A Marinha do Brasil divulgou vídeo dos seus jatos A-4 Skyhawk (designado AF-1 na Aviação Naval Brasileira) do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) com o tema do filme “Top Gun: Maverick”.

Um fato interessante é que os jatos A-4 Skyhawk da Marinha dos EUA aparecem como adversários dos F-14 no primeiro filme “Top Gun” de 1986.

O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) foi criado em 2 de outubro de 1998, para operar os jatos A-4KU e TA-4-KU Skyhawk II que a Marinha do Brasil adquiriu da Força Aérea do Kuwait.

No Esquadrão VF-1 os jatos A-4KU Skyhawk foram designados inicialmente como AF-1 Falcão (monoposto) e AF-1A Falcão (biposto).

Na feira de defesa LAAD de 2009 foi assinado um contrato entre a MB e a EMBRAER para modernização de 12 aeronaves, sendo 9 A-4KU Skyhawk e 3 TA-4 Skyhawk, visando manter as aeronaves operacionais até 2025.

Posteriormente, por razões orçamentárias, o número de aeronaves modernizadas foi reduzido para 6 unidades.

Após a modernização, os jatos receberam as designações AF-1B Falcão (monoposto) e AF-1C Falcão (biposto).

Os primeiros pousos de jatos AF-1 pilotados por brasileiros a bordo do NAeL Minas Gerais ocorreram em 18 de janeiro de 2001.

Em 30 de julho de 2001 ocorreu o primeiro pouso de AF-1 a bordo do NAe São Paulo.

Após a desativação do NAe São Paulo em 2018, o Esquadrão VF-1 passou a operar somente a partir de bases terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

231 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galo Gago

Nunca vou me conformar que um país grande e rico como o nosso tenha umas forças armadas que mais parecem colecionadores de sucata

Last edited 2 anos atrás by Galo Gago
Inimigo do Estado

Este país não foi feito para dar certo, povo para lá de acomodado e adora uma regalia sem fazer nada em troca. O serviço público acumulou tanto poder e mamata, que vai ser difícil tirar a mentalidade de concurseiro do brasileiro. Se prioriza os salários e regalias, e deixam de lado a operacionalidade. Mais de 40% do orçamento público é só para pagar salários e pensões, para vermos coisas como essas acontecerem.

Jagdverband#44

Tenho que concordar contigo.

IBZ

De 60% à 80% dos servidores públicos do país ganham de um a dois salários mínimos. As regalias e pensões absurdas que nos revoltam se concentram em grupos específicos como juízes, promotores, delegados e agentes das polícias federais (PF e PRF) e oficiais das forças armadas! Isso claro sem falar nos políticos e seus cargos comissionados. E vale ressaltar tmbm que o setor privado (as grandes empresas) do país é sócio da tragédia pois sempre gozou de financiamentos públicos, perdões de dívidas bilhionarias e facilidade em sonegar impostos; tudo dando muito pouco ou nada pra sociedade!

Neto

Exatamente.
.
Falta-nos estado onde o povo necessita e sobra investimento em custeio na fatia menor e mais abastada do funcionalismo.
.
Além da comum ladroagem dos coronéis políticos mamateiros….
.
Complicadíssimo.
.
Nossa melhor opção e escolher melhor nossos representantes.
.
E de fato cobrar por melhor excussão de suas propostas.
.
Quando damos cheques em branco para papéis em brancos.. o que fica na mesa é o jogo pelo poder e pela mamata.

Fernando

Somente Coroneis? Ou Capitães tambem?

diego

não esqueça dos funcionários das estatais… Petrobras, BB, caixa…

Rinaldo Nery

Os do JUD são hours concours...

M.@.K

Boa!

Luciano

Perfeito! E vai vir uma reforma administrativa (assim como aconteceu com a previdenciária) que vai bater forte na massa do funcionalismo pé rapado com a justificativa que prejudicam o Estado….e vão deixar de fora o alto escalão…e o povão ainda vai bater palma pra o processo de sucateamento escancarado!

Fernando Vidal

Começando pelas regalias de militares que prejudicam diretamente o setor. Sempre bom lembrar que o orçamento de defesa brasileiro está entre os 20 maiores do mundo. Contudo nosso povo tem carência de saúde, educação, habitação, transporte, segurança pública entre outras coisas e isto deve ser priorizado. Afinal se desejamos melhorar o equipamento militar devemos remanejar a partir das despesas do setor de forma a otimizar o uso dos recursos para defesa que já não são poucos (mais de U$ 20 Bilhões de dólares por ano)….

Claudio Moraes

Fernando Vidal, mas o problema não é o orçamento militar em si prejudicar outras pastas ministeriais. Isso não existe, cada pasta tem o seu orçamento. O ministério da defesa tem o seu, os da educação e saúde idem. Assim como os demais. Enfim o problema está na má gerência dos recursos públicos em tudo nesse país. Falta competência e organização e principalmente zelo pelo erário público!

Nonato

Ainda bem que em Cuba, Venezuela, Argentina e Coreia do Norte esse problema foi resolvido.

Flanker

Não, não foi…mas, o que acontece nesses países pouco importa. Que se explodam!! Mas, no Brasil, esses problemas também não foram resolvidos…e isso, nos importa muito!! Deixa “os comunistas” de lado um pouco e olha para o próprio rabo, ou seja, o Brasil.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Carlos Crispim

É verdade mesmo, a gente vê o Estado presente em tudo, os salários dos funças é que movimenta a economia, muita gente aposentada com pouca idade, mulheres principalmente, ou que nunca trabalharam, recebendo pensão, um país não pode avançar assim. Tem esses tribunais completamente inúteis que são o Eleitoral e do Trabalho, órgãos inúteis, gastadores e mamateiros. A câmara federal e senado perdulários, o senado então hoje em dia é completamente supérfluo, mas quanto custa por ano, bilhões? Isso é uma barbaridade! Praticamente cada trabalhador brasileiro trabalha para pagar os salários de funças, é inviável uma país dar certo desse… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
Cristiano GR

É o que eu venho dizendo há muito tempo. Muita regalia, muita mamata. Acima comentei que temos o Legislativo e o Judiciário mais caros do mundo, mas também temos o funcionalismo público mais caro. E 80 % dessa gente no funcionalismo só quer é o dinheiro, não estão nem aí para suas funções, nem levantam a bunda da cadeira para atender um telefone, esses são os legítimos não servem para nada. Se dedicam anos e anos estudando, sem aprender a ser melhor como pessoas, apenas para passarem em algum concurso e se garantirem trabalhando muito pouco e ganhando muito bem.… Read more »

Nonato

Funcionário público mais bem pago do mundo?
Fonte?

Alessandro

Dessa vez sou obrigado a concordar plenamente com vc Inimigo do Estado.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Tutor

Há regalias sim, mas, quando tu colocas “servidores públicos”, todos em uma cumbuca, é exagerado.
Dê uma pesquisada nos portais de transparências das prefeituras Brasil afora; são salários baixíssimos (professores municipais, auxiliares de enfermagem, pessoal de serviços gerais etc).

Luiz Antonio

Resumindo: Quem REALMENTE TRABALHA no funcionalismo público ganha merrecas

M.@.K

Exatamente…

Alexandre

Não é tão simples assim. A maior parte dos funcionários públicos ganham mal.

