A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria-Geral do Material da Marinha, informa que o processo de definição dos armamentos, sensores e sistemas de propulsão e auxiliares que serão instalados nas futuras Fragatas Classe Tamandaré está em fase avançada.

Os navios que serão construídos, no Brasil, pela Águas Azuis Construção Naval SPE LTDA, já apresentam delineadas as seguintes configurações:

  1. a) Armamento
  • MSA MBDA SEA CEPTOR;
  • MSS MANSUP;
  • Canhão Leonardo 76/62 MM SRGM;
  • Canhão Rheinmetall Sea Snake 30MM;
  • Sistema de lançamento de torpedo SEA TLS-TT; e
  • Sistema de Despistamento Terma C-Guard.
  1. b) Sensores
  • Radar de Busca Volumétrica Hensoldt TRS-4D ROT;
  • Radar de Direção de Tiro Thales STIR 1.2;
  • Sonar de Casco Atlas Elektronik ASO 713;
  • Radar Busca de superfície Raytheon (Banda S);
  • MAGE MB/Omnisys Defensor MK3;
  • Alças optrônicas: SAFRAN PASEO XLR; e- Radares de Navegação Raytheon (Banda X).
  1. c) Sistemas de Gerenciamento

– Sistema de Gerenciamento de Combate Atlas-ANCS; e
– Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma L3 Mapps.

  1. d) Propulsão

– Motor de Combustão principal MAN – 12V 28/33D STC.

Maquete da fragata classe Tamandaré

As Fragatas serão escoltas versáteis e de significativo poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e destinadas à proteção do tráfego marítimo, podendo realizar missões de defesa aproximada ou afastada do litoral brasileiro, com ênfase na fiscalização e proteção das atividades econômicas, principalmente a petrolífera e a pesqueira.

Os navios serão construídos com elevados índices de conteúdo local, incluindo a gestão do conhecimento e a consequente transferência de tecnologia com o acréscimo da mentalidade da gestão do ciclo de vida, proporcionando, portanto, um novo paradigma de manutenção e evolução de conhecimento para Marinha do Brasil.

Cronograma das Fragatas Tamandaré

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

354 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Humm

JOAO

Alguém sabe qual é o efetivo da marinha da Indonésia que acabou de anunciar 6 fragatas italianas ?

Marcos10

Segundo a mesma Wiki, um outro país tem 13 mil efetivos, com 6 submarinos, 2 porta helicópteros, 3 destroyers, 8 fragatas e um monte de cangurus.

Wilson França

Pergunta de quem fingiu não entender.

Kemen

Amigo, já que mencionou e ser um tema alheio, se quer realmente saber a realidade, da mesma forma como anteriormente esclareci os efetivos da Marinha da Italia, vamos a alguns esclarecimentos. –Efetivos ativos 16,000 personnel Fleet. The Royal Australian Navy consists of nearly 50 commissioned vessels and over 16,000 personnel. Obs: varias atividades humanas são contratadas de empresas particulares / associadas e o seu pessoal não esta incluido nesses efetivos. –Guarda Costeira 2.500 efetivos ativos e 9.000 chamados de voluntarios que não são considerados efetivos, pois se increveram por vontade propria.. Portanto como as organizações das marinhas dos paises são diferentes, comparações diretas… Read more »

Kemen

Esqueci de um detalhe, os fuzileiros navais não estão incluidos nos efetivos da Royal Australian Navy são considerados efetivos de infantaria._____ “The marine and naval infantry designations are not, officially, applied to Australian Defence Force units, although some Australian Army units specialise in amphibious warfare, including 2nd Battalion, Royal Australian Regiment which retrained in an amphibious light infantry role from 2012.”___ Resumindo, eles pouco tem fuzileiros navais, porque em parte os USA mantem fuzileiros navais na Australia.____ “About 2,200 marines will arrive in Darwin from the United States between now and June this year, arriving in batches of 200-500 marines. The Department of Defence says each marine will have to do a coronavirus… Read more »

Paulo

Quantos almirante a marinha da Indonésia tem?

Kemen

Não divulgam, muito estranho não?

As classificações dos oficiais mudaram muito ao longo dos anos na Indonesia, atualmente tem Almirante de 5 estrelas (esse 1 só no seu periodo de maior chefe) eles tem sido revezados asiduamente como pode ser visto na pouca divulgação, por isso acho que tem Almirante de 5 estrelas “as pencas” imagine os outros com menos estrelas a seguir… Almirante de 4 estrelas, Almirante de 3 estrelas, Almirante de 2 estrelas e Almirante. Não detalho mais nada, pois como já escrevi não divulgam quantos no total, acho que da para entender.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
ALTAIR IGNEZ DE SOUZA

mudaram os sensores? me parece que radar seria o mesmo do PA Atlantico.

gerson carvalho

Seria os mesmos radares….

Esteves

Março de 2019 escolhemos o estaleiro. Junho de 2021 Estamos definindo a configuração.

Vovozao

10/06/2022 – quinta-feira, btarde, nesse ritmo deveremos estar (caso nada aconteça) batendo chapa em 2022, devendo a primeira ser lançada final de 2024 início 2025; ai vem a grande pergunta: quais escoltas teremos em 2025/2026??? Urge tentarmos compras de oportunidades.

Esteves

Uma.

Se vamos comprar navio usado…acho que não passa isso na cabeça dos Comandantes. Mas em 2025…vai saber.

Fernando Veiria

Mesmo que eles queiram comprar navio usado.
O que teria pra vender?

Camargoer

Olá Vovozão. Discordo quanto à aquisição urgente de navios de segunda mão. Até 2025, (portanto apenas mais 4 anos), a MB continuará operando a duas corvetas (Barrroso e Julio de Noronha) e talvez duas Niteróis remanescentes. A MB irá trocar nos próximos anos 5 velhas fragatas por 4 novas FCT, além da incorporação dos novos SBR. Eu comentei com outro colega que me preocupa mais a continuação do programa FCT por meio da contração de um segundo lote de FCT do que busca de navios de segunda mão.

Wellington R. Soares

Concordo contigo Camargoer, seria um desperdício de dinheiro querer adquirir fragatas usadas agora.
O melhor é se concentrar na fabricação dos novos submarinos e ir avançando com as FCT.
Acredito que um segundo lote de Scorpene é bem improvável, mas um outro lote de FCT é factível.
Se for pra gastar grana com escoltas usadas, que utilizem essa grana para retornar à fabricação de novos patrulhas, nem que sejam os de 500 toneladas, até porque navio usado, revisado e com todos os armamentos disponíveis e pronto para uso custa caro também.

MMerlin

Concordo com vocês. Mas um ponto importante é que todos estamos contando que este cronograma aí de cima será mantido. Basicamente, Dois anos de construção para cada fragata, sendo que, após os 12 primeiros meses, teremos a construção paralela de duas unidades. Isto sem levar em consideração os testes de aceitação. Até aí tudo bem. Mas se seguir o caminho do PROSUB, teremos atrasos. Se colocarmos a Barroso no meio, o negócio fica ainda pior. A Emgeprom foi capitalizada e, teoricamente, o orçamento para o programa está garantido. Se isto se confirmar, ótimo. Mas, com base no histórico dos nossos… Read more »

camargoer

Olá Wellington. Voce tem razão. O Chile pagou mais de US$ 100 milhões por duas fragatas usadas, praticamente o valor de duas NaPaOc novas de 1500 ton de deslocamento. Sobre submarinos, é muito mais importante dar continuidade aos SBN do que contratar um novo lote de SBR.

Glasquis7

Segundo o Alexandre/Montenegro foi apenas U$D 70 milhas

Alexandre

Infelizmente tenho que lhe responder, primeiro comentário do chileno e já fala no meu nome? mas é certo sua fixação pela minha pessoa e agora pelo Montenegro tb, muita paixão de sua parte rsrsrs !

Glasquis7

Falando sério, a situação do Chile foi diferente. As duas Adelaide foram compradas por que já estava no programa de manutenção de capacidades da ARCh desde 2015, quando se soube que as L Classe não teriam renovação de sobressalentes nem de manutenção das unidades motrizes. Elas vieram para cobrir a lacuna deixada e assim manter um bom número de escoltas operátivas (8) e a doutrina de defesa antiaerea de zona. Neste último caso, não apenas se manteve a doutrina mas foi substancialmente aumentada.

Glasquis 7

Só pra não ficar mal entendido. Em 2015 foi determinado pela ARCh que até 2020, deveriam ser dadas de baixa as L Class e desde esse momento se determinou a compra de duas fragatas. Primeiro se pensou em duas Type 23 mas RU mas devido á demora por parte de RU em disponibilizar se procurou outras opções. Se chegou a pensar em duas Halifax mas o Canada não disponibilizou. Nesse meio tempo, foram retiradas de serviço as Ltype daí a urgência de adquirir fragatas de segunda mão. Sobraram as Adelaide, bem mais caras e mais capazes do que a ARCh… Read more »

Alexandre

Na verdade foram 70 milhões de dólares pelas duas fragatas adelaides, porque 10 milhões foram para treinar as equipes do chile.
Veja aqui algumas fontes chilenas que confirmam isso.

Este jueves, la cadena australiana ABC reveló algunos detalles de la adquisición, revelando que Chile pagó 70 millones de dólares estadounidenses (110 millones de dólares australianos) por las fragatas. En específico, cada nave costó 45 millones de USD, con el resto del dinero invertido en implementación, información y entrenamiento.”

Alexandre

Aqui outra fonte: “Dos antiguas fragatas de la Armada Real Australiana de la clase Adelaide, los exbuques Melbourne y Newcastle, han sido puestas al servicio de la Armada chilena”, dijo en un escueto comunicado un portavoz del Ministerio de Defensa australiano. Los dos buques, bautizados como Almirante Latorre y Capitán Prat permanecerán en las costas australianas hasta mayo de 2020 para permitir que se complete el entrenamiento y los preparativos antes de zarpar hacia Chile. La fuente ministerial evitó responder el monto de la transacción, así como la fecha de venta o cuando tuvo lugar la ceremonia de traspaso y… Read more »

Alexandre

Mais uma fonte:

Por otro lado, según informó EFE, el monto de la adquisición bordearía los 110 millones de dólares australianos (US$70 millones), de los cuales más de un 80% representa el precio de los barcos y el resto gastos de almacenamiento, información y entrenamiento de los militares chilenos.

https://www.latribuna.cl/noticias/2020/04/24/chile-compra-dos-buques-de-guerra-a-australia.html

João

E se estourar uma crive em 2022? Sem hora marcada. Assim como foi a guerra das lagostas na década de 60. Como fica? Como a MB vai reagir? 2 corvetas e 2 fragatas pessimamente armadas? Quem planeja e gasta mal, gasta duas vezes. Venho insistentemente reiterando. A MB não pode reclamar de dinheiro. Paga salário de 80 mil homens na ativa (não vou nem comentar quantos dentistas tem), com certeza nem 10 mil estão embarcados. Alias, temos quantos almirantes na ativa? Sempre me pergunto porque a mídia especializada em defesa não debate essas questões. Agora só nos resta sim aquisições… Read more »

Wilson Look

Simplesmente porque por lei, o orçamento é dividido em obrigatório e discricionário sendo o obrigatório o pagamento de salário, pensões, aposentadorias e todo o resto relacionado a pessoal e como o nome diz isso é obrigatório, tem que ser pago e esse dinheiro não pode ser movido para outra função.

