Marinha do Brasil adia a baixa da fragata ‘Constituição’ para junho de 2023
A baixa da fragata Constituição – F42 da classe “Niterói” foi postergada para julho de 2023. A cerimônia de mostra de desarmamento ocorreria no dia 28 desse mês, mas de última hora foi cancelada devido à decisão do CON (Comando de Operações Navais) em deixá-la no setor operativo por mais um tempo. A razão disso: usá-la para apoiar os submarinos S-BR nas provas de mar.
Contudo, a permanência na ativa da Constituição exigirá ainda mais dos poucos recursos disponíveis para as FCN – Fragatas Classe Niterói.
Muitos sobressalentes que viriam da canibalização da F42 dariam uma sobrevida às outras FCN, porém agora essa fonte de peças secou.
Outro problema: a permanência do pessoal qualificado embarcado nela também afetará outras unidades, pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.
Projeto FÊNIX
O Projeto Fênix criado para estender a vida útil de três FCN tem dado dor de cabeça para quem mexe no sistema de combate das fragatas.
A empresa Consub Defesa e Tecnologia recebeu um contrato para atualizar o sistema SICONTA Mk II para o SICONTA Mk II Mod 1 como parte do Projeto Fênix em dezembro de 2013.
O projeto prevê a troca do software e hardware dos consoles, mas os sensores dos navios estão muito degradados e ainda persistem alguns problemas de integração com o sistema de armas.
Manutenção das FCN
O encerramento das operações na Missão de Paz no Líbano prejudicou a manutenção das FCN, pois os recursos disponibilizados para a comissão eram usados na docagem e na compra de sobressalentes.
Depois do fim das operações em 2020, faltaram recursos para a manutenção adequada dos navios e a situação é crítica, de acordo com uma fonte.
Mas os problemas nas FCN e em outros navios da Esquadra não se resumem apenas ao material, pois o adestramento também está prejudicado.
Segundo relatos de pessoal embarcado, muitos desaprenderam a fazer o básico e o adestramento das tripulações está num nível muito baixo.
NDM Bahia
O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia – G40 está com um problema sério no eixo, que só tem sido remediado. O navio apresenta um vazamento e teve que suspender para as últimas comissões com bomba submersivel e edutores para “controlar” o alagamento. O Bahia precisa de reparos urgentes para que o problema não se torne maior.
Ôxe!! A empresa recebeu um contrato para modernizar sistemas eletrônicos em dezembro de 2013 e ainda não terminou o trabalho? Isso é que é gerenciamento de projeto!
O problema é modernizar um sistema que precisa lidar com um monte de sensor velho e arma obsoleta, como diz a própria matéria. Gastaram e estão gastando dinheiro atoa com algo que não tem jeito mais
“O projeto prevê a troca do software e hardware dos consoles, mas os sensores dos navios estão muito degradados e ainda persistem alguns problemas de integração com o sistema de armas.”
É tipo tentar fazer que um computador de 25 anos atrás rode Windows 10.
Foi no DESGOVERNO Dilma.
Se os sensores estão degradados das duas uma:
Ou cancela esse contrato ou troca logo os sensores.
9 anos de contrato…
Ou faz ou pula fora…
Ou trepa ou sai de cima, como dizia meu pai. Infelizmente, esse problema não é desse ou aquele governo, mas sim uma grande crise que já se arrasta a décadas. A cadência de baixas na MB acelerou, mas a produção de novos meios continua pífia.
E acontece que modernizar uma belonave não é fácil não. A mentalidade brasileira precisa passar por um reajuste imediato na atitude com a defesa. A situação da MB é um triste exemplo do que acontece quando um país não tem consciência militar. Mas enfim, espero que tempos melhores se aproximem.
Abs
É dela sim, eu lembro dela pessoalmente ir de navio em navio sabotar as máquinas, sensores e computadores…
Faça-me o favor né… O Willber fez o comentário mais acertado: como instalar windows 10 num pentium 266 com 256k de memória RAM e modem discado de 33kbps para fazer o download.
Agora, diminuir os quadros da MB ninguém quer? Diminuir os penduricalhos, os banquetes, etc?
Não foi ela quem mais comprou equipamentos para as forças armadas ?
Não comprou nada. Todos os Programas Estratégicos das Forças Armadas sofreram atrasos no governo Dilma. ProSub atrasados, Sisfron atrasado, Prosuper engavetado, Guarani atrasado, COBRA 2020 atrasado, etc etc. Os primeiros Recursos para o programa do Gripen só foram liberados no Governo Temer.
kkkk a MB com falta de pessoal especializado? E não para de botar gente pra dentro. 80 mil homens e concursos rolando sem parar.
E ainda querem F-18 da primeira geração … Entrou água salgada no comando da Marinha.
Provavelmente sobre gente nos setores administrativos (diretorias infinitas e outras) e falta gente especializada no setor operacional, e isso com carência de meios. Imagina se tivéssemos, hoje, as 15 escoltas ativas e 5 submarinos que operávamos no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.
Nesse ritmo e planejamento FANTÁSTICO, quando a última (4a.) Tamandaré for entregue ao setor operacional da Marinha do Brasil, a 1a. da classe Corveta/Fragata estará dando baixa pra servir de fonte peças para as outras 3.
Guardem isso!
É urgente a compra de “alguma coisa” para substituir essas fragatas, não sei se navios japoneses, americanos ou ingleses.
Os italianos devem definir esse ano sobre a nova classe de destroyers de 10.000 toneladas, a Itália vai construir 2 unidades para receber o primeiro em 2028.
Ta ai, o Brasil poderia entrar como sócio e adquirir 2 unidades também.
Para fechar a conta, contrata 4 FREMM também, tudo com construção aqui.
Isso iria falir a Marinha.
Ela mal já tem dinheiro para manter o que têm em estado operacional com o ProSub sugando praticamente todo o orçamento, imagina ter que colocar mais isso no lombo.
Imagina a Odisseia que vai ser a manutenção dos novos subs…
Dinheiro tem!!!!! É salário em dia para 80 mil homens. O BR tem uma dos maiores orçamentos militares do mundo. Esse choro de orçamento que não tem, tem que acabar.
Congelar novos concursos eu concordo, auditar as pensionistas também concordo mas até que se faça isso (o que já é uma questão política espinhosa por aí só) como faz pra reduzir efetivo já que não se pode demitir concursado? Um PDV seria uma resposta mas pra isso é preciso muito dinheiro também. Não adianta só reclamar sem propor soluções e sem buzinar os parlamentares sobre isso.
A política é a arena onde se pode resolver essa questão, qualquer outra coisa corre o risco de virar papo de boteco.
É o pessoal se esquece que só na campanha eleitoral e o tal fundo eleitoral vão aí 9 bi de verbas públicas. Isso é jogar dinheiro no lixo, pq com os políticos que temos para nos representar, só DEUS na causa.
Não, isso não iria falir a MB. E o que suga o orçamento não é o PROSUB, é o pagamento de aposentadorias. 50% do orçamento para pagar aposentadorias e pensões. Isso que suga o orçamento. Ganhei vários dislikes porque falei para a MB comprar 2 destroyers e 4 fragatas pesadas. Imagina quantos dislikes eu teria ganhado se tivesse dito que o que eu realmente penso é que a MB deveria adquirir 4 Destroyers e 8 Fragatas Pesadas. Kkkk Mas eu sei o caminho para ganhar likes, era só eu ter dito para a MB comprar fragatas com mais de 30… Read more »
“Isso iria falir a Marinha.”…. Meu caro,a marinha já faliu faz muuuuito tempo.
