Type 054A

A China está construindo outro lote de fragatas Tipo 054A para a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) depois de lançar dois novos navios desta classe nos últimos meses, uma medida que observadores militares chineses disseram que tem o objetivo de expandir rapidamente o frota naval do país em meio à necessidade de aumentar sua preparação para o combate.

Citando fotografias que circulam nas redes sociais, o semanário britânico de defesa Jane’s relatou em 10/8 que o estaleiro Hudong-Zhonghua em Xangai lançou recentemente a 32ª fragata Type 054A para a PLA Navy.

O navio estava em construção no mesmo cais que a terceira fragata Tipo 054A/P da Marinha do Paquistão, e o lançamento de ambos os navios provavelmente ocorreu em 31 de julho, disse a reportagem, citando um alerta de navegação emitido pela Administração de Segurança Marítima da China que anunciou que dois navios seriam lançados naquele dia, mas não especificou o tipo.

A reportagem foi divulgada após o site Navy Recognition ter informado em março que a 31ª fragata Type 054A da PLA Navy estava prestes a ser lançada no Estaleiro Huangpu em Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China.

O primeiro navio Type 054A, o Zhoushan, entrou em serviço em janeiro de 2008, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua. O navio comissionado mais recentemente, o Zaozhuang, ingressou no serviço militar em fevereiro de 2019, informou a China Central Television em março daquele ano.

Com um deslocamento de cerca de 4.000 toneladas e capaz de conduzir operações antiaéreas, antinavio e antissubmarino, a fragata Type 054A é um navio de guerra bem equilibrado, capaz não apenas de operações costeiras, mas também de mar longínquo, disse Shi Hong, chefe executivo editor da revista chinesa Shipborne Weapons, ao Global Times.

Ele usa tecnologias maduras que se provaram confiáveis ​​com os 30 navios anteriores, já que eles tiveram um bom desempenho em tarefas, incluindo missões de escolta no Golfo de Áden e muitos exercícios militares, disse Shi.

Sob a situação atual que obriga o PLA a aumentar sua preparação para o combate, a Type 054A é uma boa escolha para expandir rapidamente a frota da PLA Navy também por causa de seu custo mais baixo em comparação com navios de guerra maiores como destróieres, e que pode ser produzido em massa mais rápido, disse Shi, observando que isso também dará à China tempo para desenvolver novos navios de guerra.

A fragata Type 054A “Liu Zhou” visitando o Brasil em 2013 – Fotos: Alexandre Galante (clique nas imagens para ampliar)
A Type 054A vista pela popa
Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013 – Foto: Alexandre Galante
Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013
Type 054A vista pela popa
Helicóptero Harbin Zhi-9 (Z-9C,) versão naval do AS 365N Dauphin II fabricado sob licença
O CIWS chinês a bordo de uma Type 054A
Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio C-803

FONTE: Global Times

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

236 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

E o Brasil, oh…

Marcelo Bardo

Aqui estamos desativando em lote.

Jorge Knoll

Só não compramos navios de 2ª mão por que não tem “comissão”, para o melhor entendedor = propina.

Elias

Por motivos óbvios… herança maldita dos governos anteriores…

Jorge Knoll

Por incompetência, por falta de planejamento, de previsão orçamentária do atual governo e do Comando do Almirantado que vem se sucedendo no comando da MB.
Jogar a culpa nos governos anteriores, é querer tapar o sol com peneira.
Botar a culpa nos outros, é o primeiro sinal de de fraqueza e incompetência.
Se deve primeiro para o seu umbigo, do que doutros.

Claudio

Em quatro anos não se resolve a penúria deixada pelos governos anteriores, e achar que o atual tem culpa do descaso dos anteriores não tem lógica.

Érico

e em uma década não vai se reconstruir o que esse absoluto desgoverno destruiu

Nonato

Assina: discípulo de Maduro.

Renato de Almeida

Cláudio,
Com todo respeito.
Mas TODOS os ex presidentes tiveram a sua parcela de culpa.
Inclusive o ex presidente Bolsonaro.
Lembre-se:
Se a EMBRAER hoje ainda é brasileira, foi por obra de intervenção divina.
Quero ver a PRIVATIZAÇÃO de estatais deficitárias e não de ESTATAIS supravitárias como a ELETROBRÁS e correios que o atual governo faz.

Last edited 2 anos atrás by Renato de Almeida
Bosco

Navio dura 40 anos. Leva 10 anos pra fazer. Só o PT ficou 16 anos no poder. Diziam na época que apesar do ressentimento conta o regime militar nunca a Defesa tinha sido tão valorizada. Cadê que eles enxugaram as Forças? Acabaram com os privilégios? Construíram fragatas , corvetas e contra torpedeiros? Navio dura 40 anos. A Marinha que ninguém reclamava há 10 anos era para ter deixado uma frota de combate até pelo menos 2050. Cadê?

Érico

E a atual está fazendo o q?

Ah é, vão deixar 4 corvetinhas até 2070

Dilbert_SC

Caro Bosco,
A compra/contrato dos Gripens, Submarinos da Classe Riachuelo, Helicópteros Super Cougar e Blindados Guarani, começaram nos anos do governo do PT.

A MB iniciou o programa da Classe Tamandaré em 2017.

Tem muita gente errada na atual penúria das fragatas. O erro maior é do alto comando da MB, que deu preferência a outros programas, tais como: KC-2, A-12, AF-1, etc.

Bosco

Concordo plenamente. Sempre fui contra alguns programas da MB que pra mim pareciam equivocados, a começar pela insistência no São Paulo e tudo relacionado a ele. Também nunca vi com bons olhos o submarino nuclear. Considero uma dúzia de convencionais operacionais mais adequado ao nosso cenário. Mas houve também alguns acertos como a aquisição da classe Amazonas e do Atlântico. E eu não culpo governos passados pela penúria atual. Quem faz isso são os que criticam em demasia e de forma jocosa as Forças Armadas atuais apesar de na ânsia acusatória tentarem colocar a penúria nas costas do atual ocupante… Read more »

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
PCOA

a MB tem a pelo menos duas décadas, um excelente navio

a classe Barroso, que deu um filho único, infelizmente, e que levou 14 anos para ser completado.

mas, a corveta Barroso é um navio sem grife, pelo qual a MB verdadeiramente nunca se interessou.

Onde já se viu uma Marinha do tamanho da MB ter uma classe de navios dessas. A MB é grandiosa demais

A culpa é do almirantado

EB e FAB estão tocando seus projetos. Os FN tbm

A MB? Está somente realizando cerimônias de descomissionamento dos seus navios

Luiz Trindade

Sabe o que é Bosco… É que vejo muitos aqui criticar os anos do governo PT como sofreram mais penúrias e como você e o Dilbert_SC apontaram isso não é verdade. Foram os anos que tiveram mais dinheiro para compra de equipamentos. A insistência do NAeL São Paulo era para a Marinha do Brasil não perder pessoal treinado em operações nesta mesma embarcação. Agora temos os Skywanks porém não temos NAeL e os respectivos caças fazem prontidão com o 1°/1° Grupo de Caça tentando não perder a prática de sua missão primária que é defender o NAeL que estão embarcados.… Read more »

Bosco

Eu entendo, mas em relação ao porta-aviões e aos A-4 eu acho acertado aquela máxima que diz que “nunca devemos ser o primeiro a deixar de fazer uma técnica consagrada para substituí-la por outra mais atual sob pena de metermos os pés pelas mãos mas também nunca devemos ser o último a fazê-lo sob pena de ficarmos ultrapassados e sermos engolidos pela concorrência”. Sei que a expertise conseguida com a operação com porta-aviões foi valiosa, mas infelizmente era visível que não teríamos verba para operá-lo de forma minimamente razoável. Eu acho que porta-aviões no Brasil nunca passou de um “sonho… Read more »

Nonato

Começou, não terminou, Bolsonaro está pagando e dando andamento aos programas.
So o FX levou 10 anos para decidirem…
Há dinheiro sobrando?

Bosco

Os veículos de combate que causaram tanto alarde na esquerda ressentida eram da década de 70. Veículo de combate dura 30 anos no mínimo. Só o PT ficou no poder de 2003 a 2018. Cadê os veículos modelo 2000 para não nos envergonhar com fumacê?
Mas a culpa é do Bolsonaro?

Nascimento

A culpa não é de nenhum governo, é das próprias FAs. Enquanto os entusiastas não entenderem que as instituições públicas tão contaminadas com gastos com obrigatórios como salários, auxílios, bonificações, custeio, para sustentar uma árvore de macacos, nada se resolverá.

Bosco

Concordo!
Essa parte então “as instituições públicas tão contaminadas com gastos com obrigatórios como salários, auxílios, bonificações, custeio, para sustentar uma árvore de macacos, nada se resolverá.” é sublime.

