sábado, maio 28, 2022

Saab Naval

Depois de construir 32 fragatas Type 054A, China inicia novo lote

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A China está construindo outro lote de fragatas Tipo 054A para a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) depois de lançar dois novos navios desta classe nos últimos meses, uma medida que observadores militares chineses disseram que tem o objetivo de expandir rapidamente o frota naval do país em meio à necessidade de aumentar sua preparação para o combate.

Citando fotografias que circulam nas redes sociais, o semanário britânico de defesa Jane’s relatou em 10/8 que o estaleiro Hudong-Zhonghua em Xangai lançou recentemente a 32ª fragata Type 054A para a PLA Navy.

O navio estava em construção no mesmo cais que a terceira fragata Tipo 054A/P da Marinha do Paquistão, e o lançamento de ambos os navios provavelmente ocorreu em 31 de julho, disse a reportagem, citando um alerta de navegação emitido pela Administração de Segurança Marítima da China que anunciou que dois navios seriam lançados naquele dia, mas não especificou o tipo.

A reportagem foi divulgada após o site Navy Recognition ter informado em março que a 31ª fragata Type 054A da PLA Navy estava prestes a ser lançada no Estaleiro Huangpu em Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China.

O primeiro navio Type 054A, o Zhoushan, entrou em serviço em janeiro de 2008, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua. O navio comissionado mais recentemente, o Zaozhuang, ingressou no serviço militar em fevereiro de 2019, informou a China Central Television em março daquele ano.

Com um deslocamento de cerca de 4.000 toneladas e capaz de conduzir operações antiaéreas, antinavio e antissubmarino, a fragata Type 054A é um navio de guerra bem equilibrado, capaz não apenas de operações costeiras, mas também de mar longínquo, disse Shi Hong, chefe executivo editor da revista chinesa Shipborne Weapons, ao Global Times.

Ele usa tecnologias maduras que se provaram confiáveis ​​com os 30 navios anteriores, já que eles tiveram um bom desempenho em tarefas, incluindo missões de escolta no Golfo de Áden e muitos exercícios militares, disse Shi.

Sob a situação atual que obriga o PLA a aumentar sua preparação para o combate, a Type 054A é uma boa escolha para expandir rapidamente a frota da PLA Navy também por causa de seu custo mais baixo em comparação com navios de guerra maiores como destróieres, e que pode ser produzido em massa mais rápido, disse Shi, observando que isso também dará à China tempo para desenvolver novos navios de guerra.

A fragata Type 054A “Liu Zhou” visitando o Brasil em 2013 – Fotos: Alexandre Galante (clique nas imagens para ampliar)
A Type 054A vista pela popa
Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013 – Foto: Alexandre Galante
Uma Type 054 no fim da formatura durante a Passex com a Marinha do Brasil em 2013
Type 054A vista pela popa
Helicóptero Harbin Zhi-9 (Z-9C,) versão naval do AS 365N Dauphin II fabricado sob licença
O CIWS chinês a bordo de uma Type 054A
Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio C-803

FONTE: Global Times

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

244 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
244 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

E o Brasil, oh…

Marcelo Bardo

Aqui estamos desativando em lote.

Jorge Knoll

Só não compramos navios de 2ª mão por que não tem “comissão”, para o melhor entendedor = propina.

Elias

Por motivos óbvios… herança maldita dos governos anteriores…

Jorge Knoll

Por incompetência, por falta de planejamento, de previsão orçamentária do atual governo e do Comando do Almirantado que vem se sucedendo no comando da MB.
Jogar a culpa nos governos anteriores, é querer tapar o sol com peneira.
Botar a culpa nos outros, é o primeiro sinal de de fraqueza e incompetência.
Se deve primeiro para o seu umbigo, do que doutros.

Claudio

Em quatro anos não se resolve a penúria deixada pelos governos anteriores, e achar que o atual tem culpa do descaso dos anteriores não tem lógica.

Érico

e em uma década não vai se reconstruir o que esse absoluto desgoverno destruiu

Nonato

Assina: discípulo de Maduro.

Renato de Almeida

Cláudio,
Com todo respeito.
Mas TODOS os ex presidentes tiveram a sua parcela de culpa.
Inclusive o ex presidente Bolsonaro.
Lembre-se:
Se a EMBRAER hoje ainda é brasileira, foi por obra de intervenção divina.
Quero ver a PRIVATIZAÇÃO de estatais deficitárias e não de ESTATAIS supravitárias como a ELETROBRÁS e correios que o atual governo faz.

Last edited 9 meses atrás by Renato de Almeida
Bosco

Navio dura 40 anos. Leva 10 anos pra fazer. Só o PT ficou 16 anos no poder. Diziam na época que apesar do ressentimento conta o regime militar nunca a Defesa tinha sido tão valorizada. Cadê que eles enxugaram as Forças? Acabaram com os privilégios? Construíram fragatas , corvetas e contra torpedeiros? Navio dura 40 anos. A Marinha que ninguém reclamava há 10 anos era para ter deixado uma frota de combate até pelo menos 2050. Cadê?

Érico

E a atual está fazendo o q?

Ah é, vão deixar 4 corvetinhas até 2070

Dilbert_SC

Caro Bosco,
A compra/contrato dos Gripens, Submarinos da Classe Riachuelo, Helicópteros Super Cougar e Blindados Guarani, começaram nos anos do governo do PT.

A MB iniciou o programa da Classe Tamandaré em 2017.

Tem muita gente errada na atual penúria das fragatas. O erro maior é do alto comando da MB, que deu preferência a outros programas, tais como: KC-2, A-12, AF-1, etc.