Isso vale para todo o orçamento da União.

Jodreski

Exatamente por isso que o efetivo da MB precisa diminuir já!

Wilson Look

Apenas isso não é garantia nenhuma de que o que hoje é gasto obrigatório, se torne gasto discricionário amanhã. Tem que convencer o Ministério da Economia a manter o orçamento caso contrário o mais provável é que o dinheiro seja retirado para pagar os gastos obrigatórios de outra pasta.

E também diminuir sem planejamento vai desestruturar a MB, sendo mais prejudicial do que manter o efetivo atual, não basta cortar na carne, tem que saber o tamanho e o local certo para isso ser efetivo.

JOAO

Amigo, ninguém falou aqui em cortar despesas obrigatórias. Aqui se fala em parar de botar oficiais e suboficiais para dentro. Você sabe quantos oficiais a MB põe para dentro todo ano? De cortar excedente. É tudo uma questão de vontade… mas o corporativo é entranhado.

Wilson Look

Então antes tem que ver aonde esses oficiais ficam e qual a obrigação deles, um exemplo a MB tem 8 almirantes de esquadra sendo que 1 deles é o comandante em chefe e os demais comandam setores da MB, como o CFN, o Arsenal entre outros.

Sem conhecer toda a estrutura da MB, não dá nem para dizer se tem excedente ou falta. E só para constar cortar oficiais é cortar despesa obrigatória, todos os gastos relacionados a eles é gasto obrigatório.

Emerson

Resolver isso é urgente. Existem 300 navios pesqueiros chineses na milha 201 do litoral argentino.

Vovozao

10/06/2021 – quinta-feira, bnoite, Camargoer, este cronograma, dentro de uma realidade esta bem apertado, contrário ao que estamos acostumados a ver, não so na MB, como em todas as Forças, vamos partir dos Riachuelo’s, qual era a primeira data de lançamento e quando ele foi lançado??? Outra coisa do lançamento a operacionalização da 1a. Tamandare deve chegar a 2028, e Barroso, Inhauma e 3 Niteroi’s, iram aguentar o tranco, ou iremos sair no mercado, aceitando meios sucateados, só para fazer numeros….. estou errado, porém, vejo que este seria o momento de um acordo gov/gov, para tentarmos acrescentar um sobrevida a… Read more »

Camargoer

Caro Vovozão. O único motivo para atrasar seria corte de recursos, mas a Emgepron tem R$ 10 bilhões. Sobre a aquisição de navios usados, eles não existem. Se a MB tiver sorte de ocorrer alguma oferta que valha a pena, será por sorte, não por planejamento. Não se faz planejamento contando com a sorte, mas com o azar.

Esteves

Esteves foi ao mercado procurar coisa boa e barata. Nada. Não tinha.

Esteves pesquisou, pesquisou e pesquisou. Nada.

Quem e de quem somos aliados? Americanos? No tempo do Trump e a promessa do Trump de inserir a pátria na OCDE…indicou a Argentina.

Quem recebeu 56 bilhões do FMI? A Argentina.

Quem querem proteger fiscalmente na AS? A Argentina.

Os americanos estão doando 500 milhões de doses de vacinas. Não vem nada pra cá.

Acho que tem faltado alguma coisa. Acho sim.

camargoer

Olá Esteves. Falta sim. Se eu falar acabo preso pela LSN.

Adriano Madureira

Os americanos estão doando 500 milhões de doses de vacinas. Não vem nada pra cá”.

Esteves,e por qual razão os estados unidos deveriam mandar vacinas para o Brasil?!

Nosso problema não é de escassez de vacinas ou falta de dinheiro, falta sim é competência governamental para gerir a crise…

Não somos um país pobre e acho que não necessitamos da caridade alheia, mas oque não falta em outros continentes, são países que necessitam da ajuda dos países ricos para vacinar sua população.

Países da África, Ásia, américa central e que certamente precisam de doações, mas o Brasil?! É algo desnecessário…

Slow

Dinheiro não falta oque falta é a vontade de comprar e parar de ficar indicando remédio sem eficácia que nenhum pais usa …

Emerson

Sem política. Sejamos técnicos.

Slow

Segundo o “Mito” os EUA são nossos amigos ..

Emerson

Houve aporte no programa FCT, ao final de 2019, que garante os primeiros 4 navios. Isso é fato. Espero que não haja atrasos.

Doug385

O próprio comandante da força já confirmou que não há grana pra navio de segunda mão. Dadas as condições financeiras atuais, seria um péssimo gasto. O melhor mesmo seria a contratação de FCT adicionais.

Camargoer

Ola Douglas. Eu concordo com você. Recursos escassos devem ser usados de modo a ter efeito multiicador.

Enes

Ainda tem outro problema, Camargo, Vovozão e Doug 385, só quem já operou navios velhos de segunda mão sabe bem o sofrimento que isso causa. Já estive no mar no CT Piauí D31, com um rombo no casco, tendo que sair da comissão escoltado pelo CT Alagoas, depois, entrar madrugada a dentro retirando munição para poder docar o navio para reparo. É só drama.

camargoer

Olá Enes. Concordo com você. Há um limite físico para quase tudo. Este limite físico existe com certeza para navios. Pelo que lembro, o Chile comprou duas fragatas usadas australianas por mais de US$ 100 milhões, praticamente 1/4 do preço de uma FCT nova. Em termos financeiros, sai muito mais barato, mas a operação é mais cara, a manutenção é mais cara e a efetividade militar dos navios antigos é menor que a de um navio novo. Outro fator importante que deve ser levado em conta sempre é que por meio da nacionalização, é possível pagar em torno de 40%… Read more »

Enes

Concordo totalmente.

Emerson

No processo de construção ocorrem ganhos de optimização, incorporação de evoluções e desenvolvimento de capacidades adicionais a partir do dominio dos processos produtivos. Isso tem grande impacto nos custos de manutenção e de operação. Um segundo lote poderia incorporar todo esse aprendizado.

Emerson

O próximo navio sai bem mais em conta quando já superamos a curva de aprendizagem.

Alexandre

Urge comprar mais fragatas Tamandarés, porcaria velha não!

Rodrigo V

No minimo 6 ( igual ao numero de Niterois ) o ideal seriam 8 . com o complemento de duas Fremm AAW.

Alexandre

Concordo.

Emerson

O contrato só foi assinado em Março de 20.

Bjj

Interessante esse canhão Sea Snake 30. Achei que iriam de bofors mk4

Marujo

Quantos desses canhões por navio?

Felipe Maia

Mudaram o radar. Havia notícias de que seria o Artisan 3D, agora será esse da Hansoldt.

Doug385

Artisan 3D me parece que saiu de linha. A proposta da BAe também era de uma versão AESA originário do Artisan.

Tutu

Ele ainda é fabricado, inclusive recebeu um atualização recentemente, na qual foi dotado de estabilização eletrônica, esse radar vai equipar todas as futuras Type 26 e Type 31E da Royal Navy.

Bardini

As Type-31 vão usar radar Thales.

Tutu

Verdade, vão usar um radar da série NS da Thales.

Wagner

Será que das quatro previstas irão conseguir entregar pelo menos duas depois três ou quatro adequações do cronograma?

Filipe

Não entendi a substituição Radar inglês pelo Radar Alemão.

JOAO

Vai saber quais foram os interesses em jogo.

Last edited 2 anos atrás by JOAO
Barak MX para o Brasil

MB viu que o Artisan não é grande coisa.

Filipe

Se calhar viu isso no PNM Atlantico , deve ter desistido de operar ele na hora.

Doug385

Isso é você que está dizendo. Como pode não ser grande coisa se a MB nunca operou nada melhor do que ele. Já é de amplo conhecimento que o TKMS iria favorecer os equipamentos de procedência alemã, o que até facilita a integração. A MB poderia aceitar ou não. Se aceitou é porque o equipamento atende.

Rogério Loureiro Dhierio

Pior será se a MB ver que o radar alemã tbm não é lá aquelas coisas.

Trocaram 6 (Seis) por 6 (meia dúzia).

Doug385

É só perguntar aos chilenos e americanos. Ambos já operam esse radar.

Alexandre

Creio que, se o estaleiro é Alemão, quanto maior o pacote de equipamentos Alemães, melhor o preço!

Filipe

Desistiram de um Radar 3D para um radar 4D ?

carcara_br

É marketing, o importante que são radares topo de linha, muito bom realmente.

Doug385

4D é mas para fins de publicidade, tipo um nome comercial. Na verdade é um radar AESA.

Glasquis 7

Um AESA plus.

BK117

Interessante mencionarem o MANSUP como único míssil anti-navio padrão da fragata. Me parece uma prova de fé da MB no projeto. Minhas esperanças pelo míssil foram renovadas.
Quanto ao radar Hensoldt e o canhão Rheinmetal, imagino que, por serem alemãs, bem como a TKMS, tenha sido uma oferta bem mais vantajosa em relação ao Artisan e o Bofors, respectivamente. Correto?

Alexandre

Certamente.

Moriah

O design do Sea Snake é bem legal e furtivo.

Glasquis 7

Tenho entendido que o alcance do MANSUP é limitado. Procede?

Wilson Look

Com a motorização atual fica nos 70Km de alcance, se for trocado o motor foguete por uma turbina poderia se aumentar o alcance. Mas vale mencionar que a Avibrás teve problemas com o MTC-300 na fase da separação entre o motor foguete e o míssil e o acionamento da turbina, a turbina não acionava no momento certo o que teria levado a perda de protótipos, ainda não está claro se isso já foi superado. Por causa disso considero melhor para a MB o MANSUP assim como está e esperar a resolução desses problemas do MTC-300 para só então buscar desenvolver… Read more »

glasquis 7

Então procede, tem um alcance muito limitado para as necessidades atuais da MB.

Alexandre

A situação do chile é pior, porque não receberam os exocet mm40 bk3 , isso é facilmente constatatado no sipri.

Alexandre

Sua fonte é infodefensa? A mesma que tem a sucursal para América do sul no chile e feita por jornalistas chilenos? INFODEFENSA trem tanta credibilidade quando fala do chile quanto a SPUTNIK tem quando fala da Russia!
Vá no SIPRI e procure por missil exocet MM 40 b3 no chile, vai ter uma surpresa chileno!
Como doe né?