Henrique

Brasil não tem ameaças diretas, população acha que o Brasil termina no final das fronteiras e que mundo não influencia aqui. Economia do país é toda travada e burocrática e a população tb acha que a solução é manter ela travada e burocrática…
.
fique feliz que a sucata ta relativamente funcionando pq pelo cenário era pra ter colapsado já

leonidas

O que eu acho mais hilário é quando nego chega e fala:
-Mas para a realidade da AL estamos muito bem… rs
E como se a AL ficasse em um planeta, e EU, EUA, Russia, China e demais nações em outro…

Nico88

Sem contar que o Brasil em termos geo políticos não pode ser comparado ao Suriname ou a Guiana. O Brasil tem muito mais envergadura e não pode ser comparado ou se preocupar apenas com uma possível invasão de um país latino americano. Os riscos são outros.

Glasquis 7

Mas para a realidade da AL estamos muito bem… rs”

Não estão não. Mesmo pro cenário local, deveriam ter uma força muito superior se fizermos comparações por território, riqueza, PIB, População, etc.

Carlos Crispim

Verdade. Ainda não superamos a guerra do Vietnan.

Adriano RA

O vídeo da MB se encaixa bem no contexto do filme Top Gun 1.

Adriano Madureira

Pode ser obsoleto,mas são bonitos…

comment image

ADM

Vamos fazer Top Gun III, Back to the 60’s…

Palpiteiro

Não só se encaixa com houve participação de A-4 no Top Gun 1.

Toni Cavalcante

17 anos sem investimentos, seguidos de uma pandemia com fecha tudo e libera auxílios.

João Fernando

Sim…Gripen…HX, Guaranis, subs…vieram em que período perdido?

Foxtrot

Temos FAAs que merecemos, pois aceitamos inferências com muito grato.
Se não cobrarmos explicações, punições quando houver erros etc, sempre teremos isso.
Temos que mostrar que as FAAs são do Brasil e de seu povo, e não de quem senta na cadeira da presidência e coloca oficiais escolhidos a dedos.
Afinal de contas eles são apenas representantes e funcionários da vontade de seu povo !

Cristiano GR

Colecionador de sucata e com o Legislativo e Judiciário mais caros do mundo.
Somos feitos de palhaços todos os dias por esses m..das.

Sturiale

E também gastamos mais com previdência dos militares do que com investimentos

bruno

Realmente, você tem razão não existe qualquer justificativa para isso. Acho que é falta de visão estratégica e de competência dos políticos.

Adriano Luchiari

😱 🤣 🤣 🤣

Patriota

6 aviões de 1955…que piada!

Carlos Crispim

Atualizados padrão Star wars…kkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Tecnicamente são aviões do final da década de 1970. Caso contrário, poderemos colocar os C-130 na mesma categoria, e o primeiro vôo de um Hércules foi em 1954.

Mas também acho um descalabro. Pelo menos se estivessm com Harpoons integrados e operando seria menos pior.

Glasquis 7

Pelo menos se estivessm com Harpoons integrados…”

Dificilmente a FAB permitiria que a MB tivesse seus A 4 dentados com Harpoon’s

Fernando "Nunão" De Martini

Glasquis, a FAB e a MB já têm acordo de permuta de armamento que permite, por exemplo, que os AF1 possam usar mísseis Python da FAB e os P-3AM usem torpedos antissubmarino da MB. Foi assinado em 2014.

Não vejo porque isso também não possa se aplicar aos Harpoon.

Gabriel

Infelizmente algumas pessoas não conseguem contextualizar algumas questões e fazem a “crítica pela crítica”. As Forças Armadas brasileiras devem sim mirar as grandes potências e copiar/adequar as ações que permitam aprimorar a operacionalidade (isso já acontece, mas não na quantidade e na velocidade ideal). Contudo, por questões diversas e complexas, não é possível querer compara-las com as das grandes potências (assim como o Brasil como um todo não pode ser comparado). Claro que em situações pontuais (exercícios conjuntos, por exemplo) as Forças Armadas brasileiras sempre se portam e operam próximas aos melhores padrões mundiais. No caso concreto dos A4M, me… Read more »

Allan Lemos

Ah tá, e o debate “produtivo” aqui vai mesmo influenciar qualquer decisão das forças armadas, né?

Como se a questão da conveniência desses A4 já não tivesse sido discutida aqui ad nauseam.

O fato é que não deveria ter sido feito vídeo nenhum, primeiro porque temos preocupações maiores, segundo porque isso não passa de uma tentativa patética de gozar com o pau dos outros.

As forças armadas se desgastam por causa das próprias decisões e atitudes, não por causa de anônimos na internet.

Claudio Moraes

Olá Gabriel, não adianta defender o que está aí. Temos que cobrar. Eu faço coro contra a má administração dos recursos públicos e a má gestão da marinha. Ridículo tudo isso daí. O Brasil não tem comparação realmente, mas querer aceitar isso como desculpa é desprover da capacidade do que acontece a nossa volta.

Willber Rodrigues

Usemos como exemplo esses caças…vamos nos ater apenas a eles. A MB tinha um plano original de mmodernizar 12 A-4, mas não eve grana nem pra isso, teve que cortar o n° de aeronaves modernizadas pra apenas 6 ( +1, pra substituir uma aeronave que se perdeu em acidente e infelizmente vitimou o piloto ), um n° pífio pro tamanho de nossa costa. Até hoje a MB não teve grana pra adquirir e implementar algum míssil anti-navio neles, os obrigando a atacar apenas com bomba-burra e canhão, como se o resto do mundo tivesse parado na WWII, e como se… Read more »

Nascimento

Não é possível comparar com outras pq gastam 80% do orçamento com salários e pensões. PONTO FINAL.

Que foco ideológico? Agora tem que babar ovo das FAs SEMPRE?

Pobreza intelectual e eStrema na mesma frase?

Agora o contribuinte virou um gado que tem de defender as FAs, caso contrário será um comunista ou qualquer outro ”ixta”

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Zorann

Por isso que as coisas não mudam. Olha o comentário do cara….

Tem muita gente, a enorme maioria,nas forças armadas,que pensam assim….. que está tudo bom, que errado é o pagador de impostos que critica, que quer forças armadas de verdade, diante do enorme gasto em defesa

Temos forças armadas inchadas,mal armadas/equipadas….mas certo estão elrs…. nós não entendemos nada, só pagamos a conta

Rafael Gustavo de Oliveira

Vc tem razão Gabriel, a MB não contava com a perda do Nae São Paulo, na estratégia deles era para operarmos o São Paulo, o A4 e os KC-2 Turbo Trader…mas como todos sabemos o rumo que a história seguiu. A MB cumpriu com a parte dela como contratante, afinal se a marinha decidiu seguir com recebimento dessas aeronaves, foi pq o distrato poderiam causar prejuízos ainda maiores… Não basta dizer que “não concorda” sem análise, temos que entender que há profissionais que trabalham para melhorar a marinha e se não for possível melhorar, que os impactos negativos, sejam os… Read more »

Esteves

Depois das Jacas Flutuantes…Bagres Voadores.

Neto

Esse nome é sensacional!
.
Que a marinha possa aproveitá-lo no futuro.
.
Bagres Voadores. Muito bom!

Burgos

Gente !!!
Cama aí !!!
Isso só é um Paliativo para dar sobrevida nessas ANVs !!!
Até ao final dessa Sobrevida acredita-se já em uma nova aquisição e tem outra também !!!
Se der baixa em tudo perde-se em doutrina e qualificação dos Pilotos !!!

Mauricio Pacheco

Difícil é enfiar isso na cabeça dos “especialistas” desse Blog!

Nascimento

Verdade. Os formados na EN e na CN são uns gênios mesmo.

Tão gênios que modernizaram o A-4… Se pensar no KC2 Turbo Trader então…

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Mauricio Pacheco

Pior são os que não tiveram competência, para se formar no CN e EN, mas se acha especialista em poder naval!
As vezes preciso concordar com o Xandão, a internet deu voz aos imbecís!