Estão todos olhando para navio maiores que as Tamandaré para complementar, toda hora alguém fala da FREMM ou de alguma MEKO quando na verdade o que deveríamos olhar com carinho seriam os OPV, são baratos se forem feitos “pé de boi”, podemos usar nossa indústria relacionada ao offshore para produzir e garantiriam uma boa presença de mar, é o que calça no pé hoje!
Deixo a dica da Fassmer que o Chile usa, seria EXCELENTE e da pra pensar em um bom número sem estourar o orçamento.
Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia). São bons navios para a missão, custam menos de U$ 100 milhões com prazo de construção entre 12 a 18 meses. O Brasil teria capacidade de produzir e precisa muito de navios de patrulha. Meus sonhos para 2030 são modestos: continuar as Riachuelo completando seis, continuar as quatro Tamandarés com o segundo lote de duas, pelo menos seis OPV Fassmer, começar a produzir as BR 500t e esquecer o resto. O Subnuc deve ficar pronto lá para 2035-2040.
“Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia)…)
“Brasil teria capacidade de produzir…”
Quando se fala dos estaleiros do Chile e da Colômbia, eles montam, quando fala dos estaleiros do Brasil, eles produzem. Vai entender.
Tanto Chile, como Peru, Colômbia e Equador constroem OPV,s Não montam como vc postou.
Calma gente, era só para não repetir o verbo. Que seja montar, construir, fabricar, produzir e qualquer coisa mais.
O camarada tem que ser muito alienado para afirmar que “O Brasil teria capacidade de produzir”! É só vê o exemplo das BR 500t que tá se arrastando há mais 15 anos! A pessoa tem que viver em um mundo paralelo para acreditar verdadeiramente nisso.
Não amigo, o Chile poderia ter fornecido as OPVs e o Navio Antártico. Em troca o Brasil forneceria os Subs, A 29, Guarani, etc.
Tá louco … Para nos brindar com um OPV bichado como fizeram com Mauritius em 96 ? Não, obrigado.
https://idsa.in/africatrends/the-mauritius-india-naval-relationship%3A-naval-diplomacy
“A NCG tentou sair deste molde com a aquisição do seu primeiro OPV em 1996, com resultados pouco satisfatórios. Chile. Dentro de um ano desenvolveu sérios problemas em seu poço portuário, e depois que os construtores não conseguiram corrigir o problema, o navio foi rebocado para a Índia pelo navio da Guarda Costeira Indiana Samar para o Estaleiro Naval onde, após reparos, foi devolvido ao serviço em 2000. 16No entanto, apesar destes esforços, o Vigilant nunca funcionou de forma satisfatória e em 2011, foi revelado que não navegava há cinco anos e posteriormente foi colocado à disposição. 17 Isso efetivamente… Read more »
Belo serviço…
KKK Pra quem construiu as “Bichadas Inhaúma” Uma OPV Chilena não seria problema:
“…No entanto, seu projeto corrigiu inumeros problemas verificados nas unidades da clase Inhaúma…”
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3078248/brasil-vai-substituir-classe-barroso-com-classe-tamandare
KKK
Quem tem teto de vidro, não deveria jogar pedras no vizinho né?
KKK
Como doe né
Trocado por ? Uma outra corveta, mais uma vez feita aqui… A proposito quantas fragatas, corvetas e submarinos os vossos estaleiros fizeram em todos esses anos ?
Então me diz qual seria a vantagem de trocar estaleiros nacionais por estaleiros estrangeiros que enfrentam dificuldades até com os OPV ?
E me tira uma curiosidade, por que essas notícias negativas sobre ASMAR tu nunca divulgasse por aqui…? Só, vantagens e meias verdade amigo ?
“Então me diz qual seria a vantagem de trocar estaleiros nacionais por estaleiros estrangeiros que enfrentam dificuldades até com os OPV ?” Vc está colocando um caso específico de uma falha específica de um navio, que se fosse responsabilidade de ASMAR, teria que resolver por contrato, mas se esquece que, só na parte militar, ASMAR tem mais de 20 navios construídos. Curiosamente, o Governo de Islas Maurício nunca responsabilizou ASMAR pelo problema. Não adianta cara. A ARCh apresenta uma disponibilidade invejável e tudo isso feito por ASMAR, O Equador e a Islândia também sabem disso e são clientes, mesmo tendo… Read more »
Belo serviço e melhor ainda o pós venda … Menos de uma ano e navio encostado, sem solução. Selo de qualidade ASMAR. parabéns
Seria o mesmo no Chile que depois construiu mais 10 navios entre elas 5 OPV, 2 Navios Oceanográficos e modificou duas Fragatas a tal ponto que mudaram de nome e foi declarado ASMAR como construtor. No caso, as Fragatas Clase Condell. Vai tentar a noite inteira desmerecer e desdenhar do Chile mas só tem um caso no mínimo suspeito de apenas um navio de mais de 20 anos contra todo o que acabo de apresentar. Quer ver a real, procura saber a disponibilidade de médios de todas as forças da região, tem coragem de fazer isso e trazer aqui ou… Read more »
Só um detalhe, posso estar enganado mas, tenho entendido que a Barroso também teve problemas.
Foi ela que demorou 8 anos em construir mais 6 anos em teste de mar pra solucionar problemas???
Posso estar confundindo… 14 anos pra entregar uma corveta… é isso mesmo???
Entenda uma coisa, se quiser atirar pedras, vai ter que aguentar que outros também o façam. Se vc se irrita por que o seu telhado também é de vidro, então.
Fala agora da corrupção, era seu carro chefe!
Tem capacidade disso e de muito mais. Basta que a defesa se torne um assunto relevante para a sociedade.
Um mísero projeto de OPV !Um navio que nem é tão complexo… 15 anos…
“Na AL a OPV 80 de 1.850t da Fassmer é montada tanto pela ASMAR (Chile) quanto pela COTECMAR (Colômbia)”.
Acho que o Brasil não adquire por orgulho…Nós queremos vender produtos para nossos vizinhos, mas eu não conheço nenhum produto deles que tenhamos adquirido.
Não me lembro agora quem foi aqui do grupo que uma vez respondeu meu questionamento pelo fato da MB não ter interesse em tal navio,e falou que não se adequava a frota.
Só um detalhe. Essas da Imagem são as OPV 93, o Chile não construiu nenhuma dessas, as que o Chile constrói são as OPV 80 as últimas duas foram modificadas localmente para enfrentar o Mar de Drake e superfícies de gelo. Não são quebra gelos mas, tem uma certa capacidade de navegar quebrando algumas camadas de gelo que outros navios não conseguiriam.
Exatamente, são testadas em mares bravios pelo Chile e até onde sei sem reclamações, o que elas tem de competentes tem de baratas! O único ponto que eu discordo é nas suas expectativas, mediante a um horizonte tão plúmbeo é mais realista supor que não vem segundo lote de Tamandarés e muito menos de Riachuelos, pra mim já seria uma vitoria se uma Fassmer OPV 80 fosse fabricada a cada 2 ou 1.5 ano em permanente, pode adotar um estaleiro e deixar fazendo OPV a vontade, mais que dez no mar é obrigação para uma pais com nossa costa e… Read more »
Defendi diversas vezes uma parceria com a ARCh para fornecimento mutuo de meios. Se olhássemos mais para nossa região em vez de olhar pra fora, o Brasil teria recebido duas OPV e teria em construção seu navio Antártico no Chile assim como poderia prover submarinos para toda a região.