Alexandre

Foi no INFODEFENSA que vc leu que os F 16 do chile tinham radar AESA?
Ou foi no INFODEFENSA que vc leu que o chile ia comprar novos submarinos até 2020?
Estamos esperando a confirmação dessas notícias!
Afinal, a SPUTINIK do chile tem muita credibilidade, rsrsrsrs

wilson

Bom para o Chile ter estes misseis todos. Mas o conflito Malvinas/Falklands mostrou que sempre é bom ter armamento avançado produzido localmente juntamente com outros importados. Não tem código decifrado, não tem “chip” de desligamento e os adversários não sabem o tamanho de seu paiol.

glasquis 7

Misseis empregados Pela ARCh

MM40 BII
MM40 BIIIC
AM39 BII Mod2
SM39 BII Mod2

RGM-84D BIC
AGM-84L BII
RGM-84L BII

Todos eles com alcance acima de 70 Km.

Alexandre

Sonhar não custa nada, mas a verdade é bem outra, e o chile não tem todos esses misseis, é só verificar no SIPRI. Além do mais, temos harpoon com 280 km de alcance aqui no Brasil!
Se a questão é alcance, nenhum outro País da região tem algo superior!

Glasquis 7

KKK o Brasil comprou 16 AGM-84L Block II  KKK o Cara nem sabe qual o alcance desse missil mas, vem aqui dar uma de Ishpertu. KKK

É como eu digo, o tal do “DESLUMBRAMENTO”.

Adriano Madureira

16 AGM-84L Block II ?! Eita ! Viramos potência…Já dá para afundar uma Royal Navy…

Glasquis 7

É uma combinação de armas. Os Harpoon são para os P3 da FAB. A MB tem outros misseis antinavio, entre eles o próprio Exocet.

Alexandre

É por isso que digo que o chileno não tem nível para o debate, ele está questionando uma coisa que já é fato desde 2015 nas nossas forças. A aquisição de mísseis Harpoon com 280 km já foi concretizada e integrada em nossos P3 orion desde 2018. Tem 280 km de alcance segundo a nossa força aérea em seu site oficial e confirmado por todos os sites Brasileiros. Quando falo que a Alice vive num mundo das maravilhas, as pessoas não acreditam!
https://fab.mil.br/noticias/mostra/22130/AVIA%C3%87%C3%83O-DE-PATRULHA—FAB-ter%C3%A1-m%C3%ADssil-antinavio-com-278-km-de-alcance

Alexandre

Vc está esquecendo uma segunda compra de mais 4 desses mísseis realizada há pouco tempo, são 20 agora. Está achando pouco? é a mesma quantidade que o chile comprou de harpoon, só que das versões com apenas 120km de alcance!
Deixe sua critica para o chile , kkkkkkkkk

Alexandre

Todos esses mísseis estão presentes no Brasil e não tem alcance superior a 70km, será que a INfodefensa falou que no chile eles tem alcance superior? MM40BII AM39BII Mod2 SM39BII Mod 2 O MM40BIII ainda não está no chile, segundo o site com mais credibilidade do mundo em relatório de dez de 2020. Chile só tem 2 tipos de Harpoon que não tem no Brasil, que são esses dois abaixo: 1)A versão que veio com as fragatas da Holanda e que tem apenas 70 km de alcance, foram 30 unidades, está no SIPRI e já estão vencidos e fora de… Read more »

Glasquis 7

Si, anda ver al SIPRI tus Harpoon de 280 km.

KKK

Equilibrium

Pendei que o míssil seria o Albatroz NG.

Wellington R. Soares

Me surpreendeu bastante não ser o bofors MK4. Alguém tem informações sobre esse canhão escolhido Canhão Rheinmetall Sea Snake 30MM ? até onde eu sei para os MK4 a marinha operava com munições 3P que ajuda bastante na defesa antiaérea.
Sobre o Mansup, espero que existam projetos para aumentar o alcance deles, pois ficar próximo ao exocet blockII não dá, é necessário evoluir.

Diogo de Araujo

MANSUP? então tá vivo ainda?

Welington S.

Sim. A MB não vai desistir do MANSUP.

Allan Lemos

Queria ter esse otimismo. Mas isso é impossível dado o histórico das nossas forças armadas: O MAR-1 foi cancelado, o MTC-300 está há uns dez anos em “fase final”, o A-Darter também parece que foi abandonado em prol do Iris-T. Enfim, não quero ser pessimista mas não me surpreenderia nem um pouco de amanha lesse uma matéria no Poder Naval intitulada “MB decide desistir do Mansup devido a dificuldades técnicas.”.

Marcos10

Também não desistiram do VLS, por isso dos sucessivos ”investimentos”.

willhorv

Com 70-100 km de alcance…se bobear, um navio com munição inteligente salpica estas fragatinhas antes que ela possa atirar este tal Mansup.

Adriano RA

Sim. Fofuras relacionadas à tecnologia nacional a parte, na vida real, ou se tem o melhor míssil ou toma chumbo. O MANSUP não é uma boa escolha.

737-800RJ

Vivo e com bastante moral pelo que parece! A MB tá parecendo confiante no projeto. Espero que dê certo!

Leandro Costa

Diogo, ninguém disse que o míssil estava morto. Isso foi assumido por vários por ele não ser mencionado como parte dos próximos dois exercícios de disparo de mísseis.

carcara_br

Fui surpreendido positivamente, ótimos sistemas, conteúdo nacional, mísseis desenvolvidos aqui, ótima capacidade de autodefesa, um excelente projeto.
Seria possível fazer integração de link de dados com os gripens ou futuros Drones?

Alexandre

Pelo que foi informado até agora, essas fragatas terão link com outras plataformas , inclusive com os gripens, helicópteros, P3, Bandeirulha , C 295 persuader, E 99, R 99, etc… E mais, uma fragata poderá disparar o míssil de outra fragata se for necessário.

Generval

Essa área de TDLs é bastante complexa e não existe uma solução única que atenda requisitos diversos, como integração entre meios navais, anfíbios e aéreos. Fora aqueles de propósito mais específico. Normalmente há uma solução pra cada um daqueles grupos de plataformas, devendo ser integrados. E como sempre, o diabo mora nos detalhes. Os alemães vão querer vender o deles (Link A) de prateleira, pra uso naval. A FAB tem seus próprios (BR e BR2 em andamento), a MB tem o YB e família (YB, EAD, etc) e também o novo link tático em desenvolvimento que deve ser usado em… Read more »

carcara_br

Certamente, daria uma ótima matéria, inclusive como meus comentários são sempre moderados fica ai uma sugestão! Acredito que sejam vários fatores, mas dois eu gostaria de comentar. Latência (quando maior a qualidade, rapidez e confiabilidade do sinal melhor) e Largura de Banda (a quantidade de informação que pode ser enviada em tempo hábil. e isso é extremamente importante pra estes dois sistemas, porque vai nos dizer se vão extrapolar a consciência situacional numa sala de comando ou da própria fragata e permitir, por exemplo, a utilização de armamentos em engajamentos colaborativos. – Sistema de Gerenciamento de Combate Atlas-ANCS; e –… Read more »

Leandro Costa

Seria um excelente tópico sim, Generval.

Luís Henrique

Que maravilha, até que enfim novidades sobre as Fragatas Tamandaré.
Gostei da troca do radar do Artisan (radar mecânico) pelo TRS-4D Rotator, um radar AESA de nitreto de gálio, uma tecnologia bem mais atual.
Alcance de 250 km, capacidade de detectar alvos de 0,01 m² de RCS, capacidade de rastrear 1.000 alvos, excelente.

737-800RJ

Da mesma forma que a parceria do EB com os italianos da Iveco tem dado bons frutos com o Guarani e, possivelmente com o Centauro II, penso que a MB tem tudo pra se dar bem com os alemães. Reparem que alguns armamentos e sensores de outros países foram substituídos por componentes de empresas da Alemanha; muito provavelmente por conta de acordos vantajosos. Sempre bom lembrar que um dos fatores que mais pesou para a escolha da TKMS é o fato da MB ter em mente adquirir as A-400, na faixa das 7 toneladas de deslocamento. Talvez pra próxima década,… Read more »

Leandro Costa

Torço por isso.

Esteves

Foram escolhidos/substituídos/optados por recheio/componentes alemães, muito provavelmente, por obrigação contratual.

Não existe acordo vantajoso. Existe contrato. Todo contrato tem equilíbrio econômico. Mas existem os contratos paralelos…

Camargoer

Ola Esteves. Creio que o contrato trata de desempenho. A escolha do equipamento demanda negociação tanto de prazo, preço, integração e assistência técnica.

Bardini

A400… Que nem os alemães compraram, na concorrência das MKS 180.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Wilson Look

As A400 são derivadas da F125.

Bardini

Sim. E os alemães deixaram de comprar outros 04 destes navios, para comprar um projeto Holandês.

Emerson

MB com A400 na próxima década ??? Ou Encarnação ???

Gabriel Oliveira

Interessante essa troca de radar,mas confesso que era até esperada,especulo que tal demora tenha um pouco a ver com isso,e imagino que o número de equipamentos alemães aumentou fortemente.

Tutu

Bastante tempo atrás com base nas imagens daquele vídeo da Embraer eu falei que poderia ser o Rheinmetall Sea Snake de 27mm, ao meu ver faria sentido, já que é a mesma arma do do Gripen, Mauser BK-27, talvez desse para padronizar e dar mais escala para uma munição nacional.
Agora se confirma a versão de 30mm, de qualquer forma, é um sistema interessante, e que na função de CIWS é bem efeito, recomendo que vejam vídeos dele atirando no YouTube.

Luís Henrique

Sim, muito interessante este canhão Sea Snake. Gostei da mudança, tem um desenho furtivo e alta cadência de tiro.
Só não gostei muito do Sonar 713, estava torcendo pelo 723 que tem o dobro do tamanho, e obviamente mais capaz.

A maior dúvida que ainda temos são as quantidades de mísseis.

Pelas fotos, parece que o caminho era para 12 Sea Ceptor e 4 MANSUP.
Eu acho muito fraco. Torço para que tenham alterado para 16 Sea Ceptor e 8 MANSUP.

Augusto

Eu já dava como certo que o sonar seria o Kingclip, que é de altíssimo nível e que poderia ser produzido e manutenido no Brasil pela Omynisis. Agora vão usar um que, além de importado, é meia-boca?!

Barak MX para o Brasil

40 km de alcance com laser ativo.

Bardini

Pode ser a mesma arma de 27mm do Gripen…
Pode ser um canhão 30mm e usar munição convencional HE, que também é empregada nos Guarani…
.
Mas a MB gastou dinheiro dos brasileiros para ter capacidade de produzir munição 3P 40mm. Não existe justificativa que caiba, para adotar essa arma e não um canhão de 40mm.
.
Se for uma arma de 30 mm, podemos usar munição do canhão do Guarani. Mas não fabricamos munição 30mm ABM, que é muito cara e que é a empregada para tornar essa arma em um CIWS de fato.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Alexandre

A grande questão é que não sabemos o que vem de off set, e pode ser que a tecnologia de fabricação da munição ABM de 30mm esteja no pacote, vamos aguardar.
Quanto aos canhões de 40 mm e suas munições 3P, acho que continuarão sendo usadas nos navios patrulha.