Nascimento

Se a MB é cheia de técnicos e esta desse jeito, isso prova que de NADA serviu a formação intelectual de seus integrantes.

Inimigo do Estado

Rapaz pelo nível da condução dos recursos das forças armadas, não me formar no CN e EN foi livramento isso sim.

Mauricio Pacheco

Livramento não, lhe faltou foi competência mesmo!

Glasquis 7

preciso concordar com o Xandão, a internet deu voz aos imbecís!”

É mas vc está se aproveitando de mais disso.

Burgos

Especialistas ?!
Aqui só tem progressista/socialista e outras coisitas,
mas não vou me estender senão os editores vão me “cravar” e o foco não é esse !!!
O foco é o assunto em pauta !!!👍

Nascimento

Doutrina de pousar e decolar em pista no chão e não num PA…

Bardini

Que doutrina?
Que qualificação?
.
Um esquadrão de “interceptação e ataque“, onde sequer sabem como empregar míssil BVR, muito menos míssil antinavio ou bomba guiada que seja, não tem justificativa para existir, dentro destas baboseiras de “doutrina e qualificação”.
.
Esse circo tem é que acabar. E o dinheiro deve ser redirecionado para absorção da aviação de patrulha marítima. Essa é a aquisição que precisa ser realizada.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Burgos

Olha !!! Se a quantidade fosse de 15 a ser modernizados eu lhe daria razão para vc tar falando o que tá falando aí, mas foram somente 6 a ser modernizados e tem outra também a sobrevida dessas ANVs só vão até 2025 !!! Tic Toc !!! Enquanto isso o tempo passa !!! A MB que corra contra o tempo !!! Se vc acha isso gasto desnecessário então acha melhor ficar sem nada ?! Fica vc então pq a MB não fica não !!! A patrulha Marítima enquanto isso fica com os “Orion” da FAB Aí lhe pergunto !!! Pra… Read more »

Bardini

O VF-1 está aprendendo a operar nestas aeronaves modernizadas. Tiveram de pedir arrego na FAB para poder usar o pacote que receberam, pq no mundo real, a única “doutrina e qualificação” que essa unidade manteve, é a de saber como se voa e como se emprega armamento burro. . Receberam a última aeronave no mês passado. Tu acha que vai chegar 2025 e vão dar baixa nisso aí? Daqui 3 anos vão jogar fora? E aí vão fazer o que? Desenterrar mais um refugo em fim de carreira, de um deserto qualquer e passar novamente mais uma década modernizando por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Fernando "Nunão" De Martini

“e tem outra também a sobrevida dessas ANVs só vão até 2025”

Burgos,

Pelo que sei, sobrevida até 2025 era previsto em 2009, quando assinaram o contrato de modernização, quando o primeiro avião modernizado deveria ser entregue por volta de 2013. O primeiro só foi entregue em 2015 e o último apenas neste ano, sendo só metade do previsto originariamente. Obviamente esse “prazo” de sobrevida também mudou.

Burgos

A chamada garantia estendida ?!
Seria isso ?! 🤷‍♂️
Vixe !!!
A MB vai usar até o osso essas Anvs !!!🤦‍♂️

Fernando "Nunão" De Martini

Burgos, a última aeronave modernizada foi entregue neste ano. Você acha que o objetivo é voá-la por apenas três anos e dar baixa na frota inteira em 2025?

Eu tenho críticas a todo esse programa de modernização, desde 2009. Mas não vejo sentido algum em imaginar que a previsão de baixa imaginada há mais de dez anos, quando nenhum avião ainda tinha sido entregue, será seguida depois de todos os atrasos do programa, sendo que a última entrega foi há apenas dois meses.

Burgos

Pois é !!!
E tem gente reclamando aí pq atualizou meia dúzia de ANVs que tinha que dar baixa em tudo e bla,bla, bla.
Se levou maior tempo pra reformar essas 6 aí, imaginem então pra adquirir um lote de Gripem ou F18 ou etc.
“Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu”.
Se vai durar + 10 ou 15 anos não importa, é o que tem e vamos se virando com que tem mesmo.
Mas tem gente alçando voo mais alto que essa Anv aí no blog
Valeu Nunão 👍

Rafael Gustavo de Oliveira

Nunão Acho de extrema necessidade o VF-1 para defender um grupo tarefa quando este opera longe da costa…a MB sabe disso…esse esquadrão não precisa ser desativado, mas precisa se adequar com a falta de um porta aviões. Dá para cumprir essa missão? Dá sim, mas não com o A-4, seria necessário adquirir um lote de gripen e o míssil antinavio RBS-15. Como? Os gripen poderiam cobrir a esquadra fazendo Revo com o A330 MRTT, ou operar de outras bases aéreas espalhadas pelo nosso amplo litoral, se planejar certinho seria possível cobrir todo o atlantico sul Agora temos que reconhecer que… Read more »

Bardini

É completamente inviável fazer CAP longe da costa, mesmo com REVO.

Rafael Gustavo de Oliveira

Bardini

Mas é melhor vc ter a capacidade mesmo que limitada do que não ter absolutamente nada e simplesmente esquecer que o problema existe…sabemos que helicópteros não são capazes de realizar defesa aérea de esquadra.
A Russia fazia isso, ela treinava frequentemente a aviação naval baseada em terra até pouco tempo atrás…o fato de não ser comum não significa que está errado.

Last edited 2 anos atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Bardini

Muito dizem que o foco do Brasil, deve ser totalizado nos submarinos. Aí eu te pergunto: como é que vamos fazer a proteção e o apoio a estes meios, para que eles possam sair para o mar, em uma escalada de tensões e eventualmente conflito? . Existem minas de tudo que é tipo, incluíndo as inteligêntes e UUVs kamizade, que podem ser lançados por submarinos que vão fazer fila na região e assim por diante. Não temos meios MCM que prestem. Não temos meios ASW que prestem. Não conseguimos gerar uma “setor seguro”, nem na saída para o mar de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Rafael Gustavo de Oliveira

Bardini, eu concordo que investir em aviação de patrulha é primordial, seria muito interessante que essa responsabilidade ficasse a cargo dos distritos navais e suas áreas de interesse salvamar, zee, etc e blá, blá, blá….alguns distritos navais tem até um esquadrão aéreo que poderiam futuramente ser equipamentos com aeronaves de asa fixa, inclusive remotamente controladas talvez…enfim….falta de tudo. Qual é o cenário? CAP é só um exemplo, não precisa ter cenário, precisa criar dissuasão é nisso que eu quero chegar, o gripen podendo operar a longas distancias passamos a ter uma capacidade estratégica nunca antes vista em nossa história…nem quando… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Rinaldo Nery

Bardini, a 200 NM (não temos que ir mais longe que isso) dá sim… Não dá nem 30 min de vôo prum F-39 chegar lá nas 200 NM.

Bardini

Mas 200 NM não é “longe” da costa…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Rinaldo Nery

Se for mais longe chega na África. O que faremos fora da ZEE?

India-Mike

Se essas aeronaves só duram mais 3 anos, então lhe pergunto: onde estão seus substitutos? Como esses ainda não foram contratados se torna evidente que não estarão operacionais em 2025, evidenciando que (sendo otimista) no mínimo haverá um gap operacional. Como a doutrina será ‘mantida’ sem essas ANV nesse gap que é impossível estimar a duração (mas razoável supor que será superior a 10 anos) uma vez que nem sequer se tem projeto, prazo ou recursos alocados para seus substitutos? Isso por si só derruba o argumento de manter essas aeronaves com o pretexto de manter doutrina… e como as… Read more »

Burgos

Cobre do FHC, Lula e Dilma então !!!
Não cobre da MB !!!
Da então suposta “Democracia” Brasileira !!!
Já que é pra esculachar !!!
Então vamo detonar geral !!!