Sem contar a manutenção da expertise em submarinos, outro dia mesmo havia a discussão sobre a continuidade do programa!
Já no caso da manutenção, ASMAR faz isso com os Subs da ARCh, inclusive com os Scorpene mas, dentro desta década o Chile deve definir sus dois próximos submarinos, nesse caso, seria interessante para o Brasil, assim como na próxima década, o Equador e a Colômbia estarão procurando seus substitutos.
As Tamandaré vão custar mais do FREMM, então há uma expectativa de que as FREMM podem ser adquiridas.
https://spectrum.ieee.org/new-german-frigate-fails-tests
O VARD Promar foi excluído do programa Tamandaré, e essa foi a forma mais óbvia de excluir a industria offshore.
Fassmer, ASMAR (Chile) e COTECMAR têm navios de boa relação preço/qualidade. DAMEN é um estaleiro bem conhecido por preço/qualidade, mas depois de quatro décadas comprando navios Damen, a Indonésia optou pelo FREMM, quando o PPA custa menos.
O European Patrol Corvette, liderado por Fincantieri, custará “around €250-300 million” e terá, em alguns aspectos, capacidades maiores que o Tamandare.
Eu acredito que uma marinha deve ter um formato de pirâmide, não é concebível pensar em FREMM quando faltam patrulhas costeiras, não da pra pensar em PA se não tem caça Minas, muito menos em submarino nuclear quando falta manutenção básica em importantes meios existentes, a marinha do Brasil precisa das “sandálias da humildade”, se reestruturar com honestidade e de baixo pra cima, bem organizado e com ciclo de produção, como eu disse acima é questão de se adotar um estaleiro e deixar produzindo, “vai produzir patrulhas de 500t pelos próximos 30 anos, tá aqui o contrato” e olhar para… Read more »
Eu concordo. No entanto, na minha opinião, os Tamandaré têm um preço para a ponta da pirâmide, mas com as capacidades da base da pirâmide.
“No dia 5 de março de 2020 foi formalizado o contrato no valor de R$ 9,1 bilhões de reais na construção das quatro fragatas. Em 22 de janeiro de 2021 o valor do contrato foi reajustado para R$ 9,56 bilhões.” Quer apostar que haverá vários outros ajustes de custo?
Você quer uma boa guarda costeira?
Não sou contra adquirir opvs, acho que da para construir 1 opv de 2.000 toneladas todo ano.
Mas colocar isso como substituição de Fragatas e Destroyers é deixar de ser uma marinha de guerra para se tornar uma guarda costeira.
Já deixou de ser uma marinha de guerra só que você ainda não percebeu! O cavalo de batalha da MB para os próximos tempos são as Tamandaré e quase todo resto dos meios de superfície existentes é ir deixando pra lá pq é mais passivo que ativo! Não estou falando para jogar nada fora, usem o Atlântico com carinho mas tem que reestruturar pra quando chegar la em 2040, com muita competência e um pouco de sorte, a gente começar a voltar a pensar em meios de grande tonelagem sem que nossa marinha tenha apecto de um sucatão! Falar em… Read more »
Maresia, sente a Maresiiiiiiiiaaaaaaahhh.
Vibe Loka, não???
Sim, se eu não estou enganado, a RN estava ou está prestes a aposentar algumas Type 23, que poderiam ir para o Chile, seriam ótimas opções como tapa-buraco, porque com certeza não vai dá para esperar as Tamandaré.
“a RN estava ou está prestes a aposentar algumas Type 23, que poderiam ir para o Chile,…” A ARCh está com a sua esquadra de combatentes de superfície de completa e com alto índice de operabilidade. As Type 23 acabam de ser modernizadas e deverão navegar até 2040 com tranquilidade. As Adelaide Class deverão operar até 2035 e as M Class até 2030. A fragata mais antiga é a Type 22 Bach II que foi modernizada em 2009 deverá operar até 2027/30. Não há motivos para comprar mais Type 23 a menos que seja ampliada a frota para 10 unidades,… Read more »
O Chile fez sua lição de casa, poucos navios (combatentes de superfície), mas todos operacionais, hoje nós temos o mesmo número de combatentes, mas de qualidade inferior, salvo nossos submarinos e os dois anfíbios maiores.
Só um detalhe. O Chile possui 11 combatentes de superfície em operação.
Allan , uma T23 foi desativada recentemente, e provavelmente irá direto pra sucata. Do jeito que as coisas estão indo, este será o destino das próximas a serem desativadas, abs
Há um problema seríssimo, q surgiu após a Guerra Fria.
Todos tinham navios bons sendo passados adiante, sendo substituídos por outros mais novos e mais perto do Estado da Arte.
Com o fim da Guerra Fria, as marinhas “sugam” seus meios até o fim.
Pra nós, q não temos uma indústria q construía em escala. Q dependíamos dessas vendas de oportunidade, ficamos mal.
Tocou na ferida. Infelizmente nao tem como defender a MB
Zeus
Tá escrevendo muito pra dar piti em assunto q desconhece.
Vc já trabalhou com russos???? Eu já….
Outra coisa, não confunda nível de treinamento com profissionalismo. São coisa diferentes.
Mais, efetivo não garante especializações, se o material não puder certifica-lo.
Vc leu aqui no Blog q a Marinha mais poderosas do MUNDO tem só 1/3 aproximado dos pilotos certificados pra embarcar??
Como Bosco disse, a trilogia virou lugar de um bandao de mane querer lacrar.
Vai lacrar em BLog de cozinha, vai.
Calma.
Escutar o nada. Ouvir o tudo. Pensar no vazio. Responder respirando…a potência…aonde não parecia haver.
https://youtu.be/O1W4id50fhM
Hahahahah
Rasga a calcinha, rasga!
Tira pela cabeça, Pedro bó
O problema é q na MB tudo atrasa. E se as manutenções são frequentes vão atrasar uma em cima da outra e serem perdidas. Quando são mais espaçadas fica menos evidente e da pra enganar um pouco mas é claro q no final todo navio abre o bico. O Alte. Sabóia ficou muito tempo rodando por aí… até com status pq era o único navio disponível que podia levar o SeaHawk… mas cadê? Espero q de baixa logo tb. Agora como diabos alguém ainda defende esse SSN da MB, que se um dia por milagre ficar pronto vai durar apenas… Read more »
SSN da MB? Ah, é só “para criar doutrina”…
É sério isto dos 4 anos?
De 4 em 4.
Até concordo, mas…
Se não temos $$ nem pra manter o que já temos, de onde vamos tirar $$ pra comprar escoltas usadas?
Lembro tempos atrás que a Hyundai Heavy Industries propos uma parceria magnífica com a MB. No que deu isso? Outra oportunidade que não vingou?
Substituir fragatas velhas, por fragatas velhas? A Marinha não consegue nem adestrar tripulação, nem manter os navios, vai precisar de escoltas pra que? Ainda mais sendo velhas.
Dá baixa em todas estas Niteróis sem valor militar nenhum.