Bosco

Concordo plenamente. Sempre fui contra alguns programas da MB que pra mim pareciam equivocados, a começar pela insistência no São Paulo e tudo relacionado a ele. Também nunca vi com bons olhos o submarino nuclear. Considero uma dúzia de convencionais operacionais mais adequado ao nosso cenário. Mas houve também alguns acertos como a aquisição da classe Amazonas e do Atlântico. E eu não culpo governos passados pela penúria atual. Quem faz isso são os que criticam em demasia e de forma jocosa as Forças Armadas atuais apesar de na ânsia acusatória tentarem colocar a penúria nas costas do atual ocupante… Read more »

Last edited 9 meses atrás by joseboscojr
PCOA

a MB tem a pelo menos duas décadas, um excelente navio

a classe Barroso, que deu um filho único, infelizmente, e que levou 14 anos para ser completado.

mas, a corveta Barroso é um navio sem grife, pelo qual a MB verdadeiramente nunca se interessou.

Onde já se viu uma Marinha do tamanho da MB ter uma classe de navios dessas. A MB é grandiosa demais

A culpa é do almirantado

EB e FAB estão tocando seus projetos. Os FN tbm

A MB? Está somente realizando cerimônias de descomissionamento dos seus navios

Luiz Trindade

Sabe o que é Bosco… É que vejo muitos aqui criticar os anos do governo PT como sofreram mais penúrias e como você e o Dilbert_SC apontaram isso não é verdade. Foram os anos que tiveram mais dinheiro para compra de equipamentos. A insistência do NAeL São Paulo era para a Marinha do Brasil não perder pessoal treinado em operações nesta mesma embarcação. Agora temos os Skywanks porém não temos NAeL e os respectivos caças fazem prontidão com o 1°/1° Grupo de Caça tentando não perder a prática de sua missão primária que é defender o NAeL que estão embarcados.… Read more »

Bosco

Eu entendo, mas em relação ao porta-aviões e aos A-4 eu acho acertado aquela máxima que diz que “nunca devemos ser o primeiro a deixar de fazer uma técnica consagrada para substituí-la por outra mais atual sob pena de metermos os pés pelas mãos mas também nunca devemos ser o último a fazê-lo sob pena de ficarmos ultrapassados e sermos engolidos pela concorrência”. Sei que a expertise conseguida com a operação com porta-aviões foi valiosa, mas infelizmente era visível que não teríamos verba para operá-lo de forma minimamente razoável. Eu acho que porta-aviões no Brasil nunca passou de um “sonho… Read more »

Nonato

Começou, não terminou, Bolsonaro está pagando e dando andamento aos programas.
So o FX levou 10 anos para decidirem…
Há dinheiro sobrando?

Bosco

Os veículos de combate que causaram tanto alarde na esquerda ressentida eram da década de 70. Veículo de combate dura 30 anos no mínimo. Só o PT ficou no poder de 2003 a 2018. Cadê os veículos modelo 2000 para não nos envergonhar com fumacê?
Mas a culpa é do Bolsonaro?

Nascimento

A culpa não é de nenhum governo, é das próprias FAs. Enquanto os entusiastas não entenderem que as instituições públicas tão contaminadas com gastos com obrigatórios como salários, auxílios, bonificações, custeio, para sustentar uma árvore de macacos, nada se resolverá.

Bosco

Concordo!
Essa parte então “as instituições públicas tão contaminadas com gastos com obrigatórios como salários, auxílios, bonificações, custeio, para sustentar uma árvore de macacos, nada se resolverá.” é sublime.

Homero

Com as forças gastando 85% das verbas que recebe com soldos e pensões, nunca haverá condições financeiras pra equipar adequadamente as FA.

guest

A bem da verdade, os SK105 foram comprados pelo CFN em 2001 e os MOWAG Piranha foram adquiridos em 2005, no governo Lula, sendo os blindados mais modernos da tropa.

Ivan Boschiero

Afirmar que o problema é atual é não entender o problema….

Paulo Siqueira

Expansão militar em plena era de pandemia com orçamentos escassos para combate à COVID?Vc acha que congresso aprovaria aumento do orçamento militar nesse momento?Acorda Cinderella!

André Macedo

Sim, no governo atual as FA são super cuidadosas e eficientes com as verbas que lhes são fornecidas, com certeza não há gasto excessivo com pessoal e pensões, sobra dinheiro pros investimentos necessários. Kkkkkkkkkk é cada uma que parecem duas.

Bosco

Você parece não entender como funciona a elaboração do orçamento no país e nem sobre com funciona a legiferança e o poder que tem os “direitos adquiridos”.

Rudi PY3TO

Não se preocupe Emmanuel daqui a 20 anos a Marinha do Brasil vai ultrapassar PLA Navy….em numeros de Marinheiros…

Last edited 9 meses atrás by Rudi PY3TO
Koke

Brasil sem inimigos enquanto a China comunista cheios de inimigos.

Carlos Eduardo Oliveira

Comunismo de fachada, vale lembrar.
Hoje em dia, só 4 países são comunistas de verdade: Laos, Vietnã, Coréia de Norte e Cuba.
O restante brinca de fazer comunismo, igual menina de 5 anos brincando de casinha e boneca.

Burgos

A passagem com a MB foi com a F 42, eu estava lá de “pau” no timão no horário no momento da Passex ?

Jack

Caro Burgos, qual foi a impressão que os militares chineses passaram para a MB na época? Vocês ou alguém da nossa marinha, teve ou tiveram oportunidade de conhecer os navios chineses de “perto”? Grato.

Burgos

Viajou 2 Oficiais Chinês a bordo da F 42 e depois foram removidos de Anv para seus respectivos navios ?
Entraram mudos e saíram calados de bordo.
Eram bastante observadores e os Oficiais Brasileiros levaram para fazer um Tour a bordo da F 42.
Ficaram bastante impressionados com a limpeza e conservação do Navio?