Inimigo do Estado

Cobre do atual a mudança, o que passou, passou. Mas aí seria covardia cobrar tamanha inteligência do Mito e sujeitá-lo a trabalhar, ele merece mais é gastar cartão corporativo com passeios de lanchas e jet skis e motociatas, carne nobre de 4.000 reais o quilo, com sigilo de 100 anos nos dados.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Claudio Moraes

Olá Burgos. Tem que detonar geral mesmo… Sem devaneios ideológicos, inclusive dentro das estruturas mal gerenciadas das forças armadas, assim como, de outros órgãos da máquina pública brasileira.

André Luís

Sem mísseis anti-navio esses aviões só servem para treinamento. E o foco da marinha é esse: treinamento, e talvez umas bombas burras para espantar navios pesqueiros chineses..

Esteves

Não se joga bomba em navio pesqueiro. Chinês ou não chinês.

André Luís

No navio pesqueiro, não! Próximo ao navio pesqueiro, como aviso, nada impede.

Carvalho2008

Ja escrevi sobre a MB ou FAB usar o A29 em apoio aereo aproximado em cenario hipotetico contra enxames de pesqueiros belicosos resistindo a um Napa da MB

carvalho2008

comment image

Palpiteiro

Acho que um drone faz mais sentido

Bardini

Isso aí é uma viagem sem fundamento.
.
Coisa que Aeronave de Patrulha faz com sobra.

Carvalho2008

Nao existe uma operacao CAS/COIN em ambiente naval, mas tudo indica que precisaria ser desenvolvida para existir e um Patrulha é mais caro, poucas unidades e ineficiente para um hipotetico CAS/COIN naval. Nao é uma questao de plotar apenas: – tem de chegar rapido -ter tempo de permanencia – consciencia situacional muito elevada pois as unidades estao em corpo a corpo ali embaixo – arsenal bem diversificado que possa ser empregado tanto em atividade policial de Guarda Costeira, quanto mais pesado caso a situacao requeira…ele vai do .50 a ate misseis ou bombas em grandes extremos….poder dar um carater polivial… Read more »

Bardini

É só tiro, porrada e bomba…
.
Quantas vezes um “enxame de barcos” foi concentrado na borda da nossa ZEE, para justificar o que você está propondo como investimento e consequente ação/abordagem?
.
Foguete, um Bandeirulha pode empregar.
Bomba burra, os P-3 carregam um punhado.
Quantas vezes isso foi usado em uma ação real, nos últimos 10 ou 20 anos?
.
O valor de um Super Tucano que tu propõe, poderia ser empregado na compra de UAV, para substituir os P-95M na sua função. Se a aeronave de patrulha é cara demais, que se faça este complemento.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Carvalho2008

Enxame no Brasil? Ainda nao houve…estavam no pacifico no Equador, desceram e agora estao na Argentina, nao convem apenas esperar subirem, convem?? Se subirem em 3 meses….o que fazer…? Para que comprar se o A29 ja está ai??? So falta doutrina Bandeirulha e os P3 tem CCIP?? Nao…nao tem….nao tem mira para acao aproximada..se nao sao indicados para CAS/COIN terrestre, porque seriam no mar com as equipes muito mais proximas??? Bomba nao é o ideal, muitos podem desejar, mas a acao tem de simular e ser um paralelo a interceptacao de trafico, com lei de abate….usar foguete de cabeça inerte… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira

Acho que não cabe bancar um novo programa na MB/FAB, mal estamos conseguindo cumprir os atuais e infelizmente ainda não esta maduro o uso de UAV de longo alcance (pensando na nossa realidade).
Pensando em curto prazo, precisamos de algo pronto e maduro para substituir os bandeirulhas e P3, talvez o C-295 MPA, o bom que já temos um conhecimento da logística dessa aeronave empregada pela FAB no esquadrão arara.

https://www.aereo.jor.br/2010/05/10/c295-mpa-lanca-torpedo-pela-primeira-vez/

Wilson França

Sim, pq, afinal, bombas custam barato e temos sobrando em estoque.
Sério, reflete sobre o que vc escreveu e vê se tem lógica. Jogar bomba do lado de pesqueiro para assustar….

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Flanker

Conhece gafanhoto? É a mesma coisa…onde passam, nada sobra. E qual a solução para gafanhotos? Inseticida. Nesse caso aí, o inseticida é bomba (burra mesmo), canhões de 20 e 30 mm, metralhadoras .50…mandar pro fundo. Não respeitam nada nem ninguém.

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

comment image?w=600

Flanker

Alguém usa o Super Tucano para isso? Nunca soube de alguém.

Carvalho2008

Tambem não, e acho que nao existe nenhuma doutrina de apoio aereo aproximado de asa fixa para Guarda Costeiras e acredito que o desafio é exatamente este. Antigamente, a filosofia se resumia em identificar e abordar embarcacoes esparçadas no oceano…mas e enxames? Antes podiam ser infratores isolados…hoje, enxames coordenados e agressivos que partem para a luta fisica e itando as autoridades de subirem nis barcos, albarroamentos flagrantes de casco a casco e dezenas ou centenas de bar os…se um patrulha adentra no enxame, corre o risco de ser cercado. Um heli nao tem tempo de voo suficiente….um drone, nao tem… Read more »

Adriano Madureira

Não há nada que impeça o Super tucano de fazer tal obrigação…No mundo militar há vários exemplos de aeronaves de função específica que foram alçadas para trabalhar em outras atribuições…

Flanker

Adriano e Carvalho, eu já penso que se chegar no ponto de atacar um grupo enorme de barcos pesqueiros (prefiro cardume, ao invés de enxame), é para colocá -los fora de ação e mesmo afundá-los. Sendo assim, que se mande aeronaves com maior capacidade e velocidade. Não que não se poderia usar A-29, mas se é para resolver, que seja com a capacidade máxima.

Carvalho2008

Sao civis….nao se pode dar uso desproporcional da força….isto daria enirmes problemas diplomaticos e muito mais…tem de ser um trabalho de guarfa costeira, policial, similar a lei do abate do trafico aereo. Mas por obvio os enxames podem aumentar a escalabilidade pois nenhuma guarda costeira no mundo esta estruturada para enxames…e alem do mais, desconfio e muito daqueles navios guarda costeira chineses de 10 mil ton….eles sao oceanicos e acredito dimensionados para um dia, talvez escoltarem estes enxames….e o A29 é perfeito para fluir tanto na escala policial ou militar caso necessario.

Glasquis 7

Tenho entendido que, para uso em patrulhamento naval, um dos principais requerimentos da aeronave é que seja Bimotor com um elemento redundante na segurança da tripulação.

carvalho2008

bimotor é sempre melhor…mas….vai ser este mesmo…além de que cair no mar pode não ser pior do que cair no mar da floresta amazonica….colidir com o paraquedas nas copas das arvores deve ser de altissimo risco….e o A29 opera lá naquele mundão de floresta…então…vai tu mesmo….fora que esta questão de mono ou bimotor já é meio ultrapassado…melhor sempre é, desde que não atrapalhe os demais requisitos do projeto….e o F-35B/C são monos….e não são recusados ao serviços por isto….

Flanker

Não, carvalho, não vai ser esse. O A-29 só vai ser, no teu exercício mental proposto. Na realidade, não tem como colocar uma aeronave dessas para fazer patrulhamento naval. Sem nexo.