Operar escoltas não é para qualquer um. Estamos falando de navios de guerra, de ter mísseis e munição, de ter manutenção, e de sobretudo, ter tripulação bem treinada. E isto a Marinha não faz, não quer e não vai fazer.
É muita desorganização e falta de comprometimento.
O comando da MB realmente faz muita batatada, mas tem muita gente seria lá dentro ainda. E o nível de adestramento para as fainas sempre foi muito bom. Treina(va)-se posto de combate, controle de avarias, homem ao mar, crash, transferência de óleo e cargas frequentemente. Munição real tb era treinado com frequência e as missilex ainda sao praticamente anuais. É claro q tem coisas preocupantes como o fato de não se ouvir falar de um engajamento de um drone com munição real ha muito tempo, o que nos leva a crer q os Áspide estão inoperantes (os Sea Wolf já… Read more »
30/01/22 – domingo- Btarde, Como postergar a baixa, ela ja passou do tempo, simplesmente para os menos informados, quando passarem proximo a ilha do mocangue verem + 1 fragata atracada. O Bahia, com urgencia deverao ser feito os reparos necessarios, ou teremos em um futuro proximo dar baixa em mais um meio.
Infelizmente a MB passa por um momento muito crítico, neste momento, esperavamos mais empenho dos nossos congressistas, do MD, e, ate do presidente da republica, por ele ser um militar reformado, tem obrigação de saber/entender a dificuldade que a MB passa, das forças militares, é a mais deficiente hoje.
Em meio a toda a crise q ha no mundo, por causa da pandemia, o MD tem buscado manter da melhor forma os $$ para os projetos estratégicos, q irão dar um grande aumento na melhora dos equipamentos das FFAA.
A inexistência de ameaças em curto prazo ajuda, mas não deixa de nos expor ficarmos com equipamentos já “na capa da gaita”.
É um gerenciamento difícil.
Todas as Marinhas estão incorporando meios. Incluindo as Armadas aqui na América do Sul como Chile e Argentina. Reduzir programas como os russos fizeram mas já estão retomando as entregas é natural. A tecnologia encareceu demasiadamente a construção dos navios. O problema da produção do petróleo que Esteve com preço zero recentemente, as incertezas quanto ao futuro de 1 mundo movido por combustão, o efeito China que aparece como novo anti modelo econômico, as ameaças eternas no OM, nas Balcãs, no Ártico, no Mar da China, no Pacífico, na Ucrânia, a recuperação militar russa, a ameaça da CN… Pandemia perto… Read more »
Você é militar ou brasileiro?
Pelo seus comentários, sempre indo na defesa da corporação, ignorando tudo que há de muito errado e que incomoda os brasileiros dentro das FFAA, só posso intuir que vc é acima de tudo militar. A corporação acima de tudo, Deus acima de todos e o Brasil fica onde?
Não é possível que você não enxergue nada de errado. Não faz isso não, que fica feio. Melhor abster-se, do que defender o indefensável.
Eu não sei como vocês ainda têm alguma esperança nesse presidente… “ah, pq ele é um militar reformado”. Vamos esquecer que ele foi um mau militar, que ele saiu do EB com desonra e que ele é um total incauto, tanto no que tange às necessidades das forças armadas, como qualquer outro assunto que diz respeito a república.
Ele garantiu os 10 bilhões para as Tamandarés.
A capitalização da Emgeprom não foi realizada no governo anterior?
Paulo Guedes.
Depois de ter feito o movimento e visto que a brecha existente permitiria outros aportes de mesmo tipo – capitalizando a Engeprom, permitindo que aplicasse o dinheiro e assim corrigir a desvalorização cambial, mantendo o valor do contrato em moeda estrangeira, mas permitindo atualização em Reais e sem a necessidade de aditivos de aportes – congressistas entraram com uma ação no STF, que acatou, barrando tais procedimentos no futuro. BRASILEIRO sabotando, não esse governo, mas o Brasil. O que se torce é para que os rendimentos dos valores em posse da Engeprom rendam mais que a desvalorização cambial e sobrem… Read more »
Câmbio é uma parte do problema.
Salários, aço, energia, petróleo, moradias, custeios, viagens, aluguéis….
tudo contabilidade criativa
Se o Bolsonaro ter lutado por melhores condições para os militares da época foi “desonra”, espero que diga o mesmo para todos os militares que historicamente se levantaram contra arbitrariedades, seja na revolta da chibata, Hugo Chavez, os tenentistas, os 18 do forte, Lamarca e tantos outros mundo afora que lutaram. Bolsonaro não arrumou inimigos os generais da época por dinheiro ou fama mas sim pelos ideais que ele tinha. Tenho o maior respeito por gente assim. Alguns acabaram como heróis, outros como terroristas. Mas todos foram idealistas.
É claro que o presidente é péssimo de corpo, mente e alma, atacou até a BR do mar e só não vê quem não quer mas não podemos atribuir somente responsabilidade politica quando há uma falta de planejamento e cautela da própria MB, a data de descomissionamento dos meio de superfície é conhecida e gera alerta faz muito tempo!
Ele, o Presidente atual, fez a parte dele. Mandou a grana que pediram…aliás, mandou mais.
A MB pediu 7…levou 10 bilhões.
A MB não tem competência para manter nossos meios navegando e operando…isso não é da conta do Presidente.
Foi mais ou menos o que eu quis dizer, muitas mazelas podem ser atribuídas ao atual presidente, a falência dos meios de superfície não!
Mas ele não vive arrotando que é o comandante das forças armadas? Que fala do “meu exército”?
Que assuma a responsabilidade e faça alguma coisa!
Chega de lavar as mãos e jogar a responsabilidade para os outros!
Não se acaba uma frota em 4 anos.
“Saiu do EB c desonra”. Saiu porque quis ser vereador. Não crie narrativas amigo. Ele foi absolvido no Conseho de Justificação.
Tá bom, então trata-se de um bom exemplo de militar?
Marinha que só dá baixa,baixa e baixa …Nem para adquirir uma mísera unidade de um NpaOc adquire…
E agora o G40 Bahia aparentando defeito,por que a MB está empurrando com a barriga,como fizeram com o A-12.
Esta do Bahia foi um baque forte e ao que parece o problema é sério. Agora com a constatação de que há ausência de pessoal qualificado a ser embarcado fica feio demais para a MB. Parece falta de planejamento.
É falta de competência mesmo.
Se essa definição um dia pode ser usada para alguma força, mundo afora, a MB é o exemplo prático por excelência
Resta saber se a embarcação já estava com o problema do eixo antes de ser entregue.
Se sim, é a segunda embarcação que a França nos entrega com problemas no eixo. O Foch foi a primeira e a questão foi um, dos vários, ponto crítico no levantamento dos custos de manutenção.
Se já veio pembado ou não isso não mostra desonestidade do vendedor, mas sim desespero do comprador. A MB estava plenamente ciente de todos os problemas do Foch assim como do problema das máquinas do HMS Ocean, mas decidiu-se empurrar com a barriga e rezar para não dar M…
A possibilidade de o problema existir antes é baixa, afinal ele foi inspecionado antes da aquisição pela MB.
Além disso o problema da nossa manutenção ser precária fica ainda mais evidente quando o navio irmão e mais antigo o Sargento Aldea continua navegando sem problemas e com alta taxa de disponibilidade na marinha chilena, e cabe lembrar que o Foudre (Sargento Aldea) é 8 anos mais antigo que o Siroco (Bahia).