Homero

Com as forças gastando 85% das verbas que recebe com soldos e pensões, nunca haverá condições financeiras pra equipar adequadamente as FA.

guest

A bem da verdade, os SK105 foram comprados pelo CFN em 2001 e os MOWAG Piranha foram adquiridos em 2005, no governo Lula, sendo os blindados mais modernos da tropa.

Ivan Boschiero

Afirmar que o problema é atual é não entender o problema….

Paulo Siqueira

Expansão militar em plena era de pandemia com orçamentos escassos para combate à COVID?Vc acha que congresso aprovaria aumento do orçamento militar nesse momento?Acorda Cinderella!

André Macedo

Sim, no governo atual as FA são super cuidadosas e eficientes com as verbas que lhes são fornecidas, com certeza não há gasto excessivo com pessoal e pensões, sobra dinheiro pros investimentos necessários. Kkkkkkkkkk é cada uma que parecem duas.

Bosco

Você parece não entender como funciona a elaboração do orçamento no país e nem sobre com funciona a legiferança e o poder que tem os “direitos adquiridos”.

Rudi PY3TO

Não se preocupe Emmanuel daqui a 20 anos a Marinha do Brasil vai ultrapassar PLA Navy….em numeros de Marinheiros…

Last edited 2 anos atrás by Rudi PY3TO
Koke

Brasil sem inimigos enquanto a China comunista cheios de inimigos.

Carlos Eduardo Oliveira

Comunismo de fachada, vale lembrar.
Hoje em dia, só 4 países são comunistas de verdade: Laos, Vietnã, Coréia de Norte e Cuba.
O restante brinca de fazer comunismo, igual menina de 5 anos brincando de casinha e boneca.

Burgos

A passagem com a MB foi com a F 42, eu estava lá de “pau” no timão no horário no momento da Passex ?

Jack

Caro Burgos, qual foi a impressão que os militares chineses passaram para a MB na época? Vocês ou alguém da nossa marinha, teve ou tiveram oportunidade de conhecer os navios chineses de “perto”? Grato.

Burgos

Viajou 2 Oficiais Chinês a bordo da F 42 e depois foram removidos de Anv para seus respectivos navios ?
Entraram mudos e saíram calados de bordo.
Eram bastante observadores e os Oficiais Brasileiros levaram para fazer um Tour a bordo da F 42.
Ficaram bastante impressionados com a limpeza e conservação do Navio?

Matheus S

Muito legal. Já encontrei matérias sobre intercâmbio militar afirmando que os chineses são assim mesmo, observam tudo.

Mameluco do Sertão

Burgos, pode nos falar se algum Militar brasileiro embarcou nas fragatas chinesas? Se sim, eles comentaram sobre as impressões daquela belonave?

Burgos

Embarcaram sim !!!
Só que não foi da F 42 e não tive contato com esses oficiais de ligação da MB com a Marinha Chinesa.

Mameluco Pernambucano

Valeu pelo feedback

BZ

Flávio

Olhe a marinha da China no começo dos anos 2000 e compare com ela atualmente.
É isso que investimentos, vontade política e pragmatismo fazem a longo prazo..

Antoniokings

Estão construindo aos lotes.

Lui Dias

Nao se esqueça que o governo sendo comunista ele prioriza o dinheiro
Como ele quer, veja aCCCP , já nas democracias o bicho pega

Bosco

“Como é cansativo ter que estar sempre a relembrar que existem marinhas com orçamento no mesmo patamar do da marinha do Brasil, e que fazem incomparavelmente mais, muitíssimo mais, com suas verbas! No Brasil, é por falta de interesse, de competência, por excesso de vício por regalias e por preferirem manter uma estrutura que visa a ser um gigantesco cabide de empregos, e não uma Marinha enxuta, moderna, com dentes afiados, que imponha respeito pelo seu poder de combate!” – Como é cansativo ter que estar sempre a relembrar que existem judiciários, legislativos, executivos, ministérios públicos, prefeituras, governos estaduais, Detrans,… Read more »

Guacamole

Porque culpar somente a Marinha do Brasil?
Porque esse site é dedicado e notícias de defesa de água.
Vai no Forte e vê o que se fala do exército pois exemplo.

Mas não tem preocupa. O dia que o a Trilogia criar um site sugere o Detran, o Judiciário e o Legislativo, vamos descer o pau neles também.

Só que esse aqui é um site de Marinhas.

samuka

kkkk..matou …

Bosco

Guaca,
Sua réplica teria sido cirúrgica se tivesse também respondido ao outro questionamento que fiz: “e por que só agora no recém empossado Governo Bolsonaro?”
No aguardo!

Sou patriota mas não sou cego

Bosco, é impressão minha ou o atual governo teria dado uma ótima direção de eficiência pras FFAAs se não tivesse engordado ainda mais as aposentadorias e criado marechais? A cada dez anos as filhas solteiras consomem um orçamento bilionário que poderia ser empregado na atualização das FFAAs. Ou não? Quanto a judiciário, legislativo, também cheios de mumunhas, nem se fala. Mas o presidente, como chefe do executivo, poderia ter dado um freio de arrumação no que lhe compete, FFAA, já que fez isto com os funcionários civis do Executivo. Não o fez por compadrismo, corporativismo. Mais do mesmo.

Bosco

Você sabe como é a elaboração do orçamento federal? Você entende o princípio do “direito adquirido” que abraça não somente as tais filhas de militares mas todo o mecanismo estatal com seus privilégios grotescos? Não basta canetada do presidente para resolver tudo. Sem falar que você cita problema da República que se arrastam a um século mas cobra do atual essas canetadas ninjas? Tem juiz no Brasil que ganha 400 mil por mês. Tem aposentada do cafezinho do Senado que ganha 20 mil. Em Brasília tá cheio de mansão no Lago Sul de 10 milhões de reais de ex-motorista, ex-ascensorista… Read more »

Jefferson

Bosco, gosto de você e dos seus comentários, mas dessa vez tenho que discordar. Bolsonaro piorou drasticamente as FA, aumentou salários que já eram enormes e não cortou NADA de privilégios. Bolsonaro não defende as FA, ele defende os salários dos militares. Bolsonaro é um sindicalista de militar, um homem aposentado desde os 32 anos como capitão.
Só respeitarei esse Bolsonaro o dia que ele promover reformas profundas nas FA. Até agora só piorou o que já era BEM RUIM!

Bosco

Jefferson, Nâo sou militar e nem tenho procuração deles para defendê-los. Muitos que frequentam a Trilogia o são de deviam fazer a defesa de suas instituições e carreiras e não cabe a mim fazê-lo tendo em vista que não fiz nem o “tiro de guerra”. Meu ponto é que: 1- os problemas de privilégios no setor público são antigos, vindos desde os governos que se sucederam ao regime militar. Na verdade, vem desde o Império. A esses tinham que ser cobrados tendo em vista que viam os militares como “inimigos” e não ao Bolsonaro , que não os têm como… Read more »

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
curioso1960

Aposentado depois de fazer planos para atentados terroristas.

Sou patriota mas não sou cego

Sim, sei
Sabemos todos que direitos ou privilégios podem ser sacados se o executivo enviar projeto de lei pro congresso. O governo tem o Centrão no bolso. Não faz porque não quer. https://www.metropoles.com/brasil/registros-mostram-400-filhas-pensionistas-de-militares-como-socias-de-empresas-milionarias

curioso1960

Calma BolsoBosco.

Last edited 2 anos atrás by curioso1960
Carlos Campos

isso é o mínimo Bosco, o desemprego de dois dígitos que a Dilm-a nos deixou foi pior.

Bosco

rsssssss
Tá bom!!!
Eu não sabia que era o Zeus de verdade. Desculpa!

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
soldado imperial

kkkkkkkkkk boa resposta kkkkkk

Bosco

Oh Onipotente Zeus! Dizei-me então já que renegas as tragédias governamentais de direita e esquerda pelas quais o nosso querido e sofrido país atravessou e em sendo completa e absolutamente “isentus” e sabius, dotados de uma infinidade de atributus e achas essa dualidade liberdade/comunismo superadas e invencionices do ser a que me aliei de forma alienada denominado de “Bolsonarus – El Mito”, que em dois anos foi o comandante de outra tragédia governamental , no caso , de direitas, o que esperar do futuro em nosso minúsculo planetas Terras? Haverá oh Divindade, alguma outra forma de encarar a realidade com… Read more »

Inimigo do Estado

Dá trela para maluco não mano, esse cara só sabe especificações técnicas mesmo, na hora de argumentar qualquer coisa fora das especificações, basta uma pergunta bem elaborada e lá se vai a tecnicidade dele. Tô cansado de fazer isso. É lógico que tem que criticar a marinha, ela recebe um valor todo ano para proteger as águas do país, se não criticar quem tem a prerrogativa da gestão, vai criticar quem porr@? Olha o gasto da Austrália e olha o gasto do Brasil, 2 bilhões de diferença apenas, vai dizer que a Austrália tem uma marinha melhor que a nossa… Read more »

Hcosta

Pelo menos aprendo alguma coisa com os comentários técnicos.
Outros nem para comédia…

Rinaldo Nery

Concordo. O outro parece o Ozawa com aquele português ridículo do século XIX… Psicólogo admirador de Marinhas… Diferente… Devia ir pro Quadro de Saúde da MB.