Matheus S

Muito legal. Já encontrei matérias sobre intercâmbio militar afirmando que os chineses são assim mesmo, observam tudo.

Mameluco do Sertão

Burgos, pode nos falar se algum Militar brasileiro embarcou nas fragatas chinesas? Se sim, eles comentaram sobre as impressões daquela belonave?

Burgos

Embarcaram sim !!!
Só que não foi da F 42 e não tive contato com esses oficiais de ligação da MB com a Marinha Chinesa.

Mameluco Pernambucano

Valeu pelo feedback

BZ

Flávio

Olhe a marinha da China no começo dos anos 2000 e compare com ela atualmente.
É isso que investimentos, vontade política e pragmatismo fazem a longo prazo..

Antoniokings

Estão construindo aos lotes.

Lui Dias

Nao se esqueça que o governo sendo comunista ele prioriza o dinheiro
Como ele quer, veja aCCCP , já nas democracias o bicho pega

Bosco

“Como é cansativo ter que estar sempre a relembrar que existem marinhas com orçamento no mesmo patamar do da marinha do Brasil, e que fazem incomparavelmente mais, muitíssimo mais, com suas verbas! No Brasil, é por falta de interesse, de competência, por excesso de vício por regalias e por preferirem manter uma estrutura que visa a ser um gigantesco cabide de empregos, e não uma Marinha enxuta, moderna, com dentes afiados, que imponha respeito pelo seu poder de combate!” – Como é cansativo ter que estar sempre a relembrar que existem judiciários, legislativos, executivos, ministérios públicos, prefeituras, governos estaduais, Detrans,… Read more »

Guacamole

Porque culpar somente a Marinha do Brasil?
Porque esse site é dedicado e notícias de defesa de água.
Vai no Forte e vê o que se fala do exército pois exemplo.

Mas não tem preocupa. O dia que o a Trilogia criar um site sugere o Detran, o Judiciário e o Legislativo, vamos descer o pau neles também.

Só que esse aqui é um site de Marinhas.

samuka

kkkk..matou …

Bosco

Guaca,
Sua réplica teria sido cirúrgica se tivesse também respondido ao outro questionamento que fiz: “e por que só agora no recém empossado Governo Bolsonaro?”
No aguardo!

Sou patriota mas não sou cego

Bosco, é impressão minha ou o atual governo teria dado uma ótima direção de eficiência pras FFAAs se não tivesse engordado ainda mais as aposentadorias e criado marechais? A cada dez anos as filhas solteiras consomem um orçamento bilionário que poderia ser empregado na atualização das FFAAs. Ou não? Quanto a judiciário, legislativo, também cheios de mumunhas, nem se fala. Mas o presidente, como chefe do executivo, poderia ter dado um freio de arrumação no que lhe compete, FFAA, já que fez isto com os funcionários civis do Executivo. Não o fez por compadrismo, corporativismo. Mais do mesmo.

Bosco

Você sabe como é a elaboração do orçamento federal? Você entende o princípio do “direito adquirido” que abraça não somente as tais filhas de militares mas todo o mecanismo estatal com seus privilégios grotescos? Não basta canetada do presidente para resolver tudo. Sem falar que você cita problema da República que se arrastam a um século mas cobra do atual essas canetadas ninjas? Tem juiz no Brasil que ganha 400 mil por mês. Tem aposentada do cafezinho do Senado que ganha 20 mil. Em Brasília tá cheio de mansão no Lago Sul de 10 milhões de reais de ex-motorista, ex-ascensorista… Read more »

Jefferson

Bosco, gosto de você e dos seus comentários, mas dessa vez tenho que discordar. Bolsonaro piorou drasticamente as FA, aumentou salários que já eram enormes e não cortou NADA de privilégios. Bolsonaro não defende as FA, ele defende os salários dos militares. Bolsonaro é um sindicalista de militar, um homem aposentado desde os 32 anos como capitão.
Só respeitarei esse Bolsonaro o dia que ele promover reformas profundas nas FA. Até agora só piorou o que já era BEM RUIM!

Bosco

Jefferson, Nâo sou militar e nem tenho procuração deles para defendê-los. Muitos que frequentam a Trilogia o são de deviam fazer a defesa de suas instituições e carreiras e não cabe a mim fazê-lo tendo em vista que não fiz nem o “tiro de guerra”. Meu ponto é que: 1- os problemas de privilégios no setor público são antigos, vindos desde os governos que se sucederam ao regime militar. Na verdade, vem desde o Império. A esses tinham que ser cobrados tendo em vista que viam os militares como “inimigos” e não ao Bolsonaro , que não os têm como… Read more »

Last edited 9 meses atrás by joseboscojr
curioso1960

Aposentado depois de fazer planos para atentados terroristas.

Sou patriota mas não sou cego

Sim, sei
Sabemos todos que direitos ou privilégios podem ser sacados se o executivo enviar projeto de lei pro congresso. O governo tem o Centrão no bolso. Não faz porque não quer. https://www.metropoles.com/brasil/registros-mostram-400-filhas-pensionistas-de-militares-como-socias-de-empresas-milionarias

curioso1960

Calma BolsoBosco.

Last edited 9 meses atrás by curioso1960
Carlos Campos

isso é o mínimo Bosco, o desemprego de dois dígitos que a Dilm-a nos deixou foi pior.

Bosco

rsssssss
Tá bom!!!
Eu não sabia que era o Zeus de verdade. Desculpa!