Bardini

ToT de munição ABM para empregar em 04 canhões?
.
Tá bom…
.
Se fabricarem munição 76 mm, já vai ser muito.
.
Aliás, a EMGEPROM torrou nosso dinheiro desenvolvendo munição de 57mm. Quantos canhões 57mm nós operamos mesmo?
Agora compramos canhão de 76mm, que vai demandar mais investimento.
https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/fichatecnica/lt_57mml70_0.pdf

Alexandre

Não é tot de 4 canhões, é tot de 2 bilhões de dólares, vc acha pouco?

Flanker

Mas, esses 2 bilhões de dólares vão para a fábrica dos 4 canhões???

EduardoSP

A MB toma decisões igual a um peru no natal, cada hora vai para um lado. Gasta aqui, joga fora. Gasta acolá, joga fora. E assim vai.
Mas são visões de mundo diferentes, negócios, contratos, relações que se formam, enfim, nenhuma novidade.

Enes

A função CIWS estará por conta do Oto Melara 76mm.

Bardini

O próprio CAMM é um CIWS…

Tutu

O Sea Snake tbm, essa função consta inclusive no portfólio do canhão.

Cristiano de Aquino Campos

Na verdade, as Tamandaré tem 3 armas com capacidade de defesa anti-aerea, o canhão de 76mm, o canhão de 40mm e os misseis.

Ricardo Rosa Firmino

Pensei a mesma coisa Mk. Como dar continuidade nos produtos racionais, se não há encomenda e por consequência evoluções das versões?? Difícil…aí vem falar que vai de Mansup?? Torço muito, mas duvido que esse míssil vá para frente…

Wilson Look

O SICONTA não será usado nas FCT, mas são os sistemas de gerenciamento o objetivo da TOT. Basicamente vão usar a tecnologia desse sistema para melhorar o SICONTA.

Leandro Costa

Wilson, penso parecido com você. Acredito que após a incorporação dessas primeiras quatro FCT, as próximas poderão vir com uma nova versão do SICONTA que posteriormente poderia ser retrofitado nessas primeiras quatro. Se ficarmos apenas nessas 4, ainda assim a nova versão poderia ser instalada nelas com base em conhecimento adquirido durante o projeto.

Esteves

Não faz sentido. Você usa o IOS da Apple para melhorar o teu sistema? Você usa o MSO para retroagir e retrofiar a tua navegação na internet?

SICONTA é do tempo dos computadores de 8 bits. Rodava em CPM. Antes do DOS.

Dinos.

Leandro Costa

Windows 1.0 rodava em computadores de 16 bits. Hoje o Windows 10 roda em computadores de 64 bits. Segue a nomeclatura, muda-se a versão e a plataforma. Não significa que o código seja o mesmo.

Esteves

Qual era a arquitetura? Quais os circuitos que rodavam o SICONTA em computadores de 8 bits dos anos 1970/80?

1 Smartphone dirige um carro de F1.

Leandro Costa

Esteves, a arquitetura é o de menos. Eu programei muito em Pascal, que foi uma linguagem desenvolvida em 1970. Eu rodava Pascal no meu pentium 233, quase trinta anos depois tranquilamente. Se eu decidir baixar a instalar o Pascal ou algum derivado, sei que vou conseguir rodar numa boa. Se bobear tem até para iOS. Não se trata do mesmo sistema, claro. Para a MB implementar uma nova versão do SICONTA em uma plataforma totalmente nova, pode até ser que se reaproveite parte do código original, mas seria melhor (ou possível apenas) reescrevendo o código do sistema e incorporando novas… Read more »

Glasquis 7

Eu rodava Pascal no meu pentium 233″

Nossa!!! tu desenterrou essa! Saudades da minha juventude. KKK

Leandro Costa

Juventude? Ô jovem! heheheheh

glasquis 7

Na minha época os peixinhos coloridos dos aquários estavam em Branco e preto ainda.

Renato Gioseffi Soares da Cunha

Pior eu que tinha Fortes em cartões perfurados na UFF!

Digo…. Fortran!

Leandro Costa

Não cheguei à passar por isso, Renato. Fortran, cartão perfurado e UFF quem passou por isso foi meu pai hehehehe.

glasquis 7

Putz, tinha até esquecido desse Fortrand.

glasquis 7

Essa é de antes ainda.

Eu me iniciei com um ATARI e dei um salto enorme pro Macintosh… Acabei fazendo meu exame de grau num IBM sitema 36… Nesse ainda rodava o Pascal e Cobolt e C Basic.

Esteves

A Apple transfere IOS? A MS transfere Windows?

Peter nine nine

O sistema correntemente previsto não será substituído pelo SICONTA porque não faria sentido nenhum aplicar verbas no aperfeiçoamento do SICONTA actualmente disponível, apenas para substituir produto semelhante, potencialmente superior, já a ser instalado de raiz. Fará sentido na modernização de meia vida, mas por essa altura, se não houver outros meios onde seja possível a integração de uma actualização do SICONTA, é probavel que o mesmo esteja num estado dormente (morto mesmo). Relativamente ao MANSUP, preocupa me que a informação agora disponível dê a entender que este será o único a equipar as tamandare. O míssil não está pronto, pouco… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Peter nine nine
Leandro Costa

Concordo totalmente com a sua avaliação em relação ao míssil. Acharia bem mas adequado garantir unidades de outros mísseis já consolidados enquanto se desenvolve o MANSUP. Quanto ao SICONTA, eu realmente não acho que deva ser prioridade, porém se algum dia formos adiante com a intenção de construir no Brasil uma quantidade de meios de patrulha novos, seria interessante ter uma continuidade nesse trabalho, inclusive para possivelmente facilitar fusão de dados entre os meios disponíveis. Não se trataria de substituir o sistema que viesse nas fragatas de imediato, mas sim quando fosse oportuno no futuro. Esse projeto pode ser tocado… Read more »

Alexandre

As fragatas Tamandarés são compatíveis com o exocet MM 40 bk3, é só a Marinha do Brasil o comprar o míssil se achar necessário.

Leandro Costa

Oi 48! O SICONTA é de 1993, então acho que não tem nada 8 bits ali hehehehe. De qualquer maneira estamos na versão Mk. V, salvo engano. Houve, ao longo dos anos, diversas melhorias no sistema e muito foi feito pelo IPqM. Aliás, o trabalho em cima do sistema de gerenciamento de plataforma (não confundir com o sistema tático), já foi iniciado, ou seja, pelo menos deve existir ao mínimo um esboço disso, visto que isso ainda é dos tempos em que chamavam o projeto de ‘Corveta.’ O ideal seria dotar os meios com sistemas nacionais que não tenham problemas… Read more »

Esteves

Qual fabricante de sistemas de gerenciamento transfere conhecimento?

Wilson Look

É o que a MB apresenta, a ATECH será a recebedora da TOT dos sistemas de combate e de gerenciamento da plataforma.

Esteves

Assim como você compra uma computador e o recebe com o sistema operacional funcionando.

Mas sem os programas fontes.

Wilson Look

Eu monto computadores, e se o cliente quiser instalo o Linux que é código aberto, por isso que tem vários sistemas que usam ele. Inclusive o IOS.

Esteves

Sim. Você monta.

Oa alemães entregarão montados e funcionando. Ensinarão a operar.

Wilson Look

Eles vão entregar o que foi estabelecido no contrato.

glasquis 7

Acho que com a compra do estaleiro, já não será tão assim como se esperava no contrato.

Wilson Look

Quem vai receber a TOT é a ATECH, o foco são os sistemas de combate e de gerenciamento da plataforma.

Não tem nada haver com o estaleiro.

glasquis 7

Vai? E ela vai conseguir construir fragatas?

Wilson Look

É difícil entender que o FOCO são os sistemas de combate da Atlas e o sistema de gerenciamento da plataforma da L3? que é a área de atuação da Atech?

Nilo

a transferencia de tecnologia será? e para que já que o estaleiro é alemão. Se não deu conta da plataforma do Sisconta, como vai dar contta de uma pataforma em que o estaleiro e alemão?

Leonardo

Começa construindo nove país continental ,MB precisa crescer !!

FabioB

Especialistas na área me corrijam, por favor, mas “apostar todas as fichas” no “MSS MANSUP”, considerando o histórico de desenvolvimento de mísseis no Brasil, os atrasos e reprogramações, a “perna relativamente curta”, é o mais acertado? aquele receio de ter uma Fragata “nova e desdentada”.

Paulo

Navios bons, mas sejamos realistas, fracamente armados. Mas melhor do que nada. No entanto até 2025 como fica a esquadra? Praticamente sem escoltas?

Last edited 2 anos atrás by Paulo
Camargoer

Caro Paulo. Até 2025, a MB contará com a Barroso, a Julio de Noronha, umas duas Greenhalgh e umas três Niterói. Até 2028, quando entrar a quarta FCT, provavelmente terão sobrado apenas as duas corvetas remanescentes. Portanto, trocar 5 fragatas antigas por quatro novas parece um ganho. Além disso, a MB está com pelo menos 4 submarinos novos e o Tikuna (talvez mais dois ou três Tupis remanescentes). Novamente, parece que haverá um ganho no poder naval. Em minha opinião, a pergunta mais importante será sobre a continuidade do programa FCT por meio da contratação de navios adicionais, talvez mais… Read more »

Piassarollo

Sr Camargoer, gostaria de ser mais otimista, não creio que em 2028 teremos as 4 Tamandaré prontas e operacionais. E, até lá, só vai restar a Barroso. 4 scorpenes, 4 Tamandaré e um tupi, creio que esta será a MB lá por 2030/32. Tomara que eu esteja errado. Abs

camargoer

Olá PIassarollo. Até 2028, pelo menos duas FCT estão operacionais, uma terceira em avançado estágio de testes e uma quarta entrando em testes. Creio que a Barroso e a Julio de Noronha estarão operando. As quatro FCT virão para substituir as velhas fragatas Niterói e Greenhalgh. Somente um novo contrato de FCT substituirão as corvetas. Por outro lado, a força de submarinos será a mais poderosa (não em número, mas em poder naval) que a MB já teve. Se a MB conseguir manter ao menos três Tupis com os quatro SBR, será sensacional.

Piassarollo

Sr Camargoer, admiro seu otimismo, estou ficando velho e a esperança de que tudo vai melhorar vai ficando cada vez mais minguada. Não é falta de vontade que nossa querida marinha cresça e se desenvolva da maneira que merecemos, é uma falta de ânimo mesmo. Acho que um pouco de tudo dessa época louca. ABS

Flanker

As Greenhalgh até 2025? Acho difícil. Em 2025 teremos umas 3 Niterói e a Barroso. E talvez 1 Tamandaré em vias de ser incorporada ao setor operativo.