Alison

La vem o milica que acha que sabe algo fora de avião…

curioso1960

Calma BolsoRinaldo.

John Rothem

O cordão dos p…s…cada vez aumenta mais.

Luís Henrique

Caro Inimigo. Em 2021 o orçamento militar da Austrália é de U$ 33 bi. O do Brasil é de U$ 20 bi.
Uma diferença gigantesca.
Se o sr. considerar que na maioria dos países, os militares aposentam igual os civis, ou seja, por um sistema previdenciário, um seguro social FORA do orçamento das forças armadas e lembrar que no Brasil METADE do orçamento é para pagamento de “aposentadorias e pensões”, perceberá que o orçamento militar australiano não é muito maior que o nosso, é INFINITAMENTE maior.

Bosco

Luís,
Os reclamante são os mesmos que defendem os privilégios do funcionalismo público e um estado gigantesco, interventor, distributivo e opressor da classe empresarial. Mas querem uma marinha enxuta agora? Dizem que é cabide de emprego? Um Estado onde 80% dos servidores se dedicam a função “meio”, administrativa, burocrática…
E eu que tô maluco? Rsss

Antoniokings

Prezado Inimigo do Estado

Acompanho o relator.
Aliás, a ‘Tese Professor de Almanaque’ é minha.
Agora, vou fazer Doutorado.
kkkkkk

SDS

nereu

nem precisa ser Austrália é só olhar os equipamentos da Argélia

curioso1960

BolsoBosco muito nervoso.

Agressor's

Tu, que és o mais glorioso dos imortais, eternamente todo-poderoso e com múltiplos nomes, Zeus, autor da natureza, que governas todas as coisas segundo a tua lei, Eu saúdo-te, porque é permitido a todos os mortais dirigir-te a palavra. The Epic Of Gilgamesh In Sumerian https://www.youtube.com/watch?v=QUcTsFe1PVs Echoes of Ancient Ugarit https://www.youtube.com/watch?v=sERSOCMD2cM Ó Zeus, pai Zeus, Teu é o Reino dos Céus, e você observa os feitos dos homens, os astutos e os corretos, e Você é quem cuida da transgressão e da justiça dos animais. “Hymn To Zeus” (Composition in the Ancient Greek Dorian Mode) https://www.youtube.com/watch?v=JNBfy1tjJXk The Ancient Greek Kithara… Read more »

Bosco

Zeus pode ser tudo isso que vc disse mas no quesito “interpretação de texto” ele faltou nas aulas lá no Monte Olimpo. Ele alegou que eu estava fomentando uma polarização direita x esquerda sendo que eu havia citado o PT na condição de “governos anteriores” , sem citar nenhuma posição ideologica.
Parece que aquela observação que o deus grego fez a mim se aplica a ele também: “Algo básico: sempre que atacas alguém estás tão somente a projetar no outros teus próprios defeitos e frustrações! O outro é apenas um espelho! Estás a revelar teu conteúdo psíquico!”

Agressor's

Moralmente o braziu encontra-se no fundo do poço e é um poço de muita profundidade…Os moralmente saudáveis não chegam ao poder…ou porque não querem ou porque não deixam…O fato é que não há renovação e sem havê-la não conheceremos mudanças substanciais…Temos trocado seis por meia-dúzia e isso tem infelicitado o país…os políticos só mudam de nome e partidos a bandalheira é a mesma…

A corrupção não tem bandeira, ideologia ou pátria…A verdadeira pátria do Corrupto é o dinheiro…Enquanto o amor ideológico for maior que o patriótico, interesses individuais prevalecerão sobre coletivos…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antonio Palhares

Gostei.

Anderson fernandes

Muito, bom o seu comentário.

Pela primeira vez desde o tempo do regime militar, nós temos um presidente que realmente se preocupa com o Brasil.

fewoz

É sério isso? Você está de brincadeira, né? O incompetente que ocupa a presidência da República só está preocupado com sua família e com seus aliados mais próximos, especialmente em conceder benefícios para sua turminha militar (Que a propósito acumulam cargos e salários, contribuindo ainda mais para a já terrível desigualdade social). Nenhum deles está realmente preocupado com o país. Só pensam no seu bolso.

A alienação chegou ao nível máximo. As pessoas não conseguem nem enxergar o óbvio mais. Foi feita uma lavagem cerebral. “Imprecionante”, como diria um ex-Ministro da Educação.

curioso1960

Se preocupa com a rachadinha, não é a rachadinha da Micheque lógico.

Antonio Palhares

Caramba. Meu Deus.
Isto num boteco, tomando uma Salinas e mordiscando um torresmo ou linguiça mineira frita. Numa reunião de boa cepa, os problemas do planeta estariam resolvidos.

Homero

“Dizei-me, Ó neurótico militante!” 
kkkkkkkkkkkk… na lata!

curioso1960

BolsoBosco tá irritado.

curioso1960

Calma BolsoBosco.

Inimigo do Estado

Só faltou ele vir com a velha fake news do trabalho escravo, cuja carga horária é a mesma da Suiça kkkkk

PACRF

Senão me engano, marinhas como as da Itália e da Espanha têm orçamentos comparáveis ao da marinha do Brasil.

Hélio

Não por ser comunista, mas sim por ser autoritário. Por isso a baderna da democracia não funciona, é cada um puxando a sardinha pro seu lado e no fim todo mundo fica com fome.

Antonio Palhares

Lui.
Voce acha que o governo de uma democracia séria. Jogaria um trilhão de dólares em uma papagaiada num país estrangeiro. E sairia com o rabo entre as pernas depois de ter causado um caos total. Igual os americanos fizeram no Afeganistão ?
As coisas mudaram muito.

Renato de Almeida

Eu li isso mesmo?
Governo comunista prioriza dinheiro?
Ainda estou vivo para ler o inacreditável e surreal.
Engraçado que na escola aprendi que países capitalistas é que priorizam dinheiro e não o contrário.

Homero

Falando do ponto de vista puramente econômico,
acho que esta nomeação, “capitalismo vs comunismo”, dá origem a muita confusão.. talvez seja mais preciso chamar de “descentralismo econômico vs centralismo econômico”… o que muda é o método econômico ao lidar com o capital, de certa forma ambos são “capitalistas”…

WSilva

A China ainda está brincando, investe 2% do seu pib nas FA, espere só quando essa porcentagem alcançar os 4% como é nos EUA…

Filipe

O Brasil vai competir com a China no mercado internacional de Armas usando as FCT de 3500 Toneladas custando cada unidade 250 milhões de USD , 1 Bilhão de USD deu para comprar 4 navios.

Esteves

10 bilhões de reais na conta da Emgepron permitiram assinar o contrato.

Quanto custarão…

Inimigo do Estado

Eu gosto do otimismo do Filipe, é isso aí Filipe, só quem sonha alto atinge grandes patamares. Modéstia a parte, eu sou um exemplo disso.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
João Fernando

Daqui a alguns anos serão boas compras de usados. Deus tenha piedade do Brasil

Flávio

MB comprando navios da China? taí algo que duvido ver um dia.. se bem que é impossível prever o futuro.

Allan Lemos

O que é uma pena, acredito que a China venderia de bom grado não apenas navios, mas também outros equipamentos militares ao Brasil, e como somos aliados e eles não têm muitos clientes, acredito também que eles estariam muito mais abertos a nos repassar tecnologias do que países Ocidentais, que estão sujeitos a pressões americanas. Sem dúvidas eles também nos dariam preços e condições de pagamento bem vantajosas. Mas nossos oficiais nem mesmo pensam em considerar os chineses como fornecedores de material militar. Acho que seria sensacional fazer uma parceria com eles para a construção de um porta-aviões ou um… Read more »

Mk48

Allan,
.
Existem acordos firmados com os EUA que impedem a compra de material bélico chinês.
.
Creio que se o Brasil “batesse o pé ” e comprasse , perderíamos acesso ao material americano.

Sincero Brasileiro da Silva

Que material americano? Não vejo nenhum…

Amaury

Infiel!!!! Queima ele Jesus!!!

Rogerio

Vejo sim, apena os sucarmtas doados para o Brasil, custa zero apena manutenção

PACRF

Nem eu. O Brasil nunca foi e nunca será um aliado preferencial dos EUA. O que os EUA querem e conseguem é manter o Brasil “pequeno” no cenário político e militar internacional. Aquela conversa fiada de “entrar” para a OTAN, é para nos tornar submissos recebedores de material bélico usado de segunda categoria.

Andre

Pelo menos não estamos tão ruins como os sírios, submissos a receber material russo, mas impedidos de opera-los, como tem acontecido com os s300.