Last edited 9 meses atrás by joseboscojr
soldado imperial

kkkkkkkkkk boa resposta kkkkkk

Bosco

Oh Onipotente Zeus! Dizei-me então já que renegas as tragédias governamentais de direita e esquerda pelas quais o nosso querido e sofrido país atravessou e em sendo completa e absolutamente “isentus” e sabius, dotados de uma infinidade de atributus e achas essa dualidade liberdade/comunismo superadas e invencionices do ser a que me aliei de forma alienada denominado de “Bolsonarus – El Mito”, que em dois anos foi o comandante de outra tragédia governamental , no caso , de direitas, o que esperar do futuro em nosso minúsculo planetas Terras? Haverá oh Divindade, alguma outra forma de encarar a realidade com… Read more »

Inimigo do Estado

Dá trela para maluco não mano, esse cara só sabe especificações técnicas mesmo, na hora de argumentar qualquer coisa fora das especificações, basta uma pergunta bem elaborada e lá se vai a tecnicidade dele. Tô cansado de fazer isso. É lógico que tem que criticar a marinha, ela recebe um valor todo ano para proteger as águas do país, se não criticar quem tem a prerrogativa da gestão, vai criticar quem porr@? Olha o gasto da Austrália e olha o gasto do Brasil, 2 bilhões de diferença apenas, vai dizer que a Austrália tem uma marinha melhor que a nossa… Read more »

Hcosta

Pelo menos aprendo alguma coisa com os comentários técnicos.
Outros nem para comédia…

Rinaldo Nery

Concordo. O outro parece o Ozawa com aquele português ridículo do século XIX… Psicólogo admirador de Marinhas… Diferente… Devia ir pro Quadro de Saúde da MB.

Alison

La vem o milica que acha que sabe algo fora de avião…

curioso1960

Calma BolsoRinaldo.

John Rothem

O cordão dos p…s…cada vez aumenta mais.

Luís Henrique

Caro Inimigo. Em 2021 o orçamento militar da Austrália é de U$ 33 bi. O do Brasil é de U$ 20 bi.
Uma diferença gigantesca.
Se o sr. considerar que na maioria dos países, os militares aposentam igual os civis, ou seja, por um sistema previdenciário, um seguro social FORA do orçamento das forças armadas e lembrar que no Brasil METADE do orçamento é para pagamento de “aposentadorias e pensões”, perceberá que o orçamento militar australiano não é muito maior que o nosso, é INFINITAMENTE maior.

Bosco

Luís,
Os reclamante são os mesmos que defendem os privilégios do funcionalismo público e um estado gigantesco, interventor, distributivo e opressor da classe empresarial. Mas querem uma marinha enxuta agora? Dizem que é cabide de emprego? Um Estado onde 80% dos servidores se dedicam a função “meio”, administrativa, burocrática…
E eu que tô maluco? Rsss

Antoniokings

Prezado Inimigo do Estado

Acompanho o relator.
Aliás, a ‘Tese Professor de Almanaque’ é minha.
Agora, vou fazer Doutorado.
kkkkkk

SDS

nereu

nem precisa ser Austrália é só olhar os equipamentos da Argélia

curioso1960

BolsoBosco muito nervoso.

Agressor's

Tu, que és o mais glorioso dos imortais, eternamente todo-poderoso e com múltiplos nomes, Zeus, autor da natureza, que governas todas as coisas segundo a tua lei, Eu saúdo-te, porque é permitido a todos os mortais dirigir-te a palavra. The Epic Of Gilgamesh In Sumerian https://www.youtube.com/watch?v=QUcTsFe1PVs Echoes of Ancient Ugarit https://www.youtube.com/watch?v=sERSOCMD2cM Ó Zeus, pai Zeus, Teu é o Reino dos Céus, e você observa os feitos dos homens, os astutos e os corretos, e Você é quem cuida da transgressão e da justiça dos animais. “Hymn To Zeus” (Composition in the Ancient Greek Dorian Mode) https://www.youtube.com/watch?v=JNBfy1tjJXk The Ancient Greek Kithara… Read more »

Bosco

Zeus pode ser tudo isso que vc disse mas no quesito “interpretação de texto” ele faltou nas aulas lá no Monte Olimpo. Ele alegou que eu estava fomentando uma polarização direita x esquerda sendo que eu havia citado o PT na condição de “governos anteriores” , sem citar nenhuma posição ideologica.
Parece que aquela observação que o deus grego fez a mim se aplica a ele também: “Algo básico: sempre que atacas alguém estás tão somente a projetar no outros teus próprios defeitos e frustrações! O outro é apenas um espelho! Estás a revelar teu conteúdo psíquico!”

Agressor's

Moralmente o braziu encontra-se no fundo do poço e é um poço de muita profundidade…Os moralmente saudáveis não chegam ao poder…ou porque não querem ou porque não deixam…O fato é que não há renovação e sem havê-la não conheceremos mudanças substanciais…Temos trocado seis por meia-dúzia e isso tem infelicitado o país…os políticos só mudam de nome e partidos a bandalheira é a mesma…

A corrupção não tem bandeira, ideologia ou pátria…A verdadeira pátria do Corrupto é o dinheiro…Enquanto o amor ideológico for maior que o patriótico, interesses individuais prevalecerão sobre coletivos…

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Antonio Palhares

Gostei.

Anderson fernandes

Muito, bom o seu comentário.

Pela primeira vez desde o tempo do regime militar, nós temos um presidente que realmente se preocupa com o Brasil.

fewoz

É sério isso? Você está de brincadeira, né? O incompetente que ocupa a presidência da República só está preocupado com sua família e com seus aliados mais próximos, especialmente em conceder benefícios para sua turminha militar (Que a propósito acumulam cargos e salários, contribuindo ainda mais para a já terrível desigualdade social). Nenhum deles está realmente preocupado com o país. Só pensam no seu bolso.