Camargoer

Ola MK48. Provavelmente serão retiradas de serviço antes disso, mas lembrando que já estamos quase em 2022, mais 2 ou 3 anos….chega em 2025.

Alexandre

Concordo com vc, mas a galera gosta de coisa velha com 30 anos, rsrsrsrs

Camargoer

Ola Alexandre. A galera gosta de balzacas. Como diz a canção, panela velha e que faz comida boa.

Alexandre

Enquanto o Sérgio Reis viver, a balada dessa galera será essa ai, rsrsrsrs

Alexandre

MK 48, dá uma olhada na região, tem fragata e submarino muito mais velho navegando. E em 2028 vai ter marinha com toda sua frota de escoltas beirando os 40 anos de uso e 50% dos submarinos com 44 anos. E sem ter feito nem mesmo um RFP!.
Creio que pelo menos 3 fragatas classe Niterói podem chegar até 2030. Então , podemos ter 8 escoltas em 2028, sendo 4 novas, 1 com 20 anos e 3 com 45 anos. Dá tempo de pedir pelo menos umas 2 tamandarés a mais!

camargoer

Olá Alexandre. Creio que a conta é essa mesmo.

Alexandre

Olá Camargoer, o pessoal gosta de criticar a idade das nossas escoltas, mas esquecem a idade das escoltas e dos submarinos dos nossos vizinhos. É aquela coisa de sempre, fazer o que?

Flanker

Primeiro: duvido que em 2028 teremos as 4 Tamandaré entregues. Pedir 2 a mais? Com qual $$$?
Segundo: em 2028, a mais nova das Niterói terá 51 anos e a mais velha, 54 anos. Bem mais que 45 anos….
Terceiro: a Barroso terá, sim, 20 anos. Mas, mesmo hoje, ela possui um óbice gravíssimo, que é não possuir 1 mísero míssil antiaéreo. Imagina esse óbice em 2028. E a MB optou por não modernizá-la.

Alexandre

Amigo, antes do prosub, do guarani, do astros 2020, do kc 390, do gripen ng, da fragata tamandaré etc… também não tinha dinheiro, creio que a compra de mais fragatas sairá da mesma fonte que saíram todos esses projetos citados!

Enes

Tikuna, Tupi e Tapajós.

Flanker

Tapajó…..No singular.

Tutu

Não acho, ao meu ver estão na média, pecando talvez só devido ao baixo alcance do MANSUP, são navios nem tão super armados como uma Corveta Sa’ar 6, nem tão anémicos como uma Type 31E.

Esteves

Mestre Camargo Esta fazendo a conta do bota um tira dois.

Camargoer

Ola Esteves. Infelizmente, até 2030/2032 a conta será isto mesmo. Da atual frota, acho que apenas a Barroso chega em 2030. Compras de oportunidade dependem de ofertas, que talvez não existam até 2030.. a partir de 2026 vale mais a pena contratar novas FCT do que adquirir navios usados.

Esteves

Mestre,

Se aprendemos algo com o passado…basta de contar com navio usado. Melhor comprar navio menor que navio pior.

Quanto às Tamandares…vamos esperar o futuro chegar.

camargoer

Olá Esteves. Eu também defendo que a prioridade deva ser os navios novos. Compra de oportunidade depende da ofertas de outras marinhas. O que depende da MB são os seus próprios programas (FCT, Mansup, SBR, SBN.. ).

willhorv

Chega a ser um absurdo cabalístico como as coisas aqui são pra quando Deus quiser. 04 fragatinhas entregues até 2028…
Estamos falando daqui a 6 anos!!!
E ainda se não acontecer nada…
É muito…mas muito frustrante ser um admirador de assuntos militares aqui…
Vergonha.

Esteves

Dois anos para a primeira. Começa em 22, termina em 24 se não existirem interrupções. Depois 1 a cada dois anos. 25/26, 27/28, 29/30.

Um ano para testes e incorporação de cada navio.

As 4 Estarão juntas em 2033. Talvez.

Camargoer

Caro Will. As forças armadas brasileiras nos dão vários motivos para críticas, mas o cronograma das FCT é este desde a divulgação do consórcio vencedor. Inclusive, é interessante notar que a construção da primeira FCT começará em 2022 para ser entregue em 2025, portanto três anos. Como a última FCT será entregue em 2028, a MB tem uma janela até 2025 para contratar um segundo lote de navios para dar continuidade á produção das FCT na cadência de uma por ano.

willhorv

Não ligo de ser negativado…acho até bom, pois tem pessoas que acreditam. Eu estou descrente…não acredito que, como as coisas estão, algo vai melhorar. Se não passarem o facão e acabar com a farra do boi nas FAAs, não vai sobrar nada. Chega…a época de aparências já foi…chega!!!

Bardini

Foi dinheiro jogado no lixo. Pra variar.

Ricardo Rosa Firmino

Concordo contigo Bardini..

Nilo

mk48 – Bardini – Concordo. Sisconta foi pro lixo.

Marcelo

o Sea Snake 30mm tem funcao CIWS?

Esteves

“O SeaSnake é um sistema de artilharia naval optimizado para prover autodefesa de navios contra diversos tipos de ameaças convencionais ou assimétricas dentro de um raio de 4.000 metros.

Sua unidade de pontaria é formada por um sensor para engajamento múltiplo de alvos que proporciona elevada precisão à curtas e ultracurtas distancias notadamente no modo de disparo individual.”

Marcelo

ainda tenho a duvida se protege contra misseis anti navio, ao menos subsonicos

Last edited 2 anos atrás by Marcelo
Esteves

Um ataque saturado de mísseis é fatal.

Alexandre

Com os mísseis sea ceptor não! A combinação de Sea Ceptor, canhão de 76 mm e o canhão Sea snake de 30 mm dá uma excelente defesa aérea em camadas.

Tutu

“The SeaSnake is a remote-controlled, semi-automatic, stabilized CIWS defense system with an optional integrated or detachable E/O sensor unit on a stabilized pan and tilt platform that can be moved and steered independently of the weapon.”

https://www.rheinmetall-defence.com/media/editor_media/rm_defence/pdfs/produktpdfs/sea_snake/D861e0120_Rheinmetall_RWM_SeaSnake_30.pdf

gerson carvalho

Corvetas…

FabioB

Quanto será a diferença em tamanho e tonelagem, comparando a “Fragata” Niterói, com a “Corveta” Tamandaré?

Wilson Look

Fragata Niterói: comprimento: 129,5 metros, boca: 13,5 metros, calado 5,9 metros, deslocamento carregado: 3.800 toneladas.

Fragata Tamandaré: comprimento: 107,2 metros, boca: 15,95 metros, calado: 5,2 metros, deslocamento: 3.455 toneladas(não informado se é carregado ou não).

Corveta Tamandaré(CPN) comprimento: 103,4 metros, boca 12,9 metros, calado: 4,25 metros, deslocamento carregado: 2.790 toneladas.

Camargoer

Fraguetas,

737-800RJ

As Tamandarés deslocarão bem pouca coisa a menos que a Classe Niterói, que é considerada fragata… E bem mais que as corvetas Classe Inhaúma, por exemplo. Eu chamaria de fragata leve, caso queiram comparar com as pesadas FREMM, por exemplo.

Camargoer

Ola 737. Fui o primeiro a apelidar as FCT de fragatas durante um debate sobre se seriam corvetas ou fragatas. Concordo com você que as FCT será similares em deslocamento e superiores em desempenho as velhas Niterói. Contudo, fragatas parece ser mais carinhoso. Na USP há um departamento do Fonodiologia, fisioterapia e terapia ocupacional que tem a sigla sugestiva de FOFITO. Não por acaso.

Camargoer

Digo.. apelidar de FRAGUETAS.

737-800RJ

FOFITO é bem criativo por pegar as iniciais de cada especialidade e passa uma coisa positiva, inocente. Eu imagino umas fisioterapeutas e fonoaudiólogas sorridentes e de bochechas fartas, mesmo que talvez a realidade não seja essa.

Camargoer

Oi 737. Todo mundo que conhece ama o FOFITO.

Alexandre

As Tamandarés são fragatas sem dúvida alguma, tem a mesma tonelagem das Niterói e de outras fragatas da região que sempre foram chamadas assim. Só aqui tem esse tipo de polêmica.

Esteves

A polêmica veio da MB. Mudou de CCT para Navios Classe Tamandaré. Agora chamam de fragatas.

Cresceu no quintal é filho. Pronto.

Alexandre

O edital previa que poderia ter maior tonelagem.

Allan Lemos

Alguém saberia dizer se a MBDA também é a responsável pela construção e fornecimento do VLS e se há a expectativa de também equipá-lo com o Mansup?

Cleber

Nenhum míssil de cruzeiro? Pelo amor …so o Mansup com um alcance de 70 km ? Isso mesmo ?

Esteves

Até 70.

Luís Henrique

Até 2025 – 2028, ainda temos esperança que uma nova versão do MANSUP poderá ficar pronta.
Imaginem pegar o MANSUP bloco 1, funcionando muito bem e atingindo o alvo com precisão, e passarmos para o bloco 2, substituindo o motor foguete por uma microturbina nacional da Polaris?

Alexandre

Exatamente Luís, quem fabrica o motor foguete dos exocets e MANSUP Brasileiros hoje é a AVIBRAS, a mesma que está fabricando o AVTM 300 que usa uma turbina como motor. É só homologar o MANSUP e partir para a troca do motor para se ter maior alcance. Mas muitos vão dizer que isso é impossível , rsrsrsrs

MMerlin

Esta empresa é campeã em contratos de projetos a fundo perdido: mansup, s50, av-mtc…

Em 2010 a empresa quase quebrou. Se recuperou devido a um contrato bilionário do programa Astros 2020. Também tem dificuldades em manter pesquisadores e técnicos de alto nível em seu quadro de funcionários. Tudo isto impacta no andamento de projetos. O problema é maior quando falamos de projetos tão importantes como os mencionados.

Urge a necessidade das 3 Forças investir em outras alternativas que já existem no mercado.

Alexandre

A AVIBRAS, como qualquer empresa de tecnologia, tem sucessos e tem fracassos, assim como podemos ver em empresas de outros Países. Mas é inegável a expertise da AVIBRAS em muitos projetos que deram certo, eu cito os ASTROS, desde suas primeiras versões, vários tipos de foguetes, os novos motores dos exocets MM 40 da Marinha que são da AVIBRAS e os motores do MANSUP que funcionaram perfeitamente nos 3 disparos. Estamos esperando os resultados do míssil AVTM 300, que me parecem bem avançados. Já o motor S50, é uma área nova para a AVIBRAS, e o contrato dos mesmos, falava… Read more »

Lemes

Não conseguiram sequer entregar a primeira versão depois de vinte anos, e você acredita mesmo que em três ou quatro anos façam uma nova versão? Tiro o chapéu para seu otimismo…

Alexandre

Acho que o primeiro mock up desse míssil surgiu em 2011, então são cerca de 10 anos de desenvolvimento, um prazo bem interessante para uma empreitada dessa.
Certamente, o aumento do alcance é um processo mais fácil, que vc pode conseguir aumentando a quantidade de propelente no modelo atual, seja aumentando o míssil em tamanho, ou diminuindo a carga explosiva da cabeça de guerra para ganhar mais espaço para o propelente.
Um segundo caminho é usar o motor do missil AVTM 300 no MANSUP, que , por se tratar de uma turbina, gera um aumento importante no alcance.