Que Marinha? Isso aí não é Marinha. Nem Guarda Costeira consegue ser!! Vão comprar Tamanduá e nem tem dinheiro para manutenção de Niterói? E querem operar Tamanduá? Nunca que vai dar certo. Não fizeram manutenção das Inhaúma, não fizeram manutenção do São Paulo, não fazem manutenção de Niterói, não fazem manutenção de Tupi, não fazem manutenção do Bahia, não fazem nem manutenção de Amazonas!!! Nem navio de 500t os caras dão conta de contratar para construir. E tem gente que defende compra de Tamanduá!! Nunca serão operadas como se deve. O dia que parar para manutenção, Deus nos ajude com… Read more »
Na verdade no programa FCT faz(ia) parte do pacote a ‘gestão do ciclo de vida dos navios’ por cerca de 15 anos. Se isso entrou no contrato final eu não sei pq não li, mas ‘teoricamente’ elas deveriam estar cobertas por esse período, mas claro q o que viria depois nós já conhecemos. Olha, eu não amo o programa FCT mas acho q das batatadas da MB é provavelmente uma das menores mas de forma geral concordo com o espírito do seu comentário. O que acho sim um problema crucial é o maldito ‘submarino convencional de propulsão nuclear’. Gostam de… Read more »
Compartilho da sua visão sobre a MB.
A falta de liderança e de clareza sobre a nossa realidade estratégica, política e orçamentária afundou a Marinha.
Quando a galera desce a lenha na MB,é um problema atrás do outro.
Sinceridade, não dá para entender se é falta de dinheiro e\ou planejamento.
Que bons ventos soprem para a MB.
É falta de planejamento. Não falta dinheiro para a MB e nem para as demais forças, o nosso orçamento militar é parecido com o de Israel. O problema é que a prioridade dos oficiais é a manutenção de um número imenso e desnecessários de militares na ativa.
É uma pena que não haja um presidente com coragem o bastante para botar o pau na mesa e falar aos almirantes que a MB não precisa e não vai ter 80k homens enquanto que a RN tem 34k e a Marinha Francesa tem 37k.
E por que vc não vai em Brasília, dá um soco na mesa do Presidente e chama a atenção dele para os erros na Adm da Marinha? Vai lá…………… vai!
O meu recado ao Presidente será dado em outubro.
E o quê garante, caso seja eleito outro presidente, que esse presidente, vá dar um tapa na mesa, apontar o dedo na cara da MB e dizer que eles não podem ter 80 mil cabeças? KKKKKKKKKKKKK Entra lá o político que for, isso não vai acontecer. Um comentário interessante que li. Hoje a MB conta com um efetivo de 80.000 militares em curva descendente para alcançar a meta de 69.000 integrantes. Entre navios e embarcações de pequeno porte existem cerca de 300 meios navais diversos, além de mais de 80 aeronaves. E bom lembrar que o litoral brasileiro possui 7.400… Read more »
Tudo bem. Vou acreditar que uma marinha de águas azuis consegue manter uma presença global com apenas 34k marinheiros, mas a MB precisa de 80k para patrulhar rios e córregos.
ironic mode on
Em outras marinhas o pessoal serve pra justificar os navios. Aqui é o contrário, mantém-se os navios para tentar justificar o pessoal. A lista de navios parados que todo mundo sabe que não vai voltar jamais é enorme. A MB ‘tem dinheiro’ pra adquirir, manter e operar quantos navios escolta? Aparentemente só as 4 FCT. Pois bem. Pq temos q fingir que ‘mantemos’ 9 escoltas hoje em dia se eles mal tem condições de navegar? Seleciona os 4 melhores e trata com carinho, com 2 tripulações por navio, saídas frequentes ao mar e seguindo os PMGs. Os outros 5 canibaliza… Read more »
É exatamente isso que o CN informou. Manter o que há na operação. Baixar o que não navega.
Mas…falar é uma coisa, colher resultado é outra.
Pior que não são 9, e sim 8 escoltas no papel, porque a F42 já era. Restam apenas 7 escoltas na realidade. Abs
Precisa perguntar ao ex porque ele aumentou o efetivo em 20 mil.
O grande efetivo mata as forças armadas ele não deveria ser maior do que 100 a 120 mil militares
Nosso orçamento é +- a da Austrália e não temos nada parecido com o que eles tem
Allan comentário justo e direto no ponto, não falta dinheiro falta planejamento e gestão.
Os números de verdadeiras marinhas com capacidade global que citou deixam evidente o quanto a MB é inchada, beira ao ridículo um contingente desses para uma marinha diminuta em meios e capacidade.
Continuam fazendo administração AO CONTRÁRIO……..com o dinheiro da nação…
A MARINHA NAO É UM MUSEU….
CHEGA DE COISA VELHA E INUTIL….
Não tem recursos…. baixa já……
para tudo que o custo é MAIOR QUE A FINALIDADE….
TUDO que ficar muito caro para MANTER….
DEMITE….. vende…. sucateia…..
Se 5 fragatas não estão mais operacionais….
Desmonta 2 e põem 3 em condições de uso…
Melhor uma força naval MENOR… MAS com
Algum material flutuante em mínimas condicoes de uso…
Reduz esse povo….80.000 pessoas…. pode ficar com 25.000 ….
Faltam profissionais específicos….
Abram cursos internos…
Serviços NAO ESSENCIAIS…. terceiriza tudo….
Quem dera fosse fácil cortar efetivos rapidamente. Não tem jeito, tem de se esperar cada interstício, para abrir menos vagas nas graduações acima e assim cortar quem não passa nas provas pra promoção. Demora. E a justiça fica com as garras fortes pra não mandar antes da hora. É muito difícil mandar homens de unidades diferentes, com avaliações diferentes, sendo q todos estão em bom comportamento e cumprindo seus deveres. A única forma é esperar cada interstício. E tem outro problema. Enquanto houver a previsão de outra esquadra nas PND /END, tem q ter gente pra “receber” esses meios e… Read more »
Parabéns pelo comentário coerente e lúcido.
Infelizmente muitos entusiastas não compreendem o mínimo de administração e leis e acham que é simples cortar 10mil militares do efetivo e usar os recursos para aquisição de meios navais.
Chega a ser risivel esse tipo de “idéia”.
A trilogia tá difícil….. muito mane sem noção.
Porque que estão abrindo concurso então? No mínimo, era pra fechar a porteira por muitos anos. Tudo mundo sabe que a MB tem excesso de efetivo. E ano passado teve mais concursos..
Esse também terá
Tem modo de se fazer isto. Olhe para o tamanho da Estrutura Organizacional da Marianha, é gigante. Reformula a estrutura. Passa a administração, licença e fiscalização distritos navais para a PF ou setor privado ou outro. A Marinha tem de ser de Guerra e Patrulha. Terceiriza atividades e se não funcionar, contrata profissionais de guerra…
Tem que mudar a forma de transmitir o modo de pensar da ESCOLA NAVAL.
A forma de pensar e educar esta viciada. Tem que se executar uma mudança de paradigma.
Enquanto tiverem Srs.de “baixa estatura militar” em pé nos ônibus da Marinha, não podendo sentar nos bancos vazios ao lado de oficiais, continuaremos assistindo a ‘Fleugma e a Soberba’ imperar no lugar da ‘Simplicidade e Lógica’.