Carvalho2008

Embora possa sim fazer patrulhamento, desde que um pod radar seja pendurado, veja que a missao que falei nao é patrulhamento. É intervencao CAS Coin no mar. Um enxame ja tem sua posicao definida….um barco patrulha ja esta la atuando contra 200 barcos no limite da borda da zee com algumas dezenas que entram e saem….o A29 esta lá para impor força a quem tentar resistir a atuaçao do barco patrulheiro…ok??? É isto….nao é uma queatao de localizacao, é atuacao…

Flanker

Exato. Por isso, perguntei se alguém já havia utilizado o A-29 nessa função. Não é aeronave para isso.

Carvalho2008

Nao tem porque os outros nao tem o A29…..e porque sequer as GC dos outros paises do mu do nao estao estruturadas para atuar contra enxames

carvalho2008

Mestre, exercite quais seriam os requisitos conforme as caracteristicas do desafio: 200 a 300 pesqueiros com 1 ou 2 navios base de processamento de carne na borda da ZEE, não é um problema de localizar e sim atuar chegando até ele; Em toda a faixa limitrofe desta esquadra pesqueira, algumas unidades ou dezenas adentram a faixa executam a pesca e retornam para as aguas internacionais de forma intermitente, uma brincadeira de pega ladrão; Atuam por 3 a 6 meses ininterruptamente; Atuam 24 horas por dia, os vetores a serem usados tem de ser capacitados a operação noturna; distancia media de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image?w=1024&ssl=1

carvalho2008

Montei um video e coloquei uma musica bacana aos 08:57 Min….

Ficou legal

https://www.youtube.com/watch?v=HhQ93t3GroE

naval762

A Marinha não cansa de passar vergonha, cortem o whisky dos oficiais e veja o tanto de dinheiro que sobra.

Mauricio Pacheco

A mesma “estorinha” de sempre! Parem de se informar pela Globo!

Nascimento

O problema está nas decisões da MB. Isso só mostra o amadorismo. Como é que paga pra modernizar aviões antigos antes mesmo de ter a certeza de que iam conseguir modernizar o São Paulo? Ou eles acharam que não conseguindo modernizá-lo ia haver outros P.A disponível para compra??? O almirantado parece criança. Quando vc dá dinheiro eles não sabem o que fazer e gastam tudo da pior forma possível O problema não é a Globo. O problema é que estamos gastando grana para modernizar uma aeronave que não precisamos tanto e que não faz sentido nenhum para uma marinha sem… Read more »

Fernando

Eu não vejo nenhum desmentido quando a Globo publica essas “estorinhas”. Pelo contrário, vem malabarismo verbal tentando justificar o injustificável: Que os milhões de comprimidos de Viagra são para tratar hipertensão (pela quantidade comprada, todo o efetivo da MB teria que ser hipertenso), que leite condensado é para sobrevivência…

Eu ainda não ouvi a do papagaio e nem a de que Whisky é usado como anestésico.

Nascimento

Falta de visão da MB. Deveriam mandar uma comitiva para Hollywood. Para qualquer filme sobre a Guerra do Vietnã, todo o acervo está pronto, e em boas condições. Preços camaradas…

O suprassumo da tecnologia!

Que venham as Fletcher’s também as Gearing’s!

E a nossa poderosa marinha continua a ver navios kkkkk…

E ver navios dos outros, porque aqui tão ficando sem…

Burgos

Fontes !!!
Vozes que escuto em minha kbeça!!!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Rafael Costa

Hahahahaha, não acredito que tiveram coragem de fazer isso, meu Deus. Perderam a vergonha mesmo, “Top Gun” com três A-4 da década de 70, sem mísseis anti-navio e porta-aviões. Nem precisa falar do restante da MB. Enfim, só se ilude quem não conhece.

Saudações a todos !!!

Toni Cavalcante

Elas receberam remanufatura e sistemas novos. Podem sim serem homologadas e configuradas para o Harpoon ou Exocet.

Last edited 2 anos atrás by Toni Cavalcante
João Fernando

E quem paga a conta?

Ivan herrera

Seis sucatas voadoras dos anos 50 🤣🤣🤣🤣🤣

Heinz Guderian

A marinha brasileira só envergonha o contribuinte brasileiro e os entusiasmas pelo tema.
De longe a Força mais mal administrada.
É necessário uma reestruturação urgente, que vai desde a prioridades de aquisição, bem como redução de pessoal, para podermos investir em equipamentos que de fato, nos coloquem em uma posição confortável..
Esses 6 caças podem até ser bom pra treinamento, mas num combate real, seriam derrubados facilmente, e nem dispõem de mísseis antinavios ou algo do tipo.

Neural

Só jogaram dinheiro fora nesse projeto de aviação naval, os skyhawks e os Tracker. Aviação na MB era pra se limitar a helicópteros e só. Ao invés de comprar esses cacarecos velhos, tivessem adquirido uma dúzia de AH-1 cobra, e usado o dinheiro que sobraria pra Classe Macaé.

Thrash Metal

Nem precisa reduzir. É só reduzir o número de concursados efetivos (cujo o governo tem que pagar aposentadoria integral), que são mais de 90% do efetivo para 20%.
Os outros 70% do efetivo seriam concursados temporários, até 4 a 8 anos de exercício, cujo o Estado não precisa pagar aposentadoria. O restante 10% do efetivo da Marinha seriam de recrutas. Com certeza seria uma força muito melhor preparada e com menos gastos a médio e longo prazo.

fewoz

É pra rir ou pra chorar?

Carlos Pietro

Infelizmente é pra chorar.

Jurandir Noronha

Top Gun da MB.Ahauhsauhsauhhueuhahuaehuuhahueahuaehuaehuae

Foxtrot

Bom, mesmo desatualizados os caças etc, a MB está no enredo certo.
Diferente da publicação social e propaganda da FAB (que não sabe nem em que enredo se insere).
Pena, os pilotos navais nacionais mereciam melhores condições e equipamentos de trabalho (caças, NAe etc).
Parabéns aviadores navais nacionais, mereciam melhores administradores da força !

Marcus Turcatel

Galante, pelo que vi as aeronaves tem vida útil até 2025, e quando esse tempo chegar se a esquadra não adquirir novas aeronaves o esquadrão acaba?

Juggerbr

Aeronave nova só se a FAB transferir alguma coisa do estoque dela, porque a MB não tem dinheiro nem pra navio, quwm dirá aviões. Agora pega o quanto foi gasto nisso pra aposentar tudo em 2025…

Fernando "Nunão" De Martini

Jugger,
Sobrevida até 2025 era a previsão quando o contrato de modernização foi assinado em 2009, prevendo que a primeira aeronave modernizada fosse entregue muito antes do que foi. A modernização atrasou, reduziu, obviamente esse “prazo” de sobrevida também mudou, já que a última aeronave modernizada mal acabou de ser entregue.

Marcos10

Vergonha alheia!
Primeiro que não temos um centro de treinamento Top Gun.
Segundo, operamos meia dúzia de aviões projetados na década de cinquenta e cuja última unidade foi fabricada tem quarenta e três anos.
Somos um paíseco de terceiro mundo arrotando alguma coisa.

Adriano Madureira

comemos carne moída e queremos arrotar faisão…

BK117

Eu não entendo esse AF1… só 6 aviões que só servem pra fazer passagem baixa. Botaram um radar que detecta alvos aéreos até aprox. 128km mas nunca vi equipado com sequer um SideWinder (se tiver algum em estoque), detecta alvos navais até 256km mas não dispara um Exocet ou Harpoon que seja. Modernizou pra quê?

Eduardo Angelo Pasin

Para jogar dinheiro no lixo, a Marinha é especialista em fazer cagada com nossos impostos.