Foxtrot

b) Sensores Radar de Busca Volumétrica Hensoldt TRS-4D ROT; Radar de Direção de Tiro Thales STIR 1.2; Sonar de Casco Atlas Elektronik ASO 713; Radar Busca de superfície Raytheon (Banda S); MAGE MB/Omnisys Defensor MK3; Alças optrônicas: SAFRAN PASEO XLR; e- Radares de Navegação Raytheon (Banda X). b1)- Alças Optrônicas Safran ??? Não temos a Atena da Ares aeroespacial? Radar de Direção de Tiro Thales STIR 1.2 Não temos o Gaivota-X que dentre outras funções possui direção de tiro e mísseis e estava em fase final de testes de mar? c) Sistemas de Gerenciament – Sistema de Gerenciamento de Combate… Read more »

Bardini

Meus 2 centavos: . Canhão 76mm: Bom. Serve para muita coisa, PORÉM, com a baixa das FCN e consequentemente seus canhão de 114mm, a MB passará a contar com uma capacidade medíocre de realizar Naval Gunfire Support. Não existe previsão para simplesmente colocar um módulo com uma arma de 5 polegadas nesse projeto. Apenas no projeto da MEKO A200 comporta essa arma, ao que se sabe. Uma arma de 5 polegadas nesse navio aí, só com um baita e extensa modificação. Isso se der pra colocar, sem comprometer um bocado de outras coisas. . O CFN que se vire… nada… Read more »

Barak MX para o Brasil

Um radar bem superior ao Artisan. Aqui a configurações do Sea Snake 30mm.

Cavalli

Quero agradecer as informações disponibilizadas pela Marinha do Brasil por meio de sua Diretoria de Material Geral. Esperamos que agora saibam aproveitar o momento de crescimento do país e iniciem o quanto antes a construção dos vasos, antes de “perdermos” mais algum. Lógico que respeitando todos os cuidados referentes a esta doença, a qual ninguém tem por certo qual e quando será o seu fim. Por isso, todo tempo perdido para a busca de um aprendizado sobre esta doença, onde aprendeu-se pouco por sinal, pois sempre tem uma “nova variante” aparecendo; e colocar a construção em prática. Já trabalhei na… Read more »

Eney Lima

Até 2089 sai a primeira

Adriano Madureira

2025,26,27 e 28…

Vamos ver oque o futuro nós aguarda,quatro classe Tamanduá com talvez a opção de mais duas adcionais ou milagrosamente quatro,sonhar ainda é gratis…

comment image

carlos

Sonhar e agir. Em 2011 o PIB do brasil era de US$ 2,616 TRILHÕES, em 2014 era de US$ 2,476 TRILHÕES e em 2020 foi de US$ 1,442 TRILHÃO. Precisamos voltar a ser a 6ª maior economia do mundo para que tenhamos dinheiro para equipar as forças armadas e avançar nos projetos estratégicos. Precisamos escolher os que defendem a NAÇÃO e não os que defendem a PÁTRIA. A batalha é PÁTRIA versus NAÇÃO.

Filipe

Esse radar é o estado da Arte , é o mesmo radar das MKS 180, o Brasil acertou na mosca de novo, igual fez na dupla Gripen + Meteor .

Inimigo do Estado

Isso aí para mim é um patrulha bombado, voltem aqui com uma fragata de 8.000 toneladas igual à FFGX e a gente conversa.

Flanker

Depois de tantos anos sem receber um navio escolta novo (a Barroso foi o último, em 2008), tendo no mercado Exocet Block III e RBS15 MK III, ambos na casa dos 200 km de alcance e o Harpoon na casa dos 150 km, ver que esses navios serão equipados com um míssil antinavio de 70 km de alcance é decepcionante…….O Sea Ceptor, os 2 canhões, o lançador de torpedos, o radar 4D, etc, estão de bom tamanho….mas, um míssil antinavio de 70 km…….não dá!!!

Cleber

Um belo ” alvo ” flutuante ,somente com o Mansup .

Filipe

Pelo menos se houver uma Guerra o Brasil não será sabotado como foram os Argentinos que compraram o Exocet da França, o MANSUP é fruto dessa lição , tem 70 Km na versão inicial , mas pode ter 200 Km no futuro , é tudo uma questão de investimento em inovação e pesquisa , o mais importante é ser “made in Brazil” , ou seja a nossa soberania esta garantida com esse míssil , e tenho a certeza que será um sucesso de vendas e exportação.

Esteves

Você tem razão. Nossas mentes não devem nada a nenhuma outra. Havendo investimentos somos capazes.

Vender o míssil não. Não é uma questão de ser ou não ser um bom produto. É uma questão sobre entrar em mercados marcados. Careceríamos de tempo e muito investir na pré e na pos venda.

Sendo uma boa arma e um bom míssil Estará muito bom.

Flanker

Sucesso de vendas e exportação? Em qual realidade paralela isso aconteceria?
É essa história de independência…..conta outra….se for assim, basta os diversos fornecedores estrangeiros “sabotarem” um ou alguns dos itens dos navios, helicópteros e aviões ou qualquer outra plataforma….daí, vamos precisar mandar uma equipe dos GRUMEC levar o Mansup à nado até o alvo! Não existe independência parcial. Ela existe de forma plena ou não existe!!

Alexandre

Excelente comentário, é exatamente isso, homologa o MANSUP como está, e depois troca o motor para se ter mais alcance.
Mesmo porque, se nada der certo, o lançador dessa fragata pode usar o exocet MM 40 bk 3, é só comprar!

Carlos Campos

pra mim tá bom, afinal pode colocar o helicóptero para atacar mais longe, mesmo com sensores top, a terra não é plana, não dá para ver um navio inimigo a mais de 90Km.

Alexandre

Resposta inteligente, está de parabéns!

Flanker

ßério? Não diga que a terra não é plana!!! Mas, então tem que avisar franceses, suecos, norte-americanos, russos, chineses, etc…..pois, todos eles fabricam mísseis antinavio com acance de mais do que o dobro de 90 km…..
E já existe versão ar-mar do Mansup, pra colocar em helicóptero?

Carlos Campos

Flanker a situação é que o navio pode ter navios de alcance mais longo, por enquanto essa capacidade fica por conta dos Helicópteros.

Carlos Campos

quanto aos MANSUP de heli ainda não tem. mas pelo que eu sei a conversão é facil.

Antonio Cançado

Esse tal desse “MANSUP” não me convence de jeito nenhum…

Filipe

Convence e Vence …. Made in Brazil …

Paulo

Se você diz…

carcara_br

Ele só precisa entregar uma carga de 500kg de alto-explosivo dentro dos navios, não precisa convencer ninguém 🙂

Flanker

Sim….mas, desde que o navio que ele pretenda atacar não tenha outro míssil antinavio com alcance maior do que os 70 km dele….

carvalho2008

Quem vai determinar o setor de tiro alem dos 35 km de horizonte radar?

Somente um heli para determinar a localização.

Se for um heli, um heli de maior alcance prove vantagem tatica

Se for um heli, um mais potente pode carregar dois misseis do que apenas im de categoria menor

Alexandre

Flanker, a equação de um confronto entre fragatas não inclui apenas o míssil. Tem o RCS , a defesa aérea feita com mísseis, a defesa aérea próxima(CIWS) e os sistemas de guerra eletronica. Aqui na região, nenhuma fragata que use mísseis com alcance maior que 70km tem uma defesa aérea qualificada como terão as Tamandarés. Veja , todas as fragatas do Perú, Colombia e Venezuela usam sistema ASPIDE da 1 versão. No chile, observamos que não existe sistemas CIWS qualificados, no máximo, canhões de 76 mm obsoletos. A defesa aérea de mísseis vai depender do tipo de fragata, onde observamos… Read more »

Mercenário

Esse canhão de 30mm com alcance de 7km?! Tem certeza? Acho que o alcance efetivo é metade disso.

Alexandre

Depende do alvo, mas em linhas gerais, aceitamos que 4000m é um número realista. O que é bem interessante como última linha de defesa, daí ser um CIWS!

José Luiz

Creio que a maior vantagem do Mansup sob qualquer outro sistema estrangeiro é que o seu software e sistema de guiagem é de pleno conhecimento nosso. Como já escrevi aqui antes creio que qualquer sistema estrangeiro contém no seus programas script de segurança secretos que podem ser acionados por meio de guerra eletrônica quando o alvo é um navio da nacionalidade do seu fabricante de forma a anular ou prejudicar o desempenho da arma. Por exemplo usar um Exocet MM 40 block 3 contra um navio francês ou da OTAN.

Flanker

Vamos usar o exemplo da Tamandaré: muito lindo, muito bonito o míssil brasileiro com seus fantásticos 70 km de alcance. Imune à sabotagem estrangeira. Bacana. Mas, pela sua premissa, os “estrangeiros sabotadores” podem colocar um programa secreto no radar do navio….ou nos consoles do COC….ou nas alças optrônicas….ou no sonar…..ou no controle de propulsão……ou em qualquer outra rebimboca da parafuseta que seja fabricada fora do Brasil!!! Pronto….ficamos com um míssil nacional, mas sem meios de lançar o mesmo.

Alexandre

É isso mesmo, independência é tudo. Imagina vc comprar um determinado míssil e na hora “H” o teu inimigo desabilita o mesmo porque é amiguinho do fabricante!
Ah, mas pode desabilitar qualquer outro sistema que não o míssil em si.
Isso é bem mais difícil quando vc domina todo o sistema do míssil, podendo usa-lo através dos consoles e radar da fragata ou de algum avião ou helicóptero no ar.
Aqui temos aviões e helicópteros com sistemas israelenses, americanos, europeus e até mesmo Russos, teria que fazer um acordo com todos eles para ter sucesso no boicote!

Flanker

Continua te enganando….se isso te deixa confortável, beleza…..

Alexandre

Enquanto eu seguir os jornalistas especializados, estarei no caminho certo. Quanto a vc, continue sendo do contra , com esses argumentos ridículos! beleza?

Alexandre

Aí vc mata os do contra com um ataque cardíaco, rsrsrsrs

Flanker

E tu não entendeu a ironias do Ml. E os que tu chama de “Do contra”, são aqueles que querem o melhor, não apenas mais do mesmo…..e sem ufanismo barato.