A alienação chegou ao nível máximo. As pessoas não conseguem nem enxergar o óbvio mais. Foi feita uma lavagem cerebral. “Imprecionante”, como diria um ex-Ministro da Educação.

curioso1960

Se preocupa com a rachadinha, não é a rachadinha da Micheque lógico.

Antonio Palhares

Caramba. Meu Deus.
Isto num boteco, tomando uma Salinas e mordiscando um torresmo ou linguiça mineira frita. Numa reunião de boa cepa, os problemas do planeta estariam resolvidos.

Homero

“Dizei-me, Ó neurótico militante!” 
kkkkkkkkkkkk… na lata!

curioso1960

BolsoBosco tá irritado.

curioso1960

Calma BolsoBosco.

Inimigo do Estado

Só faltou ele vir com a velha fake news do trabalho escravo, cuja carga horária é a mesma da Suiça kkkkk

Teropode

Enxugar o quadro deveria ser a primeira medida , cortar de cara 40% dos parasitas , no segundo momento passar para a guarda.costeira a tarefa da capitania de portos e a patrulha da zona de pesca exclusiva , certamente os 40%geniais não terão dificuldades para serem absorvidos no mercado paisano .

Teropode

Lemos lorotas como : os EUA não deixam comprar navios chineses e blá blá blá , não há acordos quanto a isto , os caras dão de grátis um monte de armas para o gigantão que torra 89% do seu orçamento de defesa com salários de aposentados e com um quadro inchado de geniais , então é normal que façam ponderações quanto a comprar armas de seus inimigos , se querem comprar sem observar este ponto basta não aceitar as ofertas de armas e comprar zeradas lá fora , mas e o dindim ? Tá lá sendo queimado com o… Read more »

PACRF

Senão me engano, marinhas como as da Itália e da Espanha têm orçamentos comparáveis ao da marinha do Brasil.

Hélio

Não por ser comunista, mas sim por ser autoritário. Por isso a baderna da democracia não funciona, é cada um puxando a sardinha pro seu lado e no fim todo mundo fica com fome.

Antonio Palhares

Lui.
Voce acha que o governo de uma democracia séria. Jogaria um trilhão de dólares em uma papagaiada num país estrangeiro. E sairia com o rabo entre as pernas depois de ter causado um caos total. Igual os americanos fizeram no Afeganistão ?
As coisas mudaram muito.

Renato de Almeida

Eu li isso mesmo?
Governo comunista prioriza dinheiro?
Ainda estou vivo para ler o inacreditável e surreal.
Engraçado que na escola aprendi que países capitalistas é que priorizam dinheiro e não o contrário.

Homero

Falando do ponto de vista puramente econômico,
acho que esta nomeação, “capitalismo vs comunismo”, dá origem a muita confusão.. talvez seja mais preciso chamar de “descentralismo econômico vs centralismo econômico”… o que muda é o método econômico ao lidar com o capital, de certa forma ambos são “capitalistas”…

WSilva

A China ainda está brincando, investe 2% do seu pib nas FA, espere só quando essa porcentagem alcançar os 4% como é nos EUA…

Filipe

O Brasil vai competir com a China no mercado internacional de Armas usando as FCT de 3500 Toneladas custando cada unidade 250 milhões de USD , 1 Bilhão de USD deu para comprar 4 navios.

Esteves

10 bilhões de reais na conta da Emgepron permitiram assinar o contrato.

Quanto custarão…

Inimigo do Estado

Eu gosto do otimismo do Filipe, é isso aí Filipe, só quem sonha alto atinge grandes patamares. Modéstia a parte, eu sou um exemplo disso.

Last edited 9 meses atrás by Inimigo do Estado
João Fernando

Daqui a alguns anos serão boas compras de usados. Deus tenha piedade do Brasil

Flávio

MB comprando navios da China? taí algo que duvido ver um dia.. se bem que é impossível prever o futuro.

Allan Lemos

O que é uma pena, acredito que a China venderia de bom grado não apenas navios, mas também outros equipamentos militares ao Brasil, e como somos aliados e eles não têm muitos clientes, acredito também que eles estariam muito mais abertos a nos repassar tecnologias do que países Ocidentais, que estão sujeitos a pressões americanas. Sem dúvidas eles também nos dariam preços e condições de pagamento bem vantajosas. Mas nossos oficiais nem mesmo pensam em considerar os chineses como fornecedores de material militar. Acho que seria sensacional fazer uma parceria com eles para a construção de um porta-aviões ou um… Read more »

Mk48

Allan,
.
Existem acordos firmados com os EUA que impedem a compra de material bélico chinês.
.
Creio que se o Brasil “batesse o pé ” e comprasse , perderíamos acesso ao material americano.

Sincero Brasileiro da Silva

Que material americano? Não vejo nenhum…

Amaury

Infiel!!!! Queima ele Jesus!!!

Rogerio

Vejo sim, apena os sucarmtas doados para o Brasil, custa zero apena manutenção

PACRF

Nem eu. O Brasil nunca foi e nunca será um aliado preferencial dos EUA. O que os EUA querem e conseguem é manter o Brasil “pequeno” no cenário político e militar internacional. Aquela conversa fiada de “entrar” para a OTAN, é para nos tornar submissos recebedores de material bélico usado de segunda categoria.

Andre

Pelo menos não estamos tão ruins como os sírios, submissos a receber material russo, mas impedidos de opera-los, como tem acontecido com os s300.

Amaury

Seria realmente terrível nosso Exército perder acesso aos M-48, aos M-113, aos M109. Pelo amor de Deus nossa FAB perder acesso aos F-5, aos P-3, aos C-130, aos C-98, aos U-55. Nem quero sonhar em ver nossa MB sem acesso a equipamentos como o G-28 Mattoso Maia, seus caças A-4, seus helicópteros Jet Ranger…
Nem posso imaginar o Apocalipse que se aconteceria com nossas FA’s.
Ainda bem que não corremos o risco de perder nosso amigão do Norte!