Neto

SE conseguem travar em navios e os navios conseguem detectar já funcionam bastante para o treinamento da frota.
.
Que Frota? sim, esta é a grande pergunta.
.
4 Fragatas leves + quatro Subs.
.
Esta é nossa “frota” do futuro.
.
Que sejam 10 Fragatas e 6 subs.
.
Que o Sub-Nuclear nos legue maturidade em usina elétrica nuclear, mesmo que só seja UM.

Alexandre

Espero que a India comprr nossos kc 390 e o Brasil os porta avioes,alem disso, que desenvolva em conjunto a suecia o gripen m seria muito bom,mas…

Juggerbr

Porta aviões? Parabéns, está qualificado para fazer parte do hospício chamado Almirantado da MB…

Srs

A marinha não está cheias de loucos mais de malandros ,tem ex comandante que tem cobertura de frente para praia na zona sul com 150 metros quadrados. Navio e que dá dinheiro,são verdadeiros traidores da nação merecia um pelotão de fuzilamento.

Juarez Martinez de Castro

Agora tu tocou no “X” da questão. Tudo isto aí que está acontecendo é culpa do imperador e seus miquinhos amestrados, da marinha do “nunca antis vistu neste paíf”.

PauloOsk

Poxa..o da FAB eu gostei.. agora esse da MB eh vergonha alheia pura. Os caras sao bons, merecem coisa melhor.

Aviation

O que vejo em alguns comentários é o mesmo grupo de pessimistas que não veem nada de bom em nada! Temos homens e mulheres bem treinados nas condições que temos e quando tivermos material melhor estaremos melhores ainda. Não há mediocridade em nosso pessoal. É lamentável que pouco de vê elogio do pessoal que “apoia ou faz fazer voar”. Existem países sem 30% do nosso material e mesmo assim o povo os apoia e os ama e que observamos é “meia dúzia” que insistem em poluir a página com comentários sem valor algum para a NOSSA NAÇÃO. Lembrem-se: que nossos… Read more »

SIDNEY

Excelente e perfeito vosso texto. Grande parte ou a maior parte dos citados pelo senhor e que neste espaço só fazem ácidas críticas sequer têm condição de ser aprovado nos concursos das F’as.
Os nossos Pilotos e nosso pessoal são ótimos e fazem 110% com o que se têm disponível.
Minha continência e total respeito aos aviadores, pessoal de manutenção, apoio, intendência, etc.
Quantos desses ácidos críticos não gostariam de estar a navegar os nossos aviões e navios. A inveja é f……faz sofrer e desdenhar….

Inimigo do Estado

Com o dinheiro que eu tenho piloto até um F-22 de boaça, para que eu vou querer voar nesta lata velha? Coisa velha é só para tirar foto mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

Tu voaria num F-22 só por conta do teu dinheiro??? De que jeito, poderia explicar??? Tua mania de citar teu dinheiro em todos teus comentário já é bem sem noção….agora, falar que por conta dele tu poderia voar um F-22 é mais que sem noção….é irreal….hehehe

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Inimigo do Estado

Subornando algum milico dos EUA. Fácil como tirar doce da boca de criança.

Flanker

E onde tu aprenderia a voar, “inteligente”?? Além de subornar alguém pra te deixar voar, tu teria que subornar quantos à te ensinarem a voar? Para enquanto ainda não tá tão feio…Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Ô bichinho, não sabe o poder do dinheiro. Perdoai senhor, o bichinho nunca teve dinheiro muito na vida.

Flanker

Tu chegou onde eu queria. Hehehehehe
Primeiro: não conseguiu ficar sem falar em dinheiro, de novo! Que coisa triste.. ..isso é algum complexo? Passou fome, é?? Hehehehehe
Segundo: tu nunca chegaria perto de um F-22, mané!! Nem voar de saco tu conseguiria, nem pagando todo dinheiro do universo, porque não existe F-22 biposto!! Nunca, ninguém, voou um F-22 sem fazer parte de um grupo seleto de pilotos da USAF. Te põe no teu lugar, sujeito….
Terceiro: volta pra terra e já pra casa…vai pro teu sítio cuidar da horta. Hehehehehe

Juggerbr

A critica dos pessimistas não é ao pessoal operacional, é aos gênios que criam as politicas de aquisição e utilização e depois gastam fortunas em equipamentos velhos…
E sim, posso criticar, MB não é empresa privada, é o meu dinheiro que está sendo torrado lá.

Inimigo do Estado

Rapaz eu me questiono se são treinados mesmo como querem nos empurrar goela abaixo. Se o nível de treinamento for igual o da PRF, que dois policiais tiveram as armas roubadas e foram mortos por um mendigo, e o caso em Sergipe onde um portador de esquizofrenia foi morto por asfixia dentro do camburão; ou o famigerado caso do artista morto com 80 tiros no Rio de Janeiro, num carro com crianças dentro, é melhor levantar a bandeira branca para o inimigo, ou pegar o primeiro vôo internacional ao menor sinal de guerra. Tudo menos deixar sua vida nas mãos… Read more »

Piassarollo

Discurso sofrível à moda rede globo

Burgos

Esquenta não Piassarollo !!!
Esse dai é Contra tudo e todos !!!
Só pelo Nick Name já da pra sacar !!!
Tipo é contra Polícia mas quando é assaltado disca 190 e pede socorro !!!
Manda ele pegar um guarda chuva e se defender 🤣🤣🤣🤣🤣

Flanker

Não…esse aí, vai dizer que tem segurança particular, armada com fuzis e metralhadoras e que tem minas contra invasores, nas terras dele. Segundo o mesmo, ele mora num condomínio tão perfeitas que o ar cheira à lavanda. Isso tudo foi dito por ele…não estou aumentando nem inventando nada. 100% sem noção….Hehehehe….

Inimigo do Estado

Obrigado Flanker, não queria gastar meus dedos de Rei Midas com discussões fúteis.

Flanker

Kkkkkkkkkkkkk…só alertei os outros sobre o nível da tua doença mental….Rei Midas?! Essa é tua nova mania? Barbaridade…não esquece de tomar tua clozapina…Kkkkkkkkkkk

Piassarollo

Bem certo, ja dizia um velho provérbio, “a ignorância é vizinha da maldade”

Guilherme Leite

Essa sobrevida dos AF-1 vai até quando ?

Dependendo do tempo, compensaria adquirir mísseis antinavio ?

Juggerbr

Até 2025… Faça as contas de quanto gastou e aí tente não chorar ao ver que tudo será desperdiçado num par de anos…

Fernando "Nunão" De Martini

Jugger,

Repetindo meu comentário em que respondi outro mais antigo que você fez:

Sobrevida até 2025 era a previsão quando o contrato de modernização foi assinado em 2009, prevendo que a primeira aeronave modernizada fosse entregue muito antes do que foi. A última aeronave modernizada mal acabou de ser entregue, então obviamente essa sobrevida também foi pra frente.

Piassarollo

Não adianta, os caras não se dão o trabalho nem de ler, só o que importa é a crítica destrutiva .

leonidas

Nada na foto pode ser considerado top ou gun do ponto de vista da guerra moderna.
Enfim…

Carlos Pietro

Boa tarde,só pode ser brincadeira.

Marcos

È como ja dizem , se queres paz, se prepare para guerra. Se na guerra da Ucrania se derrubam caças de quarta e quinta geração com misseis portateis imaginem esses sucatoes dos anos 60 que sao subsonicos ?

Nascimento

De ”Top” não tem nada ai MB!