Amaury

Seria realmente terrível nosso Exército perder acesso aos M-48, aos M-113, aos M109. Pelo amor de Deus nossa FAB perder acesso aos F-5, aos P-3, aos C-130, aos C-98, aos U-55. Nem quero sonhar em ver nossa MB sem acesso a equipamentos como o G-28 Mattoso Maia, seus caças A-4, seus helicópteros Jet Ranger…
Nem posso imaginar o Apocalipse que se aconteceria com nossas FA’s.
Ainda bem que não corremos o risco de perder nosso amigão do Norte!

Bosco

Amaury,
Acho que você não entendeu. Se perdermos acesso a essa porcaria americana ficaremos com a bunda de fora porque não temos dinheiro para comprar S-500, Su-57, Kinzhal, míssil Zircon… Capite???
E que dia você viu os russos nos oferecendo esses super e avançados armamentos a preços módicos? Ou os chineses nos oferecendo o DF-26? Não, né? Nunca viu! Nem eu.
Então, para que possamos brincar de forte apache o jeito é ficar com essas porcarias doadas ou vendidas a preços módicos pelos maldosos ianques.

Amaury

Não meu caro….a crítica não é aos malvados americanos. Minha crítica é para aqueles que acham que levamos alguma vantagem nessa relação no aspecto estritamente militar. Giesel denunciou o acordo militar Brasil-EUA já na década de 70 pq sabia que era apenas blá blá blá. Não temos que ir de SU-57. Vamos de Gripen. Não precisamos de Zircon. Mas tínhamos obrigação de valorizar a Avibrás e a Mectron. A única coisa que podíamos copiar dos states no campo militar é justamente aquilo que nossas FA’s ignoram. A organização e a seriedade. Agora achar que eles são nossos parceiros é muita… Read more »

Allan Lemos

Ué, quando você quer comprar um PC, você vai até a loja ou espera algum vendedor ir até a sua casa e lhe oferecer o eletrônico?

Você quer que os chineses leiam a mente dos oficiais para descobrir quais são as nossas necessidades e então nos oferecer os equipamentos?

Mk48

Então , ja que sua imaginação é tão fértil, imagine perder também , só para falar da MB, acesso a armamentos como Harpoons, os torpedos Mk46 e Mk48, peças de reposição para helicopteros , etc.
.
Iriam nos embargar em uma série de tecnologias e sistemas.
.
Ah, não deixe de imaginar também o Gripen, especialmente o motor.
.
Por ai vai.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Amaury

Rapaz vc não cansa de passar vergonha….mas vamos lá: Em primeiro lugar se ficarmos sem MK48 seria um alívio. Principalmente aqui…Pq sempre li que os novos submarinos utilizariam torpedos F-21. Mas vc deve ter informações privilegiadas que não chegam aos mortais….rs Quanto aos Harpoon que temos quantos? Para lançar de P-3 e de A-4? Fala sério cidadão. E vão bloquear a venda dos Gripens para o Brasil por causa do motor? Rapaz, será que os suecos pensaram nisso? Acho que não…..só um ser iluminado como vc poderia pensar algo assim…. Faz o seguinte, responde aí o que te perguntaram e… Read more »

Bosco

Qual acordo! Cite um!

Esteves

MIEA e RDT&E.

Mas são protocolos. Nem deveriam levar o nome de acordo.

Mk48

Olha, criticas infundadas e lorotas de muitos aqui eu já esperava, não dou a mínima, mas confesso que me surpreendi com as suas.
.
Eu pensava que você fosse mais inteligente.
..
Pelo visto me enganei.
.
Como vovê acha que temos acesso a armamentos americanos, especialmente a MB ?

Allan Lemos

A Índia também é um exemplo de país que usa equipamento russo e ocidental e nunca houve nenhum problema.

fewoz

É porque é sempre mais fácil culpar os americanos, os chineses, os russos, os europeus, os marcianos… nós, brasileiros, nunca temos culpa de nada e todos os nossos governos e Forças Armadas são exemplos de administração e bom uso da coisa pública. Estamos nesta péssima condição apenas por culpa dos estrangeiros, nunca dos brasileiros… Falando sério, é claro que poderá haver embargo de qualquer lado e a Índia é o país que melhor sabe disso. Tem embargo americano? Usa equipamento europeu. Tem embargo europeu? Usa equipamento russo. Tem embargo russo? Usa americano… A “salada indiana” que muitos criticam e zoam… Read more »

Andre

Ainda bem que esses mesmos acordo não nos impedem de comprarmos materiais russos, como os iglas e os mi35.

Esteves

Faz todo o sentido ainda que provocasse algum chilique lá no Norte. Tipo 5G.

Mas eles não enviaram proposta para as Tamandarés. Para assinar contrato para aquisição de material de Defesa precisa ser amigo. Ou inimigo do amigo.

Wellington Góes

O novo navio Vital de Oliveira H 39 foi feito……. Na China.

Agressor's

Isto é o fruto de muito trabalho, educação, hierarquia, nacionalismo e patriotismo!!!! Coisa que o braziu está longe de ter nas 5 questões, pois o interesse da maior parte da população daqui é só por pão e circo, o braziu não tem jeito com esse povo que tem aqui…O braziu tá uma esculhambação faz tempo e a culpa é de cada brasileiro…Falam dos políticos mas compram produtos falsificados, cigarros contrabandeados, fazem gatos na luz e na água…Acham uma carteira com dinheiro e documentos pegam o dinheiro e jogam a carteira fora…o coitado que perdeu que se estrepe…a população prefere defender… Read more »

Marcos 10

Nem tanto.
A corrupção lá come solta, não a toa os fuzilamentos. Há revolta, insatisfação por parte da população, não a toa as perseguições. E lá como cá, há a geração tem-se., não a toa i governo chinês ter declarado jogos on line u má droga eletrônica. Diferença que lá adotaram o modelo capitalista de produção .
Fora isso, com as esquerdas avançando no ocidente, ainda teremos de pedir ajuda aos n novos capitalistas.

Antoniokings
Antoniokings

comment image

Antoniokings

Esse é o presentinho para o ‘trabalho escravo’.

Pablo

Bom, vou repetir a mesma frase que tu me disse la no forte.
Isso e problema dos chineses e tu nao tem que te intrometer.

Antoniokings

Quem dera que esse ‘problemão’ aí em cima fosse meu.

Heinz Guderian

você é atleta?

Antoniokings

Sou tri-atleta.
Como, durmo e ….’nado’.
rsrsrs

Brincadeiras à parte.
Faço meus exercícios diários na esteira e na bicicleta ergométrica.

Pablo

Pq nao foi embora ainda? Faz esse favor pra nós!

Antoniokings

Mesmo que eu fosse, de lá combateria algumas dessas tontices escritas aqui.

Carlos Campos

se vc for morar em Shenzhen eu poderia passar uns dias na sua casa? acho a cidade linda nos vídeos que eu vejo

Antoniokings

Dizem que tem vários prédios enormes só de lojas que vendem produtos eletrônicos das melhores marcas do Mundo.
Sem contar que o centro da cidade parece do próximo Século.

Antoniokings

Em tempo.
Tem um casal de brasileiros que está estudando na China, se não me engano em uma cidade chamada Guignang e tem um canal no Youtube chamado ‘2 a mais’.
Além de mostrar o dia a dia, os costumes, alimentação e etc.,eles costumam passear em outras cidades.
E foram a Shenzen.
Realmente é espetacular.

Carlos Campos

já conhecia o canal. o 100 Nick tá me devendo um visto para Suíça, como as cidades grandes da China são top, topo passar um tempo lá.

Antoniokings

Valeu!

SDS

Pablo

E so tu parar de escrever que as tontices acabam!!

Bosco

O problema do trabalho escravo comunista está na “recompensa” dada aos perdedores e não na recompensa aos vencedores. Será que quem não fez o dever de casa e honrou o honorável líder Xinjimping com uma medalha de ouro, ganhou o quê?

Inimigo do Estado

Kkkkkk apareceu o primeiro com o trabalho escravo, esses caras não desistem. Boscão, será que os suíços também são escravos? Eles também trabalham 52 horas semanais.