Bosco

Amaury,
Acho que você não entendeu. Se perdermos acesso a essa porcaria americana ficaremos com a bunda de fora porque não temos dinheiro para comprar S-500, Su-57, Kinzhal, míssil Zircon… Capite???
E que dia você viu os russos nos oferecendo esses super e avançados armamentos a preços módicos? Ou os chineses nos oferecendo o DF-26? Não, né? Nunca viu! Nem eu.
Então, para que possamos brincar de forte apache o jeito é ficar com essas porcarias doadas ou vendidas a preços módicos pelos maldosos ianques.

Amaury

Não meu caro….a crítica não é aos malvados americanos. Minha crítica é para aqueles que acham que levamos alguma vantagem nessa relação no aspecto estritamente militar. Giesel denunciou o acordo militar Brasil-EUA já na década de 70 pq sabia que era apenas blá blá blá. Não temos que ir de SU-57. Vamos de Gripen. Não precisamos de Zircon. Mas tínhamos obrigação de valorizar a Avibrás e a Mectron. A única coisa que podíamos copiar dos states no campo militar é justamente aquilo que nossas FA’s ignoram. A organização e a seriedade. Agora achar que eles são nossos parceiros é muita… Read more »

Allan Lemos

Ué, quando você quer comprar um PC, você vai até a loja ou espera algum vendedor ir até a sua casa e lhe oferecer o eletrônico?

Você quer que os chineses leiam a mente dos oficiais para descobrir quais são as nossas necessidades e então nos oferecer os equipamentos?

Mk48

Então , ja que sua imaginação é tão fértil, imagine perder também , só para falar da MB, acesso a armamentos como Harpoons, os torpedos Mk46 e Mk48, peças de reposição para helicopteros , etc.
.
Iriam nos embargar em uma série de tecnologias e sistemas.
.
Ah, não deixe de imaginar também o Gripen, especialmente o motor.
.
Por ai vai.

Last edited 9 meses atrás by Mk48
Amaury

Rapaz vc não cansa de passar vergonha….mas vamos lá: Em primeiro lugar se ficarmos sem MK48 seria um alívio. Principalmente aqui…Pq sempre li que os novos submarinos utilizariam torpedos F-21. Mas vc deve ter informações privilegiadas que não chegam aos mortais….rs Quanto aos Harpoon que temos quantos? Para lançar de P-3 e de A-4? Fala sério cidadão. E vão bloquear a venda dos Gripens para o Brasil por causa do motor? Rapaz, será que os suecos pensaram nisso? Acho que não…..só um ser iluminado como vc poderia pensar algo assim…. Faz o seguinte, responde aí o que te perguntaram e… Read more »

Bosco

Qual acordo! Cite um!

Esteves

MIEA e RDT&E.

Mas são protocolos. Nem deveriam levar o nome de acordo.

Teropode

Vocês da cabeça vale ? ??????

Mk48

Olha, criticas infundadas e lorotas de muitos aqui eu já esperava, não dou a mínima, mas confesso que me surpreendi com as suas.
.
Eu pensava que você fosse mais inteligente.
..
Pelo visto me enganei.
.
Como vovê acha que temos acesso a armamentos americanos, especialmente a MB ?

Teropode

Bobagem , puro achismo , falavam a mesma lorota de material russo e o Brasil comprou 12 excelentes helicópteros e o pantsir não foi adquirido por questões financeiras , priorizaram o número de guaranis , no momento corria o risco de interromper a produção .

Last edited 9 meses atrás by Teropode
Allan Lemos

A Índia também é um exemplo de país que usa equipamento russo e ocidental e nunca houve nenhum problema.

Teropode

Pois é , mas os detratores anti americanos se prendem numa lenda absurda , o Brasil come capim é porque gosta !

fewoz

É porque é sempre mais fácil culpar os americanos, os chineses, os russos, os europeus, os marcianos… nós, brasileiros, nunca temos culpa de nada e todos os nossos governos e Forças Armadas são exemplos de administração e bom uso da coisa pública. Estamos nesta péssima condição apenas por culpa dos estrangeiros, nunca dos brasileiros… Falando sério, é claro que poderá haver embargo de qualquer lado e a Índia é o país que melhor sabe disso. Tem embargo americano? Usa equipamento europeu. Tem embargo europeu? Usa equipamento russo. Tem embargo russo? Usa americano… A “salada indiana” que muitos criticam e zoam… Read more »

Andre

Ainda bem que esses mesmos acordo não nos impedem de comprarmos materiais russos, como os iglas e os mi35.

Esteves

Faz todo o sentido ainda que provocasse algum chilique lá no Norte. Tipo 5G.

Mas eles não enviaram proposta para as Tamandarés. Para assinar contrato para aquisição de material de Defesa precisa ser amigo. Ou inimigo do amigo.

Teropode

Um porta aviões para entrega em 5 anos seria ótimo , só eles conseguiriam fazer isto em tão curto espaço de tempo e bem barato . Geralmente os Yankees chiam quando possuem um produto semelhante e em matéria de navios nada que eles produzem interessa ao Brasil , as fragatas foi um exemplo .

Wellington Góes

O novo navio Vital de Oliveira H 39 foi feito……. Na China.