Alexandre

Olá Flanker, a carapuça serviu? Desde que foi anunciado pela MB essa configuração, eu passei a observar tudo que foi dito, muita coisa eu já sabia ser de qualidade, outras precisei me informar mais. Assisti diversos vídeos de jornalistas especializados, cito aqui dois deles, o Caiafa e o Felipe Sales, que dispensam apresentações. Ambos jornalistas fizeram altos elogios a essa configuração, e então vc me chama de Ufanista barato? creio que não! Afinal, entre concordar com opiniões de pessoas gabaritadas e concordar com as suas opiniões, eu fico certamente com a primeira hipótese! Continue na turma do contra, é um… Read more »

ALEXCG

Primeira entrega em 2030, 2040, 2050 e a ultima em 2055.
A MB o calendário dela é desse jeito.kkk

Ruyu

Não sei porque não colocam arranjos sonar de baixa frequência. Continuam insistindo apenas em sonar de casco…

Alexandre

Amigo, essa fragata é modular e comporta qualquer arranjo e /ou equipamento, inclusive sonares de baixa frequência. Se vc ler a matéria com calma, vc vai perceber que estão avançando na definição das armas e equipamentos, mas não diz que já terminou toda a configuração, então podemos ter outras coisas a serem definidas.
Ou então, poderemos ter versões especializadas nos próximos lotes a serem comprados, tipo antisubmarino e/ou antiaérea.

Alexandre

Excelente, a MB está de parabéns, fragatas com um recheio de sensores e armamentos no estado da arte, calando a boca de muitos que criticavam sem ao menos saber qual seria a configuração final das tamandarés. Ainda não tinha opinado sobre as mesmas, porque de fato, não tinha como, só na base da adivinhação. Mas agora, com esse informe oficial, temos uma fragata com uma excelente capacidade de combate. Gostei da confirmação do sea ceptor, míssil que pode lidar com um ataque de saturação. O radar é excelente, embora também gostasse do Artisan. Sonar de casco e sistema de lançamento… Read more »

carvalho2008

Sera que um H-225M+Mansup supriria esta pouco alcance? 700km+70km?

Haveria uma versão lançavel por vetor aereo?

Se houver, muda a análise?

Haveria até a incorporação operacional da Tamandaré, uma versão Mansup com nova motorização?

Luís Henrique

Algo que muitos não pensam: o radar TRS-4D possui cerca de 250 km de alcance. Porém para atacar um navio, devemos lembrar que o navio inimigo não estará voando a 10 mil metros de altitude. Estará navegando, portanto mesmo sendo um alvo grande, está poucos metros acima da linha d’água. Por mais poderoso que sejam os radares e sensores a bordo da nossa Fragata, nós só conseguiremos detectar o navio inimigo a 30 ou 40 km de distância. O alcance do MANSUP de 70 km, se torna mais do que o suficiente para esses cenários. Ah, mas podemos decolar um… Read more »

Bardini

Ah, mas podemos decolar um helicóptero e detectar um navio inimigo a 200 km. Sim, mas esse helicóptero também poderá estar armado com mísseis antinavio e disparar ele mesmo.
.
Helicóptero não faz ataque de saturação.
.
Nossa capacidade de fazer um ataque de saturação, que poderia ter algum sucesso contra uma força inimiga, se limitará aos medíocres ~70 km do MAN SUP.
.
Fosse um míssil de longo alcance, voaríamos um helicóptero varrendo mais de 200km além do horizonte. Isso protege e muito o Navio Escolta.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Alexandre

Helicóptero faz sim ataque de saturação, depende da quantidade de helicópteros que vc pode usar num ataque. Com relação a essa força inimiga que vc fala, qual seria? Por que se for uma potência como EUA, Russia, China, França ou Inglaterra, não faz diferença nenhuma se ter um míssil com 70 ou 170 km. Simplesmente vc não vai conseguir chegar nem mesmo a uns 700km da frota inimiga, que já estará levando um ataque através de caças embarcados em porta aviões. Se for um inimigo da região, o argumento do Luis Henrique está certo, porque essas forças não terão condições… Read more »

Esteves

Claro.

Cada Tamandaré levará uns 20 helicópteros.

Flanker

Hehehehe…..Boa!!

MMerlin

Boa não. Ótima!

Alexandre

Olha o nível! rsrsrsr

Alexandre

Se vc acha esse argumento bom, então começo a entender seu nível para o debate!

Alexandre

Com certeza, numa guerra, faremos o combate com apenas uma FCT, daí sua brilhante conclusão!
O Atlântico, o bahia, as outras FCTs, a Barroso, as FCN, os Sea Hawk, os H 225M, os wild lynx, os A4, os P3, ficarão no porto tomando cerveja com leite moça!

Esteves

Calma.

Alexandre

Tomando um cervejinha aqui, bem calmo!

glasquis 7

Um Helicóptero carrega no máximo dois misseis anti-navio. Isso já é considerado como saturação na MB?

Alexandre

Para as fragatas chilenas que não tem nem mesmo um sistema CIWS , dois mísseis seria um problemão! Já imaginou, sea sparrow e barak 1 obsoletos diante de dois mísseis modernos AM 39 ou Penguin ,o primeiro com baixo RCS e o segundo que opera de forma passiva? Essas fragatas velhas do chile não pode abater nem um caça A4, porque sua defesa aérea tem um teto máximo de 10 mil metros, enquanto um caça A4 voa a quase 12mil metros! As fragatas classe M e a T 22 do chile conseguem ter uma defesa aérea pior que as fragatas… Read more »

Esteves

O Peru fica no Oceano Pacífico.

Alexandre

Citei o Perú, porque é o único, segundo o site do SIPRI, que já recebeu os mísseis exocet MM 40 bk 3! A Colombia tem mísseis chineses e a Venezuela tem mísseis italianos com esse alcance de 180km, o problema é a Marinha deles conseguir navegar até águas Brasileiras! Isso sem contar a questão dos meios para fazer a função OHT nessas duas Marinhas. Mas já teve gente falando aqui que a Marinha da Venezuela pode afundar toda a marinha do Brasil facilmente, alguns meses depois dessa pérola, um navio de patrulha oceânica novo da Venezuela foi afundado por um… Read more »

Esteves

Calma. Respira fundo. Pausado. Já passa.

Alexandre

Fazendo um curso rápido para comandar uma fragata e ir a guerra sozinho contra outro País, o professor é top, um tal de esteves!

Bardini

Uma FCT comporta apenas um helicóptero, até onde se sabe. . Rapaz. Qualquer país da região pode comprar de uma hora pra outra, um míssil xingling como o C802, com mais alcance que o MAN SUP. A própria Venezuela negociava até pouco tempo, algo nesse linha. . Já existe Exocet Block III, nas marinhas do Chile e Peru. Isso sem citar os Teseo ou Harpoon… . Usar helicóptero com radar é algo comum na nossa região. Peru, Venezuela, Argentina e Chile, falando de cabeça, tem esse tipo de aeronave a muito tempo. . “Seriam de fato, derrubados antes de poder… Read more »

Alexandre

Não creio que o Brasil vá para uma guerra com apenas uma FCT, talvez se vc fosse o Comandante, eu acreditaria nisso. Exocet MM 40 bk 3, segundo o SIPRI, só existe no Perú! Se qualquer País pode comprar um míssil xingling, o Brasil também pode, afinal, as Tamandarés são preparadas para o exocet MM 40 bk3. É claro que existem helicópteros com radar na região, porém, são poucos. Argentina deve ter uns 5 Sea KING velhos e obsoletos, Chile tem 5 Super Puma velhos e obsoletos, Perú tem uns 3 Sea King velhos e obsoletos e outros 3 Sea… Read more »

Bardini

Mais uma vez: vai abater helicóptero inimigo como e com o que?

glasquis 7

Com bombas acauã que caem pra cima.

KKK

Alexandre

Cara, já te respondi no comentário acima, não precisa muita coisa pra isso não, uma .50 instalada em nossos helicópteros dá conta, talvez um foguetinhos de 70 mm, ou talvez uma bomba AKAUÃ lançada de um A4! OPS, esqueci, o Brasil não comprou dessas bombas!
Compramos 120 lizards :
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fab-adquire-120-kits-lizard-ii-para-os-cacas-a-1m

Flanker

Não adianta explicar, Bardini. Pra eles, russos, norte-americanos, europeus, chineses, etc estão todos errados ao fabricar mísseis antinavio com mais de 150….200 km de alcance….

Bardini

Os cara viaja demais…

Alexandre

Quem viaja é vc Bardini, fez um comentário onde critica praticamente tudo que a MB colocou na Tamandaré.
Quando a escolha foi por produto Brasileiro, vc diz que não presta porque tem coisa melhor lá fora. Mas quando escolhemos coisa melhor lá fora, vc criticou por não ter privilegiado o produto nacional!
Fala sério, só para ser do contra!

Alexandre

Russos , Americanos, Europeus e Chineses usam misseis de cruzeiro com 1500km de alcance, porque sabem que um míssil de 180 km não serve para combater inimigos qualificados e com porta aviões!
DUVIDO uma fragata Chinesa, russa , Americana ou Europeia chegar a 180km de uma frota nucleada por porta aviões e disparar um míssil!

carvalho2008

Um H225M pode levar não um, mas dois Mansup/Excocet.

Uma Task de 4 Tamandaré, poderia prover até 8 Mansups…a 700 km ou 770 km……o H225M é o heli de maior alcance sobre todos…..ok que não o Heli nativo das fragatas…mas se precisar…cabe….e assim a kombi vodora ganha sua redenção

Bardini

Uma Força Tarefa com 04 Tamandaré poderia ter 32 mísseis antinavio de longo alcance… A coisa poderia ser até expandida, para 64 mísseis. Mas o que temos é um perna curta.
Isso, aliado aos helicópteros, que poderiam além de plotar uma Força Tarefa inimiga a grande distância, fazer um movimento de pinça, atacando por outra direção.
.
O H225M embarca em uma Tamandaré?
Eu acredito que não.
.
Dá própria TKMS:comment image
.
Esse embarca 02 aeronaves como o Lynx.
Tem canhão 127mm.
Comporta mísseis do porte do ASTER-30.
Poderia padronizar a Esquadra…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Alexandre

Segundo o atual comandante da Marinha, a Tamandaré recebe helicópteros de médio porte como o SEA HAWK, que é o melhor helicóptero naval médio das Américas.
Creio que recebe sim o H225M!

Alexandre

A proposta é que o próximo passo será a versão lançada por helicópteros.

Carlos Campos

Fiquei feliz que os sensores são top.

  • Radar de Busca Volumétrica Hensoldt TRS-4D ROT;
  • Radar de Direção de Tiro Thales STIR 1.2;
  • Sonar de Casco Atlas Elektronik ASO 713;
  • Radar Busca de superfície Raytheon (Banda S);

O TRS 4D é melhor que o Artisan 3D, vai ser um sensor que vai estar no Estado da Arte por muito tempo, só não é melhor que o SPY-6.