Mas tem anos que os concursos de admissão na Escola Naval tem o mesmo número de vagas. Se tivessem começado há 10 anos atrás, já tinha tido efeito. Todo oficial vem com essa conversinha de é difícil, tem de fazer devagar, demora….
maior comédia esse comentário, que é uma vergonha, típico de quem não conhece nada do meio, e vem aqui só para “assinar o ponto”.
O que o amigo fala é legal? A legislação permite?
PEC Proposta de Emenda Constitucional
O que sai mais barato? Tercerizar ou manter tropa atual? Conceito liberal deve ser aplicado neste setor que não está funcionando bem. Tercerizar uma parte do futuro contingente das FAs com pessoal profissional e aposentar parte dos atuais. Leva tempo, mas a gritaria ia ser grande.
A “tropa atual” são efetivos estatutários. Pessoal da administração pública civil ou militar que gozam de estabilidade no emprego.
Terceirizar não significa economizar. O Estado pode contratar serviços de terceiros para manutenções, conservações, transporte, moradia, viagens…
Terceirizar é substituir tarefas que não precisam serem realizadas pelo próprio como pinturas…e que não são foco da MB que existe para empregar o poder naval, mas que ao longo dos anos vem mesmo é dando emprego.
Aposentado também recebe.
Isso aí.
A maioria das marinhas no mundo está esticando o tempo de seus navios, os meios que tinham uma expectativa de vida entre 25 e 30 anos no máximo, hoje em dia devem ser usados para alem dos 35/40 anos. Vide o caso dos destroirres AB dos EUA, que serão usados até o limite. Fragatas européias que eram comumente usadas por 20/25 anos, hoje normalmente são usadas por 30 ou mais anos. O reflexo disso, está na escassez cada vez maior de navios usados em bom estado, Hoje, salvo engano, em relação à combatentes de superfície de médio ou grande porte,… Read more »
Fui pesquisar por navios usados e encontrei 4 fragatas Maestrale provavelmente disponíveis para venda, todas com mais de 30 anos.
Compra essas fragatas para vc e guarda na sua casa!!!!! Um abraço meu amigo.
Mauro, não estou dizendo pra marinha comprar essa ou aquela fragata, só comentando o que existem de meios disponíveis hoje. Se são meios ainda válidos ou que somariam à nossa Marinha, teriam que ser estudados. Alguns países pensam diferente , o Bahein recentemente adquiriu outra OHP, e existe uma grande chance da Ucrânia ficar com duas ou mais delas. A Indonésia pode adquirir pelo menos duas Maestrales recondicionadas. E por aí vai, abs
KD o Deslumbrado do Alexandre?
A nossa Marinha está com sérios problemas. O orçamento militar precisa ser aumentado, o congresso precisa liberar mais recursos para as nossas forças armadas. A situação da Marinha é precária.
Mais recursos pra canalizar tudo para o Prosub?
Assim fica difícil!.
Ela optou em priorizar os submarinos, agora tá pagando o preço.
A questão de destinar o orçamento para o ProSub não foi questão de escolha e sim cumprir com o contrato assinado. Projeto demasiado caro e sem nenhuma garantia de continuidade.
Infelizmente o congresso só está preocupado com fundão eleitoral e em travar reformas e leis que de fato tentariam amenizar/dar um rumo pra o Brasil.
Quais são as leis e reformas que estão “travadas”?
Quais foram as reformas que o governo mandou para o congresso e que estão travadas?
Previdência, trabalho, teto de gastos, liberdade econômica estão aí disponíveis. Nos últimos 5 anos foram a reforma do ensino médio, lei das licitações, marco do saneamento, PEC emergencial, nova lei de falências, autonomia do banco central, marco legal das Startups, etc….. Melhorou muito? Foi perceptível? Não! E o mantra Reforma, reforma, reforma continua forte… Isto já cheira a Fetiche, daqueles tipo o que chamam o Brasil de país do futuro. O Brasil precisa de crescimento econômico e social.
Quando é que vão entender que o nosso orçamento NÃO é o problema? Como poderia ser se ele é equivalente ao de Israel? Acorde para a vida, camarada. O problema é a falta de noção e de competência dos oficiais das 3 forças. Você quer aumentar o orçamento do MD para quê? Para pegarem esse dinheiro extra e começarem a fazer concursos públicos a torto e a direito ou começarem a fazer reajustes bem gordos no soldo? Fala sério. Se você acha que um possível aumento no orçamento da MB vai resultar em 2 porta-aviões e fragatas de 7k tons… Read more »
Concordo plenamente, o problema das nossas Forças Armadas não é $$$$, mas péssima gestão crônica, não é de hoje ou de ontem, isso se arrasta há muito tempo, não é possível as Forças Armadas gastarem 85% em folha de ativos e inativos, termos uma quantidade imensa de oficiais generais para um país que não vê guerra há tempos, aposentadorias de coronéis entre 40/45 anos. As prioridades na compra de material bélico são absurdas, é inacreditável gastar com aviação naval sem ter porta-aviões, aonde está o planejamento, sem dizer o caso do pagamento de aviões de guerra submarina KC-2 Turbo Trader,… Read more »
Não adianta aumentar o orçamento em 2-3% do PIB se o grosso das despesas continuará sendo o mesmo…
Enquanto esses generais, almirantes e Brigadeiros barrigudos não tomarem medidas concretas de enxugamento na maquina militar, 83,5% continuará sendo gasto com pessoal e o que sobra ficará para gastos de manutenção e aquisição de meios…
Acho melhor vc estudar tabuada…..
Se o $$ aumentar, a proporção pra pessoal vai diminuir, pois está “amarrado”,
Segundo o Portal da Transparência, o orçamento da Defesa em 2021 foi no total de 84 bilhões.
Em 2020, 82 bilhões.
Em 2019, 85 bilhões.
Tú acha mesmo que todos os problemas da Defesa seriam resolvidos com AINDA MAIS dinheiro?
E esse dinheiro a mais sairia de onde? Da Saúde?
Quem fala que tem que aumentar a verba pra Defesa não tem o mínimo de vergonha na cara.
A marinha poderia ter o orçamento da equivalente dos EUA que permaneceria fraca, e só uma ótima fonte de riqueza para oficiais. O problema das forças e dos demais serviços no Brasil não é falta de dinheiro e sim de senso de dever, responsabilidade, patriotismo de verdade e menos arrogância, prepotência e hipocrisia para Zé povinho aplaudir.
Liberar mais recursos para alguém que não tem demonstrado competência? A solução das forças não é injetar mais dinheiro ou ficar como o comando das forças que entra ano sai ano vai ao congresso dizer o mesmo bordão “2% do pib”, sem sequer apresentar qualquer plano de estruturação e melhora na gestão. Nossas forças tem uma gestão vergonhosa parece amadora, temos forças inchadas, obsoletas e sem qualquer eficácia, parece que paramos no tempo e o pior não há qualquer menção de mudança no futuro afinal os militares estão confortáveis com seus luxos e benefícios e a classe política parece estar… Read more »
“O Bahia precisa de reparos urgentes para que o problema não se torne maior.”
E qual a dificuldade de docar ele para manutenção?
A mesma dificuldade que fez sumir o Riachuelo e o Humaitá, que cancelou o KC390, que entregou 2 Gripens, que atrasa o início das Tamandarés, que impede a incorporação de navios em construção, que conta histórias sobre o submarino nuclear, que impede o aprestamento das tripulações…
Então vai navegar até acabar?