Agressor's

Isto é o fruto de muito trabalho, educação, hierarquia, nacionalismo e patriotismo!!!! Coisa que o braziu está longe de ter nas 5 questões, pois o interesse da maior parte da população daqui é só por pão e circo, o braziu não tem jeito com esse povo que tem aqui…O braziu tá uma esculhambação faz tempo e a culpa é de cada brasileiro…Falam dos políticos mas compram produtos falsificados, cigarros contrabandeados, fazem gatos na luz e na água…Acham uma carteira com dinheiro e documentos pegam o dinheiro e jogam a carteira fora…o coitado que perdeu que se estrepe…a população prefere defender… Read more »

Marcos 10

Nem tanto.
A corrupção lá come solta, não a toa os fuzilamentos. Há revolta, insatisfação por parte da população, não a toa as perseguições. E lá como cá, há a geração tem-se., não a toa i governo chinês ter declarado jogos on line u má droga eletrônica. Diferença que lá adotaram o modelo capitalista de produção .
Fora isso, com as esquerdas avançando no ocidente, ainda teremos de pedir ajuda aos n novos capitalistas.

Antoniokings
Antoniokings

comment image

Antoniokings

Esse é o presentinho para o ‘trabalho escravo’.

Pablo

Bom, vou repetir a mesma frase que tu me disse la no forte.
Isso e problema dos chineses e tu nao tem que te intrometer.

Antoniokings

Quem dera que esse ‘problemão’ aí em cima fosse meu.

Heinz Guderian

você é atleta?

Antoniokings

Sou tri-atleta.
Como, durmo e ….’nado’.
rsrsrs

Brincadeiras à parte.
Faço meus exercícios diários na esteira e na bicicleta ergométrica.

Pablo

Pq nao foi embora ainda? Faz esse favor pra nós!

Antoniokings

Mesmo que eu fosse, de lá combateria algumas dessas tontices escritas aqui.

Carlos Campos

se vc for morar em Shenzhen eu poderia passar uns dias na sua casa? acho a cidade linda nos vídeos que eu vejo

Antoniokings

Dizem que tem vários prédios enormes só de lojas que vendem produtos eletrônicos das melhores marcas do Mundo.
Sem contar que o centro da cidade parece do próximo Século.

Antoniokings

Em tempo.
Tem um casal de brasileiros que está estudando na China, se não me engano em uma cidade chamada Guignang e tem um canal no Youtube chamado ‘2 a mais’.
Além de mostrar o dia a dia, os costumes, alimentação e etc.,eles costumam passear em outras cidades.
E foram a Shenzen.
Realmente é espetacular.

Carlos Campos

já conhecia o canal. o 100 Nick tá me devendo um visto para Suíça, como as cidades grandes da China são top, topo passar um tempo lá.

Antoniokings

Valeu!

SDS

Pablo

E so tu parar de escrever que as tontices acabam!!

Bosco

O problema do trabalho escravo comunista está na “recompensa” dada aos perdedores e não na recompensa aos vencedores. Será que quem não fez o dever de casa e honrou o honorável líder Xinjimping com uma medalha de ouro, ganhou o quê?

Inimigo do Estado

Kkkkkk apareceu o primeiro com o trabalho escravo, esses caras não desistem. Boscão, será que os suíços também são escravos? Eles também trabalham 52 horas semanais.

Já trabalhei 75 e estou aqui vivíssimo. Deve ter sido a mistura de abacate, cravo, e pé de galinha, diminuiu os radicais livres no meu organismo, reduzindo o stress e evitando o envelhecimento precoce. Tenho 46 com cara de 35. E olhe que o sol aqui é de rachar…

Agressor's

Os eua tem a maior população prisional do mundo…Elevando-se desde os anos 80 a surreal taxa de encarceramento deste pais é um negócio e impressionante instrumento de controle social…a medida que o negócio das prisões privadas alastra-se como uma gangrena uma nova categoria de milionários consolida seu poder político…O que comprova-se que os donos destas carcerárias são também na prática donos de escravos que trabalham nas fábricas do interior das prisões por salários inferiores a 50 cents por hora…. Este trabalho escravo é tão competitivo que muitos municípios hoje sobrevivem financeiramente graças às suas próprias prisões aprovando simultaneamente leis que… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Bosco

O primeiro a citar o termo “trabalho escravo” aqui foi seu amigo Toinho da Lua”

Érico

Toinho da Lua é o apelido do filho do seu herói

Bosco

Desconheço. Se a “meu herói” se refere ao presidente eleito Jair Messias Bolsonaro, engano seu. Sou um homem de 60 anos e homens de 60 anos já não acredita mais em heróis. Bolsonaro pra mim é apenas um servidor público que ocupa a presidência da República , cargo eletivo conseguido de forma legítima através do voto e que tem enfrentado uma oposição raivosa e rancorosa que adota golpes baixos enquanto reclama de dedada no olho. Eu só o apoio por ser a favor da legalidade e ainda acreditar na democracia. Se você ou qualquer outro me provar e convencer que… Read more »

Alison

Muito pedante uma a.c.e.f.a.l.o desse achar que merece que alguem perca tempo tentando convencer ele.. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

João Fernando

Ué e se for contra o Bozó? Ganha o que?

Bosco

Não entendi…

WSilva

Bosqueira, seguinte mermão. Tá na hora de se atualizar, essa China aí que você tá pintando não existe mais, é a China antes da abertura economica. Digo mais, hoje os chineses PEDEM para trabalhar mais, inclusive de sábado e domingo, sabe por que? Porque lá a hora extra é valorizada e chinês adora dinheiro. Já aqui no ocidente, todo mundo adora dinheiro também, mas ninguém quer trabalhar.

Bosco

Dablinho,
Aconselha o Toinho. Foi ele que citou o trabalho escravo chinês. Eu só usei o mesmo termo que ele para fazer um “contraponto “. Se vc considera que ele usou o termo de forma irônica e jocosa e eu de forma literal, aí é problema de interpretação ou preconceito contra minha pessoa.
Valeu!

Last edited 9 meses atrás by joseboscojr
Antoniokings

WSilva.