Já trabalhei 75 e estou aqui vivíssimo. Deve ter sido a mistura de abacate, cravo, e pé de galinha, diminuiu os radicais livres no meu organismo, reduzindo o stress e evitando o envelhecimento precoce. Tenho 46 com cara de 35. E olhe que o sol aqui é de rachar…

Agressor's

Os eua tem a maior população prisional do mundo…Elevando-se desde os anos 80 a surreal taxa de encarceramento deste pais é um negócio e impressionante instrumento de controle social…a medida que o negócio das prisões privadas alastra-se como uma gangrena uma nova categoria de milionários consolida seu poder político…O que comprova-se que os donos destas carcerárias são também na prática donos de escravos que trabalham nas fábricas do interior das prisões por salários inferiores a 50 cents por hora…. Este trabalho escravo é tão competitivo que muitos municípios hoje sobrevivem financeiramente graças às suas próprias prisões aprovando simultaneamente leis que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco

O primeiro a citar o termo “trabalho escravo” aqui foi seu amigo Toinho da Lua”

Érico

Toinho da Lua é o apelido do filho do seu herói

Bosco

Desconheço. Se a “meu herói” se refere ao presidente eleito Jair Messias Bolsonaro, engano seu. Sou um homem de 60 anos e homens de 60 anos já não acredita mais em heróis. Bolsonaro pra mim é apenas um servidor público que ocupa a presidência da República , cargo eletivo conseguido de forma legítima através do voto e que tem enfrentado uma oposição raivosa e rancorosa que adota golpes baixos enquanto reclama de dedada no olho. Eu só o apoio por ser a favor da legalidade e ainda acreditar na democracia. Se você ou qualquer outro me provar e convencer que… Read more »

Alison

Muito pedante uma a.c.e.f.a.l.o desse achar que merece que alguem perca tempo tentando convencer ele.. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

João Fernando

Ué e se for contra o Bozó? Ganha o que?

Bosco

Não entendi…

WSilva

Bosqueira, seguinte mermão. Tá na hora de se atualizar, essa China aí que você tá pintando não existe mais, é a China antes da abertura economica. Digo mais, hoje os chineses PEDEM para trabalhar mais, inclusive de sábado e domingo, sabe por que? Porque lá a hora extra é valorizada e chinês adora dinheiro. Já aqui no ocidente, todo mundo adora dinheiro também, mas ninguém quer trabalhar.

Bosco

Dablinho,
Aconselha o Toinho. Foi ele que citou o trabalho escravo chinês. Eu só usei o mesmo termo que ele para fazer um “contraponto “. Se vc considera que ele usou o termo de forma irônica e jocosa e eu de forma literal, aí é problema de interpretação ou preconceito contra minha pessoa.
Valeu!

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Antoniokings

WSilva.

Semana passada li artigo que dizia que as chinesas eram obrigadas a se aposentar aos 50 anos de idade.
Elas estavam reclamando porque queriam trabalhar mais tempo.
Deve ser horrível morar em um país assim quando vc mora em outro que tem dezenas de milhões de desempregados e metade da população de camelôs e outros tipos de subemprego.

Inimigo do Estado

“Vou trabalhar até os 90 anos” BENGALA, Kid.

WSilva

Pois é, em algumas regiões isso acontece mesmo. Porém, agora com a questão demográfica, o governo chinês será obrigado a aumentar a idade de aposentadoria, 55 ou 60 para mulheres e 60 ou 65 para homens.

Bosco

E ainda mais que a onipotência chinesa foi colocada sob suspeita tendo em vista ter ficado atrás dos imperialistas no quadro de medalhas, independente do modo que se queira aferi-lo, já que superou a China em medalhas nas três categorias.

Antoniokings

Lógico.
Quando a China ia ganhar as Olimpíadas colocaram golfe (2 medalhas para os EUA), basquete de 3, surfe (1 medalha para os EUA), skate e escalada em parede.
Agora vão colocar break dance em Paris (é verdade).
Daqui a pouco vai ter amarelinha, bola de gude, dança do passinho, e hip-hop.
Já estou até vendo os chineses fazendo ‘moon walk’ ou entregando para a população um monte de títulos do aristocrático Shenzen Golf Club, para popularizar o esporte.

Bosco

Na minha profissão tem um ditado que diz que tudo que é conversado antes é explicação, já tudo que é conversado depois, é desculpa. A China entrou sabendo que seria assim e aceitou as regras e perdeu. Agora isso que você cita se chama … desculpa. *A China é bem poderoso com tu bem sabes e pode muito bem, com seus vasto poder econômico, político e dialético, colocar na próxima Olimpíada esportes como kung-fu palma de ferro, testículo de ferro, wing chun, kung fu anel de ferro, kung fu estilo bêbado, kung fu garça branca, kung fu tai chi chuan…… Read more »

Antoniokings

Aquiete-se
A China está dominando tudo e no esporte não será diferente.
Já ganhou em 2008.
Nós não temos culpa de vc ter de presenciar o apogeu de uma nova potência hegemônica.
Apenas relaxe e aproveite as oportunidades, tipo entre no site do AliExpress e veja se tem algum produto bom e com prelos baixos.

Antoniokings

E ainda.
Quando o próprio Secretário de Estado americano diz que a China e a Rússia estão deixando os EUA para trás é melhor vc levar a sério.
Sem ressentimentos.
Combinado?

https://br.sputniknews.com/americas/2021081017880442-blinken-admite-que-adversarios-como-russia-e-china-estao-empurrando-eua-para-tras/

Hcosta

Deixa lá a Rússia.
Não dá para comparar com a China e os EUA.

Pablo

E muita babacao de ovo pela china, mas soltar o capitalismo que é o problema né

Bosco

Nem vou dormir de noite. Quer dizer que vou perder milhões de dólares com a desvalorização das minhas ações da SpaceX , da Walmart , da Exxon e da Lockhead?

carvalho2008

Hummm..se voltar ao Brasil podemos colocar então Bodoque, Carrinho de Rolemã, Pega ladrão….!!!!

Antoniokings

Pega ladrão estão treinando muito em Brasília.
kkkkkk

Esqueceu do truco!
kkkkkk

Agressor's

Exatamente, tudo é sempre feito e manipulado nesses eventos promovidos pelo o ocidente para que beneficie a gente deles direta ou indiretamente. Casos como da Olga Korbut ilustram de forma bem emblemática isso…

Antoniokings

E outra.
Lembra da Florence Griffith-Joyner?
A mulher era toda bombada, Parecia um homem.
Tem um recorde mundial que perdura até hoje.
Morreu muito jovem de complicações causadas, ao que tudo indica, por dopping.
Seus recordes continuam válidos e suas medalhas não foram cassadas.
Já o Comitê Olímpico Russo……

Agressor's

A realidade é que todos os países que tem o aparato se usam do recurso do dopping, o segredo está no desenvolvimento de esquemas de dopagem que não sejam detectáveis nos exames laboratoriais e infelizmente os eua são os mais avançados na tecnologia desse tipo de recurso. Tenham certeza de que uma medalha de ouro que um esportista daqui ganha vale muito mais do que 10 desses países, pois ela foi conquistada na raça e no braço mesmo. Sem se utilizar de sujeiras e trapaças como essa gente sempre usa… Os eua estão perdendo terreno pra China em todos os… Read more »

Agressor's

Essa gente é sempre assim, se está perdendo apela para o TAPETÃO. A China em breve se tornará a maior potência econômica do mundo. Mérito do Chineses que estão conquistando cada vez mais espaço no mundo. Decadência do império estadunidense. É assim, a história é clara. O taco sempre muda de mãos…Os chineses são resilientes, pacientes e estratégicos…A dificuldade e os obstáculos só fazem ensinar e fortalecer ainda mais eles….

Guizmo

kkk, mas o Basquete de 3 a China ganhou Ouro…….mas daqui há pouco vão colocar corrida de saco com colher na boca nas olimpíadas….tá ridículo

Antoniokings

kkkkkk

Pra vc ver como os chineses são eficientes e acabam dominando tudo.
Dentro em breve teremos o Michael Jackson chinês ganhando ouro no Moon Walk.
E vc esqueceu que podem colocar pôquer e roleta onde os viciados de Las Vegas são imbatívels.
Assm, dão mais uma ‘forcinha’ aos EUA

Prezado Guizmo

Fui pesquisar na internet e no Basquete de 3 masculino deu Letônia.
No feminino deu EUA.
Mas, não duvidemos que a China chegue lá.

SDS

Antoniokings

Camarada.

Fica muito difícil argumentar com vc quando está incrustado na sua cabeça conceitos como ‘trabalho escravo comunista’, onipotência chinesa (jurava que vc achava que era dos americanos que tudo sabem e têm tudo melhor do que os outros) ou que os mísseis anti-radar e de cruzeiro americanos vão revolucionar as guerras e derrotar russos e chineses.
Desta forma, farei apenas ponderações muito pontuais em seus comentários , ou seja, quando forem daqueles do tipo ‘batatada’ que não dá para deixar passar em branco.

Em tempo.
Aproveite e descanse um pouco.
Vc parece um tanto estressado.

Michel

Uau!!!

Antoniokings

E se o Editor, permitir, segue outra belezura da Hongqi.
1.400 cv de potência.
comment image

É China!
Quem te viu e quem te vê!

Agressor's

Não conhecia…muito invocado, estão de parabéns…

Aballus

O carro é bonito, mas é desenhado pelo ex-chefe de projetos da VW, feito em parceria com uma empresa americana e vai ser produzido em Modena, Itália, de chinês ai só o capital e o nome mesmo

Antoniokings

E viva a globalização.
E é exatamente assim que a China está ganhando a guerra na economia.