Aparentemente, essa é a idéia
Para de rir.
???
Tá rindo. Isso (ficar no meio do caminho) pode acontecer com qualquer um.
Rindo do que?
Enquanto o Brasil não assumir a sua posição, América do Sul não será levada a sério por ninguém. África é Terceiro mundo mas a gente nem categoria tem.
Vcs acham que a gente torce contra mas é muito pelo contrário. O Brasil é metade da região. Enquanto não se erguer, ninguém mais conseguira se erguer.
Pelo tamanho? Que posição é essa? Isso interessou naquela época de gigante adormecido, o continente penderá para o lado que o Brasil pender, ame-o ou deixe-o, acordo militar com os norte-americanos, ameaça dos vermelhos, invasão dos mundos… Vamos ser práticos. Esses países nossos precisam romper o atraso…o estado de inércia tecnológica, a repetência dos golpes, os ataques contra as previdências públicas, as tentativas de destruírem os poderes (fizemos um plebiscito para escolhermos o tipo de governo atual com 3 poderes), o analfabetismo, a ignorância, a falta de saneamento, a péssima distribuição de renda, o narcotráfico… Isso é tarefa de cada… Read more »
Não. Se a Bolívia, o Chile ou o Equador fizerem a sua parte será insignificante para a região. Precisamos que Brasil, Argentina e Colômbia, tomem a vanguarda. Enquanto estes países estiverem acomodados, a região não crescerá. Precisa e volumem.
O Chile e o Uruguai trilharam essa e não deu em nada.
Israel é um país minúsculo,menos de 10milhoes de hab. e pouquíssimos recursos, cujo percurso todos conhecem…mesmo assim consegue e conseguiu modelar e influênciar o rumo de toda aquela região. E olha o tamanho e importância dos vizinhos. Do jeito que você fala parece que o Chile e o Uruguai são dois tigres asiáticos, uma Singapura ou Coreia. Economias altamente desenvolvidas e complexas, um relevante parque industrial e elevados índices de inovação. Me parece que nenhuma dessas características se encaixam em nenhum país da nossa região. Então menos, muito menos. Se o Chile( ou Uruguai ) um dia alcançar o mesmo… Read more »
Até lá, so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do Norte, quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR ) . Kissinger continua tendo razão. “Nada importante pode vir do Sul. A história nunca foi produzida no Sul. O eixo da história começa em Moscou, passa por Bonn, atravessa o oceano até Washington e depois chega em Tóquio. O que acontece no sul não importa. Estás a desperdiçar o teu tempo. ” G.V. : ” Sr. Kissinger, você não sabe nada sobre o Sul.'” H.K. : “Não, e eu não me importo.” G.V.… Read more »
Que viagem.
“Até lá, so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do Norte, quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR ) “ Aqui a sua xenofobia se mostra com eloquência. Apenas uma menção e vc transforma o debate numa tentativa de insulto e menosprezo pelo Chile. Mas se eu dizer que o problema da MB não é falta de dinheiro mas sim gestão, vc corre todo ofendido a dizer que eu insulto o Brasil, que assim como o Chile, é “so mais um vendedor de commodities, periferico e que vive e depende das decisões do… Read more »
Finalmente:
“quinta coluna dos britânicos no continente ( TIAR )”
O que tem a ver o TIAR na sua argumentação?
NADA!
TIAR / Guerra das Malvinas ? Ué,
esqueceu que apoiaram ativamente os ingleses, foram um dos poucos países da região com essas postura. E agora nos teus comentários invocas mais colaboração … contraditório.
“esqueceu que apoiaram ativamente os ingleses, foram um dos poucos países da região com essas postura.” No caso Chileno existe um motivo pra esse apoio. Inglaterra é um aliado histórico do Chile, não assim a Argentina que, historicamente tem apunhalado as relações desde os tempos da Coroa. Além do mais, foi uma “devolução de favores” para com a Argentina que em 1.891, ofereceu tropas, petrechos, armas e informações sobre a situação militar do Chile a EEUU e chegou a oferecer o uso do seu território pra uma invasão Americana ao Chile durante o Conflito Baltimore. Antes de postar as asneiras… Read more »
“Israel é um país minúsculo,menos de 10milhoes de hab. e pouquíssimos recursos,…”
Israel é uma nação enorme, espalhada nos 4 cantos do mundo e muito bem posicionada. Tem aliados poderosíssimos e uma história que transcende os 2.000 anos. Vai querer comparar com nações que tem apenas 500 anos?
Enorme ? Diga os números dessa população.
Aliados ? Sim, foram muito expertos, trocaram de aliados como trocam de roupa até chegar e obter o que queriam. Mérito deles.
Chile também teve como aliado ao longo da história os britânicos, inclusive tem em seu território uma das maiores comunidade da AL de descendentes britânicos.
“2000 anos de história” e ? Foi uma potência nesses 2000 anos? Israel nasce com o movimento sionista o resto é bobagem.
“Enorme ? Diga os números dessa população”
Só nos EEUU são uns 6 Milhões. Ao redor do mundo são uma população bem maior que a do Chile.
Realmente enorme :
20 milhões no máximo…
Bem maior do que o Chile. Pra vc que é Brasileiro, 20 milhões é pouco mas, pra um pais que tem no máximo 16 milhões (18 com os imigrantes) 20 milhões é bastante.
“Aliados ? Sim, foram muito expertos, trocaram de aliados como trocam de roupa até chegar e obter o que queriam. Mérito deles.”
E eu disse algo ao contrário ou critiquei isso?
A tua xenofobia contra o Chile é tal que te cega e te faz discernir coisas que eu em momento algum disse ou julguei.
“Chile também teve como aliado ao longo da história os britânicos, inclusive tem em seu território uma das maiores comunidade da AL de descendentes britânicos.”
Novamente, eu disse algo diferente disso?
Eu critiquei alguém por isso?
““2000 anos de história” e ? Foi uma potência nesses 2000 anos? Israel nasce com o movimento sionista o resto é bobagem.”
O sionismo nasce no século XIX ou seja que, segundo vc, os Judeus que, condenaram Cristo ou os que fundaram o Judaísmo em XVIII a.C., eram viajantes do tempo?
Leia, eu postei claramente:
“Israel é uma nação enorme, espalhada nos 4 cantos do mundo e muito bem posicionada. Tem aliados poderosíssimos e uma história que transcende os 2.000 anos”
A Nação Judia existe bem antes do do século XIX
“Do jeito que você fala parece que o Chile e o Uruguai são dois tigres asiáticos…”
Respondo pelo que eu escrevo, não pelo que vc entende.
“Chile e o Uruguai trilharam essa e não deu em nada. ”
“Respondo pelo que eu escrevo, não pelo que vc entende.”
Isso é o que você escreveu . Trilharam o que ?
Se acalme, tomo um gole d’água e respire fundo. Parece que da próxima vez que vc leia “CHILE” terá um enfarte de tanto ódio.
Pro bem do debate, vamos voltar pra MB pois o Chile não entra nesta matéria.
Que ódio rapaz. Para ter ódio deveria ser significante .
Apenas estou rebatendo suas colocações.
E não se faça de vítima meu caro dissimulado… Quem não te conhece, que te compre.
“Que ódio rapaz.”