JT8D

Tem top-top no nosso forevis, como diria o filósofo Mussum

Neural

Não tem nem míssil AA pra esses caças. Quando o Brasil comprou do Kuwait 20 anos atrás vieram junto alguns Sidewinder versão H ( já obsoleta). Provavelmente já vencidos há muitos anos então não houve nova compra. Único armamento são os foguetes de 70mm da avibras, bombas burras e canhões.

Disseram que iam integrar os python, mas só 5 fora modernizados. Só se pegar da FAB porque a MB nunca comprou o python.

Last edited 2 anos atrás by Neural
Fernando "Nunão" De Martini

“ Só se pegar da FAB porque a MB nunca comprou o python.” Neural, A princípio não há problema da MB empregar mísseis Python da FAB. As duas forças assinaram, em 2014, um acordo para permutar armamento. Aviões P-3AM, por exemplo, podem usar torpedos antissubmarino aerolançados da MB, assim como os AF-1 da MB podem usar mísseis ar-ar da FAB: https://www.naval.com.br/blog/2014/03/02/mb-e-fab-assinam-acordo-geral-de-cooperacao-tecnico-operacional/ No caso do AF-1, eu sempre achei que o escopo da modernização era abrangente demais para uma aeronave de transição/ treinamento. Mas já que modernizaram amplamente o avião, que façam uso pleno do mesmo. E se a ideia for… Read more »

Carvalho2008

Mestre Nunao, explica para o povo que o radar 2032 em seus modulos de combate, ja foram integrados aos Pytons, Derbys, harpoons, Delilla, empregados pelos Speacat Jaguar, Harriers, Daggers, Phantons, F5, FA-50, Tejas, etc…enfim, todos os modelos de caças amplamente retrofitados com este mesmo sistema de combate radar LM2032….

Se a MB tem ou nao o missil que ja faz parte da sua biblioteca sao outros 500, ou ainda, se a MB ira usar em caso de necessidade o inventario da FAB conforme ja exposto pelo amigo

Flanker

Na realidade, foram modernizados 7, devido à perda do 1⁰ entregue, sendo substituído por mais um exemplar, completando os 6 exemplares (4 mono e 2 bipostos).
Quanto aos mísseis, junto com os 23 A-4 vieram 216 mísseis AIM-9H Sidewinder. Há anos atrás, ao redor de 2012/2013, uns 3 anos antes de se transformar em SIATT, a Mectron remotorizou estes mísseis.

André Souza

Engraçado, eu vejo muita gente criticando aqui a idade dos matérias bélicos que nossas forças tem, já vi gente dizendo que o Brasil tinha que pegar os F-18, outros falando que sonham em ver o país operando F-22 e navios de ponta, até Porta Aviões, mas essas mesmas pessoas que criticam o material brasileiro são as mesmas que criticam e se opõem quando o governo Brasileiro autoriza o uso de militares em alguma missão da ONU, chamando nossas forças de bucha de canhão, ou até mesmo quando o Itamaraty lança uma nota mais incisiva sem ficar em cima do muro… Read more »

carvalho2008

Sim, é uma pena existirem apenas 6 unidades, mas como fatos, mesmo aos pessimistas: Estes A4M são mais avançados/atualizados que os miticos Mig29 Ucranianos; Se não tem missil, pode ter, pois faz parte da biblioteca de integração da eletronica consagrada israelense dele; Se alguem afirmar que não está integrado ao Harpoon, eu posso afirmar que isto não é uma certeza, e talvez esteja…não há como afirmar positivamente e nem negativamente Com sua eletronica tal como está, pode por obvio não ser um treinador ou formador de doutrina melhor que um MB-346, mas tem mais valor militar que este… Se era… Read more »

Esteves

A idade é o problema. Tem com nosso desprezo de não confiar em quem tem mais de 30.

Preconceito.

Burgos

Isso se chama Etarismo

Carvalho2008

Em terra onde F5 voa, é porque outro aviao nao aguentaria voar ali…em terra que o A4 voa, é porque outro aviao nao aguentaria voar com as condicoes orcamentarias, materiais e humanas ali…isto é o que dá a razao do equipamento certo no lugar certo….Um MB346 com radar e tudo que tem ali no A4 sairia por umas 50 pratas…e ainda por cima a maravilha tecnologica do FBW apesar de otimo, so encareceria alu comparativamente a qualquer integracao do A4M….espetou nele, funciona…o LM2032 ja tem os principais misseis americanos e israelenses ali integrados em sua biblioteca….um novo e inedito equipamento… Read more »

Osvaldo Marcilio Junior

O mais importante é não perder a “doutrina”, mas dá uma tristeza profunda ver uma “Aviação Naval” tão pobre e tão pequena, para um país “continental” como o nosso!!

Larri Gonçalves

É importante manter os A-4 modernizados para gerar doutrina de emprego de aeronaves de asa fixa de emprego naval, quanto ao armamento deve haver compartilhamento com a FAB; tem Hapoon aerolançado no paiol da força aérea e pelo que me consta, tem bombas israelenses guiadas a laser, usadas pelos A-1, não somos um país rico que tenha disponibilidade financeira para ter equipamento duplicado para cada força, sendo que o emprego é o mesmo para as duas forças (MB e FAB). Outra coisa, também acho que as aeronaves de patrulha o Orion e os Bandeirulha poderiam passar para a MB, bem… Read more »

pangloss

Se a MB quer dar ao público geral a impressão de que tudo vai muito bem com a aviação naval de asa fixa, a última coisa que deveria ser feita seria estabelecer qualquer comparação com a USN.
Trazer para si a alcunha de “Top Gun” é confiar demais na falta de informação do cidadão.
Estará a MB certa, ao desprezar tanto o discernimento do brasileiro médio?

Esteves

1,73. o brasileiro médio tem 1,73. Uma boa estatura.

Enzo Magno Donato Vernille

Tinha que ter feito com base nesse vídeo aqui

https://www.youtube.com/watch?v=OBm746p7e68

Luiz Trindade

Kkkkkkk… Primeiro foi a FAB e agora a MB… Esse Brasil tem síndrome mesmo de vira-lata mesmo!

Professor

Estes 6 aviões só servem para treinamento, valor militar ZERO pois jamais chegariam perto das belonaves inimigas, seriam destruídos pelos mísseis delas….agora o erro é mais antigo, para que porta aviões e estes aviões velhos? Nem escoltas possuem… Caso tivéssemos o Foch/São Paulo ainda navegando ele seria um alvo gordo igual ao Atlantico…precisamos é de submarinos, a única coisa capaz de meter medo numa frota inimiga desenvolvida. E corvetas rapidas e bem armadas para patrulha. Nossas fragatas velhas com mais de 40 anos são só alvos…

Carvalho2008

O professor eata enganado…nao serve apenas para treinamento…vide meu comentario anterior e o di mestre Nunao.

Alex Prado

O que mais me impressiona, é a falta de investimento na defesa nacional, aqui nada é levado a sério, o povo é comodista, vitimista e conformista… não gosta de estudar, não se envolvem no rumo da nação, tem como exemplos funkeiras, jogadores de futebol e só usam computador ou celular pra criar memes.

Flanker

Sem entrar no mérito de que são aeronaves válidas, ou não, se são úteis, ou não, gostei das imagens, das tomadas e observando com mais atenção, se percebe que na tomada, quase no final do video, em que o AF-1 sobrevoa o Atlântico, os frames está invertidos/espelhados. Se percebe isso por não ser possível visualizar a sonda REVO do AF-1 (isso porque a vista que se tem é do lado esquerdo da aeronave, mesmo que pareça ser o direito), pela posição dos helicópteros no convoo e, principalmente, pelo rotor de cauda do SH-16, no lado contrário de onde realmente fica.