Bosco

Rsss

Agressor's

Tudo em nosso país é sabotado de forma descarada e pérfida…Aqui o povo tem que lutar contra o próprio Estado brazileiru pra tentar conquistar ou conseguir alguma coisa…Se os nossos esportistas recebessem forte incentivo e investimento o nosso país estaria, com toda a certeza, sempre entre as 5 melhores nações do ranking de medalhas olímpicas… Informem-se sobre todos os obstáculos que a nossa classe dirigente impõem contra qualquer coisa que se tente empreender por aqui…Vejam quanto o Inmetro cobra por exemplo para fazer a análise de um simples aparelho de 300 ou 400 reais importado para autorizar a venda aqui…Tudo… Read more »

Antoniokings

Estava assistindo ontem um programa sobre Celso Furtado, sua atuação junto ao também fantástico Raúl Prebisch na CEPAL.
Os comentaristas destacavam a intromissão americana no assunto dando apoio aos ‘monetaristas’, apoiados por Roberto Campos (conhecido como Bob Fields, por sua posição pro-EUA) em face dos desenvolmentistas da CEPAL que estavam próximos a Vargas.

Em suma, a CEPAL pregava que a América Latina criasse sua indústria de transformação em vez de apenas exportar matérias-primas, como começou a ser feito com o próprio Vargas e JK.

Resultado?
Vargas acabou se suicidando e JK, depois, cassado.

Leandro Costa
Agressor's

Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países bem administrados e mal administrados. Nestes países independente dos líderes e suas ideologias políticas, eles pensam na nação. Já no braziu eles preferem roubar toda a riqueza e não ligam se o país vai pra frente. A maioria dos eleitores vota esperando se beneficiar individualmente ou beneficiar a categoria da qual faz parte, não importa se o candidato eleito for um criminoso. Uma vez eleitos, esses corruptos governam defendendo seus próprios interesses e os de suas famílias. É um círculo vicioso.

Carlos Campos

discordo, existe países desenvolvidos e sub desenvolvidos, e nos desenvolvidos eles geralmente tiveram um passado de capitalismo forte como a China está tendo agora.

WSilva

Corrupção? Fuzilamentos? Insatisfação por parte da população?

Você tem certeza que está falando da China país ou da China algum bairro perto da sua casa ou algum jogo de vídeo game…?

Eu leio sobre China todo santo dia, e posso te garantir que você está completamente enganado, isso se você se refere ao país China…

Hcosta

Nacionalismo e Patriotismo são conceitos muito perigosos.
Um investimento nas Forças armadas é mais importante do que na educação ou em outras áreas?
Patriota não é quem diz que o Brasil é o melhor ou será porque tem as melhores forças armadas. É quem quer que o Brasil seja o melhor.
E não me parece que o orçamento seja o problema.
As Forças Armadas são um reflexo da sociedade. Os seus problemas vão para além de questões como a suposta falta de “nacionalismo e patriotismo”. São questões complexas que não podem ser simplificadas desta forma.

mazzeo

Guardadas as devidas proporções, será o “AB” da China, que vai fazer volume e as operações diárias.
Cavalo de batalha no mar.

Alexandre Galante

Na verdade elas são as OHP chinesas. Os AB chineses seriam os Type 052C/D.

mazzeo

Realmente Galante.
Ou equivalente as futuras Constellation.

Adriano Madureira

Se eles são eficientes em construir fragatas, imagine navios patrulhas, algo que tanto necessitamos…
comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
PACRF

Na MB não se pode falar em guarda costeira, não sei por qual razão.

carvalho2008

Porque a MB ainda não tem uma marinha….quando tiver uma marinha….talvez seja possivel ter uma GC…..

Caique

Teriam sido boa compra da MB antes da assinatura das Tamandares, não lembro de noticias de quebra ou defeito muito pelo contrario, essas belezinhas navegaram por muitos lugares.

Foxtrot

Fico imaginando toda essa capacidade fabril construindo os cascos das CCT,s/ CPN.
Com as verbas que investimos nas Meko gambiarras, os chineses fariam 6 cascos das CCT,s originais e se bobear de quebra nós dava mais dois de brinde.
Parabéns a marinha Chinesa.
Outra nação que no passado foi grandiosa e ao que parece no futuro se tornará grandiosa novamente (se já não é).

Sérgio Melo

Poder Naval Chinês. Eu gostaria de ler mais sobre…Ah, deixa pra lá. Se só existe matéria por lá, fazer o que?

Sincero Brasileiro da Silva

O que não falta aqui são matérias diversificadas! Tem pra todo gosto, e você pode ficar a vontade pra escolher qual a do seu interesse! Isso se chama democracia! Sabia?

Adriano RA

Não é culpa do Poder Naval se os caras lançam ao mar uma fragata ou um destróier a cada 3 dias … Se for esperar notícia da MB morreremos de tédio. Nem pra trocar os bicos injetores dos SK-105, pô…?

Michel

Tais belonaves é que a mb deveria possuir em seu inventário a fim de forma uma verdadeira Marinha de Guerra ou pelo menos Marinha de Patrulha.

Bosco

A grande massa dos atuais reclamantes das péssimas condições das Forças Armadas Brasileiras e dos excessivos privilégios do oficialato é formada por membros da igualmente privilegiada casta de “servidores públicos” (federais, municipais, estaduais, Executivo, Judiciário, Legislativo, ativos, inativos, concursados, confiados, etc.) . Gostaria de perguntar aos senhores se nos setores de vossas senhorias (ou seriam: excelências?) está tudo uma maravilha? O serviço público oferecido é de primeira qualidade? Se o dito cujo estivesse do lado de lá do balcão se sentiria bem assistido? O salário está em dia? As dezenas de artigos relativos aos “direitos” dos servidores públicos e dependentes… Read more »

PACRF

Os integrantes das Forças Armadas do Brasil são servidores públicos, também. Afinal, são remunerados pelos impostos pagos por todos nós.

Bosco

Daí o “igualmente”

Hcosta

As Forças Armadas são um reflexo do País.

Bosco

Antonio, Eu não defendo nada, só vejo o padrão de ataque atual às Forças Armadas que de uns tempos pra cá passou da salutar crítica ao deboche puro e simples. No meu modo de ver (que não sou isentão e não acho que a polarização atual na cena político do país seja irreal e não acredito que haja uma terceira via democrática apartada da atual polarização entre os que apoiam o atual presidente (os legalistas) e os que querem a volta dos que aqui estavam antes dele (os esquerdistas)) esse acirramento das críticas se deve à percepção que as Forças… Read more »

Caique

Eu entendo o que você quer diz, meu ponto é que muito leitores aqui foram iludidos com muitas “promessas” feitas pelos atual governos, visto que ele é um ex militar e devia se preocupar mais com as deficiências das forças(falta de equipamentos), mas o que aconteceu foi exatamente ao contrário, poucos movimentos no quesito investimento, poucas ações para a melhorar das forças e muito mais do mesmo no quesito mamata. Acredito que tudo isso junto decepcionou muitas pessoas aqui no fórum e a resposta é as críticas. Eu apesar de não ter votado no atual presidente, acreditava que ele podeira… Read more »

Bosco

Caique,
Desde antes da posse o presidente é bombardeado por críticas e narrativas. Imagine se em plena pandemia ele resolvesse comprar navios de guerra e caças Su-57?
Você tem acompanhado as obras inaugurados no Governo Bolsonaro? A quantidade de auxílios aos necessitados na pandemia? A quantidade de recursos gastos pelo Ministério da Saúde no combate à pandemia? A quantidade de recursos passados a estados e municípios referente ao combate a pandemia? Você acha que realmente dava para o governo federal fazer algo pelas forças armadas dentro desse contexto politico/sanitário?

Caique

Se fosse feito de forma correta nada justifica o impedimento de comprar tão necessária, a MB está se desfazendo, essa é a realidade, não temos como fiscalizar nosso mar, isso resultou na poluição de boa parte da costa do nordeste, de lá para cá o que o governo fez para melhorar a capacidade de fiscalização da MB? A resposta é NADA, por incompetência perderam a oportunidade política de aprovar a comprar de alguns meios prioritários para MB. Os recursos são escasso? Sim, mas o maior impeditivo desse governo é a falta de jogo político.

Luís Henrique

Exatamente Bosco. Esta chato demais. Até para debater sobre Defesa entra essa polarização política.
Para alguns o Brasil era a 8a maravilha do mundo até 2018. Eramos um país de 1o mundo…

As forças armadas são reflexo dos demais serviços públicos. E, sim, não fazem um ótimo trabalho. Mas as críticas estão exageradas mesmo por causa de preferências políticas ou ideológicas.

PACRF

Prezado Bosco, em países realmente democráticos as FAs sequer aparecem no noticiário. Nos EUA o comandante de suas FAs precisou ir à TV pedir desculpas ao povo norte-americanos por ter participado daquela constrangedora pantomina ao lado do Trump, que não teve a coragem de destituí-lo. Infelizmente, no atual governo, nossas FAs, que não pertencem a nenhum Presidente da República de plantão, pois pertencem à Nação, estão sendo sistematicamente expostas a várias situações constrangedores, como fazer um desfile na Praça do Três Poderes para entregar um convite. Razão pela qual se expõem também a comentários constrangedores.