Nilo

“Os navios serão construídos com elevados índices de conteúdo local, incluindo a gestão do conhecimento”.
Mas nossa engenharia (naval) desconhece gestão de conhecimento?
Os senhores estão muito otimistas

Esteves

“proporcionando, portanto, um novo paradigma de manutenção e evolução de conhecimento para Marinha do Brasil.”

Vamos aprender a manter.

Nilo

usuário será sempre usuário

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Nilo,

Pega 1 avião e desce em Berlim. Frankfurt. Qualquer cidade alemã. A diferença ou as diferenças são colossais. Essa gente botou o dedo no Papa.

E…sem pesquisar mas…acho que não são tão mais velhos que nós. A unificação dos reinos/tribos germânicas, se a memória não falha…já não lembro…aconteceu lá nos anos 1880. Mil anos depois da unificação dos francos na França.

Passa pela cabeça de alguém que entregariam conhecimento a alguém?

Nilo

tecnologia usina nuclear.
tecnologia submarino classe Tupi.
tecnologia de carro de combate (o próximo engodo).
Os leopards. Usuário sempre usuário. Cem anos de comemoração de implantação do blindado no exército. 100 anos.
As instituições das Forças era minha última esperança, morreu com saída do Pujol, Bermudes e Barbosa, deixou de ser instituição de Estado para ser de governo.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Nos anos 1980… no IPEN…compraram computadores de 8 bits. Rodavam CPM. Antes do DOS. Para eliminar o trabalho das máquinas de escrever e toda a mecanização da contabilidade.

Não permitiram fazer em formulário contínuo. Fizeram com impressora com margaridas que enganavam. Idênticas às máquinas de escrever. Um dia descobriram que a contabilidade Estava rodando nos computadores de mesa. Parou tudo.

Tem uma força nesse país que avança. Tem outra que retroage.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
carcara_br

Ainda tenho esperança em 2022, mas se tivermos continuidade do que está ai agora, apertem os cintos, inflem os botes e coloquem os paraquedas, estou tentando deixar a política fora dos comentários, mas talvez tenhamos que conviver com a obrigação (e não me refiro aqui á moderação do site).

camargoer

Olá Esteves. A unificação da Alemanha é nova, mas a Prússia, ao redor da qual ocorreu a unificação, já era uma potência militar e industrial antes da unificação.

Esteves

A soberania veio após a unificação.

Palpiteiro

Quem transfere tecnologia transfere mercado. Mercado não se transfere, se vende.

Esteves

Vende para quem pode pagar. Quanto custariam os direitos de propriedade para produzir as Tamandarés? Sem pagar royalties.

Compramos o motor do MEP do Riachuelo dos franceses porque os direitos para produzir o motor aqui Estavam estratosféricos. Quanto custaria o submarino inteiro?

Wellintgon Góes

Esse último parágrafo da nota é uma piada pronta… “com elevados índices de conteúdo local” rsrsrsrs

camargoer

Olá Wellinton. A meta será atingir 40% de nacionalização, o que inclui equipamentos, serviços e mão-de-obra contratada no Brasil e pagas em reais (segundo o critério do BNDES).

Bardini

Até 40% de nacionalização que não representam 40% do valor do contrato…
.
A maior parte do dinheiro vai ir pra fora do Brasil. Estamos comprando um navio estrangeiro gourmetizado.

Alexandre

Nesse momento, tem muita gente frustrada chorando no travesseiro.
A grande realidade é que, aqui na região, não tem pra ninguém.
Essas fragatas são o estado da arte em tecnologia embarcada, e ainda tem muito potencial de crescimento porque são modulares. Podemos colocar mais mísseis, sonar rebocado, VANTs(que já compramos) ou qualquer outra modificação.
A única coisa que os frustrados podem dizer é que ainda não existem e/ou não estão operacionais, o choro é livre! rsrsrs

EduardoSP

O tempo é o senhor da razão.

Up The Irons

A única coisa que podem choramingar, e eu concordo, é que a MB deveria encomendar 8 fragatas de uma vez. Não temos que substituir todas as nossas fragatas e corvetas o quanto antes? Poderiam agilizar isso ao invés de deixar pra daqui a alguns anos. Aí no final da década só precisariam se preocupar com fragatas mais pesadas…

Esteves

4 passam de 10. 8 passariam de 20.

20 bilhões. É muito passarinho pra nossa gaiola.

camargoer

Olá Up. A MB tem uma janela para contratar o segundo lote de FCT até 2025. Se este segundo lote for contratado até 2025, será possível dar continuidade á produção dos navios no mesmo ritmo de fabricação do primeiro lote. Tanto faz fazer um contrato de 8 navios ou dois contratos de 4 ou outra combinação. O importante é manter o ritmo.

Nilo

Eduardo o brasileiro é dócil, manso, se divertia a decada atras dos xing lings que perdia parafuso, o tempo passou, o sorriso ficou amarelo.
A descrição que Galante nos proporcionou descrevendo a evolução da contrução dos porta aviões chineses type 03, 04, 05, 06 é de enrubescer.
Nos matamos o projeto Inhauma, Barroso, mal contruimos patrulheiros llitoral e oceanico, estamos no caminho inverso. Depois de quarenta anos chegamos a lugar nenhum, some mais quarenta e estaremos no mesmo lugar.
“na região não tem pra ninguem”. Nem para o Brasil.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

40 anos…os chineses vieram aqui aprender sobre porta-aviões, SUS, CLT, construção civil, Constituição, regime tributário.

40 anos…somos conhecidos como a nação que desdenha das vacinas, que repudia o sistema eleitoral, que ataca juízes e bota fogo no mato.

Como em 1900. Anos de Oswaldo Cruz que também ensinou aos alemães como produzirem vacinas.

Acho que entramos nessa coisa do Einstein. Buraco negro.

Esteves

Podemos colocar o que o contrato permitir colocar. Podemos colocar o que o dinheiro nosso permitir colocar.

A MB assinou e pretende incorporar navios de guerra modernos para enfrentar ameaças no mar. No Oceano Atlântico. No Atlântico Sul.

Isso não tem nada com nossos vizinhos e permitirá quando Estiverem (as fragatas) missionando mostrar nossa bandeira no nosso mar.

Custará caro. Mais do que podemos pagar.

Flanker

Pra ti, quem critica as deficiências, como o curto alcance do Mansup, com o intuito de querer o melhor, é frustrado? E Tu, que tapa o sol com a peneira, acha que contribui com esse ufanismo tolo?? Tu prefere ir pra um confronto com as Tamandaré armadas com um Mansup de 70 km ou com qualquer outro míssil com 150 km ou mais?

glasquis 7

Passando por aqui pra lembrar que as Tamandaré que, segundo alguns, “Não tem pra ninguém na região”, não existem, apenas são um projeto… As acauã que caem pra cima essas sim existem.

Tutu

E onde vamos usar esses mísseis, seja qual for o alcance? A verdade é que existe duas formas de desenvolvimento militar, uma mais imediata, porém que não trás nem um conhecimento, e uma mais lenta e que muitas vezes te deixa “obsoleto” devido a curva de aprendizado, até a metade dos anos oitenta os chineses ainda estavam construindo fragatas movidas a vapor, versões muito melhoradas de projetos soviéticos dos anos 50, e olhe hoje. Não comprar exocet block III pode dar a escala que a siatt e avibras precisam para melhorar esse míssil, e vamos ser sinceros, precisamos desses navios… Read more »

Alexandre

Com certeza Flanker, eu gostaria de estar numa Tamandaré, e eu explico: Todas as fragatas da américa do sul que receberam mísseis com alcance de 180 km, tem sistema de defesa aérea inferior, baseados no ASPIDE da 1 versão ou no sea sparrow(essa só recebeu os lançadores do exocet MM 40 bk 3, segundo a ultima atualização do SIPRI DEZ/2020) também da 1 versão. São fragatas que não tem capacidade de se defender de um ataque de 4 mísseis ao mesmo tempo, algumas delas não tem nem mesmo um CIWS instalado(classe M do Chile)! Então em ficaria bastante confortável por… Read more »

Glasquis 7

Na atualidade, apenas um país na região opera Sea Ceptor sendo o único a ter um míssil antiaéreo e antimíssil com lançamento vertical e orientação ativa na América do Sul…. Adivinha qual.

Alexandre

Misseis instalados numa fragata com 30 anos que não tem CIWS e que fez uma modernização, mas não trocou os motores, como estão sendo trocados na Inglaterra, ou seja, muito em breve, rainha da doca.
Mas servem pelo menos para defesa aérea do porto de valparaiso, porque não vão navegar por muito tempo!
kkkkkkkkkkk

Alexandre

Essa questão da defesa aérea aqui na América do Sul é bem interessante, em outro momento, quando falávamos do caça A4 da Marinha do Brasil, alguns disseram que não servia para atacar uma fragata porque seria derrubado pela defesa aérea das mesmas, citaram as bombas burras usadas nas malvinas, falaram que não tínhamos bombas guiadas a laser porque não tínhamos comprado os kits AKAUÃ citados por mim e etc, etc, etc… É verdade, eu troquei os nomes, na verdade compramos 120 kits de bombas lizard II de israel, que podem ser usados por qualquer caça, modernizado ou não. Isso foi… Read more »

Alexandre

INFODEFENSA é a SPUTINIK do chile, não tem credibilidade, procure no SIPRI que é a única fonte com credibilidade nesse assunto, mas use uma lupa, porque vai ser difícil encontrar esses mísseis lá!

Generval

Pro SICONTA existe o “projeto fênix”, cuja ideia seria (será que sobra alguma?) pra modernizar as FCN remanescentes. E houveram várias versões do SICONTA, não ficou restrito ao “8 bits”, inclusive na Barroso se não me engano. No NAe já era outra versão, e por aí vai. A MB trabalha no sistema de combate dos Scorpene com pessoal próprio também, dada a TOT, treinou pessoal na França e etc. Imagino que o mesmo deve ocorrer com o sistema da Atlas, provavelmente. A verdade é que o fabricante vai forçar a barra pra vender o deles, já que a área de… Read more »

Desc

Se mudar o governo, tudo muda.
Não acredito em segundo lote
Como não acredito no segundo lote de gripens….
Vão ocorrer atrasos, isto é fato.
As já cansadas Fragata terão mais uma vez mostrar seu valor….

Nelson

Nada de fragatas usadas; vamos concentrar nossos esforços em mais lotes da classe Tamandaré. Mesmo que isso implique em risco para a nossa prontidão, uma nova cultura de operação de meios “NOVOS” e principalmente, cultura de construção e padronização, trarão novos ares a nossa estimada, Força Naval.

Gabriel BR

Linda demais

Jerri alves barboza

Qual. Empresa vai fabricar os navios