Semana passada li artigo que dizia que as chinesas eram obrigadas a se aposentar aos 50 anos de idade.
Elas estavam reclamando porque queriam trabalhar mais tempo.
Deve ser horrível morar em um país assim quando vc mora em outro que tem dezenas de milhões de desempregados e metade da população de camelôs e outros tipos de subemprego.

Inimigo do Estado

“Vou trabalhar até os 90 anos” BENGALA, Kid.

WSilva

Pois é, em algumas regiões isso acontece mesmo. Porém, agora com a questão demográfica, o governo chinês será obrigado a aumentar a idade de aposentadoria, 55 ou 60 para mulheres e 60 ou 65 para homens.

Bosco

E ainda mais que a onipotência chinesa foi colocada sob suspeita tendo em vista ter ficado atrás dos imperialistas no quadro de medalhas, independente do modo que se queira aferi-lo, já que superou a China em medalhas nas três categorias.

Antoniokings

Lógico.
Quando a China ia ganhar as Olimpíadas colocaram golfe (2 medalhas para os EUA), basquete de 3, surfe (1 medalha para os EUA), skate e escalada em parede.
Agora vão colocar break dance em Paris (é verdade).
Daqui a pouco vai ter amarelinha, bola de gude, dança do passinho, e hip-hop.
Já estou até vendo os chineses fazendo ‘moon walk’ ou entregando para a população um monte de títulos do aristocrático Shenzen Golf Club, para popularizar o esporte.

Bosco

Na minha profissão tem um ditado que diz que tudo que é conversado antes é explicação, já tudo que é conversado depois, é desculpa. A China entrou sabendo que seria assim e aceitou as regras e perdeu. Agora isso que você cita se chama … desculpa. *A China é bem poderoso com tu bem sabes e pode muito bem, com seus vasto poder econômico, político e dialético, colocar na próxima Olimpíada esportes como kung-fu palma de ferro, testículo de ferro, wing chun, kung fu anel de ferro, kung fu estilo bêbado, kung fu garça branca, kung fu tai chi chuan…… Read more »

Antoniokings

Aquiete-se
A China está dominando tudo e no esporte não será diferente.
Já ganhou em 2008.
Nós não temos culpa de vc ter de presenciar o apogeu de uma nova potência hegemônica.
Apenas relaxe e aproveite as oportunidades, tipo entre no site do AliExpress e veja se tem algum produto bom e com prelos baixos.

Antoniokings

E ainda.
Quando o próprio Secretário de Estado americano diz que a China e a Rússia estão deixando os EUA para trás é melhor vc levar a sério.
Sem ressentimentos.
Combinado?

https://br.sputniknews.com/americas/2021081017880442-blinken-admite-que-adversarios-como-russia-e-china-estao-empurrando-eua-para-tras/

Hcosta

Deixa lá a Rússia.
Não dá para comparar com a China e os EUA.

Pablo

E muita babacao de ovo pela china, mas soltar o capitalismo que é o problema né

Bosco

Nem vou dormir de noite. Quer dizer que vou perder milhões de dólares com a desvalorização das minhas ações da SpaceX , da Walmart , da Exxon e da Lockhead?

carvalho2008

Hummm..se voltar ao Brasil podemos colocar então Bodoque, Carrinho de Rolemã, Pega ladrão….!!!!

Antoniokings

Pega ladrão estão treinando muito em Brasília.
kkkkkk

Esqueceu do truco!
kkkkkk

Agressor's

Exatamente, tudo é sempre feito e manipulado nesses eventos promovidos pelo o ocidente para que beneficie a gente deles direta ou indiretamente. Casos como da Olga Korbut ilustram de forma bem emblemática isso…

Antoniokings

E outra.
Lembra da Florence Griffith-Joyner?
A mulher era toda bombada, Parecia um homem.
Tem um recorde mundial que perdura até hoje.
Morreu muito jovem de complicações causadas, ao que tudo indica, por dopping.
Seus recordes continuam válidos e suas medalhas não foram cassadas.
Já o Comitê Olímpico Russo……

Agressor's

A realidade é que todos os países que tem o aparato se usam do recurso do dopping, o segredo está no desenvolvimento de esquemas de dopagem que não sejam detectáveis nos exames laboratoriais e infelizmente os eua são os mais avançados na tecnologia desse tipo de recurso. Tenham certeza de que uma medalha de ouro que um esportista daqui ganha vale muito mais do que 10 desses países, pois ela foi conquistada na raça e no braço mesmo. Sem se utilizar de sujeiras e trapaças como essa gente sempre usa… Os eua estão perdendo terreno pra China em todos os… Read more »

Agressor's

Essa gente é sempre assim, se está perdendo apela para o TAPETÃO. A China em breve se tornará a maior potência econômica do mundo. Mérito do Chineses que estão conquistando cada vez mais espaço no mundo. Decadência do império estadunidense. É assim, a história é clara. O taco sempre muda de mãos…Os chineses são resilientes, pacientes e estratégicos…A dificuldade e os obstáculos só fazem ensinar e fortalecer ainda mais eles….

Guizmo

kkk, mas o Basquete de 3 a China ganhou Ouro…….mas daqui há pouco vão colocar corrida de saco com colher na boca nas olimpíadas….tá ridículo

Antoniokings

kkkkkk

Pra vc ver como os chineses são eficientes e acabam dominando tudo.
Dentro em breve teremos o Michael Jackson chinês ganhando ouro no Moon Walk.
E vc esqueceu que podem colocar pôquer e roleta onde os viciados de Las Vegas são imbatívels.
Assm, dão mais uma ‘forcinha’ aos EUA

Prezado Guizmo

Fui pesquisar na internet e no Basquete de 3 masculino deu Letônia.
No feminino deu EUA.
Mas, não duvidemos que a China chegue lá.

SDS