Bosco

PAC, Concordo sem tirar uma virgula. Em países realmente democráticos a vontade popular declarada no pleito é respeitada, há segurança jurídica, a Suprema Corte é imparcial e guardiã da Constituição, os direitos fundamentais são respeitados, não há movimento sistemático da grande mídia em minar o presidente eleito. O legislativo é movido pela sentimento de dever para com a nação. Exatamente por aqui não ser uma democracia é que as Forças Armadas se tornam alvo dos críticos de plantão. Por muito tempo eu ouvi que “brasileiro não sabe votar” mas sempre tentávamos colocar pessoas que acreditávamos terem compromisso com o bem… Read more »

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
PACRF

Prezado Bosco, em nenhum momento dede 1988 os eleitos (presidente da república, senadores, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores) foram questionados. Simplesmente foram eleitos, tomaram posse e exerceram seus mandatos, assim como o atual presidente, se foram/são “bons” ou “ruins” é outra história. Desconheço um presidente da república que questione sua própria e legítima vitória, como o Bolsonaro. Divirjo com relação ao apoio militar dado ao atual presidente. Presidentes não precisam de apoio das FAs, que são organizações de Estado e devem, obrigatória, ser apartidárias. Presidentes precisam de apoio dos outros atores políticos, como o Congresso Nacional e… Read more »

Rinaldo Nery

Nossa democracia está sendo atacada por quem, como, e por quais atitudes? Questionar uma urna eletrônica passível de hacker é atacar a democracia? Ou tem outras ações? Só quero entender essa narrativa que está sendo ¨colada¨ no imaginário da população. O Congresso foi fechado? Cancelaram os habea corpus? Será que o ataque à democracia não está partindo do STF?

PACRF

Propor melhorias no processo eleitoral e na urna eletrônica é uma coisa, porém ameaçar a realização das eleições caso determinada proposta de modificação nas urnas eletrônicas não seja implementada, é outras coisa. Assim como insistir que as eleições por meio das urnas eletrônicas, que são utilizadas desde 1996, são fraudulentas sem apresentar provas, é pior ainda.

Bosco

Te respondi mas está retido há 11 horas.

Bosco

Você apoiava o Bolsonaro em algum momento no passado e se desiludiu depois após algum ato dele que considerou inadequado? Não, né? Você nunca deve ter apoiado ele. Como ele é chamado de fascista desde o dia 1º de Janeiro de 2019, não tem como eu considerar que o recém episódio das urnas eletrônicas que parece você não acha adequado seja um divisor de água para a credibilidade ou não deo presidente porque é só a narrativa antibolsonaro mais recente, do momento. Houveram outras, e outras e outras. De acordo com aqueles que não o suportam cada uma era mais… Read more »

Carvalho2008

O processo interno TSE estava em segredo de justiça e revelado agora nos detalhes é mentiroso? O laudo assinado não é do TSE? Se o amido entende um minimo de TI e Segurança da Informação sabe que é extremamente improvavel e quase impossível deletar arquivos de logs…sabe o que é backup, acha que backup de servidor é igual a uma copia da sua planilha de excel no lapbtop? Sabe quantas copias existem numa empresa meia boca? Meu amigo, afirmar que ate backup foi apagado “sem querer” é afirmar que a segurança é extremamente colegial….nao sei o que é pior…alguem o… Read more »

Bosco

PAC, Esse é o preço da real democracia e não da “democracia” falsa do teatro de tesouras do passado recente, em que os institutos de pesquisa da grande mídia mancomunados com os partidos escolhidos para vencer o pleito antes dele começar, tem que pagar para ser democracia de verdade. Você bem o disse. O povo elegeu um deputado que ficou 28 anos afastado do mecanismo. Não seria justo para com os seus eleitores ele de repente se tornar mais uma peça palatável ao mecanismo corrupto e perpetuar o tal presidencialismo de coalisão que foi tão danoso ao país. Em relação… Read more »

PACRF

Prezado Bosco, desde 1996 o atual presidente foi eleito legitimamente por urnas eletrônicas para deputado federal. Aliás, seus dois filhos políticos também foram eleitos legitimamente por urnas eletrônicas várias vezes, no caso do senador Flávio e do vereador Carlos, e uma vez o Eduardo, que até agora não reclamou de ter sido o deputado federal mais votado do Brasil. Outros milhares de políticos também foram eleitos desde 1996 por urnas eletrônicas. É inexplicável que só agora estejam afirmando que as eleições foram fraudadas. Faltam provas, apenas isso: provar que houveram fraudes. Suspeitas sem fundamentos, são descabidas, inoportunas e visam apenas… Read more »

Bosco

Mas o que de tão mal você vê em um presidente, senador, deputado ou vereador pleitear melhor transparência no processo eleitoral? Se fosse o contrário eu até entenderia, mas até onde vejo uma maior transparência beneficiará a democracia como um todo. Não tô entendendo a reclamação. Se ele quisesse deixar menos transparente eu até entenderia e começaria a berrar que ele é fascista e quer se perpetuar no poder, mas o que sei é que ele quer uma maior transparência. Aliás, isso era demanda velha que agora muitos que defendiam tal aperfeiçoamento de maneira misteriosa foram contra. Quanto a ele… Read more »

Carvalho2008

Mestre PCDAF O projeto de emenda do voto auditavel é da decada de 90, anos es de Bolsonaro Nos anos 2000, varios dos atuais deputados e senadores que ate2 anos atras eram a favor, inexplicavelmente mudaram de voto, kim kataguiri, Simone Tebet, Aecio e muitos outros, tem programa gravado… O atual presidente ja afirmava isto antes de eleito e no dia seguinte de ser eleito. A pauta não é nova e antecede a mais de 10 anos o pleito de 2022. O amigo nega isto? O processo do TSE e PF sobre a invasão do Ha ker e laudo do… Read more »

Bosco

Carvalho, E a justificativa que o Bolsonaro e seus filhos foram eleitos por meio do atual sistema pra mim é completamente sem sentido. O foi (Bolsonaro) porque na época não havia um movimento organizado contra ele na proporção que há hoje de todos os segmentos do mecanismo que se instalou na República desde 1988. Um mecanismo que finge não ver nada de bom que ele faz e o gigantesco apoio popular que tem e que só pune criminalmente aqueles que o defendem. As ações parciais e ilegais contra o Bolsonaro partem da Suprema Corte que é responsável pelo processo eleitoral… Read more »

carvalho2008

As pessoas colocam as vontades acima da civilidade. Quando se acha que a lei e a constituição podem ser reinterpretadas para torcer seu desejo, quando se acha que a forma justifica os meios, é então que admite-se que a lei já não impera, a civilidade não impera….depois fica chorando quando a força venha a imperar… O ser humano desde a antiguidade queima as bruxas….ainda queimam alegando serem bruxas e que os fins justificam os meios….onde a razão dá lugar a paixão…. Ninguem gosta do Bolsonaro, ou melhor, tem uns 20%…..o que este povo não entende é que outros 30 a… Read more »

Bosco

Onde assino?

Bosco

Correção: “Mas o que de tão MAU você vê…”

carvalho2008

Muita calma nesta hora, Houve algum decreto, PL ou medida provisória que atente a democracia? O Executivo falou em fechar congresso? Fechar STF? Ou falar mal de integrantes? É proibido falar mal de integrantes? Ou melhor, é proibido falar mal? Quando se fala mal, comete-se injuria, difamação, voce deve ser processado afim de identificar e julgar se é verdadeiro ou falso ou voce deve ser proibido de falar? Se voce é escalado para tecnico de futebol, você escala os melhores que acredita certo ou errado serem na arte dos pés, pode o juiz aos 15 minutos da partida, deliberar que… Read more »

carvalho2008

O amigo realmente fica tranquilo se: Um candidato é esfaqueado e advogados carissimos são pagos para defesa do criminoso? Advogados são blindados mas os advogados Se a Lei da prisão 2a instancia é reinterpretada e muda de uma hora para outra? Se processos da Lava jato foram cancelados na instancia Superior apesar da 1a. e 2a instancia em que varios juízes terem analisado e julgado procedente? Não somente os de Curitiba mas inclusive o de outro Juíz Marcelo Bretas RJ? Parece que qualquer juiz que julgue é julgado parcial nas instancias superiores? partes dos Bilhões roubados que nunca teriam existido… Read more »

carvalho2008

A mais elementar base constitucional estabelece que no ambito da justiça, MPF e PGR são a parte acusadora, Juízes Julgam apenas o que as peças que lhe caem as mãos e Legislativo cria leis….