Alvaro

Nossas Forças Armadas São de grande importância e devem ser valorizadas e nossa indústria de Defesa ajuda na criação empregos especializados e na movimentação da economia, Temos que acabar com esses tribunais completamente inúteis que são o Eleitoral e do Trabalho, órgãos inúteis, gastadores e que não atendem o apelo do povo. e A câmara federal e senado perdulários, o senado então hoje em dia é completamente supérfluo, mas quanto custa por ano, bilhões? Isso é um desperdício ! Praticamente cada trabalhador brasileiro trabalha para pagar os salários e as mordomias desses políticos incompetentes.

Fernando

Não que eu queira defender mordomias de juízes e desembargadores que, na verdade a tesoura deveria passar afiada sobre as benesses dessa categoria que é a que mais suga recursos do Estado devolvendo pouco ou nada em troca mas. Sem tribunal eleitoral, quem vai organizar as eleições? O governo da vez? As eleições devem ser organizadas por um poder neutro, e o judiciário é esse poder. E o único que pode fazê-lo. Sem tribunal do trabalho, como um empregado que foi lesado pelo seu empregador busca seus direitos? Viu o que aconteceu com a Itapemirim? Acontece muito, eu já trabalhei… Read more »

Carvalho2008

Justica Eleitoral somente existe no Brasil num planeta Terra com mais de 170 paises….nao tem na Inglaterra, Alemanha, EUA, Japao….enfim todos os outros paises…nenhum deles tem.. Meu amigo…STF para julgar imunidades parlamentares???…hummmm….justica eleitoral para julgar eleicao e politicos.???? hummmm…tudo sob medida não???!!! Estranho nao??? !!! Besteira nossa….afinal, nao ha casos de condenados, se todos sao inocentes pois nao existem condenados, nem fraudadores eleitorais…oras, oras, oras,,, apenas enxergamos fantasmas que nao existem….se todos sao inocentes, nos é que caçamos bruxas por maldade e sem motivos…ou….talvez…talvez…a estrutura destas prerrogativas estao realmente funcionando por quem as idealizou para funcionar….que maldade pensar assim…não é… Read more »

Esteves

“Sobrevida até 2025 era a previsão quando o contrato de modernização foi assinado em 2009, prevendo que a primeira aeronave modernizada fosse entregue muito antes do que foi. A última aeronave modernizada mal acabou de ser entregue, então obviamente essa sobrevida também foi pra frente.”

Precisa colar no texto. Lá no titulo.

Burgos

O Bardini tá tendo problema de memória !!!🤣
Ele tem mais que voltar pra Padaria e com papel e o lápis do Padeiro voltar a fazer as contas dele de novo principalmente para a Marinha.🤣

Flanker

Se a integração foi feita com os AF-1M, eu não sei. Seria ótimo se tivesse ocorrido. Uma observação: o A-4 da foto, armado com um Harpoon, NÃO É da MB.

Carvalho2008

Nao, nao é da MB….esta no link…mas o LM2032 tem historia de estar integrado com ele nos projetos de varios outros caças….o Jaguar indiano é um exemplo dentre outros….

Flanker

Como eu disse, seria bom que estivesse integrado aos nossos A-4. Mas, estar integrado ao radar é um grande passo, mas não é tudo. E esse restante, foi feito?

carvalho2008

Entendo que o restante é ou comprar o missil ou usar o inventario alocado aos P-3 se necessário, pois a eletronica está na biblioteca e o ensaio aerodinamico ja foi realizado no A4….então… O que falta? Esta era a unica grande vantagem dos caças de 3o geração em relação aos de 4a e 5a. geração….pois quem tem FBW, alem da integração do sistema em si Radar/Arma, as compensações aerodinamicas tem de ser revisadas nos algoritimos do computador que controla o voo… Ja no A4, F5 e outros contemporaneos não, basta a homologação dos estudo de carga aerodinamica e pronto…o FBW… Read more »

Flanker

Não é só o radar que precisa sr integrado ao míssil. Todo o sistema de armas, computador de armas, displays, etc, precisam ser integrados ao míssil também. Até o pilone precisa ser integrado e homologado. Tudo isso foi feito com os AF-1M? Não. Mas, poderia ser feito.Essa aeronave modernizada, para operar com canhão e bomba burra.é o cúmulo do desperdício. Espero que eles aproveitem ao menos os AIM-9H e os lancem em exercícios antes que vençam novamente.

carvalho2008

Mestre, todo aquele sistema israelense que está ali integrado ao A4M…??? Tem algum módulo deste pacote que não opere o que já falamos? O pacote ali instalado é quase o padrão recordista de vendas de Israel…a unica coisa diferente é o pacote criptografico radio que é proprio de cada país… Não estamos falando de um unico modulo inedito de mercado….todo o pacote é consagrado no uso destes armamentos… A unica possibilidade é que apesar do pacote de hardware (fisico), ninguem fez o dito “download” do software…o barramento é o mesmo, o radar é o mesmo, o computador de tiro é… Read more »

Carvalho2008

A biblioteca do radar 2032 ja é integrada ao Harpoon. Os Speacat Jaguar dos infianos por exemplo, usam ambos.

Dalton

“Após a desativação do NAe São Paulo em 2018, o Esquadrão VF-1 passou a operar somente a partir de bases terrestres.” . Salvo engano a última vez que jatos operaram a partir do “São Paulo” foi no início de 2005 daí para frente passou por “PMG” com algumas saídas para o mar, retorno para mais manutenção e reparos, novas e curtas saídas para o mar qualificando pilotos de helicópteros deixando de navegar em 2014 quando se fez um estudo para uma grande modernização cuja conclusão foi a inviabilidade do projeto. . Em 2017 foi desmobilizado com a Mostra de Desarmamento ou a… Read more »

Marcelo

sem querer ser chato, mas já sendo: o uso inapropriado de trilha sonora sem pagamento de direitos autorais é crime e passível de multa. o setor de comunicação social da marinha deveria saber disso…

Reinaldo Deprera

O A-4 é antecessor do A-10 e sucessor do A-1 Skyraider que, por sua vez, é sucessor do F4U Corsair.

EduardoSP

Estou com vergonha alheia.

Angelo

Este país só é grande, só tem tamanho; o resto é ingodo…o país do futuro??????esqueçam…

André Garcia

Top Gun I na veia! (contém ironia).

ADM

Os A-4 tiveram um propósito e cumpriram seu papel, mas com a perda do NAe não podemos evoluir. Restou o dilema, perder a capacidade de voar asa fixa ou gastar recursos com um pequeno núcleo, visando a retomada no futuro?

Jeferson

Top Gun da marinha do Brasil com aviões dos anos sessenta e sem porta-aviões?
Que piada.

Alessandro

É para isso que eu pago meus impostos, pra ver o Brasil pronto e preparado para a guerra do Vietnã rsrs….

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
alexandre

avião velho e desdentado, da guerra da Coreia, o brasil precisa urgente de SH 18…

Flanker

Guerra da Coréia???

Glasquis 7

Não queira entender, esse aí é um caso perdido

Guilherme

No filme 86, não eram Skyhawk os adversários e sim os f5 tiger.
O especialista precisa de um mínimo de informação.

Fernando "Nunão" De Martini

Guilherme,

Na escola Top Gun do filme de 86 os aviões adversários nos treinamentos eram sim A-4. Como de fato acontecia na vida real.

O que o F-5 fez foi o “papel” de MiG-28.

Burgos

É a idade !!!🤣
Já tá dando problema de memória!!!
Quem tem Netflix é só rever o filme !!!
Tá lá pra conferir !!!👍