indicativo do Atlântico exagerado

ricardo taer

concordo!

Alang

MB, o maior museu naval ainda em operação no mundo.

Afonso

Caros, alguém sabe explicar o porquê da diferença de tom entre a pintura do Atlântico e Bahia?

Wagner Figueiredo

Na minha na opinião..ambos vieram com as cores de suas respectivas marinhas, aqui não foi dada aquela ” demão” rsrsrs

Marcos Cooper

Porquê são do Brasil. Aqui nada se padroniza. Temos três modelos de helicóptero: HM-4 Jaguar,UH-15 Super Cougar e H-36 Caracal.
….vixe! É tudo a mesma coisa.

Last edited 2 anos atrás by Marcos Cooper
Renan

Melhor comentário

Adriano Madureira

É porque um está usando o tradicional Pewter Gray e o outro está usando o Gris Caire…
comment image

Defensor da liberdade

Só os cacarecos do que ainda resta de marinha.

Renan

Dois submarinos nesta foto séria muito bonito.
E se fosse com o navio Logístico, minagem, 2 corveta, 1 fragata, 3 patrulha e um hospital seria mais lindo ainda

carvalho2008

O U-27 ´de certa forma um Navio Hospital conversivel….ele tem esta perspectiva de uso caso necessario….

Foxtrot

comment image
Essa foto é icônica.
Desde a década de 90 que vejo os fuzileiros navais nacionais com o mesmo tipo de equipamento.
Parece que nada ou quase nada mudou de lá para cá !

Junior Jr

Bem, sou um mero entusiasta…mas considerando o numero significativo de AV8 harrier que será retirado de serviço pelos ingleses, não seria má ideia…os americanos vão manter os seus até 2028… já vão parar alguns…esses aviões podem ficar mais 20 anos em ótimas condições com programas de modernização periódica, como os próprios americanos farão agora para segurar até 2028…uma grande projeção de força em termos de hemisfério Atlântico Sul…quem teria projeção igual? Um lotezinho de 18 unidades apenas…

glasquis 7

Na verdade, só o Atlântico e o Bahia já proporcionam à MB a maior capacidade de projeção de força da América Latina. Nada se aproxima a estas capacidades. O problema está nas capacidades ociosas do Atlântico que, ao não ter uma força de helicópteros de ataque embarcados, desperdiça uma boa parte das suas capacidades. Mas em projeção é a maior capacidade da região, o problema está, nas capacidades de proteção dessa força projetada. Sem escoltas ficam muito vulneráveis.