Esse teu evidente ódio pelo Chile. Até mente. KKK
Se tu enfia teu país em qualquer debate aqui não é culpa minha. Apenas me permita rebater, por favor não se ofenda. Quem é obcecado pelo meu país é você, Abs
“Se tu enfia teu país em qualquer debate aqui não é culpa minha”
Não, não enfiei o Chile no debate. Quem lê o nome do Chile e fica cego aqui é vc.
Não nada que vc diga que possa me ofender, Quem fica a se remoer de ódio é vc.
E não sou obcecado pelo Brasil, sou obcecado pelo Chile. Assim como vc.
Sou tão obcecado pelo teu país que estou em fórum chileno em espanhol enfiando o meu país em qualquer debate.
Ah não, espera…esse é você aqui rsrs
O Forum é internacional, não discrimina nacionalidade dos seus participantes e eu, estou neste forum há muito tempo vc é apenas um novato em comparação a mim. Não queira ser dono daquilo que não lhe pertence.
Sempre vem vc pra desvirtuar o debate. Te doe tanto que não consegue ignorar. KKK
E onde eu afirmei que eu sou o dono ? Apenas apontei o óbvio, o domínio desse site é ” BR” , a comunidade virtual que frequenta e comenta é na maioria brasileira, o idioma é o português… Só estranhei essa “paixão” de um fanático chileno pelo Brasil, querer todas as vezes se comparar ou ser melhor. Novato ? Já sou carequinha rapaz. Talvez jovem, dependendo da sua idade, mas “novato” não. Acesso esse espaço bastante tempo para saber quem é quem. Reconheço os bons, os que só querem fazer proselitismo político e sobretudo os dissimulados. Você se encaixa na… Read more »
Cara, “acho” que tu é o alter ego do Alexandre….só assim para terem tanta semelhança no desprezo pelo Chile. O que aconteceu/ Algum chileno fez algo de ruim para vocês que os deixou traumatizados?
Eu “acho” que você é um alter ego do glaquis 7, só assim para justificar tamanho viralatismo para tomar as dores dele todas as vezes. Até parece que não conheces a atitude dele. Você é novato e nunca observou como ele atua…? Não, novato você não é… então
Deixa de ser criança. Sou brssileiro, gaúcho, nascido, crescido e morador de Santa Maria. Tenho orgulho de Santa Maria ser uma cidade vocacionada aos setor militar. Aprendi há muito a separar paixão de realidade. Uá tive muitas discussões com o Glasquis. Mas, eu não tenho a aversão de vocês à tudo que se refere ao Chile. Só isso. E não tento engrandecer o Brasil criticando os outros, com vocês fazem.
Fala mais glaquis /Flanker. ??
Do nada o sujeito brota, abrindo os comentários assim, tentando fazer gracinhas. Agora faz isso em uma matéria sobre o país dela…nessas hora até tu, do alto da tua maturidade, fica lá puxando o saco … E fica dolorido, querendo falar de desmerecer ou criticar. É cada coisa
Mostra, de novo, tua infantilidade! Eu nem vi isso daí….mas, o A-Darter teve um monte de dinheiro gasto, ficou pronto e o que acontece? Nada!! Essa defesa intransigente que tu e vários outros fazem de tudo só porque é brasileiro, ao invés de ajudar, só atrapalha. No caso do próprio A-Darter….é um sucesso? Claro que não!! Não adianta nada desenvolver e não produzir. É esse tipo de coisa que tem que ser combatida. O Chile é um país pequeno, com economia ínfima perto da brasileira. Não é ameaça à nós. Temos que criticar, apontar os erros e defeitos do que… Read more »
Você falou bem agora . ” TEMOS !” NÓS brasileiros, ele que vá falar dos problemas e criticidades do país dele no reduto de egocêntricos chauvinistas do razon y fuerza.
Só pra constar a matéria não era sobre A-Darter, foi só uma provocação gratuita, um grande desejo dele nos sonhos mais molhados de uma noite de verão que outros projetos brasileiros fossem abortados.
Quanto ao A-Darter não, não foi um sucesso mas para cada A-Darter há também outro exemplo de sucesso, coisa que sujeito sempre esquece de mencionar.
“O Chile é um país pequeno, com economia ínfima perto da brasileira. Não é ameaça à nós.”
Sua percepção, não a minha. O unico que não oferece ameaça alguma e considero amigável é o Uruguai. O resto é resto que deseja a nossa queda.
Claro né.
Qual o tamanho da economia do Uruguai? Ficou desse tamanho por conta dos acordos tarifários do Mercosul. Poderiam ainda estar vivendo de comerem biscoitos.
O Chile foi pelo mesmo caminho pseudo liberal. Destruiu a previdência pública, resignou-se em uma economia de quase nenhuma tecnologia, reduziu serviços do estado, mantém-se como exportador de commodities.
Na Europa cada um faz sua parte. Ou não?
“O Chile foi pelo mesmo caminho pseudo liberal. Destruiu a previdência pública, resignou-se em uma economia de quase nenhuma tecnologia, reduziu serviços do estado, mantém-se como exportador de commodities.” O Chile não vai pelo caminho Pseudo Liberal. O Chile é o Pai do Neo Liberalismo. Algo muito diferente. O Chile não destruiu a Previdência Pública, Apenas entendeu que, do jeito que ia, o rombo acabaria por quebrar a economia do país e foi criado o sistema de Administração de Fondos de Pensões. Que o sistema tenha sido desvirtuado em alguns casos, não o desabona. O Chile desenvolve tecnologias sim, mais… Read more »
Teste.
Lembrando que quem acusou de estar rindo foi vc, sem nenhum motivo. Apenas um ataque gratuito da sua parte.
Provocação.
Vc está bem? Todos bem por aí?
Eu estou, só não sei como está que escreveu isto:
“Para de rir.”
Incompetência e má gestão dos recursos públicos
“[…] pois falta gente de determinadas especializações nos meios de superfície da Esquadra.”
80.000 funcionários, poucos navios pra navegar e ainda falta gente especializada?
Algo de errado não está certo… A administração da MB tá bem ruim, hein?
Colega. Muita gente aqui não gosta de críticas porquê só vê o que quer. A bronca veio de uma grande falha estratégica dos nossos luminares almirantes, que com orçamentos bem conhecidos, jogaram as fichas de forma completamente equivocadas. Desviaram grande parte do dinheiro para um projeto miraboleco, quase inexequivel, com um combo completo para a construção de subs, inclusive estaleiro novo, além de despejar dinheiro a fundo perdido num sub nuc, que ninguém sabe se será concluído, e quando. Preferem gastar, numa situação dessa, uma fortuna lá para as bandas da Antártica, sem qualquer proveito, apenas para manter um status… Read more »
O Proantar é importante sim. É ciencia e ciencia nao é gasto. O Prosub tbm é importante. O problema é outro.
Vai explicar. Falam em desenvolvimento; falam de tecnologia e industria; falam de geopolítica; falam de importância; falam de projeção; falam em defesa… Cada coisa. Mentes tacanhas. Uma facada pelas costas desse país, culpar o PROSUB pela situação da MB . Um dos poucos programas dignos de nota . Afirmar que a situação precária da MB é culpa do PROSUB é desonestidade. Tirar o PROSUB não vai mudar o fato que os recursos destinados em investimento e modernização são escassos, longes do padrão de uma FA moderna e racional. Qual è o padrão estabelecido pela OTAN ? 50% dos gastos com… Read more »
…