Pode STF acusar e abrir investigação?

carvalho2008

Hummm….Moro foi parcial….e agora Bretas tambem? Que estranho…

carvalho2008

Hummm…regra do jogo condenação 2a. instancia muda novamente em menos de 3 anos….

carvalho2008

hummm….Embaixador estrangeiro faz politica de interferencia interna…num mundo que parece que ficou comum acusações de interferencias estrangeiras em assuntos e eleições internas….

Érico

No Brasil o militarismo é uma casta, pura e simples. A república foi criada por militares e eles nunca largaram o osso, é a república que serve aos militares, e não os militares à república.

carvalho2008

O militar é aquele mesmo cidadão que pega onibus, toma cafe com pingado na chapa, mora na periferia, moreno miscigenado como todos, vê se acorda….olha a cara de alemão pescoço vermelho do General Mourão!!!! metade é parda e negra exatamente como é a sociedade brasileira, sairam da sociedade e formados pela sociedade, vai olhar o valor do soldo, não tente explicar alguns pelos mais de 350 mil…tem sim suas mazelas e numa casta, mas noutro contexto…não há militarismo no Brasil…pelo amor de Deus…sabe quais são os países em que os presidentes discursam de farda???? Lembra quais são??

Inimigo do Estado

Legal, vamos justificar um erro com outro. Boa boscão, vc é o cara kkkkk

Bosco

Calma que eu sou velhinho mas ainda hetero.

Mk48

“devia ter estudado pra entrar na marinha”.
.
Deveria mesmo, por duas razões :
.
Seria mais instruído e ganharia uma remuneração decente.
.
Com 2,5 mil eu não pago nem meu mercado no mês.
.
Abs

Carlos Campos

Pela situação que estamos, a MB deveria olhar bem a possibilidade de comprar fragatas chinesas, até as que estão a pouco anos em uso, quem sabe comprar da Coreia do Sul ou Japão que tem preços bons também.

Guizmo

No meu sonho de consumo, essas Type 054 tem espaço com 2 unidades reclassificadas aqui como Destróier (CT) combinando com as Tamandaré

Luís Henrique

Na boa, essa Fragata é boa, mas muito longe de ser sonho de consumo. As nossas Fragatas Tamandare podem ficar melhores. Parece que a MB esta analisando se coloca 4 ou 8 misseis antinavio. E os mísseis sea ceptor também não sabemos a quantidade. Se colocarmos 8 man e 32 sea ceptor, nossas Fragatas não perderiam em nada em relação a poder de fogo. O preço estimado da type 054A é de cerca de U$ 350 mi. Isso para a China construir e te entregar. Nós vamos pagar algo próximo de U$ 500 mi, porém com construção local, tot, etc.… Read more »

Guizmo

Entao eu te respondo. Sea Ceptor serao 16. ASM serao 4. E só. Essas fragatas chinesas tem capacidade de defesa de área, não há a menor possibilidade de comparação de armamento

Ronaldo

Bom Dia a Todos,e enquanto isso a China construindo aos lotes e nada de começar a construir as nossas Fragatas e mais corvetas,com tantos estaleiros que há no Brasil!

Uma Ótima sexta feira a Todos,repelta de muitas bençãos e de muita ’’PAZ”

Caio

Quem quer se defender age dessa forma, quem se ACOMODA age como o Brasil, cujo o chefe do exército fala publicamente da incapacidade do país em manter a sua soberania, Além disso temos uma cidadania infantil. onde se passa o pano no erro da gestão, simplesmente por que os outros também erraram, ou porque as crianças acreditam que elegeram um super herói infalível. Não amadurecem para entender que o exercício do voto e de tão pleno direito, quanto a cobrança sobre o votado e de cívica obrigação.

Esteves

A situação das Armas reflete nosso atraso tecnológico. Excessões existem. Agronegócio, Embraer, o SUS funciona. Discursos populistas de e sobre reformas do Estado vejo desde os anos do getulismo. Jânio ficava na fila do HC durante a madrugada. JK envergonhou-se do Rio de Janeiro. Brasília consolidou o poço entre a sociedade que trabalha incluindo os funcionários públicos civis e militares e os almoços de 12 mil servidos aos legisladores, juízes e executivos que hora sentam-se hora estão sentados sobre nós. Claro, um juiz precisa beber vinho italiano de primeira linha. Um vinho fresco de 1 ou 2 anos não serve.… Read more »

Rinaldo Nery

Gostei do comentário. E adorei essa parte: ¨O país não se sustenta desde os impactos da Constituição de 1988.¨ Essa é a causa estrutural dos nossos problemas: a ¨Constituição Cidadã!¨ Puro lixo. Mais de 250 artigos. Constituição socialista parlamentarista travestida de presidencialista. Direitos da Suécia com orçamento de Moçambique. Quando Gen Mourão falou, durante a campanha, que a CF deveria ser refeita, acusaram-no de ¨golpista¨. Quero que Ulisses Guimarães e caterva queimem no inferno!

Esteves

Coronel Nery, Esteves vai ao acupunturista. Existem 3 escolas para as agulhas. China, Coréia e Japão. As técnicas dos chineses seguem a linha do tem dor está bom. Se está doendo está fazendo efeito. No Japão a acupuntura é mais suave. Esteves perguntou o que ainda sustenta o ódio entre os 3. Bem…eles (chineses) acabaram com as religiões enquanto nós somos bastante religiosos, disse o acupunturista japonês. Na recepção existe um altar para El Cantare. Então…penso que existem jeitos de fazer o que tem que ser feito. Com ou sem dor. Sobre a Coréia houve silêncio. Uma forte inspiração e…silêncio.… Read more »

Carlos Campos

eu quero é que todos os republicanos e os militares que deram o golpe da república queimem no inferno, vejo 1964 como uma tentativa de corrigir a República que já vinha falida, agora tá aí de novo capenga.

carvalho2008

Eu sou parlamentarista por principio e votei a favor do parlamentarismo a época, mas de fato o ferramental de equilibrio da constituição saiu enviesado entre o que os constituintes queriam e o que o povo decidiu. A constituição tem alguns defeitos sim, mas não considero estes como capitais…o maior defeito de todos é ela não blindar justamente as alterações constitucionais de conveniencia. Por exemplo, tudo que é legislação ou alteração constitucional de ordem politica e federativa, somente poderia entrar em vigor após 8 anos (2 legislaturas após aprovação) Hoje, o eleito entra em campo sem saber se a regra do… Read more »

carvalho2008

Quando digo preferir o Parlamentarismo, digo extrair dele a vantagem de que obrigatoriamente para existir, o governo formado precisa ter maioria, se não tiver, é dissolvido pelo Presidente e novas eleições são realizadas. Isto obriga a reduzir numero de partidos e força o consenso e de lá sai o primeiro ministro o qual comanda todos os ministérios. O Presidente fica como lider das Forças Armadas, da representação internacional do país e com a missão de dissolver o congresso quando o primeiro ministro cai por falta de maioria e o congresso não consegue nomear novo. O Presidente poderia ainda, como unico… Read more »

Esteves

Presidente ou Primeiro-ministro não muda. Só muda se definirmos a que e a quem o Estado serve. Esteves acompanhou por audiência e citação uma ação contra o Estado. Correu por quase 4 anos. O Estado perdeu. Levou 1 ano para o cartório certificar a sentença. Levou outro ano para o cartório publicar a sentença. O Estado pagou? Não. Executou-se o Estado. O Estado pagou esses quase 6 anos? Não. O Estado quer debater os cálculos. E o Estado pediu ao juiz para converter a dívida alimentícia em precatório. Quem sustenta o cartório? Esteves perdeu a mamãe. Sobraram valores na conta… Read more »

carvalho2008

O congresso é a cara do Brasil….tem de tudo….

Mas vale lembrar que somente 5% do congresso é eleito pelo proprio voto…94% entra por coeficiente eleitoral…

Isto por si só ja demonstra o desvio de desejo popular.

O DIstrital misto não entra e mesmo o distritão com eventuais defeitos, não entrou….de cada 100 deputados e senadores, somente 5 ganham votos nominados….os demais entram porque foram escolhidos pelos partidos em suas candidaturas e entram via coeficiente eleitoral….

Ou seja, somente 5% tem real representatividade popular inconteste…o resto é esquema partidario. Se é um esquema partidario…

Luiz Trindade

Enquanto a Marinha do Brasil desativa a Fragata F-46 Greenhalgh a China constroem cada vez mais.

Armando martiny

Aqui uma montanha de dinheiro público vira pensão de filhas solteiras! Mais de 19 bilhões por ano! Por hora!já teve reajuste de Marechais de pijamas que vai elevar esse montante pra pelo menos 25 bilhões ano que vem!

soldado imperial

Daqui uns anos vai ter muita unidades usadas pra serem vendidas pra países sem $$. País que não tem dinheiro pra comprar unidades novas vai fazer a festa comprando velharia da China.

Luiz Floriano alves

‘A China construindo seu poder a velocidades supersonicas e, nós remendando velhos A4 com esparadrapo e fazendo a fortuna de poucos com a famigerada T.T.